Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 83980 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #275 Online: 02 de Agosto de 2005, 14:31:22 »
Citação de: Marcelo Terra
Atheist, agora você complicou tudo: "[O homem] não pode (embora muitas pessoas consigam) se alimentar apenas de plantas e não pode se alimentar apenas de carne."

Se não pode como muitas pessoas conseguem? Necessariamente através de suplementação? Bem, suplementos alimentares não são plantas... Esclareça isso, por favor.

É fato que há pessoas que conseguem viver sem utilizar proteínas de origem animal. Muitas delas acabam tomando uma ou outra vitamina ou um ou outro suplemento. Portanto, é fato que isso não limita a vida. Mas não há estudos que indiquem que um vegano é mais saudável que um onívoro que tem uma alimentação balanceada. Apenas alguns indícios com comparações um tanto questionáveis são apresentados, sempre levando em consideração uma ou outra característica, não um todo. Por exemplo, veganos parecem ter menos problemas cardíacos - pudera, não consomem colesterol, ou seja, todo colesterol que o corpo utiliza é produzido no próprio organismo. Resta saber se não há deficiência no colesterol, o que também não é bom. Entretatanto os estudos não são comparados com estudos familiares, o que seria bastante necessário, uma vez que doenças cardíacas são comprovadamente multifatoriais, ou seja, têm componente genético envolvido.

Foi mais ou menos isso que eu quis dizer. A possibilidade existe, embora não se saiba todas as implicações.

Por outro lado, o onivorismo é o mais adequado à nossa biologia. Certamente a mudança cultural, climática, etc, pode fazer com que mudemos nossos hábitos alimentares, diminuindo a quantidade necessária de carne, por exemplo. Todos sabem que animais essencialmente carnívoros não comem (ou não precisam comer) todos os dias. Isso porque a carne é muitíssimo mais rica em nutrientes que plantas. Hoje temos uma disponibilidade muito maior de alimentos, podemos nos alimentar todos os dias, temos fontes mais ricas em nutrientes (como o próprio açúcar), as coisas são diferentes do que eram milênios atrás. Eliminar por completo o uso de proteína animal, entretanto, não acho ser possível (em um nível mais amplo, a humanidade inteira não comendo carne).

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #276 Online: 02 de Agosto de 2005, 15:33:06 »
Citação de: Atheist
Falando euzébicamente (não leve a mal, Euzébio), os gorilas são mais evoluídos que o ser humano...  :wink:

Se compararmos a algumas bestas-feras humanas, certamente o são sim.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #277 Online: 03 de Agosto de 2005, 01:47:40 »
Acho que ele estava falando de evolução biológica...  :twisted:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #278 Online: 03 de Agosto de 2005, 08:54:22 »
Acho que não, ele falou "euzébicamente"!  8-)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #279 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:46:49 »
Citação de: Euzébio
Acho que não, ele falou "euzébicamente"!  8-)

É mesmo... preciso me ascencionar pra chegar ao ponto de entender...!  :lol:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Thatty

• Nível 03
  • *
Re: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #280 Online: 21 de Dezembro de 2005, 17:07:07 »
Não li todos os argumentos, mas gostaria de deixar minha opinião.
Que absurdo!!! "Os outros bichos podem nos comer o quanto quiserem sem problema, mas nós não???" kkkkkkkk brincadeirinha kkkkkkkk

Mas falando sério, acho que não se pode desvalorizar a carne como fonte excelente de elementos necessários ao organismo humano, como as proteínas p. e.
Para mim, é preferível reorganizar o sistema pecuário, já que há prejuízos ambientais, continuando a criação de forma menos "devastadora" (se esse é o problema), mas em quantidade adequada ao consumo de todos.
Realmente, uma dieta balanceada é mais compatível com a fisiologia humana, mas isso não quer dizer reduzir o consumo de carne à "raramente" ou "ocasiões especiais". Balancear aqui vem com o sentido de equilibrar. Logo, não consumir em excesso e nem em escassez.

Mesmo que algumas pessoas pensem que o consumo de carne é nocivo por acharem que o colesterol animal possa trazer prejuízos, a falta da fonte exógena dele também traz e, provavelmente, nosso organismo não conseguiria se manter saudável apenas a partir de colesterol endógeno (apesar do controle por retroalimentação). A formação dos sais biliares provavelmente ficaria deficitária, p. e.

Na China, a recente tendência de consumo massivo de carne resultou em uma maior incidência de casos de obesidade, doenças do coração, câncer de mama e de cólon. Pesquisadores americanos e da Organização Mundial de Saúde divulgaram achados semelhantes em outras partes do mundo.

