Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108822 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re:O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #775 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:11:15 »
Eu uma vez consultei uma cartomante, por curiosidade mesmo, e fiquei meio que chocado com as verdades que ela falou sobre mim. Fiz uma gravação em áudio da sessão e depois analisei com cuidado o que ela me disse e vi que realmente ela estava certa. As únicas informações que ela usou para descrever tanto minha personalidade quanto o que se passava em meu íntimo era minha data de nascimento e... só! Ela meio que fez uma comparação entre numerologia (com base na minha data de nascimento) com o que ela lia nas cartas que eu embaralhei e ainda tinha a tal mediunidade junto (ela é a principal médium de um centro de umbanda).

Se ela tivesse só falado besteira, não a teria levado a sério, mas o que ocorreu foi o oposto disso... Ela até chegou a falar de um professor de um curso que estou fazendo... Falou de tendências reais minhas, como um contínuo sentimento de solidão desde pequeno que carrego (não tinha como eu aparentar isso e isso não ocorre com todo mundo), chateação em função de um relacionamento do passado (e isso não é tão óbvio assim). Disse que tendo a acidentes com veículos, e de fato sempre fui meio paranóico em relação a trânsito, mas sem dizer isso a ela. Ela disse que o curso de computação gráfica que estou fazendo caiu como um pára-quedas e realmente foi o que ocorreu, sem eu ter dito isso a ela (como é que entrei no curso)...

E ainda disse sobre minhas expectativas em relação a esse curso, e nesse momento nem tiha dito nada...

Para minha irmã, ela chegou a falar que a minha avó ainda vai dar um susto na família se ela não se cuidar (alimentação)... Mesmo depois de analizar o áudio mais uma vez, não percebi nenhum erro por parte dela.

E mesmo assim, por eu ter acreditado nela em função de toda uma análise, eu ser esquizofrênico por isso? Corta essa!

Na boa, psiquiatria é pseudociência. Para mim, no fundo, trata-se de um instrumento de manipulação social. Acho que tem um pessoal que leva a psicologia, ou psiquiatria, que são pseudociências, muito a sério. E ainda dizem que defendem puramente a ciência, enquanto afirmam diagnósticos pseudocientíficos. Diagnósticos pseudocientíficos porque muito do que há na psiquiatria, em termos de conceito, baseia-se mais em fator cultural do que algo como uma verdadeira descoberta feita através de análise em laboratório. A psiquiatria não é isenta de preconceito, no passado, se acreditava que todos os negros sofriam de negritude, na época da escravidão (se não me engano).

O homossexualismo também já foi no passado entendido como doença, também porque antigamente havia maior preconceito em relação a isso. Percebam de uma vez que a psiquiatria ou psicologia tem ligação grande com fatores culturais de uma determinada época, e por isso não está isenta de enganos. E se isso é verdade, então porque ficam insistindo em diagnósticos psiquiátricos? Outra coisa que devem saber é que existem psiquiatras inescrupulosos que inventam doenças para se fazerem passar por sérios, daí então a indústria farmacêutica, para obter lucro, leva a sério o que esses caras falam e então eles ficam todo cheio de esnobismo e convencimento. Assim como existem doenças infecciosas que são criadas para que essa indústria corrompida também obtenha lucro através de tratamentos.

Esse negócio de mediunidade ser esquizofrenia também é outra furada, isso não se passa de um achismo preconceituoso baseado numa ideologia ateísta ou comunista (sabe-se lá) no meio acadêmico, e isso já foi provado. Um médium que não é esquizofrênico leva uma vida normal, apesar de todo ritualismo, transes, doutrinas, etc. Já um esquizofrênico de verdade pode ter ou não mediunidade, e mesmo assim ter delírios, viver fora da realidade, não conseguir interagir em sociedade, daí sim, este certamente tem problemas. Mas um médium que não apresenta essas complicações, certamente não. Essa seria a diferença. Você pode ter mediunidade e/ou esquizofrenia. Acredito que seja possível os dois juntos em alguns casos.

Vamos dizer assim, você possuir mediunidade, percepção extrasensorial (não estando isso associado à esquizofrenia), mas também você tendo delírios que te fazem fugir da realidade ao seu redor (daí isso ser um transtorno). Ou até mesmo às vezes você perceber alucinação e o tal "outro lado", em momentos diferentes. Mas acredito que isso cause problemas na hora de dar um diagnóstico preciso, seja em função do caso da pessoa, seja em função de ideologias acadêmicas. E daí então, se o paciente tiver o azar de estar se tratando com um psiquiatra de mente fechada...

