Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108832 vezes)

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Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1025 Online: 16 de Outubro de 2019, 17:29:17 »
[Dr. Bezerra sous son nom de plume Max n'O Paiz]
O Espiritismo é Ciência experimental que procede da observação dos fatos, que sujeita todos os seus princípios à prova da observação e da experiência científica.:ok:
Portanto tem que e QUER produzir resultados cuja verificabilidade seja independente de Fé. Pelo menos em sua concepção original desde Kardec e passando pelo eminente Dr. Bezerra como vemos, o Espiritismo não foi (será que não é + :?: :?: :?: 🤔) algo proposto somente pra um segmento Crente :no:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 17:38:24 por Gorducho »

Offline Geotecton

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1026 Online: 16 de Outubro de 2019, 17:46:39 »
Isso nem tem nexo lógico.

A DE detalha coisas que é incapaz de provar.

Fato.

Independe de quererem ou não provar alguma coisa "aos céticos," versus se contentar com quem acredita em qualquer coisa (fadas, bonecos de papel machê, etc).

Tapear aqueles suscetíveis à tapeação =/= provar
A diferença é que o Espiritismo é toda uma doutrina que segue critérios e métodos rigorosos de estudo, enquanto que fadas, dragões etc são apenas contos populares frutos da imaginação.
[...]

Falso.

Não existem 'critérios e métodos rigorosos de estudos' alternativos ao método científico. E este, quando aplicado ao espiritismo, lhe é devastador.

Além disto, fadas e fantasmas já fizeram parte do espiritismo no final do século XIX, com imagens e "explicações" ridiculamente constrangedoras.


Nas próprias palavras de Kardec.

"Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental.
[...]

Completamente falso.

Não foi assim no século XIX.

Não é assim até hoje.


"Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as consequências e busca as aplicações úteis."
[...]

Hahahaha.

Se não tem uma explicação pelas 'leis conhecidas' (sic), como é que ele pode explicar algo novo baseado em Ciência?


"Não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios. Não foram os fatos que vieram a posteriori confirmar a teoria: a teoria é que veio subsequentemente explicar e resumir os fatos."
[...]

Não há uma só evidência científica de espíritos, reencarnação, perispírito, etc.

E pelo visto a "teoria espírita" falha vergonhosamente em um dos principais aspectos de uma teoria científica: capacidade previsional.


"É, pois, rigorosamente exato dizer se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas."
[...]

Asneiras e que podem ser constatadas, por exemplo, no constrangedor 'Esboço Geológico da Terra', no qual os espíritos "apresentam informações" (sic) sobre a Geologia, informações estas que já estavam ultrapassadas no seu próprio tempo.


"(8) Apliquei a essa nova ciência, como o fizera até então, o método experimental; nunca elaborei teorias preconcebidas; observava cuidadosamente, comparava, deduzia consequências; dos efeitos procurava remontar às causas, por dedução e pelo encadeamento lógico dos fatos, não admitindo por válida uma explicação, senão quando resolvia todas as dificuldades da questão"
[...]

Puro 'blá-blá-blá'.


Já o ateísmo, além de ser somente uma crença vazia, sem método algum, pois se baseia apenas na negação - é a parte mais fanática das vertentes que não acreditam em Deus. É o lado fanático, , extremo de todas as vertentes não deístas.

Ou seja, existe o ceticismo, que é a versão moderada, e o extremo-ceticismo, que é o ateísmo, a versão fanática.

Em comparação, seria a EXTREMA-DIREITA ou  EXTREMA-ESQUERDA na política, ou seja, é uma crença que não merece a menor apreciação.

Mais retórica vazia.

Ateísmo é simplesmente não aceitar as existência de deuses, seja pela absoluta falta de evidências científicas, seja pela análise das contradições entre as diversas ideias e 'descrições' de divindades, mesmo aquelas com as mais 'sofisticadas elaborações', como as da metafísica cristã.

Nada mais.
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Offline Geotecton

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1027 Online: 16 de Outubro de 2019, 17:47:48 »

Sim, o espiritismo é fruto de muita observação:

RESPOSTAS DO LIVRO DOS ESPÍRITOS

"539. A produção de certos fenômenos, das tempestades, por exemplo, é obra de um só Espírito, ou muitos se reúnem, formando grandes massas, para produzi-los?
“Reúnem-se em massas inumeráveis.”


E influenciam pensamentos daqueles que não ser fulminados por raios ou balas de revolver:

"527. Tomemos outro exemplo, em que não entre a matéria em seu estado natural. Um homem tem que morrer fulminado pelo raio. Refugia-se debaixo de uma árvore.
Estala o raio e o mata. Poderá dar-se tenham sido os Espíritos que provocaram a produção do raio e que o dirigiram para o homem?

“Dá-se o mesmo que anteriormente. O raio caiu sobre aquela árvore em tal momento, porque estava nas leis da Natureza que assim acontecesse. Não foi encaminhado para
a árvore, por se achar debaixo dela o homem. A este, sim, foi inspirada a idéia de se abrigar debaixo de uma árvore sobre a qual cairia o raio, porquanto a árvore não deixaria de ser
atingida, só por não lhe estar debaixo da fronde o homem.”

