Ele disse que a riqueza das nações colonizadoras deve-se ao ACÚMULO de CAPITAL, oriundo das COLÔNIAS.
Inglaterra NÃO TINHA muitas colônias (pelo menos na quantidade e "qualidade" que Espanha e Portugal tinham) quando começou a se industrializar no século XVIII. Tanto é que a maior fonte de riquezas da época - o comércio - era feito mais com o Oriente e com os próprios países europeus (incluindo, com destaque, Espanha e Portugal). A Inglaterra só começou a ter colônias em grande quantidade e "qualidde" quando já estava rica e desenvolvida. O mesmo pode-se dizer da França, Alemanha, Japão, etc: olhando a trajetória desses países, vê-se que eles primeiro se industrializam para depois adquirirem
muitas colônias. Muitos países que são ricos e industrializados NUNCA tivaram colônias. Há países que já foram colônias e hoje são ricos e industrializados. Portugal e Espanha deveriam estar na dianteira total do desenvolvimento na Europa SE a causa da riqueza e desenvolvimento de um país forem as colônias que ele tem.
E qual a parte de seu absurdo desconhecimento histórico te impede de perceber que o ACÚMULO de capital que financiou a REVOLUÇÃO ( Desculpe o termo ) INDUSTRIAL, originou-se das relações comerciais, profundamente vantajosas para a Grã-Bretanha, entre Inglaterra-Portugal-Espanha?
As relações comerciais da Inglaterra com Espanha e Portugal não eram "desvantajosas" para estes últimos (se fossem, estes não fariam, ora!), pois estes não
davam dinheiro para Inglaterra, mas
compravam voluntariamante produtos produzidos ou revendidos por ela. Espanha e Portugal realmente saquearam a América, mas não se desenvolveram ou se insdustrializaram por isso, como seria de se esperar pela teoria defendida por vocês de qua são as colônias que fazem os países ficarem ricos.
Portugal e Espanha não se desenvolveram devido a condições sócio-político-econômico-culturais-religiosas internas que os fizeram tomar a decisão de não investir sua riqueza em bens de capital mas gastar tudo em bens de consumo. Talvez eles achassem que não precisavem investir em bens de capital devido à grande quantidade de bens valiosos qua traziam da América, ou seja, às vezes uma fonte natural abundante de bens valiosos pode mais atrapalhar do que ajudar no desenvolvimento de um país.
Se ainda está obscuro, entenda que houve apenas uma TRANSFERÊNCIA de capitais. DE ESPANHA E PORTUGAL para Inglaterra e França e Alemanha.
Foram compras
voluntária que Portugal e Espanha faziam destes países e outros. Não houve "transferência" forçada ou de graça de nada. Inglaterra, França, Holanda, etc não faziam comércio apenas com Espanha e Portugal também.
Claro que isto QUALQUER estudante, com segundo grau sabe!
Qualquer estudante de segudo grau também "sabe" que a Guerra do Paraguai foi uma conspiração da Ingaterra, usando o Brasil como joguete para destruir o Paraguai devido ao "mau exemplo" de alto desenvolvimento sócio-econômico que este apresentava, não é mesmo?

Se seu conhecimento de história se restringe ao de livros didáticos de segundo grau de autores marxistas, meus pêsames.