eu acho que com a evolução da comunicação e internacionalização da informação a tendência é termos um mundo bilingue em um futuro relativamente próximo. onde todos falarão uma lingua local, com forte influencia de uma lingua "geral" internacional, Provavelmente um inglês simplificado.
No Japão, Alemanha, África do Sul, Países nórdicos e no canadá francófono as coisas já são meio que assim se não me engano.
Improbabilíssimo, pois:
1. A esmagadora maioria das pessoas tenta se virar com apenas um idioma, esquivando-se da pressão pelo bilingüismo ao máximo. Vide o caso de imigrantes - passam duas, às vezes três gerações em dado lugar e ainda assim, só sabem o idioma do país de origem.
2. A gente entra em contato com japoneses, alemães, escandinavos e etc. que já são no mínimo bilíngües - e tendemos a acreditar, por essa pequena amostra viciada, que a maior parte dos habitantes desses lugares sabe algum idioma além do nativo.
3. E aqui no Brasil não, mas especialmente na Europa, há a pressão para se ter a língua local
e a língua nacional - uma hipotética língua franca mundial estaria num distaaaante terceiro lugar.
4. E, mesmo na hipótese de surgir uma língua franca global, ela teria o mesmo destino de todos os outros idiomas - fragmentar-se em dialetos e, mais tarde, em novos idiomas. Ou seja... além de tudo, não duraria muito.
Ah, e um inglês sanamente simplificado seria irreconhecível frente-a-frente com o inglês normal...
No Japão se fala japongles, um inglês que ninguém entende a não ser os próprios japoneses e eles só entendem isso, se você falar as mesmas palavras com a pronuncia correta eles não entendem.. Um país que eu sei que é realmente bilingue são as Filipinas.
Eu conheço esse japonglês como
Ingirishu. É bizarro - você não sabe se estão falando japonês ou inglês ou uma mistura de ambos
E um país bilíngüe é algo beeeeeeem diferente de um país de bilíngües. Usando teu exemplo, as Filipinas são
no papel um país bilíngüe tagalo/inglês, mas só ~50-60% do povo lá fala inglês [fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_English-speaking_population ], o que é relativamente pouco pra um país que já foi possessão tanto da Inglaterra como dos EUA. E não duvido muito que o inglês deles seja mais ou menos como o Ingirishu...