Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49934 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #300 Online: 06 de Maio de 2009, 08:08:57 »
   

Pablito!

Citar
A Razão da não existência de Deus. ____________________________________

Oi Lusitano,

Tudo bem?   

Já entendi seu raciocínio e que ele não passa de uma profissão de fé que ignora as evidências em contrário, coisa que você mesmo reconhece, quer seja porque acha que as evidências são “apenas” criações da consciência, quer seja porque prefere não as ver.   

Beleza (mesmo). Cada um crê naquilo que quer... ou pode.

Mas ainda gostaria de comentar algumas coisas, se bem que já estou me cansando de “chover no molhado”.   

Senão, vejamos...

Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14

Se somos absolutamente dispensáveis em relação ao Universo, como é que você explica, que consigamos ser tão persistentes? Será que somos uns parasitas fantasticamente auto-existentes?

Os vírus da gripe (só pra pegar um exemplo da moda) são completamente dispensáveis à existência humana, mas, mesmo assim, eles persistem. A persistência de algo não demonstra que seja indispensável à existência de coisa nenhuma.

Olá pablito, eu estou bem obrigado.  :ok:

Sim concordo, que o meu raciocínio é baseado numa profissão de fé. Mas digo, que o mesmo se passa consigo. Tudo é um grande jogo mais ou menos ilusivo, entre consciências, de diversas espécies.

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14
estou sim a afirmar, que nós, mais a restante Natureza Cósmica, somos o Universo. Portanto, é nessa óptica de pensamento, que digo: nós somos universo. É como dizer que no contexto da vida, nós somos seres vivos. (nós somos vida)

 
Isso se chama extrapolação. Perceber que somos seres vivos não nos faz iguais à vida. Constatar que estamos no universo (aliás, tudo está, não é mesmo?) não nos faz ‘o’ universo.

De novo: fazer parte de uma coisa não é ser essa coisa. Estar conectado a uma coisa também não é ser essa coisa. Depender de uma coisa não é ser essa coisa.   
Voltando ao exemplo do corpo, meu dedão do pé esquerdo faz parte de mim, mas ele não sou eu. É apenas meu dedão do pé esquerdo, que poderia ser extraído sem maiores problemas. (pobre dedão...)

Óptimo, continuemos com a simulação:

A questão é a seguinte: você identifica-se com o seu corpo completo, ou não? Muito bem, o seu dedão esquerdo, não é você, porque como afirma, pode prescindir dele numa boa… Quantos órgãos mais eventualmente você ainda poderá prescindir nesta simulação, e continuar a sentir-se completo e coeso? Ou só o seu dedão esquerdo é prescindível? Você finalmente, seria  redutível ao seu sistema nervoso?

Admite como plausível, que poderia continuar a existir conscientemente, e feliz, se eventualmente o seu sistema nervoso, pudesse ser  transferido para um computador, sem problemas?

Desculpe - eu diria, que só os órgãos que não são susceptíveis de dor - como a ponta das unhas e do cabelo, é que você poderá prescindir numa boa… Mesmo que eu saiba perfeitamente, que em situações anormais certas pessoas, já perderam, ou prescindiram doutras partes mais sensíveis do corpo.

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14

Citar Pablito: Estar conectado a uma coisa, mesmo ser dependente de uma coisa, não faz o ente conectado/dependente idêntico à coisa.

Retomemos o exemplo do coma. Uma pessoa em coma, dependente de aparelhos para se manter viva, é “apenas” uma pessoa conectada a aparelhos para se manter viva – ela não se torna idêntica aos aparelhos nem os aparelhos se tornam dependentes da pessoa para existirem.

Desculpe, não é nesses termos que eu estou defendendo a minha opinião.Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro.

Claro que é verdadeiro. Se eu desmaio, meu corpo não some  . Quando a consciência volta, será visto que ele continua onde estava.

Seu exemplo da “necessidade de outras consciências” é apenas uma tentativa de fugir do assunto.   

É óbvio que um corpo inconsciente não pode se alimentar e vai acabar morrendo, mas perdurará enquanto ainda possuir reservas de energia. Assim, pode-se dizer que o corpo é muito mais dependente dessas reservas de energia do que de sua consciência.   

Mas você não fala sobre alimentação – você afirma que a consciência precede a existência dos fenômenos, o que é beeeem diferente da necessidade de um animal estar consciente para buscar alimentos.   

