Autor Tópico: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas  (Lida 53015 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Famado, atendendo ao seu pedido, o novo tópico sobre teorias criacionistas
« Resposta #175 Online: 23 de Julho de 2008, 16:50:47 »
Sim, se é aquele negócio do milho, eu acredito.

Para a seleção artificial ocorrer, precisa haver uma chamada pressão seletiva (espero que eu esteja usando o jargão corretamente).
Ou seja, os agricultores selecionam as características que são interessantes para eles.

Você acredita que uma pressão seletiva pode ser causada apenas pelo ambiente?

How come?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #176 Online: 23 de Julho de 2008, 16:52:20 »
Ja disse que não sou criacionista. Não no sentido que vocês dão aqui. Sou um biblista, alegorista, preterista, batista e outros istas, menos criacionista, ateísta e ceticista.

Naquele post eu não estava me referindo a você, mas aos autores dos sites que mencionei. Leia novamente o que
escrevi.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #177 Online: 23 de Julho de 2008, 16:55:51 »

A entropia era menor, e tem crescido desde então.

Então ele chegou a essa crande organização geral a custa de aumento de entropia? A entropia hoje é alta não é mesmo? Como é isso?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 23 de Julho de 2008, 16:56:26 »
Sim, se é aquele negócio do milho, eu acredito.

Para a seleção artificial ocorrer, precisa haver uma chamada pressão seletiva (espero que eu esteja usando o jargão corretamente).
Ou seja, os agricultores selecionam as características que são interessantes para eles.

Você acredita que uma pressão seletiva pode ser causada apenas pelo ambiente?

How come?

Vou tentar ser mais claro: o agricultor decide que prefere uma planta com certas características. Por isso, ele age para que
essa planta (ou animal) deixe mais descendentes, em detrimento de outras com características menos desejáveis (para o
agricultor). Você admite que o ambiente possa facilitar com que um indivíduo (planta ou animal) com certas características
deixe mais descendentes que outros com outras características?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 23 de Julho de 2008, 17:00:37 »

Então ele chegou a essa crande organização geral a custa de aumento de entropia? A entropia hoje é alta não é mesmo? Como é isso?

A única coisa que podemos dizer é que sua entropia inicial era mais baixa. Sua linha de raciocínio (imagino) vai desaguar
no argumento da Primeira Causa, que independe da Segunda Lei da Termodinâmica e que já está sendo discutido em outro tópico.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #180 Online: 23 de Julho de 2008, 17:03:08 »
Tenho uma Galileu de alguns anos atrás,  que tem um artigo sobre evolucionismo e criacionismo. Neste artigo eles citam, um argumento do matemático e astrônomo Fred Hoyle, no qual ele calcula a possibilidade da formação de uma molécula de proteína ao acaso. A possibilidade é absurdamente pequena. Na época isto me pareceu um bom argumento contra o aparecimento da vida sem um designer . Este argumento ficou conhecido como o argumento do Boeing 747. Só depois de alguns anos  é que eu comprei o livro do Richard Dawkins onde ele explicava com maestria  qual o erro deste argumento. Não eram as contas em si que estavam  erradas  e sim as premissas básicas que fundamentavam o cálculo.  O argumento do Boeing 747 caiu por terra totalmente.  O livro em questão é  “O Relojoeiro Cego”  editado no Brasil pela da Companhia das Letras e cuja edição original é de 1986 (eu só o comprei no ano passado em 2007). Os jornalistas da Galileu tinham a obrigação de saber  que tal argumento já tinha sido refutado e tinham que ter publicado isso. Entretanto não o fizeram . Tampouco o sites criacionistas apresentam a refutação brilhante deste ultrapassado argumento . Pelo contrário  os sites criacionistas  continuam a apresentá-lo  como se fosse válido,  demonstrando com isso ou ignorância ou desonestidade intelectual .  :no:

Posteriormente o feitiço virou contra o feiticeiro e o argumento do Boeing 747 foi usado por Richard Dawkins  contra a crença na existência de algum deus, o qual ele apresenta no seu livro “Deus um Delírio”.  :twisted:

Num encontro patrocinado pela fundação Templetom  Richard Dawkins apresentou a sua versão do argumento do Boeing 747 aplicada  a deus ou deuses para vários teólogos,  estes ficaram sem resposta  aceitável para o problema.  :no:

