O Sakamoto hoje bateu os recordes... não consigo entender como o UOL mantém o blog de alguém assim tão, tão estúpido..
Quantas pessoas já morreram no volante querendo ser Paul Walker?
[...]
É claro que devemos lamentar a morte de qualquer ser humano em uma situação trágica como essa e esperar que a família, amigos e fãs encontrem consolo de alguma forma.
Mas[...]
http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/12/02/quantas-pessoas-ja-morreram-no-volante-querendo-ser-paul-walker/
Absolutamente idêntico às conversas que começam com: "Eu não sou racista, mas..."
Não vi muita analogia com "sou racista, mas".
Pra mim foi idêntico. "É claro que devemos lamentar a morde dele, mas... só que não."
Eu achei algo similar ao seu "menos uma pessoa arriscando a vida dos outros nos ruas", apenas acrescido do papel de influência social, em vez de apenas no nível individual.
Cara, corridas clandestinas e carros modificados existiam décadas antes. O filme retratou uma subcultura, não criou uma. Antes do filme, a culpa pelas mortes era de quem? Need For Speed? Speed Racer? Corrida Maluca?. O Sakanamoto postar um "bem feito, playboy" destes é absurdo.
Antes do filme, e "depois", a culpa era da subcultura (ou, melhor dizendo, dos adeptos). O filmes são apenas reforço, propaganda, não precisam ser a fonte da concepção original. Achar que eles não influenciam em nada é como achar que publicidade tem um efeito absolutamente nulo, uma vez que as pessoas já fumavam antes de haver propaganda de cigarro na TV e nos filmes.
Mas, sei lá. Não acho que é algo que justifique um "bem feito", o que nem sei se é tanto o caso (mas bem pode ser). É sempre complicado colocar algumas coisas, que seriam até isentas de controvérsia, se achada a forma ideal de expressar ("mulheres, tomem cuidado com o risco de estupro" = "mulheres, se vocês forem estupradas, a culpa é sua").