Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49929 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #175 Online: 23 de Março de 2009, 07:00:56 »
Aceitas um particular ? ou tens medo de entrar na arena sozinho?
Por que você quer tanto um debate particular? Para que não haja testemunhas do seu vexame?

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #176 Online: 23 de Março de 2009, 08:30:21 »

Então como negas um criador ? Vejo que es fraco me termodinâmica, metafisica etc...

Falas em negar um criador que não consegues provar que exista !!!
Conheces alguém que negue o sol?

Na minha opinião eu acho parvo alguém negar a existência de um criador, sem ao menos saber como o universo veio a surgir.

E como surgiu o criador?

« Última modificação: 23 de Março de 2009, 08:40:54 por L I E B »
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #177 Online: 23 de Março de 2009, 10:12:26 »

Vou abrir um tópico para nos(EU e Você)
  Sobre a origem do universo

ACEITAS ? Se eu sou tão fraco então aceita mestre.

Estou a espera de resposta

Eu aceito, assim como outros devem aceitar.   Não é questão de ser "mestre", e sim de ler um pouco e entender o que podemos descobrir.

Então como negas um criador ? Vejo que es fraco me termodinâmica, metafisica etc...

Termodinâmica ? Pressinto exposição de ignorância absoluta em física para dar valor a alegações já refutadas pela ciência e pela pesquisa ...
Na minha opinião eu acho parvo alguém negar a existência de um criador, sem ao menos saber como o universo veio a surgir.
É sua opinião,  só isso. Mas veja, se vc vai tratar de forma equânime, o seu alegado criador deveria ser  suportado pelo que diz o conhecimento atual da realidade, que é um conhecimento objetivo.

Perdeste uma grande oportunidade de saber como e porque o universo veio a existir.
Pressinto pregação ... Mas vamos lá, mostre-nos como o universo foi criado ... ::)

Alias acabei de descobrir a razão pela qual fugias um particular. Confessa beira-mar tinhas medo. confessa confessa confessa confessa confessa.
Então não fuja. Por favor, seja honesto com o conhecimento que vc alega.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #178 Online: 23 de Março de 2009, 11:03:07 »
A única coisa que o dono do tópico conseguiu provar até agora é que existem em Angola pessoas que escrevem tão mal quanto os miguxos brasileiros.

O mais incrível é que o cara conhece a Origem do Universo mas ainda não conseguiu aprender a se comunicar usando a pobre Língua Portuguesa.
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 11:08:16 por Iconoclasta SP »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #179 Online: 24 de Março de 2009, 12:06:36 »

Fausto el Dikaios

A Razão da não existência de Deus
-------------------------------------------------------------------------------
Citação de: Renato T  em  16 Mar 2009, 15:34:20Sinto muito... provérbios, para mim, só os do chapolim.

Não sou cético e nunca falei que era.

Já respondi teu post.

Menos um foste eliminado. Eu perguntei o porque a Bíblia/Alcorão/Torah não podem dar a certeza alguém? E você infelizmente não tem resposta "coitado".

Eu não nego a existência de "deus" - dado que nós somos deuses - mas não me parece que os livros que mencionou, sejam a melhor prova disso. As razões que eu apresento, são as fantásticas contradições, já exploradas noutros tópicos.

Se quer uma argumentação absolutamente consistente, refutando a verdade contida nesses livros, leia: "As doze teses sobre a inexistência de deus", escritas por Sebastien Faure, circulando na Internet.

------------------------------------------------------------------
especulativamente - artur.

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #180 Online: 27 de Março de 2009, 16:57:27 »
Cara Kmile.

