Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108818 vezes)

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #675 Online: 06 de Maio de 2009, 02:01:01 »
Vai chamar a "mamãe"!? Vai lá!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #676 Online: 06 de Maio de 2009, 08:12:42 »
Cessem os elogios e continuem o debate. Daqui pra frente vai ser cartão.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #677 Online: 06 de Maio de 2009, 10:53:02 »
[...] você está deixando transparecer exatamente o tipo de "cara" que é: desequilibrado. És rude e se imagina "o tal". Tens demonstrado uma imaturidade digna de uma criança. Quando é que você vai crescer, cara! Será que já não aprendeu o bastante!? Esse tópico é um verdadeiro "lixo". Doença mental!!! Agora veja você!

Cartão amarelo, Rorscharch. Esse tipo de comportamento não é tolerado aqui.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #678 Online: 06 de Maio de 2009, 11:06:00 »

Só pra constar hehe: Gigaview, pelo que vi, não afirmou nenhuma vez que ser 'medium' ou 'espírita' é ser doente mental.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #679 Online: 06 de Maio de 2009, 13:38:08 »
[...] você está deixando transparecer exatamente o tipo de "cara" que é: desequilibrado. És rude e se imagina "o tal". Tens demonstrado uma imaturidade digna de uma criança. Quando é que você vai crescer, cara! Será que já não aprendeu o bastante!? Esse tópico é um verdadeiro "lixo". Doença mental!!! Agora veja você!

Cartão amarelo, Rorscharch. Esse tipo de comportamento não é tolerado aqui.
Beleza!

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #680 Online: 06 de Maio de 2009, 13:44:43 »

Só pra constar hehe: Gigaview, pelo que vi, não afirmou nenhuma vez que ser 'medium' ou 'espírita' é ser doente mental.
Não, diretamente. No entanto, foi exatamente a ideia que deixou transparecer. O título do tópico já diz tudo. Ninguem gosta de ser ofendido. Este é um tópico aberto para discussões frutíferas e sensatas. Se eu fosse um espírita ou um médiun, não sou, mas se fosse, sentiria-me profundamente ofendido. Eu quando quero ofender a alguem, o faço diretamente, sem rodeios. Mas tudo bem! Já recebi o meu prêmio pelo que disse. Talvez eu não o tenha compreendido como deveria. Talvez eu mereça mesmo o castigo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #681 Online: 06 de Maio de 2009, 14:55:37 »
Aí acho meio difícil. Mas tanto faz hehe. Por algumas coisas que ele disse, achava até mesmo que ele era simpatizante do espiritismo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #682 Online: 06 de Maio de 2009, 18:06:15 »

Rorschach

O tópico é serio. E é ofensivo sem dúvida para quem acredita no espiritismo,

Pensando apenas nos sintomas:
- Uma pessoa fica conversando com entes invisíveis
- Ela acredita que esses entes influenciam o rumo de sua vida
- Ela não consegue provar que fala com entes invisíveis
- Por causa disso ela começa a acreditar em coisas que são claramente sem sentido

Se formos analisar por esse sintoma, poderíamos claramente apontar a pessoa como tendo algum problema. A questão é que sob a perspectiva de espírita, essas coisas que nos parecem absurdas são tidas como a realidade.

Para resolver seria bem fácil... uma prova apenas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #683 Online: 06 de Maio de 2009, 22:41:14 »

Não, diretamente. No entanto, foi exatamente a ideia que deixou transparecer. O título do tópico já diz tudo. Ninguem gosta de ser ofendido. Este é um tópico aberto para discussões frutíferas e sensatas. Se eu fosse um espírita ou um médiun, não sou, mas se fosse, sentiria-me profundamente ofendido. Eu quando quero ofender a alguem, o faço diretamente, sem rodeios. Mas tudo bem! Já recebi o meu prêmio pelo que disse. Talvez eu não o tenha compreendido como deveria. Talvez eu mereça mesmo o castigo.
Como espírita, eu respondo o seguinte:

Eu não li o tópico inteiro para saber se alguém de fato relacionou o Espiritismo à loucura, ou se só trataram o tema hipoteticamente. Mas se alguém o fez, e a acusação for verdadeira, eu não deveria me sentir ofendido por quem tenta me abrir os olhos. Se a acusação é falsa, eu, como espírita, deveria sentir mais é pena de quem cai no ridículo de acusar em falso, pois que uma acusação falsa será sempre desmentida, mais cedo ou mais tarde. Logo, seja num caso ou noutro, não há motivos para ficar ofendido.