O que me lembra os vegetais. Não há nenhuma evidência de que as cenouras tenham consciência de si, da vida, do universo e tudo o mais, mas as cenouras existem e se alimentam sem nenhuma consciência.

Bem, é claro que você vai dizer que agricultores conscientemente plantaram todas cenouras ou que as cenouras possuem alguma consciência e coisa e tal... ou que não se pode provar que elas não têm... ou que nossas consciências criaram as cenouras para alimentar os coelhos da páscoa.   

Eu não afirmo enfaticamente, que a consciência precede a existência dos fenómenos: Eu ajuízo, pelo contrário que a consciência e os fenómenos são interdependentes. Porque eu pessoalmente, tenho a intuição que tudo o que existe, tem algum tipo de consciência; principalmente, os seres vivos da cadeia alimentar.

Muito bem!!! Você encontra-se isolado da companhia dos seus semelhantes, tem um desmaio, ligeiro ou prolongado, se nenhuma consciência humana, exterior à sua toma conhecimento do sucedido… Qual será o futuro desse amado corpo?

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14
Sem dúvida que sistemas de apoio de vida, não são a própria pessoa; mas são unos, com o Universo donde emergem, em virtude da acção humana consciente.

O que será que isso quer dizer?quote]

O que é que isto quer dizer? Simplesmente estou a concordar consigo, que evidentemente, que uma ínfima parte do Cosmos, não é igual ao Todo. Mas tudo, o que existe, por mais insignificante que seja, é universo, mas não o Universo.

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14
e o que é um raciocínio e um conjunto de evidências – senão a resultante de um trabalho efectuado pela consciência? Um raciocínio, não é justamente uma interpretação de algo?
................................

E...? Ah, já sei, como o raciocínio é uma interpretação de algo, isso prova que há 13 bilhões de anos só ocorreu uma explosão de raios gama nos confins do universo porque havia uma consciência lá para observá-lo! Claro! Como não vi isso antes?   

Então agora reparou… Óptimo!

Citar
Também prova que se não houver nenhuma consciência por aí, todos os planetas, estrelas, galáxias, e poeira existente desaparecerão!   
Olha só...   

É esse o ponto da minha actual intuição.

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14

Atrevo-me a retribuir-lhe com outra analogia semelhante: nós estamos para a Humanidade, assim como a Humanidade está para o Universo.

A Humanidade existe, porque existem as suas pequenas células; os homens, certo?
Posso então inverter a frase e dizer, os homens existem, porque a Humanidade existe…?

Há, ou não há, uma razão de reciprocidade? Isto é: uma via de mão dupla, como você mencionou anteriormente?

Peraí, humanidade é o conjunto dos homens (e mulheres), logo, é óbvio que humanidade e homens têm uma relação de reciprocidade.   

Mas o universo não é o conjunto das consciências muito menos dos homens – é um conjunto muito maior - pois envolve simplesmente tudo. Assim, a humanidade não está para o universo assim como nós estamos pra humanidade, de jeito nenhum. Nada a ver com essa sua analogia, viu?[/quote]

Se você fez a analogia do seu corpo, em comparação com o Universo, porque é que a contra-analogia que eu apresentei, não é boa?

Todavia aceito a sua discordância.  :ok:

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14

Citar Pablito: Porém, posso até compreender que a realidade é subjetivamente percebida de acordo com as limitações dos sentidos e as tendências da consciência. Mas realidade percebida e realidade externa são duas coisas diferentes.

Concordo consigo, mas acrescento que necessariamente, há um elo de ligação entre essas duas formas de ser.

Não necessariamente. No delírio, ou mesmo na delusão, não há esse “elo de ligação” entre realidade externa e realidade percebida.
Daí para um estado patológico é só um pulo, viu?

Se você o diz, eu respeito completamente!!!

Citar
Citação de: lusitano  em  Ontem às 15:19:14

A Humanidade tem a capacidade de agir sobre o exterior e modificá-lo completamente. Isto implica logicamente, que as consciências podem planejar e gerir a Natureza externa e criar uma realidade inteiramente diferente. O Homem, passa o tempo a modificar o meio ambiente objectivo, através da projecção da sua subjectividade interior.

Forçando a barra hem, Lusitano?

