Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 83993 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #600 Online: 17 de Outubro de 2006, 14:30:02 »
Tash...fisiculturistas usam suplementos! Os a base de BCAA e glutamina são ótimos, mas o preço é meio salgado pra um peão assalariado!

Tash...como dito milhares de vezes aqui...somos onívoros. Pandas são animais que evoluíram de  carnívoros, e não conseguem assimilar muito bem o alimento, por isso precisam comer bastante. De onde tirei que teríamos comer como pandas?! Acho que das aulas de evolução e bioquímica.

Lipídeos são fontes de energia que se acumulam no organismo, enquanto que carboidratos são queimados constantemente pelos músculos (no caso de glicose, também pelos neurônios). Lipídeos nos garantem horas sem comer, justamente por se acumular. Plantas acumulam carboidrato, nós queimamos!

Sem a gordura pelo menos do leite, ovo, queijo, é complicado manter uma vida saudável, sem que o organismo comece a quebrar as próprias proteínas ou seja, os músculos!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #601 Online: 17 de Outubro de 2006, 14:40:40 »
Tash...fisiculturistas usam suplementos! Os a base de BCAA e glutamina são ótimos, mas o preço é meio salgado pra um peão assalariado!

http://www.vegetarianismo.com.br/esportes/atletas-veg.html

Não sei se usam suplementos.

Tash...como dito milhares de vezes aqui...somos onívoros. Pandas são animais que evoluíram de  carnívoros, e não conseguem assimilar muito bem o alimento, por isso precisam comer bastante. De onde tirei que teríamos comer como pandas?! Acho que das aulas de evolução e bioquímica.

Como eu já disse antes, a dieta do panda é limitada, a nossa não, podemos comer uma variedade MUITO grande de alimentos. Gostaria que explicasse melhor por que teríamos que comer tanto assim, não vejo fundo científico nisso. Nosso organismo não é igual o dos pandas e nossa dieta vegetariana também não.

Lipídeos são fontes de energia que se acumulam no organismo, enquanto que carboidratos são queimados constantemente pelos músculos (no caso de glicose, também pelos neurônios). Lipídeos nos garantem horas sem comer, justamente por se acumular. Plantas acumulam carboidrato, nós queimamos!
Nozes, óleos vegetais, castanhas. Riquíssimos em lipídios.
Sem a gordura pelo menos do leite, ovo, queijo, é complicado manter uma vida saudável, sem que o organismo comece a quebrar as próprias proteínas ou seja, os músculos!

Alimentos vegetais são riquíssimos em proteínas. Toda proteína ingerida é quebrada em aminoácidos, nesse estágio a proteína animal e vegetal não podem ser diferenciada, é a mesma, fornece a mesma energia. Tem gordura também em alimentos vegetais e MUITA proteína.

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #602 Online: 17 de Outubro de 2006, 14:50:37 »
Não, Euzébio...não só vocês...todos nós! Apenas os coloquei na condição de meros seres vivos mortais que precisam de outras formas de vida pra se manterem vivos! Isso de querer ser superior é coisa de Cientologista, que se acham acima do bem e do mal!

Vegan..olha o que você disse: "um boi destinado ao abate necessita de 3 a 4 hectares de terra"

Veja a matemática dessa afirmação 1 hec corresponde a 10 mil metros quadrados....de acordo com isso, a pecuária seria uma atividade incompatível com as proporções da superfície terrestre na atual realidade! Em fazendas com pouca produção os bois pastam por km e km, mas em fazendas modernas, não...usam bois confinados que ocupam uma área muito menor!

Nenhum vegetariano se acha "superior" ou então que não agride a natureza, nós apenas consideramos que agredimos muito menos do que se consumíssemos carne.

Sobre o gado, atualmente 50% da área cultivável do planeta é ocupada com pastagens... ou seja é muito espaço! e mesmo o gado que não é criado solto no pasto, precisa comer, e comer muito. E da onde vem essa comida? grãos, sementes, cereais... alimentos que nós humanos poderíamos estar comendo!

peões de obra vegetarianos devem precisar recorrer constantemente a eles!:D

Para que? como o colega Tash postou, com excessão da B12, todas as outras vitaminas, aminoácidos e minerais são encontrados em uma dieta vegetariana, mesmo uma restrita.