A essência do argumento do Boeing 747 é a extremamente baixa possibilidade de algo complexo ter surgido de uma só vez (ou sempre existido) , e não evoluído aos poucos  a partir de algo simples.     :) 

8-)

Em que pese o desprezo de vcs por todos que professam crença em um criador, esta sua ilustração mostra que há muita gente imparcial, por exemlo os jornalistas, que considera que os argumentos criacionistas não são desprezíveis.
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 17:06:04 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #181 Online: 23 de Julho de 2008, 17:04:28 »

A única coisa que podemos dizer é que sua entropia inicial era mais baixa. Sua linha de raciocínio (imagino) vai desaguar
no argumento da Primeira Causa, que independe da Segunda Lei da Termodinâmica e que já está sendo discutido em outro tópico.
Ok, vc tem razão, desistamos de discutr sobre entropia, vc não cederá e nem eu.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 23 de Julho de 2008, 17:06:59 »
(Suspiro)

Não famado. A maioria aqui não despreza os crentes.

E sim, os argumentos dos criacionistas são de fato desprezíveis.

Ah, e nem sei qual é o seu argumento que envolve a entropia.

E por hoje é só. Até amanhâ!

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #183 Online: 23 de Julho de 2008, 17:07:41 »
Vou tentar ser mais claro: o agricultor decide que prefere uma planta com certas características. Por isso, ele age para que
essa planta (ou animal) deixe mais descendentes, em detrimento de outras com características menos desejáveis (para o
agricultor). Você admite que o ambiente possa facilitar com que um indivíduo (planta ou animal) com certas características
deixe mais descendentes que outros com outras características?

Dê um exemplo onde isso acontece. Seria com as bactérias?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #184 Online: 23 de Julho de 2008, 17:13:24 »
Ah, sim "experiências pessoais".

Então famado, você entende que esse tipo de alegação serve para qualquer religião.

Se um maometano teve uma "experiência pessoal", pimpa, Aláh existe.

Se um indú tem uma "experiência pessoal", pimba, Vishnu existe.

Se um espírita tem uma "experiência pessoal", pimba, espiritos existem.

Se um taoísta tem uma "experiência pessoal", pimba, espíritos ancestrais existem.

Isso pode se aplicar a qualquer religião, e não podem comprovar absolutamente nada.

Ou então, devemos tomar essas experiências pessoais como algo válido e concordar sem provas, sem nenhuma evidência, que todas as religiões são verdadeiras e existem milhares de deuses interferindo em nossa vida...

Primeiro, eu nunca disse que minhas experiências pessoais eram prova para os outros. Se disse, me expressei mal e desdigo, ou então foi vc que entendeu errado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #185 Online: 23 de Julho de 2008, 17:52:18 »
Mas porque se cadastrar em um fórum ateu com a intenção clara de argumentar em defesa da sua fé se você admite que ela não é argumentável, Famado? Sim, porque argumentação é isso meu caro, é expor ao debate as opções mais plausíveis para que elas sejam selecionadas dentre as várias opções apresentadas. É por isso que um sinônimo de argumentar é arrazoar. Mas se você diz que a razão pouco importa, que plausibilidade não é pauta religiosa...
Essa é uma boa pergunta. A princípio, tô com tempo pra perder, gosto de formular pensamentos sofisticados e vcs fazem isso bem aqui, o que é raro por aí. E, por último, é uma pesquisa pessoal.

Quanto à plausibilidade, considero que não há lógica newtoniana em Deus, mas na MQ e na relatividade também não há e ninguém aqui reclama não é mesmo?

O cristianismo tem três tipos de profecia (ou interpretações proféticas). Todos furados.
1- Aquele que eu chamo de profecia metafórica. O problema de escrever uma profecia em metáforas (ou tentar compreendê-la a luz de metáforas) é que ela permite que qualquer (mas qualquer mesmo) acontencimento seja perfeitamente interpretado como cumprimento da profecia.

Um exemplo claro e recorrente é a profecia de Daniel sobre os 10 chifres. Cara, você não tem noção de quantas interpretações absolutamente coerentes já apareceram sobre esta joça. Basta aparecer uma comunidade econômica transnacional aqui: os dez chifres; um governante de algum império divide sua casa civil em 10 ministérios: os 10 chifres; chegaram a dez as instituições relacionadas a um mecanismo internacional? o fim está próximo: eis os 10 chifres. Se eu fosse dar um chute sobre o número de interpretações diferentes para esta profecia eu diria que há 5 delas para cada denominação cristã existente...

