Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108806 vezes)

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #375 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:45:54 »
Doutor ...
Não queira incitar como os outros que espíritas e mediuns são doentes mentais.
Isto é sandice.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #376 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:46:34 »
Citação de: Gigaview
Acho que a sua posição é difícil mesmo pois não existe nada que sustente a hipótese espírita até o momento. Acho até que a discussão está meio açucarada pois até agora não apareceu novidade alguma que não tivesse sido refutada em tópicos anteriores com requintes de crueldade intelectual.

Na minha opinião o espiritismo é ingênuo, infantil e, sobretudo, perigoso. Concordo com o Luis Dantas, o espiritismo é uma praga. Um même, um virus da mente que se aloja em mentes desprovidas de juízo crítico.

Que posição difícil? Não vejo a vantagen que você alega na sustentação do racismo na DE. Sobre a dificuldade em se debater as evidências da existência do espírito? Você não leu o que eu escrevi, não é mesmo? Aqui se faz posições dificeis!
E sua opinião? É bem sua e de poucos, espero! Porque não acrescenta nada e denota uma hostilidade até infantil sobre algo que não foi bem esclarecido ainda!
Eu sinto muito! Por você!
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:47:47 »

No livro dos médiuns, Kardec tenta construir uma lógica.

Começa dizendo que é intuitivo a existência da alma nos padrões daquele tempo, que se dizia que a alma vai para o céu ou inferno, de acordo com a crença comum, o que ele não achava lógico. E de alma para espírito é um pulo fácil, de maneira que não há nada que desabone a crença em espíritos.

No capítulo "método", ele pretende demonstrar como convencer alguém da existência de espíritos. E diz que há os que mesmo quando vêem os espíritos, não acreditam neles.

Eu não sou um desses. Se eu ver um espírito acreditarei em sua existência. No entanto, nunca vi. Como solucionar essa questão Correio?

Se um espírito me aparecesse eu acreditaria em sua existência, como não aparece eu não creio nele. Não um médium incorporar um espírito, mas eu ver um.

Alma, espírito. Com excesão das testemunhas de Jeová, que falam serem difrentes coisas, penso que não. Então vamos lá!
Quando algo é muito diferente, ou impossivel para nós, é comum o sentimento de negação, duvida.
O fonógrafo despertou isto em algumas pessoas. Chegavam a acusar Thomas Edison de engodo nas apresentações. Então quando alguém vê um espírito, pode ser que duvide do próprio sentido ou sanidade, passando a não acreditar na “visão”! Nada demais neste comentário de Kardec.
Quanto ao fato de você não ver um espírito, a solução é que você não tem a mediunidade para este fim, segundo a DE. Se você fala isto para ver se toca a sensibilidade alguém do lado de lá com: Nossa, ele pode ser um grande espírita, basta para isto materializarmos um espírito para ele! Vamos falar ao conselho do grande Jesus para ver se ele libera um showzinho de luzes também!
Desculpe desanponta-lo, mas por razões desconhecidas por mim, não funciona assim!

Ok, Correios. vamos nos ater aos fatos então:

Se um espirito é real, ou seja, pode de alguma forma influenciar os vivos, então existe alguma forma de efeito fisico no ser humano provocado por eles.
Mesmo que seja sutil, no nivel do pensamento, indiretamente esse efeito poderia ser testado e verificado.
Alegar que o espirito tem razões desconhecidas para não se manifestar em alguma situação não é uma boa justificativa, pois a mesma poderia ser usada para explicar duendes ou o coelhinho da pascoa, certo?

Então, a ciencia não encontrou nenhuma evidencia de que exista esse efeito de um espirito sobre a materia. Então não podemos "provar" que espiritos existem ou não existem, mas podemos afirmar que eles (existindo ou não) não fazem nenhuma diferença no mundo real, assim como duendes e coelhinhos da pascoa. Para todos os efeitos não existem.

Se voce conhece alguma argumentação cientifica que pode por em duvida o que a ciencia descobriu até agora, apresente.

Se voce considera que esse tipo de discussão não vai provar o espiritismo, então o nivel da discussão é a fé... respeitarei sua fé, mas não respeito o espiritismo pelas inumeras razões aqui postadas e não refutadas
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #378 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:48:19 »
Eles são tão irracionais e preconceituosos contra Espíritas que alem de generalizarem fazendo parecer que espiritas e mediuns são doentes mentais de qualquer jeito dão duas hipoteses de todos serem doentes mentais.

OS que se iludem e os que não se iludem.
O pior de tudo é que isso é ofensivo sim.
Eu nunca falei que ateus são doentes mentais.
Isto generalização forte.

