Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 83994 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #625 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:14:33 »
Tash..não é sem base. Além disso as fontes que você cita não são científicas, e sim de sites que endossam o assunto!

ERRADO! Eu citei o QuackWatch, um site cético de prátias medicinais e a tabela USDA de nutrientes, referencia mundial.

A base é que, vegetais não produzem alguns nutrientes essenciais, e sem suplementos e sem fontes animais é impossível obter essas substâncias!

Cite UMA coisa que a carne tenha que eu não possa conseguir em vegetais. Exceto a B12, amplamente discutida aqui e que os vegetarianos consomem através de alimentos enriquecidos. Não há.

O Fe presente na carne já está ligado ao grupo heme, o que facilita sua absorção e utilização pelo organismo.

Ferro é abundante em vegetais verdes. É óbvio que você terá que comer bastante folhas. Uma dieta vegetariana tem que ser equilibrada. Ácido Fólico, pra evitar anemias megaloblásticas, está em cereais e sucos. Só fica anêmico quem vive de alface. Brócolis, espinafre, feijão.. alimentos ricos em ferro.

Em vegetais, você precisa de tempo e uma quantidade elevada dele para que seja utilizado com a mesma eficiência pelas hemácias; no caso do Cálcio, a mesma coisa. As vitaminas do complexo B, idem, estão ausentes em vegetais, no caso de ruminantes, a B12 é obtida das bactérias presentes no organismo, e em outros herbívoros, é obtida de insetos digeridos juntamente com frutas e gramíneas.

Somente a B12 é ausente. Complexo B envolve todas as demais e estão presentes nos vegetais sim.  Para ovo-lacto-vegetarianos nem precisam se preocupar em variar muito, tem cálcio no leite. Embora o cálcio presente no espinafre ainda seja em maior quantidade, por exemplo. Se estiver com problemas de complexo B pode usar levedo de cerveja, riquíssimo nessas vitaminas.

Em adultos, isso pode ser aparentemente irrelevante, mas em crianças em desenvolvimento, uma dieta pode resultar em riscos no desenvolvimento, e no estado fetal, a carência de B12 por exemplo pode causar má formação fetal. Algo bem interessante, é que na Índia, a falta de higiene é o que garante uma quantidade mínima de B12 na dieta deles!

Parece que a B12 é o unico argumento dos anti-vegetarianos. Ingerimos ela em alimentos enriquecidos oras! Não leu todo o tópico?

Não pesquisei a respeito mas já ouvi falar sobre dietas vegetarianas para crianças, não sei e não posso falar sobre esse assunto. Estou discutindo sobre dietas par adultos, formados.

Citação de: Lian
E Tash...a relação entre os níveis de colesterol e dieta à base de carne é obvia! Ninguém nega que carne gordurosa contribui para aterosclerose e outras complicações, o problema em questão não é esse, e sim, dizer que uma dieta exclusivamente vegetariana consegue suprir todas as necessidades nutricionais em diferentes faixas etárias!

Consegue, como já mostrei no artigo que você disse que era "endossado" e na verdade é neutro. Se tivesse lido, teria visto que é uma crítica ao vegetarianismo, que para funcionar, deve ser muito bem policiado.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 14:18:32 por Tash »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #626 Online: 18 de Outubro de 2006, 14:34:47 »
Eu já tinha lido o artigo do Quack Watch e devo dizer que concordo com o arrazoado lá.

Não sou contra o Vegetarianismo per se. Tenho algumas reservas, mas são baseadas em preferências pessoais. Meu objetivo, aliás, é reduzir a quantidade de carne que consumo e aumentar a de verduras e legumes.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #627 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:14:50 »
Se fosse algo tão básico...grávidas vegetarianas não teriam que seguir orientações médicas rígidas! Mas tudo bem...só cada um faz o que acha bom pra si, principalmente quando tem poder aquisitivo pra isso, diferente da maioria!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #628 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:23:43 »
Se fosse algo tão básico...grávidas vegetarianas não teriam que seguir orientações médicas rígidas! Mas tudo bem...só cada um faz o que acha bom pra si, principalmente quando tem poder aquisitivo pra isso, diferente da maioria!

Qualquer grávida segue orientações médicas rígidas! Não podem fumar, não podem beber, tem que manter uma alimentação saudável.

