Um ser vivo sensiente não racional não merece respeito? Só não comemos uns aos outros porque temos sonhos e planos?
Respeito é uma concessão entre humanos. Cada um pode conceder respeito para quem quiser, até para as baratas que sejam. Mas quando estabelecemos nossas leis, mesmo que disfarçadas de moral, estamos protegendo a nós mesmos, não roubar, não matar, etc... (me desculpe por ficar curto e confuso demais mas esse nem é exatamente o assunto em questão)
No caso dos animais não existe esse reciprocidade, então, há menos que traga prejuízos para nós humanos, como desequilíbrio ecológico, ou o desperdício de espécies que serão úteis para o nosso conhecimento, ou até mesmo pela utilidade "estética", psicológica que a natureza tem para muitas pessoas, inclusive pra mim. Se não for por isso eu não acho falta de ética não. Não acho anti-ético matar um animal apenas por que sua biologia é mais próxima de nós do que a das baratas. Pra mim uma vaca tem tanto "direito à vida" (essa balela) quanto uma barata ou uma lacraia. São apenas animais. E se nos preocupamos tanto com alguns deles é apenas para atender nossos próprios interesses humanos mesquinhos.
Essa é a minha opinião, tá claro agora?