528. No caso de uma pessoa mal-intencionada disparar sobre outra um projetil que apenas lhe passe perto sem aatingir, poderá ter sucedido que um Espírito bondoso
haja desviado o projetil?

“Se o indivíduo alvejado não tem que perecer desse modo, o Espírito bondoso lhe inspirará a idéia de se desviar, ou então poderá ofuscar o que empunha a arma, de sorte a
fazê-lo apontar mal, porquanto, uma vez disparada a arma, o projetil segue a linha que tem de percorrer.”

Colega, isso são TEORIAS E HIPÓTESES, certo. Você já deve ter visto disso em seus estudos científicos. De vidas em outros planetas, de universos paralelos, de que esse mundo é uma simulação de seres do futuro etc. São teorias e hipóteses baseadas em observações.

Isto inclui afirmar que Mozart vive em Júpiter, por exemplo?
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Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1028 Online: 16 de Outubro de 2019, 17:52:58 »
Colega, isso são TEORIAS E HIPÓTESES, certo. Você já deve ter visto disso em seus estudos científicos. De vidas em outros planetas, de universos paralelos, de que esse mundo é uma simulação de seres do futuro etc. São teorias e hipóteses baseadas em observações.
:no: O Pentateuco e particularmente o LE
ÉCRIT SOUS LA DICTÉE ET PUBLIÉ PAR L'ORDRE D'ESPRITS SUPÉRIEURS
é canon. Kardec não apresenta a Codificação como mera hipótese especulativa. Ademais os espíritos superiores têm a vantagem de poderem OLHAR nos globos — além do que eles conversam c/seus pares, lógico. Se não, se fosse só pra especular, por especular chutando, ¿pra que evocar eles?
Basta a gente se reunirmos, abrir 1 (ou 2 melhor...) garrafa(s) de whisky e... hipotetizar :|
Citação de: Sr. Geotecton
Isto inclui afirmar que Mozart vive em Júpiter, por exemplo?
O espirito superior VAI em Júpiter e OLHA. Essa é a vantagem, se não não teria por que o Kardec ter evocado eles.
VÊ na casa do Cervantes aqueles macaquinhos que jogam bilboquê. Não é HIPÓTESE :no:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 17:59:10 por Gorducho »

Offline Micrômegas

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1029 Online: 16 de Outubro de 2019, 18:16:58 »
Colega, isso são TEORIAS E HIPÓTESES, certo. Você já deve ter visto disso em seus estudos científicos. De vidas em outros planetas, de universos paralelos, de que esse mundo é uma simulação de seres do futuro etc. São teorias e hipóteses baseadas em observações.
:no: O Pentateuco e particularmente o LE
ÉCRIT SOUS LA DICTÉE ET PUBLIÉ PAR L'ORDRE D'ESPRITS SUPÉRIEURS
é canon. Kardec não apresenta a Codificação como mera hipótese especulativa. Ademais os espíritos superiores têm a vantagem de poderem OLHAR nos globos — além do que eles conversam c/seus pares, lógico. Se não, se fosse só pra especular, por especular chutando, ¿pra que evocar eles?
Basta a gente se reunirmos, abrir 1 (ou 2 melhor...) garrafa(s) de whisky e... hipotetizar :|
Citação de: Sr. Geotecton
Isto inclui afirmar que Mozart vive em Júpiter, por exemplo?
O espirito superior VAI em Júpiter e OLHA. Essa é a vantagem, se não não teria por que o Kardec ter evocado eles.
VÊ na casa do Cervantes aqueles macaquinhos que jogam bilboquê. Não é HIPÓTESE :no:


Eu quis dizer que essas citações não são tão diferentes de hipóteses e teorias científicas. A mim soa mais estranho dizer que somos uma simulação de seres inteligentes do futuro do que dizer que tempestades são produzidas por massas de espíritos.
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gigaview

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1030 Online: 16 de Outubro de 2019, 18:30:16 »
Gorducho, por favor me esclareça...

Os seres elementais fizeram parte do repertório de crenças do espiritualismo inglês, possivelmente por influência da teosofia/magia. As fadas de Cottingley, por exemplo, foram fotografadas logo após os pais das meninas assistirem a uma palestra teosófica na cidade. O espiritismo (Kardec) abraça idéias em algum ponto da doutrina? Alguma coisa na Revista Espírita? Pergunto porque Conan Doyle era inglês, espírita e fã das fadas. Ou simplesmente ele misturou tudo?

Você sabe de algum experimento vitoriano/pós-vitoriano com efeitos atribuídos à ação de elementais?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1031 Online: 16 de Outubro de 2019, 18:32:49 »
Citação de: Sr. Micrômegas
Eu quis dizer que essas citações não são tão diferentes de hipóteses e teorias científicas.
São, são diferentes, pois é relato de quem SABE.
Em Ciências não se fica PERGUNTANDO, SE INVESTIGA. O Kardec não fazia isso: ele ficava PERGUNTANDO pros espíritos.
E temos que supor que esses espíritos de fato sabem do que falam, se não não teria nenhum sentido elaborar uma Doutrina encima de meros palpites, certo  :?:
« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 19:13:34 por Gorducho »