Toda grávida tem que ter cuidado com anemias, é comum tomarem ácido fólico ou sulfato ferroso em comprimidos, sejam vegetarianas ou não.

Existem dietas boas entre os vegetarianos ou não, existem dietas pobres entre os vegetarianos ou não!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #629 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:33:13 »
Acho que já percebeu o objetivo do tópico...ok, já assumiu que precisam de nutrientes ausentes em vegetais! Assuntos infinitos..sinceramente, enchem o saco! Por fim...Sim, continuaremos a comer carne!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #630 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:39:56 »
Acho que já percebeu o objetivo do tópico...ok, já assumiu que precisam de nutrientes ausentes em vegetais! Assuntos infinitos..sinceramente, enchem o saco! Por fim...Sim, continuaremos a comer carne!

Assumi? Continuaremos? Tudo bem se não quiser continuar o debate, entendo que considere ele infinito e um saco, só não coloque as palavras "assumi" e "continuaremos" na minha boca.

Não estou pedindo pra ninguém deixar de comer carne aqui, apenas tento mostrar que uma dieta sem ela é viável.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 15:46:50 por Tash »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #631 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:44:09 »
Tenho de concordar com o Tash.  De resto, não seria uma boa hora para contar até dez?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #632 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:50:56 »
Eu não disse que você disse: continuaremos...EU DISSSE! Depois de alguns anos de discussão..melhor contar até 10 mesmo...20...30...!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #633 Online: 18 de Outubro de 2006, 16:00:42 »
Perdão então pela má interpretação, Lian =)

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #634 Online: 18 de Outubro de 2006, 16:26:21 »
Tash..não é sem base. Além disso as fontes que você cita não são científicas, e sim de sites que endossam o assunto!

A base é que, vegetais não produzem alguns nutrientes essenciais, e sem suplementos e sem fontes animais é impossível obter essas substâncias!

O Fe presente na carne já está ligado ao grupo heme, o que facilita sua absorção e utilização pelo organismo. Em vegetais, você precisa de tempo e uma quantidade elevada dele para que seja utilizado com a mesma eficiência pelas hemácias; no caso do Cálcio, a mesma coisa. As vitaminas do complexo B, idem, estão ausentes em vegetais, no caso de ruminantes, a B12 é obtida das bactérias presentes no organismo, e em outros herbívoros, é obtida de insetos digeridos juntamente com frutas e gramíneas.

Em adultos, isso pode ser aparentemente irrelevante, mas em crianças em desenvolvimento, uma dieta pode resultar em riscos no desenvolvimento, e no estado fetal, a carência de B12 por exemplo pode causar má formação fetal. Algo bem interessante, é que na Índia, a falta de higiene é o que garante uma quantidade mínima de B12 na dieta deles!

O único nutriente não disponível nos vegetais é a vitamina B12. É um pouco de exagero falar em "vitaminas do complexo B" quando na verdade o problema é com apenas uma, problema esse aliás, facilmente solucionável sem a ingestão de carne.

Sobre o Fe, é verdade que o dos vegetais pode ser considerado inferior, porém as estatísticas mostram que o índice de anêmicos por falta de ferro entre os vegetarianos é baixo, e uma dieta com leguminosas, vitamina C e folhas escuras pode suprir as necessidades perfeitamente, até mesmo de quem pratica atividade física.

A falta de cálcio também é mais um mito, principalmente para quem acha que o leite é a principal fonte de cálcio de humanos.

É possível sim se alimentar e suprir todas os nutrientes necessários sem usar os animais. A única excessão é a vitamina B12.

Um suplemento anual de vitamina B12 custa menos de R$10,00, e vale lembrar que vegetarianos que tomam leite ou consomem ovos já estão consumindo a vitamina e não precisam de suplementação.

Eu como já dissem em outro post, nunca precisei tomar suplemento e não tenho carências vitamínicas.

Alguém sabe de diferenças adaptativas entre as populações referentes a melhor ou pior adequação de uma dieta vegetariana? Pessoas que consigam extrair mais nutrição dos vegetais de alguma forma...

Eu já li algumas vezes sobre isso, há indícios que mostram que há algumas adaptações em povos com dieta rica em gorduras, mas não sei se isso chega a deixa-los imunes a todas as substâncias que possam vir a ser prejudiciais a médio e longo prazo.

