Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49932 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #250 Online: 02 de Maio de 2009, 12:28:16 »
Ta parecendo aquela pergunta filosófica da arvore que cai na floresta :b.

É como o Carl Sagan disse, "Nós somos feitos de poeira das estrelas, somos uma maneira do cosmos saber de sua existência".

Por falar nisso uma vez eu bani um crente burro do meu canal por falar mal do Carl Sagan, ele tava fazendo muita trollagem e falar mal do Sagan foi a gota d'água. Isso me faz pensar uma coisa, se vivêssemos em um mundo sem religião, como as pessoas ignorantes ( sendo essa causada pelo ambiente, genética ou auto-induzida ) se comportariam ?
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #251 Online: 02 de Maio de 2009, 18:41:31 »
biscoito1r

Ta parecendo aquela pergunta filosófica da arvore que cai na floresta.

É como o Carl Sagan disse, "Nós somos feitos de poeira das estrelas, somos uma maneira do cosmos saber de sua existência".

:ok: :arrow: Sim, na minha opinião, têm uma certa semelhança. Podem cair árvores em florestas, mas o facto só será verdadeiro para mim, se eu o confirmar pessoalmente... Isto é: Se eu assistir pessoalmente, ao um evento desse tipo. Senão, é sómente probabilidade.

:idea: :arrow: Se Carl Sagan disse isso, eu concordo com ele. :ok:

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 19:00:21 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #252 Online: 02 de Maio de 2009, 19:24:44 »
Orbe:

Citação de: lusitano  em  Ontem às 07:53:21

Eu afirmo que é óbvio, que a sua afirmação é um acto de fé.

Não. É o ato de raciocinar como um adulto.

Concordo que é o acto de raciocinar de um certo tipo de adulto. Não de todos os géneros de adultos.

Não me parece absolutamente nada óbvio. Para si é que é. E concerteza para alguém mais.

........................................................... .......................

Sim, para alguem mais. Para todos que entendem que o universo estava aqui antes de nós e ainda estará aqui depois de nós.

Parece-me que esse ponto de vista não é consensual.  :)  Outras consciências também racionais, opinam doutra maneira.

Para todos os efeitos, respeito totalmente o seu modo de compreender
a realidade.  :ok:

« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 05:24:59 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 02 de Maio de 2009, 20:02:53 »
Somos uma maneira do cosmo saber de sua própria existência.... Bah... Acho que ele não disse isto de forma literal, ô... (mesmo porque não faria sentindo)

E outra coisa: Não é porque uma pessoa "tem nome" que ela está certa... :? E sim, sei quem é Carl Sagan.  :hihi:

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #254 Online: 02 de Maio de 2009, 21:19:28 »
Se ele [o universo] existe independente da nossa consciência, porque é que nós, necessitamos dele?
Qual seria a relação de uma coisa com a outra?
Estamos no universo (como, aliás, tudo o mais). Somos resultados de processos que se dão no tempo e no espaço. Mas o tempo e o espaço não são resultados de processos que se dão em nós. Afinal, nem toda via é de mão dupla.

Você não é um pedaço de Natureza com forma humana?
Natureza com ‘N’ maiúsculo?
Não.
Integro, com as outras formas de vida da Terra a natureza, com ‘n’ minúsculo?
Sim, integro.
Mas as baratas e as samambaias também. E, nem por isso, o universo seria um epifenômeno da existência das samambaias.

Os seus constituintes orgânicos, não são matéria cósmica?
Sim, claro, mas, e daí?

O Universo, não é um todo conosco incluídos?
Sim, já que o significado da palavra ‘universo’ engloba tudo, é claro que estamos incluídos, mas... e daí?

Eu concordo que estamos no Universo. Mas também concordo, que somos partes dele.
Quem, em sã consciência discordaria que somos parte do universo?
Mas, ser parte não significa automaticamente que o todo só exista por causa dessa parte.
Aliás, o mais óbvio é que a parte só exista porque integra um todo, não é mesmo?
Pensemos em uma analogia com nosso corpo.
As células que compõem o meu ou o seu dedão do pé esquerdo só existem porque fazem parte de um todo (o meu ou o seu corpo), mas nem o meu corpo nem o seu corpo existem por causa das células do dedão do pé esquerdo.
Façamos de conta que algumas células do dedão do pé esquerdo adquiram consciência. Talvez algumas achem que o corpo inteiro só existe porque elas têm consciência. Mas isso não passaria de um delírio megalomaníaco dessas céulas.

