Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49933 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #275 Online: 04 de Maio de 2009, 10:26:07 »
Mas conhecer algo é diferente de fazer algo vir a existir.

Ninguém pode dizer que não tentamos....  :lol:

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #276 Online: 04 de Maio de 2009, 10:32:51 »
Engana-se redondamente.
Quanto aos índios americanos, eles podiam confirmar-se. Portanto existiam;

Quanto a Galáxia Andrômeda, antes de ser observada pela primeira vez, sua existência sequer era cogitada e, como ela não podia confirmar-se, então ainda não existia, nem mesmo como possibilidade;

E ela veio a existir porquê?
Porque foi observada?
Veja, você está invertendo as coisas, a existência precede a observação (caso contrário, não haveria observação). Não é a observação que cria a existência.

Quanto aos elefantes azuis voadores, ainda que pouquíssimo improváveis, poderiam sim existir, apenas ainda não foram confirmados. Por hora é apenas uma hipótese, uma possibilidade.

De novo, há alguma confusão aqui.
Hipóteses não passam a existir depois de confirmadas. Elas apenas são confirmadas – e tornam conhecido algo que já existia antes, mas apenas não era conhecido.
Peguemos o seguinte exemplo. Uma nova doença está matando pessoas. Não se sabe sua causa. Alguém levanta a hipótese que é uma bactéria, outro levanta a hipótese de que é um vírus. Fazem-se testes e observações. Verifica-se que é um vírus desconhecido e não uma bactéria. Batizam esse vírus como H1N1 (por exemplo). Isso significa que o H1N1 passou a existir apenas após sua confirmação?
Claro que não.
Ele existia antes, apenas passou a ser conhecido.
O status ontológico do vírus não é alterado pela observação.

Antes de qualquer coisa, meu caro, quero deixar bem claro que tudo o que disse não é um pensamento novo. Está dentro da linha de entendimento científico. Ocorrem eventos no cosmo tão ínfimos e velozes que jamais poderão ser verificados. Entretanto, a confirmação destes pode ser conseguida indiretamente a partir dos efeitos que provocam. "Existir" é um termo bastante complexo, maninho. Buracos brancos existem? Buracos de minhoca existem? Sim. Existem dentro das possibilidades. Não. Não existem dentro da realidade. Qual a diferença entre "existir" como possibilidade e "existir" como realidade? O termo é o mesmo, mas o foco é diferente. Nesse caso, jamais poderiamos dizer que algo não existe, já que dentro dessa linha de pensamento tudo existe, mesmo que como possibilidade. Quando eu digo que para que algo exista, é preciso que seja confirmado, o termo "existir", nesse caso, se refere ao existir no sentido de ter sido comprovado, quer seja direta ou indiretamente. Nesse caso, somente podemos levar em consideração o que se encontre ao nosso alcance. Deus não existe, senão, como possibilidade. O mesmo podemos dizer do planeta X; da estrela Nêmesis; da cidade perdida de Atlântida; dos ETs; dos espíritos; do bigbang...

Na boa!

Oi, na boa, de novo você me lembra “o gato de Schörindger” – mas ‘o gato’ não trata do status ontológico das coisas, apenas das probabilidades/possibilidade (e, no caso, possibilidades fechadas).

Existência nas probabilidades (da “coisa possível”) não tem o mesmo status ontológico da existência da probabilidade realizada ou da “coisa em si” (digamos assim).

Convém não confundir as coisas.

Na boa  :)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #277 Online: 04 de Maio de 2009, 10:46:03 »
Conclusão:

Tudo existe; incluindo "deus", porque nada para existir, precisa de ser confirmado pela consciência... Não é assim?

Não.
Sua conclusão extrapola as evidências e mesmo o raciocínio apresentado.

Uma conclusão melhor seria, hipóteses podem ser levantadas, mas elas são dependentes de evidências que as sustentem e devem ser abandonadas tão logo surjam evidências em contrário.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #278 Online: 04 de Maio de 2009, 10:50:17 »
Mas conhecer algo é diferente de fazer algo vir a existir.

Ninguém pode dizer que não tentamos....  :lol:

Pois é...  :D

Bem... mas acho que já deu...

Mais que isso seria chover no molhado, e como tô gripado...  :'(

8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #279 Online: 04 de Maio de 2009, 11:53:02 »
Mussain!

Citar: Tudo existe; incluindo "deus", porque nada para existir, precisa de ser confirmado pela consciência... Não é assim?

Um kg de retórica, dois real, freguesa!

Eu acho, que está comprando a retórica muito barata... Só dois reais?  :hihi:

Não, conclusão: Humanos "são" pobres coitados que acham que o universo gira em torno deles. Se uma árvore cair em qual quer lugar que seja, ele caiu...
(óóó).

:idea: :arrow: :?: - Você, então considera, "seriamente", que os pobres coitados humanos, acham que o universo gira em volta deles?  B-)

Então -se o mísero animal humano - é simplesmente, mais uma risível
e insignificante nulidade na cadeia alimentar, porque todo o esforço da "Ciência", em aprender a controlar a Natureza?

Concerteza - que uma árvore pode cair em qualquer lugar que seja, mesmo que alguém, não esteja lá para ver. Mas esse facto, só tem significado rigoroso para nós, se você ou eu, realmente o presenciarmos.

Concordo inteiramente, que ocorrem toda a espécie de eventos, independentemente da minha atenção consciente. Isso eu acredito piamante. :ok:

Citação de: biscoito1r  em  Hoje às 01:50:31Citação de: Mussain!  em  02 Mai 2009, 20:02:53

Somos uma maneira do cosmo saber de sua própria existência.... Bah... Acho que ele (Carl Sagan) não disse isto de forma literal, ô... (mesmo porque não faria sentindo).