Algumas pessoas também acreditam que o tipo sangüíneo também favoreça o consumo de certos alimentos em detrimento de outros, é uma tal de "dieta do tipo sangüíneo".

Não sei se há alguma base científica para isso ou é simplesmente "achismo".

só cada um faz o que acha bom pra si, principalmente quando tem poder aquisitivo pra isso, diferente da maioria!

Outro mito, uma dieta vegetariana não é cara, praticamente tudo é encontrado em qualquer feira ou supermercado, a comida tradicional brasileira por si só já é excelente e muito nutritiva.

O único suplemento necessário é apenas para quem não consome leite ou ovos, custa menos de 10 reais a dose anual. (mais barato que 1 kg de carne de boa qualidade)

Um único nutriente, sem o plural por favor. ;)

E sim, infelizmente os humanos continuarão a comer carne, até o seu preço se tornar inviável devido a escassez de recursos naturais... enquanto isso, divirtam-se com um hábito caro para o meio ambiente, sustentado pelo sofrimento de seres que possuem sentimentos parecidos com os nossos e totalmente desnecessário do ponto de vista prático.  :umm:
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 17:04:44 por VeganX »

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #635 Online: 18 de Outubro de 2006, 19:24:55 »
Ahh, tanto faz, vamos morrer mesmo, a vida não tem sentido mesmo..

rsrs...

FIM. :-)
Munique
"Ando devagar porque já tive pressa..."

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #636 Online: 18 de Outubro de 2006, 20:08:41 »

Não sei qual sua postura sobre o vegetarianismo (lembro de ter lido algo sobre você ser à favor embora não possa afirmar se realmente li ou se estou enganado). Mesmo assim vou falar porque sou teimoso! :P

Vamos morrer de qualquer jeito, é fato. Usar esse fato para degradar a si mesmo (com uma dieta ruim) e os outros (até mesmo animais, contribuindo pra indústria da carne) é um ponto de vista bastante egoísta, não acha? (me desculpe!)

A vida não tem sentido até o momento que damos um pra ela.

OBS: Isso não são argumentos, é apenas um ponto de vista filosófico... nem se dêem ao trabalho de refutar, cada um tem sua opinião sobre questões éticas e morais.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #637 Online: 18 de Outubro de 2006, 22:21:07 »
Refutar moças bonitas deveria ser motivo para banimento no fórum.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 22:34:40 por Fernando »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #638 Online: 18 de Outubro de 2006, 22:23:26 »
Refutar moças bonistas deveria ser motivo para banimento no fórum.

Um monte de céticos babões no fórum! :P

A munique é realmente uma moça muito bonita =)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #639 Online: 19 de Outubro de 2006, 11:35:51 »

rsrs...

FIM. :-)

Pára com isso, menina! O tempo trará algum sentido!:D

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #640 Online: 19 de Outubro de 2006, 12:24:42 »
Pra min tem: Jogar cs pro resto da vida... :)
Não deseje.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #641 Online: 23 de Outubro de 2006, 19:08:46 »
SIM, a evolução é um evento completamente aleatório! :-) Essa é a base do darwinismo! A mutação é um mero acaso, que pode ser vantajosa ou não para a espécie. Isso é seleção natural.

Gente, vocês já viram o preço de um kg de carne? Retirem a gordura, limpem o bife e vejam quanto gastaram. Aqui onde moro, compro 1kg de carne de soja por R$1,50, o negócio incha quando fica de molho e não há nada para ser retirado, nenhuma gordura ou algo assim. Ovo também é mais barato que carne.

Não é qualquer um que tem carne em casa. A galera como arroz, feijão e ovo, que sai muito mais em conta.

Sobre a quantidade que um boi come e quantas pessoas poderiam ser alimentadas, ainda vou fazr as contas... :-P Mas vou mesmo pesquisar e fazer os cálculos, depois posto aqui.

Munique, munique... não faz isso, garota! Vão querer confiscar seu diploma....

Se seleção fosse aleatória, seria sorteio... Seleção seleciona algo!!!!

Evolução não é aleatória. O surgimento da variação pode ser, mas a evolução tem sentido e direção.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #642 Online: 24 de Outubro de 2006, 22:26:07 »
A seleção natural não é aquele globo onde realizam sorteios da Mega Sena, ali pode sair qualquer bolinha. A seçeão natural é um funil, onde as maiores não passam.

