Autor Tópico: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos  (Lida 43481 vezes)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos
« Resposta #200 Online: 14 de Março de 2009, 17:40:02 »
Então a conclusão é: se uma criança sofre abuso sexual, devemos imediatamente, antes de qualquer investigação, punir não só o pedófilo mas também as mães, estes seres dotados de sexto sentido e que sempre são omissas em casos de pedofilia.

Nada como uma boa generalização para facilitar a nossa vida...
"Deus prefere os ateus"

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #201 Online: 14 de Março de 2009, 17:41:01 »
Descuido? Se ela fosse bem cuidada aconteceria o abuso?

Como eu disse. Vocês exigem que ela tenha um cuidado para o qual ela não dispõe de meios técnicos ou materiais. Ótimo. :ok:

Hipoteticamente, se o sujeito tivesse pegando a empregada, duvido que ela não tivesse tomado os cuidados de sondar e que não tivesse descoberto, em bem menos que um período de três anos. Pô, francamente, viu?  :no:

É como você bem expressou: não temos uma cultura de nos precaver desses casos. De outros sim. Não desses.  :umm:
Se alumia, então é lanterna...

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #202 Online: 14 de Março de 2009, 17:44:25 »

Mesmo que ela tomasse too os cuidados possíveis, você acha que não existe nenhuma possibilidade de acontecer algo erado?

Se só cuidado resolvesse o problema da violência no mundo...........

Acho que existe a possibilidade sim, mas não nesta situação, de abuso dentro do círculo familiar.

Como eu disse. Vocês exigem que ela tenha um cuidado para o qual ela não dispõe de meios técnicos ou materiais. Ótimo. :ok:

Meios técnicos ou materiais? Cara, tu está falando de que? De um perito em violência contra criança?
Estou falando de mãe, que tem instintos maternos, que tem como um de seus objetivos no mundo procriar e cuidar das suas crias. As mulheres foram feitas para isso. O minimo que podemos fazer (e os familiares também, pai, irmãos e etc. Afinal, um dos motivos para vivermos em família é a proteção) é prestar atenção no comportamento dos nossos e tentar descobrir o que os aflige.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #203 Online: 14 de Março de 2009, 17:44:54 »
Então a conclusão é: se uma criança sofre abuso sexual, devemos imediatamente, antes de qualquer investigação, punir não só o pedófilo mas também as mães, estes seres dotados de sexto sentido e que sempre são omissas em casos de pedofilia.

Não sei se percebeu, Fabrício. Mas há algumas especificidades, nesse caso. Não fora um abuso isolado...
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 17:53:01 por Azumi »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #204 Online: 14 de Março de 2009, 17:47:29 »

Quem generalizou agora foi tu. Dissemos que seria bom investigar se a mãe sabia e que ela tinha uma parcela de culpa por não perceber que suas filhas eram abusadas por TRÊS anos. Ninguém disse para punir a mãe. Até porque acho punição o suficiente (não que esse seja o objetivo) saber que sua filha foi abusada e que poderia ter sido evitado tomando alguns cuidados.
Mark Twain

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 14 de Março de 2009, 17:55:42 »
Dissemos que seria bom investigar se a mãe sabia e que ela tinha uma parcela de culpa por não perceber que suas filhas eram abusadas por TRÊS anos.

Kmile, desde há algumas páginas atrás vocês estão afirmando que a mãe tinha obrigação de perceber alguma coisa e se não percebeu é porque é omissa, conivente ou descuidada, ANTES de qualquer investigação ou evidência neste sentido.

E se ficar provado alguma destas coisas, para mim ela tem sim que ser punida. E não acho impossível que alguma coisa neste sentido possa ter acontecido, mas não até que uma acusação tão grave tenha sido provada, não faz sentido ficar condenando a mãe com base em achômetros, "ela tem que perceber", "é descuidada", etc.
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #206 Online: 14 de Março de 2009, 17:57:37 »

Hipoteticamente, se o sujeito tivesse pegando a empregada, duvido que ela não tivesse tomado os cuidados de sondar e que não tivesse descoberto, em bem menos que um período de três anos. Pô, francamente, viu?  :no:

Você diz isso baseada em que?