Essas patologias não podem ter suas etiologias apenas ligadas ao consumo excessivo de carnes.
Há muitos fatores de risco que podem desencadear ou auxiliar o surgimento de tais doenças, assim como elas podem desencadear outras alterações também.
Esta afirmação está muito generalista e pouco argumentada.

Não estou anunciando o fim do consumo de carne. Animais continuarão a ser criados para quem puder pagar por sua carne, enquanto outras pessoas se contentarão em prová-la apenas em ocasiões especiais.

Para o consumo alimentar não se pode ter uma visão de 8 ou 80, ou seja, o equilíbrio é o ideal.
E, pensando de uma maneira bem social, não acho que somente poucas pessoas possam ter acesso a tal fonte alimentar apenas por possuírem maior poder aquisitivo. Isso é discriminação.
 :girl-kiss:
“O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros.”
(Cecília Meireles)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #281 Online: 22 de Dezembro de 2005, 09:13:17 »
isso de preço é balela, a cada dia o preço da carne dimimui.
só a carne de consumidores secundários (frango, porco, alguns peixes) que tende, numa escala de tempo histórica, a aumentar.

se os outros países se espelhassem no brasil (do sul-sudeste) e aplicasse tecnologia a produção animal carne seria mais barato que água.

abraços
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #282 Online: 22 de Dezembro de 2005, 16:24:13 »
Citação de: 3libras
isso de preço é balela, a cada dia o preço da carne dimimui.
só a carne de consumidores secundários (frango, porco, alguns peixes) que tende, numa escala de tempo histórica, a aumentar.

se os outros países se espelhassem no brasil (do sul-sudeste) e aplicasse tecnologia a produção animal carne seria mais barato que água.

abraços

Traduzindo, ao invez de produzir grãos em quantidade produzimos picanhas. :)
"The patient refused an autopsy."

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #283 Online: 22 de Dezembro de 2005, 21:22:11 »
tambem temos boa tecnologia na produção de grãos.

o problema principal da produção de uma forma geral é melhorar a remuneração do produtor pra que se tenha um campo mecanizado e com melhor nivel de instrução o que tende a gerar um "circulo virtuoso". algo parecido com o que ocorreu na finlândia com a extração de madeira e pesca.

abraços.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #284 Online: 22 de Dezembro de 2005, 23:45:31 »
Citação de: 3libras
tambem temos boa tecnologia na produção de grãos.

o problema principal da produção de uma forma geral é melhorar a remuneração do produtor pra que se tenha um campo mecanizado e com melhor nivel de instrução o que tende a gerar um "circulo virtuoso". algo parecido com o que ocorreu na finlândia com a extração de madeira e pesca.

abraços.

ahnnn :(

Eu queria substituir meu arroz por picanha :(
"The patient refused an autopsy."

Offline OTAFSR

• Nível 05
  • *
Continuaremos a comer carne?
« Resposta #285 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:48:44 »
só um detalhe..
O grande historiador suetonio fez referencia a um CRESTUS.. que realmente era um ''deus'' essenios..
o jesus do novo testamento eh CRISTUS..
certo?
ou vc acha que suetonio conhecendo latim e grego tao bem.. iria confundir crestus com cristus..?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #286 Online: 26 de Janeiro de 2006, 13:26:38 »
Hnnn... fui vegetariano por uns bons 3 anos... minha namorada ainda é..(já fazem mais de 10 anos)... nunca tive necessidade de buscar complementos alimentares, o mercado atualmete oferece opções saborosas e não mais tão caras quanto antigamente... basta usar imaginação nas receitas...
Deixei de ser basicamente pelos inconvenientes (almoço na casa de amigos e parentes, dificuldades de achar comida própria em determinados lugares ermos... e não, mato não é comida  :wink:

Eu sempre achei que o ser humano iria chegar a um ponto na história aonde iria optar por abandonar uma dieta carnívora a partir do momento em que ouvessem outras opções nutritivamente falando... Ledo engano...  :(

Hoje como carne, não está entre os meus pratos preferidos, maaaas... se é o que tem, eu como...
Mas caso ponham na minha frente um prato cheio de bolinhos de soja e um bife suculento, vou com a soja...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #287 Online: 26 de Janeiro de 2006, 20:04:58 »
Citação de: 666
só um detalhe..
O grande historiador suetonio fez referencia a um CRESTUS.. que realmente era um ''deus'' essenios..
o jesus do novo testamento eh CRISTUS..
certo?
ou vc acha que suetonio conhecendo latim e grego tao bem.. iria confundir crestus com cristus..?

