Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34115 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #150 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:40:10 »

O budismo afirma coisas sem evidências? Sim. O espiritismo afirma coisas sem evidências? Sim.

O resultado final é o mesmo, o que muda é que, por algum motivo, você simpatiza com o budismo. E só.

Mais groselha de ceticismo mal orientado. Existem muitas coisas na vida que acreditamos sem evidência. Por exemplo, a não ser que vigiemos o conjuge 24 horas por dia, não temos evidência indúbil de sua fidelidade. O segredo está em em saber sobre o que e em que grau aplicar o ceticismo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #151 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:54:00 »

O budismo afirma coisas sem evidências? Sim. O espiritismo afirma coisas sem evidências? Sim.

O resultado final é o mesmo, o que muda é que, por algum motivo, você simpatiza com o budismo. E só.

Mais groselha de ceticismo mal orientado. Existem muitas coisas na vida que acreditamos sem evidência. Por exemplo, a não ser que vigiemos o conjuge 24 horas por dia, não temos evidência indúbil de sua fidelidade. O segredo está em em saber sobre o que e em que grau aplicar o ceticismo.

Não aplique o ceticismo no budismo e aplique nas outra religiões. Sim, faz todo o sentido, Dante.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #152 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:09:36 »
Putz... ¬¬

Cadê o DbhOAr?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #153 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:25:41 »
O Budismo não tenta se apresentar como ciência, o Espiritismo sim (insistentemente).

O que não muda o fato de que, no final, ambos possuem o mesmo nível de evidências, independente de como se apresentem.

Nem isso, Di.  O Espiritismo tem um discurso pleno de falsas certezas.  O do Budismo costuma ser muito mais dialético, com variações de acordo com cada grupo.

Pior ainda, a doutrina espírita depende de uma série de afirmações dogmáticas, a começar pela da existência de reencarnação.  Isso simplesmente não acontece no Budismo, exceto talvez em linhas muito desviadas do rumo (e não, não são muitas nem particularmente conhecidas).

Se você desconsiderar honestidade intelectual e resultados práticos, sim, seria a mesma coisa.

Quais resultados práticos?

O efeito da prática religiosa propriamente dita, nas atitudes, certezas, rumos e traços de personalidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #154 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:30:13 »

Não aplique o ceticismo no budismo e aplique nas outra religiões. Sim, faz todo o sentido, Dante.

Di, se você puder pelo menos mostrar um exemplo dessa atitude, até dá para pensar em levar a sério essa sua ironia.

Até lá, é a sua palavra contra o que eu vi e li.  E com todo o respeito, você não parece ter pesquisado muito ou prestado muita atenção antes de formar sua opinião.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #155 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:32:54 »
Putz... ¬¬

Cadê o DbhOAr?

PresEOnte!

E cuidando para as coisas não saírem da linha.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:33:23 »
É algo simples, se formos aplicar o que o Dante falou, não devemos questionar nenhuma religião, ou questionar todas igualmente, até que me apresentem um bom motivo para abrir uma exceção para o budismo.

Porque o ceticismo é mal orientado quando é aplicado ao budismo e não é mal orientado quando aplicado ao espiritismo, cristianismo, etc?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #157 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:51:03 »
Tinha um forista evangélico aqui (não me recordo agora o nome dele) que dizia que era preciso abstrair a Bíblia, que o que importava era o cerne da mensagem salvífica do Evangelho e não quem era o nome do pai de José, pai de Jesus. Eu me recordo de dizer para ele que de certo modo ele tinha razão - se prender a detalhes de genealogias ou factualidade dos acontecimentos bíblicos é menos importante do que tirar lições de moral e ética apropriadas ao nosso tempo.

Lamentável que usando o mesmo método se possa depreender que sujeitar mulheres aos maridos e discriminar contra homossexuais são conclusões em princípio tão válidas quanto o simples "amai-vos uns aos outros", sem olhar gênero ou orientação sexual.

O importante, dizia eu, não é crer ou descrer. É o que se faz depois disso.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #158 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:10:29 »
É algo simples, se formos aplicar o que o Dante falou, não devemos questionar nenhuma religião, ou questionar todas igualmente, até que me apresentem um bom motivo para abrir uma exceção para o budismo.

Porque o ceticismo é mal orientado quando é aplicado ao budismo e não é mal orientado quando aplicado ao espiritismo, cristianismo, etc?

