Rorschach.
Foi por esta razão que eu fiz questão de colocar os três atributos básicos de "Deus". A matéria possui dois deles somente, faltando-lhe a "oniciência". Entretanto, no mundo mesquinho em que vivemos, quando alguem assume abertamente não acreditar na existência de Deus, pela grande maioria das pessoas ao seu redor, ela acaba sendo encarada como louca, já que acreditar em "deus" é um lugar comum. Para se solucionar este problema, basta tão somente se encarar o termo "deus" como uma ideia vaga para substituição de "cosmo", "ordem natural das coisas" (ONC) ou "natureza". Com isso, você não compra inimigos, já que muitos deistas, como no caso dos panteistas, vêem as coisas de um modo muito similar. Quanto ao que você levantou, o fato de nós sermos criaturas pensantes não nos dá o direito, nem de longe, de dizermos ou acreditarmos que a natureza é uma entidade pensante. Absolutamente. A "ordem natural das coisas" se dá devido a leis físicas naturais, não havendo necessidade alguma de um planejamento racional. O cosmo não é racional. Ele apenas é o que é: o cosmo.
- Muito bem, o Cosmos, não é um ser pensante, embora você o seja;
e ademais, constituído por todos os elementos nele existentes.
Ora o interessante da questão, é que o Homem, a pouco e pouco, vai-se apoderando do domínio e da compreensão da Natureza que o constitui, justamente, através da utilização do pensamento...
Porque é o Universo não sendo racional, nem inteligente, nem intencional, como muito bem você diz, todavia, é o fundamento da matéria inteligente que é o Homem, racional e intencional...?
Não é isso um tanto ou quanto estranho?
Não está a Humanidade a transformar-se em Deus, apesar das tentativas tão eficientes para o refutar? Não estão os cientistas a tentar conquistar a omnisciência a longo prazo?
Porque é, que finalmente, sendo o Cosmos, absolutamente desprovido de razão, inteligência e pensamento, vontade e propósito, existe no Universo, matéria cósmica natural, dotada dessas qualidades...?
__________________________________________________
especulativamente - artur.