Certamente haverá um risco maior de este se sentir insultado em função de ignorância e ideologias.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #776 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:23:11 »
Ainda não se sabe sea ciência conseguiu distinguir alucinação de mediunidade. Se distinguiu, não foi publicado. De fato meu psicólogo disse que existem muitos trabalhos feitos no oriente que não são publicados em função da ignorância e preconceitos da mentalidade ocidental, que é a que domina no meio acadêmico. Como já cheguei a ler por aqui, existem também cientistas que acreditam em coisas (dentro da própria ciência), que a própria ciência ainda não provou! Basicamente é o mesmo de uma crença religiosa, com a diferença de não haver sentimentalismo e ritualismo, mas a crença em si baseada numa hipótese ainda continua sendo crença. E porque não atacar esses cientistas da mesma forma como se ataca o religioso? Tipo, acreditar em vida extraterrestre (que muitos acreditam mas que não foi provada ainda experimentalmente), assim como universos paralelos. Assuntos esses que são levados a sérios por muitos, mas que para a ciência, ainda não é empiricamente real. O mesmo vale para a idéia de que o universo surgiu do nada comparado ao milagre de um deus ter criado do nada... Levando em conta esses fatos, acho que há é muita hipocrisia por aqui por parte de alguns, ou muitos até. Fico pensando, porque que o pessoal costuma mais atacar o religioso do que o cientista que crê em universo paralelo?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #777 Online: 15 de Agosto de 2013, 02:21:36 »
Citação de: Enio
Percebam de uma vez que a psiquiatria ou psicologia tem ligação grande com fatores culturais de uma determinada época, e por isso não está isenta de enganos.

Seja bem vindo ao espiritismo!  :lol:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #778 Online: 15 de Agosto de 2013, 08:24:19 »
Eu uma vez consultei uma cartomante, por curiosidade mesmo, e fiquei meio que chocado com as verdades que ela falou sobre mim. Fiz uma gravação em áudio da sessão e depois analisei com cuidado o que ela me disse e vi que realmente ela estava certa. As únicas informações que ela usou para descrever tanto minha personalidade quanto o que se passava em meu íntimo era minha data de nascimento e... só! Ela meio que fez uma comparação entre numerologia (com base na minha data de nascimento) com o que ela lia nas cartas que eu embaralhei e ainda tinha a tal mediunidade junto (ela é a principal médium de um centro de umbanda).

Se ela tivesse só falado besteira, não a teria levado a sério, mas o que ocorreu foi o oposto disso... Ela até chegou a falar de um professor de um curso que estou fazendo... Falou de tendências reais minhas, como um contínuo sentimento de solidão desde pequeno que carrego (não tinha como eu aparentar isso e isso não ocorre com todo mundo), chateação em função de um relacionamento do passado (e isso não é tão óbvio assim). Disse que tendo a acidentes com veículos, e de fato sempre fui meio paranóico em relação a trânsito, mas sem dizer isso a ela. Ela disse que o curso de computação gráfica que estou fazendo caiu como um pára-quedas e realmente foi o que ocorreu, sem eu ter dito isso a ela (como é que entrei no curso)...

E ainda disse sobre minhas expectativas em relação a esse curso, e nesse momento nem tiha dito nada...

Para minha irmã, ela chegou a falar que a minha avó ainda vai dar um susto na família se ela não se cuidar (alimentação)... Mesmo depois de analizar o áudio mais uma vez, não percebi nenhum erro por parte dela.

E mesmo assim, por eu ter acreditado nela em função de toda uma análise, eu ser esquizofrênico por isso? Corta essa!

Enio, já passei por uma experiência similar, e posso garantir que, no meu caso, foi PATENTE a manipulação psicológica. Ainda está aberta a questão da má-fé (leitura quente). Eu, no momento, fiquei muito impressionado, mas, depois, pesquisando e analisando friamente o ocorrido, verifiquei que minha participação foi ESSENCIAL para as "revelações". Tratou-se, em verdade, de manipulação com base em leitura fria, validação subjetiva, sugestão e inúmeras outras explicações com matriz científica. Dá para ver no tom de seu discurso da impressão que te marcou, foi exatamente isso que aconteceu comigo. Naturalmente, você, com esse posicionamento, não enxergará e não conseguirá revolver a verdade latente.

Falo isso tudo sem prejuízo de que, em primeiro lugar, na minha óptica, é um absurdo pensar que haja qualquer sobrenaturalidade na natureza. Mas esse não é o foco do tópico.

Abraço!

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #779 Online: 15 de Agosto de 2013, 11:47:15 »
Na boa, psiquiatria é pseudociência. Para mim, no fundo, trata-se de um instrumento de manipulação social. Acho que tem um pessoal que leva a psicologia, ou psiquiatria, que são pseudociências, muito a sério. E ainda dizem que defendem puramente a ciência, enquanto afirmam diagnósticos pseudocientíficos.

Pois é, fala isso para meu irmão, que se não fossem os remédios tarja preta que ele toma diariamente, já teria se suicidado uns dez anos atrás... diagnosticado por um psiquiatra e com remédios receitados por psiquiatra.

Alíás, ele é esquizofrênico. E dos sérios, com direito à internação com camisa-de-força e tudo.

E antes de ele ir num médico, muitos anos atrás, ele visitou vários médiuns, igrejas, etc., adivinha se eles acertaram qual era o problema dele...

