JungF, pelo que depreendo, você é um dos poucos crentes aqui. E parece ser espírita kardecista. Gostaria de lhe fazer algumas perguntas, se for do seu agrado responder.
Sou o que você chama de cético/ateu, mas não estou provocando-o para debate ou fazendo chacota, é curiosidade, para que eu entenda melhor vocês, os crentes. Não precisa responder, se achar que não deve.
Nenhum problema, mesmo porque seus questionamentos são razoáveis.
Sou, como muitos outros, um crente crítico, que ao contrário do entendimento dos céticos/ateus, não aceita a fé como simples instrumento de auto-engano, conforto adicional e ingênua esperança por algo que, no fundo, não acredita. Isto seria irracionalidade.
Você vê alguma influência da água benta no conceito da água fluidificada?
A DE ensina que a água tem a propriedade de assimilar recursos energéticos específicos os quais conjugam valores do pensamento positivo que beneficiarão a saúde física e mental de seu usuário.
Você acredita em homeopatia? Se sim, acha que ela atua no corpo físico mesmo ou no perispírito?
Não vejo com simpatia o fato de pessoas deixarem de recorrer à medicina tradicional, embora saibamos que grande parte dos fármacos têm origem nas plantas, ditas medicinais. Obviamente, não procurar um oncologista na esperança de que as ervas curarão seu câncer é rematada ignorância.
Você acha que existe um forte movimento igrejista atualmente no espiritismo, que o está tornando em uma religião inspirada no catolicismo romano e que diverge fundamentalmente da D.E. codificada pelo Senhor Rivail?
Não de forma tão generalizada quanto a crítica faz parecer, aliás, crítica essa oriunda dos meios mais ortodoxos do Espiritismo.
Igrejismo, é fenômeno que ocorre nos dois sentidos pois inúmeros religiosos de outras denominações frequentam as palestras espíritas, tomam passes, mas também frequentam "terreiros".
Você nasceu em uma família e/ou ambiente espírita ou foi levado até o espiritismo por outra razão?
Apenas a literatura espírita, mais conceituada. A forma como tive acesso à estes livros mereceria um post, de tão impressionante.
Também digo conceituada, pois essa literatura é um filão pródigo a ser explorado pelos espertalhões.
Você concorda com músicas (principalmente as chamadas mediúnicas, ou seja, recebidas por médiuns, mas compostas por espíritos desencarnados) em palestras espíritas?
De forma nenhuma. Há, contudo, que se ser tolerante compreendendo que as pessoas têm níveis diferentes de compreensão e suas necessidades precisam ser atendidas. Até que o esclarecimento surja, com o tempo.
Você conhece o racionalismo cristão e Luiz de Mattos?
Em caso positivo, acha que são pessoas sérias ou apenas dissidentes insatisfeitos?
Do pouco que conheço diria que são pessoas sérias e entendo a dissidência, em qualquer assunto, como algo positivo, pois o tempo trará ensinamentos que permanecerão.
Você acha que está havendo uma infiltração de esotéricos no meio espírita atualmente, com casas espíritas admitindo práticas que nada têm a ver com a D.E.?
As casas espíritas, em boa parte, são dirigidas por pessoas com atavismos e vieses que não primam pelo rigorismo doutrinário. Tudo é possível.
Você acha que a FEB é rustenista ou roustainguista?
Não; tanto que há anos o CFN vem em litígio na Justiça para retirar o que foi denominado "cláusula pétrea", do seu Estatuto. Recentemente, com o falecimento do Luciano dos Anjos, causador renitente da questão, tal cláusula for removida.
Você acha que as doenças deixam traços no perispírito e que depois do desencarne pode haver necessidade de tratamento médico do perispírito, como, por exemplo, no caso de André Luiz?
Depende da causa da enfermidade, considerando que algumas, inatas, já trazem em si a solução de débitos de vidas pregressas.
Outras, originadas de vícios e paixões que comprometem de forma grave à saúde, causarão sequelas e, o merecimento do desencarnante determinará o devido socorro ou não.
Você acha que existe uma espécie de santificação de alguns médiuns, como cx, por exemplo, ou que há um certo culto com relação a alguns, como DPF, biografado em vida com um filme em cartaz atualmente?
Infelizmente, sim. Não que não sejam merecedores da admiração e enaltecimento de suas ações e virtudes, mas o pieguismo fanático de alguns aproxima a DE do Catolicismo.
Acha que Rivail estaria contente com o que se vê hoje em dia no espiritismo?
Acredito que, estando do "lado de lá" terá aprendido que as ações que visam a educação moral do homem, dentro de princípios rigorosos e disciplinados demandam tempo... muito tempo.
Mas compreenderá também que ele próprio, apesar do muito que fez, também se equivocou quando de suas opiniões sobre determinados assuntos.
Obrigado pela atenção, respondendo ou não
.
Foi um prazer.