Bruno,
Como já disse anteriormente, não acho que este assunto seja menos sério que a hemoterapia, terapia de vidas passadas, discos voadores ou outros temas de tópicos que se desenvolveram em áreas consideradas sérias deste fórum. Já disse também que o assunto deve ser levado com seriedade e respeito, na medida em que pode estimular comportamentos auto-destrutivos, inclusive com a possibilidade de morte. A apologia dessa crença é um caso de polícia, como cheguei a citar. Por outro lado, acho que ridicularizar o assunto não é uma postura cética, por mais ridículo que o assunto seja. Mas a inserção do tópico na área de Piadas e Brincadeiras legitimou o escárnio e nenhum protesto é pertinente, a não ser, com razão, em relação aos ataques pessoais.
O desafio proposto não é muito diferente do desafio de uma pessoa que afirma ser capaz de voar sem asas. Se essa pessoa pulou de 3, 4 ou 5 metros e "voou" não significa que vai "voar" e aterrizar com vida do 3º, 4º ou 5º andar. Pessoas não voam por meios próprios. Ninguém voou até hoje e não temos motivos para levar a sério alguém que afirme que irá "voar".
O mesmo acontece com quem diz viver de luz. Não temos motivos para levar isso a sério e o desafio proposto só se justificaria pelo seu caráter educativo baseado na desmoralização completa desse tipo de crendice.
Pessoas não voam por meios próprios e pessoas não vivem de luz, simplesmente porque é impossível. Pessoas não foram equipadas aerodinâmicamente como os pássaros, da mesma forma que não dispõem de sistemas de fotossíntese como as plantas. No entanto pessoas acreditam que podem voar e da mesma forma acreditam que podem "viver" de luz. Puro auto-engano, vou tentar explicar.
Pessoas obesas têm enorme dificuldade para perder peso. A queixa mais comum é que não conseguem emagrecer apesar de manterem dietas rigorosas. Elas declaram que comem muito pouco e nada de doces, frituras e tudo mais que engorda. Qual é a chave do mistério? Essas pessoas se rendem às pequenas "indulgências", aquele "pouco que não engorda", aos mil pedacinhos de tudo que é proibido e o fazem de forma consciente ou inconsciente. Chegam ao ponto de negar ou esquecer o que comeram para mascarar a verdade. Na minha opinião, pessoas que "vivem de luz" se alimentam sem terem consciência de que estão comendo. Isso pode ocorrer até em situações de sonambulismo, durante a noite, por exemplo, ou durante o dia através de engenhosos artifícios de fraude pessoal inconsciente.
Outras pessoas já afirmaram que fazem o que você afirma que faz. Ellen Greve, Evelyn Levy Torrence dentre tantos outros não foram capazes de provar a capacidade de viver de luz, por que você acha que deveríamos levar suas afirmativas a sério?
Bruno, você está querendo "voar" sem asas e já está na beira da laje no 20º andar. Não vou me juntar ao povo na calçada que grita em uníssono: PULA...PULA...PULA...
Meu ceticismo está longe disso.