Autor Tópico: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos  (Lida 43480 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos
« Resposta #175 Online: 14 de Março de 2009, 16:03:25 »
Barata Tenno, se estivesses sendo violentado, até eu perceberia alterações em teu comportamento, isso aqui no CC.  ;P

Você ja percebeu alguma alteração no Jaf, no Uili, no André?Isso acontece com eles a anos.........

Ha ha... |(

___________________________________________________________ _______________

O comportamento de uma criança violentada muda assim como muda o comportamento de uma criança que sai da infância e vai pra pré-adolescência. Vocês saberiam dizer qual mudança é causada pelo amadurecimento e qual é causada pelo abuso infantil?

Não sei em que mundo vocês vivem, mas no que eu vivo e trabalho, crianças que sofrem abusos não contam para os familiares pois muitas vezes nem sabem que o abuso é algo errado contra elas. Pais e mães não são psicólogos treinados (como vocês obviamente devem ser) capazes de identificar as razões da mudança comportamental da criança.

Além do que, não raro os criminosos são pessoas do círculo de confiança da criança que inserem nela o pensamento de que o que acontece entre eles é segredo e não deve ser compartilhado.

Desculpe, mas vocês estão simplificando demais a questão da culpabilidade da mãe...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #176 Online: 14 de Março de 2009, 16:05:08 »
Ninguém tah simplificando. Só q nota-se q algo anda errado, cabe aos familiares investigarem o pq.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #177 Online: 14 de Março de 2009, 16:06:05 »
Barata Tenno, se estivesses sendo violentado, até eu perceberia alterações em teu comportamento, isso aqui no CC.  ;P

Você ja percebeu alguma alteração no Jaf, no Uili, no André?Isso acontece com eles a anos.........

Ha ha... |(

___________________________________________________________ _______________

O comportamento de uma criança violentada muda assim como muda o comportamento de uma criança que sai da infância e vai pra pré-adolescência. Vocês saberiam dizer qual mudança é causada pelo amadurecimento e qual é causada pelo abuso infantil?

Não sei em que mundo vocês vivem, mas no que eu vivo e trabalho, crianças que sofrem abusos não contam para os familiares pois muitas vezes nem sabem que o abuso é algo errado contra elas. Pais e mães não são psicólogos treinados (como vocês obviamente devem ser) capazes de identificar as razões da mudança comportamental da criança.

Além do que, não raro os criminosos são pessoas do círculo de confiança da criança que inserem nela o pensamento de que o que acontece entre eles é segredo e não deve ser compartilhado.

Desculpe, mas vocês estão simplificando demais a questão da culpabilidade da mãe...

Concordo.

Parece até que acham que a mãe sabia e deixava a criança ser molestada. Desculpe, mas embora certamente existam pessoas assim, não parece ser esse o caso...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 14 de Março de 2009, 16:06:38 »
crianças que sofrem abusos não contam para os familiares
Em muitos casos a criança tem medo de apanhar (levar uma surra) do familiar, por isto não contam. Já vi casos assim.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #179 Online: 14 de Março de 2009, 16:08:40 »
Ninguém tah simplificando. Só q nota-se q algo anda errado, cabe aos familiares investigarem o pq.

A questão é que no mundo real, nem todas as famílias de classe média baixa disponibilizam de atendimento psicológico mágico que detecta abusos.

Uma família de baixa renda não tem acesso nem mesmo ao atendimento médico básico. Em que país vocês vivem? Por acaso atendimento psicológico é algo tão comum assim nas favelas do país e só eu (que trabalho nelas todos os dias) não estou vendo?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #180 Online: 14 de Março de 2009, 16:16:00 »
Eu já não concordo. Acho que "parece", veja bem: parece ser o caso. E Diego, acredite, não estou tão longe desse mundo quanto alguém possa supor. Agora é fato que muitas vezes os adultos fazem vista grossa, teimam em não enxergar o que está na cara. É algo muito duro para se encarar, coloca abaixo toda a confortável beleza de suas vidas.

E isso não os isenta da sua parcela de culpa.

Se alumia, então é lanterna...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #181 Online: 14 de Março de 2009, 16:21:44 »
Eu já não concordo. Acho que "parece", veja bem: parece ser o caso. E Diego, acredite, não estou tão longe desse mundo quanto alguém possa supor. Agora é fato que muitas vezes os adultos fazem vista grossa, teimam em não enxergar o que está na cara. É algo muito duro para se encarar, coloca abaixo toda a confortável beleza de suas vidas.

E isso não os isenta da sua parcela de culpa.

Não, não está na cara. Está na cara que a criança mudou de comportamento, ponto. Se ela está crescendo, se ela anda com más companhias ou se está sendo violentada dentro de cada por um familiar, aí somente um acompanhamento psicológico (coisa que grande parte da população onde esse tipo de abuso acontece não dispõe) pode verificar.

Veja bem. Na classe média, mandamos a criança ao psicólogo. Nas periferias e favelas, é uma fase e não existe a cultura de: "Nossa, vou sentar com meu/minha filho(a) e verificar o por quê da sua mudança repentina de comportamento pois, de acordo com a psicologia, ela não deveria estar atravessando essa fase em tão tenra idade."

