Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108808 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #425 Online: 09 de Setembro de 2008, 21:30:57 »
Este topico é ridiculo.
Eu sentiria vergonha se fosse vcs.
Vcs são preconceituosos e discriminam os Espíritas e Mediuns.
Se vcs não acreditam blz direito de vcs, mas nada da o direito de taxar-nos de doentes mentais.
Isto é ridiculo.
"Portas abertas" você sabe o que quer dizer?

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #426 Online: 10 de Setembro de 2008, 21:41:41 »
Hoje ouvi uma interessante estatística: 30 % da população apresentam esquizofrenia refratária. Não duvido que 30 % da população seja considerada possuidora de mediunidade.... talvez até mais! É errado fazer esse tipo de associação automática, mas não resisto: mediunidade = esquizofrenia.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #427 Online: 10 de Setembro de 2008, 21:58:04 »
Esquizofrenia refratária???? Que isso????
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 10 de Setembro de 2008, 22:17:35 »
Esquizofrenia refratária???? Que isso????

Se não me falha a memória, é aquela em que o paciente não responde ao tratamento convencional. Agora quanto ao número apresentado, alguns artigos que li dizem que este é o percentual de refratários entre a totalidade dos pacientes diagnosticados com esquizofrênia.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #429 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:46:13 »
Pessoal, minha linha nos correios mudou. Não estou mais na LTR801(Linha tronco rodoviário), agora estou numa LTU(linha tronco urbano) e com isso acaba meu acesso facil à net da biblioteca municipal de Bal. Camboriú. Não conheço bem a região onde vou trabalhar e por isso não sei se há uma biblieteca com internet de graça para acessar no horário de folga, logo, algum tempo sem contato poderá ocorrer. Isto pra mim é ruim, já que gosto de papear com vocês e não raro aprender também! Então vou aproveitar meu pequeno tempo hoje para responder alguns post passados.

Vou começar com esta afirmação:

Citação de: ”mscontini”
. Não, kardec se declarou racista! Leia as obras dele-

Havendo uma declaração feita pelo próprio Allan Kardec onde ele afirma ser racista e nós, aqui debatento o óbvio? Por gentileza, poderia postar aqui para finalizar de vez esta discusão? Obrigado.

Alguns realmente o são, vide o farsante e plagiador Chico Xavier

Esta acusação é séria! Você tem como sustenta-la? É compartilhada por todos ou ainda é discutida por não ser algo provado? É apenas opinião sua? Gostaria de saber para continuarmos este diálogo;

Por enquanto tenho de você apenas isto:
Fazemos essas alegações baseadas em fatos, todos devidamente expostos aqui ou atravéz de links.

Fatos? Comprovados? Há um complô mundial escondendo estes fatos da maioria da população? Fatos como os do Padre Jesuita Oscar Quevedo? Há 50 anos atrás ele alegava que o Chico Xavier era uma fraude, baseado no fato que suas obras eram cópias mal feitas e idéias tolas dele mesmo. 50 anos depois ele afirmava que o Chico Xavier era muitíssimo inteligente e conseguia inconsientemente reproduzir de forma magnífica pensamentos e formas de escreita de grandes gênios da literatura não havendo assim uma fraude, apenas um auto-engano. Você tem material melhor para apresentar, não é mesmo?

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #430 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:52:17 »

Correio,

Allan Kardec diz ser bem estabelecido que a alma existe, e a partir daí constrói uma lógica.

Eu nunca vi prova da existência da alma, portanto não acredito nela.

E agora?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #431 Online: 11 de Setembro de 2008, 12:55:37 »
Citação de: Gigaview
Fatos, Correio. Fatos. Aonde estão os fatos?
Tudo que disse até agora está fundamentado em fatos. E você? Se fundamenta apenas no livro da carochinha das abobrinhas espiritóides escrito por um sujeito comprovadamente racista. Brincadeira né?

Estou esperando este "comprovadamente" racista meu amigo, como estou!
E sua intolerância beira ao ridículo, colega! Não vejo como dialogar com alguém assim! A vida se faz, também, de questinamentos sobre o que pensamos e como pensamos e se o que possuimos é apenas verdade própria ou a VERDADE! Mas como você faz, com arrogância, querendo demosntrar "superioridade" intelectual. Continuo sentindo muito, mesmo!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #432 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:09:57 »
Citação de: mscontini
Ok, Correios. vamos nos ater aos fatos então:

Se um espirito é real, ou seja, pode de alguma forma influenciar os vivos, então existe alguma forma de efeito fisico no ser humano provocado por eles.
Mesmo que seja sutil, no nivel do pensamento, indiretamente esse efeito poderia ser testado e verificado.

