Desculpem se não tive paciência de ler o tópico inteiro (cheguei na página 3); então se eu soar repetitivo, me falem.
Não é por nada, mas, dentro de sua lógica (a do cristianismo), o que o crente falou tem lógica. E qual seria a lógica disso? Simples: Deus criou a lógica, Deus criou essa "Matrix", então, obviamente, Ele não se aplica à ela. Sendo assim, conceitos mensuráveis como início e fim, claro e escuro... esses eternos antagonismos não são o que regem o Ser.
Dessa forma, ele poderia criar uma pedra que não pode levantar E levantar, porque esse negócio de peso, de PODER não existe... Deus não pode, deus É.
Não é que Deus não siga nenhuma lógica, mas não essa lógica que nós seguimos, onde 1+1=2, norte-sul-leste-oeste... sendo assim, não dá pra classificá-lo de acordo com nossos termos.
Bom, essa é a lógica deles, que eu de maneira alguma concordo. É uma daqueles paradoxos grotescos onde se cria uma camada auto-protetora, um espantalho.
E essa foi a interpretação que eu dei à resposta do crente, não sendo necessariamente a correta.