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #780 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:02:36 »
E antes de ele ir num médico, muitos anos atrás, ele visitou vários médiuns, igrejas, etc., adivinha se eles acertaram qual era o problema dele...

Tipo show do milhão? Tem que acertar a pergunta?  :hihi: Na boa véi, no cérebro há aproximadamente umas sessenta substâncias que gerenciam o comportamento, se não me engano, apenas umas quatro são bem conhecidas. Não havendo equilíbrio das mesmas o ser humano passa por distúrbios complicados. Quando o assunto é corpo humano, não tem médium que resolva o caso não! Procure um médico, psicólogo, psiquiatra e por assim vai... :ok:

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #781 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:12:16 »

Tipo show do milhão? Tem que acertar a pergunta?  :hihi: Na boa véi, no cérebro há aproximadamente umas sessenta substâncias que gerenciam o comportamento, se não me engano, apenas umas quatro são bem conhecidas. Não havendo equilíbrio das mesmas o ser humano passa por distúrbios complicados. Quando o assunto é corpo humano, não tem médium que resolva o caso não! Procure um médico, psicólogo, psiquiatra e por assim vai... :ok:

Se tem que acertar a pergunta? No caso dos médiuns que ele visitou, sim, pois os mesmos prometeram, e cobraram, que iriam descobrir o problema dele. O fato é que a psiquiatria funcionou, mas a mediunidade, o tarô e a astrologia não funcionaram para ele.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #782 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:24:19 »
Hummm, médium que cobra não é cobra no assunto!  :)  Isto chama-se charlatanismo. Não procure este tipo de ajuda, isto é inútil e perigoso para com a saúde do corpo e da mente. :no:

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #783 Online: 15 de Agosto de 2013, 13:30:00 »
Hummm, médium que cobra não é cobra no assunto!  :)  Isto chama-se charlatanismo. Não procure este tipo de ajuda, isto é inútil e perigoso para com a saúde do corpo e da mente. :no:

É claro que não procuro, se tem a psiquiatria para resolver esses tipos de doenças, vou procurar charlatão para que?

E entre um médium honesto e um psiquiatra, prefiro um psiquiatra.

Se você prefere um médium, tomara que você nunca tenha problemas mentais.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #784 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:17:36 »
No caso de minha consulta, não acredito que tenha sido não... É porque ela disse detalhes que não tinha como transparecer no momento. Como disse, eu mesmo analisei o áudio da conversa gravada. Como tinha dito fiquei um bom tempo sem dar informação e ela foi falando e falando, e acertando, principalmente sobre meu íntimo! Detalhe, a consulta custou 65 reais. Outro detalhe, no início, apenas tinha dito a minha data de nascimento e nome e é como se ela tivesse entrado na minha mente! Só depois que ela fez umas perguntas só para se certificar de que ela estava mesmo ou não certa, ou para que ela pudesse descrever certas situações de acordo com minhas tendências. Mas nem tudo que ela disse tinha relação com minhas tendências, como disse, ela chegou a mencionar um professor de meu curso, e sua aparência. Uma coisa que me deixou tranquilo foi que ela disse que o meu rumo profissional de estudo está num bom caminho. E disse para eu não desistir.

Mas acho que valeu a pena, porque não saiu por aí dizendo só besteiras... De fato, muito ou a maioria do que ela disse é mesmo verdade. E apenas fui porque minha prima indicou. Quanto à psiquiatria, não é que ela não tenha sua utilidade, mas disse que ela não é isenta de enganos e preconceitos e que isso pode ser um problema para alguns casos a serem investigados. E parece que tem um povo aqui que endeusa a psiquiatria.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 17:22:06 por Enio »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #785 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:37:33 »

Poderia por favor expor quais colocações anteriores, de quem quer que sejam, sugeriam essa conclusão?

Na boa, psiquiatria é pseudociência. Para mim, no fundo, trata-se de um instrumento de manipulação social. Acho que tem um pessoal que leva a psicologia, ou psiquiatria, que são pseudociências, muito a sério. E ainda dizem que defendem puramente a ciência, enquanto afirmam diagnósticos pseudocientíficos. Diagnósticos pseudocientíficos porque muito do que há na psiquiatria, em termos de conceito, baseia-se mais em fator cultural do que algo como uma verdadeira descoberta feita através de análise em laboratório. A psiquiatria não é isenta de preconceito, no passado, se acreditava que todos os negros sofriam de negritude, na época da escravidão (se não me engano).

A "teoria" era de que negros escravizados tinham uma "compulsão irracional por fugir", que chamaram de "drapetomania". Não estou bem certo se foi algo largamente aceito mesmo entre os médicos da época, suspeito que não, que seja principalmente um caso famoso inflado pelo movimento anti-psiquiátrico/anti-medicina. Mas mesmo erros reais, largamente aceitos, mesmo erros grotescos, não invalidam por tabela aquilo que se tenha como conclusão científica atual.

