Certa vez eu li que os assirios talvez tenham sido o povo "melhor varrido da face da terra em toda historia", que nao deixaram sequer uma herança linguistica
Medos e caldeus nao gostavam deles
Só se sabe que eram semitas mas nao se tem a minima ideia de como falavam
Isso é verdade?
Se não em engano, os assírios tinham o acádico como sua língua oficial ou "nobre" (como era o latim na Europa), usada em seus escritos. O acádico é um idioma semita, e tinha um alto prestígio na região, por ser associado às realizações dos acádios (aos quais pertencia Hamurabi).
Quanto ao serem exterminados,
motivos era o que não faltavam!Os assírios foram, sem a menor sombra de dúvida, um dos povos mais temidos e odiados que já existiu na face da terra. Além das atrocidades e dos requintes de crueldade de praxe que faziam com os povos vencidos, inauguraram pela primeira vez (se não me engano) o odioso sistema de deportação de povos, arrancando-os de suas terras originais, misturando-os com outros.
Se eu fosse citar agora os povos mais cruéis e assassinos que já exixtiram, me lembraria dos assírios, mongóis e astecas.
Para cada um desses povos, era FACÍLIMO encontrar alianças contra os mesmos. Os assírios foram eliminados por uma grande aliança entre caldeus, medos, persas e outros que não lembro. Os espanhóis acharam numerosas alianças contra os astecas. Os mongóis foram os mais precavidos: simplesmente matavam todo mundo, não sobrando ninguém que pudesse futuramente servir de aliado contra eles.