Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49937 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #375 Online: 10 de Novembro de 2009, 09:05:27 »
Agnóstico

Re: A Razão da não existência de Deus.

Artur

1 - quer dizer que porque eu penso a natureza pensa?
2 - Se eu estou dentro de uma caixa, a caixa pensa?
3 - Se o formigueiro tem milhões de formigas vivas, o formigueiro é vivo?
4 - Se a privada tem merda dentro, ela é feita de merda?

5 - E você não usa a palavra natureza porque deus só tem quatro letras... PQP

1 - Sim - porque você pensa, a Natureza pensa... Digo que de certo modo, através de si a Natureza pensa.

2 - Bem analisado, não sei ao certo se a caixa pensa... No entanto, não sei se você se refere à caixa craniana...

Também posso perguntar, se é você que pensa, ou é o seu cérebro? Quem é você? Você é os seus pés? as suas mãos e braços, o seu nariz, a sua boca, os seus olhos e ouvidos? O seu aparelho digestivo? A sua pele? o seu esqueleto? O seu sistema muscular? O seu sistema endócrino? Em suma o seu sistema nervoso? Ou você admite ser um cosmos atómico, molecular e celular, integrado na divina Natureza?

3 - Sim, eu digo que o formigueiro é vivo. Assim como digo que a Humanidade é viva e o planeta Terra, é vivo. Portanto também digo que a Natureza é viva.

4 -Sim, a privada pode ser feita de merda... As fezes humanas e animais, podem ser utilizadas na agricultura e na construção civil, em que se emprega frequentemente, caca animal e humana, na adubação das terras como fertilizante e em arquitectura na construção de casas e até doutros artefactos artísticos; tais como brincos e outras utilidades decorativas.

Ainda recentemente, num programa televisivo da "Ophra", uma senhora ganhou milhões de dólares, a vender relógios embutidos em caixas feitas com bosta de vaca.

5 - Eu uso a palavra "Deus", quando me parece apropriado, independentemente de ter só quatro letras ou não. E a palavra Natureza quando me parece melhor.

Creio que você é arrasador. Todavia, desejo que note, que o conceito de Natureza, como substância absoluta, é compreendida em diversos estados de ser: sólido, líquido, gasoso e etc., que entretanto no nosso planeta, constituem o reino mineral, vegetal e animal, que nos incluem como seres vivos e pensantes e partes integrantes dela.

Logo eu analiso, que a Natureza é o todo; mas também a parte. Você a pensar dentro duma caixa e a caixa.

Idêntica situação quando você se mete numa privada a aliviar os intestinos. A Natureza é você enquanto pensa e evacua... E a merda que expulsa de dentro de si, para a sanita e a própria sanita...

Eu considero isso tudo, diferentes estados de ser da Natureza, ou de "Deus".

Amém... Tenho fé, que todos nós somos estados da matéria natural.

« Última modificação: 10 de Novembro de 2009, 18:35:10 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 10 de Novembro de 2009, 12:19:32 »
É surpreendente a capacidade da necessidade de uma crendice.... Chega a ser intrigante hehe.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 12 de Novembro de 2009, 22:37:44 »
Agnóstico

Artur

1 - Sim - porque você pensa, a Natureza pensa... Digo que de certo modo, através de si a Natureza pensa.

2 - Bem analisado, não sei ao certo se a caixa pensa... No entanto, não sei se você se refere à caixa craniana...

Também posso perguntar, se é você que pensa, ou é o seu cérebro? Quem é você? Você é os seus pés? as suas mãos e braços, o seu nariz, a sua boca, os seus olhos e ouvidos? O seu aparelho digestivo? A sua pele? o seu esqueleto? O seu sistema muscular? O seu sistema endócrino? Em suma o seu sistema nervoso? Ou você admite ser um cosmos atómico, molecular e celular, integrado na divina Natureza?

3 - Sim, eu digo que o formigueiro é vivo. Assim como digo que a Humanidade é viva e o planeta Terra, é vivo. Portanto também digo que a Natureza é viva.

4 -Sim, a privada pode ser feita de merda... As fezes humanas e animais, podem ser utilizadas na agricultura e na construção civil, em que se emprega frequentemente, caca animal e humana, na adubação das terras como fertilizante e em arquitectura na construção de casas e até doutros artefactos artísticos; tais como brincos e outras utilidades decorativas.

