Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60182 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #150 Online: 28 de Julho de 2009, 20:32:24 »
Incrível a facilidade que vocês têm de negar algo que possuem e usufruem o tempo todo...

De fato, de todos os barbarismos que já li de vocês aqui, esse foi o que mais me surpreendeu... em todos os tempos.
Segundo a neurologia, cerca de 1 segundo antes de você se dar conta que vai mexer um braço, seu cerebro ja decidiu faze-lo, só que você não toma conhecimento disso... Onde entra o livre arbitrio aí?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 28 de Julho de 2009, 20:49:56 »
De fato, de todos os barbarismos que já li de vocês aqui, esse foi o que mais me surpreendeu... em todos os tempos.

Traduzindo:
Barbarismos em sua concepção seriam as coisas comprovadas científicamente e que não correspondem ao desejo humano, barbarismo para voce é ter que encarar a realidade quando ela não corresponde aos anseios e medos do homem, Barbarismo é tudo que não tiver algum ranço antropocentrista herdado dos homens primitivos e suas religiões e seus consolos fabricados sob encomenda.

Nessa sua concepção eu me orgulho de ser bárbaro.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #152 Online: 28 de Julho de 2009, 20:50:32 »
      Uma perguntinha pro mano Leafar:

- Os espíritos nascem na matéria ou antes mesmo de toda a matéria se formar já existiam os espíritos no tal do "mundo espiritual"?
Eu não posso dar respostas, ainda que supositícias, a respeito do princípio das coisas. Mas por ser constituído de seres racionais, seria mais lógico supor que o mundo espiritual pré-exista ao mundo material, e que este seja uma criação daquele. O Espiritismo diz que há 3 coisas absolutamente distintas na natureza: Espírito, Matéria e acima de tudo, Deus. E quando eu digo distintas é que a existência de um independe da outra.

Se o mundo espiritual já existia antes do surgimento do universo material, então, eles, os espíritos, seriam idependentes da matéria, o que, neutralisaria a necesssidade de encarnarem por aqui, em nosso "mundinho", para evoluirem. Caso os espíritos nasçam na matéria, então, nesse caso, o tal do "mundão espiritual" seria dependente da matéria, de modo que cada espírito passasse a se formar apartir da formação de criaturas materiais. Nesse caso, as primeiras criaturas a se formarem teriam em si espíritos "novinhos em folha", zero kilômetro, que, com a morte física dessas criaturas, passariam a constituir o tal do mundo espiritua, igualmente "zerinho, zerinho".
A existência dos espíritos independe da matéria. Seria a mesma coisa que dizer que é preciso matéria para fazer existir um poema, um pensamento, uma equação, etc... O espírito, para evoluir, precisa agir sobre a matéria. Por que as coisas são assim? Não sei, embora tenha as minhas conjecturas... O fato é que a matéria está aí e nós estamos aqui nos servindo dela. Então há uma necessidade.

O mundo espiritual, em seu princípio, seria desprovido de qualquer organização. Mas que droga! Já ia me esquecendo do tal do "Deus todo poderoso" por trás de tudo isso! Pera aí! Se o universo espiritual se formou com a matéria, então Deus também teria começado a se formar apartir da evolução do mundo espiritual. Nesse caso, Deuss seria filho e não pai da criação. Mas se Deus já existia antes de tudo, o que "diabos" ele fazia por toda uma eternidade no "NADA ABSOLUTO"?
Eu não sei, e o Espiritismo não se arrisca a resolver a questão do princípio de todas as coisas. Isso é tão abstrato quanto imaginar o infinito. Temos coisas que nos tocam mais de perto.

Minha cabeça vai explodir! Pera aí! Voltemos! Se Deus criou o universo espiritual antes de criar a matéria, então ele já existia antes da criação de tudo, sozinho no nada. Se ele criou os mundos espiritual e material simultaneamente, então o mundo espiritual não poderia ser mais especial que o maaterial. Se ele... Quer saber!? Desisto!
O mundo espiritual é mais especial que o material porque ele é o que pensa. O mundo material é inerte e ininteligente.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #153 Online: 28 de Julho de 2009, 20:52:17 »
Incrível a facilidade que vocês têm de negar algo que possuem e usufruem o tempo todo...

Segundo a neurologia, cerca de 1 segundo antes de você se dar conta que vai mexer um braço, seu cerebro ja decidiu faze-lo, só que você não toma conhecimento disso... Onde entra o livre arbitrio aí?
E aonde que a existência de um movimento involuntário impossibilita o livre-arbítrio? Todas as minhas decisões são involuntárias? Se eu resolvo cometer um crime isso é involuntário?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #154 Online: 28 de Julho de 2009, 20:58:26 »

Vai mais uma farofinha ai?
      Giga! Se continuar nesse rítimo, logo logo o "carinha" vai ter mais postágens que você rss. O quadro dele já tá ficando azulzinho!
Eu sou quase dois anos mais velho do que ele aqui no fórum e, logo, eu deveria ter mais posts mesmo. Se não tenho é porque não posto tanto assim.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #155 Online: 28 de Julho de 2009, 22:42:39 »
Leafar, a alma tem 21 gramas?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #156 Online: 28 de Julho de 2009, 22:54:32 »
Eu respondo se você me responder quanto pesa as Ilíadas de Homero. Ou ainda, quanto é que deve pesar um sentimento de amor ou ódio.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #157 Online: 28 de Julho de 2009, 22:58:25 »
Eu respondo se você me responder quanto pesa as Ilíadas de Homero. Ou ainda, quanto é que deve pesar um sentimento de amor ou ódio.