Mostre lá as suas razões, para que essa afirmação, quer seja literal ou não, não faça sentido.

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 08:20:42 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 04 de Maio de 2009, 12:04:38 »
Só dois reais?
Se eu não gosto dela, tenho mais é que vendê-la à preço baixo!

Então -se o mísero animal humano - é simplesmente, mais uma insignificante nulidade  na cadeia alimentar, porque todo o esforço da "Ciência", em aprender a controlar a Natureza?
Hein...?

Concerteza - que uma árvore pode cair em qualquer lugar que seja, mesmo que alguém, não esteja lá para ver. Mas esse facto, só tem significado rigoroso para nós, se você ou eu, realmente o presenciarmos.
Concordo inteiramente, que ocorrem toda a espécie de eventos, independentemente da minha atenção consciente. Isso eu acredito piamante.
Não foi o que vc e outros mostraram aqui....

Mostre lá as suas razões, para que essa afirmação, quer seja literal ou não, não faça sentido.
O cosmo não é um ser, não é uma vida consciente que sabe ou deixa de saber.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #281 Online: 04 de Maio de 2009, 12:12:39 »
pablito:

Citação de: lusitano  em  Hoje às 08:32:08Conclusão:

Tudo existe; incluindo "deus", porque para algo existir, não precisa de ser confirmado pela consciência... Não é assim?

........................................................... .......................................

Não.

Sua conclusão extrapola as evidências e mesmo o raciocínio apresentado.

Uma conclusão melhor seria, hipóteses podem ser levantadas, mas elas são dependentes de evidências que as sustentem e devem ser abandonadas tão logo surjam evidências em contrário.

Atrevo-me a raciocinar da seguinte maneira: evidências - são factos confirmados por uma observação consciente :!:

« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 12:22:20 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #282 Online: 04 de Maio de 2009, 12:26:11 »
Evidência é isso, ô. O que vc quis dizer mesmo...?

Offline Fabrício (FPS-Phoenix)

• Nível 01
  • *
    • Livro Aberto
« Resposta #283 Online: 04 de Maio de 2009, 12:49:01 »
Como já foi dito em algum tópico deste fórum ( Não me lembro agora qual) , a IDÉIA de algo superior a humanidade é inerente ao ser desde tempos pré-históricos. As religiões não inventaram Deus, mas sim foram edificadas a partir desta mesma idéia (que já existia)! Ao longo dos tempos as religiões  manipularam a noção de Deus ao bel prazer de cada uma com o objetivo de dominar, de exercer poder, de conquistar os objetivos de uma minoria, etc... :|

Posso dizer que não acredito no Deus que é pregado pelas religiões tradicionais, como por exemplo, a imagem do Deus de acordo com a visão Judaico-cristã!  Um estudo minucioso dos textos ditos "sagrados" é o suficiente para inferir que esta visão de Deus viola completamente o bom senso!  :no:

No entanto, não descarto a POSSIBILIDADE de existência de uma "inteligência superior" , talvez impossível de ser definida ou caracterizada ao certo, por trás de todos os mecanismos de funcionamento do Universo. Não há como evidenciar essa existência. Essa inteligência, eu chamaria de Deus, mas ela poderia tanto existir , como não existir. De acordo com o materialismo, não há necessidade de um Deus para explicar os eventos naturais. Porém não há como saber até que ponto o materialismo está correto. :P

A hipótese Deus, é uma questão mais voltada à Filosofia e à crença. Portanto, crer ou não crer depende do ponto de vista de cada um!  :wink:

[  ]´s

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #284 Online: 04 de Maio de 2009, 12:56:15 »

Mas como você conheceria algo sem observação?

Não entendo o que você chama de verdade da existência e como você poderia chegar a esse conhecimento sem observar. A primeira etapa do método científico para se comprovar qualquer teoria é a observação.

Exato! Não conhecemos nada sem observá-lo. Mas conhecer algo é diferente de fazer algo vir a existir.
As coisas primeiro precisam existir para depois virem a ser conhecidas.
Do modo como o Lusitano e o Rorschach falam parece que primeiro precisamos saber que algo existe para que esse algo depois venha a existir.

Nossa consciência toma conhecimento das coisas pela observação, ela não cria as coisas pela observação.
Entendeu a diferença?

Abraço,
Não. Como acredito ter deixado bem claro, a questão não está no existir sim ou não, mas na definição do termo. Tudo tende a existir. Entretanto, somente através de uma confirmação é que passa a existir de fato, como realidade. Não que tenha passado a existir a partir do momento em que fora descoberto e, consequentemente, confirmado. Mas, por ter passado a integrar a existencialidade concreta a que pertence tudo a nossa volta e que já teve sua confirmação. Pergunto: O planeta X existe? Como me responderia isso? Pois eu te digo que não existe até vir a ser confirmado. Por enquanto, ele somente existe como suposição, integrando a existencialidade abstrata. No momento em que for descoberto e confirmado, o que somente pode ser feito por algo provido de entendimento, ele deixará de existir como possibilidade e passará a existir como realidade. Nesse caso, podemos dizer que sua existência real somente ganhou vida mediante a sua descoberta. Não imaginei que fosse preciso dizer as coisas ao pé da letra para me fazer entendido. Quanto alvoroço!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #285 Online: 04 de Maio de 2009, 13:28:38 »
Aos demais.