Inversão. Primeiro você conhece, depois, se tiver um bom motivo, critica. Você não conhece e, portanto, não tem um bom motivo. Está apenas generalizando tudo que é conhecido como "religião".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:13:49 »
Ainda não vi o bom motivo. E você não sabe se eu não conheço :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:26:17 »
Meu instinto anti-XXX só entra em ação quando o XXX tenta usar o nome da ciência em vão ou se valer de abordagens pseudo-ciêntíficas para validar pontos de sua doutrina , enganar, prejuficar pessoas ou promover práticas e comportamentos comprovadamente nocivos à saúde física, mental ou à comunidade. Fora isso, vejo XXX como uma crença iguais às outras.

XXX = nome de seita, crença ou religião.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #161 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:57:39 »
O importante, dizia eu, não é crer ou descrer. É o que se faz depois disso.

2

Meu instinto anti-XXX só entra em ação quando o XXX tenta usar o nome da ciência em vão ou se valer de abordagens pseudo-ciêntíficas para validar pontos de sua doutrina , enganar, prejuficar pessoas ou promover práticas e comportamentos comprovadamente nocivos à saúde física, mental ou à comunidade. Fora isso, vejo XXX como uma crença iguais às outras.

XXX = nome de seita, crença ou religião.

2

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #162 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:58:08 »

Sua atitude foi a de quem falou sem ter conhecimento.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:02:12 »

Nesse caso a aplicação do ceticismo não vai além do exercício do direito de duvidar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #164 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:12:05 »
Religiões distintas tem características distintas, Di.  É claro que em uma primeira análise elas tem "direitos iguais".  Mas uma crítica, para ter credibilidade, deve levar em consideração a situação real, não um modelo completamente abstrato.

Se você tem algum exemplo de situação concreta em que considera o Budismo excessivamente crédulo, por favor nos mostre.   

Elas com certeza existem, eu próprio mencionei já por duas vezes o Reverendo da Jodo Shinshu que cismou de falar de Física Quântica quando poderia ter ficado calado.  E é discutindo as falhas que se pode melhorar alguma coisa, por isso é inclusive do meu interesse que você o faça.

Mas até aí, besteira todo mundo fala em um momento ou outro, e eu não vejo sentido em deixar de formar juízos de valor a partir do que vejo, vivencio e aprendo.  Até onde sei isso é necessário nesta vida.

E quando você diz algo tão genérico quanto que o Espiritismo também discorda e critica o Budismo, é claro que está certo, mas o que se pode fazer com essa constatação?  Muito pouco, pelo menos enquanto não se elabore mais o quadro.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:50:32 »

Sua atitude foi a de quem falou sem ter conhecimento.

Falei é? Então você tem evidências da existência de Brahma? Ótimo, mostre. Ou voltamos ao ponto principal da minha crítica: tanto o budismo, quanto o espiritismo, não possuem evidências do que afirmam. Porque dar mais crédito a um do que ao outro? Só porque você simpatiza com os textos de um e não do outro? Opiniões pessoais não são argumentos.

Religiões distintas tem características distintas, Di.  É claro que em uma primeira análise elas tem "direitos iguais".  Mas uma crítica, para ter credibilidade, deve levar em consideração a situação real, não um modelo completamente abstrato.

Me corrija se eu estiver errado, mas a situação real é que tanto um quanto o outro não possuem evidências do que afirmam. Não temos evidências de que espíritos existam, também não temos evidência sobre Brahma e os tais mundo celestiais. Repito, o resultado final é o mesmo pra ambas, o que muda é que tu gosta/simpatiza/aprecia/acredita nos textos de uma e não no da outra. Os mesmos defeitos que você aponta no espiritismo podem ser facilmente apontados no budismo, por quem esta de fora.

Se você tem algum exemplo de situação concreta em que considera o Budismo excessivamente crédulo, por favor nos mostre.

Eu acho que é preciso muita credulidade para acreditar em Brahma e reinos celestiais. Tanta credulidade quanto para acreditar em espíritos, não? A não ser que você ache que o fato dos devas serem mortais inspire alguma credibilidade...
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 19:09:27 por Di »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #166 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:35:28 »
Di, veja este trecho de uma página de um sítio Zen falando sobre Bodhichita:

Citação de: http://www.nossacasa.net/SHUNYA/default.asp?menu=482
Desenvolvemos eqüanimidade, em primeiro lugar, dando-nos conta de que todos os seres, igualmente, desejam a felicidade. Ninguém quer sofrer. Em segundo lugar, contemplamos o fato de que todos os seres, em uma ou outra ocasião, ao longo de incontáveis vidas, já foram nossa própria mãe. O Buda Sakiamuni e outros Budas e bodisatvas, que removeram o barro da natureza cristalina de suas mentes e se tornaram oniscientes, ensinaram que não há um único ser que não tenha sido nossos pais, algo que nós também poderíamos perceber, se assim purificássemos nossa mente. Cada ser — não importa quão antagónico a nós possa ser agora — já foi tão bondoso e importante para nós quanto nossos pais nesta vida. Uma pessoa que agora desempenha um papel aparentemente insignificante ou mesmo ameaçador em nosso drama pessoal, foi outrora amorosa e prestativa.