Offline Gigaview

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1032 Online: 16 de Outubro de 2019, 18:39:13 »
Citação de: Sr. Micrômegas
Eu quis dizer que essas citações não são tão diferentes de hipóteses e teorias científicas.
São, são diferentes, pois é relato de que SABE.
Em Ciências não se fica PERGUNTANDO, SE INVESTIGA. O Kardec não fazia isso: ele ficava PERGUNTANDO pros espíritos.
E temos que supor que esses espíritos de fato sabem do que falam, se não não teria nenhum sentido elaborar uma Doutrina encima de meros palpites, certo  :?:

Isso prova que o Micrômegas continua viajando na maionese.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1033 Online: 16 de Outubro de 2019, 19:00:51 »
Os seres elementais fizeram parte do repertório de crenças do espiritualismo inglês, possivelmente por influência da teosofia/magia. As fadas de Cottingley, por exemplo, foram fotografadas logo após os pais das meninas assistirem a uma palestra teosófica na cidade. O espiritismo (Kardec) abraça idéias em algum ponto da doutrina? Alguma coisa na Revista Espírita? Pergunto porque Conan Doyle era inglês, espírita e fã das fadas. Ou simplesmente ele misturou tudo?
No kardecismo é uma questão de FUNÇÃO (circunstancial, claro) e "evolução" do espírito, visto que metafisicamente a natureza de todos os espíritos é a mesma a partir do LE-2 — depois do Origem, claro. No LE-1 antes do Origem "animais" eram metafisicamente distintos de nós espíritos hominais, como deverá saber...
[LE-1]
66 — L'idée des gnomes, des sylphes et autres génies créés par l'imagination semblerait avoir sa source dans la connaissance acquise ou dans l'intuition des diverses fonctions des esprits ?
« Sans doute ; dans ce que vous appelez des fables il y a souvent de grandes vérités. La plupart ont leur source dans la révélation des choses d'en haut, mais on les a prises à la lettre ; c'est là le tort. »

Comentário do Kardec à resposta do espírito:
L'idée des fonctions que remplissent les esprits, comme la doctrine spirite elle-même, se retrouve, sous des formes diverses, dans la croyance de tous les peuples et à tous les âges, avec cette différence qu'on a fait des êtres distincts de ce qui n'est qu'un attribut temporaire. C'est ainsi que l'imagination a créé les gnomes, les sylphes, les nymphes et toute la phalange des génies.
Citar
Você sabe de algum experimento vitoriano/pós-vitoriano com efeitos atribuídos à ação de elementais?
:no:
QUE EU SAIBA poltergeists podem ser produzidos por elementais; + EXPERIMENTOS feitos (pela SPR, say) não conheço.
Perguntei pra Administração do OP pois é interessante dúvida🤔
« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 23:09:29 por Gorducho »

Offline Fenrir

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1034 Online: 16 de Outubro de 2019, 21:28:18 »
O espiritismo não controla os espiritos e isso põe por terra a possibilidade de fazer experimentos com eles...
Curioso, digno de nota, que isso jogue a ciência para escanteio, ao mesmo tempo em que a DE fica incólume.

Dito de outra forma, pergunte aos espíritos que eles respondem - se o assunto da resposta for os pressupostos da DE, ta certo. Nesse caso o não poder controlar o espírito deve ser só um detalhe secundário e isso não abala em nada a confiabilidade das respostas.
Como o Sr Gorducho bem notou, não há investigação, só se fazem perguntas e aguardam as respostas, meio que como uma consulta a um oráculo - é o que me veio a cabeça.

Já se o acesso ao espírito fizesse parte de um experimento visando testar a validade da DE, dentre outras coisas, isso não dá porque não se pode controlar os espíritos, porque a providencia impede, etc, etc.

Dois pesos, duas medidas - Conveniente, não?

E chamem o leão da montanha. Ele tem a manha disso ai.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 21:34:32 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

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Offline Marciano

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1035 Online: 16 de Outubro de 2019, 22:23:59 »
Quando Alice protestou em Através do espelho dizendo que “ninguém pode acreditar em coisas impossíveis”, a Rainha Branca tentou corrigir sua afirmação. “Eu diria que você nunca praticou bastante”, ela disse. “Quando eu tinha a sua idade praticava sempre meia hora por dia. Às vezes me acontecia acreditar em mais de seis coisas impossíveis antes do café da manhã.”
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Offline Micrômegas

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1036 Online: 16 de Outubro de 2019, 23:33:08 »
Em Ciências não se fica PERGUNTANDO, SE INVESTIGA
O Kardec não fazia isso: ele ficava PERGUNTANDO pros espíritos.
Kardec passou a vida toda investigando esses fenômenos. Outra coisa é que essas investigações não estão delimitadas nas investigações de Kardec. Várias pessoas sérias também investigaram os fenômenos espíritas, tanto do meio científico ou não. Dizer que ele só ficava "fazendo perguntas para os espíritos" demonstra muito desconhecimento.
É claro que ele não tinha um LHC a sua disposição, se é isso que você se refere como investigação científica.

Citar
São, são diferentes, pois é relato de quem SABE.
Isso é tão relativo que nem vou entrar nesse assunto.

Citar
E temos que supor que esses espíritos de fato sabem do que falam, se não não teria nenhum sentido elaborar uma Doutrina encima de meros palpites, certo  :?:
Obviamente.

« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 23:37:20 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1037 Online: 17 de Outubro de 2019, 06:53:14 »
Citação de: Sr. Micrômegas
Eu quis dizer que essas citações não são tão diferentes de hipóteses e teorias científicas.
São, são diferentes, pois é relato de que SABE.
Em Ciências não se fica PERGUNTANDO, SE INVESTIGA. O Kardec não fazia isso: ele ficava PERGUNTANDO pros espíritos.
E temos que supor que esses espíritos de fato sabem do que falam, se não não teria nenhum sentido elaborar uma Doutrina encima de meros palpites, certo  :?:

Isso prova que o Micrômegas continua viajando na maionese.

"Ficar perguntando aos espíritos" tem tanta validade como metodologia científica quanto perguntar aos ETs, duendes, ler borras de café, bola de cristal.

Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1038 Online: 17 de Outubro de 2019, 09:59:26 »
Ou conversa de {bar, aeroporto, avião, comboio, chá-das-5-cortesia no lobby do hotel, ...}:
Um/uma/uns/umas caras se apresenta(m), diz(em) que É/SÃO Dr(ª)s disso, daquilo;
no país פ;
"da" Institution י;
e que tal coisa é assim-ou-assado PERIOD
Y nosotros salimos a repetir eso como una investigación científica nuestra ::)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2019, 10:23:47 por Gorducho »

Offline Gigaview

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1039 Online: 17 de Outubro de 2019, 10:14:04 »
Os seres elementais fizeram parte do repertório de crenças do espiritualismo inglês, possivelmente por influência da teosofia/magia. As fadas de Cottingley, por exemplo, foram fotografadas logo após os pais das meninas assistirem a uma palestra teosófica na cidade. O espiritismo (Kardec) abraça idéias em algum ponto da doutrina? Alguma coisa na Revista Espírita? Pergunto porque Conan Doyle era inglês, espírita e fã das fadas. Ou simplesmente ele misturou tudo?
No kardecismo é uma questão de FUNÇÃO (circunstancial, claro) e "evolução" do espírito, visto que metafisicamente a natureza de todos os espíritos é a mesma a partir do LE-2 — depois do Origem, claro. No LE-1 antes do Origem "animais" eram metafisicamente distintos de nós espíritos hominais, como deverá saber...
[LE-1]
66 — L'idée des gnomes, des sylphes et autres génies créés par l'imagination semblerait avoir sa source dans la connaissance acquise ou dans l'intuition des diverses fonctions des esprits ?
« Sans doute ; dans ce que vous appelez des fables il y a souvent de grandes vérités. La plupart ont leur source dans la révélation des choses d'en haut, mais on les a prises à la lettre ; c'est là le tort. »

Comentário do Kardec à resposta do espírito:
L'idée des fonctions que remplissent les esprits, comme la doctrine spirite elle-même, se retrouve, sous des formes diverses, dans la croyance de tous les peuples et à tous les âges, avec cette différence qu'on a fait des êtres distincts de ce qui n'est qu'un attribut temporaire. C'est ainsi que l'imagination a créé les gnomes, les sylphes, les nymphes et toute la phalange des génies.
Citar
Você sabe de algum experimento vitoriano/pós-vitoriano com efeitos atribuídos à ação de elementais?
:no:
QUE EU SAIBA poltergeists podem ser produzidos por elementais; + EXPERIMENTOS feitos (pela SPR, say) não conheço.
Perguntei pra Administração do OP pois é interessante dúvida🤔

 :ok: :ok: :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1040 Online: 17 de Outubro de 2019, 10:54:30 »
Administração de lá responde:
Desconheço qualquer experimento relativo à ação de elementais (fadas, sílfides, gnomos, elfos, é isso?). Havia uma mulher (já falecida) da terra do Haraldsson que dizia ver seres assim, mas ela nunca se submeteu a experimentos controlados.
:ok:
Bien sûr : RELATOS tem até nos Proceedings, + EXPERIMENTOS desconhecemos — no plural agora então.

Offline Andarilho-terrestre

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1041 Online: 17 de Outubro de 2019, 15:28:49 »
Em Ciências não se fica PERGUNTANDO, SE INVESTIGA
O Kardec não fazia isso: ele ficava PERGUNTANDO pros espíritos.
Kardec passou a vida toda investigando esses fenômenos. O
Não foi a vida toda não...

as vezes fico confuso  (Estudar sempre eis o lema.. tenho conclusão de curso desde o curso básico de espiritismo + 12 anos de outros cursos e ainda não sei isso)

O Kardec recebeu um monte de cadernos de seus colegas para montar o OLE ? Ele que fez todas as perguntas? Ou foram os tais colegas e ele compilou?

E as médiuns adolescentes utilizadas?



Offline Andarilho-terrestre

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1042 Online: 17 de Outubro de 2019, 15:38:12 »
Administração de lá responde:
Desconheço qualquer experimento relativo à ação de elementais (fadas, sílfides, gnomos, elfos, é isso?). Havia uma mulher (já falecida) da terra do Haraldsson que dizia ver seres assim, mas ela nunca se submeteu a experimentos controlados.
:ok:
Bien sûr : RELATOS tem até nos Proceedings, + EXPERIMENTOS desconhecemos — no plural agora então.