Sim, se espíritos são reais, eles influenciam os “vivos”. O efeito físico se dá  no cérebro, influenciando, modificando padrões de pensamentos. Logo, se algum pensamento diferente se dá em sua mente, sugestão que lhe tira de alguma enrascada, pode ser que seja um “efeito” espírito.
Para testar bastaria uma sondagem no cérebro por instrumentos como ressonância-magnética, por exemplo. Ali atestaria que padrões de pensamentos são produzidos pelo cérebro, nada anormal na minha opinião, já que acredito que todo cérebro saudável produza pensamentos. Não, não vai aparecer um espírito no monitor, fique tranquilo!

Alegar que o espirito tem razões desconhecidas para não se manifestar em alguma situação não é uma boa justificativa, pois a mesma poderia ser usada para explicar duendes ou o coelhinho da pascoa, certo?

Alegar que não se sabe alguma coisa não é justificativa ruim. É não saber mesmo! Agora coelhos botando ovos de chocolate e duendes que vivem juntando ouro não é a mesma coisa não! Nossa razão repele isto por ser muito absurdo, já espíritos não parecem tão absurdos, assim como tunelamento quântico, viagem no tempo, bóson de Higgs, etc.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2008, 14:29:07 por Correio »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #433 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:17:27 »
Citação de: mscontini
Ok, Correios. vamos nos ater aos fatos então:

Se um espirito é real, ou seja, pode de alguma forma influenciar os vivos, então existe alguma forma de efeito fisico no ser humano provocado por eles.
Mesmo que seja sutil, no nivel do pensamento, indiretamente esse efeito poderia ser testado e verificado.

Sim, se espíritos são reais, eles influenciam os “vivos”. O efeito físico se dá  no cérebro, influenciando, modificando padrões de pensamentos. Logo, se algum pensamento diferente se dá em sua mente, sugestão que lhe tira de alguma enrascada, pode ser que seja um “efeito” espírito.
Para testar bastaria uma sondagem no cérebro por instrumentos como ressonância-magnética, por exemplo. Ali atestaria que padrões de pensamentos são produzidos pelo cérebro, nada anormal na minha opinião, já que acredito que todo cérebro saudável produza pensamentos. Não, não vai aparecer um espírito no monitor, fique tranquilo!

Alegar que o espirito tem razões desconhecidas para não se manifestar em alguma situação não é uma boa justificativa, pois a mesma poderia ser usada para explicar duendes ou o coelhinho da pascoa, certo?

Alegar que não se sabe alguma coisa não é justificativa ruim. É não saber mesmo! Agora coelhos botando ovos de chocolate e duendes que vivem juntando ouro não é a mesma coisa não! Nossa razão repele isto por ser muito absurdo, já espíritos não parecem tão absurdos, assim como tunelamento quântico, viagem no tempo, pluralidade de estados, etc.

Correios, não quero um espirito no monitor, só algum experimento comtrolado demonstrando que há uma influencia a nivel cerebral, senão voce está defendendo a magia..

E sinseramente, duendes, coelhos da pascoa e espiritos nunca ninguem provou, varias pessoas alegam ter visto e a ciencia não os atesta...qual a diferença??

E alegar que não se sabe como algo funciona não comprova a existencia disso, mas um estudo cientifico poderia provar.

Como eu pedi, vamos nas ater aos fatos, e não a interpretações pessoais.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #434 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:19:20 »

Está na Codificação Espírita. Já te passaram links relevantes, suponho.  Há um tópico inteiro só para isso aqui no fórum.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #435 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:20:29 »
Correio,
Allan Kardec diz ser bem estabelecido que a alma existe, e a partir daí constrói uma lógica.
Eu nunca vi prova da existência da alma, portanto não acredito nela.
E agora?

A lógica de Kardec fecha bem o que poderia ser SE existissem espíritos,quanto a isto eu não tenho duvidas. Agora se a lógica dele não lhe parece boa e não lhe prova nada,bem, agora continue com a sua tolerância quanto a liberdade de crenças, algo muito bom e me faz ter muito respeito por você. Obrigado eu amigo.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #436 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:24:10 »

Está na Codificação Espírita. Já te passaram links relevantes, suponho.  Há um tópico inteiro só para isso aqui no fórum.