O homossexualismo também já foi no passado entendido como doença, também porque antigamente havia maior preconceito em relação a isso. Percebam de uma vez que a psiquiatria ou psicologia tem ligação grande com fatores culturais de uma determinada época, e por isso não está isenta de enganos. E se isso é verdade, então porque ficam insistindo em diagnósticos psiquiátricos?

Novamente, não significa que seja tudo preconceito e que não existam problemas mentais verdadeiros, sendo estudados de maneira legitimamente científica.

Outra coisa que devem saber é que existem psiquiatras inescrupulosos que inventam doenças para se fazerem passar por sérios, daí então a indústria farmacêutica, para obter lucro, leva a sério o que esses caras falam e então eles ficam todo cheio de esnobismo e convencimento. Assim como existem doenças infecciosas que são criadas para que essa indústria corrompida também obtenha lucro através de tratamentos.

Isso é apenas teoria de conspiração. A indústria farmacêutica merece críticas graves, mas isso de criar doenças é pura invenção.

Esse negócio de mediunidade ser esquizofrenia também é outra furada, isso não se passa de um achismo preconceituoso baseado numa ideologia ateísta ou comunista (sabe-se lá) no meio acadêmico, e isso já foi provado. Um médium que não é esquizofrênico leva uma vida normal, apesar de todo ritualismo, transes, doutrinas, etc. Já um esquizofrênico de verdade pode ter ou não mediunidade, e mesmo assim ter delírios, viver fora da realidade, não conseguir interagir em sociedade, daí sim, este certamente tem problemas. Mas um médium que não apresenta essas complicações, certamente não. Essa seria a diferença. Você pode ter mediunidade e/ou esquizofrenia. Acredito que seja possível os dois juntos em alguns casos.

Não existe "mediunidade". Daí os chamados "médiuns" estão necessariamente ou praticando charlatanismo ou em algum estado de ilusão/alucinação, mas não necessariamente sendo esquizofrênicos, talvez nem na maioria ou virtual totalidade dos casos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #786 Online: 15 de Agosto de 2013, 17:41:59 »
[...]

Anomalistic Psychology -- Mediumship

[...]

In a series of fake seance experiments (Wiseman et al. 2003) paranormal believers and disbelievers were suggested by an actor that a table was levitating when, in fact, it remained stationary. After the seance, approximately one third of the participants incorrectly reported that the table had moved. The results showed a greater percentage of believers reporting that the table had moved. In another experiment the believers had also reported that a handbell had moved when it had remained stationary and expressed their belief that the fake seances contained genuine paranormal phenomena. The experiments strongly supported the notion that in the seance room, believers are more suggestible than disbelievers for suggestions that are consistent with their belief in paranormal phenomena.[23]

[...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Anomalistic_psychology#Mediumship

Junte isso com memórias falsas mutuamente reforçadas em grupos...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #787 Online: 15 de Agosto de 2013, 18:05:42 »
From a drop of water a logician could infer the possibility of an Atlantic or a Niagara without having seen or heard of one or the other. - Sherlock Holmes, "A Study in Scarlet"

O Ênio e tantos outros por aí que acreditam em poderes paranormais não fazem idéia do que alguém com um pouco de treinamento em leitura fria é capaz de "acertar" e nem adianta insistir em fazê-los mudar de idéia porque antes de tudo eles querem acreditar, querem evidências pessoais para nutrir seus pensamentos mágicos. Lembram de Arthur Connan Doyle? Apesar de Houdini se declarar um mágico Doyle insistia que ele era paranormal. Afinal, pensava ele, só poderia ser um paranormal para fazer o que Houdini fazia. Conan Doyle morreu de velho, acreditando em fadas, espíritos e outras bobagens. Ainda bem que nos deixou Sherlock Homes.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #788 Online: 15 de Agosto de 2013, 18:30:37 »
Tem gente que ainda acredita naquelas fotos de fadas, apesar das próprias autoras terem revelado ser fraude. Acho que teve uma delas ou parente, que disse que nem todas eram. O suficiente para ganhar algum dinheiro/fama em torno disso.

Aquelas fotos ainda são melhores do que 90% das fotos de materializações espíritas. Acho que se um ventriloquista senta e coloca um lençol sobre o braço, segurando uma bola de futsal, é o suficiente para a maior parte dos crentes nisso acharem que está mesmo materializando uma criança no colo. Até bonecos de papel crepom enganam.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #789 Online: 15 de Agosto de 2013, 19:12:03 »
Coisas óbvias que sempre colam numa sessão de cold reading para "pescar" outras informações, conforme a situação de cada pessoa. Existem "mil" quadros semelhantes a esse, alguns baseados em estatísticas. O interessante é que as pessoas nem imaginam que se trata apenas do "Efeito Forer".

