Autor Tópico: "Lógica" Espírita (Era Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião  (Lida 25792 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Ambientalista baiana diz que buraco negro engoliu o avião
« Resposta #75 Online: 05 de Junho de 2009, 18:20:11 »
Mr. Mustard. Já foi provado, filosoficamente. Infelizmente, eu não sou oftalmologista e não posso fazer muita coisa pelos que não enxergam.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 05 de Junho de 2009, 18:24:47 »
Mr. Mustard. Já foi provado, filosoficamente. Infelizmente, eu não sou oftalmologista e não posso fazer muita coisa pelos que não enxergam.

Não acredito que uma pessoa que perde um parente esteja muito preocupado com uma explicação filosófica. Afinal, a "alma" dela pode ir para qualquer lugar, mas o desejo era que este parente estivesse vivo, bem vivo.

Quanto a sua piadinha sobre o oftalmologista, "enxergar" para você é uma coisa totalmente diferente para mim.

Por tanto, prove alguma coisa e reveja seus conceitos sobre empatia.
« Última modificação: 05 de Junho de 2009, 18:32:17 por Mr. Mustard »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 05 de Junho de 2009, 18:39:39 »

Então qual é a prova filosófica?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #78 Online: 05 de Junho de 2009, 18:47:04 »
Leafar.

O que afinal prova que a morte é a libertação da alma?
E o que prova que existem almas?
O que é uma prova filosófica?

Por favor, responda a estas perguntas, uma após a outra, explique-as.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 05 de Junho de 2009, 20:18:28 »
Citação de: Leafar
As pessoas morrem, oras. A morte não é um castigo, muito pelo contrário. É a libertação da alma. Por que seria sempre necessário um "carma" anterior para a morte? O sofrimento em si é que pode ser um castigo ou uma prova para quem o sofre. O pessoal do vôo teve um sofrimento que se restringiu a alguns minutos até a morte propriamente dita. Pior é quem sofre por anos antes de expirar.

Prove.
Sob o ponto de vista espírita, da existência e sobrevivência da alma, é algo óbvio, pois é como libertar-se do cativeiro. Mas isso é para os bons (ou para os que ao menos buscam o bem), porque para os maus, na realidade, a morte representa o início dos castigos.

Prove, e pare de poesia cara... cade a prova???  Ou, tipo assim, é fé cega?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 05 de Junho de 2009, 20:22:43 »
Citação de: Leafar
As pessoas morrem, oras. A morte não é um castigo, muito pelo contrário. É a libertação da alma. Por que seria sempre necessário um "carma" anterior para a morte? O sofrimento em si é que pode ser um castigo ou uma prova para quem o sofre. O pessoal do vôo teve um sofrimento que se restringiu a alguns minutos até a morte propriamente dita. Pior é quem sofre por anos antes de expirar.

Prove.
Sob o ponto de vista espírita, da existência e sobrevivência da alma, é algo óbvio, pois é como libertar-se do cativeiro. Mas isso é para os bons (ou para os que ao menos buscam o bem), porque para os maus, na realidade, a morte representa o início dos castigos.
E....
Cade a prova?
Isso é filosófico, oras. Todos querem o bem para si mesmos, maximizar os ganhos ou minimizar os prejuízos. Se você sabe que a morte lhe reserva algo melhor, você a deseja (nas condições em que esse melhor possa ser alcançado, claro); caso contrário, você a teme.

Você já ouviu falar em empatia? Para entender o que eu estou dizendo você precisa se imaginar aceitando a minha base de crenças, ou seja, você precisa se imaginar aceitando a existência dos espíritos e de Deus como um fato, como eu aceito. Não adianta tentar entender a minha resposta na sua base materialista. Ela não faria nenhum sentido.

Quando você se coloca sob o meu ponto de vista, a minha resposta é óbvia.
OK, mas do ponto de vista prático, real... Cade a prova?

Vê só... quando ele fala para alguém se colocar no ponto de vista dele ele está falando essa imensa baboseira:

Se você aceitar meus dogmas e aximos, a prova é óbvia

ou

Se você aceitar o espiritismo, você vai ver que o espiritismo é provado

Eu nem consigo acreditar, juro...

