Autor Tópico: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?  (Lida 108819 vezes)

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
Re: O Espiritismo e a Mediunidade são Portas para Doenças Mentais ?
« Resposta #700 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:54:27 »
Existe ainda a situação daqueles que acham que veem "espíritos". Um lençol sacolejando ao longe sob a luz do luar pode ser um fantasma. Quem viu e saiu correndo ainda acha que era um fantasma e essas pessoas podem ser absolutamente normais. O problema é ficar amiguinho do fantasma.  :)

Nem é esse o problema. O problema é quando a pessoa relata ver o fantasma tal qual está vendo fulano de tal.

Quando o sujeito sai correndo o relato vira lenda, quando o sujeito vê com clareza demais pro meu gosto, o relato vira uma "comprovação espírita".
« Última modificação: 03 de Agosto de 2011, 00:03:50 por Tefah »
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é deus.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #701 Online: 03 de Agosto de 2011, 01:00:12 »
Eu vou apelar um pouco ao meu sentimentalismo feminino agora...

Pensem só, o cidadão vê "espíritos" desde pequeno, descobre que aparentemente não possui nenhuma doença mental... Ele tem duas opções, ou se auto-denomina louco ou adere a uma crença, seja ela o Espiritismo ou não.

É como já foi dito, para os espíritas (principalmente para os que vêem, ouvem etc) aquilo é real.

Aparentemente....

Sim, aparentemente. Como não sei do que se trata realmente a capacidade de o médium ver e ouvir "espíritos" eu não quis afirmar que com certeza ele não teria qualquer doença e também nem poderia colocar a hipótese que ele descobrisse alguma doença, já que estou a defender que ele se encontra com as duas opções citadas acima.  ::)

Aparentemente, não existe essa coisa chamada mediunidade.

http://www.psy.herts.ac.uk/wiseman/papers/MediumBJP.pdf
« Última modificação: 03 de Agosto de 2011, 01:03:24 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #702 Online: 03 de Agosto de 2011, 01:22:08 »
Eu vou apelar um pouco ao meu sentimentalismo feminino agora...

Pensem só, o cidadão vê "espíritos" desde pequeno, descobre que aparentemente não possui nenhuma doença mental... Ele tem duas opções, ou se auto-denomina louco ou adere a uma crença, seja ela o Espiritismo ou não.

É como já foi dito, para os espíritas (principalmente para os que vêem, ouvem etc) aquilo é real.

Aparentemente....

Sim, aparentemente. Como não sei do que se trata realmente a capacidade de o médium ver e ouvir "espíritos" eu não quis afirmar que com certeza ele não teria qualquer doença e também nem poderia colocar a hipótese que ele descobrisse alguma doença, já que estou a defender que ele se encontra com as duas opções citadas acima.  ::)

Aparentemente, não existe essa coisa chamada mediunidade.

http://www.psy.herts.ac.uk/wiseman/papers/MediumBJP.pdf

Como queira, "...a capacidade de o indivíduo ver e ouvir "espíritos" eu não quis...".

Usei o termo apenas para designar a pessoa que possui características do que alguns chamam de médium. O que alguns denominam mediunidade existe, só não sabemos o que é realmente.

Se os espíritas podem chamar fé de lógica porque eu não posso chamar o cidadão que vê ou diz que vê (ouve ou seja lá o que for) de médium??  :biglol:

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #703 Online: 03 de Agosto de 2011, 03:31:14 »
O que alguns denominam mediunidade existe, só não sabemos o que é realmente.
Existe, baseado em qual evidência?