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 14 de Março de 2009, 16:22:59 »
É algo muito duro para se encarar, coloca abaixo toda a confortável beleza de suas vidas.

Azumi, agora eu é que te pergunto, você está acompanhando mesmo o caso? Onde você viu "beleza confortável" nele?

Concordo, muitas vezes os adultos fazem vistas grossas, mas não TODAS as vezes.

Vocês estão acusando a mãe com base apenas em argumentos do tipo "eu acho", "mãe percebe", "descaso", e vocês nem conhecem a cidadã... tudo bem, talvez ela seja realmente omissa, mas poderíamos esperar pelo menos até que a culpa dela fique comprovada antes de jogá-la à fogueira? :?
"Deus prefere os ateus"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 14 de Março de 2009, 16:26:18 »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #184 Online: 14 de Março de 2009, 16:26:45 »

A questão é que no mundo real, nem todas as famílias de classe média baixa disponibilizam de atendimento psicológico mágico que detecta abusos.

Uma família de baixa renda não tem acesso nem mesmo ao atendimento médico básico. Em que país vocês vivem? Por acaso atendimento psicológico é algo tão comum assim nas favelas do país e só eu (que trabalho nelas todos os dias) não estou vendo?

Atendimento psicológico? Ninguém falou nisso.
Pensa comigo, seu filho anda meio triste,, na defensiva. Pode ser por vários motivos, certo? O quero dizer, é que cabe à família investigar. Não precisa ser por atendimento psicológico. Conversa e cuidado mais rigorosa, podem ajudar. Eu disse acima, ninguém está livre de que algo assim aconteça em sua família. Porque é um assunto doloroso e vergonhoso, mas podemos , pelo menos, tentar ficar atentos...
Mark Twain

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #185 Online: 14 de Março de 2009, 16:26:56 »
Eu acho que argumentos baseados em "achismo" e pré-conceito não são muito válidos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #186 Online: 14 de Março de 2009, 16:32:31 »
"Achismo"? Não. São opiniões em uma discussão.
Mark Twain

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #187 Online: 14 de Março de 2009, 16:34:44 »
"Achismo"? Não. São opiniões em uma discussão.

Tá. Porque esta escrito em todos os jornais que a menina apresentava um comportamento estranho e a mãe não deu a mínima.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #188 Online: 14 de Março de 2009, 16:35:56 »
Atendimento psicológico? Ninguém falou nisso.
Pensa comigo, seu filho anda meio triste,, na defensiva. Pode ser por vários motivos, certo? O quero dizer, é que cabe à família investigar. Não precisa ser por atendimento psicológico. Conversa e cuidado mais rigorosa, podem ajudar. Eu disse acima, ninguém está livre de que algo assim aconteça em sua família. Porque é um assunto doloroso e vergonhoso, mas podemos , pelo menos, tentar ficar atentos...

Sim, a fabi falou.

Veja bem, Kmile. Até ontem, conversar sobre sexo com crianças era tabu. Hoje inicia-se um diálogo sobre o tema em família de classe média.

Sexo é tabu ainda em cidades do interior e entre a população de baixa renda que é menos instruída (dúvidas sobre isso?) e a criança aprende desde cedo que não se deve comentar ou discutir sobre isso.

Se todos os pais sentassem com os filhos e discutissem sexo e assuntos correlatos, não teríamos gravidez na adolescência, Aids continuando a se disseminar, etc.

Veja bem, existe uma mudança de pensamento e uma atenção está sendo dada a essa situação, com o esclarecimento por parte dos pais, mas isso ainda está longe de ser a realidade da maioria dos pais.

Vocês aqui estão expondo uma realidade que não me é de forma alguma familiar como sendo a mesma realidade presente no dia a dia das famílias de classe média baixa e baixa.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #189 Online: 14 de Março de 2009, 16:41:28 »
Mas tu só está confirmando o que eu disse. Hoje não é mais tabu falar em sexo, entre uma pequena fatia da população. E justamente a fatia (a maior) que tu diz não ser capaz de perceber as alterações comportamentais de uma criança, é a que ainda não fala abertamente em sexo. Eu disse exatamente o mesmo, que por não haver conversas e tal sobre sexo, é mais dificil detectar esses abusos e todos os outros problemas q existem por causa da falta de informação.
Mark Twain

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #190 Online: 14 de Março de 2009, 16:49:58 »
Mas como disse: 'parece'.

Continuo não concordando. Os pais têm a obrigação de protegerem os filhos. Ela colocou um estranho em casa e nunca se preocupou com essas questões. Pois se tivesse, teria percebido o que se passava. Senão percebeu e tolerou. É o meu ponto de vista. Ainda faço questão de frisar que a ignorância não justifica, não concordo e nem aceito a imagem do analfabeto demasiado inocente. O que acontece é que estamos aí com uma legião de crianças, que por via de cultura e da mídia em geral, além da indiferença de muitos pais, desenvolvem a sexualidade precocemente. As famílias estão cada vez mais desestruturadas. Fato. E de quem é a culpa? Das crianças? Não. São os adultos os culpados, absolutamente.   