Leafar, jura para mim que você não percebe que isso é uma tremenda asneira?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 05 de Junho de 2009, 20:40:17 »
Experimente usar a ciencia, é melhor para tratar de fatos! Sua filosofia parece não lidar bem com a realidade.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #82 Online: 05 de Junho de 2009, 22:35:27 »

Então qual é a prova filosófica?
Uma coisa é considerada provada filosoficamente quando somente uma explicação for possível para explicar um fenômeno. Por exemplo, quando se ouve falar das mesas girantes, quando se tem contato com uma obra mediúnica, etc., há casos em que somente a explicação espiritual é capaz de explicar o fenômeno. É claro que a má vontade acaba apelando para o charlatanismo desinteressado como último argumento, mas esse argumento é anedótico e não pode ser levado a sério.

Então, quando não resta mais nada e só uma explicação é capaz de resolver todas as dificuldades da questão, pode-se ser considerado provado filosoficamente. Claro é também que a aceitação da prova filosófica é algo pessoal, ao contrário da aceitação da prova científica, que é mandatória, pois num caso só se chega pelo raciocínio, e no outro chega-se tocando-se, cheirando, vendo, etc., o que é impossível de se negar. Uma pessoa de mente obtusa, portanto, pode não ser capaz de assimilar, pelo raciocínio, as verdades filosóficas e, claro, também não se pode obrigá-la a aceitá-las. Mas o fato de outras pessoas não conseguirem compreender o raciocínio, isso não é motivo para quem entenda deixar de considerar como uma verdade adquirida. Imagina se Einstein ia deixar de considerar a Relatividade uma verdade (antes da foto) só porque a maioria dos cientistas não era capaz de acompanhar o raciocínio dele?

Por exemplo, em existindo os espíritos, eu digo que as leis morais enunciadas em OLE são as únicas possíveis para haver estabilidade entre os seres inteligentes do universo, porque elas visam alcançar a absoluta justiça. Por isso elas são tidas, pelos espíritas, como verdades filosóficas. Já a geração espontânea não pode ser considerada verdade filosófica, pois há teorias concorrentes e ao mesmo tempo lógicas que disputam espaço com ela. Somente quando a questão for resolvida definitivamente, seja pelo lado da ciência ou pelo lado da filosofia, e ela for a única teoria sobrevivente, ela poderá ser considerada uma verdade filosófica. Perceberam?

É claro que nada impede que apareçam novos dados, ou novas teorias capazes de causar uma reviravolta na teoria uma vez aceita. Por isso Kardec falava muito sobre "verdades práticas" e não sobre "verdades absolutas". As verdades práticas são suficientes para o momento enquanto não se vislumbra a possibilidade da existência de explicações alternativas. Mas se não há explicações alternativas é que também, para o momento, elas não se fazem necessárias. É como se entrássemos no período normal de Kuhn, só que para a Filosofia.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 05 de Junho de 2009, 22:47:22 »
Entendo...
Esse raciocínio pode provar filosóficamente tambem ET's, duendes e papai-noel. Entendo que uma mente obtusa realmente não conseguiria ver a realidade da existencia destes seres segundo essa óptica.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 05 de Junho de 2009, 22:57:46 »
Prezado Leafar,

Você sabe o que é Filosofia? Então aí vai uma definição: "Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionado ao mundo e ao homem." - Extraido da Wikipedia.

Agora, antes de qualquer coisa: Prove racionalmente e criticamente que a morte é a libertação da alma.

Mas por favor, só não vá dizer que Platão era espírita.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #85 Online: 05 de Junho de 2009, 23:13:37 »
Prezado Leafar,

Você sabe o que é Filosofia? Então aí vai uma definição: "Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionado ao mundo e ao homem." - Extraido da Wikipedia.

Agora, antes de qualquer coisa: Prove racionalmente e criticamente que a morte é a libertação da alma.

É a libertação das misérias dessa vida, pois a alma não possui necessidades materiais. O corpo é como uma bola de ferro, que nos mantém preso a este terceiro mundo do sistema solar e turba a nossa inteligência. Livre dele, a alma pensa melhor, pode ir mais longe, conhecer outros lugares, pois que se torna desimpedida da matéria. E isso além de não estar mais sujeito a vicissitudes (doenças, acidentes, ameaças, etc...). A alma não tem nada disso com que se preocupar. Isso, é claro, só para os bons. Os maus encontram punição do outro lado e acabam tendo uma vida até mais restrita do que a que tinham aqui.