Impressão minha ou está fora do tema?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 19:20:25 »
Caramba. Será que vou ter que abandonar minha picanha mau passada? :(

Carne vermelha pode danificar DNA, diz estudo
15:24
(BBC)

Pesquisadores acreditam que uma dieta rica em carne vermelha tem mais chances de causar câncer porque o alimento danificaria o DNA.
O estudo da Open University britânica publicado no jornal médico Cancer Research comparou dietas repletas de carnes vermelhas com vegetarianas.
Estudos anteriores haviam estabelecido a ligação entre o câncer de intestino e a ingestão de grandes quantidades de carne vermelha.
No ano passado, a mesma equipe havia publicado um estudo dizendo que as chances de uma pessoa que come duas porções diárias de carne vermelha adquirir câncer seriam um terço maior do que as de quem come menos de uma porção semanal.
No estudo atual, a equipe examinou células de voluntários saudáveis, mas com dietas variadas entre eles.
Eles encontraram um grau maior de dano nas células retiradas de pessoas que comem carne vermelha regularmente.
A equipe acredita que a causa seja a presença de substâncias chamadas composto n-nitroso, formadas no intestino grosso após a ingestão de carne.
Estes compostos se combinariam com o DNA, modificando-o.
O código genético tenderia então a sofrer mutações maléficas, aumentando as chances de câncer.
Os pesquisadores lembram que um terço dos cânceres é causado pela alimentação e que a saída seria uma alimentação balanceada, com boa presença de frutas, verduras e fibras.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 19:24:24 »
Vamos ter que cancelar a churrascada do dia 12 então... :P

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #290 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:09:51 »
Eu estou agora conversando com uma adventista criacionista sobre vegetarianismo.
Ela alega que no Éden todos eram vegerarianos e que ela não precisa de carne para suprir suas necessidades de ferro. |(
O que eu posso falar para demonstrar à ela que comer carne é importante? |(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #291 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:24:32 »
Citação de: Mr.Hammond
Eu estou agora conversando com uma adventista criacionista sobre vegetarianismo.
Ela alega que no Éden todos eram vegerarianos e que ela não precisa de carne para suprir suas necessidades de ferro. |(
O que eu posso falar para demonstrar à ela que comer carne é importante? |(

Pior que segundo a Bíblia ela não está errada:

# Gênesis 1:29   E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.  
# Gênesis 1:30   E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

Se bem que Deus não diz claramente para não comer carne, ele simplesmente não diz nada a respeito.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #292 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:35:05 »
e essa crase aí, hein?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #293 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:38:54 »
Citação de: bruno
e essa crase aí, hein?

"à ela"

bruno, não vem bancar o professor pasquale porque você só escreve com letras minúsculas!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:39:54 »
mas é diferente, eu escrevo assim por opção.  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:41:25 »
É um atentado à gramática do mesmo jeito...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #296 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:54:13 »
:lol:

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #297 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 20:57:38 »
Citação de: bruno
e essa crase aí, hein?

É...
http://www2.uol.com.br/michaelis/crase.htm
 :?
Eu escrevi com pressa... :roll:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #298 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 00:36:34 »
Citação de: hsette
Caramba. Será que vou ter que abandonar minha picanha mau passada? :(

Carne vermelha pode danificar DNA, diz estudo
15:24
(BBC)

Pesquisadores acreditam que uma dieta rica em carne vermelha tem mais chances de causar câncer porque o alimento danificaria o DNA.
O estudo da Open University britânica publicado no jornal médico Cancer Research comparou dietas repletas de carnes vermelhas com vegetarianas.
Estudos anteriores haviam estabelecido a ligação entre o câncer de intestino e a ingestão de grandes quantidades de carne vermelha.
No ano passado, a mesma equipe havia publicado um estudo dizendo que as chances de uma pessoa que come duas porções diárias de carne vermelha adquirir câncer seriam um terço maior do que as de quem come menos de uma porção semanal.
No estudo atual, a equipe examinou células de voluntários saudáveis, mas com dietas variadas entre eles.
Eles encontraram um grau maior de dano nas células retiradas de pessoas que comem carne vermelha regularmente.
A equipe acredita que a causa seja a presença de substâncias chamadas composto n-nitroso, formadas no intestino grosso após a ingestão de carne.
Estes compostos se combinariam com o DNA, modificando-o.
O código genético tenderia então a sofrer mutações maléficas, aumentando as chances de câncer.
Os pesquisadores lembram que um terço dos cânceres é causado pela alimentação e que a saída seria uma alimentação balanceada, com boa presença de frutas, verduras e fibras.

Queria que o jornalista me explicasse como se altera o código genético comendo carne...  :twisted:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 02 de Fevereiro de 2006, 01:21:24 »
não sei... o cigarro tem lá os componentes aromáticos, mas a carne..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!