Quero dizer, quem supostamente vê, o faz através do "espírito" antes de fazê-lo através do olho físico, pois não haveria lógica em ver-se com olhos materiais o que seria imaterial...
Nesse caso, que será que eles têm a dizer, alguém sabe?
Vou começar, para contextualizar, afirmando taxativamente que não acredito no espiritismo nem em qualquer das religiões que tive acesso e pude estudar(incluindo que não foram poucas).Sobre o tópico...tenho a opinião de que classificar um médium como um doente mental não é exatamente adequado, afinal, é necessário muito mais detalhes do cenário antes de fazer essa afirmação, ou Eistein seria classificado como doente porque afirmava de certo modo "se comunicar" e "enxergar" um mundo diferente de onde as leis da física eram "claras" para ele. (Não dêem xiliques...rsrs...Eistein afirmou isso! Estou apenas citando com uma pequena "licensa" devido a falta de contextualização.)
Quanto a citação acima...na verdade, acredito que na ausência de qualquer evidência sólidas que corroborem as crendices, os eventos para o qual a ciência não apresenta boas explicações (mesmo que seja só na aquele que usa esse evento) serve de gancho, sendo distorcidos para provar qualquer coisa que o sujeito acredita.
Senso assim, a mancha sem explicação "aparente" transforma-se na prova da aparição de um espírito...até que alguém possa provar que a mancha na foto aconteceu "por isso, isso e aquilo"!
O mesmo vale para assuntos mais sérios, e que SIM merecem mais atenção...vou citar dois casos para posicionar:
1 - Tenho um amigo evangélico, que teria* sido curado de um cancer cerebral através da igreja. EU não tenho dúvidas quanto a credibilidade desse sujeito. (*teria, pois não vivenciei diretamente o fato da comprovação do cancer...mas como já disse...é um sujeito confiável, e que somente me contou o fato depois de anos de amizade e sob sigilo das demais pessoas).
2 - Minha esposa recebeu um diagnóstico de cisto uterino...recomendação médica: remoção do útero! Fez uma operação espiritual, expeliu uma massa estranha e está com 8 mêses de sua segunda gestação!
Sem entrar nos detalhes...o que quero apontar de verdade é o seguinte: Sim! Existe eventos "sem explicação", geralmente transportadas para a esferea das religiões.
Disso, EU tiro dois FATOS:
1 - Existem eventos "incríveis", "milagrosos"(no sentido puro da palavra, não religioso) e são MUITOS! Embora alguns possuam alguma explicação...boa parte deles é realmente um desafio para nosso conhecimento atual!
2 - Ao mesmo tempo que as religiões utilizam isso para provar suas crenças, essas ocorrências são a prova de que a religião nada tem a ver com isso! Porque?? Simples...QUALQUER religião, é capaz de realizar tais milagres...muitas vezes... esses milagres nem mesmo estão relacionados à uma religião! É fato, que quando não temos opções, muitas vezes preferimos experimentar estas opções religiosa invés de simplesmente aceitar que acabaram nossas opções(e as vezes dá certo, mas não por causa da religião, mas não sabemos como ocorre!), mas os eventos são claramente desconectados de uma religião.
Veja...se uma operação espírita resolve um problema de saúde porque é um expírito médico que faz a operação através de um médium, que drogra aconteceu num exemplo evangélico, que não crê que esses espíritos "bonzinhos" existam???
Minha conclusão: Essa é uma evidência de que há algo nesses eventos para ser aprendidos. Se ocorrem por um poder mental, auto sugestão, efeito placebo, ou seja-lá-o-que-for ELAS OCORREM. Porém, a própria multiplicidade de eventos DESCONECTA TOTALMENTE esses eventos da esfera religiosa!!
Cabe a ciência aprender os caminhos "reais" desses eventos para que mate-se muitos coelhos com uma cajadada só, e possamos fazer um uso adequado desse efeito que não sabemos as causas para o bem do ser humano!(Além de provar que esses argumentos não comprovam religião nenhuma!!)