Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108828 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #925 Online: 21 de Março de 2019, 20:00:31 »
...
Conhece o Deus das Lacunas? :)

Tenho uma forte impressão de que qualquer deus é um deus das lacunas
E que se não hovessem lacunas não haveriam deuses de espécie alguma
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #926 Online: 21 de Março de 2019, 20:12:41 »
A nas Ciências significa acreditar que elas têm ou terão a resposta para tudo. Isso é tão irreal que chega a ser um dogma...

As Ciências podem saber o "como", mas estão longe de saber o "porquê".

Ninguem aqui disse que a ciência tem ou terá resposta para tudo. Não invente coisas.
Não sabemos ainda o que é matéria escura, só para citar um exemplo.

Que "porque" é esse? Refere-se a:
a) Ao mecanismo subjacente a um fenômeno?
b) As causas de um fenômeno?
c) A finalidade**  de um fenômeno?
** (num sentido aristotélico, acho eu)

A ciencia conhece sim o a) e b) de muitos fenômenos. De muitos outros ainda não.
De outros talvez não venha a conhecer.
Já o c) é mais objeto de metafísica / teologia que ciência

Ora, faria algum sentido perguntar qual a finalidade da natureza ou do universo?
Essas coisas precisam ter finalidade, como perguntou o Geotecton?

E é bem cansativo ter que repetir: ciência não é objeto de fé alguma.
Faça um exercício, por favor:
Compare o estado da ciência na época de Ptolomeu (100-170 CE), por exemplo, o que se sabia
de astronomia naquela época e o que se sabe hoje.
Se a ciência fosse dogmática, ela ainda sustentaria o geocentrismo, dentre outras
coisas equivocadas aceitas naqueles tempos, a despeito de toda e qualquer evidência em contrário,
que os astrônomos posteriores a Ptolomeu descobriram em uns 1900 anos de observações!

Isso** sim seria dogma. Isso sim é objeto de fé.
A ciência não funciona assim. Isso não é, definitivamente, ciência.

** sustentar o geocentrismo contra todas evidências em contrário

Voce chegou a citar algumas crenças/idéias científicas (??) equivocadas no passado
mas elas, assim como o geocentrismo, foram descartadas tão logo a experiência
mostrou que estavam erradas. Se ciência fosse como religião, ela ainda manteria
essas idéias.
« Última modificação: 21 de Março de 2019, 20:42:44 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #927 Online: 21 de Março de 2019, 21:04:39 »
É por isso que os espíritas se dedicam a enormes esforços de malabarismo intelectual quando se defrontam com as asneiras ditas por "espíritos superiores" de forma dogmática. Vivem inventando explicações atuais e politicamente corretas, por exemplo, para as posturas racistas nas obras de Kardec.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #928 Online: 22 de Março de 2019, 08:50:59 »

E é como diz aquele aforismo: "a Ciência pode não explicar tudo, mas a Religião não explica nada".

Também não gosto de religião.

Espiritismo não é religião, é doutrina.

E como doutrina, explica muitas coisas que as Ciências não explicam. Como disse antes, as Ciências se limitam a explicar o "como" apenas.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #929 Online: 22 de Março de 2019, 08:57:44 »
O quê são "as ciências"? Oras, ciência é o processo/resultado do processo em que se obtém o fato, logo se numa investigação se obtém um faro o unico modo de ibter esse fato é com ciencia.

Apesar disso, tem muita coisa ainda que as Ciências não sabem, tem muita coisa que ainda não se descobriu, tem muita coisa ainda que são só teorias.

Não estou querendo desmerecer as Ciências, longe de mim! Apenas quero mostrar que Ciência envolve fé sim: tem muita gente que crê em tudo o que é científico, como se fosse uma verdade definitiva.

Um bom exemplo é a Teoria da Evolução. Apesar de ainda ser uma teoria, é aceita como lei...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #930 Online: 22 de Março de 2019, 09:00:40 »

E é como diz aquele aforismo: "a Ciência pode não explicar tudo, mas a Religião não explica nada".

Também não gosto de religião.
[...]

Já temos algo em comum.

Espiritismo não é religião, é doutrina.