É óbvio que nossa capacidade de planejamento nos auxilia a construir barragens, estradas, fazer plantações. Mas isso não é o mesmo que uma consciência gerando a galáxia de Andrômeda.

Uma galáxia é muitíssimo mais complexa, ou simples, que uma barragem e uma auto-estrada, não é? Então deve necessitar de um conjunto de consciências absolutamente maior, para supervisionar a sua construção!!!  :idea:

Citar
Bem, ninguém pode dizer que não tentei...   

Um abraço e ‘goodbye folks’

Eu sou testemunha da sua nobre tentativa!  :arrow:  :ok:

Um abraço para si também.

_______________________
Especulativamente – Artur.

« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 06:44:50 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #301 Online: 06 de Maio de 2009, 08:22:06 »
lusitano.

Se o universo conseguiu existir por 13 bilhões de anos sem nós, sem nenhum problema, o que o faz pensar em nos comparar a um orgão de vital importancia pra existencia do universo?

o que te leva a crer que smos o cerebro, ou o coração e não apenas um pedaço de unha ou talvez a sujeira que se acumula nesse pedaço de unha?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #302 Online: 06 de Maio de 2009, 10:26:41 »
Tupac!

Citar
lusitano.

Se o universo conseguiu existir por 13 bilhões de anos sem nós, sem nenhum problema, o que o faz pensar em nos comparar a um orgão de vital importancia pra existencia do universo?

o que te leva a crer que somos o cerebro, ou o coração e não apenas um pedaço de unha ou talvez a sujeira que se acumula nesse pedaço de unha?


-------------------------------------------------------------------------
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

Nós os animais humanos, ou toda e qualquer espécie de consciência, que eventualmente possa existir no Cosmos, mesmo fora do nosso planeta?

Pergunte também ao pablito, porque ele começou a fazer essa comparação.
Todavia eu sou de opinião, que por vezes, uma pessoa recorre a metáforas, para melhor ilustrar o seu pensamento. E aceitei o desafio, de utilizar esse tipo de comparação, afim de compreender, em que circunstâncias, um Todo,pode eventualmente prescindir de algumas das suas partes...  :)

Eu pessoalmente, não me identifico conscientemente, de maneira exclusiva e radical, com essas coisas que você está mencionando aí... Eu considero-me um todo biológico físico e metafísico, unificado através da minha
auto-percepção; que eventual e provavelmente, ao mesmo tempo, também sou metaconsciente, como tenho especulado noutras ocasiões.

____________________________
especulativamente - artur.
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 10:38:08 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #303 Online: 06 de Maio de 2009, 12:12:38 »
lusitano

O que é o universo ?

Não deseje.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #304 Online: 06 de Maio de 2009, 12:15:28 »
Mussain!

Citar
A Razão da não existência de Deus
_____________________________

Citar: Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro.

Citar: Num certo sentido sim...

Opa, a segunda invalida a primeira.

Acha que sim? – a mim parece-me que não – porque em rigor, não estamos referindo-nos a uma consciência particular.

Citar
Citar: Por outro lado não, porque essas engenhosas possibilidades, se devem justamente, ao génio inventivo da consciência humana.

Isso é óbvio. Mas a frase que contesto é: "Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro". Não a capacidade da engenhosidade humana.

Sim, sem dúvida que eu disse isso… Só que há uma diferença, importantíssima, que me leva a dizer, que por outro lado não! É porque, justamente, a sua consciência suspensa, está momentaneamente a ser substituída por outras, que lhe servem de suporte de vida física.

Os artefactos, que permitem ao sistema vegetativo autónomo sobreviver, só existem porque as consciências o criaram. Fatalmente um corpo inconsciente e comatoso, só recupera a consciência, graças aos cuidados atentos de outras consciências vigilantes e operacionais.  

Citar
Citar: Interessante, não? Bem louco, isso sim.

Citar: Impressionante, para um animalejo tão irrisório.

Hummm.... Que fascinante Realmente impressionante. Mas um copia e cola dali...