É óbvio que o cosmo já existia antes de nós. Existia, inclusive, antes mesmo da Terra, do Sol e da própria Via Láctea. Não sou eu que viajo, mas alguns poucos de vocês que estagnam. A existencialidade, ou seja, a matéria-espaço-tempo, não existe em função de nós, criaturas pensantes com capacidade de entendimento. Mas para nós, que somos os telespectadores, o filma só passa a existir depois de tomarmos conhecimento dele. Já assistiu ao filme "O Pistoleiri Sem Dedo" ou ao "Incêndio Na Caixa D'água"? Esses filmes existem? Podemos dizer que não, já que ainda não foram catalogados, como também podemos dizer que sim, já que existe uma gama de filmes anônimos pelo mundo a fora. Entretanto, nós só podemos afirmar quanto ao que sabemos. Deus é uma possibilidade, uma hipótese, não mais do que isso. Mas como possibilidade ele existe.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #286 Online: 04 de Maio de 2009, 13:32:44 »
Como acredito ter deixado bem claro, a questão não está no existir sim ou não, mas na definição do termo.

Tudo bem. Se não trabalhamos com o mesmo conceito de existência, de fato, não conseguiremos dialogar.
Creio que esse é mesmo o problema.

Tudo tende a existir. Entretanto, somente através de uma confirmação é que passa a existir de fato, como realidade.

ã... não...
Há coisas como delírios, e essas coisas não “tendem a existir”. Unicórnios rosas invisíveis não tendem a existir e “só” esperam uma confirmação. Eles ocupam o reino dos delírios e dos artefatos inexistentes em realidade. Seu status ontológico é diferente do status dos tigres brancos, que são raros, mas não são delírio. Também tem u status ontológico diferente das hipóteses científicas, que dependem de evidências observáveis 9sem elas, as hipóteses não se sustentam).
Do mesmo modo, existem planetas desconhecidos – incontáveis deles. Eles não “tendem a existir”, eles existem, apenas não os conhecemos.

Não que tenha passado a existir a partir do momento em que fora descoberto e, consequentemente, confirmado.

Ótimo! Creio que aqui há consenso.
Mas parecia que você dizia o contrário disso.
Que bom que não dizia.  :)

Mas, por ter passado a integrar a existencialidade concreta a que pertence tudo a nossa volta e que já teve sua confirmação. Pergunto: O planeta X existe? Como me responderia isso?

Responderia assim:
Não há evidências da existência do específico planeta X.

Pois eu te digo que não existe até vir a ser confirmado.

Isso de novo?  :(
Você já não tinha dito pouco antes: “Não que tenha passado a existir a partir do momento em que fora descoberto”??
Ele existe (se existe) antes de ser confirmado. Ser confirmado e existir não são sinônimos.
O curioso é que você mesmo já havia concordado com isso.

Por enquanto, ele somente existe como suposição, integrando a existencialidade abstrata.

Beleza.
Nesse caso a palavra ‘existir’ refere-se apenas a uma existência hipotética.
Ótimo.
Existem coisas que só existem hipoteticamente.
Por exemplo, por muito tempo buracos negros foram apenas uma hipótese.

No momento em que for descoberto e confirmado, o que somente pode ser feito por algo provido de entendimento, ele deixará de existir como possibilidade e passará a existir como realidade.

Ótimo.
A hipótese se confirma.
Beleza.  :ok:

Nesse caso, podemos dizer que sua existência real somente ganhou vida mediante a sua descoberta.

Aqui começa a haver uma certa “forçassão de barra”, né não?  :?
Esse “podemos dizer”... “existência real ganhou vida”.... Hummmm...
É aqui que a porca começa a torcer o rabo em seu raciocínio.
Os buracos negros já tinham uma “existência real”, apenas não os conhecíamos.
Mas os estudos astronômicos sugeriam que eles existissem – daí o levantamento de uma hipótese (uma “existência” no campo das possibilidades, mas, mesmo assim, baseada em evidências – uma coisa totalmente diferente do planeta Hercolubus ou do unicórnio rosa invisível).
Depois de confirmação matemática e evidências observáveis, a hipótese se confirmou... mas isso não tem nada a ver com “dar vida” ou criar uma “nova” forma de existência chamada de “real”.

Como você mesmo disse no começo, o problema está na definição do termo ‘existir’ e suas delimitações.

Não imaginei que fosse preciso dizer as coisas ao pé da letra para me fazer entendido. Quanto alvoroço!

Posso dizer o mesmo... e realmente, quanto alvoroço!  :D

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #287 Online: 04 de Maio de 2009, 13:44:34 »
Mas para nós, que somos os telespectadores, o filma só passa a existir depois de tomarmos conhecimento dele.

Beleza.
Mas aqui essa “existência” significa apenas que a consciência tomou conhecimento do filme.
beleza  :ok: ?

Já assistiu ao filme "O Pistoleiri Sem Dedo" ou ao "Incêndio Na Caixa D'água"? Esses filmes existem? Podemos dizer que não, já que ainda não foram catalogados, como também podemos dizer que sim, já que existe uma gama de filmes anônimos pelo mundo a fora.

Não.
É aqui que há uma lacuna na descrição da coisa.
Podemos dizer, “não há evidências de que estes filmes existam pois não são catalogados em lugar algum – aliás, a tendência é que não existam pois seus títulos são conhecidos trocadilhos”.

Mas não se pode dizer que eles “existem” porque há diversos filmes desconhecidos por aí. Mesmo que essa “existência” aqui seja apenas a da possibilidade em função da limitação do nosso conhecimento sobre cinema.
Entende?