Ainda recentemente, num programa televisivo da "Ophra", uma senhora ganhou milhões de dólares, a vender relógios embutidos em caixas feitas com bosta de vaca.

5 - Eu uso a palavra "Deus", quando me parece apropriado, independentemente de ter só quatro letras ou não. E a palavra Natureza quando me parece melhor.

Creio que você é arrasador. Todavia, desejo que note, que o conceito de Natureza, como substância absoluta, é compreendida em diversos estados de ser: sólido, líquido, gasoso e etc., que entretanto no nosso planeta, constituem o reino mineral, vegetal e animal, que nos incluem como seres vivos e pensantes e partes integrantes dela.

Logo eu analiso, que a Natureza é o todo; mas também a parte. Você a pensar dentro duma caixa e a caixa.

Idêntica situação quando você se mete numa privada a aliviar os intestinos. A Natureza é você enquanto pensa e evacua... E a merda que expulsa de dentro de si, para a sanita e a própria sanita...

não se discute se a pessoa não respeita a lógica
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #378 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:03:21 »
Agnóstico

Artur

não se discute se a pessoa não respeita a lógica

Eu posso aceitar/respeitar até o momento em que fala Deus e fé, ai pra mim já fedeu...Falar que tudo faz parte da natureza é certo, mas colocar essa em um altar e ficar adorando a dita cuja, ai é a mesma paranóia de sempre.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:14:05 »
Juca, falar que a natureza pensa porque está composta de seres pensantes é logicamente errado. Serve como poesia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #380 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:21:05 »
Juca, falar que a natureza pensa porque está composta de seres pensantes é logicamente errado. Serve como poesia.

Concordo, mas eu posso deixar passar numa boa, se isso não for objeto de adoração e tudo mais, entende? Como poesia talvez, como disse, mas só.  Mas não é o caso dele. Você tem toda razão.

Offline Kratos

• Nível 10
  • *
« Resposta #381 Online: 13 de Novembro de 2009, 02:26:36 »
Navalha de Occam

2

Isso me lembra o livro: Contato, 

É improvável a existência de um deus.
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"

Douglas Adams (1952-2001)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #382 Online: 13 de Novembro de 2009, 11:54:49 »
Caríssimos!!!  

Peço-vos as mais absolutas desculpas: Mas na minha opinião, em termos românticos e filosóficos, a Natureza merece não só ser adorada, mas até amada: Afinal, foi ao observar a beleza natural, principalmente a humana, neste caso a feminina, que eu compreendi, que a Natureza é de facto divina. E por divino, em termos ignosticitas, eu defino o que é extraordinariamente belo, humano, genial, consciente, fascinante, sedutor e sexi...  :!:  :idea:

Finalmente pergunto - a Humanidade pensa, ou não pensa - Justamente porque é constituída por seres humanos mais ou menos racionais... E por esse motivo, se a Natureza é constituída por seres vivos, pensantes e divinos, logicamente, não poderá inferir-se que ela é viva, pensante e divina? Aonde é que está a falácia? Será que a Humanidade é sobrenatural?

Acerca do Ignosticismo, segundo a Wikipédia:

«Já que a palavra "Deus", possui muitos significados diferentes, é possível com a sentença "Deus existe", expressar tantas preposições quanto diferentes significados. O que nós precisamos é nos focar em cada preposição separadamente… Para cada sentença diferente do termo "Deus", haverá teístas, ateístas e agnósticos relativos àquele conceito de Deus.

Como a palavra "Deus", significa muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, quando a palavra é dita, um ignóstico pode procurar determinar qual é a definição de deus, que está sendo empregue...»

« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 15:03:09 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #383 Online: 15 de Novembro de 2009, 15:09:34 »
Ateísmo sociológico - A religião na teoria de Émile Durkhein

Em uma importante obra, publicada em 1912, As Formas Elementares da Vida Religiosa, E. Durkheim propõe a elaboração de uma teoria geral da religião fundamentada nas formas mais simples e primitivas das instituições religiosas. Durkheim acredita, assim, que se possa apreender a essência de um fenômeno social observando suas formas mais elementares. Por isso parte do estudo do totemismo nas tribos australianas, chegando à conclusão de que os homens adoram uma realidade que os ultrapassa, que sobrevive a eles, mas que esta realidade é a própria sociedade sacralizada como força superior. Nem as forças naturais, nem os espíritos, nem as almas são sagradas por si mesmas. Só a sociedade é uma realidade sagrada por si mesma. Pertence à ordem da natureza, mas a ultrapassa. É ao mesmo tempo causa do fenômeno religioso e justificativa da distinção entre sagrado e profano. Para Durkheim, qualquer crença ou prática religiosa é semelhante às práticas totêmicas.

Mas por que a própria sociedade torna-se objeto de crença e culto? Durkheim explica: "De maneira geral, não há dúvida de que uma sociedade tem tudo o que é preciso para despertar nos espíritos, unicamente pela ação que ele exerce sobre eles, a sensação do divino; porque ela é para os seus membros o que um deus é para os seus fiéis. Um deus, com efeito, é antes de tudo um ser que o homem imagina, em determinados aspectos, como superior a si mesmo e de quem acredita depender. Quer se trate de personalidade consciente, como Zeus ou Javé, ou então de forças abstratas como as que estão presentes no totemismo, o fiel, tanto num caso como no outro, acredita-se obrigado a determinadas maneiras de agir que lhe são impostas pela natureza do princípio sagrado com o qual se sente em relação. Ora, a sociedade também alimenta em nós a sensação de contínua dependência. Como tem natureza que lhe é própria, diferente da nossa natureza de indivíduo, ela visa a fins que lhe são igualmente especiais: mas, como só pode atingi-los por nosso intermédio, reclama imperiosamente nosso concurso. Ela exige que, esquecidos de nossos interesses, nos tornemos seus servidores e nos impõe toda espécie de incômodos, de privações e de sacrifícios sem os quais a vida social seria impossível. É por isso que a cada instante somos obrigados a nos submeter a regras de comportamento e de pensamento que não fizemos nem quisemos, e que às vezes são até contrárias às nossas tendências e aos nossos instintos fundamentais.

Todavia, se a sociedade só obtivesse de nós essas concessões e esses sacrifícios por imposição material, não poderia despertar em nós senão a idéia de força física à qual devemos ceder por necessidade, e não a idéia de força moral do gênero das que as religiões adoram. Mas na realidade, o domínio que ela exerce sobre as consciências vincula-se muito menos à supremacia física de que tem o privilégio do que à autoridade moral de que está investida. Se nos submetemos às suas ordens, não é simplesmente porque está armada de maneira a triunfar das nossas resistências, é, antes de tudo, porque constitui o objeto de autêntico respeito".

Em As Regras do Método Sociológico, de 1895, Durkheim propõe, com sua sociologia formular uma teoria do fato social, demonstrando que pode haver uma ciência sociológica objetiva e científica, como nas ciências físico-matemáticas.

Para que haja tal ciência são necessárias duas coisas: um objeto específico que se distinga dos objetos das outras ciências e um objeto que possa ser observado e explicado, como se faz nas ciências.

Daí duas outras importantes afirmações de Durkheim:

· os fatos sociais devem ser considerados como coisas

· os fatos sociais exercem uma coerção sobre os indivíduos.

E explica: "É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior; ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais".

Teoria do fato social - Durkhein
Postado por Adriano às 03:27 

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #384 Online: 28 de Novembro de 2009, 08:57:53 »
Eu sou ateu porque não vejo lógica, sentido e evidencias para existência de deuses.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #385 Online: 28 de Novembro de 2009, 09:04:16 »
N3RD:

O teísta vai mandar você olhar para as arvores depois para o céu e perguntar: De onde você acha que veio tudo isto ?

Por isto que eu acho que a melhor questão a ser usada é: Já que tudo tem que ter origem e causa, de onde veio deus?

O problema mantêm-se: como todas as coisas - Deus existe - porque existe a consciência humana, capaz de o pressentir, conjecturar ou inventar...  :idea:

O homem aranha também existe só porque o homem tem a capacidade de imaginar o que não existe, e dai?
O segredo do sucesso do homem é a capacidade de imaginar o que não existe.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #386 Online: 29 de Novembro de 2009, 22:18:32 »
Shinigami-Ateu:

O homem aranha também existe só porque o homem tem a capacidade de imaginar o que não existe, e dai?