COLLEGE FEMALE
• Your parents are living out their own goals and aspirations through you.
• Your parents want you to do better than they did.
• You do well in courses you like, but in some mandatory ones, you do not always apply yourself.
• In your parent’s minds, you will always be young and innocent – so they tend to be a bit
over-protective. That drives you crazy.
• You are having a difficult time.You are torn between someone new you have met, a boy from
one of your classes, and another young man from your past.
• I get a strong impression you have a sibling or a friend that is almost like a sister to you.
• I see you in a professional field when you graduate. You have a natural gift for understanding
and getting along with other people, so you will do well in any field you choose.

COLLEGE MALE
• You have athletic abilities, but you also have some hidden talents and abilities not many people know about.
• Your father wants you to be like him, but I sense it’s important for you to be your own person.
• You have have probably been thinking about a part-time job – perhaps tending bar or
working in a local club or restaurant.
• I get a strong impression you have a sibling or a friend that is almost like a brother to you.
• I sense many girls in your classes find you attractive and maybe even somewhat mysterious
or intriguing.
• My sense is you prefer young women who do not wear a lot of make-up – girls with long hair
who are naturally pretty.
• In your life, you will be successful and well traveled. At some point, I see you wearing a uniform
or some type of professional coat or lab jacket. I am not sure what that means – it could be a military or police officer, firefighter or paramedic, doctor, scientist or possibly some type of technician.

SINGLE FEMALE – UNDER 35
• Sometimes you attract the wrong type of man.
• Finding your soul mate is important to you.
• Older men are often attracted to you, though you are looking for a certain type of man and
most of those do not fit the bill.
• If you date a man, more than three times, it has the potential of being a serious relationship.
• You do not like to compromise your principles.
• I sense that you are more entrepreneurial, than domestic.
• The success in your career has not always been reflected in your personal life.
• You sometimes have dreams of flying, which means you have a very strong spirit – you are not
going to be confined by life’s limitations.
• Your family is always asking when you will get married. They have a way of really pushing
your buttons.
• You have no interest in the bar or single’s scene.
• You have no tolerance for men who are jealous or lack confidence.
• My impression is that there is a long-term relationship in your past that did not work out. I see
this man as someone who has tried to stay in your life by becoming your friend, rather than a
romantic interest. I sense you want more than he has to offer.
• When you meet the person of your dreams, you will know it at once.You will feel the chemistry
between you. He will be on the taller side with an unmistakable sparkle in his eyes. I see some significance with the initials – “J” as in John, “M” as in Mark, “P” as in Peter or “R” as in Robert.

MARRIED FEMALE – UNDER 35
• I sense you tend to be sensitive to the needs of other people.
• I get the impression you always knew the type of man you would marry.
• You have gone through some major changes in your life.
• You sometimes take on more responsibility than you can handle.
• You are the type of woman who does not require a lot of make-up or jewelry to be attractive.
• My impression is that at some point one of your husband’s close friends or even a brother has
made his attraction to you known, but you never told your husband about it.
• You are always trying to please others – sometimes at your own expense.
• At times, you feel as if your husband is the child. I also get the impression he does not always
work at hard at the marriage as you do.
• I sense you sometimes have trouble balancing your checkbook and it always seems there
should be more money in the account than there is.
• You have more talent than you credit yourself.
• You are very articulate and I sense you can speak at least a little of some other language,
maybe French or Spanish.
• You are not overly materialistic, but you do want a nice home for your family. It is important for
you to own your own house, rather than throwing away rent.

SINGLE MALE – UNDER 35
• Time seems to be passing a lot more quickly than it did when you were younger.
• You are the type of man who is not easily impressed by women.
• Many younger women find you attractive.
• At times, you can be a bit stubborn in getting what you want.
• You enjoy playing or watching sports with your friends.
• You like the outdoors.
• You do not like to make decisions too far in advance.
• You like to have nice things with regard to your clothes, car and sports equipment – however I
sense you do not place the same emphasis on where you live.
• Some other men you know who got married in their twenties are already divorced and I think
that makes you a bit reluctant about tying the knot.
• You do not want to fall into a predictable pattern – to be as committed to a family as early
in life as your father was.
• If you date a woman, more than three times, it has the potential of being a serious relationship.
• You enjoy looking at women and can appreciate beautiful things.
• I see you living a long and healthy life. You will be successful in both business and your personal
life. At some point, I would not be surprised if you operated your own business. I can also see you having a nice home, somewhere warm with water around it.

MARRIED MALE – UNDER 35
• You are the type of man who never settles or compromises – you have an extremely strong drive to succeed. Every time life knocks you down, you get right back up. That shows character.
• When you want to be, you are a very romantic man.
• You still enjoy looking at beautiful women.You love your wife, but it does not hurt to look at the
menu – as long as you do not order.
• It is often difficult for your wife to control her emotions when you disagree.
• You have hidden talents and abilities most people do not know about. I would not be surprised
to learn you once played in a band and either sang, played a guitar, drums or even keyboard.
• You will become a father, if you are not already. I see two children in your life. Your children will
be very much in your image. If you ever were to remarry that number would double to four
– though they might not all be your biological children.
• I see an older man opening some doors for you in life, perhaps creating some new
opportunities. The initials – “J” as in John or James, “W” as in William, or “R” as in Richard or
Robert, seem significant in this respect.
• If you do not already own your own home, I sense you will buy one sooner rather than later. I
sense that owning your home is especially important to your wife.
• My impression is that you and your wife compliment each other quite well. You both bring
different strengths and abilities to your partnership in life.