Só podemos afirmar nosso desconhecimento sobre esses filmes, não podemos afirmar sua existência.

Entretanto, nós só podemos afirmar quanto ao que sabemos.

Exato! E no caso dos filmes, só sabemos que eles não estão em catálogos.
E, por isso, não podemos afirmar sua existência (nenhuma forma de existência) – só podemos afirmar nossa ignorância em relação à sua existência.
[/u]

Beleza?  :ok:

Abraço

[EDIT] No caso de deus é mais ou menos a mesma coisa. Só podemos afirmar nosso desconhecimento em relação à sua pretensa existência (já que ele não se mostra indubitavelmente) e que as evidências não corroboram a crença de que exista.
« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 13:47:10 por pablito »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #288 Online: 04 de Maio de 2009, 15:19:14 »

Pablito:

« Resposta #266 : Ontem às 19:37:14 »   

Citar: Se nós como consciências, existimos, porque o Universo existe...

.....................................................

Até aqui, tudo bem.
Existimos porque o universo existe.

Citar: então é porque naturalmente, há uma relação de reciprocidade.

Não necessariamente.

Se somos absolutamente dispensáveis em relação ao Universo, como é que você explica, que consigamos ser tão persistentes? Será que somos uns parasitas fantasticamente auto-existentes?

Há uma relação de dependência nossa em relação ao nosso ambiente, ou mesmo em relação ao universo “como um todo”. Isso é dado. Mas considerar que nossa dependência em relação ao universo se reflete da mesma forma numa pretensa dependência do universo em relação à nossa existência não passa de extrapolação contrária às evidências, afinal, como já lembrado, o universo existe antes dos humanos. E não há evidências sobre outras formas de consciência mais antigas.

Quer você dizer como evidênciasa maneira como certas consciências humanas –interpretam as suas observações, sobre a Natureza externa…

Também parece haver evidências em relação à possibilidade, de existirem outros planetas habitados no Cosmos.

Citar: Somos unos com ele.

Se por “uno” entende-se que somos iguais ao universo, faz-se outra extrapolação.

Eu não estou a dizer que somos iguais ao Universo, porque senão seríamos outros tantos universos; (embora haja quem considere que sim) estou sim a afirmar, que nós, mais a restante Natureza Cósmica, somos o Universo. Portanto, é nessa óptica de pensamento, que digo: nós somos universo. É como dizer que no contexto da vida, nós somos seres vivos. (nós somos vida)

Estar conectado a uma coisa, mesmo ser dependente de uma coisa, não faz o ente conectado/dependente idêntico à coisa.

Retomemos o exemplo do coma. Uma pessoa em coma, dependente de aparelhos para se manter viva, é “apenas” uma pessoa conectada a aparelhos para se manter viva – ela não se torna idêntica aos aparelhos nem os aparelhos se tornam dependentes da pessoa para existirem.

Desculpe, não é nesses termos que eu estou defendendo a minha opinião.
Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro. No estado de coma, um corpo mantêm-se vivo, graças aos cuidados prestados por consciências externas a esse corpo, que criaram suportes de vida, a partir da manipulação do meio ambiente exterior.

Um corpo inconsciente, entra mais ou menos rapidamente, no ciclo dos elementos, se não houver uma consciência que o governe.

Sem dúvida que sistemas de apoio de vida, não são a própria pessoa; mas são unos, com o Universo donde emergem, em virtude da acção humana consciente.   

Citar: O não haver via de mão dupla neste caso, é uma tomada de decisão e escolha da sua parte, fruto da sua interpretação pessoal, do que lhe parece ser a realidade.

........................................................... ........

Na verdade não é uma decisão nem uma “interpretação pessoal”, é o resultado de um raciocínio baseado nas evidências disponíveis.

Muito bem – e o que é um raciocínio e um conjunto de evidências – senão a resultante de um trabalho efectuado pela consciência? Um raciocínio, não é justamente uma interpretação de algo?

Citar: Se um todo, é a resultante da soma das suas partes,  obviamente, que as partes são indispensáveis à existência do todo.

........................................................... .................

Não necessariamente. Pode haver partes dispensáveis.

Por exemplo, as evidências sugerem que a vida é algo extremamente dispensável à existência do universo. Lembrando que até onde sabemos o universo tem uns 15 bilhões de anos, mas a vida conhecida apenas uns 3 bilhões, ou menos.
Assim, até agora, as evidências não permitem pensar que a vida seja um evento indispensável ao universo, afinal, ele existiu bilhões de anos sem ela.

Você - numa tentativa de refutação anterior - utilizou como analogia, os nossos estimados corpos e o Universo. Analogia essa, que eu muito apreciei!
Nós estamos para o Universo, assim como as nossas células estão para os nossos corpos: Excelente comparação, apesar de eu a considerar imperfeita...

Então agora atrevo-me a retribuir-lhe com outra analogia semelhante: nós estamos para a Humanidade, assim como a Humanidade está para o Universo.
A Humanidade existe, porque existem as suas pequenas células; os homens, certo?

Posso então inverter a frase e dizer, os homens existem, porque a Humanidade existe…?

Há, ou não há, uma razão de reciprocidade? Isto é: uma via de mão dupla, como você mencionou anteriormente?

E se não há, qual é o número mínimo aproximado de indivíduos, que um conjunto de humanos, necessita de ter, para legitimamente merecer o conceito de Humanidade? Um, Dois,…. Etc...., quantos?

