Se voce quiser prosseguir, gostaria de perguntar se voce considera que a meditacao para quem nao a conhece nem a experimentou é como as cores para um cego ou os sons para o surdo.
Cara, novamente eu digo que depende de o que chamamos de "meditação". Para mim, meditar envolve entre outras coisas, a atenção, então quando estamos atentos ao mundo e a nós mesmos surgem insights a partir dessas observações que modificam nossa visão de mundo, uma pessoa que trabalha o dia inteiro, que chega em casa e cuida dos filhos, da mulher, que está sempre envolvida em atividades e não tem tempo para PARAR, tem menos tempo para observar o mundo e a si mesmo, portanto é de se esperar que tais insights não surjam. Esse é um exemplo.
Além disso, a meditação é uma das muitas ferramentas no que se refere ao auto-conhecimento. É bastante claro, como eu disse a alguns posts atras, que o processo do pensar é automatico, mas quando estamos envolvidos com tais pensamentos nós achamos que somos nós mesmos ( entidades separadas ) que pensam, mas quando estamos atentos e observamos sem nos envolver com esse processo, surgem também insights de como é seu funcionamento, e com isso a nossa clareza a isso também aumenta. E nós não nos envolvemos somente com nossos pensamentos, nós nos envolvemos com o corpo, com as sensações etc etc, quando nos observamos em julgamento algum, surgem também insights a esse respeito.
Além disso, podemos observar nosso próprio conteudo mental, nossos desejos, nossas frustrações, nossa ignorância, nosso sofrimento etc etc, observando essas coisas sem julgamento estamos sempre atentos e sempre aprendendo a cerca de nós mesmos e com isso ocorrem transformações na nossa maneira de ser e lidar com o mundo.
Isso são exemplos de coisas simples que estão presentes em todos os momentos das nossas vidas, não dependem de nenhuma religião ou ideologia especifica, isso é bastante claro apesar de existirem pessoas insistirem em não ver o óbvio.
Indo além disso existem os estados alterados de consciência, ou estados meditativos de absorção mental. Chegar num estado desse de concentração é bem dificil, não requer apenas vontade, requer esforço e não existe maneira desses estados de concentração se manifestarem se levo uma vida de louco e a noite chego em casa e tento meditar, tem que existir uma harmonia em todos os momentos da vida, isso tambem é bastante claro. Esses estados de absorção fazem com que nos voltemos inteiramente ao nosso interior, os sentidos são deixados de lado e vamos na direção inversa do que estamos acostumados na nossa consciência cotidiana, então novamente digo que isso tem que ser experimentado diretamente.
Nesses estados a clareza mental é absurda, agora imagine por exemplo tentar descrever o que é a Libertação, ou o Nirvana. De que adiantam as descrições se não experimentarmos aquilo por nós mesmos? Para mim é claro que essas coisas estão longe de depender de uma religião ou ideologia especifica, mas isso não impede que o conhecimento a respeito do assunto seja reunido para servir como fonte de informação para outras pessoas, assim como acontece na ciência. Se quiser continuar esse assunto podemos abrir outro tópico, mas não adianta vir alguem que só tem um conhecimento superficial sobre o assunto querendo dar uma de cético que duvida de tudo e falar que tudo isso são groselhas.
Abraços.