É religião, portanto, doutrinadora.

E como doutrina, explica muitas coisas que as Ciências não explicam.

'Explicar'? Sim, 'explica'.

Mas não como a Ciência e sim com uma quantidade tão grande de ad hocs que beira o patético.

Como disse antes, as Ciências se limitam a explicar o "como" apenas.

Não precisa existir "porquê", visto que denota propósito e, neste caso, é uma petição de princípio.
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #931 Online: 22 de Março de 2019, 09:02:12 »
A nas Ciências significa acreditar que elas têm ou terão a resposta para tudo. Isso é tão irreal que chega a ser um dogma...

E quem disse que deve existir um "porquê"?

E que sentido tem se não houver um "porquê"? Sem os porquês só restará o Acaso.

O Acaso existe?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #932 Online: 22 de Março de 2019, 09:10:28 »
O quê são "as ciências"? Oras, ciência é o processo/resultado do processo em que se obtém o fato, logo se numa investigação se obtém um faro o unico modo de ibter esse fato é com ciencia.

Apesar disso, tem muita coisa ainda que as Ciências não sabem, tem muita coisa que ainda não se descobriu, tem muita coisa ainda que são só teorias.

O escopo da Ciência é muitíssimo amplo, talvez inesgotável, porque o conhecimento avança.

A última parte de sua frase sugere que você não conhece epistemologia científica.

Não estou querendo desmerecer as Ciências, longe de mim!

Ótimo.

Apenas quero mostrar que Ciência envolve fé sim: tem muita gente que crê em tudo o que é científico, como se fosse uma verdade definitiva.

Não envolve fé nenhuma. Você está confundido crença religiosa com 'crença racional'. Enquanto a primeira se baseia em mitos e auto ilusão, a segunda pode ser testada e comprovada, se assim for do interesse.

E todos os que lidam e ou conhecem Ciência sabem que o conhecimento é acumulativo e as 'verdades' podem ser transitórias.

Um bom exemplo é a Teoria da Evolução. Apesar de ainda ser uma teoria, é aceita como lei...

Agora eu tenho certeza de que você não conhece nada de epistemologia científica e repete o mesmo 'argumento' (falho) dos religiosos.

Teoria, em Ciência, não significa uma especulação e sim um corpus de conhecimentos diversos que busca explicar um conjunto de fenômenos naturais correlatos, se notabilizando pela predição de eventos.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #933 Online: 22 de Março de 2019, 09:13:03 »

E quem disse que deve existir um "porquê"?
E que sentido tem se não houver um "porquê"? Sem os porquês só restará o Acaso.

Se o seu 'porquê' implica em ter algo transcendente, então não me interessa pois que não é uma discussão científica e sim filosófica.

O Acaso existe?

O que você define como 'acaso'?
Foto USGS

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #934 Online: 22 de Março de 2019, 09:18:36 »

Ninguem aqui disse que a ciência tem ou terá resposta para tudo. Não invente coisas.
Não sabemos ainda o que é matéria escura, só para citar um exemplo.

Não sabem mas acreditam que um dia saberão. Isso é fé.

Que "porque" é esse? Refere-se a:
a) Ao mecanismo subjacente a um fenômeno?
b) As causas de um fenômeno?
c) A finalidade**  de um fenômeno?
** (num sentido aristotélico, acho eu)

O "porquê" refere-se ao porquê, simplesmente.

Por quê a Vida? Por quê a Morte? Por quê o sofrimento? Por quê existo? Por quê amar? Por quê odiar? etc.

A ciencia conhece sim o a) e b) de muitos fenômenos. De muitos outros ainda não.
De outros talvez não venha a conhecer.
Já o c) é mais objeto de metafísica / teologia que ciência

Se é assim, então a gente separa Ciência de Metafísica/Teologia e não se fala mais nisso...  :P

Ora, faria algum sentido perguntar qual a finalidade da natureza ou do universo?
Essas coisas precisam ter finalidade, como perguntou o Geotecton?

E é bem cansativo ter que repetir: ciência não é objeto de fé alguma.

Que sentido teriam as coisas sem uma finalidade? O Acaso existe? Sem uma finalidade, você faria algo na vida?

