Autor Tópico: O segredo dos OVNIs das caixas pretas  (Lida 40508 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:O segredo dos OVNIs das caixas pretas
« Resposta #325 Online: 18 de Maio de 2014, 07:57:32 »
Muito bom o texto...  A energia que a nave necessitaria para atingir 10% da velocidade da Luz seria o consumo dos EUA.

Para realmente acabar o assunto (na minha visão). Acho que algum físico de plantão poderia responder isso.

Qual é a energia disponível em por exemplo 100Kg de urânio se tivessemos um processo para extraírmos toda a energia deste material? Isso porque, se para produzir toda a energia dos EUA fôssemos obrigados a ter 100.000 kg de urânio, simplesmente não caberia na nave, independentemente da tecnologia da civilização, pois nossa hipótese é um processo 100% otimizado de transformação de urânio (ou outro) em energia.

Há quanto tempo se conhece o urânio como fonte de energia? Quantas outras fontes ainda estão por serem descobertas? Antimatéria seria mais eficiente, no caso de tecnologia suficientemente avançada para sua manipulação. Calma aê! Também não acredito que somos visitados por ETs. Para mim os OVNIs são outra coisa. O tempo nos exclarecerá a questão.

Atualmente o problema da antimatéria é o seu custo astronômico de produção. Algo totalmente inviável (pelo menos atualmente).

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #326 Online: 18 de Maio de 2014, 08:12:23 »
Muito bom o texto...  A energia que a nave necessitaria para atingir 10% da velocidade da Luz seria o consumo dos EUA.

Para realmente acabar o assunto (na minha visão). Acho que algum físico de plantão poderia responder isso.

Qual é a energia disponível em por exemplo 100Kg de urânio se tivessemos um processo para extraírmos toda a energia deste material? Isso porque, se para produzir toda a energia dos EUA fôssemos obrigados a ter 100.000 kg de urânio, simplesmente não caberia na nave

Errado, o volume de 100.000 kg de urânio de modo algum seria um problema, pois vejamos, a densidade do urânio é de 11,3 g / cm³ ou 11,3 kg / L x 100.000 kg =  8.849, 56 litros , pode haver outros problemas, mas definitivamente o problema não seria o espaço ocupado, o qual é equivalente a 8,85 caixas de água de 1000 litros .

.

« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 08:58:38 por JJ »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 18 de Maio de 2014, 09:33:25 »
ressuscitado!!
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 18 de Maio de 2014, 10:04:47 »
Né... E veja, mais um post do Agnóstico falando besteira!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 18 de Maio de 2014, 10:27:12 »
As vezes ele tentava tirar sua hegemonia, não era fácil para ele.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #330 Online: 18 de Maio de 2014, 10:27:20 »
Citação de: JJ
Pelo visto o Clube Cético está virando o Clube do Deboche, o Clube do Escárnio.

Cara, é o que anda me desanimando participar por aqui! Não sou contra o bom humor, brincadeiras e tals mas, tem uma área bem especifica para isto aqui. Meu comentário vai ter respostas do tipo: A porta da rua é serventia da casa(já vi disso por aqui) porém, convivendo tantos anos aqui, acabei por me afeiçoar aos vários usuários do fórum. Tem também o detalhe onde o conteúdo aqui apresentado é muito bom. Fica a dica, quem sabe, para levar assuntos ligados a crença com um pouco mais de seriedade e respeito. Parabém ao Barata por assumir uma postura mais aberta às possibilidades, não sei se o fez apenas para contrariar os demais mas, concluo ser este o caminho, debater, mesmo o mais absurdo, com respeito a opinião alheia.  :|
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 18 de Maio de 2014, 10:44:53 »
As vezes ele tentava tirar sua hegemonia, não era fácil para ele.