Meios técnicos ou materiais? Cara, tu está falando de que? De um perito em violência contra criança?
Estou falando de mãe, que tem instintos maternos, que tem como um de seus objetivos no mundo procriar e cuidar das suas crias. As mulheres foram feitas para isso. O minimo que podemos fazer (e os familiares também, pai, irmãos e etc. Afinal, um dos motivos para vivermos em família é a proteção) é prestar atenção no comportamento dos nossos e tentar descobrir o que os aflige.

Bem se vamos agora falar de instintos maternos mágicos onde a mulher é dotada de capacidade extra-sensorial de captar as coisas que se passam na cabeça das crianças, me retiro da discussão... :)

E bem, não acho que mulheres foram "feitas para procriar e cuidar das crias", mas isso é a sua opinião. :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #207 Online: 14 de Março de 2009, 18:00:10 »
Sim, disse que ela deveria perceber mesmo. Não disse que no caso de ser descuidada ela tenha que ser punida. Você poderia citar onde que fiz isso?

Punida no caso de ser conivente, Fabrício. Só nesse caso. De outra forma, ela já está pagando pelo seu descuido.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #208 Online: 14 de Março de 2009, 18:04:35 »

Bem se vamos agora falar de instintos maternos mágicos onde a mulher é dotada de capacidade extra-sensorial de captar as coisas que se passam na cabeça das crianças, me retiro da discussão... :)

E bem, não acho que mulheres foram "feitas para procriar e cuidar das crias", mas isso é a sua opinião. :ok:

Em milhares de casos... Por que? A mulher tem essa cisma, caso haja uma outra mulher em casa. Principalmente se for estranha. Isso é cultural.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #209 Online: 14 de Março de 2009, 18:13:41 »
Em milhares de casos... Por que? A mulher tem essa cisma, caso haja uma outra mulher em casa. Principalmente se for estranha. Isso é cultural.

Se você diz...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #210 Online: 14 de Março de 2009, 18:17:11 »

Mágicos? Poderes? Capacidade extra-sensorial? Isso não é mágica, é a natureza, é como somos feitos e para que. Não tem nada de mágico no instinto. Essa capacidade e dever das mães cuidarem dos seus filhos, são características necessárias para a perpetuação da espécie. Isso se vê não só nos humanos, mas nos animais.

Sim, acredito que uma das nossas funções é procriar, assim como é dos homens. Ou tu acha que fazemos sexo só porque é bom? Mas é instintivo da mãe cuidar dos filhos. Algumas não cuidam, mas são a minoria.
Mark Twain

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #211 Online: 14 de Março de 2009, 18:37:13 »

Se você diz...

Por que será que o índice de mulheres que traem aumentou, em grande proporção? Acho que não preciso coletar números... Ou preciso, Diego?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 14 de Março de 2009, 18:42:46 »
Por que será que o índice de mulheres que traem aumentou em grande proporção? Acho que não preciso coletar números, ou preciso, Diego?

Azumi, você está dizendo que o numero de mulheres que traem (ou pelo menos as que admitem que traem) aumentou porque aumentou a desconfiança delas em relação aos maridos e empregadas? :o

E eu não acho que só por ter outra mulher em casa seja "cultural" a esposa ficar cismada, para mim isso é muito mais ciúme e insegurança do que "cultura".

Por este raciocíno, seria também "cultural" o homem ficar cismado se a mulher trabalha fora...
"Deus prefere os ateus"

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #213 Online: 14 de Março de 2009, 18:50:14 »
Sim. É cultural. Está sabendo hoje que vive numa sociedade machista?  ;P

O aumento do número de mulheres que traem, é uma resposta das mulheres que se vêem traídas.  :ok:

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #214 Online: 14 de Março de 2009, 18:53:57 »
Desse assunto eu manjo!  :histeria:

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #215 Online: 14 de Março de 2009, 19:00:43 »
Sim. É cultural. Está sabendo hoje que vive numa sociedade machista?  ;P

O aumento do número de mulheres que traem, é uma resposta das mulheres que se vêem traídas.  :ok:

Olha, desculpe, mas acho que nada a ver esse teu argumento.