E daí? Quero portanto dizer, que aquilo que o Homem inventa, se antes não existia, passa a existir.
O Homem tem uma capacidade artística com tal talento e maestria - que até criou "deus" - de tal modo que determina a sua existência...

O segredo do sucesso do homem é a capacidade de imaginar o que não existe.

E dar-lhe existência! Observe as maravilhas de engenharia humana ao longo da história, até aos nossos dias. De facto quase tudo o que o ser humano imaginou, nunca antes tinha existido; entretanto o que nos caracteriza como espécie genial, determina que consigamos realizar e executar praticamente todas as nossas fantasias.

E citando Hermes, quando maravilhado disse a esculápio: O Homem é um animal fantasticamente genial e admirável: acontece na Natureza, como se fosse "o próprio deus"...
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 18:27:10 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #387 Online: 14 de Dezembro de 2009, 16:57:01 »
Hê... Realidade e imaginação são coisas distintas. Um realmente existe, quer imaginação ou não. O outro não passa de uma criação de nosssas mentes, daí o apelido de "muleta psicológica".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #388 Online: 14 de Dezembro de 2009, 17:46:40 »
Mussain!

UMA REDE....

........................................................... ....................

Realidade e imaginação são coisas distintas.

:ok: :arrow: Completamente de acordo :!: :!: :!:

Um realmente existe, quer imaginação ou não.

Você está afirmando que a imaginação existe? Ou tudo o que a imaginação inventa e executa, por exemplo, um projecto de engenharia ou de arquitectura... Como é o caso de Brasília? Ou a plataforma internacional geo-estacionária em orbita para treino dos astronautas e estudos astrofísicos?

O que é que você está dizendo concretamente?

O outro não passa de uma criação de nosssas mentes, daí o apelido de "muleta psicológica".

Você acima aparentemente, afirmou que o Homem consegue objectivar o conteúdo da sua imaginação; ou o que é imaginado existe... Agora está dizendo que o que é criado pelas nossas mentes não existe... Ou que é uma espécie de esquisofrenia mental?

Gostava de perceber, se o que você de facto está afirmando, é que o ser humano não consegue de modo nenhum inventar, ou criar "Deus" e executá-lo como se fosse uma façanha genial, de elevadíssimo grau tecnológico, como faz com outros conteúdos da sua mente já acima referidos...?

Você pode esclarecer melhor o seu pensamento?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #389 Online: 14 de Dezembro de 2009, 18:44:46 »
Você está afirmando que a imaginação existe? O que é que você está dizendo concretamente?

O ato de imaginar existe. A imaginação pode vir a ser real ou não, assim como o submarino e várias coisas, na ciência e na arquitetura, como exemplificou.

Ah, posso: A crença em Deus, demônios, anjos, sapo voadores tocadores de guitarra alienígenas, são exemplos. Por mais que vc imagine que eu não existe, eu não vou deixar de existir, assim como, por mais que imagine que "sapos voadores..." existam, eles não irão existir.... Deu pra entender?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #390 Online: 14 de Dezembro de 2009, 19:37:38 »
Mussain!

........................................................... ...............

Ah, posso: A crença em Deus, demônios, anjos, sapo voadores tocadores de guitarra alienígenas, são exemplos.

Então você está-me a dizer, que nem tudo o que a mente humana fantasia, pode ser transformado em realidade material, é isso? Você acredita que os engenheiros não conseguem criar tecnologia para gerar guitarristas alienigenas, sapos voadores, ou até mesmo X-Man?

O génio humano pode inventar, ou vir a inventar sabe-se lá o quê; mas demónios, anjos ou mesmo "Deus", não... Pelos vistos, na sua opinião, são estes os limites da capacidade intelectual, mental ou espiritual humana... Então o Homem consegue criar quase tudo o que imaginar, desde que se transforme num projecto de engenharia cientificamente arquitectado! :)

Por mais que vc imagine que eu não existe, eu não vou deixar de existir,

Que motivos teria eu para me concentrar em tal duelo mental, se não sou seu inimigo... Quando até lhe encontro bastante piada... :D

assim como, por mais que imagine que "sapos voadores..." existam, eles não irão existir.... Deu pra entender?

