Tash..não é sem base. Além disso as fontes que você cita não são científicas, e sim de sites que endossam o assunto!
A base é que, vegetais não produzem alguns nutrientes essenciais, e sem suplementos e sem fontes animais é impossível obter essas substâncias!
O Fe presente na carne já está ligado ao grupo heme, o que facilita sua absorção e utilização pelo organismo. Em vegetais, você precisa de tempo e uma quantidade elevada dele para que seja utilizado com a mesma eficiência pelas hemácias; no caso do Cálcio, a mesma coisa. As vitaminas do complexo B, idem, estão ausentes em vegetais, no caso de ruminantes, a B12 é obtida das bactérias presentes no organismo, e em outros herbívoros, é obtida de insetos digeridos juntamente com frutas e gramíneas.
Em adultos, isso pode ser aparentemente irrelevante, mas em crianças em desenvolvimento, uma dieta pode resultar em riscos no desenvolvimento, e no estado fetal, a carência de B12 por exemplo pode causar má formação fetal. Algo bem interessante, é que na Índia, a falta de higiene é o que garante uma quantidade mínima de B12 na dieta deles!
O único nutriente não disponível nos vegetais é a vitamina B12. É um pouco de exagero falar em "vitaminas do complexo B" quando na verdade o problema é com apenas uma, problema esse aliás, facilmente solucionável sem a ingestão de carne.
Sobre o Fe, é verdade que o dos vegetais pode ser considerado inferior, porém as estatísticas mostram que o índice de anêmicos por falta de ferro entre os vegetarianos é baixo, e uma dieta com leguminosas, vitamina C e folhas escuras pode suprir as necessidades perfeitamente, até mesmo de quem pratica atividade física.
A falta de cálcio também é mais um mito, principalmente para quem acha que o leite é a principal fonte de cálcio de humanos.
É possível sim se alimentar e suprir todas os nutrientes necessários sem usar os animais. A
única excessão é a vitamina B12.
Um suplemento
anual de vitamina B12 custa menos de R$10,00, e vale lembrar que vegetarianos que tomam leite ou consomem ovos já estão consumindo a vitamina e não precisam de suplementação.
Eu como já dissem em outro post, nunca precisei tomar suplemento e não tenho carências vitamínicas.
Alguém sabe de diferenças adaptativas entre as populações referentes a melhor ou pior adequação de uma dieta vegetariana? Pessoas que consigam extrair mais nutrição dos vegetais de alguma forma...
Eu já li algumas vezes sobre isso, há indícios que mostram que há algumas adaptações em povos com dieta rica em gorduras, mas não sei se isso chega a deixa-los imunes a todas as substâncias que possam vir a ser prejudiciais a médio e longo prazo.
Algumas pessoas também acreditam que o tipo sangüíneo também favoreça o consumo de certos alimentos em detrimento de outros, é uma tal de "dieta do tipo sangüíneo".
Não sei se há alguma base científica para isso ou é simplesmente "achismo".
só cada um faz o que acha bom pra si, principalmente quando tem poder aquisitivo pra isso, diferente da maioria!
Outro mito, uma dieta vegetariana não é cara, praticamente tudo é encontrado em qualquer feira ou supermercado, a comida tradicional brasileira por si só já é excelente e muito nutritiva.
O único suplemento necessário é apenas para quem não consome leite ou ovos, custa menos de 10 reais a dose anual. (mais barato que 1 kg de carne de boa qualidade)
Acho que já percebeu o objetivo do tópico...ok, já assumiu que precisam de nutrientes ausentes em vegetais! Assuntos infinitos..sinceramente, enchem o saco! Por fim...Sim, continuaremos a comer carne!
Um único nutriente, sem o plural por favor.

E sim, infelizmente os humanos continuarão a comer carne, até o seu preço se tornar inviável devido a escassez de recursos naturais... enquanto isso, divirtam-se com um hábito caro para o meio ambiente, sustentado pelo sofrimento de seres que possuem sentimentos parecidos com os nossos e totalmente desnecessário do ponto de vista prático.