Os homens sempre traíram, assim como as mulheres. Porque não é inerente ao ser humano a monogamia, isso é uma regra imposta pela sociedade. Traem porque sentem tesão por outra pessoa e era isso.
Mark Twain

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #216 Online: 14 de Março de 2009, 19:37:46 »
Que isso, Kmile, não há do que se desculpar, não. Fique sempre à vontade para contrapor os meus comentários, sempre que achar necessário.

Mas :sotto: , eu não disse que traiam como resposta. O tesão, sem dúvida é um princípio, fundamental. Mas se formos apenas por essa ótica, não existiria fidelidade. Como você mesmo expressa: os homens sempre traíram, assim como as mulheres. Mas meu argumento parte das diferenças de proporções. Há muito que para o homem, trair sempre serviu de status. Quanto que para a mulher sempre foi encarado como desonra.

Não podemos nos olvidar de que há uma imensa diferença, entre homem e mulher, no que diz respeito aos motivos por quais quebram as regras sociais.

A mulher sondou, viu que a infidelidade do homem não era uma mera cisma sua. Foi quando a mulher passou a reivindicar o seu direito de quebrar a regra: do ser fiel até que a morte nos separe, também.

O aumento do número de mulheres que traem, é uma resposta das mulheres que se vêem traídas. Isso pela história da sociedade.
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 20:01:04 por Azumi »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #217 Online: 14 de Março de 2009, 19:43:11 »
Claro, tudo isso se deve ao desenvolvimento e regras da sociedade. Tu já pensou se, por um minuto, não valesse mais nenhuma regra? O que faríamos? A "regra" da fidelidade, nada mais é (e foi criada para isso, assim como a regra dos padres não poderem casar) do que proteção ao patrimônio. Não tem nada de romântico, é só para manter os "bens" dentro daquele núcleo familiar. Mas acabou sendo incorporado como regra social, aqui no ocidente pelo menos, onde fomos regidos e moldados pela religião católica.
Mark Twain

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #218 Online: 14 de Março de 2009, 19:55:35 »
Exatamente. É que por tudo que sofremos, historicamente, nós mulheres nos habituamos a quebrar os tabus, até mesmo por esses serem muito mais empregados a nós. Nunca se cobrou tanto dos homens. Na verdade, os tabus para eles, nunca passaram do papel. Homem sempre pôde tudo.

Abraço, minha querida! :)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #219 Online: 14 de Março de 2009, 20:04:45 »
Sim, sim. Mulheres já nascem no pecado. Mulheres são inferiores. Hoje nós estamos numa situação muito melhor, realmente.
Mark Twain

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 14 de Março de 2009, 20:17:33 »
Pois é, mas o ponto é exatamente este. Há bem pouco tempo atrás, o homem podia trair à vontade, era visto como normal, e as mulheres que traíssem eram execradas.

Hoje ainda existe um pouco disto, mas a visão já é bem diferente.

Na minha concepção a mulher conquistou seu espaço, se não todo pelo menos grande parte dele. Também não acredito que a monogamia seja "natural"  para homens nem para mulheres, é uma regra de convívio social e com seu parceiro. Daí que as mulheres se sentiram mais livres para também serem infiéis, já que conquistou o direito de igualdade com os homens.

Na minha opinião o aumento da traição feminina, se é que realmente aconteceu, tem muito mais a ver com a diminuição da repressão e o aumento da liberdade e independência das mulheres, e muito menos com uma "vingança" contra a traição masculina.
"Deus prefere os ateus"

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #221 Online: 14 de Março de 2009, 20:21:58 »

Sim, instinto materno PODE ser algo muito forte. Mas também PODE NÃO SER.

Obrigação moral em zelar todos os familiares têm, mas isso é uma responsabilidade dos pais. Ninguém questiona isso.

O que se questiona são as condições de a mãe fazer isso. Desculpe-me, mas existem pessoas que são bastante ingênuas, e a maioria delas é muito humilde. Eu estou vivendo numa cidade em que a população urbana é de 5 mil habitantes. O povo aqui é pobre, de origem ultra-humilde, e a maioria não tem noção de muita coisa. Ler é coisa de rico, uma boa parcela não sabe o valor do dinheiro (quanto custam as coisas, quanto custa o dia de trabalho e quanto vale uma nota). Eu não acho que as coisas lá no meio do nada, onde a menina crescia, eram muito diferentes.