Sou novo aqui no Clube Cético, não estou familiarizado com todo o ambiente. Por favor, mostre-me onde encontro esta pérola de Kardec, quem sabe minha opinião muda e descubro o quanto estava enganado! Isto seria muito bom pra mim!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #437 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:35:12 »
Aqui, de uma forma geral, aqui para uma análise no contexto do Clube Cético, e vários trechos da Codificação e da Revista Espírita, inclusive o Cap. V do LE e trechos da Gênese.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #438 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:40:32 »
Correio

Voce entende que não estou atacando voce, não é? Parece que o Q não levou a discussão deste modo e se ofendeu. Não estou pedindo que voce acredite em mim, não quero que voce acredite em mim. Estou discutindo e sim, atacando aqui a ideia do espiritismo.
 Eu cheguei a conclusões avaliando religiões de dentro delas e de fora, tento aperfeiçoar meu senso critico. Portanto voce tem todo o direito tambem de atacar minhas conclusões, e quero que voce o faça...isso é um debate, e assim eu e voce e quem estiver acompanhando vai pensar, analisar e tomar suas conclusões.
Mas vamos usar uma lingua comum para não cairmos em ataques pessoais, pois não estamos livres de cometer esse engano que é  muito feio,mesmo ateus, teistas, espiritas, budistas o que seja.
Partindo dai, é mais ou menos como um tribunal. Sujeito A faz uma alegação, então ele tem o dever de apresentar um argumento que sustente esta alegação, sujeito B apresenta uma contra-argumentação, Sugeito A invalida ou não essa contra-argumentação e assim vai...
A pericia será o metodo cientifico e opiniões e interpretações pessoais não balizadas pela pericia não são consideradas...

Eu tenho repudio sim ao espiritismo pois acredito que é um pensamento que pode levar a prejuiso para a pessoa e que não é real, essa é minha alegação.

Vou procurar meus antigos links e postar para voce depois, os argumentos que eu tenho para sustentar minha acusação (já foram postados varios aqui, mas vou procurar outros e de forma um pouco mais organizada, veja que até então é só minha opinião, voce não tem que aceitá-la sem analisar as provas...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #439 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:42:06 »

Tranquilamente, nem o mscontini ou o Dantas ofenderam alguém.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #440 Online: 11 de Setembro de 2008, 13:47:31 »

Tranquilamente, nem o mscontini ou o Dantas ofenderam alguém.

Não sou santo, Correio...algumas vezes quando provocado pelo Q apelei pra ironia!!! Sou humano e reconheço minhas falhas. Mas não o ataquei pessoalmente (se o fiz, me apontem que humildemente me desculpo com ele).
Mas se algum espirita quizer discutir aqui civilizadamente e sem apelar pra dogmas eu sei que falo por varios aqui que teremos o prazer de levar essa discussão adiante.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #441 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:15:37 »
Correio,

Seguem alguns links, os www.geocies.com/paraciencia são para uma mesma pagina, são traduções de textos em ingles.
Voce pode ver que todos os textos apontam para referencias.

Irmãs Fox - nascimento do espiritismo
http://www.geocities.com/paraciencia/irmasfox.html

canalização - falar com mortos
http://www.geocities.com/paraciencia/canalizacao.html

Experiencia de quase-morte
http://ich.unito.com.br/oldsite/cerebro/cn04.htm

Analise reencarnação
http://www.geocities.com/paraciencia/reencarnacao.html

Essa é uma ferramenta boa para entender que se temos duas teorias para explicar algo, a mais simples é provavelmente a mais acertada. Isso responde sobre a logica do kardec que voce mencionou.
Navalha de Okhan
http://www.projetoockham.org/div_ockham.html

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #442 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:33:01 »
Fiquem calmos Srs, não penso que alguém aqui está me atacando! Até a próxima, amigos. Espero que seja logo! Passei aqui apenas para fazer uma correção numa postagem, sinto muito, apenas 15 min.!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:51:16 »
Fiquem calmos Srs, não penso que alguém aqui está me atacando! Até a próxima, amigos. Espero que seja logo! Passei aqui apenas para fazer uma correção numa postagem, sinto muito, apenas 15 min.!