Todavia, não estivemos aqui desde sempre.
Na nossa forma actual, concerteza que não. Mas com outras formas sim e com com outro tipo de consciência.
Que evidências você possui para sustentar essa afirmação?

A presença de humanos é relativamente irrelevante; o importante são as consciências que nele participam. A consciência humana, é apenas uma pequena fracção da consciência universal...
Que evidências você possui para afirmar a existência de uma “consciência universal”?
Aliás, o que seria uma “consciência universal”?

Eu apenas sou de opinião que o Universo, necessita da existência de algum tipo de consciência para existir.
Opinião?
Bem, opinião, cada um pode ter a sua. Mas evidências para sustentá-las... bem, isso só para aquelas opiniões que fazem sentido...

Pela minha óptica pessoal, tudo isso que você afirma, são apreciações estabelecidas pelas consciências, incluindo a sua.
Apreciações baseadas nas evidências... diga-se de passagem, as únicas que podem ser validadas.
Mas, em quê o fato de existirem consciências que elocubram provaria que o universo precisa dessas consciências para existir, mesmo?

Parece-me, que é como eu opino, essas evidências, são decisões arbitrárias, derivadas do confronto, entre experiências conscientes.
Evidências não são decisões arbitrárias. Evidências são dados verificáveis que são utilizados para embasar hipóteses.
A hipótese de que o universo precisa de consciências não possui evidências que a corroborem. Ao contrário. As evidências sugerem fortemente que o universo prescinde de consciências.

Não me custa absolutamente nada, aceitar a pequenez humana em face da totalidade Cósmica.
Afirmar que “a totalidade cósmica” depende depende de consciências que a observem para existir não é “aceitar a pequenez humana em face da totalidade cósmica”, sinto muito.

O que me custa aceitar, é que a existência humana consciente, seja dispensável à existência universal
Viu? Essa sua frase contradiz a sua frase anterior.

Ela apesar de pequeníssima, faz parte de um conjunto de consciências muitíssimo maior, que no total, são a vida universal... E que o Universo, não prescinde delas, porque são indispensáveis à sua existência.
Viu?
Com base em opinião sem evidências que a sustentem (a existência de uma coisa chamada “consciência universal”), você se recusa a aceitar a pequenez humana diante da grandeza do universo.

Seria, como se você prescindisse da sua própria consciência...
Veja bem, o que você chama de “você/eu”?
Se você se refere ao corpo, bem, meu corpo pode existir sem consciência. O estado de coma, ou um simples desmaio demonstra isso. Quando alguém fica inconsciente ele não desaparece.
Mas se você identifica o eu a uma certa identidade... bem, essa identidade é a consciência, logo, não há distinção mesmo entre uma coisa e outra.
Porém, essa identidade consciente é dependente de um corpo, mas o corpo não depende dessa identidade consciente. Do mesmo modo que nossa consciência e o universo. Sem universo, sem consciência. Mas se não houver consciência, ainda assim, as evidências demonstram que existirá universo.

Se você crê em algo diferente disso, bem... é um direito que lhe assiste, porém, não há evidências que lhe sustentem. Sinto muito.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #255 Online: 02 de Maio de 2009, 21:28:43 »
biscoito1r

Ta parecendo aquela pergunta filosófica da arvore que cai na floresta.

:ok: :arrow: Sim, na minha opinião, têm uma certa semelhança. Podem cair árvores em florestas, mas o facto só será verdadeiro para mim, se eu o confirmar pessoalmente... Isto é: Se eu assistir pessoalmente, ao um evento desse tipo. Senão, é sómente probabilidade.

:idea: :arrow: Se Carl Sagan disse isso, eu concordo com ele. :ok:

O fato do lusitano não ter testemunhado a queda de uma árvore não transforma esse evento em mera probabilidade.
Outras evidências, além da testemunhal, podem ser utilizadas para afirmar ou negar um dado evento.
Querer estar presente a todos e cada um dos eventos para torná-los mais que probabilidades é um contrasenso.

E a frase do Carl Sagan ("para sempre seja louvado"), não foi dita no sentido de que o universo precisa de nós para saber que existe ou mesmo para existir.
De modo poético, como ele gostava de escrever, Sagan embeleza nossa relação com o mundo que nos cerca. Ciência não precisa ser árida - há espaço para a poesia nela.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #256 Online: 02 de Maio de 2009, 21:37:02 »
Lusitano, ha 13 bilhões de anos atras ocorreu uma explosão de raios gama*. Segundo sua lógica, esse evento - por não ter ninguem o contemplando no momento de sua ocorrencia - não deve ter ocorrido, é isso?