Hoje em dia este tipo de profecia é muito comum nas igrejas pentecostais: uma mulher começa a gritar e rodopiar, se dirige a uma crédula enquanto a igreja batuca, canta e grita e diz, geralmente aos berros: "Eis que eu sou teu Deus e entrego uma chave em suas mãos" (nas igrejas pentecostais os crentes incorporam, do mesmo modo que na umbanda, por exemplo). A partir daí o crédulo que recebeu a profecia vai acreditar que qualquer coisa é a tal chave: comprou uma casa? a chave da casa própria; arrumou uma namorada? a chave do coração; morreu? a chave das porta do céu...

Vc tem razão, as interpretações futuristas são ridículas, as profetadas pentecostais tb. A interpretação preterista alegorista diz que Deniel se cumpre todo no período interbíblico, sob os seleucidas. Os dez chifres são dez seleucidas após Alexandre (que juntos formam o domínio grego), até que Antíoco epifâneo se eleva e promove um sacrilégio, com o sacrifício de um porco no altar do templo judaico. Já te disse, a bíblia é muito simples, compare as profecias bíblicas com a história das nações que dominaram Israel. Tudo já se cumpriu, não sobrou nada. Apenas o delírio dos literalistas que causam confusão na cabeça de quem não conhece a bíblia, como muitos aqui.

3- As profecias que perdem a credibilidade no momento em que são ditas. Está previsto no Antigo Testamento que da linhagem de Davi sairia o messias, que o messias adentraria em Jerusalém montado num jumentinho. Estes mitos eram populares em Israel. Não é de se adimirar que muita gente queisesse ver a profecia realizada em sí mesmo, e para prová-lo bastava segui a bula: dizer que era descendente de Davi, roubar um burrinho e entrar em Jerusalém com ele, pedir a uns amigos que o recebessem com palmas (ou simplesmente escrever isto tudo num livro sobre um sujeito qualquer a quem se quisesse atribuir a messianidade)

Comparando a bíblia com a história dos impérios que dominaram Israel naquela época, Jesus se encaixa direitinho nas professias relativas ao Messias.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #186 Online: 23 de Julho de 2008, 20:20:01 »
Pelo critério que você adota é possível interpretar qualquer texto religioso como infalível, desde o Corão, passando pelos Veda, livro dos mórmons, epopéia de Gilgamesh, etc...É só reinterpretar as partes conflitantes, crueldades e erros óbvios como "metáforas" ou "produtos da cultura da época".

Mas onde exatamente está a infalibilidade nisso? Porque até agora o que você mostrou foi um texto que ou revela a tradição e costumes de um povo primitivo (produtos da cultura da época) ou seus mitos, lendas e folclore (metáforas). Igualzinho a todos os outros "livros sagrados" dos outros povos, que foram inspirados por outros deuses...

Onde exatamente está o dedo de Deus que o torna infalível e produto da revelação divina?

Bem, analisemos os diversos livros

A bíblia deve ser o livro mais antigo dos que vc citou. Ela se  propõe a ser inerrante e suficiente para os anseios humanos. Não há erros ou contradições. Não é na verdade um livro, mas uma coletânea de livros. O estilo literário de cada um é rebuscado. Não há erros gramaticais ou ortográficos.

O livro de mórmon foi escrito recentemente (no século dezenove), por um único autor. Não há comprovação que os personagens descritos no livro existiram. Há trechos imensos copiados da bíblia. O livro se propõe a ser um complemento da bíblia (embora a bíblia se diga suficiente). O estilo literário, bem..., aquilo não tem nenhum estilo literário, é cheio de erros gramaticais e de ortografia.

Para o Corão, valem as mesmas observações que para o livro de mormon, só que ele foi escrito no século sete e não se propõe a ser complementar à bíblia.