Sem problema, pesquise se quizer...a gente aguarda na boa :ok:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #444 Online: 11 de Setembro de 2008, 23:13:40 »
A confusão entre mediunidade e esquizofrenia existe no próprio meio espírita. Pra quem se interessar, tem uma interessante discussão a respeito no site da Associação Médico-Espírita (http://www.amebrasil.org.br/html/duv_nem.htm) A entrevistada (psiquiatra espírita) se enrola toda quanto tem que fornecer elementos para distinguir uma coisa de outra. A conclusão que eu chego é que eles não sabem. Um ad hoc bastante batido é que toda patologia mental tem componente mediúnica. Esse tipo de falácia permeia toda a tal psiquiatria espírita, e pra mim é uma tremenda baboseira. O perigo é que está cheio de hospital espírita no Brasil, que presumivelmente coloca essas pseudo-teorias psicológico-religiosas em ação. Mas parece que essas mesmas teorias não conseguem resolver certos casos... Vide o caso do Austregésilo (Canto dos Malditos, se não me engano). Vocês sabiam que ele foi internado num hospital espírita?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #445 Online: 12 de Setembro de 2008, 00:50:41 »
Pessoal, minha linha nos correios mudou. Não estou mais na LTR801(Linha tronco rodoviário), agora estou numa LTU(linha tronco urbano) e com isso acaba meu acesso facil à net da biblioteca municipal de Bal. Camboriú. Não conheço bem a região onde vou trabalhar e por isso não sei se há uma biblieteca com internet de graça para acessar no horário de folga, logo, algum tempo sem contato poderá ocorrer. Isto pra mim é ruim, já que gosto de papear com vocês e não raro aprender também! Então vou aproveitar meu pequeno tempo hoje para responder alguns post passados.

Vou começar com esta afirmação:

. Não, kardec se declarou racista! Leia as obras dele-

Havendo uma declaração feita pelo próprio Allan Kardec onde ele afirma ser racista e nós, aqui debatento o óbvio? Por gentileza, poderia postar aqui para finalizar de vez esta discusão? Obrigado.

Alguns realmente o são, vide o farsante e plagiador Chico Xavier

Esta acusação é séria! Você tem como sustenta-la? É compartilhada por todos ou ainda é discutida por não ser algo provado? É apenas opinião sua? Gostaria de saber para continuarmos este diálogo;

Por enquanto tenho de você apenas isto:
Fazemos essas alegações baseadas em fatos, todos devidamente expostos aqui ou atravéz de links.

Fatos? Comprovados? Há um complô mundial escondendo estes fatos da maioria da população? Fatos como os do Padre Jesuita Oscar Quevedo? Há 50 anos atrás ele alegava que o Chico Xavier era uma fraude, baseado no fato que suas obras eram cópias mal feitas e idéias tolas dele mesmo. 50 anos depois ele afirmava que o Chico Xavier era muitíssimo inteligente e conseguia inconsientemente reproduzir de forma magnífica pensamentos e formas de escreita de grandes gênios da literatura não havendo assim uma fraude, apenas um auto-engano. Você tem material melhor para apresentar, não é mesmo?

1. Kardec e Hitler nunca disseram explicitamente "eu sou racista". Kardec e Hitler escreveram sob o racismo cada um a sua maneira e não é possível negar que ambos eram racistas.

2. Sobre CX - textos extraídos do site: http://www.angelfire.com/rnb/sobrenatural/

- Não era iletrado como afirmam os espíritas: "Fez o curso primário e estudou mais um ano com uma professora particular, que testemunha: "Distinguia-se por sua inteligência, sua memória prodigiosa e sua aplicação ao estudo. Só queria ler, não participava dos brinquedos nem das rodas dos outros meninos, e quando deles queria participar era tão sem jeito e sem graça, que preferia desistir" ("O Diário" de Belo Horizonte, 1954, serie de artigos). "Diário de Minas" (10-858): "Que Chico Xavier não é um iletrado, como espalharam seus admiradores, não é novidade. Já há cerca de quinze anos acentuei como fez estudos secundários, e ainda muito jovem publicava sonetos seus, com sua assinatura, como um que transcrevi naquele artigo, sonetos melhores do que muitos psicografados que ele atribui à Bilac, por exemplo". Tinha, de nascença, uma grande queda à literatura, pelo gosto irreprimível de leitura, pela riqueza da sua imaginação e pela facilidade para escrever, tanto que já no quarto ano primário recebe menção honrosa num concurso sobre o Centenário da Independência do Brasil. (Repórter Ramón García y García na revista "Fatos e Fotos", 1972, pág. 25).