Sujeito de brilhantismo insuperável, então!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 18 de Maio de 2014, 13:09:03 »

Cara, é o que anda me desanimando participar por aqui! Não sou contra o bom humor, brincadeiras e tals mas, tem uma área bem especifica para isto aqui. Meu comentário vai ter respostas do tipo: A porta da rua é serventia da casa(já vi disso por aqui) porém, convivendo tantos anos aqui, acabei por me afeiçoar aos vários usuários do fórum. Tem também o detalhe onde o conteúdo aqui apresentado é muito bom. Fica a dica, quem sabe, para levar assuntos ligados a crença com um pouco mais de seriedade e respeito. Parabém ao Barata por assumir uma postura mais aberta às possibilidades, não sei se o fez apenas para contrariar os demais mas, concluo ser este o caminho, debater, mesmo o mais absurdo, com respeito a opinião alheia.  :|

Então poderia começar discutindo o meu post, ou você prefere discutir sobre os espíritos que habitam Jupiter em outro tópico?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #333 Online: 18 de Maio de 2014, 13:58:40 »

Qual é a energia disponível em por exemplo 100Kg de urânio se tivessemos um processo para extraírmos toda a energia deste material? Isso porque, se para produzir toda a energia dos EUA fôssemos obrigados a ter 100.000 kg de urânio, simplesmente não caberia na nave

Errado, o volume de 100.000 kg de urânio de modo algum seria um problema, pois vejamos, a densidade do urânio é de 11,3 g / cm³ ou 11,3 kg / L x 100.000 kg =  8.849, 56 litros , pode haver outros problemas, mas definitivamente o problema não seria o espaço ocupado, o qual é equivalente a 8,85 caixas de água de 1000 litros .

Você considerou em seu raciocínio que urânio não se armazena em caixas d'água, certo?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 18 de Maio de 2014, 14:15:01 »
Se o tamanho da espaçonave não foi especificado, suponho que ela seja construída com o tamanho para conter o volume de urânio e tudo mais necessário para a viagem. Além do mais, ela não pode ser qualquer nave para poder viajar com a velocidade imaginada.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 14:17:03 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #335 Online: 18 de Maio de 2014, 14:23:20 »
O Cientista estava passando muito rápido por aqui, mas, isso, ficou difícil deixar passar...

Qual é a energia disponível em por exemplo 100Kg de urânio se tivessemos um processo para extraírmos toda a energia deste material? Isso porque, se para produzir toda a energia dos EUA fôssemos obrigados a ter 100.000 kg de urânio, simplesmente não caberia na nave, independentemente da tecnologia da civilização, pois nossa hipótese é um processo 100% otimizado de transformação de urânio (ou outro) em energia.

Há quanto tempo se conhece o urânio como fonte de energia? Quantas outras fontes ainda estão por serem descobertas? Antimatéria seria mais eficiente, no caso de tecnologia suficientemente avançada para sua manipulação. Calma aê! Também não acredito que somos visitados por ETs. Para mim os OVNIs são outra coisa. O tempo nos exclarecerá a questão.

Atualmente o problema da antimatéria é o seu custo astronômico de produção. Algo totalmente inviável (pelo menos atualmente).

.
O custo de produção é irrisório diante do problema do armazenamento, que nem perspectiva de custeabilidade tem.

.
Em qual universo a densidade do urânio é 11.3? Por que você acha que as munições de urânio empobrecido são usadas?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #336 Online: 18 de Maio de 2014, 14:28:12 »

Engraçado... O Cientista sempre se sente debochado quando tentam argumentar por coisas mágicas e absurdas com ele... Pessoas que gostam de receber seriedade devem ser sérias para serem levadas a sério.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 18 de Maio de 2014, 16:26:18 »

Você considerou em seu raciocínio que urânio não se armazena em caixas d'água, certo?

O cálculo foi apenas para mostrar que o volume de 100.000 kg de urânio é relativamente pequeno, mesmo se chutando que seria necessário dez vezes este volume para  armazenagem correta (o que me parece um exagero), ainda sim é um volume relativamente pequeno para uma nave interestelar.