* http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/04/28/astronomos-descobrem-objeto-mais-distante-do-universo-755490721.asp
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #257 Online: 03 de Maio de 2009, 02:26:15 »
Orbe:

Eu afirmo que é óbvio, que a sua afirmação é um acto de fé.

Não. É o ato de raciocinar como um adulto.

Concordo que é o acto de raciocinar de um certo tipo de adulto. Não de todos os géneros de adultos.

Não me parece absolutamente nada óbvio. Para si é que é. E concerteza para alguém mais.

........................................................... .......................

Sim, para alguem mais. Para todos que entendem que o universo estava aqui antes de nós e ainda estará aqui depois de nós.

Parece-me que esse ponto de vista não é consensual.  :)  Outras consciências também racionais, opinam doutra maneira.

Para todos os efeitos, respeito totalmente o seu modo de compreender
a realidade.  :ok:

Sim, sim. Eu concordo que há diversos outros adultos que pensam por lógicas diferentes. Ou que mesmo pensando pela mesma lógica que eu, ainda assim tem opiniões diferentes.

Por exemplo, tem os crentes (alguns bem inteligentes até) que acreditam que o mundo foi criado apenas há 10 mil anos atrás. Tem os teóricos da conspiração que acreditam que nosso universo é uma simulação de computador...

Assim como tem as pessoas que insistem que algo só existe quando há um ser vivo consciente para observar.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #258 Online: 03 de Maio de 2009, 07:12:48 »
Tupac.

Lusitano, ha 13 bilhões de anos atras ocorreu uma explosão de raios gama*. Segundo sua lógica, esse evento - por não ter ninguem o contemplando no momento de sua ocorrencia - não deve ter ocorrido, é isso?

* http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/04/28/astronomos-descobrem-objeto-mais-distante-do-universo-755490721.asp

Eu não nego tal ocorrência. O que eu postulo, é que aconteceu justamente, porque estava lá algum tipo de consciência assistindo ao evento. :idea: :?: :!: :?: :arrow: 8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #259 Online: 03 de Maio de 2009, 07:30:20 »
Orbe.

Sim, sim. Eu concordo que há diversos outros adultos que pensam por lógicas diferentes. Ou que mesmo pensando pela mesma lógica que eu, ainda assim tem opiniões diferentes.

Por exemplo, tem os crentes (alguns bem inteligentes até) que acreditam que o mundo foi criado apenas há 10 mil anos atrás. Tem os teóricos da conspiração que acreditam que nosso universo é uma simulação de computador...

Assim como tem as pessoas que insistem que algo só existe quando há um ser vivo consciente para observar.

O que está afirmado no último parágrafo, é o que me corresponde pessoalmente. :ok: Pode ser, que venha a mudar de opinião.  :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #260 Online: 03 de Maio de 2009, 12:31:14 »
Pablito.

« Resposta #254 : Ontem às 21:19:28 »

Citar: Se ele [o universo] existe independente da nossa consciência, porque é que nós, necessitamos dele?

Qual seria a relação de uma coisa com a outra?
Estamos no universo (como, aliás, tudo o mais). Somos resultados de processos que se dão no tempo e no espaço. Mas o tempo e o espaço não são resultados de processos que se dão em nós. Afinal, nem toda via é de mão dupla.

Se nós como consciências, existimos, porque o Universo existe, então é porque naturalmente, há uma relação de reciprocidade.
Estamos no Universo, ao mesmo tempo que somos pequenas fracções dele. Somos unos com ele.

O tempo e o espaço são formas de percepção da nossa consciência, que derivam do modo como nos relacionamos com os objectos.

O não haver via de mão dupla neste caso, é uma tomada de decisão e escolha da sua parte, fruto da sua interpretação pessoal, do que lhe parece ser a realidade.

Citar: Você não é um pedaço de Natureza com forma humana?
Natureza com ‘N’ maiúsculo?
Não.
Integro, com as outras formas de vida da Terra a natureza, com ‘n’ minúsculo?
Sim, integro.
Mas as baratas e as samambaias também. E, nem por isso, o universo seria um epifenômeno da existência das samambaias.

Natureza com “n” minúsculo porquê?

Eu quando digo, que creio que a consciência, é indispensável à existência do Universo, não me refiro especificamente à humana, incluo também as baratas e as samanbaias. Refiro-me mais exactamente à vida, como um todo.

Quanto a mim, a consciência universal, tem muitas graduações.