E aqueles seres "brincallhões" , os tais de gobelins ?

"Por certo não entra na mente das pessoas sensatas tomar ao pé da letra todas essas lendas, todas as histórias diabólicas e todos os contos ridículos que se repetem prazerosamente ao pé do fogo. Entretanto, esses fenômenos, dos quais somos testemunhas, provam que tais contos se baseiam em alguma coisa, pois aquilo que hoje se passa deve ter-se passado em outras épocas. Tire-se deles aquilo que de maravilhoso e fantástico lhes deu a superstição e ter-seão todos os caracteres, fatos e gestos de nossos Espíritos modernos: uns bons, benfeitores, obsequiosos, gostando de servir, como os bons Brownies; outros, mais ou menos maliciosos, brincalhões, caprichosos e mesmo maus, como os Gobelins da Normandia, que se encontram na Escócia sob o nome de Bogles, na Inglaterra como Bogherts, na Irlanda como Cluricaunes e na Alemanha como Pucks. Conforme a tradição popular, esses diabretes penetram nas casas onde procuram todas as ocasiões para as pilhérias de mau gosto. “Batem às portas, deslocam móveis, dão pancadas nos tonéis, marteladas no soalho e no forro, assoviam baixinho, soltam suspiros lamentosos, puxam as cortinas e os lençóis dos que estão deitados, etc.”.

O Boghert dos ingleses exerce suas perversidades principalmente contra as crianças, às quais parece ter aversão. “Frequentemente toma-lhes a fatia de pão com manteiga ou a tigela de leite; durante a noite agita as cortinas do leito; sobe e desce escadas com grande ruído; atira pratos e causa estragos nas casas”.

Em certos lugares da França, os Gobelins são considerados como espécies de demônios familiares que se tem o cuidado de alimentar com as mais delicadas iguarias, porque trazem aos seus amos trigo roubado no celeiro alheio. É realmente curioso encontrar esta velha superstição da Gália antiga entre os Borussianos do século X (os prussianos de hoje). Seus Koltkys, ou demônios familiares, também iam roubar trigo nos celeiros e o traziam às pessoas afeiçoadas."

Offline Micrômegas

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1043 Online: 17 de Outubro de 2019, 16:20:05 »
Administração de lá responde:
Desconheço qualquer experimento relativo à ação de elementais (fadas, sílfides, gnomos, elfos, é isso?). Havia uma mulher (já falecida) da terra do Haraldsson que dizia ver seres assim, mas ela nunca se submeteu a experimentos controlados.
:ok:
Bien sûr : RELATOS tem até nos Proceedings, + EXPERIMENTOS desconhecemos — no plural agora então.

Mas é claro que ele desconhece.

No próprio parágrafo que você postou Kardec já não afirma que esses seres não existem?


[LE-1]
66 — L'idée des gnomes, des sylphes et autres génies créés par l'imagination semblerait avoir sa source dans la connaissance acquise ou dans l'intuition des diverses fonctions des esprits ?
« Sans doute ; dans ce que vous appelez des fables il y a souvent de grandes vérités. La plupart ont leur source dans la révélation des choses d'en haut, mais on les a prises à la lettre ; c'est là le tort. »

Comentário do Kardec à resposta do espírito:
L'idée des fonctions que remplissent les esprits, comme la doctrine spirite elle-même, se retrouve, sous des formes diverses, dans la croyance de tous les peuples et à tous les âges, avec cette différence qu'on a fait des êtres distincts de ce qui n'est qu'un attribut temporaire. C'est ainsi que l'imagination a créé les gnomes, les sylphes, les nymphes et toute la phalange des génies.


Vocês estão fazendo piadas das suas próprias más interpretações.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2019, 16:22:38 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1044 Online: 17 de Outubro de 2019, 16:30:00 »
Administração de lá responde:
Desconheço qualquer experimento relativo à ação de elementais (fadas, sílfides, gnomos, elfos, é isso?). Havia uma mulher (já falecida) da terra do Haraldsson que dizia ver seres assim, mas ela nunca se submeteu a experimentos controlados.
:ok:
Bien sûr : RELATOS tem até nos Proceedings, + EXPERIMENTOS desconhecemos — no plural agora então.

E aqueles seres "brincallhões" , os tais de gobelins ?

"Por certo não entra na mente das pessoas sensatas tomar ao pé da letra todas essas lendas, todas as histórias diabólicas e todos os contos ridículos que se repetem prazerosamente ao pé do fogo. Entretanto, esses fenômenos, dos quais somos testemunhas, provam que tais contos se baseiam em alguma coisa, pois aquilo que hoje se passa deve ter-se passado em outras épocas. Tire-se deles aquilo que de maravilhoso e fantástico lhes deu a superstição e ter-seão todos os caracteres, fatos e gestos de nossos Espíritos modernos: uns bons, benfeitores, obsequiosos, gostando de servir, como os bons Brownies; outros, mais ou menos maliciosos, brincalhões, caprichosos e mesmo maus, como os Gobelins da Normandia, que se encontram na Escócia sob o nome de Bogles, na Inglaterra como Bogherts, na Irlanda como Cluricaunes e na Alemanha como Pucks. Conforme a tradição popular, esses diabretes penetram nas casas onde procuram todas as ocasiões para as pilhérias de mau gosto. “Batem às portas, deslocam móveis, dão pancadas nos tonéis, marteladas no soalho e no forro, assoviam baixinho, soltam suspiros lamentosos, puxam as cortinas e os lençóis dos que estão deitados, etc.”.