.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 16:36:01 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 18 de Maio de 2014, 16:31:54 »
O Cientista estava passando muito rápido por aqui, mas, isso, ficou difícil deixar passar...

Em qual universo a densidade do urânio é 11.3? Por que você acha que as munições de urânio empobrecido são usadas?

17, 3 serve ? Porque se servir o volume reduz ainda mais, ou seja  o problema da falta de espaço alegado pelo Agnóstico fica ainda mais errado.

.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #339 Online: 18 de Maio de 2014, 22:22:08 »
Citação de: Gigaview
Então poderia começar discutindo o meu post,
....

Os "buracos de minhoca" (worm holes) na cabeça das pessoas talvez serviriam para explicar o que Platão escreveu no diálogo Parmenides. Eles fariam a conexão do mundo real/objetivo, isto é, o mundo material com as ideias ou formas que residem no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço. Desta modo, as pessoas com "buracos de minhoca", que apresentam comportamentos estranhos e modos de pensar fora do comum teriam meios de conectar objetos do mundo comum com aqueles que se organizam em estruturas conformes as formas primordiais descritas por Platão, apesar de não não poderem ser capazes de se revelar em sua plenitude, apenas imitações imperfeitas. Talvez seja por isso que pessoas com buracos de minhoca na cabeça também se perdem em princípios abstratos, considerados ideias ou formas. Os buracos de minhoca também servem para explicar a sensação de o pensamento ser mais rápido que a luz.

Perdão mas, não entendi o que é um buraco de minhoca na cabeça de alguém. Se isto não é uma brincadeira então, por favor, poderia explicar melhor para que eu possa dar uma opinião séria?

...
ou você prefere discutir sobre os espíritos que habitam Jupiter em outro tópico?

Giga, se eu não te conhecesse, diria que tu tá trolando  :| Nestes anos todos que aqui participo, não lembro de mencionar espíritos habitando Júpiter  :? Bem mas, se isto te faz feliz, vamos levar em conta o raciocínio dos supostos espíritos. Não haveria problema algum habitarem Júpiter, o Sol, uma magnetar e por aí a fora....Espíritos são essencialmente consciência, não material(pelo menos, não a matéria ordinária) e não pertencem necessariamente a este universo, podendo, inclusive, existirem há muito antes mesmo do suposto Big Bang. Lembra quando mencionei que estima-se a idade de Jesus em torno de cinquenta bilhões de anos?
Agora um detalhe. Nada disto aí acima é importante. Independente de fantasia ou não, todos os dias nós e bilhões neste planeta, trabalham, estudam, trocam informações, fazem gentilezas, fazem desgraças. Alguns se amam, outros se odeiam. Xingamos ou agradecemos o motorista a nossa dianteira ou o pipoqueiro da esquina que não encheu  bem o saquinho ou, o contrário.
A vida segue, independente se não podemos estudar, testar ou mesmo usar da matéria/energia escura. Se o entrelaçamento quântico continua teimando em não respeitar os limites da velocidade da luz(tá, discussão para outro tópico) ou a gravidade emburrando com seus infinitos e gerando algo tão real e cotidiano em nosso dia-a-dia como a singularidade  ::)
É disto que estou falando amigo, não sabemos tudo e podemos nos enganar facilmente em nossos raciocínios. Na maioria da vezes, não fazemos por mal mas, por pura ignorância mesmo! Agora, debochar, humilhar alguém porque o mesmo se encontra no erro, é cruel.
Concluo que não somos donos da verdade. Assim como o espiritismo e muitos outros ismos da vida, são baseados no que julgamos lógico, ou melhor, com algum sentido, pessoal é claro! Infelizmente alguns exageram, se fecham na crença, não permitindo uma reflexão, uma opinião contrária. Para estes, nem o escárnio faz algum sentido. Na verdade se fortalecem mais na ignorância, visto que se sentem vitimas de algozes cruéis. Os demais, com crença, mas abertos a verdade comprovada, ficam tolhidos em cenários como este porque, afinal, não comentam sobre a possível existência de tecnologia alienígena para não cair no ridículo.E, por mais absurdo que possa parecer, ainda é uma possibilidade  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 18 de Maio de 2014, 23:29:02 »
Perdão mas, não entendi o que é um buraco de minhoca na cabeça de alguém. Se isto não é uma brincadeira então, por favor, poderia explicar melhor para que eu possa dar uma opinião séria?