Citar Os seus constituintes orgânicos, não são matéria cósmica?
Sim, claro, mas, e daí?

Daí, eu logicamente infiro, que somos universo.

O Universo, não é um todo conosco incluídos?
Sim, já que o significado da palavra ‘universo’ engloba tudo, é claro que estamos incluídos, mas... e daí?

E daí :?: Creio que esse facto, traz a importante consequência, de o Universo ser consciente através de nós. E invocando a metáfora de Carl Sagan: nós somos a forma do universo tomar consciência de si próprio.

Citar Eu concordo que estamos no Universo. Mas também concordo, que somos partes dele.
Quem, em sã consciência discordaria que somos parte do universo?
Mas, ser parte não significa automaticamente que o todo só exista por causa dessa parte.
Aliás, o mais óbvio é que a parte só exista porque integra um todo, não é mesmo?

Espero que em sã consciência, ninguém se considere algo separado do Universo.
Se um todo, é a resultante da soma das suas partes,
obviamente, que as partes são indispensáveis à existência do todo.
Experimente retirar todas as partes de um todo e verifique qual será o resultado.

Pensemos em uma analogia com nosso corpo.
As células que compõem o meu ou o seu dedão do pé esquerdo só existem porque fazem parte de um todo (o meu ou o seu corpo), mas nem o meu corpo nem o seu corpo existem por causa das células do dedão do pé esquerdo.

Excelente a sua comparação! Mas não perfeitamente ilustrativa. Você nega que a sua consciência, seja um modo de ser da consciência do Universo, e depois compara-se com o universo em relação às suas células, sendo que você é um ser consciente.

Eis uma quantidade fantasticamente grande de células, que formam os mais diversos órgãos e o conjunto da minha pessoa consciente.

Metaforicamente, posso ir paulatinamente, desfazendo-me de grupos celulares, para ver o que acontece: livro-me primeiro das unhas, depois dos pelos e cabelo, a seguir, dos dedos dos pés, em seguida dos dedos das mãos, depois dos braços, depois da pernas.

E assim sucessivamente, até exaurir a capacidade de  continuar a sobreviver saudavelmente, enquanto vou tentando prescindir de todas as partes. Deixo a cabeça para o fim...

Façamos de conta que algumas células do dedão do pé esquerdo adquiram consciência. Talvez algumas achem que o corpo inteiro só existe porque elas têm consciência. Mas isso não passaria de um delírio megalomaníaco dessas céulas.

E você, está seguro que realmente as células do seu dedão esquerdo, são absolutamente carentes de consciência? E que eventualmente não possam estar cientes, que no conjunto do seu corpo inteiro, não sejam indispensáveis à perfeita harmonia do mesmo?

Diga-me porque é que você sente uma impressão desagradável, quando inadvertidamente magoa um dos dedões?

Você como ser consciente, só está restrito ao sistema nervoso, nomeadamente o cérebro, ou todas as suas células por mais insignificantes que sejam, por exemplo, o cabelo e as unhas, que vai cortando ocasionalmente, não participam da sua consciência?

Citar: Todavia, não estivemos aqui desde sempre.
Na nossa forma actual, concerteza que não. Mas com outras formas sim e com outro tipo de consciência.

Que evidências você possui para sustentar essa afirmação?
A teoria da evolução. Os nossos antepassados tiveram formas ligeiramente diferentes das actuais.

A presença de humanos é relativamente irrelevante; o importante são as consciências que nele participam. A consciência humana, é apenas uma pequena fracção da consciência universal...

Que evidências você possui para afirmar a existência de uma “consciência universal”?
Aliás, o que seria uma “consciência universal”?

Evidências - “científicas” – nenhumas…

O conjunto da vida neste planeta, da qual nós somos uma das mais variadas expressões e à qual eu atribuo diversos níveis de consciência.

Não tenho provas que existam outros planetas vivos no Cosmos, mas considero tal hipótese muitíssimo plausível.

Compreendo como consciência universal o conjunto de todo e qualquer tipo de consciências. Não excluindo a possibilidade, da Natureza Cósmica como um todo, ser uma Consciência muito maior, que todas as partes que a constituem.

Citar: Eu apenas sou de opinião que o Universo, necessita da existência de algum tipo de consciência para existir.

Opinião? Bem, opinião, cada um pode ter a sua. Mas evidências para sustentá-las... bem, isso só para aquelas opiniões que fazem sentido...

Sim opinião!!! Não estou a emitir a pretensão que ela corresponda à verdade absoluta, muitíssimo menos uma verdade científica. Simplesmente a minha actual opinião.