Desculpe-me, tenho mais que fazer, do que me dedicar a conjecturar sapos voadores... Todavia, não desdenhe da capacidade tecnológica do homo-sapiens.

Também o Homem não voava e agora é o "avoador" mais espantoso deste planeta. Num dos últimos programas do canal "Odisseia" que eu vi, já está em estudo um projecto de criar um fato-macaco de "avoador", com asas tipo anjo ou morcego. O protótipo de Leonardo de Vinci, pode finalmente vir a funcionar em pleno...:idea:

Portanto, não me admira, que mais dia menos dia, um engenheiro aeronáutico qualquer, ponha um sapo a voar, nem que seja só para lhe mostrar, que você coloca demasiados impossíveis ao talento humano...
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2009, 21:20:12 por lusitano »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #391 Online: 15 de Dezembro de 2009, 08:38:03 »
Lusitano-> Se algumas coisas que imagino podem se tornar reais, então qualquer coisa que imagino são reais.

Portanto, posso pensar qualquer groselha.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #392 Online: 15 de Dezembro de 2009, 10:11:59 »
Lusitano, qual a diferença em dizer:

" A natureza é divina, somos divinos, Deus está em tudo..."

e

"A natureza não tem nada de divina, não temos nada de divino, não há um deus sequer..."

Qual a diferença se na minha vida diária, qualquer dessas informações sendo verdadeira não alteraria em nada a minha vida? A natureza sendo divina ou não não irá mudá-la, eu sendo divino ou não, não irei mudar (nenhum deles irá ganhar ou perder nenhuma característica) deus existindo ou não não irá fazer a mínima diferença no mundo certo?

Afinal se deus é a natureza não adianta rezar pra ele porque a natureza não responde orações (não que eu saiba) e um deus que não responde orações é inútil certo? Então qual a diferença de um deus que é tudo pra um deus inexistente? Qual a diferença de um deus inútil pra um inexistente se ambos não servem pra nada?
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #393 Online: 15 de Dezembro de 2009, 12:52:29 »
Então o Homem consegue criar quase tudo o que imaginar, desde que se transforme num projecto de engenharia cientificamente arquitectado!
Colocaria desta forma: "Desde de que seja possível, provavelmente sim".

Que motivos teria eu para me concentrar em tal duelo mental, se não sou seu inimigo... Quando até lhe encontro bastante piada...
O que falei foi um exemplo. Um exemplo de que nem tudo que vc imagine irá se tornar realidade.... ...e não é porque vc imaginou que isto se tornou real. Agora entendeu...?

Portanto, não me admira, que mais dia menos dia, um engenheiro aeronáutico qualquer, ponha um sapo a voar, nem que seja só para lhe mostrar, que você coloca demasiados impossíveis ao talento humano...
Como eu sempre digo.... "Eu posso piorar a hipótese hehe..." Quer mais qualidade ao sapo voador, pra vê entra o que estou tentando dizer...?

Ele é tocador de guitarra, fala alemão, estuda lá no cefeft de fortaleza.... Ah, posso piorar mais ainda.... Acho que a capacidade humana irá inventar este sapo...?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #394 Online: 15 de Dezembro de 2009, 14:52:22 »
Agnóstico!

........................................................

Re: A Razão da não existência de "Deus".

.......................................................

Lusitano-> Se algumas coisas que imagino podem se tornar reais, então qualquer coisa que imagino são reais.

Parece-me que isso depende da sua qualidade como imaginador e da sua capacidade como executor do produto da mesma.

Portanto, posso pensar qualquer groselha.

Concerteza!!!

Eu pessoalmente sou pobre de imaginação; portanto não inventei a banda desenhada cinematográfica, nem a "Disneylândia" por exemplo...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #395 Online: 15 de Dezembro de 2009, 15:50:34 »
CTHULHUZINHO

Rlyeh!

--------------------------------------
---------------------------------------
Lusitano, qual a diferença em dizer:

" A natureza é divina, somos divinos, Deus está em tudo..."

e

"A natureza não tem nada de divina, não temos nada de divino, não há um deus sequer..."