Citar: Compreendo como consciência universal, o conjunto de todo e qualquer tipo de consciências. Não excluindo a possibilidade, da Natureza Cósmica como um todo, ser uma Consciência muito maior, que todas as partes que a constituem.

........................................................... ........

O universo seria, ele mesmo, um ente consciente?

Pelo que se me afigura sim.

Citar: Eu digo com mais exactidão que o universo, é uma projecção objectiva de todas as consciências nele existentes. O Universo é uma Consciência Cósmica.
........................................................... .............................

Creio que isso pode ser considerado como uma forma de idealismo.

Porém, posso até compreender que a realidade é subjetivamente percebida de acordo com as limitações dos sentidos e as tendências da consciência. Mas realidade percebida e realidade externa são duas coisas diferentes.

Concordo consigo, mas acrescento que necessariamente, há um elo de ligação entre essas duas formas de ser.

Se as consciências geram uma realidade percebida, isso não significa automaticamente que elas gerem a realidade externa. O “princípio da realidade” (como o chamaria Freud) limitaria o “princípio do prazer” (essa realidade subjetiva). Sem essa limitação, o que existiria seria um estado psicótico e patológico de negação da realidade – e essa negação só gera sofrimento a si e aos outros.

A Humanidade, têm a capacidade de agir sobre o exterior e modificá-lo completamente. Isto implica logicamente, que as consciências podem planejar e gerir a Natureza externa e criar uma realidade inteiramente diferente. O Homem, passa o tempo a modificar o meio ambiente objectivo, através da projecção da sua subjectividade interior.

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 08:52:06 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 04 de Maio de 2009, 15:29:05 »
Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro.
Supondo que a computação estivesse evoluída a ponto de programarmos, durante anos e anos, a alimentação e fisioterapia de uma pessoa em coma irrversível. Agora imagine que o abandonamos em um lugar qualquer ou que simplesmente a raça humana deixou de exitir, mas deixou os computadores e baterias (que durassem anos) ligados.

Dessa forma um corpo poderia viver sem consciência, não? Pelo menos por alguns anos sim, não? :hihi:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #290 Online: 04 de Maio de 2009, 16:16:58 »
Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro.
Supondo que a computação estivesse evoluída a ponto de programarmos, durante anos e anos, a alimentação e fisioterapia de uma pessoa em coma irrversível. Agora imagine que o abandonamos em um lugar qualquer ou que simplesmente a raça humana deixou de exitir, mas deixou os computadores e baterias (que durassem anos) ligados.

Dessa forma um corpo poderia viver sem consciência, não? Pelo menos por alguns anos sim, não? :hihi:
Alguem em coma com morte cerebral se encaixa nessa hipótese.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #291 Online: 04 de Maio de 2009, 16:46:03 »
Mussain!

Citar: Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro.

........................................................... ..

Dessa forma um corpo poderia viver sem consciência, não? Pelo menos por alguns anos sim, não?

Num certo sentido sim... Por outro lado não.

Já vimos algo parecido com isso em "Matrix"...

Por outro lado não, porque essas engenhosas possibilidades, de devem justamente, ao génio inventivo da consciência humana.

Isaac Azimov, escreveu a fantástica história dum computador universal, que conseguiu sobreviver à morte térmica do Universo, (entropia) em virtude da consciência humana ter criado algorítmos de computação, que davam a um computador a capacidade de crescer fisicamente, evoluir, e ser independente em termos energéticos e de auto-reparação.

Um certo tempo, depois da Humanidade e do Universo se terem dissolvido, num vazio absolutamente gelado, o computador, extraordinariamente, prosseguia
os seus inimagináveis cálculos e esforços, na tentativa desesperada de sacar energia ao... (nada Jocaxiano:arrow:  :idea: Até que, inesplicavelmente...

Eureka! :arrow: O computador disse: Faça-se a Luz! e a Luz,
estantaneamente obedeceu. :!: :idea: :?:

Do nada Jocaxiano, surgiu de novo o Universo; e a Humanidade, acordou do longo estado de coma em que tinha mergulhado, no ponto evolutivo, em que se encontrava quando o Universo se apagou.

Interessante, não?

« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 16:53:03 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #292 Online: 04 de Maio de 2009, 18:33:10 »
Mussain!

« Resposta #280 : Hoje às 12:04:38 » Citar 

-------------------------------------------------------------------------
Citar: Só dois reais? Se eu não gosto dela, tenho mais é que vendê-la à preço baixo!

:ok:

Citar: Então - se o mísero animal humano - é simplesmente, mais uma risível e insignificante nulidade, na cadeia alimentar, porque todo o esforço da "Ciência", em aprender a controlar a Natureza?

............................................

Hein...?

creio, que apesar do "Homo Sapiens", não passar de um insignificante animáculo, à superfície do planeta Terra, ainda assim os engenheiros e cientistas, parece-me, que andam a brincar aos "deuses".

Energia nuclear, Descodificação do código genético, Inteligência, imaginação e consciência artificiais, hiper-maquinário industrial civil e militar, absolutamente digitalizado, aventura astronáutica... Tremendíssimo:

A hipótese de se vir a navegar no espaço-tempo, em termos de buraco de minhoca e dessa forma, vir a estar cara a cara com o Universo e conseguir dessa maneira assistir conscientemente, ao processo Cósmico... O cúmulo do realismo fantástico!!!

:D Impressionante, para um animalejo tão irrisório. :oba:

Citar: Concerteza - que uma árvore pode cair em qualquer lugar que seja, mesmo que alguém, não esteja lá para ver. Mas esse facto, só tem significado rigoroso para nós, se você ou eu, realmente o presenciarmos.

