Enquete

Para os vegetarianos e afins: vocês preferem comprar:

um sapato de couro de boi?
16 (80%)
um sapato sintético fabricado por crianças em regime semi-escravo na Ásia?
4 (20%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Vegetarianismo e falsa moral  (Lida 50462 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #425 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:47:44 »
Vou mover os posts pro tópico adequado
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #426 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:25:06 »
Minhocas, fungos em leveduras, larvas ou o que seja... acham que possuem a mesma consciência de uma cachorro ou vaca?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #427 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:30:25 »
Minhocas, fungos em leveduras, larvas ou o que seja... acham que possuem a mesma consciência de uma cachorro ou vaca?

Você comeria lagosta? E camarão? Voc6e acha que lagostas e camarões têm a mesma consci6encia de um cachorro?

Por que não comer lagosta mas não hesitar em destruir uma minhoca com uma colheitadeira, ou não comer peixe mas não se importar em fumegar uma colmeia de abelhas para extrair o mel/
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #428 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:34:05 »
Eu não comeria uma lagosta. E não comeria minhoca e não comeria abelhas. Mas a questão não é o "deixaria de comer" mas sim, o "eu como" carne bovina mesmo sabendo que eles possuem consciência maior que uma formiga!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline psmw

• Nível 00
  • *
  • copulatum et malum remuneratum
« Resposta #429 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:36:35 »
Então o único parametro válido para determinar se um animal merece ou não morrer (seja para virar alimento ou por sua vida estar no caminho do processo de produção de um) é seu "nivel" de conciência?

Ok entendi.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #430 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:36:45 »
Não respondeu minha pergunta. Então você não hesitaria em matar formigas, mas um boi, sim? Onde fica essa linha que separa o que é "feio" comer pq é coisa de "gente malvada" o que não tem problema?

Consome mel? Ovos? Leite?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #431 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:39:17 »

Você comeria lagosta? E camarão? Voc6e acha que lagostas e camarões têm a mesma consci6encia de um cachorro?

Por que não comer lagosta mas não hesitar em destruir uma minhoca com uma colheitadeira, ou não comer peixe mas não se importar em fumegar uma colmeia de abelhas para extrair o mel/

Fumegar colméia mata a abelha??? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #432 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:40:46 »
Não, ams pode ser visto como uma prática cruel, já que pra escapar elas ingerem tanto mel quanto conseguem e são afugentadas de sua casa. Pense bem: é cruel você expiulsar alguém de casa pra roubar o resultado do trabalho de sua vida. E tem gente que realmente não consome mel por causa disso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #433 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:52:36 »
Eu sou da opinião que os animais criados para abate possuem uma vida melhor do que os animais soltos na natureza. A natureza é cruel, eles nascem e já precisam se preocupar com predadores, e precisam arranjar o próprio alimento. Os animais criados pra abate não precisam nem se preocupar em nada e alguns ainda ouvem música clássica o dia inteiro. Servir de comida pra gente é o mínimo que eles podem fazer pra retribuir.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #434 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:09:11 »
Não respondeu minha pergunta. Então você não hesitaria em matar formigas, mas um boi, sim? Onde fica essa linha que separa o que é "feio" comer pq é coisa de "gente malvada" o que não tem problema?

Eita, eu nem sou vegetariano, mas vocês tão pegando no pé do rapaz, hein? Pra mim é meio óbvio que um mamífero tem muito mais capacidade de sentir dor (ou sofrimento em geral) do que um peixe, e um peixe tem muito mais capacidade de sofrer do que uma minhoca ou uma formiga. Acho que isso até vale uma discussão com alguém que entenda da fisiologia dos animais pra poder dar uma opinião mais fundamentada. 

Eu acredito que, para um vegetariano, sofrimento nunca é desejável, mas em alguns casos é inevitável. O lugar onde você traça a linha depende de você mesmo, não é isso? Eu, mesmo sendo onívoro, tenho uma linha que me 'impede' de me alimentar de, por exemplo, animais domésticos, silvestres (nunca comi nem vou comer carne de bicho caçado no mato, a não ser que tenha certeza absoluta da legalidade da situação) e pessoas. A linha de um vegetariano é traçada bem mais embaixo.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #435 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:10:56 »
Eu sou da opinião que os animais criados para abate possuem uma vida melhor do que os animais soltos na natureza. A natureza é cruel, eles nascem e já precisam se preocupar com predadores, e precisam arranjar o próprio alimento. Os animais criados pra abate não precisam nem se preocupar em nada e alguns ainda ouvem música clássica o dia inteiro. Servir de comida pra gente é o mínimo que eles podem fazer pra retribuir.

Pensando por esse ponto de vista eu posso alegar que encarcerados nos EUA tem uma vida muito melhor do que nós aqui fora. (Digo nos EUA porque aqui as condições de vida dos presos são precárias).
Meu blog

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #436 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:13:04 »

Pensando por esse ponto de vista eu posso alegar que encarcerados nos EUA tem uma vida muito melhor do que nós aqui fora. (Digo nos EUA porque aqui as condições de vida dos presos são precárias).