E além do mais, os espíritas não precisam que os não-espíritas fiquem ultrajados por eles. Os espíritas são bem grandinhos para sentirem as próprias dores e saberem se defender das críticas, e mais fácil ainda é se defender das críticas mentirosas e levianas. Difícil, na realidade, é se defender da crítica certeira. Se os espíritas não conseguissem se defender de uma acusação tão ridícula e absurda quanto essa, melhor mesmo seria abandonar o Espiritismo e escolher outra crença (ou quem sabe, descrença...). Aliás, no dia em que eu não conseguir encontrar argumentos para defender logicamente o Espiritismo de uma acusação qualquer, seja ela qual for, eu renuncio ao Espiritismo como crença no mesmo instante.

Situação diversa, que fique claro, seria se os espíritas estivessem sendo perseguidos, presos, tendo os seus direitos de cidadão extintos, etc... Nesse caso, sim, talvez precisássemos da ajuda de não-espíritas, e não a desprezaríamos, em defesa da liberdade de crença e de opinião. Mas não é esse o caso, ao menos no Brasil e, logo, os espíritas não precisam de nenhuma ajuda dos não-espíritas para defenderem a sua crença, e muito menos para tomarem as suas dores.

Um abraço.
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 22:44:17 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #684 Online: 06 de Maio de 2009, 22:57:46 »
Não, diretamente. No entanto, foi exatamente a ideia que deixou transparecer. O título do tópico já diz tudo.
Notou o ponto de interrogação - ? - no título do tópico?

Alias, você leu o tópico desde o começo, e viu todas as argumentações do Giga?

Que chilique que tu deu hein rapaz... haha.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #685 Online: 07 de Maio de 2009, 00:37:47 »
Não, diretamente. No entanto, foi exatamente a ideia que deixou transparecer. O título do tópico já diz tudo.
Notou o ponto de interrogação - ? - no título do tópico?

Alias, você leu o tópico desde o começo, e viu todas as argumentações do Giga?

Que chilique que tu deu hein rapaz... haha.

Pois é Tupac, e o texto nem é meu. A fonte está lá na primeira página: http://cariricult.blogspot.com/2008/03/o-espiritismo-e-mediunidade-so-portas.html

E essa discussão toda já aconteceu, inclusive com a participação de moderadores.
Lembra do Q? Levantou exatamente a mesma questão ficou sem argumentos e desapareceu...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #686 Online: 07 de Maio de 2009, 00:44:40 »
...os espíritas não precisam de nenhuma ajuda dos não-espíritas para defenderem a sua crença, e muito menos para tomarem as suas dores.

Também estranhei essa iniciativa de defesa.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #687 Online: 07 de Maio de 2009, 00:45:10 »
Perdoem-me! Percebo agora o quanto injusto eu fui com o colega. Precipitei-me, reconheço humildemente. Aos demais, espero que relevem e desconsiderem minhas colocações.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #688 Online: 07 de Maio de 2009, 00:47:36 »
...os espíritas não precisam de nenhuma ajuda dos não-espíritas para defenderem a sua crença, e muito menos para tomarem as suas dores.

Foi mal, Giga! Quer dizer, foi pécimo! Espero que você releve minhas considerações.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #689 Online: 07 de Maio de 2009, 00:51:55 »

Foi mal, Giga! Quer dizer, foi pécimo! Espero que você releve minhas considerações.

Ok...Tátudonumaboa!!!!  :)
Vamos deixar essas intrigas de lado e prosseguir neste e em outros debates.
Um abraço.
 :ok:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #690 Online: 07 de Maio de 2009, 00:57:41 »
Ahh, se fosse sempre assim...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #691 Online: 07 de Maio de 2009, 21:01:01 »

Rorschach

O tópico é serio. E é ofensivo sem dúvida para quem acredita no espiritismo,

Pensando apenas nos sintomas:
- Uma pessoa fica conversando com entes invisíveis
- Ela acredita que esses entes influenciam o rumo de sua vida
- Ela não consegue provar que fala com entes invisíveis
- Por causa disso ela começa a acreditar em coisas que são claramente sem sentido

Se formos analisar por esse sintoma, poderíamos claramente apontar a pessoa como tendo algum problema. A questão é que sob a perspectiva de espírita, essas coisas que nos parecem absurdas são tidas como a realidade.

Para resolver seria bem fácil... uma prova apenas.

Pois é, por isso mesmo evitamos levar a discussão ao nível pessoal. Se uma pessoa resolve levar a sério sua discussão cabeça com o dragão que mora em sua garagem, o problema é dela. Há outras (inúmeras) formas de auto-engano. Há os que se iludem com o comunismo, outros com o neo-liberalismo, outros com o racismo e a xenofobia, e (muitos) se iludem com o espiritismo. Problema é delas. Esse fórum não se destina a doutrinar quem quer que seja.  Os eventualmente ofendidos têm sempre garantidos seus (amplos) espaços de contra-argumentação. O duro (para elas) é que o dragão na garagem nunca responde de forma convincente.

