Autor Tópico: Pelo direito de dirigir alcoolizado  (Lida 32532 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Pelo direito de dirigir alcoolizado
« Resposta #125 Online: 15 de Julho de 2008, 22:58:53 »
Estou abismado com o surto de sarcasmo genial pelo qual o Buckaroo anda passando... :lol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 15 de Julho de 2008, 23:04:00 »
Estou abismado com o surto de sarcasmo genial pelo qual o Buckaroo anda passando... :lol:

O Buckaroo é meu ídolo! Deviam dar um prêmio de forista do ano para ele :lol:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 15 de Julho de 2008, 23:17:02 »
Esse último post foi realmente muito bom...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #128 Online: 15 de Julho de 2008, 23:50:39 »
Pelo direito de dirigir sem carteira de habilitação

- A suposta "habilitação", permissão que o governo concede arbitrariamente aos cidadãos para certos meios de se locomover (restringindo a liberdade de muitos outros mais), não garante de maneira alguma que não ocorrerão acidentes.

- Há pessoas com carteira de habilitação vencida ou sem terem-na tirado, que no entanto são perfeitamente capazes de conduzir os veículos com segurança.

- As carteiras podem e são vendidas em esquemas corruptos, sendo ainda mais nulas como meio de garantir a segurança no trânsito.

- Apesar disso, os policiais tem a permissão de exigir, tanto quanto sei, a apresentação desse e de outros documentos (como os que comprovam quem é o dono do carro, que também poderiam ser falsificados, logo, são inúteis), ou seja, forçando o indivíduo a produzir prova contra si mesmo.

Por essas e outras razões, o governo não deveria regular quem pode dirigir ou exigir qualquer documento de habilitação para tal, apenas exigir restituição à qualquer dano provocado por algum eventual acidente, independentemente de qualquer "habilitação" concedida pelo governo. Da mesma forma que as donas de casa tem permissão para cozinhar e não precisam de uma habilitação culinária estatal para evitar que a família sofra de obesidade, desnutrição ou intoxicação alimentar.
Você faz piada só que se esquece que habilitação na prática não serve para nada... não só a teoria é falha, como o tipo de teste e o avaliador são toscos.
Em última instância vai impedir que pessoas sem coordenação motora para entrar em uma banheira dirijam (como meu irmão).
« Última modificação: 15 de Julho de 2008, 23:54:18 por Ilovefoxes »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #129 Online: 16 de Julho de 2008, 07:38:24 »
Você faz piada só que se esquece que habilitação na prática não serve para nada...

É esse tipo de comentário que faz com que já não espere mais nenhum argumento convincente de sua parte, ILoveFoxes...
« Última modificação: 16 de Julho de 2008, 12:44:29 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #130 Online: 16 de Julho de 2008, 13:03:32 »
Você faz piada só que se esquece que habilitação na prática não serve para nada...

É esse tipo de comentário que faz com que já não espere mais nenhum argumento convincente de sua parte, ILoveFoxes...
Acho que o objetivo dele foi lamentar-se que na pratica a carteira nao serve como restricao para ver se a pessoa tem condicoes de dirigir ou nao, e que a piada esta precisa em descrever a situacao (mas nao nescessariamente na proposta que ela deu). NAO para defender esta situacao.

Me equivoquei?
"The patient refused an autopsy."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #131 Online: 16 de Julho de 2008, 13:11:12 »
Eu acho que se equivocou, sim. O nosso amigo Foxes adora um bom non sequitur, além de travestir opiniões pessoais como fatos :roll:

O fato de muita gente comprar carteira de motorista não implica que seja inútil, ou que todo mundo o faça.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #132 Online: 16 de Julho de 2008, 14:02:51 »
Citação de: Felius
Me equivoquei?
Acostume-se Felius. Um dos efeitos de ler as opiniões do ILF é que você se sente quase na quase na obrigação de ter entendido mal. :stunned:

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #133 Online: 16 de Julho de 2008, 23:35:40 »
Fico cada vez mais fã do senso de humor absurdo do Buckaroo Banzai.

