Kmile:
Com "ser complexo" eu quis dizer "ser multicelular". Deus é muito complexo para ser a primeira coisa vivente no Universo. Teria uma longa história evolutiva para chegar ao patamar em que chegou.
Eu não afirmo que "Deus" é a primeira coisa vivente no Universo. Afirmo que é um ideal de consciência humana superlativa, que evolui conforme a Humanidade evolui, e vice-versa. Todavia eu divinizo a vida, por possibilitar a existência de "deus".
Desculpe se estou sendo indiscreta, mas qual é a sua religião?
Considero-me Naturalista, admirador das teses Panteístas e eclético.
Acredito que qualquer crime pode ser considerado como não criminoso a priori, se for pela tua linha de pensamento. Todos os crimes são elencados pelos seres humanos. O assassinato já não foi aceito em outras épocas? Ainda não é, nos países que adotam a pena de morte?
Concerteza - Uma acção só é criminosa - se o ser humano assim a considerar.
Por exemplo: matar em legítima defesa, ou na guerra, é um acto virtuoso.
Chamar de virtude primordial o incesto é demais:
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
- Em termos de interpretação das "sagradas escrituras" em curso neste tópico, sem dúvida que é.
Obedecer a ordens divinas, (crescei e multiplicai-vos)
é o cúmulo da virtude: Concerteza, que em termos de selecção natural, da evolução da vida natural a partir de uma célula original, sem recorrer à intenção de um "Desenhador inteligente", talvez não faça sentido.
Mas encarando o incesto, duma perspectiva poética, claro que sim. Se o primeiro foco de vida natural, não explodisse numa fantástica multiplicação, sexuada ou não, nós não existiríamos.
virtude
do Lat. virtute
s. f.,
disposição habitual para a prática do bem;
acto virtuoso;
boa qualidade moral;
força moral;
modo austero de vida;
(tirado do dicionário online Priberam)
Certamente que é no caso a caso que saberemos o grau de reprobabilidade que o incesto teria... Pois ele tem um amplo siginificado. Acho que o a reporvação ao ato aumenta de acordo com o quão perto é o grau de parentesco.
Em termos de livre pensamento, só considero o incesto humano reprovável, seja qual for o grau de parentesco, se não houver reciprocidade, nem consentimento espontâneo e um dos dois, tentar uma violação indesejada. Embora das notícias que eu possuo, quase sempre é o "macho" a cair em tentação de consumar tais desejos pela força.
PS: Não li "Os Maias".
É a história de dois irmãos gémeos muito belos, (macho/fêmea) separados à nascença; que quando acidentalmente, se encontram em adultos, sem saberem que são irmãos, se apaixonam vulcanicamente.
Depois de namorarem e se amarem profundamente, são confrontados com
a informação indesejável, que são gémeos. Foi uma catástrofe sentimental comovente.
Tiveram de se separar, porque não foram suficientemente heróicos, para enfrentar
a opinião social. Uma tremendíssima tristeza, que até faz chorar.
Uma história, que já passou para a televisão e o cinema.