Os outros livros eu não li, mas defendem a reencarnação, na qual eu não creio.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 23 de Julho de 2008, 20:28:26 »

Famado, você sabe que as palavras como "organização", "desorganização", "ordem" e "desordem", quando usadas em termodinâmica não tem o sentido usual que atribuímos a elas de organização macroscópica, não sabe?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 23 de Julho de 2008, 21:20:32 »
Bem, analisemos os diversos livros

A bíblia deve ser o livro mais antigo dos que vc citou.
A epopéia de Gilgamesh é mais antiga. Aliás, muitas lendas do Gênesis foram copiadas dela. Não tenho certeza sobre a idade dos Vedas, mas provavelmente já existia como tradição oral muito antes da bíblia, uma vez que a civilização do vale do Indo é uma das mais antigas que se tem notícia.

Mas mesmo que fosse mais antiga, não é argumento a favor. Deus só poderia inspirar um escritor antigo e não um moderno?

Ela se  propõe a ser inerrante e suficiente para os anseios humanos. Não há erros ou contradições.
Isso é você que afirma baseado justamente no que falei acima, "reinterpretar" os erros e contradições como metáforas ou produto cultural. E é exatamente isso que é possível fazer com qualquer outro livro sagrado. Então a questão continua, se a bíblia é um conjunto de tradições, mitos e lendas dos hebreus, onde está a infalibilidade, o dedo de Deus que a diferencia dos demais textos?

Não é na verdade um livro, mas uma coletânea de livros. O estilo literário de cada um é rebuscado. Não há erros gramaticais ou ortográficos.
Isso não serve como argumento a favor, obviamente a bíblia passou por revisões gramaticais e ortográficas tanto na cópia para o grego quanto na tradução para o latim e o inglês. Sem contar que outros textos, como os Veda, também têm estilo rebuscado e sofisticado, além de reflexões filosóficas.

O livro de mórmon foi escrito recentemente (no século dezenove), por um único autor. Não há comprovação que os personagens descritos no livro existiram. Há trechos imensos copiados da bíblia. O livro se propõe a ser um complemento da bíblia (embora a bíblia se diga suficiente). O estilo literário, bem..., aquilo não tem nenhum estilo literário, é cheio de erros gramaticais e de ortografia.
Como disse, nem idade nem gramática e ortografia são argumentos contrários. Também aqui poderia argumentar (como você mesmo fez com várias passagens bíblicas) que Deus preferiu manter os erros gramaticais e o estilo para respeitar o contexto cultural do seu profeta e dos seus seguidores, algo como "Deus falando na língua do povo e para o povo".

Quanto a comprovação da existência de personagens, o mesmo é válido para a bíblia. Quais as evidências da existência de Adão, Set, Caim, Jacó, Abraão, Moisés e tantos outros?

Para o Corão, valem as mesmas observações que para o livro de mormon, só que ele foi escrito no século sete e não se propõe a ser complementar à bíblia.
Idem para os comentários.

Mas isso também não é argumento contrário a eles.

Você ainda não mostrou o diferencial da bíblia. Se ela é um conjunto de tradições, lendas e mitos dos hebreus, igual as demais escrituras sagradas de outros povos, por que ela deveria ser considerada infalível e os outros não?

Afinal posso reinterpretar cada um desses textos sagrados como metáforas e contextos culturais para eliminar os erros e contradições e alegar que cada um deles é infalível e inspirado por uma deidade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #189 Online: 23 de Julho de 2008, 21:38:22 »
Levando em conta que a primeira gramática da qual se tem notícia é um livro religioso e que este livro não é a Bíblia é estranho usar a correção gramatical da Bíblia como argumento em defesa da sua superioriddade em relação aos demais escritos religiosos... Mas como o próprio Famado já admitiu que a lógica não é base de suas argumentações.
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 07:27:19 por Donatello van Dijck »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 23 de Julho de 2008, 21:52:18 »
Em que pese o desprezo de vcs por todos que professam crença em um criador, esta sua ilustração mostra que há muita gente imparcial, por exemlo os jornalistas, que considera que os argumentos criacionistas não são desprezíveis.