Quer mais argumentos ou esses são suficientes? Em existindo espíritos, é uma simples questão de enxergar o óbvio.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 05 de Junho de 2009, 23:16:46 »
Prezado Leafar,

É a libertação das misérias dessa vida, pois a alma não possui necessidades materiais. O corpo é como uma bola de ferro, que nos mantém preso a este terceiro mundo do sistema solar e turba a nossa inteligência. Livre dele, a alma pensa melhor, pode ir mais longe, conhecer outros lugares, pois que se torna desimpedida da matéria. E isso além de não estar mais sujeito a vicissitudes (doenças, acidentes, ameaças, etc...). A alma não tem nada disso com que se preocupar. Isso, é claro, só para os bons. Os maus encontram punição do outro lado e acabam tendo uma vida até mais restrita do que a que tinham aqui.

Quer mais argumentos ou esses são suficientes? Em existindo espíritos, é uma simples questão de enxergar o óbvio.

Sim, quero mais argumentos:

a) Espíritos... É óbvio que eu adoraria de uma prova de sua existência. Tem alguma que não seja filosófica?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 05 de Junho de 2009, 23:22:17 »
Uma coisa é considerada provada filosoficamente quando somente uma explicação for possível para explicar um fenômeno. Por exemplo, quando se ouve falar das mesas girantes, quando se tem contato com uma obra mediúnica, etc., há casos em que somente a explicação espiritual é capaz de explicar o fenômeno. É claro que a má vontade acaba apelando para o charlatanismo desinteressado como último argumento, mas esse argumento é anedótico e não pode ser levado a sério.

Você está dizendo fraudes são provadas filosoficamente, o que é um absurdo. Há casos em que somente a estupidez e a ignorância são capazes de inventar espíritos para explicar um fenômeno, nada mais do que isso.

Por exemplo, em existindo os espíritos, eu digo que as leis morais enunciadas em OLE são as únicas possíveis para haver estabilidade entre os seres inteligentes do universo, porque elas visam alcançar a absoluta justiça. Por isso elas são tidas, pelos espíritas, como verdades filosóficas. Já a geração espontânea não pode ser considerada verdade filosófica, pois há teorias concorrentes e ao mesmo tempo lógicas que disputam espaço com ela.

Isso é uma asneira monumental. Que coragem!!!
Quer dizer que qualquer bobagem explicada por uma lógica inventada, sem uma teoria concorrente, pode ser considerada uma verdade filosófica?

Acabei de criar uma verdade filosófica: O pum dos gnomos é rico em ectoplasma .

É claro que nada impede que apareçam novos dados, ou novas teorias capazes de causar uma reviravolta na teoria uma vez aceita. Por isso Kardec falava muito sobre "verdades práticas" e não sobre "verdades absolutas". As verdades práticas são suficientes para o momento enquanto não se vislumbra a possibilidade da existência de explicações alternativas. Mas se não há explicações alternativas é que também, para o momento, elas não se fazem necessárias. É como se entrássemos no período normal de Kuhn, só que para a Filosofia.

Na realidade se observa o contrário. Kardec disse uma porção de asneiras que são tomadas por espíritas fanáticos como "verdades absolutas".  Aquilo que deixa de ser "verdades absoluta" torna-se  uma "verdade prática" a posteriori. Os espíritas vão mantendo sua fé cega numa infinidade de baboseiras desde o final XIX como "verdades absolutas" mas à medida que não conseguem sustentar suas bobagens vão usando o recurso de ostentá-las como "verdades práticas". Muito conveniente e ajuda a manter essa falsa imagem de "mente aberta" que o espiritismo insiste em transmitir.

« Última modificação: 05 de Junho de 2009, 23:26:46 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #88 Online: 05 de Junho de 2009, 23:28:03 »
Prezado Leafar,

a) Espíritos... É óbvio que eu adoraria de uma prova de sua existência. Tem alguma que não seja filosófica?

Claro!

http://www.opiniaoespirita.org/esopdm_ak.htm

../forum//topic,15385.msg309167/topicseen.html#msg309167

E se você procurar por William Crookes, verá até fotografias publicadas em Revistas Científicas de renome, do jeito que vocês bem gostam.

Mas da evidência dos espíritos para frente, o que se tem é mais filosofia.

Um abraço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 05 de Junho de 2009, 23:32:20 »
Prezado Leafar,

Você tira um coelho atrás do outro da cartola. Vai falando..falando.."verdades filosóficas" atrás de "verdades filosóficas". Assim fica até difiícil de acompanhar tanta "filosofia".

Leafar, deixa de ser teimoso.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #90 Online: 05 de Junho de 2009, 23:32:49 »
Prezado Leafar,

Claro!

E se você procurar por William Crookes, verá até fotografias publicadas em Revistas Científicas de renome, do jeito que vocês bem gostam.

Um abraço.

