Em tempo: eu não gosto de ditaduras nem de direita, nem de esquerda, nem de centro, muito menos quando a ditadura vem de cima !
Tirando o trocadilho imoral
, eu também acho que a ditadura vindo de cima é pior do que a ditadura vindo das urnas (leia-se por ditadura aí um governo que embora tivesse apoio popular tivesse posições que refletiam contra os direitos deste ou daquele grupo).
Primeiro, se o golpe com Jango ou a derrubada do governo militar pelos guerrilheiros acontecesse, não seria com o aval da população. em 64, houve grande apoio da população e meios de comunicação ao golpe.
Segundo, porque não teria sido uma eleição...
Terceiro, um golpe com Jango nossa situação estaria muito mais para Allende
Partindo do princípio de que eu concordasse que o governo de João Goulart caminhasse para o lado da URSS, o que já disse que não me parece verdadeiro. Me parece que caminhava muito mais para os braços da Alemanha Ocidental e para o Reino Unido (sociais-democratas à esquerda)... mas vá lá...
E também não gosto de nenhuma ditadura, por mais que a voz do povo me pareça às vezes a voz do cão...
PQP, Donattelo, agora você forçou.
Quer dizer que nosso pais, com o povo que tem, iria ter sido uma noba GB ou Alemanha Ocidental por causa do... JANGO. To ferrado.
É incrível isso: As vezes surge algumas visões bastante interessantes, a história sendo instrumentalizada pela política
Solano Lopez estava levando o Paraguai para se tornar um pais desenvolvido, até afrontar a GB e acabar sendo detonado por Brasil e Argentina, mesmo sendo na verdade um ditador que por fim, iniciou a guerra ao invadir o Brasil
Allende iria curar os problemas do Chile, trazendo a paz social, mesmo sendo um inepto, tentando modificar a estrutura economica e política de um país com pouco mais de 50% de votos e uma sociedade conservadora
E agora, ouço que Jango, outro inepto, iria levar o Brasil Varonil para o primeiro mundo.
Quanto ao golpe:
1- Lembre-se da questão da revolta dos marinheiros (cabo anselmo), a demissão do ministro da marinha e a pessoa que Jango colocou no lugar, um sujeito próximo ao partido comunista. Havia outros casos de insubordinação apoiados pelo governo, os militares tinham deixado explicito que não iriam aceitar
2- Lembre-se das várias mensagens que Jango dava, ao visitar por exemplo Mao e elogiar diversas vezes o sistema chines (como pode)
3- Jango adorava uma estatização
4- Em 63 Jango determina 30 dias de estado de sítio ao congresso nacional. Isto foi visto como um prenuncio de golpe.
5- Brizola, cunhado de Jango, estatiza empresas norte americanas. Lembre-se de 59, Cuba...
Cara, o mais bonzinho naquela situação ja tinha vendido a mãe cinco vezes, mas há um consenso que a esquerda estava, ideologicamente, determinada a assumir o poder total. Isto lhe parece estranho, conhecendo a biografia das pessoas envolvidas e as forças polítcas brasileiras? Pense bem se faria sentido à época no brasil a existência de um partido democrata sueco... Você pode racionalizar o que era o brasil daquela época Donatello, luta pelo poder, visões tacanhas de todos os lados, mundo conturbado, comissio do Jango/Brizola ai na central, dois caras com perfil incendiário...