Concordo inteiramente, que ocorrem toda a espécie de eventos, independentemente da minha atenção consciente. Isso eu acredito piamante.

...........................................................

Não foi o que vc e outros mostraram aqui...

Acontece que a cadeia alimentar, cobre praticamente toda superfície do planeta. E quando falo de consciência, não me refiro exlusivamente à minha pessoa.

Afinal, muitas das coisas que eu suponho saber, são "literatura" livresca ou oral...
E não tenho interesse absoluto em ser solipsista radical...

Citar: Mostre lá as suas razões, para que essa afirmação, quer seja literal ou não, não faça sentido.

..............................

O cosmo não é um ser, não é uma vida consciente que sabe ou deixa de saber.

Quanto ao cosmos não ser um ser, parece-me evidente, que você está incorrendo em paralogismo, sem se aperceber.

Quando se menciona algo ou alguém como ser, parece-me claro que se está a afirmar uma forma de realidade existente. Ora tenho a clara intuição que o universo é uma forma de ser... Um autêntico e natural animal cósmico.

Quanto a não ser uma vida autoconsciente, isso para mim é óbvio, que você, não o sabe concretamente; no máximo, conjectura razovelmente bem, que é como supõe ser; tem uma certa fé, tal como eu, na minha assertiva. :hihi:  :D

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 09:55:40 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #293 Online: 05 de Maio de 2009, 08:36:54 »
Mussain!

Quero eu dizer que... evidências só existem, se existirem consciências para observá-las e confirmá-las.  :idea:

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #294 Online: 05 de Maio de 2009, 11:26:51 »
Oi Lusitano,

Tudo bem?  :)

Já entendi seu raciocínio e que ele não passa de uma profissão de fé que ignora as evidências em contrário, coisa que você mesmo reconhece, quer seja porque acha que as evidências são “apenas” criações da consciência, quer seja porque prefere não as ver.  ::)

Beleza (mesmo).
Cada um crê naquilo que quer... ou pode.

Mas ainda gostaria de comentar algumas coisas, se bem que já estou me cansando de “chover no molhado”.  :sleepy:

Senão, vejamos...

Se somos absolutamente dispensáveis em relação ao Universo, como é que você explica, que consigamos ser tão persistentes? Será que somos uns parasitas fantasticamente auto-existentes?

Os vírus da gripe (só pra pegar um exemplo da moda) são completamente dispensáveis à existência humana, mas, mesmo assim, eles persistem. A persistência de algo não demonstra que seja indispensável à existência de coisa nenhuma :chorao:.

estou sim a afirmar, que nós, mais a restante Natureza Cósmica, somos o Universo. Portanto, é nessa óptica de pensamento, que digo: nós somos universo. É como dizer que no contexto da vida, nós somos seres vivos. (nós somos vida)

:hein:
Isso se chama extrapolação.
Perceber que somos seres vivos não nos faz iguais à vida.
Constatar que estamos no universo (aliás, tudo está, não é mesmo?) não nos faz ‘o’ universo.
De novo: fazer parte de uma coisa não é ser essa coisa. Estar conectado a uma coisa também não é ser essa coisa. Depender de uma coisa não é ser essa coisa.  :sleepy:
Voltando ao exemplo do corpo, meu dedão do pé esquerdo faz parte de mim, mas ele não sou eu. É apenas meu dedão do pé esquerdo, que poderia ser extraído sem maiores problemas. (pobre dedão...  :chorao:)

Pablito:Estar conectado a uma coisa, mesmo ser dependente de uma coisa, não faz o ente conectado/dependente idêntico à coisa.
Retomemos o exemplo do coma. Uma pessoa em coma, dependente de aparelhos para se manter viva, é “apenas” uma pessoa conectada a aparelhos para se manter viva – ela não se torna idêntica aos aparelhos nem os aparelhos se tornam dependentes da pessoa para existirem.

Desculpe, não é nesses termos que eu estou defendendo a minha opinião.

Claro que é verdadeiro.  :o
Se eu desmaio, meu corpo não some :P. Quando a consciência volta, será visto que ele continua onde estava.
Seu exemplo da “necessidade de outras consciências” é apenas uma tentativa de fugir do assunto.  |(
É óbvio que um corpo inconsciente não pode se alimentar e vai acabar morrendo, mas perdurará enquanto ainda possuir reservas de energia. Assim, pode-se dizer que o corpo é muito mais dependente dessas reservas de energia do que de sua consciência.  :P
Mas você não fala sobre alimentação – você afirma que a consciência precede a existência dos fenômenos, o que é beeeem diferente da necessidade de um animal estar consciente para buscar alimentos.  :wink:
O que me lembra os vegetais. Não há nenhuma evidência de que as cenouras tenham consciência de si, da vida, do universo e tudo o mais, mas as cenouras existem e se alimentam sem nenhuma consciência.
Bem, é claro que você vai dizer que agricultores conscientemente plantaram todas cenouras ou que as cenouras possuem alguma consciência e coisa e tal... ou que não se pode provar que elas não têm... ou que nossas consciências criaram as cenouras para alimentar os coelhos da páscoa.  :D

Sem dúvida que sistemas de apoio de vida, não são a própria pessoa; mas são unos, com o Universo donde emergem, em virtude da acção humana consciente.

O que será que isso quer dizer?  :hein:

e o que é um raciocínio e um conjunto de evidências – senão a resultante de um trabalho efectuado pela consciência? Um raciocínio, não é justamente uma interpretação de algo?