Desculpe-me… Mas eu tenho a mania, que sou adepto do livre pensamento; mesmo que faça colagens, de autores com quem concorde!!! E seguramente, afigura-se-me, que alguns têm uma capacidade de exposição, muito mais significativa do que a minha.:idea:

Citar
Citar: Estou num ambiente de alguns metros quadrados. Estou cercado por tijolos logicamente, e, em média, 1500 deles me cercam (Com exceção dos outros que os sustentam). Quantos átomos há em um único tijolo? Milhões e milhões deles. E quantos elétrons há em cada tijolo? A terra tem uma área estimada em 510.100.000 Km2 e sua massa em 5 sextilhões e 883 quintilhões de toneladas. Nós estamos nela neste momento. (…) O nosso sistema solar - Uma imensidão assustadora - está situado em um dos “bracinhos” da Via Láctea. Quantos elétrons nele há? Os astrônomos utilizam a unidade de medida chamada “ano-luz”. Um ano-luz corresponde à distância que a luz percorre em um ano, no vácuo. No vácuo a luz percorre em um segundo 300 mil quilômetro. Ou seja, 9.331.200.000.000 de quilômetro é o que a luz percorre em um ano (Um ano-luz). Isso significa dizer que se uma estrela explodir à 4 anos-luz só iremos perceber sua ausência após 4 anos. A Via Láctea - Nosso sistema solar está situado em um “bracinho” dela - é uma galáxia. Há bilhões de galáxias. (…)Quantos elétrons existem em todas elas…?
Sim, estávamos falando da impressionante energia nuclear que conseguimos manusear mesmo...?

E da possibilidade de navegar no espaço/tempo, tipo buraco de minhoca, túnel de borboleta, ou género arco-íris…

Sim de facto… Qual é o espanto, de uma infinitésima parte da consciência natural, andar com essas espertezas? Também me pergunto… :oba:

Citar
Citação de: lusitano  em  Hoje às 08:36:54

Mussain!

Citar: Evidência é isso, ô. O que vc quis dizer mesmo...?

Quero eu dizer que... evidências só existem, se existirem consciências para observá-las e confirmá-las.  

___________________________
especulativamente - artur.

Mas evidência é isso! Como pode haver uma evidência se ninguém confirmar, se ninguém viu?! Evidência é algo exposto a vista de todos!

CONCERTEZA, que eu concordo consigo!!!  :ok:

_________________________________________
Especulativamente – artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #305 Online: 06 de Maio de 2009, 12:32:02 »
N3RD:

Citar
lusitano

O que é o universo?

Honestamente, não sei! Mas atrevo-me a conjecturar, baseado na confiança que deposito nos amadores e profissionais, que se especializam a investigar essas questões, principalmente os astrofísicos, como o reverenciado Carl Sagan, que o Universo natural, é um conjunto mais ou menos organizado de seres, nas mais diversas escalas da inteligência; conscientes e inconscientes, que formam um Todo, que eu me atrevo a denominar como ANIMAL CÓSMICO. :idea:

______________________________________________
especulativamente - artur.

 
 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #306 Online: 06 de Maio de 2009, 15:02:59 »
Então uma rocha é um ser/coisa inteligente ?
Não deseje.

Offline Orbe

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • ???
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #307 Online: 06 de Maio de 2009, 15:06:33 »
Eis aqui o fragmento dum texto, escrito pelo filósofo brasileiro, Marcus Valério XR.,com quem eu concordo.

Toda vez que ouço falar ou leio qualquer opinião de outros profissionais sobre o trabalho desse "filósofo" é alguem falando muito mal dele. Se não me engano, ele já apareceu aqui pelo CC.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #308 Online: 06 de Maio de 2009, 15:12:20 »
Citar
Acha que sim? – a mim parece-me que não – porque em rigor, não estamos referindo-nos a uma consciência particular.
Sim. Uma diz que é impossível. Outra diz que não. Isto é contradição.


Citar
Sim, sem dúvida que eu disse isso… Só que há uma diferença, importantíssima, que me leva a dizer, que por outro lado não! É porque, justamente, a sua consciência suspensa, está momentaneamente a ser substituída por outras, que lhe servem de suporte de vida física.

Os artefactos, que permitem ao sistema vegetativo autónomo sobreviver, só existem porque as consciências o criaram. Fatalmente um corpo inconsciente e comatoso, só recupera a consciência, graças aos cuidados atentos de outras consciências vigilantes e operacionais. 
:?: :?:



Citar
E da possibilidade de navegar no espaço/tempo, tipo buraco de minhoca, túnel de borboleta, ou género arco-íris…

Sim de facto… Qual é o espanto, de uma infinitésima parte da consciência natural, andar com essas espertezas? Também me pergunto…

Acho que não entendeu. Quis mostrar o quanto é insignificante suas citações de obras engenhosas de seres humanos em relação ao universo... ...quer dizer, o que conhecemos dele hehe.