Eu não desprezo os que professam crença em um criador.  Apenas não gosto de argumentos criacionistas que já se mostraram falhos.   :ok:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 23 de Julho de 2008, 23:12:17 »
Tenho uma Galileu de alguns anos atrás,  que tem um artigo sobre evolucionismo e criacionismo. Neste artigo eles citam, um argumento do matemático e astrônomo Fred Hoyle, no qual ele calcula a possibilidade da formação de uma molécula de proteína ao acaso. A possibilidade é absurdamente pequena. Na época isto me pareceu um bom argumento contra o aparecimento da vida sem um designer . Este argumento ficou conhecido como o argumento do Boeing 747. Só depois de alguns anos  é que eu comprei o livro do Richard Dawkins onde ele explicava com maestria  qual o erro deste argumento. Não eram as contas em si que estavam  erradas  e sim as premissas básicas que fundamentavam o cálculo.  O argumento do Boeing 747 caiu por terra totalmente.  O livro em questão é  “O Relojoeiro Cego”  editado no Brasil pela da Companhia das Letras e cuja edição original é de 1986 (eu só o comprei no ano passado em 2007). Os jornalistas da Galileu tinham a obrigação de saber  que tal argumento já tinha sido refutado e tinham que ter publicado isso. Entretanto não o fizeram . Tampouco o sites criacionistas apresentam a refutação brilhante deste ultrapassado argumento . Pelo contrário  os sites criacionistas  continuam a apresentá-lo  como se fosse válido,  demonstrando com isso ou ignorância ou desonestidade intelectual .  :no:

Posteriormente o feitiço virou contra o feiticeiro e o argumento do Boeing 747 foi usado por Richard Dawkins  contra a crença na existência de algum deus, o qual ele apresenta no seu livro “Deus um Delírio”.  :twisted:

Num encontro patrocinado pela fundação Templetom  Richard Dawkins apresentou a sua versão do argumento do Boeing 747 aplicada  a deus ou deuses para vários teólogos,  estes ficaram sem resposta  aceitável para o problema.  :no:

A essência do argumento do Boeing 747 é a extremamente baixa possibilidade de algo complexo ter surgido de uma só vez (ou sempre existido) , e não evoluído aos poucos  a partir de algo simples.     :) 

8-)

Não vejo despreso em uma crença pessoal....mas dá pra perceber um certo desprezo seu por quem não acredita no mesmo que voce, desprezo pela ciencia...é aquele toque de arrogancia que acomete quem acha que tem as respostas pra tudo...Não que eu te considere arrogante, voce tem sido educado, mas me refiro a postura.

a proposito, jornalistas deveriam ser realmente imparciais, alguns são...mas a maioria quer vender noticias, e polemica, mesmo que "forçada" vende jornal.
As pessoas mais ingenuas se deixam levar, afinal saiu no jornal/internet/tv então deve ser verdade....

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #192 Online: 23 de Julho de 2008, 23:15:25 »

Em termos comerciais não é mesmo.

Tem outros exemplos , como a "Isto É" falando que a ciência reconhece o espiritismo. E por aí vai.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 24 de Julho de 2008, 07:02:06 »
A entropia, no geral, está aumentando, mas, enquanto a energia circula de um ponto a outro, organizações temporárias acontecem.
Somos frutos de uma organização temporária. Somos apenas uma piscadela. Surgimos e vamos desaparecer logo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 24 de Julho de 2008, 07:04:04 »
Jornalistas querem vender jornais e revistas, e alguns jornalistas são menos criteriosos com relação ao que publicam.
A "Scientific American" jamais publicaria essas besteiras sensacionalistas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 24 de Julho de 2008, 07:10:02 »
Quanto à plausibilidade, considero que não há lógica newtoniana em Deus, mas na MQ e na relatividade também não há e ninguém aqui reclama não é mesmo?
A MQ e a relatividade são expansões da teoria newtoniana, e não uma negação.
Ou melhor, Newton é um caso particular da Relatividade e a MQ é algo que tem lógica, já que existe e é até utilizada para fins práticos, apenas não é algo simples de se entender.
E Deus? Bem, Deus é apenas uma hipótese.
Já te disse, a bíblia é muito simples, compare as profecias bíblicas com a história das nações que dominaram Israel. Tudo já se cumpriu, não sobrou nada. Apenas o delírio dos literalistas que causam confusão na cabeça de quem não conhece a bíblia, como muitos aqui.
Se você distorcer bem as coisas, qualquer profecia parece se cumprir um dia. Esta é apenas a sua opinião sobre esta profecia. Outros "interpretadores" discordam de você.
Comparando a bíblia com a história dos impérios que dominaram Israel naquela época, Jesus se encaixa direitinho nas professias relativas ao Messias.
Errado. O messias profetizado viria libertar Israel e levá-la a dominar o mundo, mas Jesus "disse" que seu reino não é deste mundo. Morreu sem lutar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 24 de Julho de 2008, 07:19:32 »
A bíblia deve ser o livro mais antigo dos que vc citou.
Os Vedas foram escritos na mesma época em que a Bíblia começou a ser escrita, mas a religião hindu já existia há milhares de anos.
O zoroastrismo também já existia, na época.
Ela se  propõe a ser inerrante e suficiente para os anseios humanos. Não há erros ou contradições. Não é na verdade um livro, mas uma coletânea de livros. O estilo literário de cada um é rebuscado. Não há erros gramaticais ou ortográficos.
Ela está cheia de absurdos e contradições, ainda que você insista em negá-los. O fato de não conter erros gramaticais não significa nada, após tantas traduções e adaptações, e também não impede que seja uma ficção.
O livro de mórmon foi escrito recentemente (no século dezenove), por um único autor. Não há comprovação que os personagens descritos no livro existiram.
Nem na Bíblia, embora alguns personagens secundários sejam históricos. Quem garante que Abraão e Moisés existiram?
Suas vidas se baseiam em mitos existentes em outras culturas.
Há trechos imensos copiados da bíblia.
A Bíblia tem imensos trechos copiados de outros mitos.
O livro se propõe a ser um complemento da bíblia (embora a bíblia se diga suficiente). O estilo literário, bem..., aquilo não tem nenhum estilo literário, é cheio de erros gramaticais e de ortografia.
E daí? E o verdadeiro Deus aparecer para um semi-analfabeto?
Pelo contrário: ele complementa a Bíblia. É a "última mensagem de Deus aos homens", como eles dizem.
Sua descrença não os invalida por si só.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #197 Online: 24 de Julho de 2008, 10:39:16 »
Os absurdos e contradições da bíblia são aqueles que vcs pontam aqui? Ah tá!