Existem casos em que a mãe sabe e aceita o abuso, mas não significa que todas as mães saibam e aceitem. Existem pessoas pouco lúcidas no mundo.

É um generalização ridícula.

Acho que condenar sem ter a menor evidência é um absurdo. Pra começar, não é uma posição cética.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #222 Online: 14 de Março de 2009, 21:13:08 »
Déjà-vu, Nina. Déjà-vu.

Ninguém foi condenado aqui. A própria interrogação foi o que prevaleceu: Se fora por descuido ou se fora por conivência... (?). O que defere é que outros acreditam que, no caso da segunda hipótese, seria justificável, entende? Aí que entra o contraponto. Mas isso não é ruim, moça. Estamos a discutir e as contraposições são fundamentais, senão só nos restaria o silêncio.

Já disse. Não concordo e nem aceito a imagem do analfabeto demasiado ingênuo. Gente tapada, temos de todas as classes sociais. Conheço alguns que me dão uma aula de conhecimento empírico e noção espacial, por exemplo.

Abraço.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #223 Online: 14 de Março de 2009, 21:56:49 »

Sim, instinto materno PODE ser algo muito forte. Mas também PODE NÃO SER.

Obrigação moral em zelar todos os familiares têm, mas isso é uma responsabilidade dos pais. Ninguém questiona isso.

O que se questiona são as condições de a mãe fazer isso. Desculpe-me, mas existem pessoas que são bastante ingênuas, e a maioria delas é muito humilde. Eu estou vivendo numa cidade em que a população urbana é de 5 mil habitantes. O povo aqui é pobre, de origem ultra-humilde, e a maioria não tem noção de muita coisa. Ler é coisa de rico, uma boa parcela não sabe o valor do dinheiro (quanto custam as coisas, quanto custa o dia de trabalho e quanto vale uma nota). Eu não acho que as coisas lá no meio do nada, onde a menina crescia, eram muito diferentes.

Existem casos em que a mãe sabe e aceita o abuso, mas não significa que todas as mães saibam e aceitem. Existem pessoas pouco lúcidas no mundo.

É um generalização ridícula.

Acho que condenar sem ter a menor evidência é um absurdo. Pra começar, não é uma posição cética.

Olha, instinto, por definição, independe de conhecimento. Então, seja aqui, em Portãozinho ou em NY é irrelevante o grau de instrução ou o tamanho da cidade. É algo natural, nasce conosco, claro que deve exitir exceções.
Mark Twain

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #224 Online: 14 de Março de 2009, 22:04:45 »
Engraçado Azumi,

A mim, pelo menos, deu a impressão de que o julgamento já estava feito... até com a deliberação da sentença (o sofrimento de ter uma filha molestada seria a pena).

Não me pareceu que alguns realmente mantinham uma posição questionadora.

Mas eu entendo... tem tanta gente que nunca teve contato com gente pobre de verdade, gente que nunca contemplou questionar nada, que criou os filhos do mesmo jeito que foi criado... Para estas pessoas, questionar é incomum.

Mas o duro é perceber que mesmo para pessoas com acesso a informação, questionar é difícil. Está pregada na cabeça a idéia...

Semana passada ou na anteiror, não me lembro, passou uma reportagem na TV aberta sobre abuso infantil. Eu lembro de 3 irmãos (duas meninas e um menino) que contaram que o molestador, um vizinho, ameaçou matar os pais deles caso contassem. Eles não abriram a boca... os pais só suspeitaram pois o cara foi denunciado por outra criança e eles iam muito lá (sob coação).

Mudança comportantal a mãe percebeu, mas nem todos imaginam de cara abuso, principalmente quem não vive essa realidade (ou não sabe que vive). Ela até pensou que fosse porque o mais velho estava entrando na adolescência (o menino).

Essa hipótese eu não acho totalmente descabida...

Eu sou mãe e não me acho toda poderosa. Sou observadora, mais que a média até, mas me achar onipotente, dizendo que mãe que não percebe é mãe incompetente ou conivente acho um pouco injusto demais.

Pessoas são diferentes, não dá pra esperar que todos ajam como agiríamos.
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 22:07:49 por Nina »
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!