Shalom Aleichem
Bom pretendo saber o que vos leva a não crer em Deus. Porque li um certo livro de um certo ateu que esta na casa do 70 anos, e em debate ele disse que uma das razões que o levou a deixar de crer em Deus foi porque o seu filho foi morto com um tiro no meu da testa.
Nesse sentido, postem as vossas razões. E veremos a lógica das mesmas.
Olá Fausto.
Vou tentar expor de uma maneira mais "sistemática" e tentar de alguma maneira falar algo pelos amigos deste fórum, tentar ser o mais coerente possível sobre nossa descrença.
1º - As leis da lógica nos impõe que quando um indivíduo faz uma alegação ele possui o ônus ou o dever ou a obrigação de provar que a sua alegação é verdadeira em realidade ele não tem obrigação de provar nada, porém não pode também querer que as pessoas aceitem na marra o deus que ele alega crer. Por exemplo, se eu digo que creio que o deus Faustos existe eu estou encarregado de demonstrar que ele existe, veja que esse é justamente o modelo de lógica que utilizamos no dia a dia, quando alguém alega algo nós queremos que ele demonstre esse algo, isto é, buscar uma evidência que corrobore com a alegação feita.
2º - Crer em deus é uma coisa, eu particularmente já escutei um único argumento interessante, que não convém mencionar agora, porém a pergunta que não quer calar é, qual deus você está tentando provar que existe? Porque além de provar que deus existe você tem que provar qual deus é, porque existem muitas alegações de deuses existentes e o seu argumento para a existência de deus seja lá qual for poderia ser usado para a existencia de qualquer outro deus, então necessário que você defina bem o escopo de seu argumento e a qual deus você realmente estaria tentando provar que existe.
3º - Eu de maneira particular reconheço que nem tudo pode ser provado e vou dar um exemplo que serve para você que me parece até onde posso ver um teísta e também para meus amigos ateus de maneira que espero que nenhuma das duas classes sejam dogmáticas. A teoria da relatividade de Einstein é completamente baseada numa afirmação de fé, pois todas as afirmações que são feitas nela se baseam na suposição que a velocidade da luz é constante, logicamente todos nós sabemos que Einstein não mediu a velocidade da luz, ele supôs isso, me parece sensato supor isso, porém não quer de maneira alguma dizer que ele está certo ou que a teoria da relatividade estava certa ela apenas quer dizer que a interpretação dele para as anomalias físicas que existiam e que foram explicadas através da teoria de dele faziam sentindo dentro do contexto da luz sendo constante. Outra coisa que a não podemos acessar como conhecimento objetivo é a idéia de que algo é bonito ou feio, não há métodos em ciência que digam que algo é bonito ou feio, isso é um julgamento de valor que é extriceco ao homem e que não é conhecimento objetivo e sim extremamente subjetivo. Com base nisso eu gostaria de perguntar a você Fausto porque deveriamos ter mais fé no Deus da bíblia do que no Deus do Corão ou no Deus do Zend Avesta?
4º - Se a bíblia prova a existência do Deus judaico-Cristão, então o Corão não deveria provar a existência de Alá? E a revistinha da HQ que vem com a estória do superman também deveria provar que o Superman existe?
5º - Ainda não foi apresentado um argumento com base lógica para a existência de um Deus, a menos que queira nos convencer que o mesmo Deus que é alegado pela religião que deu um cérebro ao homem não queira que ele o use, portanto partindo desse pressuposto o argumento para a existência de Deus não deve ser dado pela fé, mas deve fazer sentido!
Somos ateus porque não há evidência para a existência de Deus, isso é tudo que deve ser dito,sem evidência, sem crença.
Cordialmente, Dr. Jekyll.