Citar
CONCERTEZA, que eu concordo consigo!!!
Isto independe de nosso acordo. É a definição da palavra. Lembre-se que estamos nos referindo a palavra "evidência", e não a esse papo da pedra só existir porque a vi hehe...

Offline Tex Willer

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #309 Online: 06 de Maio de 2009, 15:44:04 »
Eis aqui o fragmento dum texto, escrito pelo filósofo brasileiro, Marcus Valério XR.,com quem eu concordo.

Toda vez que ouço falar ou leio qualquer opinião de outros profissionais sobre o trabalho desse "filósofo" é alguem falando muito mal dele. Se não me engano, ele já apareceu aqui pelo CC.

Não li os textos filosóficos do Marcus Valério, mas ele faz um bom trabalho refutando o criacionismo e promovendo debates sobre o tema evolução x criação. Nesses pontos ele me pareceu coerente e racional (mas o design do site dele é de doer... :lol:).
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 16:58:23 por Tex Willer »
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #310 Online: 06 de Maio de 2009, 16:55:50 »
N3RD:

Citar
Então uma rocha é um ser/coisa inteligente?

Acho que sim. :idea: Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

______________________________
especulativamente - artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #311 Online: 06 de Maio de 2009, 17:47:59 »
Mussain!

Citar
Citar: Acha que sim? – a mim parece-me que não – porque em rigor, não estamos referindo-nos a uma consciência particular.

Sim. Uma diz que é impossível. Outra diz que não.
Isto é contradição.

Citar: Sim, sem dúvida que eu disse isso… Só que há uma diferença, importantíssima, que me leva a dizer, que por outro lado não! É porque, justamente, a sua consciência suspensa, está momentaneamente a ser substituída por outras, que lhe servem de suporte de vida física.

Os artefactos, que permitem ao sistema vegetativo autónomo sobreviver, só existem porque as consciências o criaram. Fatalmente um corpo inconsciente e comatoso, só recupera a consciência, graças aos cuidados atentos de outras consciências vigilantes e operacionais.


Se é uma contradição, portanto é um paradoxo, não é assim? Sim concordo, que é uma contradição paradoxal. 

Analisemos a contradição: Determinada pessoa é uma consciência
particular,
indispensável - pela minha intuição - para que certo corpo biológico, funcione fisiologicamente de maneira normal e saudável. Isto é: que realize eficazmente todas as tarefas de sobrevivência natural da espécie de forma autónoma e independente, se não for um bebé, ou um deficiente.

Agora por acidente - ocorre um coma - a consciência natural desse corpo, ausenta-se temporariamente ou para sempre, dependendo da inércia vital, que o sustenta.

Esse corpo entregue, à sua própria sorte, tanto despertará, por si mesmo, como não. Senão despertar, creio que é lógico inferir, que a cadeia alimentar tomará conta dele, com relativa brevidade.

Se pessoas solidárias o encontrarem, antes de ocorrer o colapso respiratório e cardiaco bastante previsível, suponho eu, ou até ligeiramente depois, então esse corpo, tem possibilidades de recuperar a consciência e voltar a autogerir-se metabolicamente.

Portanto, eu admito que estou a conjecturar correctamente, ao dizer que as outras pessoas, foram a consciência daquele corpo, enquanto a sua própria esteve eclipsada, por tempo indefinido.

Citar
Citar: E da possibilidade de navegar no espaço/tempo, tipo buraco de minhoca, túnel de borboleta, ou género arco-íris…

Sim de facto… Qual é o espanto, de uma infinitésima parte da consciência natural, andar com essas espertezas? Também me pergunto…

........................................................... ..............

Acho que não entendeu. Quis mostrar o quanto são insignificantes suas citações de obras engenhosas de seres humanos em relação ao universo.../u] ...quer dizer, o que conhecemos dele hehe.

