Autor Tópico: Genismo  (Lida 19930 vezes)

Offline jocax

• Nível 10
  • *
  • É mais fácil mudar uma montanha que uma crença.
    • Genismo
Re: Genismo
« Resposta #175 Online: 05 de Maio de 2009, 19:49:41 »

Citação de:  
Já falamos sobre fazer SPAM de seu site aqui. A possibilidade de um cartão amarelo está sendo discutida na moderação. 

ONDE EXISTE A REGRA DE QUE NAO SE PODE COLOCAR LINKS NO FORUM?????????

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #176 Online: 05 de Maio de 2009, 19:51:23 »

Citação de:  
Bem, os voids do modelo que citei podem contrair tb. Quem sabe se o void onde estamos não está contraindo? 

Vc pode explicar melhor esta contracao?
Ela se deve ao que? a gravidade?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #177 Online: 05 de Maio de 2009, 21:52:06 »
Eu não sei com certeza. A contração deve ser de fato por causa da gravidade. Leia o artigo. Esta revista não deve ser mais que 20 reais nas bancas. Vale a pena ter a versão de abril, por causa deste artigo.

Quanto aos infinitos de tempo e espaço, eu não sei se eles alegam a existência. São questões que eu levantaria relativamente ao modelo que eles estão apresentando.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 05 de Maio de 2009, 21:57:03 »
O Universo seria heterogêneo em larga escala e não homogêneo como se considera atualmente. O universo não é pouco denso, mas tem densidade heterogênea! Eles dizem que o erro na solução das equações está aí.

Me parece algo mais consistente com a nossa experiência cognitiva. A questão é que parece que tudo o restante é homogêneo no cosmos, incluindo (de forma inesperada) a temperatura.
Se a massa for realmente heterogênea, o efeito prático é que não conseguiremos prever os movimentos nos espirais das galáxias por exemplo. Cada uma vai ser completamente distinta da outra.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #179 Online: 05 de Maio de 2009, 22:01:01 »
A heterogeneidade não está no nível da galáxia, mas em nível maior ainda. Há vazios e ao redor deles, concentração de galáxias. Pense num queijo suíço.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 05 de Maio de 2009, 23:25:17 »
A rigor o criterio de FALSEBILIDADE ja foi refutado por jocax !
Procure "CIENCIA EXPANDIDA"

Você consegue explicar sucintamente (sem copiar texto pronto) como você refutou a base da ciência moderna? Se quiser aproveitar pra explicar numa nota de rodapé por que você se refere a si mesmo na terceira pessoa seria legal também.

EDIT: Antes de responder, leia o link da minha assinatura. Vai economziar digitação minha.

UMA TEORIA NAO PODE SER DESCARTADA POR SER "MALUCA" E SIM POR
NAO SER CORROBORADA PELOS DADOS EXPERIMENTAIS.
E é aí que entra a falseabilidade. Se fossemos descartar teorias malucas, mecânica quântica já era e você nào teria esse computador.
« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 23:27:41 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 05 de Maio de 2009, 23:26:34 »
Citação de:  
Já falamos sobre fazer SPAM de seu site aqui. A possibilidade de um cartão amarelo está sendo discutida na moderação. 

Não precisa fazer escândalo. Pode colocar links, só não pode fazer com que todas as suas mensagens sejam links para seu site. Isso é flood de spam.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #182 Online: 06 de Maio de 2009, 11:30:53 »
Citação de:  
Eu não sei com certeza. A contração deve ser de fato por causa da gravidade. Leia o artigo. Esta revista não deve ser mais que 20 reais nas bancas. Vale a pena ter a versão de abril, por causa deste artigo.

Quanto aos infinitos de tempo e espaço, eu não sei se eles alegam a existência. São questões que eu levantaria relativamente ao modelo que eles estão apresentando. 

Vou ver se compro a revista....

Obrigado pela dica!

Citação de:  
Você consegue explicar sucintamente (sem copiar texto pronto) como você refutou a base da ciência moderna? 

Vc concorda que NENHUMA teoria cientifica ( empirica) pode ser provada verdadeira?

Citação de:  
  Se quiser aproveitar pra explicar numa nota de rodapé por que você se refere a si mesmo na terceira pessoa seria legal também. 