E...?  :?
Ah, já sei, como o raciocínio é uma interpretação de algo, isso prova que há 13 bilhões de anos só ocorreu uma explosão de raios gama nos confins do universo porque havia uma consciência lá para observá-lo! Claro! Como não vi isso antes?   :o
Também prova que se não houver nenhuma consciência por aí, todos os planetas, estrelas, galáxias, e poeira existente desaparecerão!  :susto:
Olha só...  :smartass:

atrevo-me a retribuir-lhe com outra analogia semelhante: nós estamos para a Humanidade, assim como a Humanidade está para o Universo.
A Humanidade existe, porque existem as suas pequenas células; os homens, certo?
Posso então inverter a frase e dizer, os homens existem, porque a Humanidade existe…?

Há, ou não há, uma razão de reciprocidade? Isto é: uma via de mão dupla, como você mencionou anteriormente?

Peraí, humanidade é o conjunto dos homens (e mulheres), logo, é óbvio que humanidade e homens têm uma relação de reciprocidade.  ::)
Mas universo não é o conjunto das consciências muito menos dos homens – é um conjunto muito maior pois envolve simplesmente tudo. Assim, a humanidade não[/n] está para o universo assim como nós estamos pra humanidade, de jeito nenhum.  :no:
Nada a ver essa sua analogia, viu?  :nojo:

Pablito: Porém, posso até compreender que a realidade é subjetivamente percebida de acordo com as limitações dos sentidos e as tendências da consciência. Mas realidade percebida e realidade externa são duas coisas diferentes.

Concordo consigo, mas acrescento que necessariamente, há um elo de ligação entre essas duas formas de ser.

Não necessariamente. No delírio, ou mesmo na delusão, não há esse “elo de ligação” entre realidade externa e realidade percebida.
Daí para um estado patológico é só um pulo, viu?  :susto:

A Humanidade tem a capacidade de agir sobre o exterior e modificá-lo completamente. Isto implica logicamente, que as consciências podem planejar e gerir a Natureza externa e criar uma realidade inteiramente diferente. O Homem, passa o tempo a modificar o meio ambiente objectivo, através da projecção da sua subjectividade interior.

Forçando a barra hem, Lusitano?  :bocejo:
É óbvio que nossa capacidade de planejamento nos auxilia a construir barragens, estradas, fazer plantações. Mas isso não é o mesmo que uma consciência gerando a galáxia de Andrômeda.  :stunned:

Bem, ninguém pode dizer que não tentei...  :)

Um abraço e ‘goodbye folks’   :tchau:

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #295 Online: 05 de Maio de 2009, 14:57:12 »
Pablito, entendo tudo o que tu disseste. Não estamos falando em idiomas diferentes. Apenas a maneira de colocarmos as coisas na mesa e que não coincide. Contudo, embora respeite, eu me vejo obrigado a descordar do seu ponto de vista referente ao "existir". Os "buracos negros" existiam como possibilidade até ser confirmado a sua "existência" real. E se um gênio da física descobrisse hoje que os buracos negros não existem? Certamente ele seria retrucado. Mas, e se ele conseguisse comprovar sua teoria, de modo irrefutável? Os buracos negros deixariam de existir do dia pra noite? Não é assim que funciona. A partir do momento em que a existência de algo é proposta, essa hipotética existência, poderá ou não vir a ser confirmada. Contudo, não poderíamos jamais afirmarmos a sua inexistência. Por outro lado, também não poderíamos afirmarmos a existência, mas apenas supor uma coisa ou outra. No caso do universo, sem um observador consciente para confirma-lo, sua existência física não poderia ser detectada. Imagine um mundo em que os habitantes sejam desprovidos de visão, mas que sejam super inteligentes. Um gênio diria um dia para a comunidade científica: - Creio que exista muito mais do que supomos existir. Talvez nós estejamos vivendo numa coisa insignificante diante do total da existencialidade. E se nós fôssemos capazes de detectarmos as coisas a nossa volta exatamente como são? - Nessa suposição, a teoria do tal gênio não passaria disso, uma teoria. Já passamos por isso diversas vezes. A Terra já não é mais um plano no centro do cosmo. Mas isso já foi uma realidade indiscutível. Hoje, nós definimos o "existir" como se fosse algo definitivo e irrefutável. Mas não é bem assim. Nesse conceito os "buracos negros" podem deixar de existir do dia pra noite, tal como a Terra passou a ser redonda de um século pro outro. 

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #296 Online: 05 de Maio de 2009, 15:47:08 »
Os conceitos mudam. A realidade não.

A Terra não passou a ser redonda do dia para noite. Sempre foi redonda. Nós é que não tínhamos o conhecimento disso. Nossas idéias malucas sobre um objeto não fazem com que ele se altere para se encaixar em tais idéias.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 05 de Maio de 2009, 16:38:27 »

Num certo sentido sim...

Opa, a segunda invalida a primeira.

Por outro lado não, porque essas engenhosas possibilidades, de devem justamente, ao génio inventivo da consciência humana.
Isso é óbvio. Mas a frase que contesto é: "Você disse-me que os nossos corpos, podiam existir sem consciência. O que não pode ser verdadeiro". Não a capacidade da engenhosidade humana.  :hihi:

Interessante, não?
Bem louco, isso sim.

Impressionante, para um animalejo tão irrisório.

