Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49936 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #350 Online: 26 de Maio de 2009, 07:24:57 »
Contini:

Descupe Lusitano, mas se voce insiste em misturar de forma confusa realidade e fantasia em suas definições não dá para se sustentar um debate. Esse jogo de palavras que voce gosta de fazer misturando conceitos, fatos e conjecturas indiscriminadamente acaba não transmitindo nenhum conteúdo!

Não sei se sou só eu, mas até agora não tenho idéia de qual é seu ponto de vista!

Admito que tenho má capacidade explicativa; todavia o meu ponto de vista, baseado num extracto da apresentação filosófica de Espinosa, é o seguinte:

“Toda a Natureza é Una; e Ela é Divina. Apesar Dela ser Tudo o que Há, e estar em todas as coisas, esta totalidade também deve ser entendida, como aquilo que convém compreender como Deus; e deve ser pensado como um sistema material de física e matemática.”

Em suma - só existe deus - em todas as formas possíveis e imaginárias, pessoais e impessoais; e a palavra que melhor o define é Natureza.

___________________________________________________________ __________
especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.
« Última modificação: 26 de Maio de 2009, 07:32:19 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 26 de Maio de 2009, 08:09:48 »
Panteísmo?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #352 Online: 26 de Maio de 2009, 09:46:49 »
Contini:

Panteísmo?!

Parece-me que é isso que você acaba de dizer.  :idea:  :ok:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 26 de Maio de 2009, 10:24:57 »
Bom, agora fica um pouquinho mais claro.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #354 Online: 29 de Julho de 2009, 00:22:04 »
Não acredito em Deus porque é impossível existir alguém mais foda do que o Chuck Norris.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 29 de Julho de 2009, 09:31:06 »
Pô... Essa foi massa e comovente hehe. Vou passar a usá-la.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #356 Online: 29 de Julho de 2009, 13:32:03 »
 Nada se cria, tudo se copia.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 29 de Julho de 2009, 13:33:34 »
Exceto quando se fala de Chuck Norris.... u.u

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #358 Online: 29 de Julho de 2009, 13:36:12 »
É só substituir por Bruce Lee (ateuzão)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 29 de Julho de 2009, 13:42:51 »
Chuck Norris É MEU NOVO DEUS.... nÃO ME VENHA CONVERTER A OUTRO...

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
« Resposta #360 Online: 29 de Julho de 2009, 17:43:13 »
Fundemos a IC (Igreja Chucknoriana)

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #361 Online: 15 de Agosto de 2009, 01:32:09 »
nao acredito que tive paciencia de ler todo este topico. pqp hein, kd o tal faustao? aff quando o cara da uma sumida a conversa muda pra pan(que)teismo...   
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #362 Online: 15 de Agosto de 2009, 18:15:53 »
Melhor impossível...

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #363 Online: 15 de Agosto de 2009, 18:38:18 »
Contini:

Descupe Lusitano, mas se voce insiste em misturar de forma confusa realidade e fantasia em suas definições não dá para se sustentar um debate. Esse jogo de palavras que voce gosta de fazer misturando conceitos, fatos e conjecturas indiscriminadamente acaba não transmitindo nenhum conteúdo!

Não sei se sou só eu, mas até agora não tenho idéia de qual é seu ponto de vista!

Admito que tenho má capacidade explicativa; todavia o meu ponto de vista, baseado num extracto da apresentação filosófica de Espinosa, é o seguinte:

“Toda a Natureza é Una; e Ela é Divina. Apesar Dela ser Tudo o que Há, e estar em todas as coisas, esta totalidade também deve ser entendida, como aquilo que convém compreender como Deus; e deve ser pensado como um sistema material de física e matemática.”

Em suma - só existe deus - em todas as formas possíveis e imaginárias, pessoais e impessoais; e a palavra que melhor o define é Natureza.

___________________________________________________________ __________
especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.

O Lusitano apenas diviniza a natureza. Esquece porém, que um deus tem personalidade e a natureza não.

--------------------------------------------------

Quanto a mim, não acredito em deu(es) por que nunca fui muito religioso (daqueles que vão a igrejas), até meus 10, 11 anos eu acreditava em algo, mas achava este deus (cristão) muito indeiferente... e entre um deus indiferente e nenhum, prefiro nenhum.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #364 Online: 07 de Novembro de 2009, 19:58:39 »
Dragão Invisível

... not necessarily in this order.