Eh devido a uma PONTA de modestia que ainda resta em mim ! rsr
Nao gost de dizer EU isso EU aquilo , parece exibicionismo.

Citação de:  
Citação de:  

E é aí que entra a falseabilidade. Se fossemos descartar teorias malucas, mecânica quântica já era e você nào teria esse computador.

Percebe que vc entrou em contradicao?
QUEM ESTA DEFENDENDO A POSSIVEL VALIDADE TEORIAS MALUCAS SOU EU !
E nao vc! Leia o que vc mesmo escreveu uns topicos atras.

Citação de:  

Citação de:  

Não precisa fazer escândalo. Pode colocar links, só não pode fazer com que todas as suas mensagens sejam links para seu site. Isso é flood de spam.

Primeiro que nem todas minhas mensagens sao links para minha pagina.
Segundo que um link com a indicacao da resposta completa eh bem mais util ao leitor
do que ter que procurar no google.
Terceiro que nem TODAS minhas mensagens apontam um link para a resposta.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #183 Online: 06 de Maio de 2009, 11:52:29 »
Citação de:  

E nao vc! Leia o que vc mesmo escreveu uns topicos atras.

Aonde que tu viu uma contradição? :huh:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #184 Online: 06 de Maio de 2009, 12:58:02 »
Apesar do Jocax encontrar grande oposição, deixem-no por favor postar seus pontos de vista. São úteis para discutirmos assuntos complexos, sobre os quais a ciência ainda não tem um parecer definitivo.

Entendo que o genismo nada mais é do que o que a maioria dos céticos aceita como verdade. O genismo é apenas uma roupagem diferente para tudo o que se conhece a respeito de genes.

O NJ tb não é um absurdo. O que precisar ser resolvido no NJ é:

Precisa existir um nada? Se o big bang não aconteceu, não precisa (por exemplo, conforme o modelo que expus, ele não foi um evento único, mas apenas local, entre tantos outros).

Se precisamos de um NJ ou de um VQ, o que precisa ser resolvido é se a partir do mais absoluto nada nada acontece ou qualquer coisa acontece.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 06 de Maio de 2009, 14:53:49 »
Citação de: SnowRaptor
Você consegue explicar sucintamente (sem copiar texto pronto) como você refutou a base da ciência moderna? 
Vc concorda que NENHUMA teoria cientifica ( empirica) pode ser provada verdadeira?
Concordo. E o Popper também. Falseabilidade é isso: uma teoria é considerada válida enquanto os pexperimentos que podem prová-la falsa não o fizerem.

Modéstia não ajuda a validar suas hipóteses.

Citação de:  
Citação de:  

Eu nunca disse que teorias "malucas" fossem inválidas. Eu disse que pra teorias "malucas" infalseáveis é que se deve torcer o nariz.

Pare de escrever em maiúsculas. Isso é falta de etiqueta. Aproveite e leia as regras.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #186 Online: 06 de Maio de 2009, 17:39:14 »

Citação de:  
  Se quiser aproveitar pra explicar numa nota de rodapé por que você se refere a si mesmo na terceira pessoa seria legal também. 

Referir-se a si próprio em terceira pessoa não é exibicionismo?

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #187 Online: 06 de Maio de 2009, 18:46:55 »
Citação de:  
Aonde que tu viu uma contradição? Quê? 

A CONTRADICAO: 

Citação de:  snowraptor

Citação de: jocax 
As teorias podem ser as mais malucas possiveis. O que vai decidir sobre sua pretensa CONFIABILIDADE
sera os dados experimentais. Apenas eles. 

Uma teoria não pode ser a mais maluca possível.
 Ela tem pelo menos que ser falseável, testável. Tem que ter um experimento que se "der errado" prova que a teoria não funciona. E principalmente, ela tem que explicar os dados experimentais que já temos.

DEPOIS o snowraptor disse:

Citação de:  
E é aí que entra a falseabilidade.
Se fossemos descartar teorias malucas , mecânica quântica já era e você nào teria esse computador.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 06 de Maio de 2009, 18:49:34 »
Okay, vamos ser mais claros.

Uma teoria não pode ser a mais maluca possível. Ela pode ser tão maluca quanto quiser, desde que seja falseável. Há teorias mais malucas que não são falseáveis.