Desculpe Leafar,

Eu realmente não acredito que vc mandou links embasados em edições e sites espíritas. Por favor, querer provar é uma coisa, mas desafiar a inteligência alheia é outra. Tenha dó!

E pior, o link com o tópico aqui do CC foi postado por vc mesmo! Que absurdo!
E o mais absurdo ainda: Vc está tentando provar a existência de espíritos por fotografias!

Lamentável amigão. Agora vc pegou pesado demais.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #91 Online: 06 de Junho de 2009, 00:12:08 »

É claro, a unica explicação é aquela que voce achar melhor, uma mesa girante só pode ser obra de um fantasma, os fantasmas adoram fazer isso, a eternidade deve ser uma chatice.
E o charlatanismo é descartado por conveniencia para não complicar o processo filosófico.

Então, quando não resta mais nada e só uma explicação é capaz de resolver todas as dificuldades da questão, pode-se ser considerado provado filosoficamente. Claro é também que a aceitação da prova filosófica é algo pessoal, ao contrário da aceitação da prova científica, que é mandatória, pois num caso só se chega pelo raciocínio, e no outro chega-se tocando-se, cheirando, vendo, etc., o que é impossível de se negar. Uma pessoa de mente obtusa, portanto, pode não ser capaz de assimilar, pelo raciocínio, as verdades filosóficas e, claro, também não se pode obrigá-la a aceitá-las. Mas o fato de outras pessoas não conseguirem compreender o raciocínio, isso não é motivo para quem entenda deixar de considerar como uma verdade adquirida. Imagina se Einstein ia deixar de considerar a Relatividade uma verdade (antes da foto) só porque a maioria dos cientistas não era capaz de acompanhar o raciocínio dele?

E como se chega a somente uma explicação plausivel? Seria necessário um tempo quase infinito para refutar todas as explicações possiveis para um evento qualquer.

E porque nenhum evento paranormal nunca foi provado cientificamente, tocando-se, cheirando, vendo, etc. para se ter uma prova impossivel de negar?
Por exemplo, em existindo os espíritos, eu digo que as leis morais enunciadas em OLE são as únicas possíveis para haver estabilidade entre os seres inteligentes do universo, porque elas visam alcançar a absoluta justiça. Por isso elas são tidas, pelos espíritas, como verdades filosóficas. Já a geração espontânea não pode ser considerada verdade filosófica, pois há teorias concorrentes e ao mesmo tempo lógicas que disputam espaço com ela. Somente quando a questão for resolvida definitivamente, seja pelo lado da ciência ou pelo lado da filosofia, e ela for a única teoria sobrevivente, ela poderá ser considerada uma verdade filosófica. Perceberam?

Uma verdade filosófica pode ser traduzida como sendo um conclusão que se chega quando não há nenhuma outra hipótese?

Então a hipótese de que a terra é achatada erra uma verdade filosófica na idade média?

Há, sei, enquanto não houver nehuma explicação descente vamos usar qualquer uma meia-boca, só pra não dizer que não sabemos sobre uma coisa.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #92 Online: 06 de Junho de 2009, 00:18:46 »

Claro!

Um abraço.

Uma prova boa de que espiritos existem seria fazer um aparecer em publico pra varias pessoas verem e ouvirem, no meio da Times Square por  exemplo. E não em salas escuras e somente para pessoas determinadas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 06 de Junho de 2009, 00:25:55 »

Leafar, pelo visto você não conhece a história de Crookes e seu envolvimento íntimo com a médium Florence Cook que manifestava o espírito de Katie King em sessões de materialização surpreendentemente realistas, a ponto de o "espírito" ser capaz de tocar e de ser tocado pelos presentes. Abaixo as fotos de Florence Cook e de Kate King materializada:

Reparem a semelhança entre a médium e o espírito.

Willian Crookes tinha um caso amoroso com a médium e tudo indica que acobertava suas performances de materialização fraudulentas. Um caso inédito de ménage au trois com uma parceira espiritual !!!!
http://www.ceticismoaberto.com/referencias/katieking.htm

Crookes está de braços dados com King  inteiramente materializada. Palavras de Crookes:

"Eu participei de uma sessão ocorrida na última noite em Hackney (Londres, 29 de março de 1874). Katie nunca apareceu com uma perfeição maior, e por quase duas horas andou sobre o quarto, conversando familiarmente com os aqueles presentes. Em diversas ocasiões examinou meu braço ao andar, e  a impressão que fica em minha minha mente é que era uma mulher viva ao meu lado, em vez de um visitante do outro mundo... O Sr. Volckman ficará satisfeito em saber que eu posso corroborar sua opinião que o "fantasma" era um ser tão material quanto a senhorita Cook. Crookes  em seu livro Researches into the Phenomena of Modern Spiritualism.