Se os espíritas podem chamar fé de lógica porque eu não posso chamar o cidadão que vê ou diz que vê (ouve ou seja lá o que for) de médium?? :biglol:
Aqui parece que reivindicou o direito de dizer abobrinhas porque o espíritas também o fazem. É isso mesmo? :hihi:

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #704 Online: 03 de Agosto de 2011, 04:52:22 »

Se os espíritas podem chamar fé de lógica porque eu não posso chamar o cidadão que vê ou diz que vê (ouve ou seja lá o que for) de médium?? :biglol:
Aqui parece que reivindicou o direito de dizer abobrinhas porque o espíritas também o fazem. É isso mesmo? :hihi:

Sobre mediunidade: Ora, o que eu quis dizer é que o fenômeno ocorre, pessoas vêem, ouvem "espíritos"... Só não sabemos de que realmente se trata isso.

Sobre as abobrinhas: Foi uma brincadeira, oras.  :umm:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #705 Online: 03 de Agosto de 2011, 05:17:56 »
"A mediunidade é o nome atribuído a uma capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e Espíritos." wikipedia

Se as pessoas estão ouvindo algo que não é um espírito, não é mediunidade. portanto isso não existe.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #706 Online: 03 de Agosto de 2011, 10:24:31 »
"A mediunidade é o nome atribuído a uma capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e Espíritos." wikipedia

Se as pessoas estão ouvindo algo que não é um espírito, não é mediunidade. portanto isso não existe.

Concordo plenamente. Obrigada pela definição. Contudo, de tudo o que eu disse o menos importante é a definição de "mediunidade" e a sua existência ou inexistência. É fato que ninguém aqui (a não ser alguns religiosos que eventualmente surjam) acredita que o indivíduo denominado médium realmente veja espíritos. Por isso ser tão óbvio, não vi problemas em usar o termo apenas para me referir a quem vê ou ouve "alguma coisa" e não um "espírito" em si. Até porque, os espiritas admitindo ou não, eles sabem o que os "médiuns" vêem tanto quanto nós sabemos. A diferença é que eles aceitam o fato como uma atividade sensitiva paranormal de bom grado e nós precisamos de provas. Em resumo, já me expliquei e também entendi que o uso da palavra foi um erro.

Mais uma coisa: Como não posso jogar na cara de ninguém que essa pessoa tem algum tipo de problema mental ou que o que ela vê não é real a não ser na própria mente, eu vou citar, somente a nível de curiosidade, o que eu pensaria do assunto se EU visse um "espírito": "Eu estou com um sério problema mental". Eu posso opinar sobre a hipótese do ocorrido acima de mim mesma, não é?  :wink:

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #707 Online: 03 de Agosto de 2011, 16:53:35 »

Sobre mediunidade: Ora, o que eu quis dizer é que o fenômeno ocorre, pessoas vêem, ouvem "espíritos"... Só não sabemos de que realmente se trata isso.

Sobre as abobrinhas: Foi uma brincadeira, oras.  :umm:

Então você afirma que a mediunidade existe porque acredita no que essas pessoas afirmam?
O que descartaria a hipótese de doença mental, estado alterado de consciência ou simplesmente mentira?

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #708 Online: 03 de Agosto de 2011, 17:47:08 »
Gente, eu vou resumir pela última vez, usei o termo "mediunidade" querendo designar a pessoa que vê e ouve um ser em forma humana e que não está lá, independente se essa pessoa vê um espírito, se é mentira, se ela é louca, se é qualquer coisa que seja. Errei em usa-lo, mas foi somente para me referir a quem vê ou diz que vê, seja lá o que for. Entenderam???

Não acredito em espíritos, isso é óbvio. Usei o termo erroneamente, isso também é óbvio. Mas estou tentando explicar isso a alguns posts, o que é ainda mais óbvio.

:chorao:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #709 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:31:44 »
Gente, eu vou resumir pela última vez, usei o termo "mediunidade" querendo designar a pessoa que vê e ouve um ser em forma humana e que não está lá, independente se essa pessoa vê um espírito, se é mentira, se ela é louca, se é qualquer coisa que seja. Errei em usa-lo, mas foi somente para me referir a quem vê ou diz que vê, seja lá o que for. Entenderam???

Não acredito em espíritos, isso é óbvio. Usei o termo erroneamente, isso também é óbvio. Mas estou tentando explicar isso a alguns posts, o que é ainda mais óbvio.