O Boghert dos ingleses exerce suas perversidades principalmente contra as crianças, às quais parece ter aversão. “Frequentemente toma-lhes a fatia de pão com manteiga ou a tigela de leite; durante a noite agita as cortinas do leito; sobe e desce escadas com grande ruído; atira pratos e causa estragos nas casas”.

Em certos lugares da França, os Gobelins são considerados como espécies de demônios familiares que se tem o cuidado de alimentar com as mais delicadas iguarias, porque trazem aos seus amos trigo roubado no celeiro alheio. É realmente curioso encontrar esta velha superstição da Gália antiga entre os Borussianos do século X (os prussianos de hoje). Seus Koltkys, ou demônios familiares, também iam roubar trigo nos celeiros e o traziam às pessoas afeiçoadas."



Leia novamente, meu caro.

Ele está negando a existência desses seres, e não admitindo.

____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Gigaview

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1045 Online: 17 de Outubro de 2019, 18:25:08 »
Administração de lá responde:
Desconheço qualquer experimento relativo à ação de elementais (fadas, sílfides, gnomos, elfos, é isso?). Havia uma mulher (já falecida) da terra do Haraldsson que dizia ver seres assim, mas ela nunca se submeteu a experimentos controlados.
:ok:
Bien sûr : RELATOS tem até nos Proceedings, + EXPERIMENTOS desconhecemos — no plural agora então.

Queria saber por que não foi aventada a hipótese de gnomos/ gobelins como autores dos taps no caso das irmãs Fox, logo no início, antes dos "espíritos" começarem a responder perguntas. Da mesma forma, por que em culturas com forte tradição folclórica, esses "seres" nunca despontaram como protagonistas do inexplicável. É bom lembrar que Monteiro Lobato, espírita fervoroso, incluiu o saci-pererê nas suas estórias mas desconheço se ele o incluía no rol de seus delírios espiritóides. Essas "criaturas" já tinham sido citadas como reais e classificadas por Paracelso.

Existe a Fairy Investigation Society.

http://www.strangehistory.net/2011/11/14/fairy-investigation-society/

Citar
Spiritualism
Spiritualism in the Western world began in the United States in 1848 and moved its way across the Atlantic to Britain in 1852. Spiritualism does not have a central organization, instead it is most like an ideology in which individualism is highly prized through religion.[3] Spiritualists believe in the preservation of the soul after death and that the soul continues to exist in the physical world. The rise of spiritualism influenced an interest in the West with all things mystical from ghosts and seances, tarot (Hermetic Order of the Golden Dawn), to fairies. The disillusionment of World War One continued to fuel the rise of spiritualism which correlates to the establishment and growth of the Fairy Investigation Society.

Cottingly Fairies
During World War One two young cousins from Cottingly England, Elsie Wright and Frances Griffiths, took photographs of themselves with cardboard cutouts of fairies in their garden. Elsie’s mother had shared the photos at a Bradford Theosophical Society meeting on nature spirits. They then gained the attention of Sir Arthur Conan Doyle, author of the Sherlock Holmes series and notable member of the Fairy Investigation Society. He published the photos along with an article in the 1920 Christmas edition of the Strand Magazine.[4] The photos made international headlines, and the Fairy Investigation Society acquired momentum toward its creation
.https://en.wikipedia.org/wiki/Fairy_Investigation_Society

Walt Disney era membro dessa sociedade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1046 Online: 17 de Outubro de 2019, 18:36:03 »
Administração de lá responde:
Desconheço qualquer experimento relativo à ação de elementais (fadas, sílfides, gnomos, elfos, é isso?). Havia uma mulher (já falecida) da terra do Haraldsson que dizia ver seres assim, mas ela nunca se submeteu a experimentos controlados.
:ok:
Bien sûr : RELATOS tem até nos Proceedings, + EXPERIMENTOS desconhecemos — no plural agora então.

E aqueles seres "brincallhões" , os tais de gobelins ?

"Por certo não entra na mente das pessoas sensatas tomar ao pé da letra todas essas lendas, todas as histórias diabólicas e todos os contos ridículos que se repetem prazerosamente ao pé do fogo. Entretanto, esses fenômenos, dos quais somos testemunhas, provam que tais contos se baseiam em alguma coisa, pois aquilo que hoje se passa deve ter-se passado em outras épocas. Tire-se deles aquilo que de maravilhoso e fantástico lhes deu a superstição e ter-seão todos os caracteres, fatos e gestos de nossos Espíritos modernos: uns bons, benfeitores, obsequiosos, gostando de servir, como os bons Brownies; outros, mais ou menos maliciosos, brincalhões, caprichosos e mesmo maus, como os Gobelins da Normandia, que se encontram na Escócia sob o nome de Bogles, na Inglaterra como Bogherts, na Irlanda como Cluricaunes e na Alemanha como Pucks. Conforme a tradição popular, esses diabretes penetram nas casas onde procuram todas as ocasiões para as pilhérias de mau gosto. “Batem às portas, deslocam móveis, dão pancadas nos tonéis, marteladas no soalho e no forro, assoviam baixinho, soltam suspiros lamentosos, puxam as cortinas e os lençóis dos que estão deitados, etc.”.