http://scienceray.com/physics/our-brains-are-full-of-tiny-wormholes/

http://www.bibliotecapleyades.net/ciencia/ciencia_astrosciences06.htm

http://www.brianbrane.com/pdf/BPMFlyer.pdf

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #341 Online: 19 de Maio de 2014, 01:59:10 »

O cálculo foi apenas para mostrar que o volume de 100.000 kg de urânio é relativamente pequeno, mesmo se chutando que seria necessário dez vezes este volume para  armazenagem correta (o que me parece um exagero), ainda sim é um volume relativamente pequeno para uma nave interestelar.

.
Não há nada de naturalmente fundamental que proíba o armazenamento de urânio em caixas d'água comvencionais. Ocorre que está se desconsiderando nessa visão simplesca aqui que o urânio aplicável seria o 235, o mais enriquecido possível para o maior aproveitamento de espaço possivel, cuja proporção, inclusive, deveria ser considerada no cálculo da quantidade massivo-volumétrica em questão. O que está sendo desconsiderado é que, no caso do 235, físsil por nêutrons térmicos, não se poderia armazená-lo em um único ou poucos corpos contínuos além da criticalidade sistêmica ou correria-se o risco da fissão descontrolada no 'tanque'. O espaço ocupado pelo urânio seria bem maior que esse cálculo simples.

17, 3 serve ? Porque se servir o volume reduz ainda mais, ou seja  o problema da falta de espaço alegado pelo Agnóstico fica ainda mais errado.

.
O que?!

(Trocadilho para quem entender.) Are you bidding, son?! Que é isso? Vai ser por lance? Aí a gente já bota logo 1000 t/cm³ e dá uma resolvida básica no problema. É lá para 19. Um dos mais densos, só perdendo para irídio, platina, ouro... talvez um ou outro mais que não me ocorre agora. Clarifique-se que se trata de *massa específica*, a densidade máxima da apresentação da susbstância na sua conformação mais compactada em condições ordinárias.

E pode ser esquecido o "aproveitamento total", que não é da massa total desses 100.000 kg, como ocorreria com antimatéria, mas apenas a diferença, núcleo a núcleo, entre a massa do núcleo cingido e a soma das dos resultantes da fissão. Todos os condicionantes mais básicos para um projeto realístico são muito mais limitadores e desanimadores que essa ideia otimista. Se for para os condicionantes ulteriores, perceberá que a coisa é muito mais distante da implementabilidade.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #342 Online: 19 de Maio de 2014, 02:10:27 »
É disto que estou falando amigo, não sabemos tudo e podemos nos enganar facilmente em nossos raciocínios.
O Cientista se condói por vocês nessa condição humana... Não pense que ele também não tem sentimentos...

Na maioria da vezes, não fazemos por mal mas, por pura ignorância mesmo!
E, aí, é só se aprimorar, confirmando que não é mesmo por mal.

Agora, debochar, humilhar alguém porque o mesmo se encontra no erro, é cruel.
De ponto de vista comunístico, é. De ponto de vista competístico, é estimulante para o indivíduo contra-atacar e tentar mostrar que é melhor ainda. Escolha o ponto de vista mais sábio.

Concluo que não somos donos da verdade.
Não...  ...deculpem, mas o Cientista não abre mão!

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #343 Online: 19 de Maio de 2014, 13:51:18 »
A hipótese de tecnologia humana é a única hipótese que se apoia em evidências até o momento.