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #692 Online: 30 de Julho de 2011, 03:09:13 »
Repetindo as perguntas:

1. As religiões e as seitas não seriam apenas um grande delírio dos povos para preencher o grande vazio da alma, o desamparo de não conhecer o seu criador, a paranóia de achar-se perseguido num mundo tão cruel e desumano ?

2. O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ? mas não seria correto se questionar se: Não são as religiões e seitas já uma grande Doença Mental coletiva ?

1. Sim, acho que as religiões são de certa forma uma reação e uma expressão do desconforto do ser humano ao se deparar com as questões das quais desconhece as respostas, ou ainda, uma forma de lidar melhor com as dificuldades ou tentar mudar a realidade cruel.

2. Acredito que podem sim ser portas para doenças mentais. A maioria das religiões usam de métodos para alterar o estado consciente e isso misturado com crença, acredito eu, pode ser perigoso. Por experiência própria posso dizer que esses estados alterados de consciência (que chamam de transe, gnose, elevação do pensamento) podem desencadear alucinações tanto auditivas quanto visuais, apesar de isso ser bastante raro. Levar essas alucinações a sério é onde começa o problema, pois na maioria das vezes as pessoas passam a creditar isso como prova pessoal da existência real de suas crenças, isso na maioria das vezes causa obsessão, mas não duvido que possa resultar em distúrbios mentais mais graves.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #693 Online: 30 de Julho de 2011, 09:14:01 »
[...]
Aliás, no dia em que eu não conseguir encontrar argumentos para defender logicamente o Espiritismo de uma acusação qualquer, seja ela qual for, eu renuncio ao Espiritismo como crença no mesmo instante.
[...]

E aí. Já o renunciou? :biglol:

P.S.

Lógica e crença? :hein:
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #694 Online: 30 de Julho de 2011, 14:46:24 »
Geo, Geo... Existem forças negras que nem mesmo o Necromancer-Mor do fórum deveria mexer. :nao3:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #695 Online: 30 de Julho de 2011, 15:15:28 »
[...]
Aliás, no dia em que eu não conseguir encontrar argumentos para defender logicamente o Espiritismo de uma acusação qualquer, seja ela qual for, eu renuncio ao Espiritismo como crença no mesmo instante.
[...]

E aí. Já o renunciou? :biglol:

P.S.

Lógica e crença? :hein:

Colocar-se na frente de um dogma, rosnar e atacar qualquer um que apresente evidência contrária e se for preciso, afirmar que 2+2=5 no argumento de defesa. Defender logicamente para os kardecistas geralmente é isso.

Geo, Geo... Existem forças negras que nem mesmo o Necromancer-Mor do fórum deveria mexer. :nao3:

Acho que o Geo deveria imediatamente ir no passe, não esquecendo ainda de levar a garrafinha de água para ser "magnetizada". Com espíritos inferiores não se brinca.  :D

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #696 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:36:33 »
Eu vou apelar um pouco ao meu sentimentalismo feminino agora...

Pensem só, o cidadão vê "espíritos" desde pequeno, descobre que aparentemente não possui nenhuma doença mental... Ele tem duas opções, ou se auto-denomina louco ou adere a uma crença, seja ela o Espiritismo ou não.

É como já foi dito, para os espíritas (principalmente para os que vêem, ouvem etc) aquilo é real.
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é deus.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #697 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:39:20 »

Pensem só, o cidadão vê "espíritos" desde pequeno, descobre que aparentemente não possui nenhuma doença mental... Ele tem duas opções, ou se auto-denomina louco ou adere a uma crença, seja ela o Espiritismo ou não.

É como já foi dito, para os espíritas (principalmente para os que vêem, ouvem etc) aquilo é real.

Aparentemente....

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #698 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:45:14 »
Existe ainda a situação daqueles que acham que veem "espíritos". Um lençol sacolejando ao longe sob a luz do luar pode ser um fantasma. Quem viu e saiu correndo ainda acha que era um fantasma e essas pessoas podem ser absolutamente normais. O problema é ficar amiguinho do fantasma.  :)

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #699 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:51:58 »

Aparentemente....

Sim, aparentemente. Como não sei do que se trata realmente a capacidade de o médium ver e ouvir "espíritos" eu não quis afirmar que com certeza ele não teria qualquer doença e também nem poderia colocar a hipótese que ele descobrisse alguma doença, já que estou a defender que ele se encontra com as duas opções citadas acima.  ::)
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é deus.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!