O Boghert dos ingleses exerce suas perversidades principalmente contra as crianças, às quais parece ter aversão. “Frequentemente toma-lhes a fatia de pão com manteiga ou a tigela de leite; durante a noite agita as cortinas do leito; sobe e desce escadas com grande ruído; atira pratos e causa estragos nas casas”.

Em certos lugares da França, os Gobelins são considerados como espécies de demônios familiares que se tem o cuidado de alimentar com as mais delicadas iguarias, porque trazem aos seus amos trigo roubado no celeiro alheio. É realmente curioso encontrar esta velha superstição da Gália antiga entre os Borussianos do século X (os prussianos de hoje). Seus Koltkys, ou demônios familiares, também iam roubar trigo nos celeiros e o traziam às pessoas afeiçoadas."



Leia novamente, meu caro.

Ele está negando a existência desses seres, e não admitindo.



Ele admite os fenômenos como verdadeiros mas sugere a eles outra causa. É assim que funciona a cabeça científica do cético Kardec.

Se uma porta bate sozinha não foi porque um gnomo fez aquilo, foi um espírito atuando através de um médium nas proximidades. E dane-se o vento.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1047 Online: 17 de Outubro de 2019, 18:45:41 »
:ok: um espírito #9ª [#103] + que não É metafisicamente um elemental.
Claro: tem os espíritos em estágio evolucionário "pré-hominal" so to say, como os que presidem os fenômenos naturais [#538 - 539 - 540] + que tb. não se encaixam neste conceito dentro deste sentido restrito (de "elementais").
Queria saber por que não foi aventada a hipótese de gnomos/ gobelins como autores dos taps no caso das irmãs Fox, logo no início, antes dos "espíritos" começarem a responder perguntas.
Tava "explodindo" na zona o modern spiritualism. Tem excelente apostila confeccionada por ex-colaborador lá do OP onde ele analisa a situação no Burned Over/Apalaches. Note que se irradiou dali...
Se quiser peça pro Administrador pois não tenho ela em mãos agora :oops:

Mas é claro que ele desconhece.

No próprio parágrafo que você postou Kardec já não afirma que esses seres não existem?
O Kardec... o que não impediria que outros grupos/entidades (e.g. SPR, IMI) tivessem feito experimentos. Foi este o teor do (pertinente) questionamento dele.

O Kardec recebeu um monte de cadernos de seus colegas para montar o OLE ?
Aparentemente :ok: neste ponto o filme tá :ok:
Citar
Ele que fez todas as perguntas? Ou foram os tais colegas e ele compilou?
Acredito que as 2 coisas — note que ele nunca disse ter feito as coisas sozinho.
Citar
E as médiuns adolescentes utilizadas?
Nem TÃO adolescentes :D conforme as informações históricas atualizadas que se tem:
[em 1856]
Caroline - 29 [nasc. 13/1/27]
Pélagie  - 27 [nasc. 5/10/29]
Cœlina/Célina Eugenie Béquet - 34 [nasc. 1/4/22]
« Última modificação: 17 de Outubro de 2019, 21:14:58 por Gorducho »

Offline JungF

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1048 Online: 18 de Outubro de 2019, 12:17:12 »
A ciência espírita não considera a matéria como objeto de seus estudos embora teça considerações sobre o que, não ocasião, se denominava Fluido Cósmico e que hoje identificamos como matéria escura. O conceito sobre ambos é idêntico afora a nomenclatura. Não digo isto para afirmar que o Espiritismo seja Ciência como a nossa, tradicional, mas é também uma ciência quanto ao método de observação investigativa e assim lidou com os fatos que lhe diziam respeito
Mas a semelhança para por aí.

Imaginem os senhores, por um instante, que a dimensão contígua à nossa, a espiritual, fosse uma realidade.
Quantas hipóteses, teorias e pesquisas não estariam a excitar nossa mente. Isto acontecia com os adeptos, na época de Kardec e, conveniente seria, da parte dos espíritos encarregados da formulação da nova doutrina filosófica/religiosa, apresentar, com os recursos da mediunidade, fatos que pudessem ser investigados e constatados.
É importante lembrar que a importância da DE não está nos fenômenos que, a despeito do ceticismo generalizado da parte dos religiosos da época, ocorriam com relativa frequência. Tudo lhes era propício e necessário.
Aqui é curioso notar que grande parte da classe científica da época aderia com entusiasmo e espontaneidade às assertivas espíritas. 
 
Todavia, a grande e talvez a maior importância da DE estaria na consolação e na esperança que trazia aos infortunados, ricos ou pobres, sábios ou simplórios, pois a todos a dor visita, indistintamente.
A lógica contida em seus ensinamentos contrariava o dogmatismo corrente e arregimentava simpatizantes aos milhares, em todos os rincões da Terra. Neste particular a Revue, que era publicada e distribuída mundo a fora produzia um considerável volume de correspondência, e por isto, infatigável trabalho aos responsáveis. Pela urgência das respostas, todas por carta, a supervisão sobre o conteúdo era escasso e cobraria seu preço, até aos dias de hoje.