Citação de: lusitano  em  26 Mai 2009,

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O Lusitano apenas diviniza a natureza. Esquece porém, que um deus tem personalidade e a natureza não.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Da forma como você compreende "Deus", "ele" pode ter personalidade ou não... Sem dúvida que existem religiões monoteístas como o judaico- cristianismo-islamismo, em que a concepção de "deus", é caracterizada por uma forte personalidade. Mas existem outras, em que o conceito de "Deus", não tem por característica a personalidade, antes pelo contrário. Todavia a personalidade, é uma das mais importantes qualidades do ser humano, que é um importante fenómeno natural...

Pela minha análise das mais diversas religiões, parece-me óbvio que a sua propriedade principal é a existência absoluta; por essa razão afirmam que "Ele" sempre existiu. Ora de facto, é o que caracteriza a Natureza. "Ela" sempre existiu.

A criatividade é outra das suas "virtudes". Com efeito, também é o que se verifica como uma das qualidades da Natureza.

A inteligência e a consciência outro tanto... Essas são características da Natureza vivente, principalmente dos seres cerebrados.

A "presença e o poder absolutos", também são o que a Natureza é... Por isso "Ela" é materialmente objectiva.

A "omnisciência", é o alvo que motiva a "Ciência" humana.

Ademais tudo o que se atribui a "Deus", está contido na Natureza.

Conclusão: A vida é divina e nós somos "deuses", porque isso faz parte da Natureza.

Finalmente, todos os "deuses" foram criados a partir da observação dos fenómenos da Natureza.

etc.

« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 20:06:11 por lusitano »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #365 Online: 08 de Novembro de 2009, 01:56:20 »
groselha.

A palavra deus já tem um significado. Não precisa dar outro, não vai te dar mais capacidade de comunicação, ao invés, vai tirar capacidade de comunicação.
Use natureza mesmo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #366 Online: 08 de Novembro de 2009, 08:16:50 »
Agnóstico:

groselha.

A palavra deus já tem um significado. Não precisa dar outro, não vai te dar mais capacidade de comunicação, ao invés, vai tirar capacidade de comunicação.

Use natureza mesmo.

Hé hé groselha, porque não cana de açucar, ou abacaxi, ou mesmo laranja...? Você prefere groselha?

Cá por mim adoro a palavra Natureza. Mas a palavra "Deus" também me é simpática. Todavia se você detesta essa palavra, ou a considera inadequadamente empregue, no contexto em que estamos a especular... Só me resta encolher os ombros o mais filosoficamente, que os meus limites intelectuais me permitam.

Sincera e honestamente, considero que a palavra "Deus", fundamentalmente, significa mesmo Natureza.

"Deus" é a Natureza, de toda a existência.

Com todo o respeito - parece-me que você é muitíssimo parcial - na sua concepção de "deus".

Tenho estudado o "autêntico e verdadeiro" significado dessa palavra, e até agora, ainda não encontrei um significado tão rigoroso, como o que você quer impôr. Exceptuando talvez, o das três grandes religiões monoteístas; o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, que parece-me ser a concepção divina, ao qual você, se encontra actualmente ancorado.

Etc. Mesmo assim, a análise da palavra Joevá, Deus ou Alá, deixa  margem para muitas dúvidas, quanto ao seu real e autêntico significado, que não seja mesmo Natureza...

« Última modificação: 08 de Novembro de 2009, 16:16:42 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #367 Online: 08 de Novembro de 2009, 12:33:36 »
Viu, esqueçam zeus, agora é natureza. E assim por diante...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #368 Online: 08 de Novembro de 2009, 23:12:34 »
sim reze para a natureza, a natureza teve seu filho gezuis....  a natureza pensa, e criou a natureza.
As religiões que tem diversos deus tem diversas naturezas. E vou fazer uma igreja para louvar a natureza.

Artur, para você, o que é natureza? ela pensa? Ela opera milagres? Ela se comunica verbalmente?
Se a palavra deus é exatamente igual a palavra natureza, porque não usar natureza. Já que bilhões de pessoas no mundo não vão te entender quando você se expressar. você deveria utilizar a palavra mais precisa.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #369 Online: 09 de Novembro de 2009, 10:51:39 »
Agnóstico

sim reze para a natureza, a natureza teve seu filho gezuis....

Sim - eu rezo para a Natureza - Você e eu também somos filhos da Natureza.

a natureza pensa, e criou a natureza.

Tal e qual como você diz.

As religiões que tem diversos deuses tem diversas naturezas.

Isso só demonstra a multiplicidade da Natureza.

E vou fazer uma igreja para louvar a natureza.

Parece-me muitíssimo boa ideia.  :ok:

Artur, para você, o que é natureza?

Em meu entender, o conceito de Natureza é multisignificativo. Imediatamente, é tudo que existe... Todavia, basicamente, eu compreendo a Natureza, como o fundamento absoluto do real e do Universo. É a razão porque tudo existe. É o motivo, porque existem toda a espécie de seres e religiões.