Admito que não o entendi. já que você o salienta. portanto agradeço que se explique melhor, para ver se desta vez o consigo entender. Ou talvez, já o comece a compreender... Não é a Humanidade que é insignificante perante o grandioso Universo, as minhas citações exaltando a magnificiência da Humanidade, é que o são.  :oba:  B-)

Parece-me que você acredita piamente, que a nossa espécie é absolutamente risível, perante a totalidade da Natureza... Eu tenho uma intuição inteiramente diferente da sua, :) embora perceba perfeitamente, quanto infinitesimais somos, perante o imenso Cosmos.

A minha experiência de convívio com o meu semelhante, faz-me fantasiar optimisticamente, que a Humanidade é um titã genial em evolução... Senão não conseguia de modo nenhum imitar os "Deuses".

Citar
Citar: CONCERTEZA, que eu concordo consigo!!!

Isto independe de nosso acordo. É a definição da palavra. Lembre-se que estamos nos referindo a palavra "evidência", e não a esse papo da pedra só existir porque a vi; hehe...

 :?:  :arrow:  Parece-me que apenas lhe observei, que é indispensável existirem consciências, para se verificarem evidências. E estou em crer, se a memória não me falha, que nunca afirmei, que um pedra não existe, enquanto eu não a vir. O eu que eu me lembro de dizer, é que os eventos, só são significativos e evidentes para mim, se eu eu os confirmar pessoalmente; e que a humanidade inteligente e consciente e todo e qualquer género de consciências, que porventura existam, não são tão prescindíveis ao Universo, como você ou outras pessoas imaginam.

Então você preferia que eu discordasse... Nesse caso discordo. :hihi:

______________________________________
especulativamente - artur.
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 19:53:18 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #312 Online: 06 de Maio de 2009, 20:13:02 »
Tex Willer!

Citar
Citação de: Orbe  em  Hoje às 15:06:33Citação de: lusitano  em  Ontem às 17:14:51Eis aqui o fragmento dum texto, escrito pelo filósofo brasileiro, Marcus Valério XR.,com quem eu concordo.

Toda vez que ouço falar ou leio qualquer opinião de outros profissionais sobre o trabalho desse "filósofo" é alguem falando muito mal dele. Se não me engano, ele já apareceu aqui pelo CC.

........................................................... ........................................

Não li os textos filosóficos do Marcus Valério, mas ele faz um bom trabalho refutando o criacionismo e promovendo debates sobre o tema evolução x criação. Nesses pontos ele me pareceu coerente e racional (mas o design do site dele é de doer... ).

Eu li e continuo a ler, o que ele tem publicado no fórum dele. Mesmo correndo o risco de ser parcial, por ter concordado bastante com o que ele escreveu, sou de opinião que ele é mesmo apreciável como escritor, quando aborda os mais variados assuntos culturais e de fé religiosa comparada; e a forma sóbria e educada, como analisa criticamente o conteúdo bíblico. Ademais as suas monografias filosóficas, a meu ver são notáveis.

_____________________________
especulativamente - artur.

« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 20:21:30 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #313 Online: 07 de Maio de 2009, 00:52:47 »
Acho que sim. :idea: Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

______________________________
especulativamente - artur.

Você acha que os átomos são seres/coisas/pontinhos/piolhos inteligentes ?


Não deseje.

Offline Orbe

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • ???
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #314 Online: 07 de Maio de 2009, 03:15:17 »
N3RD:

Citar
Então uma rocha é um ser/coisa inteligente?

Acho que sim. :idea: Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

______________________________
especulativamente - artur.

 :o :susto: :!: :?: :!:
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #315 Online: 07 de Maio de 2009, 06:56:43 »
N3RD:

Citar
Citar: Então uma rocha é um ser/coisa inteligente?

Acho que sim.  Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

Todavia saliento - que em comparação conosco - os minerais, aparentam ser absolutamente inconscientes, e aliás também os vegetais, uma vez que se prestam às mais fantásticas manipulações e maquinações por parte dos animais, principalmente pela nossa espécie.

______________________________
especulativamente - artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #316 Online: 07 de Maio de 2009, 07:20:18 »
Citar
N3RD

Citação de: lusitano  em  Ontem às 16:55:50

Acho que sim.  Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

Todavia saliento - que em comparação conosco - os minerais, aparentam ser absolutamente inconscientes, e aliás também os vegetais, uma vez que se prestam às mais fantásticas manipulações e maquinações por parte dos animais, principalmente pela nossa espécie.