Como não tenho habilitação, devo ser mais capaz de dirigir do que a maioria dos motoristas que enfrento todo dia.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 17 de Julho de 2008, 02:00:59 »
Por que será que os piores acidentes sempre envolvem motoristas bêbados ou gente sem habilitação?

Coincidência?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #135 Online: 17 de Julho de 2008, 17:05:16 »
Faça-me o favor. Carteira de habilitação é que nem escola pública brasileira. Todo mundo fala que tem que fazer, mas na prática não serve para nada.

O que exatamente é uma carteria de habilitação? Faze-se uma prova sobre a história do automóvel, e depois um sujeito (funcionário público com um salário bem menor do que quem está prestando o curso) vai ficar dando pontinhos para se o sujeito acendeu o farol?

É que nem porte de arma. Na "teoria" só as pessoas de bem usariam armas, na prática aqueles que querem cometer crimes não ligam se estão ou não com porte de armas, pois já estão cometendo um crime.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 19 de Julho de 2008, 01:25:56 »
IML diz que mortes no trânsito caíram 63% com a lei seca em SP
da Folha Online

O IML (Instituto Médico Legal) divulgou nesta sexta-feira um balanço que mostra queda de 63% no número de mortes em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo após a implantação da lei seca.

O levantamento do instituto compara as três primeiras semanas de junho, período que antecedeu a nova lei, com as três semanas após sua implantação. Na primeira fase, a média é de 11,7 mortos na quinta, sexta, sábado e domingo de cada semana. Depois da implantação da lei seca, a média cai para 4,3 mortos no mesmo período, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública).

De acordo com o órgão, a pesquisa foi realizada nesses quatro dias de cada semana, já que neste período o uso de bebidas alcóolicas antes de dirigir é mais freqüente, e, conseqüentemente, aumenta o número de acidentes.

O levantamento acentua a tendência observada nas duas primeiras semanas posteriores à implantação da lei seca, quando foi registrada a redução de 57% nas mortes por acidente de trânsito na cidade.

Blitze

A Polícia Militar multou 18 pessoas entre a noite de quinta-feira (17) e a madrugada de hoje durante operação para cumprimento da lei seca em São Paulo. Nenhum motorista foi detido, segundo a PM.

Dos motoristas autuados, três estavam embriagados, mas não foram presos. Os outros 15 levaram multas por outras infrações de trânsito.

Realizada entre as 22h de ontem e as 4h de hoje, a operação, intitulada Direção Segura, abordou 142 motoristas. Destes, 63 foram submetidos ao teste do bafômetro.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u423874.shtml

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #137 Online: 19 de Julho de 2008, 08:16:45 »
Lei seca no trânsito
Tem cabimento ingerir uma droga que altera os reflexos e sair por aí pilotando uma máquina?

GOSTO DE BEBER, e confesso sem o menor sentimento de culpa. Álcool, de vez em quando, em quantidade pequena, dá prazer sem fazer mal à maioria das pessoas. Aos sábados e domingos, quando estou de folga, tomo uma cachaça antes do almoço, hábito adquirido com os carcereiros da antiga Casa de Detenção. Difícil é escolher a marca, o Brasil produz variedade incrível. Tomo uma, ocasionalmente duas, jamais a terceira. Essa é a vantagem em relação às bebidas adocicadas que você bebe feito refresco, sem se dar conta das conseqüências. Cachaça impõe respeito, o usuário sabe com quem está lidando: exagerou, é vexame na certa.

Cerveja, tomo de vez em quando. O primeiro gole é um bálsamo para o espírito; no calor, depois de um dia de trabalho e horas no trânsito, transporta o cidadão do inferno para o paraíso. O gole seguinte já não é igual, infelizmente. A segunda latinha decepciona, deixa até um resíduo amargo; a terceira encharca.

Uísque e vodca, só tenho em casa para oferecer às visitas.