Você está dizendo então que assistir TV e ir ao cinema são experiências mediúnicas justamente porque vemos e ouvimos um ser em forma humana (dentre outras coisas) que não estão lá?

----
Relax, just kidding.  :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #710 Online: 03 de Agosto de 2011, 20:11:10 »

Você está dizendo então que assistir TV e ir ao cinema são experiências mediúnicas justamente porque vemos e ouvimos um ser em forma humana (dentre outras coisas) que não estão lá?

----
Relax, just kidding.  :)

Poxa, que bom.   :lol:

Mas isso me faz pensar noutra questão: Os espíritas, pelo que li certa vez em certo lugar, acreditam ser possível que "espíritos" sejam captados por câmeras fotográficas e de vídeo. Mas se, segundo o espiritismo os "espíritos" são mais comumente vistos pelos "médiuns" e não são facilmente vistos por pessoas "normais", como uma simples câmera poderia captar um "espírito", o qual nem mesmo quem tirou a foto conseguiu ver enquanto fotografava alguma coisa? (quem já visitou sites que contém essas fotos sabe que as descrições mais comuns são: "Quanto essa foto foi tirada esse reflexo da luz solar espírito não estava lá!!!")

Quero dizer, quem supostamente vê, o faz através do "espírito" antes de fazê-lo através do olho físico, pois não haveria lógica em ver-se com olhos materiais o que seria imaterial...

Nesse caso, que será que eles têm a dizer, alguém sabe?

Se, por acaso, eu não puder estar postando isso aqui porque foge ao assunto proposto, me avisem que eu apago.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #711 Online: 08 de Agosto de 2011, 16:57:13 »
Quero dizer, quem supostamente vê, o faz através do "espírito" antes de fazê-lo através do olho físico, pois não haveria lógica em ver-se com olhos materiais o que seria imaterial...

Nesse caso, que será que eles têm a dizer, alguém sabe?

Vou começar, para contextualizar, afirmando taxativamente que não acredito no espiritismo nem em qualquer das religiões que tive acesso e pude estudar(incluindo que não foram poucas).

Sobre o tópico...tenho a opinião de que classificar um médium como um doente mental não é exatamente adequado, afinal, é necessário muito mais detalhes do cenário antes de fazer essa afirmação, ou Eistein seria classificado como doente porque afirmava de certo modo "se comunicar" e "enxergar" um mundo diferente de onde as leis da física eram "claras" para ele. (Não dêem xiliques...rsrs...Eistein afirmou isso! Estou apenas citando com uma pequena "licensa" devido a falta de contextualização.)

Quanto a citação acima...na verdade, acredito que na ausência de qualquer evidência sólidas que corroborem as crendices, os eventos para o qual a ciência não apresenta boas explicações (mesmo que seja só na aquele que usa esse evento) serve de gancho, sendo distorcidos para provar qualquer coisa que o sujeito acredita.
Senso assim, a mancha sem explicação "aparente" transforma-se na prova da aparição de um espírito...até que alguém possa provar que a mancha na foto aconteceu "por isso, isso e aquilo"!

O mesmo vale para assuntos mais sérios, e que SIM merecem mais atenção...vou citar dois casos para posicionar:

1 - Tenho um amigo evangélico, que teria* sido curado de um cancer cerebral através da igreja. EU não tenho dúvidas quanto a credibilidade desse sujeito. (*teria, pois não vivenciei diretamente o fato da comprovação do cancer...mas como já disse...é um sujeito confiável, e que somente me contou o fato depois de anos de amizade e sob sigilo das demais pessoas).

2 - Minha esposa recebeu um diagnóstico de cisto uterino...recomendação médica: remoção do útero! Fez uma operação espiritual, expeliu uma massa estranha e está com 8 mêses de sua segunda gestação!