Bem, pra quem acha que o Jesus histórico não existiu, os demais personagens da bíblia obviamente seriam delirio de um romancista qualquer não é mesmo? Na verdade, é mais provável de terem existido Nefi e Lehi, os precursores de Cristóvão Colombo, segundo o livro de mórmon, não e mesmo? Aliás, será que Pedro Álvares Cabral existiu? Alguém fotografou? Pois é, porque aquele monte de cartas e documentos podem ser pura lenda.

Quanto ao Corão, ele pode ser considerado pelos muçulmanos a "última mensagem de Deus aos homens", mas o islamismo não reconhece qualquer autoridade na bíblia (apesar de tê-la copiado), então o Corão não se propõe a complementá-la!

E por último, só falei da minha crença, porque vcs me perguntaram o que eu achava dos outros livros.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #198 Online: 24 de Julho de 2008, 10:45:15 »
A entropia, no geral, está aumentando, mas, enquanto a energia circula de um ponto a outro, organizações temporárias acontecem.
Somos frutos de uma organização temporária. Somos apenas uma piscadela. Surgimos e vamos desaparecer logo.
Então a entropia do universo é alta? Ou é baixa? Qual é a entropia maior, uma sopa de partículas ou os sistemas estelares organizados, a perfeita distribuição de galáxias, enfim. A organização é baixa ou é alta?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 24 de Julho de 2008, 10:56:35 »
Os absurdos e contradições da bíblia são aqueles que vcs pontam aqui? Ah tá!

Bem, pra quem acha que o Jesus histórico não existiu, os demais personagens da bíblia obviamente seriam delirio de um romancista qualquer não é mesmo? Na verdade, é mais provável de terem existido Nefi e Lehi, os precursores de Cristóvão Colombo, segundo o livro de mórmon, não e
mesmo?

Certamente não tem nenhum cético ou ateu do Clube Cético que ache minimamente provável que essas tolices do livro dos mórmons   :biglol:  sejam verídicas.    :no:

Aliás, será que Pedro Álvares Cabral existiu? Alguém fotografou? Pois é, porque aquele monte de cartas e documentos podem ser pura lenda.

Há elementos fantásticos na história de Pedro Álvares Cabral?  :?:   :)

Há algo que vai contra alguma lei da Física, Química ou fatos conhecidos da Biologia, Geografia, Geologia, Paleontologia ;  ou contra a capacidade técnica da época?  :?:   :)

« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 11:09:33 por Helder »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!