- Sobre sua psicografia: "Os livros póstumos, ou pretensamente póstumos, nada acrescentam à gloria de Umberto de Campos, sendo mesmo bastante inferiores aos escritos em vida. Interessante: De todos os livros que conheço como sendo psicografados, escritos por intermédio de um médium, nenhum se equipara aos produzidos pelo escritor em vida" (Agripino Grieco -"Diário da Noite", S.P. 28-VI-1944). Outro crítico literário, João Dornas Filho, a respeito, por exemplo, de Olavo Bilac: "Esse homem que em vida nunca assinou um verso imperfeito, depois de morto teria ditado ao Sr. Xavier sonetos interinos abaixo de medíocres, cheiros de versos mal medidos, mal rimados e, sobre tudo, numa língua que Bilac absolutamente não escrevia!" ("Folha da Manhã", S.P., 19-IV-1945). O crítico literário Osório Borba, a pedido do "Diário de Minas" (10-VIII-58) resume assim sua perícia crítica, apoiado também no II Congresso Brasileiro de Escritores (1947): "Levo anos e anos pesquisando. Catei números defeitos de várias espécies, essenciais ou de forma. A conclusão de minha perícia é totalmente negativa. Aqueles escritos `mediúnicos´, por quem quer que conheça alguma coisa de poesia ou literatura, não podem ser tidos como de autoria dos grandes poetas e escritores a quem são atribuídos. Autores de linguagem impecável em vida, aparecem `assinando´ coisas imperfeitíssimas como linguagem e técnica poética. Os poetas `desencarnados´ se repetem e se parodiam, a todo momento, nos trabalhos que lhes atribuem 'mediunicamente´. Por exemplo Antero de Quental plagiando (!) em idéia e até em detalhes, literalmente um soneto de Augusto dos Santos. Tudo isso está exaustivamente documentado, através de um sem número de citações e confrontos". Como diz o crítico literário Leo Gilson Ribeiro, "Uma coisa é clara: Quando o 'espírito' sobe, sua qualidade desce. É inconcebível que grandes criadores de nossa língua, depois da morte fiquem por aí gargarejando o tatibitate espírita" (Revista "Realidade", Novembro, 1971, pág. 62)

-Declarações de seu sobrinho, Amauri Xavier Pena, filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Da. Maria Xavier - Proclamou que seu tio Chico Xavier "não passa de um grande farsante". E à revista "Manchete": "Revoltava-me contra as afirmações dos espiritistas (que diziam que era médium)."Meu tio é também um revoltado, não conseguindo mais recuar diante da farsa que há longos anos vem representando". "Eu, depois de ter-me submetido a esse papel mistificador, durante anos (...), resolvi, por uma questão de consciência, contar toda a verdade" (Ver também "Estado de Minas", 20-Janeiro-1971; revista "Realidade", Novembro 1971, pág. 65; etc.).Dona Maria Xavier, irmã mais velha e que fizera de "mãe" de Chico Xavier, declarou inúmeras vezes que tudo isso da pretendida psicografia espírita era devido a incansável treino anos e anos a fio. E freqüentemente declarou mais: que por tais testemunhos, Chico, quando já "médium" famosíssimo, por duas vezes tentou sugestiona-la para morrer, dizendo que os espíritos superiores haviam anunciado a morte dela para tal data. Errou. Novamente anunciou a morte para uns messes mais tarde. Errou de novo. Dona Maria Xavier não se deixou sugestionar pelo famoso irmão espírita.

- Doença mental: Por motivos de saúde houve que fazer o eletroencefalograma de Chico Xavier, fora do controle dos espiritistas quando finge que está "psicografando". Resultado esclarecedor: "Foco temporal classicamente responsável por distúrbios sensoriais, alucinações, ouvir vozes (...), arritmia, tendência a ataques epilépticos ou `transes´" (Ver, entre outras publicações, Revista "Realidade", Novembro, 1971). Depoimento do pai, Sr. João Cândido. Confessou o próprio Chico Xavier com referência à sua "iniciação mediúnica" na infância, de sonâmbulo falante e ambulante: "Meu pai estava querendo internar-me em um sanatório para enfermos mentais (...) Devia ter suas razões: naquela época me visitavam (...) também entidades estranhas perturbadoras" (Em entrevista ao repórter Mauro Santayana, "Folha Ilustrada", São Paulo, 11-Julho-1982). Depoimento da madrinha, Da. Rita: "Dizia que eu era louco". Surrava-me "por ser doido (...) Dizia a todo mundo que o menino era doido varrido" (Em entrevista ao repórter Ramón García y García, "Fatos e Fotos", n. 1072). Por afirmação do próprio Chico. Afirmou inúmeras vezes que estava sempre sendo assistido e inspirado por "Emmánuel". Continuamente, ininterruptamente, dia e noite..., que o via, ouvia e sentia como a qualquer pessoa viva ou a qualquer coisa ao redor. Especialmente por "Emmánuel", como chefe, mas também mais de 500 outros "espíritos" subordinados.