Se fôssemos descartar teorias malucas só por serem malucas, mecânica quântica já era e você nào teria esse computador.

Melhorou?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #189 Online: 06 de Maio de 2009, 19:33:13 »
Citação de:  
O NJ tb não é um absurdo. O que precisar ser resolvido no NJ é:

Precisa existir um nada? Se o big bang não aconteceu, não precisa (por exemplo, conforme o modelo que expus, ele não foi um evento único, mas apenas local, entre tantos outros).

Se precisamos de um NJ ou de um VQ, o que precisa ser resolvido é se a partir do mais absoluto nada nada acontece ou qualquer coisa acontece.  

Precisa existir algo pois alguma coisa precisa ter propriedades como a propriedade de
nao conter leis.

Se vc parte do NADA INEXISTENTE entao :
Se ele existe  entao nao ha a inexistencia pois existe algo!
Se ele nao existe entao NAO ha a inexistencia entao tambem existe algo !
Assim o inexistente leva a contradicoes. O minimo que pode existir deve ser o NJ.
Por isso chamoa o NJ de o estado MINIMAL da natureza.

O vauo quantico EH MUITO COMPLEXO pois eh logico e banhado de leis fisica que sao logicas
segue uma matematica e portanto precisam de serem explicadas as suas origens !!

Percebeu?

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #190 Online: 06 de Maio de 2009, 19:37:28 »

Citação de:  

Citação de:  

Concordo. E o Popper também. Falseabilidade é isso: uma teoria é considerada válida enquanto
os pexperimentos que podem prová-la falsa não o fizerem.

A definicao de falseavel nao eh essa!  Mas tudo bem.

Se os experimentos puderem FALSEA-LA o que vc tem?

VC PROVOU QUE A TEORIA EH FALSA !

PORTANTO a NEGATIVA DA TEORIA EH VERDADEIRA !

Portanto vc entrou em contradicao com o que vc afirmou de que nenhuma teoria pode ser
provada verdadeira !!

Ou seja o falsificacionismo eh INCONSISTENTE.

Leia a ciencia expandida q vc vai entender melhor.

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #191 Online: 06 de Maio de 2009, 19:45:55 »

Citação de:  
Modéstia não ajuda a validar suas hipóteses. 

Mas quem disse que uso isso como argumento?

Citação de:  
Pare de escrever em maiúsculas. Isso é falta de etiqueta. Aproveite e leia as regras. 

Escrevo em maiusculas para RESSALTAR pontos importantes.

.

Citação de:  
ferir-se a si próprio em terceira pessoa não é exibicionismo? 

Eu nao acho.

Citação de:  
Uma teoria não pode ser a mais maluca possível. Ela pode ser tão maluca quanto quiser, desde que seja falseável. Há teorias mais malucas que não são falseáveis.

outro  Problema da falseabilidade eh que ela DESCARTA possiveis teorias verdadeiras !
Por exemplo, suponha que seja verdade que um diabinho verde que vive na dimensao celeste
iatingivel por instrumentos humanos ( tbem infalseavel )
sempre desaparece  qdo se tenta medi-lo mas que , entretanto, ele tem a propriedade de
que quando se reza a ele em algum planeta que o homem nao pode contactar tem um
surto enorme de prosperidade e felicidade.  Isso significa q se vc reza a ele
outros seres serao mais felizes e o mesmo acontece com eles
se ele rezareem ao duende poderemos ter prosperidade e felicidade.

Esta teoria NUNCA sera falseavel mas poderia ser verdadeira!!

Vejs suponha que vc crie um UNIVERSO VIRTUAL com estas propriedades
logo isso aconteceria de fato. Vc entendeu??

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 07 de Maio de 2009, 01:30:17 »
Você está supondo que existe uma dicotomia. Você acha que se "A" não é verdadeiro, então "não-A" é verdadeiro. Isso pode não ser verdade.

Além disso, falseabilidade é a possibilidade de uma asserção ser testada e mostrada falsa. Ser falseável não é ser falsa. Mas se algo é falseável, quer dizer que se for falso isso pode ser mostrado por um experimento. De novo, não quer dizer que é falso.