Este posto é dirigiro ao GIGAVIEW, MSCONTINI e alguns outros que eu possa ter esquecido que participaram do outro topico completamente ofensivo.
A moderação deveria dar cartão a este tipo de comentário agressivo e ofensivo e tendencioso da parte deles!!!

Você continua distorcendo os fatos e minhas opiniões.
Eles são irracionais e ofensivos porque ameaçam a sua forma de pensar e o pior é que você se vê sem fatos para contra-argumentar. Prove...estamos esperando.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:48:47 »
Doutor ...
Isto é sandice.

Q,
Deixa de fazer papel de vitima, ninguem disse isso aqui.
Se voce acusa, apresente as provas! Se não voce está cometendo perjurio.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #380 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:49:52 »
Doutor ...
Isto é sandice.

Nao estou incitando(?) nada. Só lhe fiz algumas perguntas. E aí?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #381 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:50:23 »
GIGAVIEW o topico que vc criou é preconceituoso e discrimnatório.
Este topico deveria ser deletado.
Isto é hostilidade com os Espíritas.
Sem contar a intenção sua no topico de taxar nós e os mediuns de doentes mentais.
Pq nao para de ter esste tipo de comportamento idiota?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #382 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:50:43 »
Acho que a sua posição é difícil mesmo pois não existe nada que sustente a hipótese espírita até o momento. Acho até que a discussão está meio açucarada pois até agora não apareceu novidade alguma que não tivesse sido refutada em tópicos anteriores com requintes de crueldade intelectual.

Na minha opinião o espiritismo é ingênuo, infantil e, sobretudo, perigoso. Concordo com o Luis Dantas, o espiritismo é uma praga. Um même, um virus da mente que se aloja em mentes desprovidas de juízo crítico.

Que posição difícil? Não vejo a vantagen que você alega na sustentação do racismo na DE. Sobre a dificuldade em se debater as evidências da existência do espírito? Você não leu o que eu escrevi, não é mesmo? Aqui se faz posições dificeis!
E sua opinião? É bem sua e de poucos, espero! Porque não acrescenta nada e denota uma hostilidade até infantil sobre algo que não foi bem esclarecido ainda!
correios, lemos o que voce escreveu, mas sua opinião não mudam os fatos, kardec era declaradamente racista. Não vemos vantagem ou não em alegar isso, apenas citamos como fato!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #383 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:52:05 »
Sem contar a intenção sua no topico de taxar nós e os mediuns de doentes mentais.

Q,
alow...
Papel de vitima é feio....Ou voce tem problemas de interpretação de textos??

Se acusar apresente provas

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #384 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:52:49 »
e olha mais um dos seus ad-hominens ai....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #385 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:53:34 »
Q, você sabe que há (justa ou injustamente) essa percepção de associação entre mediunidade e doença mental.  Que, aliás, o próprio Kardec menciona, salvo engano meu.

Por que então considera ofensivo o simples ato de perguntar se essa associação é justa?

Você está fazendo bicho de sete cabeças onde não cabe.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #386 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:54:11 »
Vitima é a $#%$#%#¨#

Este topico é ridiculo.
Eu sentiria vergonha se fosse vcs.
Vcs são preconceituosos e discriminam os Espíritas e Mediuns.
Se vcs não acreditam blz direito de vcs, mas nada da o direito de taxar-nos de doentes mentais.
Isto é ridiculo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #387 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:55:07 »

Tenho que discordar, Q. Só para lhe dar um exemplo, existem estudos que indicam que uma grande criatividade artística
está muitas vezes relacionada a um distúrbio bipolar. Isso é um fato. Mas isso nao quer dizer que todos os artistas sofrem
de distúrbio bipolar, nem denota preconceito contra os artistas. Outro fato é que as açoes dos médiuns (independentemente
de serem eles guiados por espíritos ou nao) assemelham-se aas açoes de doentes mentais.

E quanto as minhas perguntas?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #388 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:55:36 »

Fatos, Correio. Fatos. Aonde estão os fatos?
Tudo que disse até agora está fundamentado em fatos. E você? Se fundamenta apenas no livro da carochinha das abobrinhas espiritóides escrito por um sujeito comprovadamente racista. Brincadeira né?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #389 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:57:29 »
vamos aos fatos:

GIGAVIEW criou um topico generalizando e direta e depois explicando que indiretamente espíritas são doentes mentais.
MSCONTINI e outros colegas dele que tem afinidade pegaram onda estão se apoiando mutuamente.
Estes são os fatos que são irrefutaveis até agora.
Só vi ofensas e hostilidades até agora.
Só que elas são feitas de forma sutil ...mas nao deixam de ser ofensas!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #390 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:57:39 »
Vitima é a $#%$#%#¨#

Este topico é ridiculo.
Eu sentiria vergonha se fosse vcs.
Vcs são preconceituosos e discriminam os Espíritas e Mediuns.
Se vcs não acreditam blz direito de vcs, mas nada da o direito de taxar-nos de doentes mentais.
Isto é ridiculo.