Problemas com ferro?

Vegetais com folhas escuras, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, nozes, castanhas, etc... vale lembrar que embora o ferro encontrado nos vegetais seja de maior dificuldade de absorção pelo organismo, acompanhado de algum alimento com vitamina C, (um tomate por exemplo ou suco de laranja) pode-se aumentar em até 400% a absorção.

Um último detalhe, segundo as estatísticas a anemia por falta de ferro não atinge mais vegetarianos do que onívoros, o índice de anêmicos coincidentemente é igual nos dois grupos.

Eu particularmente sou doador de sangue e não tenho nem nunca tive anemia e já fazem 10 anos que não consumo uma grama sequer de carne.

Problemas com vitaminas do complexo B?

Levedo de cerveja (barato e riquíssimo), tomates, cenouras, folhas verdes, amendoim, cereais integrais, soja, feijão, batata, aveia, gérmen de trigo.

Alimentos baratos e facilmente encontrados em mercados e feiras.

O que realmente fornece energia para exercícios físicos são os carboidratos, encontrados fartamente numa alimentação vegetariana e barata.

como dito milhares de vezes aqui...somos onívoros

É um argumento forte, "somos onívoros então somos obrigados a comer carne". Não seria um Apelo a Natureza?  :)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 14:54:42 por VeganX »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #603 Online: 17 de Outubro de 2006, 14:55:53 »
Quanto ao colesterol, alguns estudos sérios já indicam que o nível de colesterol ruim pode diminuir com alimentos vegetais:

http://www.sciam.com/article.cfm?articleID=000C594C-D1D7-1F1D-B4FD80A84189EEDF

The results are still preliminary, however.

Os estudos são de 2003, gostaria de saber se já são conclusivos.

Aqui, no Quackwatch um estudo "Vegetarianismo: Saudável porém Desnecessário" mostra que a dieta vegetariana não é ruim se seguida corretamente, basta ler. Você pode refutá-lo diretamente sem remeter-se aos pandas, bovinos ou usar qualquer outra falácia.

Vegetarianism based on sound nutrition principles can be a healthful choice, but neither vegetarians nor omnivores have a monopoly on healthful eating. Vegetarians are just as diverse in their health status as are nonvegetarians. Similar health benefits can be gained from both well-selected omnivorous and vegetarian diets.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 15:00:36 por Tash »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #604 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:07:56 »
Vegan...sinto muito...nosso organismo sempre apela a sua natureza, independente ou não de falácias! Se nos submetemos a condições adversas a nossa sobrevivência, em pouco tempo nosso organismo sucumbe!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #605 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:15:49 »
Vegan...sinto muito...nosso organismo sempre apela a sua natureza, independente ou não de falácias! Se nos submetemos a condições adversas a nossa sobrevivência, em pouco tempo nosso organismo sucumbe!

Provas de que sempre apela pra natureza? Provas que nosso organismo sucumbe? Por que sucumbe se os vegetais se bem combinados fornecem tudo que a carne fornece? (Exceto a B12 que deve ser consumida através de alimentos enriquecidos, como o sucrillhos ou através de injeções ANUAIS)

Esse argumento da natureza é uma falácia das bem cabeludas com uma verruga na testa, daquelas que estão no mesmo cesto dos que dizem que ser homossexual é contra a natureza.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #606 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:18:00 »

Levedo de cerveja (barato e riquíssimo), tomates, cenouras, folhas verdes, amendoim, cereais integrais, soja, feijão, batata, aveia, gérmen de trigo.
Podem ser fonte de outras vitaminas B, mas não da vitamina B12.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #607 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:19:32 »

Leia meu post anterior. Sabemos que a B12 não está em alimentos vegetais, mas ela já é sintetizada em laboratório e vem em diversos alimentos enriquecidos e na forma de injeções.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #608 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:27:09 »

Leia meu post anterior. Sabemos que a B12 não está em alimentos vegetais, mas ela já é sintetizada em laboratório e vem em diversos alimentos enriquecidos e na forma de injeções.
Não estou contestando isto, apenas a noção errônea de que consumindo os alimentos acima você resolveria o problema da b12.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #609 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:34:08 »

Amigo, nesse mesmo post eu escrevi isso, bastava ler um pouco acima, nosso colega Tash escreveu isso antes até.  |(

A B12 não chega a ser um problema dos mais graves para quem consome alimentos enriquecidos, que não são tão baratos assim mas estão longe de serem caros. (Sucrilhos, Ades, etc...)