Sem entrar nos detalhes...o que quero apontar de verdade é o seguinte: Sim! Existe eventos "sem explicação", geralmente transportadas para a esferea das religiões.
Disso, EU tiro dois FATOS:

1 - Existem eventos "incríveis", "milagrosos"(no sentido puro da palavra, não religioso) e são MUITOS! Embora alguns possuam alguma explicação...boa parte deles é realmente um desafio para nosso conhecimento atual!

2 - Ao mesmo tempo que as religiões utilizam isso para provar suas crenças, essas ocorrências são a prova de que a religião nada tem a ver com isso!     Porque?? Simples...QUALQUER religião, é capaz de realizar tais milagres...muitas vezes... esses milagres nem mesmo estão relacionados à uma religião! É fato, que quando não temos opções, muitas vezes preferimos experimentar estas opções religiosa invés de simplesmente aceitar que acabaram nossas opções(e as vezes dá certo, mas não por causa da religião, mas não sabemos como ocorre!), mas os eventos são claramente desconectados de uma religião.
    Veja...se uma operação espírita resolve um problema de saúde porque é um expírito médico que faz a operação através de um médium, que drogra aconteceu num exemplo evangélico, que não crê que esses espíritos "bonzinhos" existam???

Minha conclusão: Essa é uma evidência de que há algo nesses eventos para ser aprendidos. Se ocorrem por um poder mental, auto sugestão, efeito placebo, ou seja-lá-o-que-for ELAS OCORREM. Porém, a própria multiplicidade de eventos DESCONECTA TOTALMENTE esses eventos da esfera religiosa!! 

Cabe a ciência aprender os caminhos "reais" desses eventos para que mate-se muitos coelhos com uma cajadada só, e possamos fazer um uso adequado desse efeito que não sabemos as causas para o bem do ser humano!(Além de provar que esses argumentos não comprovam religião nenhuma!!)

:)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #712 Online: 08 de Agosto de 2011, 17:08:25 »
The Lucks,

O maior problema, e até diria desonestidade, das religiões e/ou doutrinas no geral é atribuírem ao sobrenatural fenômenos naturais.

Ora, se alguém defende a existência de algo sobrenatural, logo eventos sobrenaturais deveriam ser corriqueiros, correto?

Agora, eventos raros e supostamente milagrosos continuam no âmbinto natural de sua origem até que se prove o contrário.

Simplesmente não dá para inventar uma física específica para eventos sobrenaturais. Os religiosos sabem disso e enviesam todo o tipo de ocorrência como milagrosa, mas não são.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #713 Online: 08 de Agosto de 2011, 17:15:30 »
The Lucks,

O maior problema, e até diria desonestidade, das religiões e/ou doutrinas no geral é atribuírem ao sobrenatural fenômenos naturais.

Ora, se alguém defende a existência de algo sobrenatural, logo eventos sobrenaturais deveriam ser corriqueiros, correto?

Agora, eventos raros e supostamente milagrosos continuam no âmbinto natural de sua origem até que se prove o contrário.

Simplesmente não dá para inventar uma física específica para eventos sobrenaturais. Os religiosos sabem disso e enviesam todo o tipo de ocorrência como milagrosa, mas não são.

Sem dúvida, apenas fico "bolado" com a nossa incapacidade científica de destrinchar esses eventos...deixando todo este espaço para que sejam inventadas tantas "embromatios" para "pescar fieis".
Infelizmente, nosso conhecimento ainda engatinha sobre esses assuntos...é difícil até mesmo de bolar métodos científicos para verificá-los.
Como é duro ser ignorante!! rsrsrs Mas a tendência é de qua a ciência chegue lá...e então veremos como o PAPA (e os respectivos das demais religiões) irão se virar...o que será inventado depois??!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #714 Online: 08 de Agosto de 2011, 17:24:29 »
Sem dúvida, apenas fico "bolado" com a nossa incapacidade científica de destrinchar esses eventos...deixando todo este espaço para que sejam inventadas tantas "embromatios" para "pescar fieis".
Infelizmente, nosso conhecimento ainda engatinha sobre esses assuntos...é difícil até mesmo de bolar métodos científicos para verificá-los.
Como é duro ser ignorante!! rsrsrs Mas a tendência é de qua a ciência chegue lá...e então veremos como o PAPA (e os respectivos das demais religiões) irão se virar...o que será inventado depois??!