Faça um exercício, por favor:
Compare o estado da ciência na época de Ptolomeu (100-170 CE), por exemplo, o que se sabia
de astronomia naquela época e o que se sabe hoje.
Se a ciência fosse dogmática, ela ainda sustentaria o geocentrismo, dentre outras
coisas equivocadas aceitas naqueles tempos, a despeito de toda e qualquer evidência em contrário,
que os astrônomos posteriores a Ptolomeu descobriram em uns 1900 anos de observações!

Isso** sim seria dogma. Isso sim é objeto de fé.
A ciência não funciona assim. Isso não é, definitivamente, ciência.

** sustentar o geocentrismo contra todas evidências em contrário

Voce chegou a citar algumas crenças/idéias científicas (??) equivocadas no passado
mas elas, assim como o geocentrismo, foram descartadas tão logo a experiência
mostrou que estavam erradas. Se ciência fosse como religião, ela ainda manteria
essas idéias.

Eu não disse que ciência é religião, disse que ciência envolve fé, crença, dogmatismo. Acho muito bom que a própria Ciência refute ela mesma, mas enquanto isso não acontece, acredita-se que ela está certa.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #935 Online: 22 de Março de 2019, 09:52:03 »

Não estou querendo desmerecer as Ciências, longe de mim! Apenas quero mostrar que Ciência envolve fé sim: tem muita gente que crê em tudo o que é científico, como se fosse uma verdade definitiva.

Ciência é fato. No que se "acredita" são nos fatos.
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 10:17:18 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #936 Online: 22 de Março de 2019, 10:07:49 »
Não sabem mas acreditam que um dia saberão. Isso é fé.
Se alguém ACREDITA que um dia as ciências "explicarão" tudo, sim será Fé religiosa de quem assim pense.
Eu pelo menos não penso assim e creio que ninguém que conheça como funciona o método científico deve pensar assim.
Mas: sim, podem haver cientistas com mente mística que acabem embutindo indevidamente seu próprio misticismo dentro da profissão científica deles. Só não generalize :no:
O "porquê" refere-se ao porquê, simplesmente.

Por quê a Vida? Por quê a Morte? Por quê o sofrimento? Por quê existo? Por quê amar? Por quê odiar? etc.
Não sabemos... mas certamente não vão ser "viagens" da imaginação religiosa que vão fornecer "respostas" :no:
Claro: é objeto legítimo da Filosofia. Mas o Filósofo sabe que nada sabe, então segue-se na mesma, ainda que dada a natureza da mente humana, é matéria interessante pra especular. Desde que não se perca de vista que é ESPECULAÇÃO raciocinada e não se parta pra delírios.
mas enquanto isso não acontece, acredita-se que ela está certa.
É claro: é o que sabemos  — no momento, por definição. "Saber" é saber hoje.
Que sentido teriam as coisas sem uma finalidade?
Por que o real deveria "ter sentido" :?:
"Ter sentido" é uma característica da mente humana pra qual o Universo mui provavelmente tá se lixando.
Que arrogância cósmica (parafraseando o Russell...) achar que o Universo vá se importar com o que "acha" a humanidade terrícola (vê como sou fluente em espiritês :?:).
O Acaso existe?
Aparentemente, segundo nos reza hoje a QM, sim :ok:
Sem uma finalidade, você faria algo na vida?
Seguiríamos vivendo da melhor forma possível.
Quem achasse melhor se suicidar porque a realidade não tem metas... :ok:
A realidade não ia mudar por causa que alguns terrícolas entrassem em desespero, certo :?:
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 10:33:33 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Última modificação: 22 de Março de 2019, 12:35:45 por Fenrir »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #939 Online: 22 de Março de 2019, 16:12:29 »
Espiritas teriam atribuido isso a algum fantasma

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/comportamento/homem-descobre-que-rato-arruma-suas-ferramentas-durante-a-noite,9172c0f0848225ca7805f3779ec51ff0um0iad6w.html

É...mas porque o rato faz isso? Talvez o rato esteja sendo comandado por energias invisíveis, oriundos de um fantasma legítimo ou faça parte de algum experimento conduzido por um cientista espiritual de alguma colônia de pesquisa no além.