O que te parece mais provável?  Que via de regra nós budistas literalmente acreditemos que todos somos ou fomos mães uns dos outros, ou que essa seja uma alegoria para atingir um certo efeito de mensagem?

Rotineiramente se comenta nos centros budistas, sem grande alarde ou choque, que não faz sentido que tenha havido incontáveis milhões de Buddhas em alguma época, ou que um cão tenha natureza búdica.

Da mesma forma com a emanação de Thulkhus para outras vidas, ou com a suposta existência de Brahma e outros Devas: acredita quem quer, usa para a sua prática quem quer.  Não é possível nem desejável convencer a todos os praticantes, muito menos "cobrar" que "tentem".  Não é assim que funciona.

Um Budista, de qualquer escola, não tem por que tentar acreditar em Brahma, muito menos por que tentar provar que ele exista de alguma forma.  Na verdade, mesmo no Hinduísmo isso provavelmente já seria verdade.  Essa atitude de ostentar a "fé na existência de Deus" como se tornasse alguém mais digno de alguma forma é um tanto rara nas religiões dármicas.

Religião não é epistemologia.

Eu acho que é preciso muita credulidade para acreditar em Brahma e reinos celestiais. Tanta credulidade quanto para acreditar em espíritos, não? A não ser que você ache que o fato dos devas serem mortais inspire alguma credibilidade...

Eu acredito em Devas um pouco menos do que acredito em Homem-Aranha, e por muitos dos mesmos motivos.  E não estou particularmente convicto a própria existência do príncipe Sidharta tampouco.  Nem preciso.  E nisso eu não sou diferente de ninguém no Budismo, exceto talvez por algumas linhas exóticas como a Soka Gakkai.

Não é coincidência que eles (os Devas) tenham sido praticamente esquecidos pelas linhas budistas que não tem muita influência hinduísta (ou seja, atualmente, todas que não são tibetanas).  A crença em Devas é opcional até mesmo nessas linhas, e acessória o suficiente para ser abandonada pelas demais em prol de sincretismos com o Taoísmo, com os Kami do Xintoísmo, ou de nada em particular. 

Crença não sustenta prática religiosa, embora possa fazer muita diferença na forma dessa prática.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #167 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 20:12:00 »
Pessoalmente, acho a filosofia grega somente importante historicamente. Platão, por exemplo... tá, Platão nem isso.

Mais respeito com Platão. Ele é importante e influente. Até hoje há matemáticos que se consideram platônicos, no sentido de acreditarem que as verdades matemáticas transcendem o mundo material ou o intelecto humano.
Tá. Reformulando:
Importante? Historicamente, sim.
Influente? Bastante. Principalmente por filho primogênito de sua tragédia: cristianismo.

Mas considero que a única contribuição à Filosofia, por parte de Platão, foi ter sido professor de Aristóteles. Platão faz um erro bastante comum: confundir abstrações e símbolos com coisas reais. E isso mata a filosofia dele desde o cerne.

Di, provocando um pouco (rsrsrs): platonismo fala mais coisas nonsense e inverificáveis que o budismo... e entretanto, o único atacando Platão aqui até agora sou eu :biglol:
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 20:16:58 »
Amicus Plato, sed magis amica veritas.

É isso mesmo Eremita?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 20:27:17 »
Di, veja este trecho de uma página de um sítio Zen falando sobre Bodhichita:

Citação de: http://www.nossacasa.net/SHUNYA/default.asp?menu=482
Desenvolvemos eqüanimidade, em primeiro lugar, dando-nos conta de que todos os seres, igualmente, desejam a felicidade. Ninguém quer sofrer. Em segundo lugar, contemplamos o fato de que todos os seres, em uma ou outra ocasião, ao longo de incontáveis vidas, já foram nossa própria mãe. O Buda Sakiamuni e outros Budas e bodisatvas, que removeram o barro da natureza cristalina de suas mentes e se tornaram oniscientes, ensinaram que não há um único ser que não tenha sido nossos pais, algo que nós também poderíamos perceber, se assim purificássemos nossa mente. Cada ser — não importa quão antagónico a nós possa ser agora — já foi tão bondoso e importante para nós quanto nossos pais nesta vida. Uma pessoa que agora desempenha um papel aparentemente insignificante ou mesmo ameaçador em nosso drama pessoal, foi outrora amorosa e prestativa.