Como é que tem gente que acredita nesse tipo de besteira?????? Incrível.
« Última modificação: 06 de Junho de 2009, 00:28:50 por Gigaview »

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #94 Online: 06 de Junho de 2009, 02:41:50 »
William Crookes já foi desmascarado há muito tempo. Lembro de já terem usado esse argumento comigo numa conversa pessoal, e a indicação imediata foi de leitura do texto no ceticismo aberto. Adivinhem se o cidadão aceitou a refutação?
Aqui não será diferente. Algum bla bla bla virá a seguir, sobre como há prova filosófica de que esses eventos realmente aconteceram.
« Última modificação: 06 de Junho de 2009, 02:44:20 por guicn »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #95 Online: 06 de Junho de 2009, 08:09:45 »
William Crookes já foi desmascarado há muito tempo. Lembro de já terem usado esse argumento comigo numa conversa pessoal, e a indicação imediata foi de leitura do texto no ceticismo aberto. Adivinhem se o cidadão aceitou a refutação?
Aqui não será diferente. Algum bla bla bla virá a seguir, sobre como há prova filosófica de que esses eventos realmente aconteceram.
A hipótese (repito, hipótese) de que Crookes tenha tido um envolvimento íntimo com Florence Cook, mesmo em sendo verdadeira, não explica porque ele arriscaria a sua já estabelecida reputação com algo que ele soubesse ser uma falsificação ou com um caso barato. É como se um cientista saísse com uma prostituta e já fosse logo arriscando a sua carreira científica num golpe barato contra a ciência.

Eu já discuti muito isso aqui e não pretendo retornar ao tema. Só citei para relembrar que a explicação materialista (a de charlatanismo) é totalmente insuficiente para explicar as fotos. Crookes simplesmente não precisava disso para fazer nome e, mais do que isso, mesmo em sendo verdadeiras, as fotos arriscavam a reputação dele. Se as fotos, em sendo verdadeiras, lhe trariam problemas pessoais e profissionais, o que o faria ficar em dúvidas quanto à sua publicação, é quase impossível que ele as publicasse se soubesse serem falsas. Ele precisava ter tido algum tipo de confiança pessoal na veracidade daquelas fotos.

E porque nenhum evento paranormal nunca foi provado cientificamente, tocando-se, cheirando, vendo, etc. para se ter uma prova impossivel de negar?
Já foi. Mas não por todas as pessoas. A prova é científica para quem já tocou ou cheirou. Já os demais, só podem aceitar filosoficamente (se quiserem, claro), até que tenham visto por si mesmos.

Uma verdade filosófica pode ser traduzida como sendo um conclusão que se chega quando não há nenhuma outra hipótese?
Exato! Quando não há nenhuma outra hipótese possível.

Então a hipótese de que a terra é achatada erra uma verdade filosófica na idade média?
Sim, enquanto ninguém ao menos desconfiava de que ela pudesse ser redonda. Era uma verdade parcial.

Há, sei, enquanto não houver nehuma explicação descente vamos usar qualquer uma meia-boca, só pra não dizer que não sabemos sobre uma coisa.
Não é usar uma "meia boca". A explicação precisa resolver todas as dificuldades apresentadas para a questão e não ter evidentes contradições internas ou com os fatos. A própria ciência faz isso o tempo todo. Por que aceitamos, por exemplo, a Relatividade e a Física Quântica, que são apenas verdades parciais (práticas)? Enquanto não surge coisa melhor, usamos elas mesmo, assim como usamos a Física Clássica (outra verdade prática) enquanto não se vislumbrava a Relatividade e a Quântica.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #96 Online: 06 de Junho de 2009, 10:33:53 »
A injustiça não é tolerada pelos justos
E por que os espiritas toleram e, mais, veneram o racista Rivail?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #97 Online: 06 de Junho de 2009, 10:40:43 »
A injustiça não é tolerada pelos justos
E por que os espiritas toleram e, mais, veneram o racista Rivail?
Porque ele não foi racista, e nem tampouco imoral ou injusto nas suas dissertações. Simples.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #98 Online: 06 de Junho de 2009, 11:10:59 »
Right, famado estava certo: "O preterismo é a chave."
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 06 de Junho de 2009, 11:17:50 »
A morte não é um castigo, muito pelo contrário. É a libertação das proteínas orgânicas para adubar a Terra.   :lazy:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!