É, mas também tem a questão de "quanto" é interessante pesquisar tais "fenômenos".

Não sei, talvez a comunidade científica não dê muita bola para isto, pois a proposta espírita, por exemplo, é demasiadamente absurda (essa coisa de reencarnação, evolução espiritual e afins é uma das histórias mais loucas que já vi e que são levadas a sério por muita gente).

Mas eu concordo que há muito a pesquisar e felizmente, para hipóteses onde o MC pode ser aplicado, as conclusões certamente serão confiáveis.

Offline Tefah

• Nível 01
  • *
« Resposta #715 Online: 08 de Agosto de 2011, 18:33:24 »
(essa coisa de reencarnação, evolução espiritual e afins é uma das histórias mais loucas que já vi e que são levadas a sério por muita gente).

Amigo, isso aí (reencarnação, evolução...) é fichinha. Eu ouvi um espírita dizer, na época em que eu ainda era religiosa, que o suicida seria altamente identificável no mundo dos espíritos pois que ele exibia o liame que antes teria ligado corpo e espírito pendurado em si e a soltar faíscas, já que haveria sido rompido de modo brusco (no ato do suicídio, obviamente). O que é uma simples "reencarnação" em vista disso? Foi aí que meu cérebro não pôde mais conceber o espiritismo nem as demais religiões.

Pra quem está se perguntando: Sim, eu fui espírita. E não foi a única religião pela qual eu passei.

Agora, quanto à explicação sobre o fenômeno estranho em filmagens e fotografias, eu entendi o que foi colocado e concordo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #716 Online: 09 de Agosto de 2011, 07:39:16 »
Tefah - escreveu:

Pelo que eu sei, você não errou :!:

De facto, a palavra mediunidade - nos meios espíritas - designa a pessoa que serve de intermediária, entre os vivos e a alma dos mortos. Agora se essas almas, existem ou não, é outra história...

Entretanto não há dúvida que os fenómenos acontecem, mesmo que seja somente na consciência dos "super-dotados".

Para determinados cépticos, mais ou menos científicos, também pode referir-se a indivíduos, que se afirmam com talentos especiais no que se refere a sentir impressões sensoriais, que o comum dos mortais, não tem a menor percepção.

Portanto - tais pessoas - podem ser génios, loucos, ou mentirosos.

Entretanto neste clube, determinados entendidos em neuropsicologia, admitem como plausível, que todas as pessoas, podem desenvolver técnicas de auto-sugestão, que lhes pode conferir a habilidade de sonhar acordados, conscientemente, ou não... :idea:

artur

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #717 Online: 09 de Agosto de 2011, 07:58:23 »
Gigaview - citou:

A vida pode mudar a qualquer tempo. Até um raio muda a vida de uma pessoa para sempre. Até uma dor-de-barriga, não precisa achar que foi "tocado" pela voz de Deus altíssimo.

Será que Deus, está mesmo assim tão disponível aos homens, como alguns alegam CONVERSAR ( sentido duplo ) com ele tão frequentemente?

Isso depende do consenso sócio-político, ou da concepção pessoal, que um indivíduo, ou uma colectividade, tenham a respeito de "d+eu+s"... :idea:

artur

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #718 Online: 09 de Agosto de 2011, 08:06:20 »
Entretanto não há dúvida que os fenómenos acontecem, mesmo que seja somente na consciência dos "super-dotados".

:stunned:

Provas????

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #719 Online: 09 de Agosto de 2011, 08:21:52 »
Lusa,

Você está num fórum cético. Esqueceu?