--------------------------------------------------------------------------------
Ele insiste que as atrocidades cometidas na Bíblia são aceitáveis pois não havia lei que as regulasse. Pela Bíblia a Terra teria em torno de 5.000 anos, certo? Desde que o homem resolveu viver em comunidades, existem leis, verbais e válidas somente naquele meio. ALguém citou o código de Hamurabi, compilado em 1780 a.c.
Todos os povos tinham leis, mesmo que não escritas. Mesmo assim, o que é certo e errado não precisa estar legislado. Onde está escrito na lei, nos dias atuais, que é proibido o incesto? Não está, mas é moralmente reprovável. Tu está usando um argumento ridículo para justificar tais barbaridades. Deus é cruel, egoísta, assassino, egocêntrico, irritadiço, etc.

Minha cara - só por curiosidade - Qual é a razão porque o incesto é moralmente reprovável?

___________________________________________________________ ____

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #181 Online: 27 de Março de 2009, 21:08:47 »
Cara Kmile.

--------------------------------------------------------------------------------
Ele insiste que as atrocidades cometidas na Bíblia são aceitáveis pois não havia lei que as regulasse. Pela Bíblia a Terra teria em torno de 5.000 anos, certo? Desde que o homem resolveu viver em comunidades, existem leis, verbais e válidas somente naquele meio. ALguém citou o código de Hamurabi, compilado em 1780 a.c.
Todos os povos tinham leis, mesmo que não escritas. Mesmo assim, o que é certo e errado não precisa estar legislado. Onde está escrito na lei, nos dias atuais, que é proibido o incesto? Não está, mas é moralmente reprovável. Tu está usando um argumento ridículo para justificar tais barbaridades. Deus é cruel, egoísta, assassino, egocêntrico, irritadiço, etc.

Minha cara - só por curiosidade - Qual é a razão porque o incesto é moralmente reprovável?

___________________________________________________________ ____

Nos dias atuais, não é bem aceito na sociedade. A moral regula o que naquele tempo e espaço não é bem visto pelo todo.

"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #182 Online: 28 de Março de 2009, 09:34:06 »
Não que o incesto seja amoral mas, no caso de reprodução, os descendentes estariam um grau maior de aquisição de gene defeituoso, seria uma loteria não herdar.

O incesto em outras espécies é observado na mesma escala, não há necessidade de cruzamentos entre parentes pois, não há riscos de extinção.

Entrando no âmbito moral humano

Nessa condição, há alguns indivíduos que pensariam,  por ser genitor, teria o direito de deflora-la.

caracteriza-se Imoral.
« Última modificação: 28 de Março de 2009, 09:39:51 por Kratos »
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #183 Online: 28 de Março de 2009, 10:32:36 »
Cara Kmile:

Nos dias atuais, não é bem aceito na sociedade. A moral regula o que naquele tempo e espaço não é bem visto pelo todo.

Então devo concluir, que de certo modo é proibido, mesmo que não esteja legislado por Lei. Por necessidade de usos e costumes, o incesto tornou-se socialmente indesejável.

Mas o que é que poderá suceder, se duas pessoas, por exemplo, dois irmãos gémeos de sexos diferentes, se apaixonarem "perdidamente"?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #184 Online: 28 de Março de 2009, 10:49:03 »
Caro Kratos:

-------------------------------------------------------------------------------
Não que o incesto seja amoral mas, no caso de reprodução, os descendentes estariam um grau maior de aquisição de gene defeituoso, seria uma loteria não herdar.

O incesto em outras espécies é observado na mesma escala, não há necessidade de cruzamentos entre parentes pois, não há riscos de extinção.

Entrando no âmbito moral humano

Nessa condição, há alguns indivíduos que pensariam,  por ser genitor, teria o direito de deflora-la.

caracteriza-se Imoral.

Então - a única razão válida para que o incesto seja indesejável socialmente,
são motivos geneticamente negativos.

O direito que os progenitores, teriam de deflorar os filhos, já seria uma violência, que poderia naturalmente ferir a dignidade dos filhos.

Mas suponhamos - que havia mútua atracção espontânea - e ambos fossem adultos, que apenas desejavam desfrutar do prazer amoroso?