Com honesta sinceridade, eu acredito que a minha opinião faz todo o sentido. Mas você tem o mais pleno direito de discordar.

Citar: Pela minha óptica pessoal, tudo isso que você afirma, são apreciações estabelecidas pelas consciências, incluindo a sua.

Apreciações baseadas nas evidências... diga-se de passagem, as únicas que podem ser validadas.

Mas, em quê o fato de existirem consciências que elocubram provaria que o universo precisa dessas consciências para existir, mesmo?

Eu digo com mais exactidão que o universo, é uma projecção objectiva de todas as consciências nele existentes. (O Universo é uma Consciência Cósmica.)

Citar: Parece-me, que é como eu opino, essas evidências, são decisões arbitrárias, derivadas do confronto, entre experiências conscientes.

........................................................... ..................................

Evidências não são decisões arbitrárias. Evidências são dados verificáveis que são utilizados para embasar hipóteses.

Concordo inteiramente.  :ok:

A hipótese de que o universo precisa de consciências não possui evidências que a corroborem. Ao contrário. As evidências sugerem fortemente que o universo prescinde de consciências.

A mim, parece-me o contrário.

Citar: Não me custa absolutamente nada, aceitar a pequenez humana em face da totalidade Cósmica.

...........................................

Afirmar que “a totalidade cósmica” depende de consciências que a observem para existir não é “aceitar a pequenez humana em face da totalidade cósmica”, sinto muito.

Na metáfora comparativa do nosso querido corpo, com o Universo, deixei claro, que toda e qualquer parte, são necessários à existência do todo.

Obrigado pelos seus sentimentos, mas não posso concordar consigo. De facto sinto-me “humildemente insignificante” perante a totalidade da Natureza, embora não exactamente dispensável.

Citar: O que me custa aceitar, é que a existência humana consciente, seja dispensável à existência universal.

........................................................... ..

Viu? Essa sua frase contradiz a sua frase anterior.

Saber e sentir, que sou Absolutamente pequeno em face da Totalidade Cósmica,
não me parece que contradiga, “que me custa a aceitar” que o Universo prescinda de nós para existir.

Citar: Ela apesar de pequeníssima, faz parte de um conjunto de consciências muitíssimo maior, que no total, são a vida universal... E que o Universo, não prescinde delas, porque são indispensáveis à sua existência.

.........................................................

Viu? Com base em opinião sem evidências que a sustentem (a existência de uma coisa chamada “consciência universal”), você se recusa a aceitar a pequenez humana diante da grandeza do universo.

Eu já antes tinha concordado, que não é baseado em evidências “científicas”, que sustento a minha interpretação pessoal da realidade. E continuo a afiançar-lhe que não recuso admitir a pequenez humana, perante a grandiosa Totalidade Cósmica. Embora legitimamente, considere que o Universo, não pode passar sem ela.

Citar Seria, como se você prescindisse da sua própria consciência...

Veja bem, o que você chama de “você/eu”?

Em termos subjectivos ou metafísicos, a minha auto-percepção.
Em termos objectivos, o conjunto de todas as minhas “pequenas” células, constituintes do meu muito amado corpo, mais o sentimento de mim. (o “eu” penso, logo existo)

Se você se refere ao corpo, bem, meu corpo pode existir sem consciência. O estado de coma, ou um simples desmaio demonstra isso. Quando alguém fica inconsciente ele não desaparece.

Tudo depende do tempo que você estiver inconsciente e das consciências, que testemunhem o seu estado de saúde; para o reanimar, se entretanto você, mostrar pouca disposição para acordar.

Mas se você identifica o eu a uma certa identidade... bem, essa identidade é a consciência, logo, não há distinção mesmo entre uma coisa e outra.

Posso invocar Aristóteles, e dizer-lhe: Eu sou um conjunto de diversos géneros de consciências, ou almas: Mineral, vegetativa, animal, intelectual e provavelmente, também espiritual, mais a massa física que actualmente a suporta.

Porém, essa identidade consciente é dependente de um corpo, mas o corpo não depende dessa identidade consciente. Do mesmo modo que nossa consciência e o universo. Sem universo, sem consciência. Mas se não houver consciência, ainda assim, as evidências demonstram que existirá universo.

Hummm … - Como já foi analisado antes – quanto tempo pode um humano estar em estado de coma sem suporte de vida, auxiliado por outras consciências vigilantes, antes de começar a transformar-se em defunto?

Você acredita mesmo, que um corpo pode persistir desacordado indefinidamente, sem o amparo de outras consciências?