De vinho eu gosto, mas tomo pouco, porque pesa no estômago. Além disso, meu paladar primitivo não permite reconhecer notas de baunilha ou sabores trufados; não tenho idéia do que seja uma trava sutil de tanino, nem o aroma de cassis pisado, nem o frescor de framboesas do campo. Em meu embotamento olfato-gustativo, faço coro com os que admitem apenas três comentários diante de um copo de vinho: é bom, é ruim, e bebe e não enche o saco.

Feita essa premissa, quero deixar claro ser a favor da chamada lei seca no trânsito.

Sejamos sensatos, leitor, tem cabimento ingerir uma droga que altera os reflexos motores, o equilíbrio e a percepção espacial de objetos em movimento e sair por aí pilotando uma máquina na qual uma pequena desatenção pode trazer conseqüências fúnebres?

Ainda que você não seja ridículo a ponto de afirmar que dirige melhor quando bebe, talvez possa dizer que meia garrafa de vinho, três chopes ou uísques não interferem na sua habilidade ao volante.

Tudo bem: vamos admitir que, no seu caso, seja verdade, que você tenha maior resistência aos efeitos neurológicos e comportamentais do álcool e que seria aprovado em qualquer teste de resposta motora.

Imagino, entretanto, que você tenha idéia da diversidade existente entre os seres humanos. Quantas mulheres e quantos homens cada um de nós conhece para os quais uma dose basta para transtorná-los?

Quantos, depois de duas cervejas, choram, abraçam os companheiros de mesa e fazem declarações de amizade inquebrantável? Está certo permitir que esses, fisiologicamente mais sensíveis à ação do álcool, saiam por aí colocando em perigo a vida alheia?
Como seria a lei, então? Deveria avaliar as aptidões metabólicas e os reflexos de cada um para selecionar quem estaria apto a dirigir alcoolizado? O Detran colocaria um adesivo em cada carro estabelecendo os limites de consumo de álcool para aquele motorista? Ou viria carimbado na carteira de habilitação?

Talvez você possa estar de acordo com a argumentação dos advogados que defendem os interesses dos proprietários de bares e casas noturnas: "A nova lei atenta contra a liberdade individual".

Aí, começo a desconfiar de sua perspicácia. Restrições à liberdade de beber num país que vende a dose de pinga a R$ 0,50? Há escassez de botequins nas cidades brasileiras, por acaso? Existe sociedade mais complacente com o abuso de álcool do que a nossa?

Mas pode ser que você tenha preocupações sociais com a queda de movimento nos bares e com o desemprego no setor.
A julgar por essa lógica, vou mais longe. Como as estatísticas dos hospitais públicos têm demonstrado nos últimos fins de semana, poderá haver desemprego também entre motoristas de ambulâncias, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes funerários, operários que fabricam cadeiras de rodas, sondas urinárias e outros dispositivos para deficientes físicos.

No ano passado, em nosso país, perderam a vida em acidentes de trânsito 17 mil pessoas. Ainda que apenas uma dessas mortes fosse evitada pela proibição de beber e dirigir, haveria justificativa plena para a criação da lei agora posta em prática.
Não é função do Estado proteger o cidadão contra o mal que ele faz a si mesmo. Quer beber até cair na sarjeta? Pode. Quer se jogar pela janela? Quem vai impedir?

Mas é dever inalienável do Estado protegê-lo contra o mal que terceiros possam causar a ele.

Drauzio Varella, para o caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo. 19 de julho de 2008
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 08:19:28 por Donatello van Dijck »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #138 Online: 19 de Julho de 2008, 14:59:05 »
Porque eu não posso dirigir embriagado, se um amigo meu dirige pior que eu mesmo quando eu bebo?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 19 de Julho de 2008, 16:50:05 »
Porque isso não é quantificável. A forma mais eficiente e próxima de dizermos que alguém dirige bem é: tem carteira de motorista e não está embriagado. A regra - como as milhões de notícias e estatísticas feitas dizem e estão sendo sumariamente ignoradas por você - é que quem não tem carteira e quem está bêbado dirige pior.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 19 de Julho de 2008, 17:15:08 »
Por que todo cara bêbado sempre acha que dirige melhor que o amigo que está sóbrio?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #141 Online: 19 de Julho de 2008, 17:23:52 »
Essa é muito fácil: porque ele está bêbado :hihi:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 20 de Julho de 2008, 04:22:50 »
Por que todo cara bêbado sempre acha que dirige melhor que o amigo que está sóbrio?