Essas são hipóteses espíritas que certamente serão consideradas para explicar o porque desse comportamento estranho do rato.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #940 Online: 17 de Agosto de 2019, 18:45:32 »
E por mais que espíritas odeiem tal sugestão,
existe a possibilidade do inverso: de doenças mentais poderem (tambem) se manifestar como mediunidade ou canalização.
Tipo o "paradoxo do tostines"

Porque o que os médiuns veem e ouvem é mais real que os esquizofrênicos veem e ouvem?
Um palpite sobre o que difere? o tipo e conteudo da visão.

É reponder a pergunta se tem "algo de espiritual" e sublime envolvido nas visões.
Tem? então o dito cujo certamente não é esquizo...
Não tem? coitado do pobre-diabo. Precisa se tratar.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #941 Online: 18 de Agosto de 2019, 23:43:52 »
Acho que muitas vezes há correlação, mas não causação. E tem gente absolutamente bem resolvida que é espírita.

Eu já pensei que só maluco poderia ser religioso, em geral. Como alguém pode acreditar no mistério da transubstanciação, na eucaristia, por exemplo? Hoje em dia penso que tem malucos não crentes, malucos crentes, gente mentalmente sadia crente e gente mentalmente sadia descrente.

De um modo geral, acho (achismo mesmo, nada sei a respeito) que possa ser insegurança. O indivíduo deposita suas inseguranças e frustrações no sobrenatural, como mecanismo de defesa contra os sentimentos de injustiça que nos acomete toda vez em que alguém nos faz alguma maldade, tipo o cara ser assaltado, ou quando se fica doente ou se sofre um acidente. Coisas assim.

Para mim, não faz a menor diferença. Não gosto de me dar mal, mas se já aconteceu, não posso mudar o passado. Só tentar minimizar as coisas e procurar ser mais cuidadoso, quando possível, no futuro.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #942 Online: 19 de Agosto de 2019, 09:06:46 »
Acho que muitas vezes há correlação, mas não causação. E tem gente absolutamente bem resolvida que é espírita.
Eu já pensei que só maluco poderia ser religioso, em geral. Como alguém pode acreditar no mistério da transubstanciação, na eucaristia, por exemplo? Hoje em dia penso que tem malucos não crentes, malucos crentes, gente mentalmente sadia crente e gente mentalmente sadia descrente.

De um modo geral, acho (achismo mesmo, nada sei a respeito) que possa ser insegurança. O indivíduo deposita suas inseguranças e frustrações no sobrenatural, como mecanismo de defesa contra os sentimentos de injustiça que nos acomete toda vez em que alguém nos faz alguma maldade, tipo o cara ser assaltado, ou quando se fica doente ou se sofre um acidente. Coisas assim.

Acho (achismo também) que a insegurança, é, um fator primordial ! Sobre a injustiça a maioria de nós "quer saber o porquê" sofremos esta ou aquela maldade e a religião tenta dar uma explicação no intuito de consolar ou até mesmo um "cala-boca " -

já ouvi absurdos no meio espírita , um deles mais chocante : nada acontece por acaso e se algo acontecer é que houve motivos , por exemplo, uma criança violentada: "certamente" abriga ou abrigou um espírito que "não tinha impedimentos" e "tinha débitos para ser vitima de tal crime.  Foi I-N-T-R-A-G-Á-V-E-L ouvir isso de tal sujeito, entretanto, só nesses momentos sabemos o quanto de absurdo e crueldade PODE SAIR da mente humana.

Outro absurdo: numa palestra para "ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL evangélica" a expositora diz : o milionário mesquinho de hoje será um lixeiro amanhã. Irá sofrer pegando lixo...

Acho interessante, no meu caso: comecei bem entusiasmado no espiritismo, em 2000, e com o passar dos tempos começamos a enxergar o que há debaixo dos tapetes.

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #943 Online: 19 de Agosto de 2019, 09:16:32 »
As doenças mentais se desenvolvem em todos os setores de conhecimento  e atividades. 