- Provas de que CX era um leitor compulsivo e um escritor de ficção espiritual com erros gravíssimos de história, fisica e biologia: http://obraspsicografadas.haaan.com/category/obras-de-chico-xavier/

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #446 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:25:48 »
Correios meu caro. Provas têm muitas contra CX, basta você tirar o véu dos olhos...
CX adorava fazer materializações falsas e foi pego com a boca na butija. Ele sim era um doente.
Veja o texto após as fotos...

Em 1953 a revista o cruzeiro foi a uma das materilizações de CX. O resultado foi esse relatório:

1) O espírito masculino de Alberto Veloso se materializa com seios
2) Em baixo do turbante de Alberto Veloso se esconde uma vasta cabeleira
3) O ectoplasma que sai da boca, ouvidos e nariz de Otília Diogo é um chumaço de pano branco
4) A roupa das formas materializadas é uma só
5) A roupa das formas materializadas apresentam marcas nítidas de confecção mecânica: sinais de dobragem e costuras
6) O fio da "roupa" de Irmã Josefa, encontrado após a sessão, não era fio ectoplásmico
7) Apenas a barba diferencia Otília Diogo de Alberto Veloso
8) Otília Diogo não é filha de Irmã Josefa, e sim de Dna. Maria Luisa Barbosa
9) Otília Diogo tinha os pés praticamente soltos, após a sessão.
10) Dr. Waldo Vieira não permitiu aos repórteres o uso de infravermelho
11) As algemas e cadeados eram de propriedade dos médicos
12) Os repórteres não examinaram, antes da sessão, o corpo e as vestes da médium Otília Diogo.
13) Nilo Oliveira não pode, a sua maneira, manietar a médium
14) Os Drs. Alberto Calvo e Oswaldo de Castro também manietaram Dna. Otília Diogo
15) Os repórteres não tiveram liberdade para escolher suas cadeiras na sala de experimentação
16) A vitrola, durante a sessão, não tocou (?)
17) O espírito de Alberto Veloso não fala
18) Irmã Josefa disse, em determinado momento, que tinha apenas um dado materializado, mas na verdade tinha ela os cinco
19) As roupas das materializações apresentam vincos e dobraduras
20) As materializações, sob a luz, projetam sombras nas paredes
21) As fotografias das materializações são truques grosseiros
22) Há coleta de dinheiro nas sessões científicas
23) Nos pés de Otília Diogo, pós a sessão de Uberaba, existiam resquícios do círculo de giz feito pelos médicos
24) Não foi permitida a prova do talco
25) Chico Xavier estava "falsamente inebriado" ao lado da Irmã Josefa, em uma fotografia
26) Waldo Vieira prometeu aos repórteres inúmeras sessões com a médium Otília Diogo
27) A virgindade de Irmã Josefa é indiscutível
28) Otília Diogo abandonou vilmente o marido e filhos
29) Documentos "oficiais" provam que a materialização de Uberaba é farsa

Em fevereiro de 1964, 5 vésperas do golpe militar, Chico não resistiu e, seduzido pelas materializações promovidas pela médium Otília Diogo, de Campinas, se animou a exibir os poderes dela a um repórter e a um fotógrafo da revista O Cruzeiro. Tomou a decisão após participar de uma sessão privativa comandada pela moça. Naquele primeiro show para Chico Xavier, ela ficou amarrada a uma cadeira, cercada por grades. De repente, luzes pipocaram pela sala escura e um cheiro forte de perfume se espalhou pela casa. Otília gemia enquanto o ectoplasma se desprendia de seu corpo e ganhava a forma de uma criança que, fora das grades, cantava. Chico assinou embaixo: os fenômenos eram autênticos. Otília Diogo dava mesmo vida a outras criaturas: uma das aparições mais assíduas era de uma freira, a "irmã Josefa".

Mas, diante dos jornalistas, Otília foi uma decepção. A figura que apareceu, "saída" de seu corpo, era a sua cara. Os repórteres exibiram fotos de Chico de braços dados com a visitante do além, a "irmã Josefa", e destacaram a semelhança entre "espírito" e médium. Chico calou-se sobre o assunto.

Só seis anos depois, ele analisou a noite decepcionante. Oito repórteres e não dois, como combinado, apareceram para tentar comprovar fraudes. O clima ficou carregado na sala e a médium só conseguiu materializar o próprio "perispírito" (espécie de corpo fluídico do espírito, sempre parecido com o corpo físico) e as roupas de freira.

Quando ele falou, já era tarde. Otília Diogo tinha sido presa com uma maleta recheada de roupas utilizadas em "materializações". O hábito de irmã Josefa também estava lá. A transformista confessou até mesmo ter pago uma cirurgia plástica facial com exibições "espíritas" na casa do cirurgião.