Na minha opinião é uma diferença de atribuição, em termos de adjectivação, e de economia de linguagem por exemplo:

"O homem não tem nada de natural, não temos nada de natural, não há um natural sequer..." Só existe deus.

Qual a diferença se na minha vida diária, qualquer dessas informações sendo verdadeira não alteraria em nada a minha vida? A natureza sendo divina ou não, não irá mudá-la, eu sendo divino ou não, não irei mudar (nenhum deles irá ganhar ou perder nenhuma característica) deus existindo ou não não irá fazer a mínima diferença no mundo certo?

Se for simplesmente por uma questão de economia de linguagem, concerteza que você está certo! Suponho que a sua qualidade de vida não se alterará em nada, se você nunca utilizar a palavra "deus".

Afinal se deus é a natureza não adianta rezar pra ele porque a natureza não responde orações (não que eu saiba) e um deus que não responde orações é inútil certo? Então qual a diferença de um deus que é tudo pra um deus inexistente? Qual a diferença de um deus inútil pra um inexistente se ambos não servem pra nada?

Aqui, parece-me que você não está a ver o filme completo. Se você é "deus", porque é parte da Natureza, então há várias maneiras distintas de rezar: uma é, você encarando a Natureza como uma abstracção com a qual não se consegue comunicar de forma nenhuma, e portanto Ela é surda e muda para as suas orações - e outra é Ela ser o que a Humanidade e os outros seres animados e inanimados são para nós - e todos nós os humanos uns para os outros, numa relação de interdependência em que nos ajudamos e comunicamos uns com os outros.

Então se rezar for "puxar o saco de deus" ou da Natureza, consoante for o caso - por exemplo - se eu estiver desempregado, dirijo-me pessoalmente a "deus" cara-a-cara, solicitando-lhe trabalho; isto é, à "divina" pessoa dum empresário, ou de outra pessoa qualquer, que possa precisar dos meus serviços e que eventualmente me empregará... Mas se não for essa a necessidade, então dirijo-me a "deus" doutro modo, que é precisamente o que eu estou a fazer neste mesmo momento. Estou a dialogar com "deus" e a regatear com ele o valor ou a vantagem ou mesmo a desnecessidade de utilizar terminologia mistica mais ou menos arcaica. Isto é: estou conversando consigo, e você está sendo bastante simpático para comigo. ( Portanto "Deus" está conversando com "Deus", ou rezando...)

Claro - que eu por economia de linguagem - também posso dar-me ao luxo de rarificar a utilização da palavra "deus"... Todavia como eu vivo numa sociedade que faz um pródigo uso desse vocábulo, então também eu a utilizo prodigamente. Como é o caso dos foristas que criaram este tópico.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2009, 15:55:04 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #396 Online: 15 de Dezembro de 2009, 16:27:28 »
Mussain!

UMA REDE.... ...ACHO QUE IREI EVITÁ-LA...

Então o Homem consegue criar quase tudo o que imaginar, desde que se transforme num projecto de engenharia cientificamente arquitectado!

........................................................... ........................................

Colocaria desta forma: "Desde de que seja possível, provavelmente sim".

E como é que um inventor sabe o que é possível ou não, antes de se pôr a imaginar e a tentar materializar as suas fantasias?

Que motivos teria eu para me concentrar em tal duelo mental, se não sou seu inimigo... Quando até lhe encontro bastante piada...

........................................................... .................

O que falei foi um exemplo. Um exemplo de que nem tudo que vc imagine irá se tornar realidade.... ...e não é porque vc imaginou que isto se tornou real. Agora entendeu...?

Muito bem - apesar de eu detestar este seu exemplo - você tem uma imaginação tremenda, coloquemos a questão desta forma: Existir conforme esta sua metáfora, é estar vivo e mais ou menos saudável, não é assim... Então extrapolando para outra área territorial comparada, quantas pessoas deixaram de existir, justamente, porque alguém se encarregou de lhes dar sumiço?

Os jornais noticiosos passam os "santos e divinos" dias, a contar eventos diários desse estilo. Os generais e os peritos em assassinato, são especialistas em planificar o extermínio e a inexistência de quantidades incríveis de semelhantes e se calhar, nem canibais são... Presumivelmente, só o fazem por motivos "desportivos ou competitivos; e quem sabe, talvez até para demonstrarem que só pode existir quem eles permitirem que exista..."8-)

........................................................... ........................