Por exemplo, eu posso dizer que a aceleração da gravidade na Terra é g=5,68 m/s². Essa asserção pode ser facilmente provada falsa medindo a posição de uma bolinha que cai ao longo do tempo e ajustando uma parábola. Agora, não posso dizer que tem um demônio na minha garagem e sair impune pois não é possível provar quenào tem. Aí o ônus da prova é absolutamente meu. Eu tenho que provar que minah asserção é verdadeira.

Além disso, em ciência, pouco importa se é verdadeiro ou não. O que realmente importa é que não é falso. Não é errado dizer que g=9.8m/s, então eu uso isso enquanto não me provarem que não vale.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #193 Online: 07 de Maio de 2009, 09:45:18 »

Citação de:  
  Você acha que se "A" não é verdadeiro, então "não-A" é verdadeiro. Isso pode não ser verdade.

FALSO.
Pela logica eh absolutamente rigoroso e certo que se "A" eh falso entao "nao-A"  é necesariamente verdadeiro.

Citação de:  
Além disso, falseabilidade é a possibilidade de uma asserção ser testada e mostrada falsa.   

Se ela pode ser provada falsa entao segue que Nao-A eh provada verdadeira.
Outra coisa: Tambem nunca se pode provar , a rigor , que uma assercao sobre a realidade eh falsa, pois sempre
podemos colocar hipoteses AD-HOC que a tornem verdadeira , por mais absurdas que sejam.

Por exemplo:   Vc diz que o sol tem temperatura >100 graus e mostra os experimentos
que o fazem provar isso. Eu SEMPRE posso refutar suas provas alegando ideias estapafurdas como
o sol na verdade eh um bloco de gelo e o q da calor e energia sao os aparelhos dos duendes
que alem disso fazem os seres vivos terem a ilusao de que ha um sol.  Percebeu??

Citação de:  
Ser falseável não é ser falsa. Mas se algo é falseável, quer dizer que se for falso isso pode ser mostrado por um experimento. De novo, não quer dizer que é falso.   

Onde eu disse que ser falseavel eh ser falso?

Citação de:  
Por exemplo, eu posso dizer que a aceleração da gravidade na Terra é g=5,68 m/s². Essa asserção pode ser facilmente provada falsa medindo a posição de uma bolinha que cai ao longo do tempo e ajustando uma parábola. 

Eu posso dizer que toda bolinha que cai impoe um campo de ondas alfa que interagem com o cerebro
de modo que faz os observadores pensarem que a aceleracao eh G, quando na verdade nao eh.

Vc pode dzer q outros resultados corroboram o fato mas eu posso inventar outra hipotese ad-hoc
para cada um q vc inventar. Vc vai obsevar q todas as minhas invocacoes sao contra a navalha de ocam
APESAR de poderem ser verdadeiras !

Citação de:  
Agora, não posso dizer que tem um demônio na minha garagem e sair impune pois não é possível
provar quenào tem.   

O problema eh que PODE TER. Vc nao viu o meu exemplo da reza aos duendes?
Ou seja pode haver teoria verdadeiras que nao sao falseaveis. Esse eh OUTRO problema do popperianismo
que eh resolvido na ciencia expandida.

Citação de:  
Aí o ônus da prova é absolutamente meu. Eu tenho que provar que minah asserção é verdadeira. 

O onus da prova eh de quem contraria a navalha de ocam.

Citação de:  
  Além disso, em ciência, pouco importa se é verdadeiro ou não. O que realmente importa é que não é falso. Não é errado dizer que g=9.8m/s,
então eu uso isso enquanto não me provarem que não vale.

A ciencia busca a verdade. Se algo eh verdadeiro deve ser cientifico.
Se ha um dragao invisivel sob minha cama e nai pode ser medido isso deve ser ciencia tambem.

E se nao eh falso eh verdadeiro:  NAO EXISTE O TERCEIRO EXCLUIDO.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #194 Online: 07 de Maio de 2009, 10:38:52 »

Precisa existir algo pois alguma coisa precisa ter propriedades como a propriedade de
nao conter leis.

Se vc parte do NADA INEXISTENTE entao :
Se ele existe  entao nao ha a inexistencia pois existe algo!
Se ele nao existe entao NAO ha a inexistencia entao tambem existe algo !
Assim o inexistente leva a contradicoes. O minimo que pode existir deve ser o NJ.
Por isso chamoa o NJ de o estado MINIMAL da natureza.