É uma analogia fácil para entender como ela funciona:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #643 Online: 25 de Outubro de 2006, 00:54:20 »
Quer dizer que os gordos não sobreviverão ? kkkkkk ^^
Não deseje.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #644 Online: 25 de Outubro de 2006, 02:01:00 »
Pelo contrário.

Atheist

• Visitante
« Resposta #645 Online: 25 de Outubro de 2006, 09:41:58 »
Eu já li algumas vezes sobre isso, há indícios que mostram que há algumas adaptações em povos com dieta rica em gorduras, mas não sei se isso chega a deixa-los imunes a todas as substâncias que possam vir a ser prejudiciais a médio e longo prazo.

Algumas pessoas também acreditam que o tipo sangüíneo também favoreça o consumo de certos alimentos em detrimento de outros, é uma tal de "dieta do tipo sangüíneo".

Não sei se há alguma base científica para isso ou é simplesmente "achismo".

Como comentei no outro tópico, os estudos em nutrigenômica ainda são escassos. É bem possível que grupos de pessoas respondam diferentes a determinadas dietas uma vez que seu metabolismo pode ser variado. O fato é que cada vez mais precisamos perder a idéia de forçar uma dieta universal, que valha para todos.

Outro mito, uma dieta vegetariana não é cara, praticamente tudo é encontrado em qualquer feira ou supermercado, a comida tradicional brasileira por si só já é excelente e muito nutritiva.

O problema é que dietas vegetarianas exigem variedades muito grandes de alimento. O feijão com arroz é excelente, mas não completo. E para ter esta variedade em uma quantidade que seja adequada a todos, a coisa vai ficar complicada, pois muitos vegetais são produzidos em estufas climatizadas, ou só produzem em determinadas regiões e o custo de transporte fica alto. É preciso lembrar que a disponibilidade é suficiente (o que faz o preço não ser tão elevado) pois a demanda é pouca.

Atheist

• Visitante
« Resposta #646 Online: 25 de Outubro de 2006, 09:58:34 »
Como eu já disse antes, a dieta do panda é limitada, a nossa não, podemos comer uma variedade MUITO grande de alimentos. Gostaria que explicasse melhor por que teríamos que comer tanto assim, não vejo fundo científico nisso. Nosso organismo não é igual o dos pandas e nossa dieta vegetariana também não.

Comer como panda pode ser um exagero, mas é fato que animais que se alimentam exclusivamente de plantas precisam comer mais para obter as calorias necessárias para as atividades diárias. Plantas são ricas em fibras, celulose, que não é utilizada pelos humanos como fonte de carboidratos e, em excesso, dificultam a absorção de micronutrientes. Ou seja, as fibras presentes nas plantas podem prejudicar a absorção dos micronutrientes que estão na própria planta.

Além disso, na carne vários micronutrientes podem ser encontrados em maior quantidade. Claro, não precisamos de muita quantidade destes nutrientes, como vitaminas, por exemplo. No entanto, para garantir a absorção do necessário, é preciso ingerir mais, pois muita coisa influencia na absorção e isso pode variar de pessoa para pessoa.

E Tash...a relação entre os níveis de colesterol e dieta à base de carne é obvia! Ninguém nega que carne gordurosa contribui para aterosclerose e outras complicações...

Mais uma vez, isso depende de cada indivíduo. Algumas pessoas conseguem metabolizar o colesterol muito bem e este não fica acumulado nas lipoproteías da corrente sanguínea. Outros mal podem "cheirar" gordura animal que o "colesterol ruim" fica nas alturas... Nutrigenômica...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #647 Online: 26 de Outubro de 2006, 00:19:16 »
Meu o único tipo de verdura que eu como até hoje é alface eee quando vem no cachorro quente nada mais nada mesmo...

será que vou ter um cancer ? hehehehe Não nasci pra comer mato :(
Não deseje.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #648 Online: 26 de Outubro de 2006, 09:47:55 »
Meu o único tipo de verdura que eu como até hoje é alface eee quando vem no cachorro quente nada mais nada mesmo...

será que vou ter um cancer ? hehehehe Não nasci pra comer mato :(

Não come batata? cenoura? trigo (no pão)? Todos comemos vegetais.. não são somente verduras =)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #649 Online: 27 de Outubro de 2006, 04:13:42 »
Eu falei verduras.

Batata sim
Cenoura não
Pâo sim
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!