Porque o cara bêbado é um só; se os "dois" amigos forem tentar dirigir ao mesmo tempo, não dá certo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #143 Online: 20 de Julho de 2008, 05:08:21 »
Porque isso não é quantificável. A forma mais eficiente e próxima de dizermos que alguém dirige bem é: tem carteira de motorista e não está embriagado. A regra - como as milhões de notícias e estatísticas feitas dizem e estão sendo sumariamente ignoradas por você - é que quem não tem carteira e quem está bêbado dirige pior.
É claro que é quantificável. Basta consultar a seguradora e fazer uma estatística de quantos acidentes a pessoa sofre.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 20 de Julho de 2008, 06:02:34 »
Isso não funciona; bater o carro não é corriqueiro, tem muita gente que só bateu o carro uma vez na vida e nessa vez morreu. Tem muita gente que é bom motorista mas que por uma fatalidade bateu. Pode acontecer de um motoista que nunca bateu o carro e não está acostumado a beber, beber e bater o carro fatalmente. Existem milhões de variáveis que isso não aborda. A polícia multa o motorista embriagado para impedir um acidente nos próximos 5 minutos; e pesquisar a vida dele à 5 anos atrás não permite isso. Como o Diego disse e você também ignorou (novidade), a polícia não pára quem está bem, a polícia pára só aquele que está visivelmente com reflexos alterados. Se o cara está com seus reflexos alterados, ele está com a capacidade de dirigir diminuida e fim de papo.

Mas o que isso tem a ver? Você quer que a polícia pare as pessoas na rua, consultem a seguradora e prendam-nas por estarem dirigindo e terem uma média de batidas-por-km-andado maior que 0,1?

Não sei para que tantos devaneios e esforços para tentar contrariar a realidade: quem está bêbado dirige pior na média e ponto final. O pluralismo e a vida das pessoas que o motorista embriagado pode afetar vale mais que a "liberdade" de dirigir embriagado e ponto final. Não tem discussão e nem desculpa. Se você não concorda com isso, mude-se para uma ilha, porque é requisito para ser brasileiro ser pluralista e ponto final.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #145 Online: 20 de Julho de 2008, 08:33:57 »
É claro que é quantificável. Basta consultar a seguradora e fazer uma estatística de quantos acidentes a pessoa sofre.

Pode ser um acidente, que causou sua morte.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 20 de Julho de 2008, 09:50:10 »
Realmente eu me surpreendo com as pessoas. É incrível que alguém defenda o "direito de dirigir bêbado". A relação entre acidentes de trânsito e álcool estão mais do que comprovadas. É um raciocínio meio complexo, mas eu vou tentar resumir: QUEM BEBE NÃO PODE DIRIGIR! De novo: QUEM BEBE NÃO PODE DIRIGIR!

Por que isso? Por que vai fazer MERDA, vai colocar a propria vida e a de outras pessoas em risco, como estamos cansados de ver todos os dias.

"Ah, mas eu dirijo melhor bêbado do que sóbrio" - MENTIRA, desculpa para encher a cara

"Ah, mas eu dirijo bêbado melhor do que meu amigo dirige sóbrio" - MENTIRA, desculpa para encher a cara OU então seu amigo tem que ser proibido de dirigir também, mesmo sóbrio.

"Eu sei meu limite e páro de beber quando o atinjo" - PORRA NENHUMA, pura conversa fiada, a partir da primeira "tacinha" ou "cervejinha" já ha problemas de percepção, e ninguém ou pouquissimas pessoas páram por aí.

A coisa é muito simples. Quer beber, beba em casa. Ou volte de carona com quem não bebeu. Ou volte de táxi, ônibus, sejá la com o que for, mas SE BEBEU NÃO PODE DIRIGIR!