Hoje tenho 40 anos: entre meus 9 e 17 anos presenciei minha mãe "ficando doente mental e se tornando uma" , e ela se dizia crente evangélica mas não ia com frequência.

Pois bem - eu a via "conversando" com "pessoas invisíveis" , na sala, deitada no sofá ou em seu quarto - a partir disso foi uma desgraça total em nossas vidas.  Ficou internada em hospício (botaram camisa de força nela após um chamado para a policia nos socorrer) , pois não havia segurança física para  nenhum de nós e nem aos vizinhos.

Moleques de minha idade não queriam muito minha companhia (nem dos meus irmãos) e ficavam tirando sarro , uma das frases que mais ouvi : " sua mãe é uma doida" ...

Graças aos remédios nenhum "desses espíritos" a aborrece mais, porém, tais medicamentos possuem efeitos colaterais que trazem indisposição, sonolência e por aí vai...

Sempre me perguntei o motivo de ter ficado assim, pois dos meus 1 a 8 anos era tudo normal.

Mas hoje penso que a doença mental é como qualquer outra qualquer :aparece e pronto - diabetes, câncer, etc etc.

Ah - no espiritismo - já ouvi o seguinte "o remédio bloqueia a pineal " e por isso não há mais comunicação mediúnica.

« Última modificação: 19 de Agosto de 2019, 09:19:02 por Andarilho-terrestre »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #944 Online: 19 de Agosto de 2019, 19:32:28 »
As doenças mentais se desenvolvem em todos os setores de conhecimento  e atividades. 

(...)

Sempre me perguntei o motivo de ter ficado assim, pois dos meus 1 a 8 anos era tudo normal.

Mas hoje penso que a doença mental é como qualquer outra qualquer :aparece e pronto - diabetes, câncer, etc etc.

Exatamente! O que sucede a Pedro sucede a João. Não há causalidade, mas casualidade.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #945 Online: 19 de Agosto de 2019, 19:40:58 »
O que eu acho curioso é que a bíblia, uma coletânea de livros toscos, adulterados, traduzidos conforme a conveniência de cada um, fala claramente sobre isso. Um livro para crentes.

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.
Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Eclesiastes 9:2-6
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #946 Online: 19 de Agosto de 2019, 19:58:06 »
Em muitos casos, alucinações visuais podem decorrer de problemas de visão (síndrome de Bonnet). O mesmo pode ocorrer com as alucinações auditivas, decorrentes de tumores, abcessos, etc)

Oliver Sacks tem vários livros sobre o tema. Ele próprio alucinava.

« Última modificação: 19 de Agosto de 2019, 20:02:40 por Gigaview »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #947 Online: 19 de Agosto de 2019, 20:38:19 »

(...)

Exatamente! O que sucede a Pedro sucede a João. Não há causalidade, mas casualidade.
Discordo. Causalidade casual.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2019, 20:40:20 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #948 Online: 22 de Setembro de 2019, 00:47:00 »
Com relação ao tópico, sem querer engraçar, diria que a doença mental pode levar à mediunidade; mas esta receberia outro nome: obsessão, subjugação, fascinação, etc.
Sempre questionei sobre a razão pela qual pessoas, sem qualquer tipo de crença religiosa, ante grandes sofrimentos e sabendo que nada as aguarda do outro lado não dão cabo à vida. Proporcionalmente, os que se matam são raridade.
Sim, os casos de suicídio são numerosos, infelizmente, mas ocorrem em circunstâncias que lhes são comuns e próprias. Não entre pessoas mentalmente sadias que assim procederiam por uma escolha lógica e serena, ante as grandes dores.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #949 Online: 22 de Setembro de 2019, 09:14:55 »
Se é assim por que necessidade de TANTA campanha contra :?:
Esforço das abraâmicas, com maior ênfase me parece no judaísmo...
Na religião "DE" então, QUANTO esforço:
o Memórias , com direito ao vale, a Legião dos Servos de Maria, a comboio pro Céu...;
o Martírio;
na literatura de CX...
Quando há necessidade de montar imensa máquina de propaganda & dissuasão é porque a reação natural seria outra :no:

« Última modificação: 22 de Setembro de 2019, 09:30:00 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!