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #191 Online: 14 de Março de 2009, 16:50:29 »
Mas tu só está confirmando o que eu disse. Hoje não é mais tabu falar em sexo, entre uma pequena fatia da população. E justamente a fatia (a maior) que tu diz não ser capaz de perceber as alterações comportamentais de uma criança, é a que ainda não fala abertamente em sexo. Eu disse exatamente o mesmo, que por não haver conversas e tal sobre sexo, é mais dificil detectar esses abusos e todos os outros problemas q existem por causa da falta de informação.

Sim, mas você disse que uma mãe que não nota é:

As mães teriam mais condições do q qq pessoa para notar o abuso dentro d casa, se não o fazem é pq não querem ou por serem extremamente obtusas.

Isso é simplificar a questão, quando existem uma série de fatores que vão impedir a mãe de identificar a raiz do problema. Não estar apta para identificar uma situação dessas não torna a mulher necessariamente uma mãe horrível, omissa e criminosa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #192 Online: 14 de Março de 2009, 16:53:27 »
Mas como disse: 'parece'.

Continuo não concordando. Os pais têm a obrigação de protegerem os filhos. Ela colocou um estranho em casa e nunca se preocupou com essas questões. Pois se tivesse, teria percebido o que se passava. Senão percebeu e tolerou. É o meu ponto de vista. Ainda faço questão de frisar que a ignorância não justifica, não concordo e nem aceito a imagem do analfabeto demasiado inocente. O que acontece é que estamos aí com uma legião de crianças, que por via de cultura e da mídia em geral, além da indiferença de muitos pais, desenvolvem a sexualidade precocemente. As famílias estão cada vez mais desestruturadas. Fato. E de quem é a culpa? Das crianças? Não. São os adultos os culpados, absolutamente.  

Não é questão de ser analfabeto ou não. É simplesmente não dispôr dos meios técnicos e ou materiais para averiguar o que acontece com a criança.

A onda de abusos infantis é relativamente nova na mídia. Nós não temos uma cultura onde pensamos que todos são potenciais violentadores de crianças...

Não vou entrar no mérito de "estrutura familiar" se você acha que isso significa "Pai, mãe e filho".

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #193 Online: 14 de Março de 2009, 17:00:47 »

Sim, mas você disse que uma mãe que não nota é:

As mães teriam mais condições do q qq pessoa para notar o abuso dentro d casa, se não o fazem é pq não querem ou por serem extremamente obtusas.

Isso é simplificar a questão, quando existem uma série de fatores que vão impedir a mãe de identificar a raiz do problema. Não estar apta para identificar uma situação dessas não torna a mulher necessariamente uma mãe horrível, omissa e criminosa.

Não, não é. Mas é obtusa, ou ignorante, ou sem tempo.  Não importa, importa que os adultos tem sua parcela de culpa sim, como disse a Azumi acima. Não há preparo para esse tipo de situação, ninguém está preparado para isso, mas também, seria bom averiguar se a mão poderia ter detectado o abuso ou não. Se foi descaso ou descuido.
Mark Twain

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #194 Online: 14 de Março de 2009, 17:09:07 »
Não, não é. Mas é obtusa, ou ignorante, ou sem tempo.  Não importa, importa que os adultos tem sua parcela de culpa sim, como disse a Azumi acima. Não há preparo para esse tipo de situação, ninguém está preparado para isso, mas também, seria bom averiguar se a mão poderia ter detectado o abuso ou não. Se foi descaso ou descuido.

Ou seja, se foi descaso, a culpa foi da mãe, se foi descuido, a culpa foi da mãe.

Excelente a linha de pensamento de vocês... :ok:

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #195 Online: 14 de Março de 2009, 17:11:07 »
Descuido? Se ela fosse bem cuidada aconteceria o abuso?
Mark Twain

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #196 Online: 14 de Março de 2009, 17:12:13 »
O problema é que nosso ponto de vista parte de ângulos bastante distintos, Diego. Mas enfim, acho que já deu...

Mas quando me refiro para estrutura familiar, estou mencionando os responsáveis pela tutela da criança: Pai, mãe, parentes ou instituições, pouco importa. São adultos que assumiram o compromisso de proteger e preparar o projeto de cidadão.

Foi boa a discussão.  :)
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 17:15:17 por Azumi »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #197 Online: 14 de Março de 2009, 17:17:23 »

Mesmo que ela tomasse too os cuidados possíveis, você acha que não existe nenhuma possibilidade de acontecer algo erado?

Se só cuidado resolvesse o problema da violência no mundo...........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #198 Online: 14 de Março de 2009, 17:20:20 »

Como eu disse. Vocês exigem que ela tenha um cuidado para o qual ela não dispõe de meios técnicos ou materiais. Ótimo. :ok:

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #199 Online: 14 de Março de 2009, 17:20:49 »
Rá! Não foi a melhor das defesas, Barata Tenno. O problema da violência no mundo estaria do jeitinho que está.  ;P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!