Ok, Q... pode denunciar, no problem....

Eu mesmo não te denunciei pelos seus ataques pessoais porque no fundo está sendo muito interessante ver as maneiras que voce encontra para fugir das questões, agora aaté papel de vitima! Com certeza está sendo bem instrutivo para as pessoas que acompanham esse forum os mecanismos usados para fugir a discussão baseada em fatos.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #391 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:58:40 »
Podem me denunciar a vontade.
Até agora nao fiz ligação de ateus com doenças mentais.
E nao aceito que vcs façam ísto tambem.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #392 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:01:01 »
vamos aos fatos:

GIGAVIEW criou um topico generalizando e direta e depois explicando que indiretamente espíritas são doentes mentais.
MSCONTINI e outros colegas dele que tem afinidade pegaram onda estão se apoiando mutuamente.
Estes são os fatos que são irrefutaveis até agora.
Só vi ofensas e hostilidades até agora.
Só que elas são feitas de forma sutil ...mas nao deixam de ser ofensas!

Q,

Voce realmente está com problemas de interpretação de textos. Faça o seguinte, esfria a cabeça, se atenha aos fatos e não analise com suas emoções e crenças mas com pensamento racional, e leia de novo os posts desse topico.
Voce vai ver que essa sua declaração não tem nenhum cabimento, sendo apenas uma distorsão simplista do que estavamos tratando aqui.
Boa sorte :ok:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #393 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:02:14 »

Então, estamos discutindo o tema, não as pessoas.
Se voce tiver algum estudo ou dados sobre isso, pode propor o tema, vai ser interessante!!!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #394 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:02:28 »

Já foi colocado o que está sendo discutido Q, não custa repetir:

Q,

O título do tópico não diz que médiuns ou espíritas são doentes mentais.

Diz que a tolerância que o espiritismo tem com "transes", ouvir "vozes", ver "coisas" pode muito bem propiciar ou agravar alguma doença psiquiátrica.

Em qualquer ambiente alguém que ouça vozes (um louco, considerando sua crença, não um médium) é logo olhado com desconfiança muitas vezes levado a tratamento.

No ambiente espírita esse lunático que ouve vozes pode ser confundido com um médium, e inclusive incentivado sua loucura.

É um dogma esse assunto para os espíritas?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #395 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:03:15 »

Se fizer ligações de ateus com doenças mentais tem que provar. OK?

A propósito:

"Even Kardec, in the 1850s, remarked on the relation with madness: The primary cause of madness is organic brain predisposition, and it makes the brain more or less susceptible to certain impressions. Predisposition to madness, once existing, will assume the main focus, [...] and it could be the preoccupation with Spirits, such as of God, angels, evil, fortune, power, a science [...]. (Kardec, 1857/1994)"

Tem tradutor no google.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #396 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:04:14 »
Não distorçam.
Mas enfim ... não se pode esperar coisas boas e discussões sadias de um topico que já carrega repulsa no proprio titulo não é ?
To fora dessa discussão

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #397 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:06:10 »
Olha só, Q. Do primeiro post deste tópico:

2. O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ? mas não seria correto se questionar se: Não são as religiões e seitas já uma grande Doença Mental coletiva ?

Note que sao perguntas, nao afirmaçoes. Levando em conta meu post anterior, eu poderia perguntar: A atividade artística seria
uma porta para doenças mentais?*

Você poderia argumentar que o segundo post deste tópico, do Luiz Dantas, tenha sido preconceituoso ou tendencioso. Mas
a intençao do OP parece ser simplesmente causar uma discussao acerca da pergunta acima.

*Nao, claro, muito pelo contrário. Mas isso nao impede que existam doentes mentais artistas. Você poderia ter respondido algo
parecido acerca da mediunidade e nao estaria totalmente errado, a meu ver.

EDIT: acrescentei "totalmente". O sentido ia ficar bem diferente...

Alan Watts

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #398 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:07:13 »
Agora vcs deram um up e colocaram no grupo de doentes mentais não só os espíritas mas todos os que tem fé e religião.
rsrsr
Ngm merece ... :histeria:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #399 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:08:18 »
Agora vcs deram um up e colocaram no grupo de doentes mentais não só os espíritas mas todos os que tem fé e religião.
rsrsr
Ngm merece ... :histeria:

Veja o título do tópico. E depois olhe no dicionário o sentido da palavra "Porta".

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!