O vauo quantico EH MUITO COMPLEXO pois eh logico e banhado de leis fisica que sao logicas

Percebeu?

Eu já entendi há muito tempo. Desde nosso debate no FR. Ocorre que agora começo a achar que não existe necessidade de um nada. Se ná há a necessidade, morrem o VQ e o NJ. 

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 07 de Maio de 2009, 11:10:04 »
Citação de:  
  Você acha que se "A" não é verdadeiro, então "não-A" é verdadeiro. Isso pode não ser verdade.
FALSO.
Pela logica eh absolutamente rigoroso e certo que se "A" eh falso entao "nao-A"  é necesariamente verdadeiro.
Ops, falha minha. Se "A" não é verdadeiro, então "não-A" é verdadeiro. Até aí, ok. Mas "não-A" nào é necessariamente uma teoria completa ou úitil. O que interessa é explicar observações e fazer previsões testáveis. Nesse caso, saber que "não-A" não ajuda, então não interessa muito.

Citação de:  
Além disso, falseabilidade é a possibilidade de uma asserção ser testada e mostrada falsa.  
Se ela pode ser provada falsa entao segue que Nao-A eh provada verdadeira.
Sim, mas como eu disse, "não-A" não é uma hipótese muito importante. Só significa que dos infinitos resultados que uma medida não vai dar, "A" com certeza é um deles. Isso realmente não ajuda muito.  Mostre-me um caso em que "não-A" faz uma previsão testável que valha de algho.

Outra coisa: Tambem nunca se pode provar , a rigor , que uma assercao sobre a realidade eh falsa, pois sempre
podemos colocar hipoteses AD-HOC que a tornem verdadeira , por mais absurdas que sejam.

Por exemplo:   Vc diz que o sol tem temperatura >100 graus e mostra os experimentos
que o fazem provar isso. Eu SEMPRE posso refutar suas provas alegando ideias estapafurdas como
o sol na verdade eh um bloco de gelo e o q da calor e energia sao os aparelhos dos duendes
que alem disso fazem os seres vivos terem a ilusao de que ha um sol.  Percebeu??
Não, você não pode alegar essas coisas, porque são idéias infalseáveis e hipóteses ad hoc são falácias. Não dá pra testar isso, então, pela navalha de Occam, é mais simples levar em contar que o Sol é um corpo com temperatura maior que 100⁰C.

Pegando esse exemplo do Sol: Se nós consideramos que o Sol é um reator de fusão nuclear convertendo hidrogênio em hélio a tenmperaturas de milhares e até milhões de graus Celsius e nenhuma das observações que fazemos prova que isso é mentira, e se isso consegue explicar todas as observações e experimentos que fazemos com o Sol, não importa se o Sol "na verdade" é um bloco de gelo e sua luz, calor e radiação vêm de máquinas de duendes azuis com gorrinhos brancos. Basta pra nós usarmos nosso modelo de Sol-reator-de-fusão-nuclear pra fazermos nossas previsões.

Não importa patavinas o que acontece "realmente". O que importa é o que conseguimos observar e as previsões que podemos fazer disso. Se você acreditar que o sol é um bloco de gelo recoberto por indústrias smurféticas causadoras de um aquecimento global colossal, e se você conseguir explicar a emissão de luz, neutrinos e vento solar sem desobedecer as leis da Física conhecida (ou, se você precisar mudar as leis da Física que conhecemos pra isso, mas essas leis modificadas explicarem igual ou melhor tudo o que as leis antes de mudar explicavam), tudo bem. Mas se você não mostrar um experimento cujo resultado não é previsto corretamente pela hipótese sol-reator-de-fusão mas é previsto corretamente pela hipótese sol-gelado-coberto-de-indústrias-smurf, não temos (usando a navalha de Occam) por que adotar a sua hipótese em vez da estabelecida.

Citação de:  
Ser falseável não é ser falsa. Mas se algo é falseável, quer dizer que se for falso isso pode ser mostrado por um experimento. De novo, não quer dizer que é falso.  
Onde eu disse que ser falseavel eh ser falso?
Em lugar algum, mas postei só pra deixar claro.