Que evidências são essas? Caças stealth podem até lembrar a aparência de um disco voador clássico, mas ele não voa da maneira que é descrito o vôo de um disco voador pelas testemunhas. Esta evidência é tão boa quanto as da hipótese extraterrestre.
Ilusões de optica podem descrever "movimentos inteligentes"...busque por camadas de inversão termica...
E quando esses "movimentos inteligentes" são detectados em radar, como no caso ocorrido no Brasil em maio de 1986? Radares não estão sujeitos a "ilusões de ótica".
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #344 Online: 19 de Maio de 2014, 14:12:02 »
A hipótese de tecnologia humana é a única hipótese que se apoia em evidências até o momento.

Que evidências são essas? Caças stealth podem até lembrar a aparência de um disco voador clássico, mas ele não voa da maneira que é descrito o vôo de um disco voador pelas testemunhas. Esta evidência é tão boa quanto as da hipótese extraterrestre.
Ilusões de optica podem descrever "movimentos inteligentes"...busque por camadas de inversão termica...
E quando esses "movimentos inteligentes" são detectados em radar, como no caso ocorrido no Brasil em maio de 1986? Radares não estão sujeitos a "ilusões de ótica".

Radares estão sujeitos a defeito e problemas de interpretação de dados.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #345 Online: 19 de Maio de 2014, 17:32:05 »
No caso de maio de 1986, os óvnis foram detectados em três radares em terra (em cidades diferentes) e nos radares de bordo de cinco caças da FAB, sem contar que todos os pilotos viram os objetos. Todos os 8 radares deram defeito ao mesmo tempo? E os cinco pilotos tiveram uma alucinação coletiva?
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #346 Online: 19 de Maio de 2014, 17:40:39 »
No caso de maio de 1986, os óvnis foram detectados em três radares em terra (em cidades diferentes) e nos radares de bordo de cinco caças da FAB, sem contar que todos os pilotos viram os objetos. Todos os 8 radares deram defeito ao mesmo tempo? E os cinco pilotos tiveram uma alucinação coletiva?

Não acredito em alucinação, mas acredito que o termo OVNI não é muito abrangente, pois há fenômenos atmosféricos pouco estudados,

O ponto é: podem haver milhares de relatos consistentes sobre OVNIS, mas a partir disso conjecturar inteligência alienígena? Neste caso, temos uma "distância em parsecs" de diferença, certo?

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #347 Online: 19 de Maio de 2014, 19:36:28 »
Quando uma pessoa que não conhece esses fenômenos atmosféricos, ela os presencia e não consegue identificar, no momento, para ela, o que ela está vendo é um óvni. Que só vai ser identificado depois que alguém com mais conhecimento identifica o tal fenômeno atmosférico. Só que 5% de todos os avistamentos que acontecem no mundo continuam não-identificados, mesmo depois depois de muita pesquisa. E esses 5% poderiam ser discos voadores ou naves extraterrestres. Pelo menos é o que pensa a grande maioria dos ufólogos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #348 Online: 19 de Maio de 2014, 19:47:48 »
Quando uma pessoa que não conhece esses fenômenos atmosféricos, ela os presencia e não consegue identificar, no momento, para ela, o que ela está vendo é um óvni. Que só vai ser identificado depois que alguém com mais conhecimento identifica o tal fenômeno atmosférico. Só que 5% de todos os avistamentos que acontecem no mundo continuam não-identificados, mesmo depois depois de muita pesquisa. E esses 5% poderiam ser discos voadores ou naves extraterrestres. Pelo menos é o que pensa a grande maioria dos ufólogos.

Essa lógica é ótima. Não sei o que é, logo, aliens. E ainda não sabem porque ninguém leva a sério.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #349 Online: 20 de Maio de 2014, 11:13:49 »

Pois é, normalmente o pensamento da grande maioria dos ufólogos é "I want to believe" e consequentemente, inviabiliza o método científico, mesmo que 95% de tudo que se pesquisa -- e se descarta como fraude/falso -- sobre OVNIS, não seja suficiente diante os 5% restantes, não é?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!