_____________________________
especulativamente - artur.

Você acha que os átomos são seres/coisas/pontinhos/piolhos inteligentes? 


Sim acredito! - Senão - não poderíamos nós mesmos sê-lo.

Parece-me evidente - que é justamente em razão - da maneira inteligente como eles se organizam, que nós fisicamente existimos, como seres inteligentemente conscientes.

_______________________________________________________   
especulativamente - artur.




 
 
 
 
 
 
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 07:23:43 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #317 Online: 07 de Maio de 2009, 07:39:59 »
Orbe!

Citar
N3RD:

Citar: Então uma rocha é um ser/coisa inteligente?

Acho que sim. :idea: Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

Todavia saliento - que em comparação conosco - os minerais, aparentam ser absolutamente inconscientes, e aliás também os vegetais, uma vez que se prestam às mais fantásticas manipulações e maquinações por parte dos animais, principalmente pela nossa espécie.

______________________________
especulativamente - artur.
 
 :o  :susto:  :!:  :?:  :!: 

 :ok:  :arrow:  :D

______________________________

especulativamente - artur.   
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Tex Willer

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #318 Online: 07 de Maio de 2009, 10:38:57 »
N3RD:

Citar
Então uma rocha é um ser/coisa inteligente?

Acho que sim. :idea: Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

______________________________
especulativamente - artur.

 :o :susto: :!: :?: :!:

:o :o :o :o :o :o :o
2
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Gomésio Bautizta

  • Nível 03
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
  • Venho em paz (ou não...)
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #319 Online: 07 de Maio de 2009, 11:29:42 »
N3RD:

Citar
Então uma rocha é um ser/coisa inteligente?

Acho que sim. :idea: Não tão consciente e inteligente como um vegetal, mas creio que é. Senão não podia servir de alimento às plantas. Note, que isto é apenas uma intuição, que eu tenho.

______________________________
especulativamente - artur.

 :o :susto: :!: :?: :!:

:o :o :o :o :o :o :o
2

Peraí!!! Lí direito???
 :susto: :susto: :susto:
"Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez." Hanlon, outro bom barbeiro...

Offline Tex Willer

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #320 Online: 07 de Maio de 2009, 13:27:25 »
Da próxima vez vou pensar duas vezes antes de chutar uma pedra. Coitadinha... :stunned:
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #321 Online: 07 de Maio de 2009, 15:11:15 »
 
Citar
Gomésio Bautizta!

Peraí!!! Lí direito???   :susto:   :susto:   :susto:

Leu mesmo  :arrow:  :!:

_____________________________
especulativamente - artur.
 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #322 Online: 07 de Maio de 2009, 15:32:22 »
Citar
Tex Willer!

Da próxima vez vou pensar duas vezes antes de chutar uma pedra. Coitadinha...  :stunned:

 :idea: :ok: :arrow: Não me parece, que seja motivo para tanto... A maior parte das vezes é o coitado do pézinho, que fica machucado.

Eu quando afirmo que admito que um mineral é inteligente, é porque considero que a Natureza é intrinsecamente consciente e inteligível...

____________________________________
especulativamente - artur.

« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 16:03:33 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #323 Online: 07 de Maio de 2009, 15:35:08 »
Isto é sinal dos tempos! Jesuuuuuuus está voltando!

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #324 Online: 08 de Maio de 2009, 08:11:14 »
Citar
Mussain!

Isto é sinal dos tempos! Jesuuuuuuus está voltando!

Você está falando de quem concretamente...? Que eu saiba a palavra Jesus, como nome próprio, é muito comum na sociedade actual. Refere-se a algum conhecido, ou amigo seu, que tem estado ausente? Ou mesmo a um total desconhecido, de quem você tem informações muitíssimo superficiais, ou mesmo fantasiosas e que apesar de tudo, para si é completamente irrelevante ou até desprezível?

Sinceramente - não sei, se a sua exclamação - denota surpresa, espanto ou aborrecimento... Num certo sentido, até me faz lembrar o brado de Arquimedes, quando meio esbaforido, saltou da banheira e eufóricamente gritou: EUREKA!!!   :idea:  :biglol:  :D  :hihi:  :arrow:  :ok:

_____________________________________
especulativamente - artur.
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 08:16:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!