Eu posso dizer que toda bolinha que cai impoe um campo de ondas alfa que interagem com o cerebro
de modo que faz os observadores pensarem que a aceleracao eh G, quando na verdade nao eh.

Vc pode dzer q outros resultados corroboram o fato mas eu posso inventar outra hipotese ad-hoc
para cada um q vc inventar. Vc vai obsevar q todas as minhas invocacoes sao contra a navalha de ocam
APESAR de poderem ser verdadeiras !
Como eu disse, podem ser verdadeiras, mas não ajuda nada e não importa.

Citação de:  
Aí o ônus da prova é absolutamente meu. Eu tenho que provar que minha asserção é verdadeira. 

O onus da prova eh de quem contraria a navalha de ocam.
Exatamente. Até o cara do sol-gelado-fábrica-smurfética ou o da bolinha-caindo-fazendo-hipnose provarem (ou sugerirem um experimento que prove) que sua hipótese vale em casos em que a teoria "estabelecida" falha (e essa segunda parte é que realmente importa) o cara pode falar a groselha que quiser, mas podem, impunemente, ser desconsiderados.

A ciencia busca a verdade. Se algo eh verdadeiro deve ser cientifico.
Se ha um dragao invisivel sob minha cama e nai pode ser medido isso deve ser ciencia tambem.
Não, a ciência busca modelos da verdade. Se há um dragão invisível embaixo da sua cama e não pode ser medido e ele não atrapalha nenhuma medida,a  ciência não se importa nem um pouco com ele. Navalha de Occam nele. É mais simples não ter dragão nenhum, então por que eu o consideraria?

E se nao eh falso eh verdadeiro:  NAO EXISTE O TERCEIRO EXCLUIDO.
É, eu me expressei mal. Já expliquei acima.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #196 Online: 07 de Maio de 2009, 15:13:07 »

Citação de:  
Citação de:  

Percebeu? 

Eu já entendi há muito tempo. Desde nosso debate no FR.
 Ocorre que agora começo a achar que não existe necessidade de um nada.
 Se ná há a necessidade, morrem o VQ e o NJ.

E vc acha que ha necessidade de que?
Vc acha q o universo sempre existiu?
Veja que o tempo TEM que ter uma ORIGEM pois nao ha tempo infinito
no passado pois viola o teorema de KALAM:
"O Teorema de Kalam estabelece que não existe um tempo infinito no passado. Isso acontece porque, se, por absurdo, houvesse algum evento que tivesse ocorrido num tempo infinito no passado, então nosso presente atual demoraria um tempo infinito para chegar partindo-se daquele passado.  Mas o que significa um tempo infinito para ocorrer? Um tempo infinito para algo acontecer significa que nunca acontecerá. Assim, eventos que ocorreram a um tempo infinito no passado implicariam que não poderíamos ter o nosso presente, mas isso é absurdo pois o presente existe, já que estamos nele! Então podemos concluir que não existiu nenhum acontecimento em um tempo infinito no passado, e isso significa que podemos deduzir mais um corolário importante: o tempo teve, necessariamente, de ter um início.  "
http://stoa.usp.br/jocax/files/1208/6903/Teoremas-Jocaxianos.html

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #197 Online: 07 de Maio de 2009, 15:21:46 »

E vc acha que ha necessidade de que?
Vc acha q o universo sempre existiu?
Veja que o tempo TEM que ter uma ORIGEM pois nao ha tempo infinito
no passado pois viola o teorema de KALAM:
"O Teorema de Kalam estabelece que não existe um tempo infinito no passado. Isso acontece porque, se, por absurdo, houvesse algum evento que tivesse ocorrido num tempo infinito no passado, então nosso presente atual demoraria um tempo infinito para chegar partindo-se daquele passado.  Mas o que significa um tempo infinito para ocorrer? Um tempo infinito para algo acontecer significa que nunca acontecerá. Assim, eventos que ocorreram a um tempo infinito no passado implicariam que não poderíamos ter o nosso presente, mas isso é absurdo pois o presente existe, já que estamos nele! Então podemos concluir que não existiu nenhum acontecimento em um tempo infinito no passado, e isso significa que podemos deduzir mais um corolário importante: o tempo teve, necessariamente, de ter um início.  "
http://stoa.usp.br/jocax/files/1208/6903/Teoremas-Jocaxianos.html

Ok. Temos que resolver os infinitos. Mas o que dizer do modelo queijo suíço dos caras de Oxford? Ele dispensa o Nada Inicial.