Atrás das grades, desta vez numa delegacia, ela explicou ter perdido a mediunidade em 1965, um ano após as sessões em Uberaba. Não se conformou e decidiu apelar para truques. Chico Xavier, em entrevista à revista O Cruzeiro, voltou a definir todo médium como "uma criatura humana, com defeitos, qualidades e anseios humanos".

http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=998

E incrível que depois, nunca mais houve materilizações registradas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #447 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:51:53 »
Fatos, Correio. Fatos. Aonde estão os fatos?
Tudo que disse até agora está fundamentado em fatos. E você? Se fundamenta apenas no livro da carochinha das abobrinhas espiritóides escrito por um sujeito comprovadamente racista. Brincadeira né?

E sua intolerância beira ao ridículo, colega! Não vejo como dialogar com alguém assim! A vida se faz, também, de questinamentos sobre o que pensamos e como pensamos e se o que possuimos é apenas verdade própria ou a VERDADE! Mas como você faz, com arrogância, querendo demosntrar "superioridade" intelectual. Continuo sentindo muito, mesmo!

Ok...vamos lá então chover novamente no molhado...

Allan Kardec, Obras Póstumas, 1ª parte, capítulo da "Teoria do Belo": "O negro pode ser belo para o negro, como um gato para os gatos; mas não o é no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, os lábios grossos, acusam materialidade dos seus instintos; podem perfeitamente exprimir paixões violentas, mas nunca variedades do sentimento e as modulações de um Espírito elevado."

Allan Kardec, em seu livro, "a gênese", cap. XI, item 32 diz: "O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso. Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados."

Allan Kardec, na Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: (Perfectibilidade da raça negra) "Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados".

Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, cap. V "6º -Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?(…)".
“(…)Em relação à sexta interrogação acima, dirão naturalmente que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão? A doutrina espírita tem mais amplitude do que tudo isto. Segunda ela, não há muitas espécies de homens, há tão somente cujos espíritos estão mais ou menos atrasados, porém, todos suscetíveis de progredir. Não é este princípio mais conforme à justiça de Deus?”

Allan Kardec, em O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859: "Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado"

Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3 - Há muitas moradas na casa de meu Pai: "8. A qualificação de mundos inferiores e mundos superiores nada tem de absoluta; é, antes, muito relativa. Tal mundo é inferior ou superior com referência aos que lhe estão acima ou abaixo, na escala progressiva. Tomada a Terra por termo de comparação, pode-se fazer idéia do estado de um mundo inferior, supondo os seus habitantes na condição das raças selvagens ou das nações bárbaras que ainda entre nós se encontram, restos do estado primitivo do nosso orbe. Nos mais atrasados, são de certo modo rudimentares os seres que os habitam. Revestem a forma humana, mas sem nenhuma beleza. Seus instintos não têm a abrandá-los qualquer sentimento de delicadeza ou de benevolência, nem as noções do justo e do injusto. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias e de invenções, passam a vida na conquista de alimentos. Deus, entretanto, a nenhuma de suas criaturas abandona; no fundo das trevas da inteligência jaz, latente, a vaga intuição, mais ou menos desenvolvida, de um Ente supremo. Esse instinto basta para torná-los superiores uns aos outros e para lhes preparar a ascensão a uma vida mais completa, porquanto eles não são seres degradados, mas crianças que estão a crescer. Entre os degraus inferiores e os mais elevados, inúmeros outros há, e difícil é reconhecer-se nos Espíritos puros, desmaterializados e resplandecentes de glória, os que foram esses seres primitivos, do mesmo modo que no homem adulto se custa a reconhecer o embrião.

