E, não esqueça, as escolas públicas são de responsábilidade do governo do estado. Eu posso estar enganado, mas o PT não governa TODAS as cidades do país, governa?
O ensino fundamental público fica a cargo dos municípios. O médio é de responsabilidade do governo do estado. O governo federal é responsável por algumas escolas de ensino fundamental e médio, como os CEFETs, por exemplo.
Mas é o ministério da educação que dita as políticas nacionais e libera as verbas. Quando um governador, por exemplo, pede verba para comprar milhares de notebooks para os professores (até hoje não entendi o propósito dessa idiotice), cabe ao ministério da educação questionar cuidadosamente o propósito de tal medida. E, na minha opinião, conferir como o dinheiro está sendo usado.
Sério que professores ruins, na maioria das vezes formados em universidades particulares, são culpa do Lula?!
Caramba, a lista ta crescendo. Vai ver ele que derrubou esse último avião também...
A maioria dos professores ruins do ensino fundamental tem formação de nível médio. São as normalistas, que fizeram o curso "normal" (é basicamente um ensino médio técnico em magistério). Quem determina que profissionais com esse nível de formação pode dar aulas, é o ministério da educação. Logo, é culpa do Lula. Quem permite que cursos superiores como o "Normal Superior" (que não passa de um curso de nível médio com mais horas/aula para parecer de nível superior) existam é o ministério da educação. Então novamente o Lula é culpado.
A maior parte dos professores concursados, do ensino médio, até onde sei, são formados em faculdades públicas. Não particulares. Então, sim a culpa é do Lula. O ministério da educação deveria avaliar melhor os profissionais com licenciatura (biologia, física, química, filosofia...). E determinar que as universidades invistam em mais disciplinas pedagógicas para quem pretende obter licenciatura em vez de bacharelado.
Os profissionais ruins formados em faculdades particulares são culpa do Lula? Não eram. Desde que o ProJovem começou, passaram a ser. Já que o governo concede bolsas de estudo em faculdades particulares. O governo dá dinheiro para instituições privadas nas quais até um analfabeto consegue entrar, cursar e sair com diploma.
E quem determina que uma faculdade particular ruim pode permanecer aberta é o governo federal. Então, sim o Lula é responsável pelos cursos de baixa qualidade, promovidos pelas instituições particulares. No meu entender, o governo deve avaliar e fechar os cursos particulares que não atendem aos padrões de qualidade. Isso raramente é feito.
Sobre as verbas para pesquisa no governo Lula, só tenho visto reclamações de pesquisadores de diversas áreas. A última informação que li é que os fundos destinados para pesquisa científica sofreram um corte de mais de 1 bilhão de reais. O CNPq, por exemplo, teve que reduzir o número de bolsas.