Então, como disse anteriormente, supondo-se verdade o que a DE propunha, o campo para pequisas e hipóteses seria vastíssimo.
Esta é a ciência a que a DE se refere.
E é por isto que exigir provas materiais, nos dias de hoje raríssimas, é inconsistente, pois a DE labora no terreno da razão e da lógica, não da fé, e não da física.

Até hoje a origem e o entendimento de algumas poucas respostas oferecidas, mediunicamente, permanecem incertos, por razões culturais e de época.

Embora alguns teimem em negar, a DE se espalha lenta e gradualmente, mas de forma irreversível pois oferece ao homem o que ele, inconscientemente, mais procura: um sentido para sua vida, para todas as coisas maravilhosas ou corriqueiras, ainda incompreendidas em toda a sua extensão.

A Epistemologia espírita é excitante e desafiadora, mas é necessário nos desvestirmos dos preconceitos e ampliarmos os horizontes da mente, não para o que já sabemos, mas para a imensidão do que ainda desconhecemos.

O futuro do homem cerca-se de melhor expectativa hoje, pois ele se esforça por consolidar o respeito a si próprio e sua dignidade. Olha com certa compaixão para os que, emocionalmente imaturos e irreverentes, se desesperam ante as incertezas e o medo daquilo que desconhecem.

É o  que o Espiritismo oferece, sem pedir um tostão em troca.
Vamos pensar?
 
« Última modificação: 18 de Outubro de 2019, 12:20:53 por JungF »

Offline Sergiomgbr

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Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #1049 Online: 18 de Outubro de 2019, 12:39:18 »
A ciência espírita não considera a matéria como objeto de seus estudos embora teça considerações sobre o que, não ocasião, se denominava Fluido Cósmico e que hoje identificamos como matéria escura. O conceito sobre ambos é idêntico afora a nomenclatura. Não digo isto para afirmar que o Espiritismo seja Ciência como a nossa, tradicional, mas é também uma ciência quanto ao método de observação investigativa e assim lidou com os fatos que lhe diziam respeito
Mas a semelhança para por aí.

Imaginem os senhores, por um instante, que a dimensão contígua à nossa, a espiritual, fosse uma realidade.
Quantas hipóteses, teorias e pesquisas não estariam a excitar nossa mente. Isto acontecia com os adeptos, na época de Kardec e, conveniente seria, da parte dos espíritos encarregados da formulação da nova doutrina filosófica/religiosa, apresentar, com os recursos da mediunidade, fatos que pudessem ser investigados e constatados.
É importante lembrar que a importância da DE não está nos fenômenos que, a despeito do ceticismo generalizado da parte dos religiosos da época, ocorriam com relativa frequência. Tudo lhes era propício e necessário.
Aqui é curioso notar que grande parte da classe científica da época aderia com entusiasmo e espontaneidade às assertivas espíritas. 
 
Todavia, a grande e talvez a maior importância da DE estaria na consolação e na esperança que trazia aos infortunados, ricos ou pobres, sábios ou simplórios, pois a todos a dor visita, indistintamente.
A lógica contida em seus ensinamentos contrariava o dogmatismo corrente e arregimentava simpatizantes aos milhares, em todos os rincões da Terra. Neste particular a Revue, que era publicada e distribuída mundo a fora produzia um considerável volume de correspondência, e por isto, infatigável trabalho aos responsáveis. Pela urgência das respostas, todas por carta, a supervisão sobre o conteúdo era escasso e cobraria seu preço, até aos dias de hoje.

Então, como disse anteriormente, supondo-se verdade o que a DE propunha, o campo para pequisas e hipóteses seria vastíssimo.
Esta é a ciência a que a DE se refere.
E é por isto que exigir provas materiais, nos dias de hoje raríssimas, é inconsistente, pois a DE labora no terreno da razão e da lógica, não da fé, e não da física.

Até hoje a origem e o entendimento de algumas poucas respostas oferecidas, mediunicamente, permanecem incertos, por razões culturais e de época.

Embora alguns teimem em negar, a DE se espalha lenta e gradualmente, mas de forma irreversível pois oferece ao homem o que ele, inconscientemente, mais procura: um sentido para sua vida, para todas as coisas maravilhosas ou corriqueiras, ainda incompreendidas em toda a sua extensão.

A Epistemologia espírita é excitante e desafiadora, mas é necessário nos desvestirmos dos preconceitos e ampliarmos os horizontes da mente, não para o que já sabemos, mas para a imensidão do que ainda desconhecemos.

O futuro do homem cerca-se de melhor expectativa hoje, pois ele se esforça por consolidar o respeito a si próprio e sua dignidade. Olha com certa compaixão para os que, emocionalmente imaturos e irreverentes, se desesperam ante as incertezas e o medo daquilo que desconhecem.

É o  que o Espiritismo oferece, sem pedir um tostão em troca.
Vamos pensar?
Mas neeeeeeeeeemmm. Quer não!
Até onde eu sei eu não sei.

 

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