Se você crê em algo diferente disso, bem... é um direito que lhe assiste, porém, não há evidências que lhe sustentem. Sinto muito.

Sim eu creio em algo diferente, porque justamente a meu ver, há evidências, embora não “científicas”…

E fico muitíssimo grato pelos seus sentimentos.

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 08:06:27 por lusitano »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #261 Online: 03 de Maio de 2009, 12:55:20 »
Tupac.

Eu não nego tal ocorrência. O que eu postulo, é que aconteceu justamente, porque estava lá algum tipo de consciência assistindo ao evento. :idea: :?: :!: :?: :arrow: 8-)

- Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #262 Online: 03 de Maio de 2009, 13:00:35 »
Já disse e torno a dizer. Tudo que existe somente existe por ter sido confirmado. Sem a confirmação, qualquer coisa propensa a existir não passa de conjectura, uma possibilidade que, só passará a existir após sua confirmação. Na existencialidade, tudo é possibilidades. É como no exemplo do baralho. Quais as chances das cartas do baralho, uma vêz tendo sido embaralhadas aleatoriamente, ficarem na ordem correta, respeitando, inclusive, seus quatro nipes? Ainda que remota, há sim a chance disso vir a acontecer. Se tirarmos por aí, verificaremos que tudo, seja lá o que for e por mais absurdo que seja, tem sim uma chance de existir, mesmo que seja uma em um zilhão. Mas somente após ser confirmado é que passa a existir de fato. Sem confirmação não há existência. O universo pode confirmar-se? Não. É preciso que hajã o que o observar para que sua existência seja validada, confirmada. Nós mesmos, só existimos porque fomos confirmados, ainda que por nós mesmos, que podemos observar, analisar e concluir. Não é tão simples assim se entender esse conceito. Entendo que isso soa como um grande absurdo. Mas é exatamente assim que funciona. Tudo é propenso a existir. Mas nada existe até ser confirmado.
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 13:22:46 por Rorschach »
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #263 Online: 03 de Maio de 2009, 14:39:45 »
Quanta teimosia...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #264 Online: 03 de Maio de 2009, 16:08:17 »
Quanta teimosia...

O que Rorscharch quer dizer faz sentido dentro do pensamento cético. Se alguem disser para você que existem seres lunares feitos de ectoplasma você acreditaria? Creio que não porque nunca foi observado. O universo só existe de verdade hoje em dia porque foi observado sua existência, porque senão ainda seriam furinhos em um pano preto estendido no céu.

Daria para aplicar a mesma questão na existência de deus não? Ele existe? para mim não, porque nunca foi observado ou provado.
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #265 Online: 03 de Maio de 2009, 16:33:58 »
Tupac.

Citação de: lusitano  em  Hoje às 07:12:48

Tupac.

Citar: Lusitano, ha 13 bilhões de anos atras ocorreu uma explosão de raios gama*. Segundo sua lógica, esse evento - por não ter ninguem o contemplando no momento de sua ocorrencia - não deve ter ocorrido, é isso?

...

Eu não nego tal ocorrência, de modo nenhum! O que eu postulo, é que aconteceu justamente, porque estava lá algum tipo de consciência assistindo ao evento.

........................................................... .............................

Acho que você esta indo longe demais nas coisas que postula... ou eu não estou conseguindo compreender seu postulado, sei la. Mas acho um tanto absurdas suas afirmações.

Para haver Ciência, têm de existir consciências, que observem com a mais acurada atenção os fenómenos naturais.

Você relata-me ocorrências Cósmicas que aconteceram há milhôes de anos luz...
:idea: :!: :ok: Acredito!!! Mas como é que foi possível, aos cientistas saber desse evento? Óbvio: pela utilização consciente da imaginação matemática...

A consciência científica - navegou - através do espaço e do tempo,
manobrando habilmente os cálculos e algorítmos numéricos e outros artefactos tecnológicos, frutos do aplicado trabalho da imaginação e da consciência intelectual!!!

Ou foi o inconsciente Universo que deligentemente se esforçou, para captar a atenção dos astrofísicos?

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #266 Online: 03 de Maio de 2009, 19:37:14 »
Se nós como consciências, existimos, porque o Universo existe
Até aqui, tudo bem.
Existimos porque o universo existe.