Nesse caso, poder-se-ia considerar que tal paixão, seria anti-ética? _________________________________________________________
« Última modificação: 28 de Março de 2009, 10:51:25 por lusitano »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #185 Online: 28 de Março de 2009, 10:54:53 »
Há também o problema genético(como o Kratos colocou) que, admito, não tenho muito conhecimento. Mas dizem que filhos de relações entre parentes próximos tem maior probabilidade de nascerem com certas doenças. Hoje sabemos disso, não sei dizer também, há quanto tempo sabemos. ALguém aqui do CC deve saber...´

Kratos, falei em moral no tempo e espaço, porque o que é moral aqui, pode não ser em outro país, por exemplo. Acredito que existem genitores que possam pensar assim, mas são exceções. Aqui, em nosso tempo, não é aceito incesto. Ao meu ver, entre primos não há problema, mas entre irmãos ou ascendentes e descendentes acho horrível...

Lusitano, eles podem se apaixonar, podem morar juntos, mas não podem casar, por exemplo. É proibido por lei (art.1521,IV CC) o casamento entre irmãos, primos e ascendentes ou descendentes.
Mark Twain

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #186 Online: 28 de Março de 2009, 12:05:31 »
Kmile:

Então - "desde que não se casem" - nem tentem se reproduzir, podem tornar-se amantes perfeitos, não é assim?

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #187 Online: 28 de Março de 2009, 12:25:59 »
Poderiam, mas seria moralmente reprovável, como já disse, não seriam bem vistos na sociedade.

Eu não estou enxergando o teu objetivo. Qual seria?
Mark Twain

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #188 Online: 28 de Março de 2009, 12:56:41 »
Este negocio de moralmente certo para sociedade é balela.

Obedecesse a lei e cada um com sua moral.

Se fosse para seguir as morais brasileiras, ia ser bem ruim já que 90%¹ da população é religiosa.

¹"achismo"
Não deseje.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #189 Online: 28 de Março de 2009, 13:00:30 »
Na verdade, a moral é um assunto bem polêmico. Realmente, concordo, que a moral é mais decisiva no âmbito pessoal. A moral pessoal tem mais força do que a social. Mas existe a moral do grupo, o que não quer dizer que as pessoas, individualmente, não tenham seu próprio juízo de valor sobre as coisas.
Mark Twain

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #190 Online: 28 de Março de 2009, 13:27:38 »
Kmile:

Poderiam, mas seria moralmente reprovável, como já disse, não seriam bem vistos na sociedade.

O meu objectivo? Bem, estamos numa de refutar os "argumentos de um Dr. versado na interpretação bíblica, não é? A questão é que se acaba entrando em  delicadas situações éticas e morais.

O criador, como Natureza Absoluta, deu à luz o Universo e a Humanidade, parindo os seus clones pelas próprias mãos...

Neste contexto, analisando imparcialmente, todos nós somos a resultante de um formidável incesto, que se só torna imoral, com o passar do tempo por interesse genético e político. Porque em boa verdade, só o incesto é que existe, embora não nos apercebamos; porque todos nós, somos filhos/irmãos/primos de Deus e uns dos outros, mais ou menos afastados e nalguns próximos.

___________________________________________________________ _________

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #191 Online: 28 de Março de 2009, 18:05:27 »
Citação de: lusitano
porque todos nós, somos filhos/irmãos/primos de Deus e uns dos outros, mais ou menos afastados e nalguns próximos.

Eu não. Mas falando em incesto andei reparando que minha prima esta crescendo  :twisted:
Não deseje.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #192 Online: 28 de Março de 2009, 22:28:20 »
Kmile:

O meu objectivo? Bem, estamos numa de refutar os "argumentos de um Dr. versado na interpretação bíblica, não é? A questão é que se acaba entrando em  delicadas situações éticas e morais.

O criador, como Natureza Absoluta, deu à luz o Universo e a Humanidade, parindo os seus clones pelas próprias mãos...