Você continua fazendo afirmações vazias, sem as evidências que interessam aos céticos. Pior, o seu talento para inventar palavras de duplo sentido e conceitos pessoais para justificar o seu realismo fantástico solipsista tornam a discussão praticamente impossível e tendenciosa ao escarnio.

Pô Lusa, para de falar besteiras, praticamente nada se aproveita dessa verborragia inútil e desnecessária. Por favor, venha com provas, fatos e conclusões bem fundamentadas ou então, simplesmente, não apareça.

:ok:

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #720 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:15:49 »

:stunned:

Provas????
Giga,

Mesmo que não concorde com muitos dos comentários do Lusa, alguns fenomenos acontecem sim!!
Fora os exemplos pessoais que já citei mais acima e casos como o do Zé Arigó (que o Q mandou detalhes, veja página 6 tópico 136) que tenho certeza de que você não vai considerá-los como provas (afinal ,no caso da minha esposa, fui eu quem viu os exames e escutei a opinião dos médicos...e não você, portanto é prova pra mim...não pra você.) existem provas de fenômenos "inexplicaveis", de curas incríveis, ou progressos terrivelmente mortais de doenças relativamente simples que são adequadamente documentados pela medicina...como eu disse, esse tipo de evento acontece nume igreja evangélica, numa católica, no espiritismo, na umbanda e até num Hospital(não sendo limitados a esses ambientes)!!

Negar que "milagres"(no sentido de um evento inexplicável) acontecem, já é tapar o sol com uma peneira!

O ponto é: será que os humanos ainda não aprenderam? A milhares de anos, atribuimos ao místico qualquer coisa que não entendemos bem...a chuva, o raio, o sol, a lua, a doença, a saúde, etc... E tudo tinha uma explicação natural, que pôde ser compreendida após algum tempo... É portanto, obvio que uma explicação natual será definida para esses "milagres"!

Como já disse: "Milagres" acontecem...e sempre haverão coisas aparentemente sem explicação acontecendo, e não é necessário espíritos, deus, religião nem nada do tipo para explicá-los!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #721 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:35:34 »
Giga, pega leve. O Lusitano não foi mal-educado com você, não há razão para essa agressividade.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #722 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:45:07 »
 Gigaview - disse:

Provas???? :stunned:

Provas? você mesmo, é uma evidência desse facto :!: Noutro tópico, já me afirmou, que através de visualização, e d'outros aparatos técnicos, consegue sentir a ilusão fenoménica de deslocação de consciência.

artur

« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 14:07:51 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #723 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:59:25 »
Gigaview - escreveu:

Você está num fórum cético. Esqueceu?

Não :!: não esqueci, que estou num fórum "céptico".

Você continua fazendo afirmações vazias, sem as evidências que interessam aos céticos. Pior, o seu talento para inventar palavras de duplo sentido e conceitos pessoais para justificar o seu realismo fantástico solipsista tornam a discussão praticamente impossível e tendenciosa ao escarnio.

Acho-lhe muitíssima piada, sabe? :arrow: Então você que se afirma um especialista em provocar fenómenos hipnóticos e prestidigitatórios, está pedindo-me evidências cépticas, para demonstrar a existência de fenómenos ilusivos? :|

Pô Lusa, para de falar besteiras, praticamente nada se aproveita dessa verborragia inútil e desnecessária. Por favor, venha com provas, fatos e conclusões bem fundamentadas ou então, simplesmente, não apareça.

Diga-me por favor - caro gigaview - se os sonhos, conscientes ou não, são ou não, fenómenos oníricos?

PS: Quem está sofrendo uma ilusão, está ou não sendo vítima d'um fenómeno, de natureza psicológica?

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #724 Online: 09 de Agosto de 2011, 14:11:04 »
uiliníli - disse:

Giga, pega leve. O Lusitano não foi mal-educado com você, não há razão para essa agressividade.

E que preste a devida atenção, ao sentido d'um texto. :)

artur
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 14:13:27 por lusitano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!