SINGLE WOMAN – OVER 35
• My sense is that you have grown stronger through your life experiences. While some women are destined to make the same mistakes over and over – you learn from the past.
• You have a very strong sense of intuition about whether a man is worthwhile or not – whether he has a good heart or not.
• When you have the opportunity, you enjoy travel. My psychic impression is that you have cultivated an appreciation for the finer things in life – quality wines, good food, art, literature and the like. You also have excellent taste in decorating and a rare ability to mix eclectic pieces and furniture together and make them look good.
• Your friends and family all wonder when you will marry or re-marry. They do not understand that you are not going to settle for just anyone.
• My sense is that if you do not already have children, you will. I see two – one and one. Those may be biological, through marriage or possibly adoption – but I see two children calling you mom or mother. They may even be twins.
• My impression is that although you still attract men several years younger than you are that these men do not possess the depth of character you are looking for in a mate. I feel your soul mate will be three to seven years older than you are. He will have some gray in his hair and the first thing that will draw you to him will be his eyes and sense of humor. This
man will be strong, independent and a smart businessman. Someone who is well respected. He will also be coming out of a failed, long-term relationship or marriage.

MARRIED WOMAN – OVER 35
• People around you think you are much younger than you actually are.
• You are very intelligent and have at least the equivalency of a college education.
• Your husband’s moods often reflect your own – when you are happy, he is happy.
• My psychic sense is that you were sensitive as a young girl and may have even kept a diary
or journal.
• While you have grown to like your own name – I think there was a time, perhaps in your early
teens, you wanted to change it.
• You are a good judge of character – you immediately know when a child is lying to you or when
your husband is not telling the truth.
• You consider yourself somewhat traditional in your values, though you try to keep yourself open
to new ideas. You like to keep growing as a person.
• My impression is that lately you have been rediscovering your writing talents, even if it has just
to compose an e-mail to an old friend from school.
• I sense you feel communication between you and your husband could be better.
• When you have the time, you like to read – especially books written by other women.
• My impression is that you have a strong sense of where you want to go in life and where you
want your family to go.You are committed to make everyone’s life better.

SINGLE MAN – OVER 35
• My sense is that you have overcome obstacles and accomplished many things in your life.
• Your personal appearance is more important to you than where you hang your hat.You feel
you can always change that.
• You like to get what you want – to have things your own way, and you are a bit spoiled in
that respect.
• Most women think you are sensitive, though you do not necessarily see yourself that way.
• The older you get, the less you trust lawyers, politicians, car salesmen, and people who are
obviously trying to manipulate you.
• You tend to be quite judgmental and you are probably hardest on yourself.
• You work hard, maybe too hard. It is easy for you to get carried away. This may have even
cost you a relationship in the past.
• My sense is you have an appreciation for beautiful things, especially where women are
concerned.
• I have a strong sense you have in your mind a master plan of where you want to go in
life. I see you eventually settling in more hospitable climate, maybe somewhere with water.
• You look and act at least ten years younger than you really are and younger women are often
attracted to you.
• Money is less an issue for you now than when you were younger, and in your business life;
everything has started coming together for you.You are well established.
• I see you as a father, if you are not already – then in the near future. I see either one or two
children in your life, though they may come to you through marriage.
• My sense is that your ideal woman would be fit, attractive and intelligent, but not someone who
is high maintenance. You have had more than your share of emotional women in the past.

MARRIED MAN – OVER 35
• It is important to you that everyone in your life is happy.You are a good guy that way.
• You look and act much younger than you are.
• You have a tendency to spoil your family.
• My sense is that lately you have been thinking a lot more about the past.
• Even though you are married now, my psychic impression is you have had two real loves in your life – your present wife and a woman or girl in your past.
• From your high energy level, I think you feel more comfortable associating with people your own age or younger.
• You consider yourself spiritual, though perhaps not religious in the conventional sense.
• People around you see you as something of a sage, someone who has all of the answers.
• Money is less an issue now than it was earlier in your life.
• I see you as someone who is happiest when you are near the water. You have a deep affinity
for nature and the outdoors.
• You have the power now to accomplish whatever you want to in life. You need only set your
goals.