O que te parece mais provável?  Que via de regra nós budistas literalmente acreditemos que todos somos ou fomos mães uns dos outros, ou que essa seja uma alegoria para atingir um certo efeito de mensagem?

E isso é exatamente o que os cristãos fazem com passagens que não lhes convêm da bíblia e o que os espiritas fazem para provar que Kardec não era racista.

Edit: Depois comento o resto e elaboro mais, estou indo pra Pizzaria agora! E sim, muito ketchup nas pizzas! :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 20:47:36 »
exato... que mania...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #171 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 20:54:44 »
Seria a mesma coisa... se fosse :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:06:49 »
Dantas, eu estou respondendo os posts agora, mas deixo você com uma incrível coincidência da vida.

Porque será que todo o religioso (das 10.323 religiões), todo, acha sua religião diferente, melhor do que as outras, lógica e mais correta... e porque será que nenhum deles desconfia de nada?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #173 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:45:20 »
Amicus Plato, sed magis amica veritas.

É isso mesmo Eremita?
Eu sempre me bato com os casos... ao que entendi, "amigo de Platão, mas mais amigo da verdade".

Acho que é
Amicus Plato, sed magis amicus uerum.

Dantas, eu estou respondendo os posts agora, mas deixo você com uma incrível coincidência da vida.

Porque será que todo o religioso (das 10.323 religiões), todo, acha sua religião diferente, melhor do que as outras, lógica e mais correta... e porque será que nenhum deles desconfia de nada?
Porque caso contrário já teria ido pra outra que considera mais verdadeira.

E isso não é geral... Ba'hai é nitidamente uma religião, entretanto considera as outras como tão verdadeiras quanto.
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 21:47:35 »
Começando com o Dante

Primeiro algumas groselhas do Budismo

Citação de: Groselhas

32. “Bhikkhus, quando a atenção plena no corpo tiver sido praticada repetidas vezes, desenvolvida, cultivada, feito um veículo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeiçoada, estes dez benefícios podem ser esperados. Quais dez?

33. (i) “Ele se torna um conquistador do descontentamento e do deleite, e o descontentamento não o conquista, ele permanece subjugando o descontentamento sempre que este surgir.

34. (ii) “Ele se torna um conquistador do medo e do terror, e o medo e o terror não o conquistam, ele permanece subjugando o medo e o terror sempre que estes surgirem.

35. (iii) “Ele suporta o frio e o calor, fome e sede e o contato com moscas, mosquitos, vento, sol e coisas rastejantes; ele suporta palavras hostis e indesejáveis e sensações corporais que são dolorosas, torturantes, penetrantes, cortantes, desagradáveis, agonizantes e que ameaçam a vida.

36. (iv) “Ele obtém de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, os quatro jhanas que constituem a mente superior e proporcionam um estado prazeroso aqui e agora.

37. (v) “Ele exerce os vários tipos de poderes supra-humanos... (igual ao MN108, verso 18) ... ele exerce poderes corporais até mesmo nos distantes mundos de Brahma.

38. (vi) “Com o elemento do ouvido divino, que é purificado e ultrapassa o humano, ele ouve ambos os tipos de sons, os divinos e os humanos, aqueles distantes bem como os próximos.

39. (vii) "Ele compreende as mentes de outros seres, de outras pessoas, abarcando-as com a sua própria mente. Ele compreende uma mente afetada pelo desejo como afetada pelo desejo ... (igual ao MN108, verso 20) ... uma mente não libertada como não libertada.

40. (viii) “Ele se recorda das suas muitas vidas passadas, isto é, um nascimento, dois nascimentos ... (igual ao MN 51, verso 24) ... Assim ele se recorda das suas muitas vidas passadas nos seus modos e detalhes.
41. (ix) “Por meio do olho divino, que é purificado e ultrapassa o humano, ele vê seres falecendo e renascendo, inferiores e superiores, bonitos e feios, afortunados e desafortunados. Ele compreende como os seres prosseguem de acordo com as suas ações.

42. (x) “Compreendendo por si mesmo com conhecimento direto, ele, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e na libertação através da sabedoria que são imaculadas, com a destruição de todas as impurezas.