Allan Kardec, A Gênese, Cap. XI - Gênese Espiritual, 38-40: "38. - De acordo com o ensino dos Espíritos, foi uma dessas grandes imigrações, ou, se quiserem, uma dessas colônias de Espíritos, vinda de outra esfera, que deu origem à raça simbolizada na pessoa de Adão e, por essa razão mesma, chamada raça adâmica. Quando ela aqui chegou, a Terra já estava povoada desde tempos imemoriais, como a América, quando aí chegaram os europeus. Mais adiantada do que as que a tinham precedido neste planeta, a raça adâmica é, com efeito, a mais inteligente, a que impele ao progresso todas as outras. A Gênese no-la mostra, desde os seus primórdios, industriosa, apta às artes e às ciências, sem haver passado aqui pela infância espiritual, o que não se dá com as raças primitivas, mas concorda com a opinião de que ela se compunha de Espíritos que já tinham progredido bastante. Tudo prova que a raça adâmica não é antiga na Terra e nada se opõe a que seja considerada como habitando este globo desde apenas alguns milhares de anos, o que não estaria em contradição nem com os fatos geológicos, nem com as observações antropológicas, antes tenderia a confirmá-las. 39. - No estado atual dos conhecimentos, não é admissível a doutrina segundo a qual todo o gênero humano procede de uma individualidade única, de há seis mil anos somente a esta parte. Tomadas à ordem física e à ordem moral, as considerações que a contradizem se resumem no seguinte: Do ponto de vista fisiológico, algumas raças apresentam característicos tipos particulares, que não permitem se lhes assinale uma origem comum. Há diferenças que evidentemente não são simples efeito do clima, pois que os brancos que se reproduzem nos países dos negros não se tornam negros e reciprocamente. O ardor do Sol tosta e brune a epiderme, porém nunca transformou um branco em negro, nem lhe achatou o nariz, ou mudou a forma dos traços da fisionomia, nem lhe tornou lanzudo e encarapinhado o cabelo comprido e sedoso. Sabe-se hoje que a cor do negro provém de um tecidoespecial subcutâneo, peculiar à espécie. Há-se, pois, de considerar as raças negras, mongólicas, caucásicas como tendo origem própria, como tendo nascido simultânea ou sucessivamente em diversas partes do globo. O cruzamento delas produziu as raças mistas secundárias. Os caracteres fisiológicos das raças primitivas constituem indício evidente de que elas procedem de tipos especiais. As mesmas considerações aplicam, conseguintemente, assim aos homens, quanto aos animais, no que concerne à pluralidade dos troncos. (Cap. X, nos 2 e seguintes.) 40. - Adão e seus descendentes são apresentados na Gênese como homens sobremaneira inteligentes, pois que, desde a segunda geração, constroem cidades, cultivam a terra, trabalham os metais. São rápidos e duradouros seus progressos nas artes e nas ciências. Não se conceberia, portanto, que esse tronco tenha tido, como ramos, numerosos povos tão atrasados, de inteligência tão rudimentar, que ainda em nossos dias rastejam a animalidade, que hajam perdido todos os traços e, até, a menor lembrança do que faziam seus pais. Tão radical diferença nas aptidões intelectuais e no desenvolvimento morai atesta, com evidência não menor, uma diferença de origem".

"Deve-se, porém, ressaltar que embora racista, o Kardecismo - ou Espiritismo - não prega a segregação racial - pelo contrário, prega que os espíritos presentes nas raças "mais evoluídas" devam auxiliar os espíritos que encarnam as raças "menos evoluídas". As boas intenções do Kardecismo, obviamente, em nada anulam seu racismo". http://www.geocities.com/fusaoracial/KardecMFP.htm

A sua argumentação Ad Hominem é compreensível numa situação onde não existem fatos e provas para sustentar uma argumentação lógica. Pode servir de evidência de que a "fé raciocinada" gera graves seqüelas nas mentes mais inteligentes, como a sua.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #449 Online: 12 de Setembro de 2008, 12:30:15 »
A sua argumentação Ad Hominem é compreensível numa situação onde não existem fatos e provas para sustentar uma argumentação lógica. Pode servir de evidência de que a "fé raciocinada" gera graves seqüelas nas mentes mais inteligentes, como a sua.

Não argumentei com ofenças pessoais Sr.Gigaview! Comentei que sua intolerância com espíritas e DE chega a ser ridícula, pois passa o limite do bom senso e recorre a sinônimos depreciativos. Não caracteriza um ad hominem nem aqui nem em qualquer lugar! Não gosto da intolerância, por isto não vejo como chegaremos a um bom debate. Veja que não é o caso do Sr. Jus Est Ars, que mesmo possuindo opinião contrária ao espiritismo, respeita quem deposita fé em seus postulados.

Muito bom o material apresentado! Vou ter muito trabalho, com certeza! O material do Chico Xavier não vejo problemas em refutar, tem muito lixo publicado contra ele, basta saber a fonte certa e logo tudo se esclarece. A situação do Kardec já é mais complicada, mas aqui:
Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?(…)".
“(…)Em relação à sexta interrogação acima, dirão naturalmente que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão? A doutrina espírita tem mais amplitude do que tudo isto. Segunda ela, não há muitas espécies de homens, há tão somente cujos espíritos estão mais ou menos atrasados, porém, todos suscetíveis de progredir. Não é este princípio mais conforme à justiça de Deus?”

Está de acordo com o princípio da DE, não há racismo aqui, de jeito nenhum!

Bom final de semana amigos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!