Sim, pode.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #437 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:21:32 »
Nos EUA eu não sei, mas vocês já viram as (algumas das) prisões européias?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #438 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:58:20 »
Nos EUA eu não sei, mas vocês já viram as (algumas das) prisões européias?

Eu vi uma reportagem sobre prisões na Inglaterra e Alemanha. corrigindo: era sobre uma prisão de cada país, mas pelo que dizia a reportagem, as outras não deveriam ser muito diferentes.

Bom, por mais que pareça tentador querer ir morar lá, o que um guarda disse deve ter dissuadido muita gente:

"Para isso aqui ser perfeito, só faltam mulheres... mas os presos se arranjam."
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 22:00:41 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #439 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:59:19 »
OK, mudei de idéia. :P
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #440 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:59:49 »
 :histeria:
Meu blog

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #441 Online: 14 de Setembro de 2009, 01:13:23 »
Eu queria saber de onde vem essa idéia estranha de níveis de consciência. Qual o fundamento científico para afirmar que um boi tenha mais consciência que um inseto? Qual o fundamento científico para achar que roedores, insetos, invertebrados e outros bichinhos nada fofos não sentem dor?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #442 Online: 14 de Setembro de 2009, 01:28:44 »
Interessante:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pain_in_animals
http://dels.nas.edu/ilar_n/ilarjournal/33_1_2/V33_1_2Question.shtml

Pelo que parece, existe uma certa disputa entre os biólogos sobre invertebrados sentirem dor ou não.
Meu blog

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #443 Online: 14 de Setembro de 2009, 08:24:11 »
Quer dizer que se eu anestesiar a vaquinha antes de mata-la eu posso come-la sem nenhuma angústia?   :zzz:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #444 Online: 14 de Setembro de 2009, 08:27:18 »
Acho que em homenagem ao tópico vou almoçar um vitelo...  ::)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #445 Online: 14 de Setembro de 2009, 08:39:03 »
Acho que em homenagem ao tópico vou almoçar um vitelo...  ::)

Puta desperdício de carne...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #446 Online: 14 de Setembro de 2009, 12:08:58 »
Confesso que este foi um dos tópicos mais divertidos que já li por aqui. Gostei.
É interessante ver como as pessoas esquecem o que são e passam a filosofar até com a comida. :-)

[Mode UltraÉtico ON]
Ético mesmo é não consumir nada vivo.
[Mode UltraÉtico OFF]

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #447 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:53:44 »
[Mode UltraÉtico ON]
Ético mesmo é não consumir nada vivo.
[Mode UltraÉtico OFF]
E morrer de fome... hehe

É interessante ver como as pessoas esquecem o que são e passam a filosofar até com a comida.
Verdade...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Atheist

• Visitante
« Resposta #448 Online: 16 de Setembro de 2009, 23:07:38 »

Eita, eu nem sou vegetariano, mas vocês tão pegando no pé do rapaz, hein? Pra mim é meio óbvio que um mamífero tem muito mais capacidade de sentir dor (ou sofrimento em geral) do que um peixe, e um peixe tem muito mais capacidade de sofrer do que uma minhoca ou uma formiga. Acho que isso até vale uma discussão com alguém que entenda da fisiologia dos animais pra poder dar uma opinião mais fundamentada. 

Eu acredito que, para um vegetariano, sofrimento nunca é desejável, mas em alguns casos é inevitável. O lugar onde você traça a linha depende de você mesmo, não é isso? Eu, mesmo sendo onívoro, tenho uma linha que me 'impede' de me alimentar de, por exemplo, animais domésticos, silvestres (nunca comi nem vou comer carne de bicho caçado no mato, a não ser que tenha certeza absoluta da legalidade da situação) e pessoas. A linha de um vegetariano é traçada bem mais embaixo.

O problema é que boi berra, exteriorizando a dor. O caso é que dor é sentida até por invertebrados, o que significa que comer uma lagosta cozida viva sim, é uma tremenda maldade.

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #449 Online: 17 de Setembro de 2009, 09:43:03 »
O vegetarianismo, pelo pouco que sei, quando levado a sério é uma opção que vai além da alimentação, pode ter sua origem em questões filosóficas, religiosas ou de outra ordem. Falsa moral? Talvez, como muitas outras posturas que se pode tentar impor a outros compulsoriamente.
Querer impor uma unidade de opinião, conduta e pensamento é uma imbecilidade. Seja do vegetarianismo, catolicismo, ceticismo, ateismo, cristianismo ou qualquer outra forma de pensar. Gera intolerância e violência.
Não vejo problema no sapato de couro natural, respeitadas as leis vigentes desde a criação, do animal até o abate e fabrico. Isso inclui normas de saúde, trabalhistas, fazendárias, de respeito aos animais e etc.
Também não vejo mal em comprar algo sintético desde que respeitados os direitos de quem trabalhou para os fazer.
Parabéns ao criador do tópico se sua intenção era, partir de uma questão ridiculamente simples e mal elaborada  para abrir um debate. Se não foi intencional, ele atirou no que viu e acertou no que não viu. Mesmo assim está valendo.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!