Sou 100% favorável à lei, e tomara que a fiscalização continue como está ou aumente (embora eu não acredite nisso, infelizmente).
"Deus prefere os ateus"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #147 Online: 20 de Julho de 2008, 12:52:03 »
Isso não funciona; bater o carro não é corriqueiro, tem muita gente que só bateu o carro uma vez na vida e nessa vez morreu. Tem muita gente que é bom motorista mas que por uma fatalidade bateu. Pode acontecer de um motoista que nunca bateu o carro e não está acostumado a beber, beber e bater o carro fatalmente. Existem milhões de variáveis que isso não aborda. A polícia multa o motorista embriagado para impedir um acidente nos próximos 5 minutos; e pesquisar a vida dele à 5 anos atrás não permite isso. Como o Diego disse e você também ignorou (novidade), a polícia não pára quem está bem, a polícia pára só aquele que está visivelmente com reflexos alterados. Se o cara está com seus reflexos alterados, ele está com a capacidade de dirigir diminuida e fim de papo.
Um sujeito pode beber só uma vez, e bater o carro na esquina seguinte. Ou beber só uma vez na vida e ser tratado como um bêbado qualquer.
Como você disse, o policial só para quem está com reflexos alterados. Então porque um sujeito que tem reflexos lentos mesmo, mesmo sem ter bebido, ainda pode dirigir?
Mas o que isso tem a ver? Você quer que a polícia pare as pessoas na rua, consultem a seguradora e prendam-nas por estarem dirigindo e terem uma média de batidas-por-km-andado maior que 0,1?
A proibição do álcool se fundamenta na qualidade da direção que tem dirige. Baseado nessa mesma condição, porque então não medir as batidas-por-km e tirar quem dirige mal por natureza das ruas?
Não sei para que tantos devaneios e esforços para tentar contrariar a realidade: quem está bêbado dirige pior na média e ponto final. O pluralismo e a vida das pessoas que o motorista embriagado pode afetar vale mais que a "liberdade" de dirigir embriagado e ponto final. Não tem discussão e nem desculpa. Se você não concorda com isso, mude-se para uma ilha, porque é requisito para ser brasileiro ser pluralista e ponto final.
Eu não estou forçando ninguém a fazer nada. Não sei de onde tirou isso.
E não sei porque você também ignora a realidade: tem pessoas que dirigem pior que outras e ponto final.

"Ah, mas eu dirijo bêbado melhor do que meu amigo dirige sóbrio" - MENTIRA, desculpa para encher a cara OU então seu amigo tem que ser proibido de dirigir também, mesmo sóbrio.
Ufa! Posso não concordar com a lei, mas ainda gosto quando se é coerente!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #148 Online: 20 de Julho de 2008, 13:51:59 »
Citação de: ILoveFoxes
Como você disse, o policial só para quem está com reflexos alterados. Então porque um sujeito que tem reflexos lentos mesmo, mesmo sem ter bebido, ainda pode dirigir?

dependendo do que faça não poderá. Se tem reflexos alterados, e digamos que ande a 30km/h na esquerda da rodovia, vai ser chamado. Talvez faça o teste do bafômetro, e vai passar. Mas vai ganhar advertência, e se for dessas kombis que andam sem seta, vai levar bastante multa e se engraçando num acidente, se a legislação for levada a sério, pode ter a carteira apreendida por excesso de pontos.

No caso da bebida, como é um item específico que tem uma alta taxa de mortes no trânisto associadas a ela, se endureceu uma lei já existente.

Aqui entre nós, nem precisava porque, como estamos vendo em SP, o que está melhorando não é nem a lei, e sim o policiamento ostensivo, que se antes existisse, mesmo com a lei antiga, iria ajudar muitíssimo nos 63% de redução de mortes no transito como já foi divulgado.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #149 Online: 20 de Julho de 2008, 13:55:56 »
Porque eu não posso dirigir embriagado, se um amigo meu dirige pior que eu mesmo quando eu bebo?

Isto pode ser uma argumentação a favor de serem revistas as normas para concessão de habilitação , mas não para questionar a existência da habilitação e , muito menos, para argumentar a favor de dirigir após beber.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!