, então é porque naturalmente, há uma relação de reciprocidade.
Não necessariamente.
Há uma relação de dependência nossa em relação a nosso ambiente, ou mesmo em relação ao universo “como um todo”. Isso é dado.
Mas considerar que nossa dependência em relação ao universo se reflete da mesma forma numa pretensa dependência do universo em relação à nossa existência não passa de extrapolação contrária às evidências, afinal, como já lembrado, o universo existe antes dos humanos.
E não há evidências sobre outras formas de consciência mais antigas.

Estamos no Universo, ao mesmo tempo que somos pequenas fracções dele.
Sim.
Somos unos com ele.
Se por “uno” entende-se que somos iguais ao universo, faz-se outra extrapolação.
Estar conectado a uma coisa, mesmo ser dependente de uma coisa, não faz o ente conectado/dependente idêntico à coisa.
Retomemos o exemplo do coma. Uma pessoa em coma, dependente de aparelhos para se manter viva, é “apenas” uma pessoa conectada a aparelhos para se manter viva – ela não se torna idêntica aos aparelhos nem os aparelhos se tornam dependentes da pessoa para existirem.

O não haver via de mão dupla neste caso, é uma tomada de decisão e escolha da sua parte, fruto da sua interpretação pessoal, do que lhe parece ser a realidade.
Na verdade não é uma decisão nem uma “interpretação pessoal”, é o resultado de um raciocínio baseado nas evidências disponíveis.

Se um todo, é a resultante da soma das suas partes,  obviamente, que as partes são indispensáveis à existência do todo.
Não necessariamente. Pode haver partes dispensáveis.
Por exemplo, as evidências sugerem que a vida é algo extremamente dispensável à existência do universo. Lembrando que até onde sabemos o universo tem uns 15 bilhões de anos, mas a vida conhecida apenas uns 3 bilhões, ou menos.
Assim, até agora, as evidências não permitem pensar que a vida seja um evento indispensável ao universo, afinal, ele existiu bilhões de anos sem ela.

Compreendo como consciência universal o conjunto de todo e qualquer tipo de consciências. Não excluindo a possibilidade, da Natureza Cósmica como um todo, ser uma Consciência muito maior, que todas as partes que a constituem.
O universo seria, ele mesmo, um ente consciente?

Eu digo com mais exactidão que o universo, é uma projecção objectiva de todas as consciências nele existentes. (O Universo é uma Consciência Cósmica.)
Creio que isso pode ser considerado como uma forma de idealismo.
Porém, posso até compreender que a realidade é subjetivamente percebida de acordo com as limitações dos sentidos e as tendências da consciência. Mas realidade percebida e realidade externa são duas coisas diferentes.
Se as consciências geram uma realidade percebida, isso não significa automaticamente que elas gerem a realidade externa. O “princípio da realidade” (como o chamaria Freud) limitaria o “princípio do prazer” (essa realidade subjetiva). Sem essa limitação, o que existiria seria um estado psicótico e patológico de negação da realidade – e essa negação só gera sofrimento a si e aos outros.

Rorschach: Tudo que existe somente existe por ter sido confirmado.
Talvez fosse melhor considerar que tudo que existe só foi conhecido após ter sido confirmado.
Seu status ontológico não é dependente de confirmação – apenas seu conhecimento.
Os índios da América existiam antes que os europeus os conhecessem. A galáxia de Andrômeda já existia antes que os astrônomos a conhecessem. A gripe suína já existia antes que os mexicanos a conhecessem. O vírus da SIDA já existia (e matava) antes que os médicos o conhecessem. E por aí vai.
Devemos tomar cuidado e não extrapolar as modernas considerações sobre probabilidades.
O texto de Rorschach me lembrou ‘o gato de Schrödinger’, mas “o gato” é uma consideração sobre as probabilidades, não sobre o status ontológico das coisas. Convém não confundir.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #267 Online: 03 de Maio de 2009, 19:43:54 »
Quanta teimosia...

O que Rorscharch quer dizer faz sentido dentro do pensamento cético. Se alguem disser para você que existem seres lunares feitos de ectoplasma você acreditaria? Creio que não porque nunca foi observado. O universo só existe de verdade hoje em dia porque foi observado sua existência, porque senão ainda seriam furinhos em um pano preto estendido no céu.

Daria para aplicar a mesma questão na existência de deus não? Ele existe? para mim não, porque nunca foi observado ou provado.

Não faz sentido não.
O que ele propõe é uma forma de idealismo. O ceticismo é o contrário disso.
A verdade da existência de algo não depende de observação, apenas seu conhecimento.
Se as coisas para existirem dependessem de uma consciência, bastaria imaginar elefantes azuis voadores (pô-los na consciência) e “plim”, lá estariam eles.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #268 Online: 03 de Maio de 2009, 20:08:23 »

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #269 Online: 03 de Maio de 2009, 20:25:03 »
Quanta teimosia...