Eu não estou preocupado se isso é parábola, metáfora, da mesma maneira que eu não me preocupo se Noé é ou não uma metáfora, nem se o mundo sendo criado em 7 dias é uma metáfora ou não.
Eu afirmo que este texto está errado e é mentiroso. Ponto.
Eu não preciso ficar me contorcendo para dar um sentido lógico a coisas ridículas e por isso ter que jogar uma tonelada de lixo debaixo do tapete.

Citação de: Budismo
It is very difficult for the words spoken by Buddha from the far bank of Enlightenment to reach the people still struggling in the world of delusion; therefore Buddha returns to this world Himself and uses His methods of salvations.

"Now I will tell you a parable," Buddha said.   "Once there lived a wealthy man whose house caught on fire.  The man was away from home and when he came back, he found that his children were so absorbed in play, had not noticed the fire and were still inside the house.  The father screamed, 'Get out, children!  Come out of the house!  Hurry!'  But the children did not heed him.

"The anxious father shouted again.  'Children, I have some wonderful toys here; come out of the house and get them!'  Heeding his cry this time, the children ran out of the burning house."

This world is a burning house.  The people, unaware that the house is on fire, are in danger of being burned to death so Buddha in compassion devises ways of saving them.

Que mundo de sofrimento?? Que compaixão de buda querendo me salvar?? Que groselha monumental é essa?
Porque cristo, ops buda, voltou para me salvar?? Que mundo de desilusão é esse?

Se vocês acham que isso não é o que pior e asqueroso que existe em uma religião, estamos falando de coisas distintas mesmo

e isso vem bem de encontro ao texto postado no site do Dantas e que eu já tinha respondido antes

http://www.dantas.com/budismo/origem_dependente_1.htm

As religiões criam problemas para vender soluções.
No link que vc enviou, afirma que a aplicação do conhecimento científico é "dirigida exclusivamente para satisfazer interesses egoistas", que "o mundo parece estar repleto de conflito e sofrimento"..., isso nos três primeiros parágrafos.

Depois fala um monte de coisas óbvias. E esse é um primeiro ponto: Quando algum ser iluminado vai falar algo que preste ou que não seja extremamente evidente???

Depois fala que para "Criar a verdadeira felicidade é da maior importância que não somente reflitamos sobre a inter-relação de todas as coisas na natureza, mas que também nos vejamos com clareza como um sistema de relações causais, como parte da natureza, tornando-nos conscientes primeiro dos fatores mentais internos, em seguida dos fatores das nossas experiências de vida, da sociedade e por fim do mundo à nossa volta."

E advinha quem vai a condição de refletir sobre a inter-relação para criar A VERDADEIRA FELICIDADE? Os capítulos posteriores falam que os iluminados podem alcançar isso, que é uma "verdade fundamental, que existe independente do surgimento de seres iluminados". Ou de qualquer ser, presumo...

Se isso não é uma proposta de salvação, não sei o que é.

E esses capítulos falam falam e não falam nada do tal mecanismo. Fica apenas falando de quem consegue ver, o entendimento perfeito, mas não dá nenhuma afirmação inteligível que seja usado para alguém mais do que quem acredita nisso.

....

O Espiritismo é o oposto do Budismo em tantos sentidos diferentes!  A começar porque ELE, sim, tem essa crise de identidade de não querer ser religião, não querer admitir que tem sacerdotes e escrituras.

Na verdade, prefiro algo que fale exatamente o que está propondo, mesmo que seja uma tremenda groselha, como o caso do espirtismo. Esse negócio de

"Verdadeiramente, bhikkhu, um nobre discípulo que é hábil e que compreendeu por ele mesmo, independente da fé em outros, que ‘Quando existe isso, aquilo existe; com o surgimento disso, aquilo surge..."
ou
"Quem vê a origem dependente vê o Dhamma; quem vê o Dhamma vê a origem dependente"
ou
"Vejam, da ignorância como requisito necessário surgem as fabricações"
ou
"Porém, esta geração se delicia com a adesão, está excitada com a adesão, desfruta da adesão. Para uma geração que se delicia com a adesão, excitada pela adesão, desfrutando da adesão, esta verdade, isto é, a condicionalidade isto/aquilo e a origem dependente são difíceis de serem vistas. E também, é difícil de ver esta verdade, isto é, o silenciar de todas as formações, o abandono de todos apegos, o fim do desejo, desapego, cessação, Nibbana. Se eu fosse ensinar o Dhamma, os outros não me entenderiam e isso seria fatigante, enervante"

São frases de cunho reflexivo, cada um tira o que quer, e ninguém diz nada.

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 21:50:28 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!