Neste contexto, analisando imparcialmente, todos nós somos a resultante de um formidável incesto, que se só torna imoral, com o passar do tempo por interesse genético e político. Porque em boa verdade, só o incesto é que existe, embora não nos apercebamos; porque todos nós, somos filhos/irmãos/primos de Deus e uns dos outros, mais ou menos afastados e nalguns próximos.

___________________________________________________________ _________

De deus eu não concordo. Mas que todos saímos da mesma célula, talvez? Do primeiro ser complexo que viveu na Terra?

Mas, bah, primos em milionésimo grau não vale.
Mark Twain

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #193 Online: 29 de Março de 2009, 11:41:22 »
Kmile:

De deus eu não concordo. Mas que todos saímos da mesma célula, talvez? Do primeiro ser complexo que viveu na Terra?

Na minha religião - célula primordial, ou primeiro ser complexo - é um dos muitos nomes que se pode dar à divindade chamada vida.

Mas, bah, primos em milionésimo grau não vale.

Veja o que se passa ao nível do nosso organismo. Não é o corpo um fantástico edifício, em que todas as células são pais/mães/filhas/irmãs/primas do primeiro namoro incestuoso ou não?

Não me diga que estou fazendo batota, ou forçando a nota...?

Para todos os efeitos, isto só prova que o incesto não é criminoso em si próprio; antes pelo contrário, é uma virtude primordial. Por motivos muitíssimo especiais, é que passou a ser um crime moral. Mas está ao critério pessoal, racionalmente, sentir horror, perante o incesto ou não.

Já leu os "Maias" de Eça de Queirós?

« Última modificação: 29 de Março de 2009, 11:53:14 por lusitano »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #194 Online: 29 de Março de 2009, 12:55:46 »
Com "ser complexo" eu quis dizer "ser multicelular". Deus é muito complexo para ser a primeira coisa vivente no Universo. Teria uma longa história evolutiva para chegar ao patamar em que chegou.
Desculpe se estou sendo indiscreta, mas qual é a sua religião?

Acredito que qualquer crime pode ser considerado como não criminoso a priori, se for pela tua linha de pensamento. Todos os crimes são elencados pelos seres humanos. O assassinato já não foi aceito em outras épocas? Ainda não é, nos países que adotam a pena de morte?
Chamar de virtude primordial o incesto é demais:

virtude
do Lat.  virtute
s. f.,
disposição habitual para a prática do bem;
acto virtuoso;
boa qualidade moral;
força moral;
modo austero de vida;

(tirado do dicionário online Priberam)

Certamente que é no caso a caso que saberemos o grau de reprobabilidade que o incesto teria... Pois ele tem um amplo siginificado. Acho que o a reporvação ao ato aumenta de acordo com o quão perto é o grau de parentesco.

PS: Não li "Os Maias".
Mark Twain

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #195 Online: 29 de Março de 2009, 14:49:41 »
Kmile:

Com "ser complexo" eu quis dizer "ser multicelular". Deus é muito complexo para ser a primeira coisa vivente no Universo. Teria uma longa história evolutiva para chegar ao patamar em que chegou.

Eu não afirmo que "Deus" é a primeira coisa vivente no Universo. Afirmo que é um ideal de consciência humana superlativa, que evolui conforme a Humanidade evolui, e vice-versa. Todavia eu divinizo a vida, por possibilitar a existência de "deus".

Considero-me Naturalista, admirador das teses Panteístas e eclético.

Acredito que qualquer crime pode ser considerado como não criminoso a priori, se for pela tua linha de pensamento. Todos os crimes são elencados pelos seres humanos. O assassinato já não foi aceito em outras épocas? Ainda não é, nos países que adotam a pena de morte?

Concerteza - Uma acção só é criminosa - se o ser humano assim a considerar.
Por exemplo: matar em legítima defesa, ou na guerra, é um acto virtuoso.

