A Linguística é a parte do conhecimento mais fortemente debatida no mundo acadêmico. Ela está encharcada com o sangue de poetas, teólogos, filósofos, filólogos, psicólogos, biólogos e neurologistas além de, não importa o quão pouco, qualquer sangue possível de ser extraído de gramáticos.
O que podem me dizer sobre isto?
Eu já li muito sobre filosofia da linguagem
Inclusive, tem um ser, que não pode ser nomeado, que dizia que o problema da filosofia era a guerra linguística, perdia-se muito tempo com isto.
Pedaço da Lingüística é ciência natural - Lingüística Histórica, Fonologia, esse tipo de coisa.
Pedaço é ciência social - Sociolingüística, Semiótica, Etnolingüística.
Pedaço é filosofia - Filosofia da Linguagem, Aquisição da Linguagem, etc.
Ela é muito debatida academicamente por ser um campo novo, base de diversos outros campos do conhecimento, mas ainda não ter se desconectado completamente da Filosofia pra se afirmar como ciência pura.
Enfim... é um balaio de gatos só unidos por lidar com a mesma coisa, a linguagem humana. Pra mim, tô em casa - posso ficar nos três campos ao mesmo tempo sem ter que me fixar a um em específico.
E o Popper [eu posso nomear sem matar gatinhos] se referia a discussões semânticas, do tipo:
Filósofo 1 - "Toda bola é esférica."
Filósofo 2 - "Mas o Quico tem uma bola quadrada."
Filósofo 1 - "Mas na definição de bola que eu uso, bola nenhuma é quadrada."
Filósofo 2 - Blablablablá...
Quero ver cê fazer uma do Tronco Macro-Jê...
Dê-me a lista de mutações que ocorreram nos idiomas do Macro-Jê que conversamos
Mas aí, reconstrução a partir de línguas ágrafas é foda.