Beleza... estou com tempo agora e respondo todo a sua citação. Não fique bravo.
A Europa (e não precisa ter 44 anos para saber) foi a grande dilapidadora das riquezas do terceiro mundo. Um exemplo: Portugal é do tamanho de Sergipe (+-) e é beeemmm mais rica que o Brasil e vários países da américa latina, ou todos... por que? será que foi por que plantaram muito e suas industrias são fortes?
Céus. Não há nada, Hugo, NADA que evidencie que os países do terceiro mundo sejam hoje pobres por causa de seu passado de colônia, e muito menos que a atual riqueza das ex-metrópoles seja fruto dos recursos naturais que tiraram de suas ex-colônias.
Céus... onde estão as maiores minas de minérios do mundo? Na Europa?
Onde estão as maiores florestas do mundo e suas riquezas naturais? Na Europa?
Onde está a mão-de-obra mais barata do mundo? Na Europa?
Onde estão as maiores reservas de petróleo do mundo? Na Europa?
Onde estão as maiores reservas de diamante do mundo? Na Europa?
Onde estão os MAIORES BANCOS DO MUNDO...? Bom... é na Europa!!!!!!!!
Portugal e Espanha foram as maiores metrópoles do passado. Hoje, estão muito longe do que eram no passado em termos de poder e riqueza.
Lógico, perderam quase todas as suas colônias.
Alemanha e Japão são duas das quatro maiores economias do mundo. Não foram grandes potências colonizadoras. Suíça, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Hong Kong, enfim, abundam exemplos de países que jamais dominaram um centímetro quadrado do território alheio, que não são reconhecidos por sua riqueza em termos de recursos naturais, e que hoje são países com qualidade de vida altíssima, qualidade esta compárável (senão maior) a de muitas potências do passado.
Depois da segunda guerra mundial (ísso está em qualquer compêndio de história) a Alemanha e o Japão, derrotados, tiveram que assinar uma rendição que os obrigavam a NÃO GASTAR UM CENTAVO EM EXÉRCITO E ARMAS. Tiveram que pagar um tipo de multa muito alta aos países aliados (no livro de B. Russerl, Elogio ao Ócio, ele explica como os aliados não puderam receber nada da Alemanha E Japão, porque isso geraria inflação nos seus paises. Paradoxo insano).
Esses países receberam bilhões de dinheiro para reconstruir seus países e serem aliados econômicos, claro.
Certifique-se que esses dois países não possuem exercitos ainda hoje. (imagina a economia que eles têm).
Por tudo isso, e muito mais, esses países cresceram vertiginosamente.
A Europa, Hugo, SEMPRE esteve à frente do resto do mundo em termos de desenvolvimento. Ou pensa que a diferença de desenvolvimento entre Europa e América começou quando Colombo desembarcou na América Central?
O berço de nossa civilização é na Europa. Eles estão aqui nesse mundo há milhares de anos à frente de nós. A América é um bebê ainda...
É de impressionar que um discurso tão infundado seja levado a sério.
Se é levado à sério, não sei. Mas que tem fundamento, isso tem!!!!