:?:  :) - Em termos de interpretação das "sagradas escrituras" em curso neste tópico, sem dúvida que é. Obedecer a ordens divinas, (crescei e multiplicai-vos)
é o cúmulo da virtude:

Concerteza, que em termos de selecção natural, da evolução da vida natural a partir de uma célula original, sem recorrer à intenção de um "Desenhador inteligente", talvez não faça sentido.

Mas encarando o incesto, duma perspectiva poética, claro que sim. Se o primeiro foco de vida natural, não explodisse numa fantástica multiplicação, sexuada ou não, nós não existiríamos.

virtude
do Lat.  virtute
s. f.,
disposição habitual para a prática do bem;
acto virtuoso;
boa qualidade moral;
força moral;
modo austero de vida;

(tirado do dicionário online Priberam)

Certamente que é no caso a caso que saberemos o grau de reprobabilidade que o incesto teria... Pois ele tem um amplo siginificado. Acho que o a reporvação ao ato aumenta de acordo com o quão perto é o grau de parentesco.

Em termos de livre pensamento, só considero o incesto humano reprovável, seja qual for o grau de parentesco, se não houver reciprocidade, nem consentimento espontâneo e um dos dois, tentar uma violação indesejada. Embora das notícias que eu possuo, quase sempre é o "macho" a cair em tentação de consumar tais desejos pela força.

PS: Não li "Os Maias".

É a história de dois irmãos gémeos muito belos, (macho/fêmea) separados à nascença; que quando acidentalmente, se encontram em adultos, sem saberem que são irmãos, se apaixonam vulcanicamente.

Depois de namorarem e se amarem profundamente, são confrontados com
a informação indesejável, que são gémeos. Foi uma catástrofe sentimental comovente.

Tiveram de se separar, porque não foram suficientemente heróicos, para enfrentar
a opinião social. Uma tremendíssima tristeza, que até faz chorar.

Uma história, que já passou para a televisão e o cinema.

« Última modificação: 29 de Março de 2009, 14:58:42 por lusitano »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #196 Online: 29 de Março de 2009, 15:31:30 »

Eu não afirmo que "Deus" é a primeira coisa vivente no Universo. Afirmo que é um ideal de consciência humana superlativa, que evolui conforme a Humanidade evolui, e vice-versa. Todavia eu divinizo a vida, por possibilitar a existência de "deus".

Então tu acha que a vida veio primeiro que Deus? O teu deus não é o pessoal?

Considero-me Naturalista, admirador das teses Panteístas e eclético.

Concerteza - Uma acção só é criminosa - se o ser humano assim a considerar.
Por exemplo: matar em legítima defesa, ou na guerra, é um acto virtuoso.

:?:  :) - Em termos de interpretação das "sagradas escrituras" em curso neste tópico, sem dúvida que é. Obedecer a ordens divinas, (crescei e multiplicai-vos)
é o cúmulo da virtude:

Concerteza, que em termos de selecção natural, da evolução da vida natural a partir de uma célula original, sem recorrer à intenção de um "Desenhador inteligente", talvez não faça sentido.

Mas encarando o incesto, duma perspectiva poética, claro que sim. Se o primeiro foco de vida natural, não explodisse numa fantástica multiplicação, sexuada ou não, nós não existiríamos.

Acredito que algo é reprovável independente do mandante. Divino ou não.

Evolução e "desenhador inteligente" não são compatíveis. A Teoria da Evolução anula o Criacionismo.

Concordo contigo que o consentimento é muito importante, mais do que o grau de parentesco, mas isso vale para qualquer relação sexual, incestuosa ou não.

Certo, eu conheço a história de "Os Maias", só não li o livro. Mas esse teu exemplo é muito pouco provável, pode acontecer, claro, várias novelas mexicanas já copiaram a idéia. E nesse caso não poderia contar com o amor fraterno, pois não se conheciam como irmãos. Não foram criados como tal. É reprovável nesse sentido? Não. Até o momento em que ficaram sabendo do parentesco. Mas aí já entrei no campo do que é moralmente reprovável para mim. 
Mark Twain

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #197 Online: 29 de Março de 2009, 17:18:27 »
Kmile

Citação de: lusitano  em  Hoje às 14:49:41

Então tu acha que a vida veio primeiro que Deus? O teu deus não é o pessoal?