Fonte: The Art and Science of Cold Reading
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Finfothread.org%2FEntertainment%2FMagic%2520and%2520Card%2520Tricks%2FCold%2520Reading%2FThe%2520Art%2520And%2520Science%2520Of%2520Cold%2520Reading.pdf&ei=h1MNUrvOCJLi9gTb14GgCg&usg=AFQjCNFI7jzWFSAfkYvpqlR05D45Feef2g&bvm=bv.50768961,d.eWU
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 19:18:44 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #790 Online: 16 de Agosto de 2013, 00:59:10 »

É claro que não procuro, se tem a psiquiatria para resolver esses tipos de doenças, vou procurar charlatão para que?

E entre um médium honesto e um psiquiatra, prefiro um psiquiatra.

Se você prefere um médium, tomara que você nunca tenha problemas mentais.

Carai! E aqui?

Citação de: Enio
Percebam de uma vez que a psiquiatria ou psicologia tem ligação grande com fatores culturais de uma determinada época, e por isso não está isenta de enganos.

Seja bem vindo ao espiritismo!  :lol:

Não perceberam ainda que no espiritismo, atualmente, não há nada a ver com adivinhações, materializações e showzinhos?
Que há sujeitos, espíritas, sérios!? Que buscam na ciência e não procurando justificar na mesma sua crença? Que não possuem mais dogmas, rituais, ou seja, qualquer bosta que iniba o raciocínio?
Caramba, o movimento espírita continua, com seus "colapsos de onda" para a verdade, seja para acabar definitivamente com esta joça ou, para atualiza-la de vez com a verdade!

PALAVRA DO SENHOR...AMÉM  :P

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #791 Online: 16 de Agosto de 2013, 11:00:49 »
From a drop of water a logician could infer the possibility of an Atlantic or a Niagara without having seen or heard of one or the other. - Sherlock Holmes, "A Study in Scarlet"

O Ênio e tantos outros por aí que acreditam em poderes paranormais não fazem idéia do que alguém com um pouco de treinamento em leitura fria é capaz de "acertar" e nem adianta insistir em fazê-los mudar de idéia porque antes de tudo eles querem acreditar, querem evidências pessoais para nutrir seus pensamentos mágicos. Lembram de Arthur Connan Doyle? Apesar de Houdini se declarar um mágico Doyle insistia que ele era paranormal. Afinal, pensava ele, só poderia ser um paranormal para fazer o que Houdini fazia. Conan Doyle morreu de velho, acreditando em fadas, espíritos e outras bobagens. Ainda bem que nos deixou Sherlock Homes.
Pessoas como o Enio acreditam que estão acima da ciência, ele mesmo já afirmou isso nesse forum, tempos atras, quando o questionei...

Para muitas pessoas seu achismo tem mais valor que qualquer estudo, a base não são os fatos, mas o que eles "acreditam".  Basta ver que sempre tem um "eu acho", "eu acredito", etc...
Além é claro de taxar quem não corrobora suas crenças como pessoas "de mente fechada", "preconceituosos", "arrogantes"!

E é engraçado como essas mesmas pessoas é que demonstram preconceito com idéias que não lhe agradem, "fecham" a mente a qualquer evidencia que não lhes interesse e acham que sabem mais que aqueles que dedicaram suas vidas a estudo, mesmo sem ter uma única especialidade na área...E ainda acham que os cientistas são arrogantes!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #792 Online: 16 de Agosto de 2013, 11:11:29 »
Quanto à psiquiatria, não é que ela não tenha sua utilidade, mas disse que ela não é isenta de enganos e preconceitos e que isso pode ser um problema para alguns casos a serem investigados. E parece que tem um povo aqui que endeusa a psiquiatria.

É claro que a psiquiatria comete erros. Mas daí a dizer que é pseudociência, acho que é exagero. Não endeuso nem a psiquiatria nem a mediunidade. Mas se algum dia eu ou algum conhecido tiver um problema mental, prefiro ir a um péssimo psiquiatra do que ao melhor médium do mundo. Mas aí  é opinião pessoal. Se você acha que os médiuns são mais confiáveis, fique à vontade.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #793 Online: 17 de Agosto de 2013, 01:32:40 »
Não busque ao médium, busque ao máximo! CIÊNCIA! Erra, mas reconhece  :ok:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #794 Online: 17 de Agosto de 2013, 22:33:29 »
Ainda acredito ser pseudociência. Esses estudos que investigam comportamentos humanos muitas vezes se baseiam em determinados preceitos culturais como referência para a condição de doente ou saudável. E em função disso, não acredito que a psiquiatria, pelo menos em seu corpo teórico, esteja com a suprema razão. Eu vi o que o Gigaview mostrou sobre as tais estatísticas em relação à idade, porém as coisas que a cartomante me disse não eram assim tão óbvias como as que estão na lista. Confesso que ela me disse algumas coisas meio estranhas, mas ainda tenho certeza de que, em maior parte, ela estava certa. E digo novamente, ela falou coisas específicas do meu íntimo mesmo sem eu ter dado dica antes. Se eu tivesse dado dica, até desconfiaria, mas não foi o caso. É aí que rola o mistério.