Como eu sempre digo.... "Eu posso piorar a hipótese hehe..." Quer mais qualidade ao sapo voador, pra vê entra o que estou tentando dizer...?
Ele é tocador de guitarra, fala alemão, estuda lá no cefeft de fortaleza.... Ah, posso piorar mais ainda.... Acho que a capacidade humana irá inventar este sapo...?

Concerteza :!: :!: :!: Que já vi esse personagem, ou personagens, ou alguns muito parecidos, nalgum filme, ou incluso numa loja de brinquedos de última geração. Ou precisa de ser carne e osso?

As últimas notícias do canal história, dizem que está para breve o surgimento de vida "artificial" e de ciborgues.

O Homem é um "deus" com próteses, editou um professor de filosofia e psicologia "científica", num dos livros que tenho em casa... E eu atrevo-me a concordar com ele.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 16:39:44 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #397 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:51:06 »
"transforme num projecto de engenharia cientificamente arquitectado!"

E como é que um inventor sabe o que é possível ou não, antes de se pôr a imaginar e a tentar materializar as suas fantasias?
Lembra da história do sapo? Pois é. Ela um exemplo.

Muito bem - apesar de eu detestar este seu exemplo - você tem uma imaginação tremenda, coloquemos a questão desta forma: Existir conforme esta sua metáfora, é estar vivo e mais ou menos saudável, não é assim... Então extrapolando para outra área territorial comparada, quantas pessoas deixaram de existir, justamente, porque alguém se encarregou de lhes dar sumiço?

Os jornais noticiosos passam os "santos e divinos" dias, a contar eventos diários desse estilo. Os generais e os peritos em assassinato, são especialistas em planificar o extermínio e a inexistência de quantidades incríveis de semelhantes e se calhar, nem canibais são... Presumivelmente, só o fazem por motivos "desportivos ou competitivos; e quem sabe, talvez até para demonstrarem que só pode existir quem eles permitirem que exista..."Cool
Vc dá umas voltas boas... Mas a gente mata aqui: Tudo que nós conseguimos imaginar é real, ou seja, faz parte da matéria, assim como é imaginada, como o meu exemplo do sapo, segundo vc. A lógica é: Se eu imaginei tal sapo, então ele existe. Certo?

Ou precisa de ser carne e osso?
Mas é claro. Se não teria dito de brinquedo, oras.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #398 Online: 16 de Dezembro de 2009, 18:39:00 »

Mussain:

A respeito de anfíbios, encontrei este artigo, na Net, embora eu já tenha visto em televisão no canal BBC, "vida selvagem".

"O sapo voador" 

Os sapos voadores vivem quase que exclusivamente nas árvores, apenas descendo para acasalar ou colocar ovos.

São chamados sapos voadores, porque, quando se sentem ameaçados, conseguem saltar de ramo em ramo, graças às suas patas de quatro dedos. As membranas que têm entre os dedos permitem-lhes planar no ar até cerca de 15 metros de distância.

Estes sapos têm até 10 cm, podendo ser de cor verde vivo.

Comem sobretudo insectos.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #399 Online: 16 de Dezembro de 2009, 19:21:44 »
Shalom Aleichem

E veremos a lógica das mesmas.

Certa vez eu estava ouvindo um programa americano ateísta, nele uma participante fez uma colocação muito interessante. Ela disse que quando nos referirmos alguma coisa que lhe seja atribuída a ideia de existência, logo é necessário um lugar para tal, ou seja, um espaço, um lugar onde essa coisa que se alegar existir deve estar. Por exemplo, se eu digo que algo existe,logo o espaço para tal é necessário. Isso serve até para coisas abstratas, como: amor, raiva, vontade, que no caso aí o espaço é o “agente” desses sentimentos.

Ou seja, se alguém afirma que deuses EXISTEM, e em seguida pararmos para analisar a palavra EXISTE, um espaço para isso deve existir. Sendo assim, eu respondo a pergunta do colega com outra pergunta: em que lugar, espaço, âmbito os deuses podem estar? Há como verificar? Assim como se verifica algo comum existente, pois sendo existente, logo ele ou ela deve estar.

Ficou claro, ou não?
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!