Eu creio – que para haver Deus, em termos pessoal ou impessoal - tem de haver consciência, nomeadamente a Humana. Porque, necessariamente “Deus” é uma forma de consciência. Portanto, parece-me fundamental existir vida para existir Deus.

Com mais propriedade - ao nível ideal - Deus, é aquilo que a Humanidade, tem possibilidades de vir a ser: uma maravilhosa civilização.

Em termos singulares – você, eu, nós, vós, eles – somos deuses pessoais. Mas em termos de Humanidade global, “Deus” é um ser impessoal. Todavia, eu considero que toda a Natureza é divina, justamente porque ela gera e mantém a vida.

Acredito que algo é reprovável independente do mandante. Divino ou não.

Também eu acredito.

Evolução e "desenhador inteligente" não são compatíveis. A Teoria da Evolução anula o Criacionismo.

Na minha opinião, creio que essa incompatibilidade, depende da forma como se imagina “Deus”. Eu considerando que a Natureza é divina e intrinsecamente inteligente, justamente, porque ela é a razão porque a vida em todos níveis é inteligente, principalmente ao nível humano, então sou obrigado a concluir que um certo tipo de “desenho inteligente” é compatível com a evolução.

Certo, eu conheço a história de "Os Maias", só não li o livro. Mas esse teu exemplo é muito pouco provável, pode acontecer, claro, várias novelas mexicanas já copiaram a idéia. E nesse caso não poderia contar com o amor fraterno, pois não se conheciam como irmãos. Não foram criados como tal. É reprovável nesse sentido? Não. Até o momento em que ficaram sabendo do parentesco. Mas aí já entrei no campo do que é moralmente reprovável para mim.

Nesse caso – ficamos sujeitos a obedecer à repressão moral – já que aparentemente, quem cresce na presença dos seus irmãos fraternos, naturalmente, não sentirá atracção sexual pelos mesmos. Ademais é preciso ser muitíssimo corajoso, para desafiar um tabu tão poderoso.

---------------------------------------------

Especulativamente – Artur.

« Última modificação: 29 de Março de 2009, 17:42:11 por lusitano »

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #198 Online: 10 de Abril de 2009, 02:09:50 »
Jamais encarei o conceito da existência de Deus como é encarado pela maioria das pessoas. Eu não conseguia entender como as pessoas podiam se deixar levar por ideias tão absurdas. Por isso, acabei criando meu próprio deus e minha própria religião dentro de uma linha de raciocínio mais próxima da realidade plausível. Para mim, Deus é a ONC (ordem natural das coisas) ou a própria "Natureza". O Universo tem suas próprias régras. Não há porquê se acreditar numa entidade, num espírito ou numa força soberana responsável por tudo e por todas as coisas. Deus é o cosmo e pronto! O resto não passa de crendisse ingênua.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #199 Online: 10 de Abril de 2009, 03:21:11 »
Jamais encarei o conceito da existência de Deus como é encarado pela maioria das pessoas. Eu não conseguia entender como as pessoas podiam se deixar levar por ideias tão absurdas. Por isso, acabei criando meu próprio deus e minha própria religião dentro de uma linha de raciocínio mais próxima da realidade plausível. Para mim, Deus é a ONC (ordem natural das coisas) ou a própria "Natureza". O Universo tem suas próprias régras. Não há porquê se acreditar numa entidade, num espírito ou numa força soberana responsável por tudo e por todas as coisas. Deus é o cosmo e pronto! O resto não passa de crendisse ingênua.

isso chama-se panteísmo, eu já vi muita gente se descrevendo como panteísta da mesma forma que vc mas é muito mais fácil dizer "Eu sou panteísta" do que escrever parágrafos e mais parágrafos.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!