Eu uma vez consultei uma cartomante, por curiosidade mesmo, e fiquei meio que chocado com as verdades que ela falou sobre mim. Fiz uma gravação em áudio da sessão e depois analisei com cuidado o que ela me disse e vi que realmente ela estava certa. As únicas informações que ela usou para descrever tanto minha personalidade quanto o que se passava em meu íntimo era minha data de nascimento e... só! Ela meio que fez uma comparação entre numerologia (com base na minha data de nascimento) com o que ela lia nas cartas que eu embaralhei e ainda tinha a tal mediunidade junto (ela é a principal médium de um centro de umbanda).
Se ela tivesse só falado besteira, não a teria levado a sério, mas o que ocorreu foi o oposto disso... Ela até chegou a falar de um professor de um curso que estou fazendo... Falou de tendências reais minhas, como um contínuo sentimento de solidão desde pequeno que carrego (não tinha como eu aparentar isso e isso não ocorre com todo mundo), chateação em função de um relacionamento do passado (e isso não é tão óbvio assim). Disse que tendo a acidentes com veículos, e de fato sempre fui meio paranóico em relação a trânsito, mas sem dizer isso a ela. Ela disse que o curso de computação gráfica que estou fazendo caiu como um pára-quedas e realmente foi o que ocorreu, sem eu ter dito isso a ela (como é que entrei no curso)...
E ainda disse sobre minhas expectativas em relação a esse curso, e nesse momento nem tiha dito nada...
Para minha irmã, ela chegou a falar que a minha avó ainda vai dar um susto na família se ela não se cuidar (alimentação)... Mesmo depois de analizar o áudio mais uma vez, não percebi nenhum erro por parte dela.
E mesmo assim, por eu ter acreditado nela em função de toda uma análise, eu ser esquizofrênico por isso? Corta essa!
Na boa, psiquiatria é pseudociência. Para mim, no fundo, trata-se de um instrumento de manipulação social. Acho que tem um pessoal que leva a psicologia, ou psiquiatria, que são pseudociências, muito a sério. E ainda dizem que defendem puramente a ciência, enquanto afirmam diagnósticos pseudocientíficos. Diagnósticos pseudocientíficos porque muito do que há na psiquiatria, em termos de conceito, baseia-se mais em fator cultural do que algo como uma verdadeira descoberta feita através de análise em laboratório. A psiquiatria não é isenta de preconceito, no passado, se acreditava que todos os negros sofriam de negritude, na época da escravidão (se não me engano).
O homossexualismo também já foi no passado entendido como doença, também porque antigamente havia maior preconceito em relação a isso. Percebam de uma vez que a psiquiatria ou psicologia tem ligação grande com fatores culturais de uma determinada época, e por isso não está isenta de enganos. E se isso é verdade, então porque ficam insistindo em diagnósticos psiquiátricos? Outra coisa que devem saber é que existem psiquiatras inescrupulosos que inventam doenças para se fazerem passar por sérios, daí então a indústria farmacêutica, para obter lucro, leva a sério o que esses caras falam e então eles ficam todo cheio de esnobismo e convencimento. Assim como existem doenças infecciosas que são criadas para que essa indústria corrompida também obtenha lucro através de tratamentos.
Esse negócio de mediunidade ser esquizofrenia também é outra furada, isso não se passa de um achismo preconceituoso baseado numa ideologia ateísta ou comunista (sabe-se lá) no meio acadêmico, e isso já foi provado. Um médium que não é esquizofrênico leva uma vida normal, apesar de todo ritualismo, transes, doutrinas, etc. Já um esquizofrênico de verdade pode ter ou não mediunidade, e mesmo assim ter delírios, viver fora da realidade, não conseguir interagir em sociedade, daí sim, este certamente tem problemas. Mas um médium que não apresenta essas complicações, certamente não. Essa seria a diferença. Você pode ter mediunidade e/ou esquizofrenia. Acredito que seja possível os dois juntos em alguns casos.
Vamos dizer assim, você possuir mediunidade, percepção extrasensorial (não estando isso associado à esquizofrenia), mas também você tendo delírios que te fazem fugir da realidade ao seu redor (daí isso ser um transtorno). Ou até mesmo às vezes você perceber alucinação e o tal "outro lado", em momentos diferentes. Mas acredito que isso cause problemas na hora de dar um diagnóstico preciso, seja em função do caso da pessoa, seja em função de ideologias acadêmicas. E daí então, se o paciente tiver o azar de estar se tratando com um psiquiatra de mente fechada...
Certamente haverá um risco maior de este se sentir insultado em função de ignorância e ideologias.