Não li todos os argumentos, mas gostaria de deixar minha opinião.
Que absurdo!!! "Os outros bichos podem nos comer o quanto quiserem sem problema, mas nós não???" kkkkkkkk brincadeirinha kkkkkkkk
Mas falando sério, acho que não se pode desvalorizar a carne como fonte excelente de elementos necessários ao organismo humano, como as proteínas p. e.
Para mim, é preferível reorganizar o sistema pecuário, já que há prejuízos ambientais, continuando a criação de forma menos "devastadora" (se esse é o problema), mas em quantidade adequada ao consumo de todos.
Realmente, uma dieta balanceada é mais compatível com a fisiologia humana, mas isso não quer dizer reduzir o consumo de carne à "raramente" ou "ocasiões especiais". Balancear aqui vem com o sentido de
equilibrar. Logo, não consumir em excesso e nem em escassez.
Mesmo que algumas pessoas pensem que o consumo de carne é nocivo por acharem que o colesterol animal possa trazer prejuízos, a falta da fonte exógena dele também traz e, provavelmente, nosso organismo não conseguiria se manter saudável apenas a partir de colesterol endógeno (apesar do controle por retroalimentação). A formação dos sais biliares provavelmente ficaria deficitária, p. e.
Na China, a recente tendência de consumo massivo de carne resultou em uma maior incidência de casos de obesidade, doenças do coração, câncer de mama e de cólon. Pesquisadores americanos e da Organização Mundial de Saúde divulgaram achados semelhantes em outras partes do mundo.
Essas patologias não podem ter suas etiologias
apenas ligadas ao consumo excessivo de carnes.
Há muitos fatores de risco que podem desencadear ou auxiliar o surgimento de tais doenças, assim como elas podem desencadear outras alterações também.
Esta afirmação está muito generalista e pouco argumentada.
Não estou anunciando o fim do consumo de carne. Animais continuarão a ser criados para quem puder pagar por sua carne, enquanto outras pessoas se contentarão em prová-la apenas em ocasiões especiais.
Para o consumo alimentar não se pode ter uma visão de 8 ou 80, ou seja, o equilíbrio é o ideal.
E, pensando de uma maneira bem social, não acho que somente poucas pessoas possam ter acesso a tal fonte alimentar apenas por possuírem maior poder aquisitivo. Isso é discriminação.