Foi coincidência demais para ter sido uma mera coincidência de chute/adivinhação.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #795 Online: 17 de Agosto de 2013, 22:36:35 »
Não é só pelo fato de que psiquiatras prescrevem remédios que a psiquiatria seja ciência.

A medicina em si não é ciência, se não me engano.

Fosse assim profissionais ligados à área de homeopatia e florais de bach também estariam ligados à ciência.

E não, eu não estou acima da ciência. Só acho que estou acima do materialismo, isso sim estaria acima. Se realmente estivesse acima da ciência, não estaria me baseando tanto em teorias científicas para defender os meus pontos de vista ou então para indagar sobre as coisas, principalmente ligadas ao espiritualismo. Se você visse o corpo de teorias que tenho desenvolvido, pelo menos 75% tirei de conhecimento científico.

Posso não me considerar materialista, mas ainda acho que tudo está dentro de uma grande equação, por assim dizer.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2013, 23:08:33 por Enio »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #796 Online: 19 de Agosto de 2013, 10:10:51 »

Foi coincidência demais para ter sido uma mera coincidência de chute/adivinhação..
Claro, pois voce quer acrdeditar... Esse mesmo mecanismo, conhecido da ciencia, faz com que pessoas acreditem em Terra oca, gnomos e outros bullshits... Científicamente falando, voce é um crente.

Se engana... A medicina é um ramo da ciencia, no sentido de pesquisas medicas e aplicação prática destas pesquisas. Se voce tivesse estudado sobre o método científico como já lhe foi sugerido várias vezes, voce não teria cometido esse erro básico... Mas sabemos que voce realmente não entende nada de ciencias e inventou sua própria.

Fosse assim profissionais ligados à área de homeopatia e florais de bach também estariam ligados à ciência.
Errado, homeopatia e afins são pseudociencias... outro assunto que voce insiste em confundir.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #797 Online: 19 de Agosto de 2013, 13:29:01 »

Sabe, uma coisa que aprendi na vida é que a gente só pode ir até determinado lugar nas coisas. O segredo para não passar nervoso ou não parecer ridículo é saber reconhecer esse limite (e não ultrapassá-lo, obviamente). Pois bem, essa frase citada acima marca o limite, o meu limite, pelo menos, para essa conversa. Se eu continuar a argumentar com o Ênio, não é ele que vai ver os erros de seu argumento ou eu que vou sair como o superior tendo "ganhado" o debate. Eu só vou ser o ridículo.

Não dá para ensinar cachorro a voar. Você pode bater nele para forçá-lo a aprender, pode mostrar vídeos ensinando a voar, diagramas mostrando como as asas funcionam, etc. Você, que está ensinando, é que é o palhaço. E para não ser o palhaço, já admito agora: Ênio, você ganhou. Você tem razão, a psiquiatria, e toda medicina "em si" não é ciência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #798 Online: 06 de Outubro de 2013, 17:08:48 »
Entrevista com Oliver Sacks sobre seu livro "hallucinations", em audio/mp3 e transcrição:

http://www.npr.org/2012/11/09/164797143/oliver-sacks-hallucinations

[...]

LICHTMAN: One of the other types of hallucinations that seems relevant here is that people hallucinate, I read in "Hallucinations," your book, people that they've lost, people who have died who have been in their lives. Is this sort of the same phenomenon at play, you're missing someone and so you make them up?

SACKS: Well, one would certainly wonder if it's that way, a death of a loved and familiar person leaves a hole in one's life, and visual or auditory hallucinations of the dead person are surprisingly common. They may affect something like a third of people who are bereaved. And they're often felt to be comforting and part of the mourning process, especially common in the first year or so after a death.

LICHTMAN: People in your book even hallucinated their dead cats.

SACKS: Yes, I've got - to my surprise I have four cat hallucinations in the book, two on the basis of bereavement and two on other bases.

(LAUGHTER)

LICHTMAN: I wonder if this is also - you know, I think people notice when they're missing someone, they tend to see them out and about or mistake people for the person that they're missing. Is this related? Is that a sort of minor hallucination?

SACKS: Well, this is very common indeed. I know after my mother died, I kept thinking I was seeing her in the street. I think there was probably some slight similarity of gait or posture or size. I suppose one would call these illusions rather than hallucinations. An illusion is seeing something wrong, whereas a hallucination is invented, it comes out of the blue.

[...]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #799 Online: 06 de Outubro de 2013, 20:56:27 »
No livro, Sacks dedica um capítulo à síndrome de Charles Bonnet. Minha avó, com a idade de cem anos começou a manifestar essa síndrome logo após a perda progressiva da visão. Frequentemente ela "vê" outras pessoas no ambiente e cria situações alucinatórias com elas. Sacks destaca a possibilidade de episódios alucinatórios em pessoas normais desvinculados dos quadros de esquizofrenia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Bonnet_syndrome

Talvez a visão dos seres "liliputianos" decorrente dessa síndrome explique a crença em fadas, gnomos, silfos, elfos, etc...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2013, 21:03:14 por Gigaview »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!