Sou vegan a aproximadamente seis anos, e até hoje não me preocupei com a B12, na pior das hipóteses compraria sem problemas uma dose injetável. Agora não lembro a marca, mas há tempos atrás custava aproximadamente R$10,00 a dose anual, o mesmo preço de um 1kg de carne magra.

Quem consome leite, ovos e seus derivados não precisa nem saber da existência da B12.   :)

Marcell

• Visitante
« Resposta #610 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:36:40 »
Esta discussão já está me dando vontade de colocar aquela picanha na brasa... :babao:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #611 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:37:34 »
Não é apelo a natureza, é realidade. Um argumento de lógica similar, poderia ser feito por "autotrofistas", depois que o vegetarianismo fosse estabelecido, dizendo que "a maior parte da terra nutritiva é ocupada por plantas, que precisam se alimentar. O que elas tiram da terra? seus nutrientes, nutrientes dos quais poderíamos estar nos nutrindo diretamente".

E aí falaria-se sobre o espaço utilizado para agricultura, desperdiçando espaço e os nutrientes da terra.

Acho que essa questão do espaço é bobagem; que eu saiba, ninguém defende "carnivorismo", e que não se deve usar qualquer espaço para agricultura, ou apenas voltado a alimentação de gado, mas é defendida uma dieta balanceada, da qual carne é apenas uma parte, havendo ainda bastante espaço para o cultivo de vegetais que comemos, e não havendo falta, segundo umas coisas qeu de vez em quando se ouve falar, sobre ser possível alimentar o mundo todo 5 vezes ou algo assim, mas a má distribuição de riquezas naturais e artificiais ocasionar também uma distribuição diferente na produção e acesso aos alimentos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #612 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:41:45 »

Amigo, nesse mesmo post eu escrevi isso, bastava ler um pouco acima, nosso colega Tash escreveu isso antes até. |(

A B12 não chega a ser um problema dos mais graves para quem consome alimentos enriquecidos, que não são tão baratos assim mas estão longe de serem caros. (Sucrilhos, Ades, etc...)

Sou vegan a aproximadamente seis anos, e até hoje não me preocupei com a B12, na pior das hipóteses compraria sem problemas uma dose injetável. Agora não lembro a marca, mas há tempos atrás custava aproximadamente R$10,00 a dose anual, o mesmo preço de um 1kg de carne magra.

Quem consome leite, ovos e seus derivados não precisa nem saber da existência da B12.   :)
Sim, mas eu gosto de deixar as coisas bem claras.

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #614 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:50:59 »
Não é apelo a natureza, é realidade. Um argumento de lógica similar, poderia ser feito por "autotrofistas", depois que o vegetarianismo fosse estabelecido, dizendo que "a maior parte da terra nutritiva é ocupada por plantas, que precisam se alimentar. O que elas tiram da terra? seus nutrientes, nutrientes dos quais poderíamos estar nos nutrindo diretamente".

E aí falaria-se sobre o espaço utilizado para agricultura, desperdiçando espaço e os nutrientes da terra.

Acho que essa questão do espaço é bobagem; que eu saiba, ninguém defende "carnivorismo", e que não se deve usar qualquer espaço para agricultura, ou apenas voltado a alimentação de gado, mas é defendida uma dieta balanceada, da qual carne é apenas uma parte, havendo ainda bastante espaço para o cultivo de vegetais que comemos, e não havendo falta, segundo umas coisas qeu de vez em quando se ouve falar, sobre ser possível alimentar o mundo todo 5 vezes ou algo assim, mas a má distribuição de riquezas naturais e artificiais ocasionar também uma distribuição diferente na produção e acesso aos alimentos.