Quanto ao teorema de Kalam, eu gosto muito dele e, inclusive, o tenho utilizado. Mas há quem o refute. O cara no Gospel Brasil (um ateísta) apresentou uma refutação que ele achou na internet. O teorema de kalam não é um ponto pacífico.

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #198 Online: 07 de Maio de 2009, 15:22:08 »
Citação de:  
Ops, falha minha. Se "A" não é verdadeiro, então "não-A" é verdadeiro. Até aí, ok. Mas "não-A" nào é necessariamente uma teoria completa ou úitil. O que interessa é explicar observações e fazer previsões testáveis. Nesse caso, saber que "não-A" não ajuda, então não interessa muito.  

Veja que interessar ou nao interessar eh meio subjetivo.
A principio a ciencia se preocupa com a verdade e nao com a utilidade das coisas.
Nao podemos erigir toda uma base cientifica em alicerces *inconsistentes* nao eh verdade?

Por isso propus a "ciencia expandida" que nao apresenta estas inconsistencias e alem disso
unifca a filosofia e a ciencioa.

Citação de:  
Sim, mas como eu disse, "não-A" não é uma hipótese muito importante. Só significa que dos infinitos resultados
que uma medida não vai dar, "A" com certeza é um deles. Isso realmente não ajuda muito.  
Mostre-me um caso em que "não-A" faz uma previsão testável que valha de algho.  

Veja se nao A ao eh importante:

A = "neste copo de agua existe virus letal."

A eh falseado : "nao existe  virus letal neste copo de agua"    eh verdadeiro

entao se estou no deserto posso beber o copo de agua e nao morro mais de cede !

A importancia ou nao, como disse antes, depende das condicoe , eh subjetivo.
A ciencia nao se preocupa com a importancia humana das teorias e sim com sua veracidade.

Offline jocax

• Nível 10
  • *
    • Genismo
« Resposta #199 Online: 07 de Maio de 2009, 15:26:36 »

Citação de:  
Não, você não pode alegar essas coisas, porque são idéias infalseáveis e hipóteses ad hoc são falácias. Não dá pra testar isso, então, pela navalha de Occam,
é mais simples levar em contar que o Sol é um corpo com temperatura maior que 100^(0)C. 

Primeiro que vc nao pode dizer que sao falacias assim por dizer sem nenhum argumento. Hipoteses ad-hocs
nao sao necessariamente falsas APENAS porque sao ad-hocs !!
Isso sm seria uma falacia: Falacia Ad-hocantum : "todo ad-hoc eh falso !"

pela navalha de ocam devemos ficar com a mais simples
SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Eh precisamente isso que eu digo na cincia expandida !!

"Se tomarmos as palavras ‘teoria’, ‘hipótese’ ou ‘proposição’ como sinônimas, poderemos definir os seguintes critérios que definem a “Ciência Expandida”, “Ciência Ocaniana”, ou simplesmente Ciência:

(i)-Apenas as proposições vinculadas direta ou indiretamente com a realidade são objetos de análise da Ciência Expandida.

(ii)-As proposições que mais se adequarem à “Navalha de Ocam” deverão ser consideradas mais próximas da realidade que as demais.

Estes dois critérios formam os pilares mestres desta nova ciência. O critério (i) destina-se a separar o que faz ou não parte da ciência expandida. O critério (ii) destina-se a classificar as proposições em relação ao seu grau de veracidade, isto é, deveremos crer que as teorias melhores “ranqueadas” são as mais próximas da realidade do que as que não satisfazem ocam. 

Podemos observar que não mais existe o critério do falseamento justamente porque, a rigor, não podemos provar nada em termos de verdade absoluta (isto está implícito no critério (ii)) e, claro, nem mesmo provar que algo seja falso. Entretanto, podemos dar uma nova conotação à palavra “Prova” ou “Refutação” se a entendermos como relativas à Navalha de Ocam [11].  "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!