Entretanto a palavra "deus" é mais simples de enunciar que a palavra Natureza, porque apenas tem quatro letras em relação à palavra Natureza.

Enfim, a Natureza, é o que a "divina sofia" teria dito, aos filósofos gregos como Parménides: Há o Ser, e não pode deixar de haver. Além dos Espinosianos, naturalistas e românticos, que a interpretam como "Deus".

ela pensa?

Sem dúvida que sim; você pensa, a Humanidade pensa...

Ela opera milagres?

Concerteza: A vida, a consciência e a inteligência, em minha opinião, são milagres fantásticos e espantosos.

Ela se comunica verbalmente?

Sim e até por escrito. Não estamos nós a comunicar-nos?

Se a palavra deus é exatamente igual a palavra natureza, porque não usar natureza.

Não... A palavra Deus, não é exactamente igual à palavra Natureza. A rigor são duas palavras diferentes. O que acontece, é que na minha forma de compreender, são sinónimos conceptuais. Analisando em profundidade, semânticamente ou hermeneuticamente, parece-me, que teêm o mesmo significado. Também me parece, que tem muitas pessoas a utilizá-la com essa intenção.

Já que bilhões de pessoas no mundo não vão te entender quando você se expressar. você deveria utilizar a palavra mais precisa.

Para já, não sou pregador, nem missionário, nem tenho vocação para tal; e considero muitíssimo precipitado da sua parte, afirmar que biliões de pessoas, não me iriam compreender, se eu proposesse, que "Deus" e a Natureza, são o mesmo ser; o que aliás, é uma proposta de pensamento antiga, eu apenas concordei.

Ademais já descobri há muito tempo, que existem pessoas que opinam mais ou menos como eu.

Pode crer, que a palavra Natureza, é uma palavra que eu utilizo frequentemente como significando "Deus".

Etc.

« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 15:16:39 por lusitano »

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #370 Online: 09 de Novembro de 2009, 14:01:01 »
Virei ateu no dia que comecei a encarar a minha religião com o mesmo ceticismo que encarava as outras, e continuo sendo ateu pela falta de evidencias a favor da existencia de Deus/Deuses
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Palmito

• Nível 02
  • *
« Resposta #371 Online: 09 de Novembro de 2009, 15:10:12 »
Lusitano, eu concordo com voce que Natureza é uma difinição bem próxima de Deus, uma vez que ela é a responsavel por todo esse equilibrio que existe, e elementos da vida como agua, fogo, ar e terra que nada mais são que à propria Natureza..Acredito que a Vida é uma coisa maravilhosa, e é um previlégio poder estar vivo nessa realidade evoluindo de diversas formas..fisicamente, intelectualmente, espiritualmente,etc.. :lol: :lol:

porem qual é o seu conceito de Natureza? ela se auto-criou? como, onde, porque?abraços :) :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #372 Online: 09 de Novembro de 2009, 15:35:44 »
Yoboku

Yokigurashi..

Lusitano, eu concordo com voce que Natureza é uma difinição bem próxima de Deus, uma vez que ela é a responsavel por todo esse equilibrio que existe, e elementos da vida como agua, fogo, ar e terra que nada mais são que à propria Natureza..Acredito que a Vida é uma coisa maravilhosa, e é um previlégio poder estar vivo nessa realidade evoluindo de diversas formas..fisicamente, intelectualmente, espiritualmente,etc..  

porem qual é o seu conceito de Natureza? ela se auto-criou? como, onde, porque? abraços

O meu conceito de Natureza, como eu já apresentei anteriormente, é, a razão absoluta de todo e qualquer tipo de existência possível e imaginária. É portanto o Ser absoluto; é auto-existente, ou seja: existiu sempre, por isso existe, portanto sempre existirá. Está em toda a parte. Ela é tudo, nas mais diversas formas de ser. Ela é aquilo que nós somos.

Abraços.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 15:39:30 por lusitano »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #373 Online: 09 de Novembro de 2009, 16:52:23 »
nao acredito que tive paciencia de ler todo este topico. pqp hein, kd o tal faustao?
O Fausto é uma figura, ele aparece é refutado e vai pra outro fórum cuspir mentiras...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 09 de Novembro de 2009, 21:49:10 »
Artur

quer dizer que porque eu penso a natureza pensa?
Se eu estou dentro de uma caixa, a caixa pensa?
Se o formigueiro tem milhões de formigas vivas, o formigueiro é vivo?
Se a privada tem merda dentro, ela é feita de merda?

E você não usa a palavra natureza porque deus só tem quatro letras... PQP

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!