Quem são os "autotrofistas"? desculpa mas este argumento não faz sentido, se não existem autotrofistas (embora você possa dizer que existem alguns que vivem do sol) comprovadamente vivos e saudáveis, por que iríamos nos preocupar?

Existem vegetarianos idosos, e pessoas filhos de vegetarianos que nunca comeram carne,  que estão fortes e saudáveis. Onde está o "anti-natural" e prejudicial?

Se é fato que há desperdício de recursos naturais, cada vez mais escassos, para nutrir um hábito, um prazer dos humanos, que seus principais nutrientes podem ser encontrados em abundância nos vegetais, por que é hipocrisia não comer carne, e defender isso?

Você conhece o capitalismo e suas leis de mercado, não conhece? quando alguma coisa falta, seu preço aumenta, quando alguma coisa sobra, seu preço baixa. É este o ponto defendido por vegetarianos que acreditam que a diminuição na criação de animais para o abate diminuiria a fome no mundo.

alguém saberia dizer por exemplo, quantos g de soja equivaleiriam em proteínas a N g de um bife?

ALIMENTO                                                PROTEÍNA (g/100cal)

Bife de alcatra                                                   11,4
Proteína vegetal texturizada (PVT)                     8,4
Brocoli cozido                                                    10,5
Feijão soja, cozido                                              9,6

Fonte:  USDA Nutrient Database for Standard Reference, número 12, 1998.

Adicionei o Brócoli não por eu gostar muito, mas apenas para demonstrar que ele é praticamente é esquecido, e todo mundo quando fala em substituição da carne se lembra sempre de soja.

A proteína está espalhada por diversos outros alimentos, não devemos nos prender apenas a alguns, qualquer alimentação balanceada, e até algumas não balanceadas, conseguem suprir os 10% de proteínas necessárias diariamente.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 16:28:54 por VeganX »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #615 Online: 17 de Outubro de 2006, 16:51:36 »
alguém saberia dizer por exemplo, quantos g de soja equivaleiriam em proteínas a N g de um bife?

Aqui você pesquisa esse tipo de coisa:

http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/

E aqui calcula suas necessidades diárias:

http://www.nutriweb.org.br/n0202/recomend.htm

Citação de: VeganX
ALIMENTO                                                PROTEÍNA (g/100cal)

Não são os mesmos valores que obtive do USDA14, que pode ser pesquisado acima.

Fiz os cálculos e uma dieta simples com pão, arroz, feijão, brócolis (ou couve-flor), grão de bico, amendoins ou castanhas, uma torta de palmito por exemplo e uma fruta como a banana (ou uma barra de cereais) suprem minhas necessidades diárias de proteínas, lipídios e carboidratos facilmente.

Isso porque nem apelei pro tofu, por exemplo, que é muito rico em proteínas, fiz o cálculo somente com coisas que já tenho em casa.

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #616 Online: 17 de Outubro de 2006, 17:49:51 »

Aqui você pesquisa esse tipo de coisa:

http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/

E aqui calcula suas necessidades diárias:

http://www.nutriweb.org.br/n0202/recomend.htm

Citação de: VeganX
ALIMENTO                                                PROTEÍNA (g/100cal)

Não são os mesmos valores que obtive do USDA14, que pode ser pesquisado acima.

Fiz os cálculos e uma dieta simples com pão, arroz, feijão, brócolis (ou couve-flor), grão de bico, amendoins ou castanhas, uma torta de palmito por exemplo e uma fruta como a banana (ou uma barra de cereais) suprem minhas necessidades diárias de proteínas, lipídios e carboidratos facilmente.

Isso porque nem apelei pro tofu, por exemplo, que é muito rico em proteínas, fiz o cálculo somente com coisas que já tenho em casa.

Realmente, há uma diferença nos dados...  :hein:

Esta é a minha fonte:

http://www.vegetarianismo.com.br/artigos/proteinadietavegan.html

Se você tiver uma dieta mais ou menos balanceada e não for fisiculturista, eu não vejo motivos para se preocupar com as proteínas, como eu havia dito antes, elas estão em muitos alimentos e é facílimo suprir as necessidades diárias sem muita dor de cabeça.  :)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #617 Online: 17 de Outubro de 2006, 18:45:20 »

Verdade..você colocou valores...o intestino humano com 21 metros...não foi isso?! Melhor eu nem comentar!:D

Apenas citei o que encontreu na Rede, que culpa tenho eu? rs...

