No livro dos médiuns, Kardec tenta construir uma lógica.
Começa dizendo que é intuitivo a existência da alma nos padrões daquele tempo, que se dizia que a alma vai para o céu ou inferno, de acordo com a crença comum, o que ele não achava lógico. E de alma para espírito é um pulo fácil, de maneira que não há nada que desabone a crença em espíritos.
No capítulo "método", ele pretende demonstrar como convencer alguém da existência de espíritos. E diz que há os que mesmo quando vêem os espíritos, não acreditam neles.
Eu não sou um desses. Se eu ver um espírito acreditarei em sua existência. No entanto, nunca vi. Como solucionar essa questão Correio?
Se um espírito me aparecesse eu acreditaria em sua existência, como não aparece eu não creio nele. Não um médium incorporar um espírito, mas eu ver um.
Alma, espírito. Com excesão das testemunhas de Jeová, que falam serem difrentes coisas, penso que não. Então vamos lá!
Quando algo é muito diferente, ou impossivel para nós, é comum o sentimento de negação, duvida.
O fonógrafo despertou isto em algumas pessoas. Chegavam a acusar Thomas Edison de engodo nas apresentações. Então quando alguém vê um espírito, pode ser que duvide do próprio sentido ou sanidade, passando a não acreditar na “visão”! Nada demais neste comentário de Kardec.
Quanto ao fato de você não ver um espírito, a solução é que você não tem a mediunidade para este fim, segundo a DE. Se você fala isto para ver se toca a sensibilidade alguém do lado de lá com: Nossa, ele pode ser um grande espírita, basta para isto materializarmos um espírito para ele! Vamos falar ao conselho do grande Jesus para ver se ele libera um showzinho de luzes também!
Desculpe desanponta-lo, mas por razões desconhecidas por mim, não funciona assim!
Ok, Correios. vamos nos ater aos fatos então:
Se um espirito é real, ou seja, pode de alguma forma influenciar os vivos, então existe alguma forma de efeito fisico no ser humano provocado por eles.
Mesmo que seja sutil, no nivel do pensamento, indiretamente esse efeito poderia ser testado e verificado.
Alegar que o espirito tem razões desconhecidas para não se manifestar em alguma situação não é uma boa justificativa, pois a mesma poderia ser usada para explicar duendes ou o coelhinho da pascoa, certo?
Então, a ciencia não encontrou nenhuma evidencia de que exista esse efeito de um espirito sobre a materia. Então não podemos "provar" que espiritos existem ou não existem, mas podemos afirmar que eles (existindo ou não) não fazem nenhuma diferença no mundo real, assim como duendes e coelhinhos da pascoa. Para todos os efeitos não existem.
Se voce conhece alguma argumentação cientifica que pode por em duvida o que a ciencia descobriu até agora, apresente.
Se voce considera que esse tipo de discussão não vai provar o espiritismo, então o nivel da discussão é a fé... respeitarei sua fé, mas não respeito o espiritismo pelas inumeras razões aqui postadas e não refutadas