Não faz sentido não.
A verdade da existência de algo não depende de observação, apenas seu conhecimento.
Se as coisas para existirem dependessem de uma consciência, bastaria imaginar elefantes azuis voadores (pô-los na consciência) e “plim”, lá estariam eles.

Mas como você conheceria algo sem observação?

Não entendo o que você chama de verdade da existência e como você poderia chegar a esse conhecimento sem observar. A primeira etapa do método científico para se comprovar qualquer teoria é a observação.
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #270 Online: 03 de Maio de 2009, 20:44:48 »
Quanta teimosia...

Não faz sentido não.
Engana-se redondamente.
Quanto aos índios americanos, eles podiam confirmar-se. Portanto existiam;

Quanto a Galáxia Andrômeda, antes de ser observada pela primeira vez, sua existência sequer era cogitada e, como ela não podia confirmar-se, então ainda não existia, nem mesmo como possibilidade;

Quanto aos elefantes azuis voadores, ainda que pouquíssimo improváveis, poderiam sim existir, apenas ainda não foram confirmados. Por hora é apenas uma hipótese, uma possibilidade.

Antes de qualquer coisa, meu caro, quero deixar bem claro que tudo o que disse não é um pensamento novo. Está dentro da linha de entendimento científico. Ocorrem eventos no cosmo tão ínfimos e velozes que jamais poderão ser verificados. Entretanto, a confirmação destes pode ser conseguida indiretamente a partir dos efeitos que provocam. "Existir" é um termo bastante complexo, maninho. Buracos brancos existem? Buracos de minhoca existem? Sim. Existem dentro das possibilidades. Não. Não existem dentro da realidade. Qual a diferença entre "existir" como possibilidade e "existir" como realidade? O termo é o mesmo, mas o foco é diferente. Nesse caso, jamais poderiamos dizer que algo não existe, já que dentro dessa linha de pensamento tudo existe, mesmo que como possibilidade. Quando eu digo que para que algo exista, é preciso que seja confirmado, o termo "existir", nesse caso, se refere ao existir no sentido de ter sido comprovado, quer seja direta ou indiretamente. Nesse caso, somente podemos levar em consideração o que se encontre ao nosso alcance. Deus não existe, senão, como possibilidade. O mesmo podemos dizer do planeta X; da estrela Nêmesis; da cidade perdida de Atlântida; dos ETs; dos espíritos; do bigbang...

Na boa!

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #271 Online: 04 de Maio de 2009, 01:50:31 »
Somos uma maneira do cosmo saber de sua própria existência.... Bah... Acho que ele não disse isto de forma literal, ô... (mesmo porque não faria sentindo)

E outra coisa: Não é porque uma pessoa "tem nome" que ela está certa... :? E sim, sei quem é Carl Sagan.  :hihi:

Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #272 Online: 04 de Maio de 2009, 08:32:08 »
Conclusão:

Tudo existe; incluindo "deus", porque nada para existir, precisa de ser confirmado pela consciência... Não é assim?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 04 de Maio de 2009, 09:11:45 »
Tudo existe; incluindo "deus", porque nada para existir, precisa de ser confirmado pela consciência... Não é assim?
Um kg de retórica, dois real, freguesa!  :hihi:

Não, conclusão: Humanos "são" pobres coitados que acham que o universo gira em torno deles. Se uma árvore cair em qual quer lugar que seja, ele caiu... (óóó).  :hihi:

http://www.cikava.com/gallery/albums/Emoticons/missed_the_point.jpg

http://sorisomail.com/img/horrivel-1492.jpg

(ora.... vai entender a dele também...)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #274 Online: 04 de Maio de 2009, 10:20:21 »

Mas como você conheceria algo sem observação?

Não entendo o que você chama de verdade da existência e como você poderia chegar a esse conhecimento sem observar. A primeira etapa do método científico para se comprovar qualquer teoria é a observação.

Exato! Não conhecemos nada sem observá-lo. Mas conhecer algo é diferente de fazer algo vir a existir.
As coisas primeiro precisam existir para depois virem a ser conhecidas.
Do modo como o Lusitano e o Rorschach falam parece que primeiro precisamos saber que algo existe para que esse algo depois venha a existir.

Nossa consciência toma conhecimento das coisas pela observação, ela não cria as coisas pela observação.
Entendeu a diferença?

Abraço,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!