Que bom Tash que existe a distribuição gratuita..pões de obra vegetarianos devem precisar recorrer constantemente a eles!:D

Sou vegetariano há doze anos e NUNCA tomei nenhum complemento, sinceramente não sei do que você está falando...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #618 Online: 17 de Outubro de 2006, 18:46:28 »
Mas você é peão de obra?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #619 Online: 17 de Outubro de 2006, 19:32:46 »
Hahahah, não, não...

É que a frase dela saiu faltando algumas letras, daí não entendi direito, hahahah!
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #620 Online: 18 de Outubro de 2006, 11:52:46 »
Mas você é peão de obra?

Citei peão, mas poderia ser qualquer profissão exercida pela maioria da população brasileira! A maioria não tem capital pra comprar cerca de 7 kg de Mega mass por mês!!

Se a carência nutricional não comprometeu as sinapses de Euzébio..ele entende o que eu digo, sim!:D

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #621 Online: 18 de Outubro de 2006, 12:16:11 »
Citei peão, mas poderia ser qualquer profissão exercida pela maioria da população brasileira! A maioria não tem capital pra comprar cerca de 7 kg de Mega mass por mês!!

Se a carência nutricional não comprometeu as sinapses de Euzébio..ele entende o que eu digo, sim!:D

Mas o que prova que dieta vegetariana enfraquece? Isso é mito popular sem base científica. Existem estudos que demonstram que uma dieta balanceada sem proteína animal é prejudicial? Nunca vi, pelo contrário. Já citei no tópico estudos que mostram que é muito saudável

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #622 Online: 18 de Outubro de 2006, 12:57:52 »
Tash..não é sem base. Além disso as fontes que você cita não são científicas, e sim de sites que endossam o assunto!

A base é que, vegetais não produzem alguns nutrientes essenciais, e sem suplementos e sem fontes animais é impossível obter essas substâncias!

O Fe presente na carne já está ligado ao grupo heme, o que facilita sua absorção e utilização pelo organismo. Em vegetais, você precisa de tempo e uma quantidade elevada dele para que seja utilizado com a mesma eficiência pelas hemácias; no caso do Cálcio, a mesma coisa. As vitaminas do complexo B, idem, estão ausentes em vegetais, no caso de ruminantes, a B12 é obtida das bactérias presentes no organismo, e em outros herbívoros, é obtida de insetos digeridos juntamente com frutas e gramíneas.

Em adultos, isso pode ser aparentemente irrelevante, mas em crianças em desenvolvimento, uma dieta pode resultar em riscos no desenvolvimento, e no estado fetal, a carência de B12 por exemplo pode causar má formação fetal. Algo bem interessante, é que na Índia, a falta de higiene é o que garante uma quantidade mínima de B12 na dieta deles!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #623 Online: 18 de Outubro de 2006, 13:09:27 »
Diferentes populações humanas poderiam ter diferentes graus de aceitação a dietas vegetarianas... acho... sei que parte dos chineses e/ou outros asiáicos tem intolerância a lactose quando adultos, e não tem leite ou derivados na dieta. Também me parece que europeus são mais resistentes ao álcool antes de embebedar, pela cultura de bebida alcoólica ser mais antiga.

Alguém sabe de diferenças adaptativas entre as populações referentes a melhor ou pior adequação de uma dieta vegetariana? Pessoas que consigam extrair mais nutrição dos vegetais de alguma forma...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #624 Online: 18 de Outubro de 2006, 13:55:24 »
E Tash...a relação entre os níveis de colesterol e dieta à base de carne é obvia! Ninguém nega que carne gordurosa contribui para aterosclerose e outras complicações, o problema em questão não é esse, e sim, dizer que uma dieta exclusivamente vegetariana consegue suprir todas as necessidades nutricionais em diferentes faixas etárias!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!