Hummm.... Que fascinante.... Realmente impressionante. Mas um copia e cola dali:

Estou num ambiente de alguns metros quadrados. Estou cercado por tijolos logicamente, e, em média, 1500 deles me cercam (Com exceção dos outros que os sustentam). Quantos átomos há em um único tijolo? Milhões e milhões deles. E quantos elétrons há em cada tijolo? A terra tem uma área estimada em 510.100.000 Km2 e sua massa em 5 sextilhões e 883 quintilhões de toneladas. Nós estamos nela neste momento. (…) O nosso sistema solar - Uma imensidão assustadora - está situado em um dos “bracinhos” da Via Láctea. Quantos elétrons nele há? Os astrônomos utilizam a unidade de medida chamada “ano-luz”. Um ano-luz corresponde à distância que a luz percorre em um ano, no vácuo. No vácuo a luz percorre em um segundo 300 mil quilômetro. Ou seja, 9.331.200.000.000 de quilômetro é o que a luz percorre em um ano (Um ano-luz). Isso significa dizer que se uma estrela explodir à 4 anos-luz só iremos perceber sua ausência após 4 anos. A Via Láctea - Nosso sistema solar está situado em um “bracinho” dela - é uma galáxia. Há bilhões de galáxias. (…)Quantos elétrons existem em todas elas…?

Sim, estávamos falando da impressionante energia nuclear que conseguimos manusear mesmo...?  :lol:

Mussain!

Quero eu dizer que... evidências só existem, se existirem consciências para observá-las e confirmá-las.  :idea:

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 16:47:28 por Mussain! »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #298 Online: 05 de Maio de 2009, 17:14:51 »
Mussain & pablito:

Eis aqui o fragmento dum texto, escrito pelo filósofo brasileiro, Marcus Valério XR.,com quem eu concordo.

O UNIVERSO É AUTO CONSCIENTE.

Se fizermos uma analogia com o nosso corpo, diríamos que nosso estômago é consciente? Que nosso pé é consciente? Que nosso sangue é consciente?

Talvez, mas uma coisa é certa, nós somos seres conscientes, e pelo menos parte desta consciência está no cérebro. Simplificando, é como se nós, Seres Humanos, fossemos a Consciência do Universo, ao mesmo tempo que fazemos parte dele.

Se uma parte do corpo é consciente, então dizemos que aquele ser é Auto Consciente.

Se uma parte do Universo é Consciente, então podemos dizer que o Universo é Autoconsciente.

Mas esse conceito pode ser estendido sim, ao metafísico. Afinal se tudo o que se tornou gradativamente mais complexo aumentou seu nível de Consciência, então é claro que o potencial para desenvolver tal Consciência é inerente a tudo no Universo.

Ou seja, o Universo é no mínimo, potencialmente Consciente.

Agora extrapolando nossa esfera de domínio científico, a esfera terrestre. Não creio haver qualquer motivo razoável para duvidar da existência de outras formas de vida tão ou mais complexas que a nossa em outras partes mesmo do Universo conhecido.

Então teríamos consciências espalhadas em diversas partes do Universo, que estaria recheado de consciências, aumentando mais ainda sua natureza Auto Consciente.

O mesmo valeria para qualquer outro Universo. É o que diríamos do UNIVERSO?

Se os Universos são Auto Conscientes, o UNIVERSO também é!

O OBJETIVO DO UNIVERSO É O AUTOCONHECIMENTO

POR QUÊ?!?!?!?

Por que vivemos? Para onde vamos? De onde viemos? Pra quê viver? Por que nascer e morrer?

Qual o significado de tudo? Existe vida após a morte? Por que não queremos morrer?

São as questões que assolam toda a história humana, que sempre perturbaram a todos, que jamais foram plenamente respondidas e que nos acompanharão por toda a vida.

Tudo isso nos leva a uma constatação. Nós queremos conhecer!

Queremos saber das coisas ao nosso redor, saber sobre nós mesmos, sobre o Universo e o real.

Todo o fenômeno da cultural humana obedece a um impulso, o da superação de dificuldades, de expansão do conhecimento, do domínio sobre a natureza.

Tudo isso reflete uma realidade única. A busca pelo conhecimento.

Por que temos essa vontade incessante e implacável?

Por que somos assim?

Por quê?!?!

Não é possível responder satisfatoriamente a essa pergunta, saber de onde vêm esse vontade, esse impulso para o conhecimento. Mas é esse impulso que determina todo o fenômeno humano.

É isso que nos torna Auto Conscientes.

Se a Consciência do Universo, nós, busca o Auto Conhecimento, então o Universo busca o Auto Conhecimento.

Esse é o nosso objetivo, por que tudo gira em torno dele, esse ímpeto inexplicável que gerou todo o fenômeno humano, é no fundo, uma busca em si mesma.

É por isso que digo, que no fundo a FILOSOFIA sempre esteve presente de um modo ou de outro na cultura humana, ela pode ter se estruturado na Grécia Antiga, mas no fundo, todos buscam a sabedoria.

Ou seja, a vontade de conhecer, fundamento primário da Filosofia, de conhecer por conhecer, esse fim em si mesmo que leva o Ser Humano a fazer o que quer que seja, é não só nosso impulso, mas nosso objetivo.

É o conhecimento que nos empurra em busca de mais conhecimento, é no fundo, a busca pelo Auto Conhecimento.

O Universo, busca o Auto Conhecimento, e um de seus meios para isso, somos nós.

O Ser Humano é um Veículo para o Auto Conhecimento do Universo.

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 17:30:18 por lusitano »

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #299 Online: 06 de Maio de 2009, 00:22:31 »
Tá certo! Desisto! Vocês me venceram pelo cansaço!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!