Perguntei primeiro.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #158 Online: 29 de Julho de 2009, 13:26:15 »

A questão é duvidar daquilo que não se mostra necessário pelas evidências ...
Deuses, espíritos, almas, perispíritos, duendes ou sacis.

Vc pode me demonstrar que possuo alma ou espírito ? Um sobrenatural pode até existir, mas vc, Rafael, não tem condições de estimar o que e como ele será se existir.  O que vc acredita, vem só dos dogmas que vc aceita questionando nada ou muito pouco deles.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 29 de Julho de 2009, 13:29:08 »
O que vc acredita, vem só dos dogmas que vc aceita questionando nada ou muito pouco deles.
Eu diria "nada", visto todas as suas respostas...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #160 Online: 29 de Julho de 2009, 13:36:46 »

Deuses são necessários sim. Quer ver uma necessidade? São úteis pra gente ficar discutindo aqui se eles existem ou não. Eles são um bom debate, o que é, no mínimo, um bom passatempo.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #161 Online: 29 de Julho de 2009, 13:48:12 »

Deuses são necessários sim. Quer ver uma necessidade? São úteis pra gente ficar discutindo aqui se eles existem ou não. Eles são um bom debate, o que é, no mínimo, um bom passatempo.

Então como melhor aposta de bom papo-furado, a chave sempre será o pretersacizismo. Vc  já se converteu ao Sacizismo ?
To raise your kids

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #162 Online: 29 de Julho de 2009, 14:04:41 »
Mas o que seria o pretersacizismo? A história dos sacis? Então acho que essa chave não abre muitas portas, no máximo umas duas...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #163 Online: 29 de Julho de 2009, 14:17:24 »
Mas o que seria o pretersacizismo? A história dos sacis? Então acho que essa chave não abre muitas portas, no máximo umas duas...
Abre tantas quanto o preterismo ;)! Talvez até mais :lol:  !!!!
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #164 Online: 29 de Julho de 2009, 14:27:16 »
A história e ação dos sacis no limpermeio emocional é surpreendente, sendo que o limpermeio pessoal depende do limpermeio universal e o limpermeio universal depende do limpermeio dos sacis sagrados, que é pessoal. Como vc vê, está tudo conectado! :lol:
To raise your kids

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #165 Online: 29 de Julho de 2009, 14:44:33 »
A história e ação dos sacis no limpermeio emocional é surpreendente, sendo que o limpermeio pessoal depende do limpermeio universal e o limpermeio universal depende do limpermeio dos sacis sagrados, que é pessoal. Como vc vê, está tudo conectado! :lol:
:lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 29 de Julho de 2009, 15:52:21 »
E digo mais, é óbvio que os sacis tem que existir para o pretersacizismo fazer sentido, essa é uma evidencia poderosa!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #167 Online: 30 de Julho de 2009, 13:02:27 »
Ok, mas a humanidade evoluiu nos últimos 100-150 anos, tanto intelectual como moralmente, muitíssimo mais do que evoluiu em toda a sua existência.

Não se está confundindo progresso técnico com moral e/ou intelectual?
O homo sapiens sapiens é basicamente o mesmo nos últimos 150/200 mil anos, apenas construímos lanças com maior alcance.

É como se ela [a humanidade] viesse numa rampa leve, inclusive com vários momentos de declínio, e subitamente transpusesse um degrau.

Se a “rampa” é leve e há momentos de declínio, como ainda se pode falar em evolução?
E em que momento houve o transpasse do tal degrau? Em Hiroshima? No Camboja do Khmer Vermelho? Na Rússia de Stálin? Em Guantánamo da era Bush? Em 11 de Setembro de 2001? No Senado do Sarney?

É claro que "moralmente" deixamos muito a desejar no século XX.

:!:Alerta de contradição: Como assim evoluímos muito nos últimos 100/150 anos mas o século XX deixou a desejar? Evoluímos ou não evoluímos? Não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Mas mesmo isso havia sido previsto, isto é, que as coisas melhorariam moralmente, mas antes de melhorar, iam piorar, e muito. É o que chamaram de a grande "tempestade anunciada".

Essa previsão chama-se “tirar o coelho da cartola” (ou um 'deus ex machina'), ou seja, se a previsão de evolução falhar, basta dizer que antes de melhorar piora – e como nunca melhora,  basta repetir esse bordão infinitamente.

A idéia espírita de evolução é uma piada.
Progresso por meio exclusivo da purgação é uma bobagem sado-masô.
Confundir progresso técnico com avanço ético/moral é cegueira.

[editada para corrigir um erro de digitação em 30/07/2009, 13:04h]
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 13:04:28 por pablito »

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #168 Online: 30 de Julho de 2009, 14:55:47 »
 :P
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #169 Online: 02 de Agosto de 2009, 09:37:49 »
Ok, mas a humanidade evoluiu nos últimos 100-150 anos, tanto intelectual como moralmente, muitíssimo mais do que evoluiu em toda a sua existência.
Não se está confundindo progresso técnico com moral e/ou intelectual?

O homo sapiens sapiens é basicamente o mesmo nos últimos 150/200 mil anos, apenas construímos lanças com maior alcance.
Progresso moral e intelectual são diferentes, embora o progresso moral dependa do progresso intelectual. Os homens podem até ser iguais, mas os espíritos estão em graus evolutivos diferentes.

É como se ela [a humanidade] viesse numa rampa leve, inclusive com vários momentos de declínio, e subitamente transpusesse um degrau.
Se a “rampa” é leve e há momentos de declínio, como ainda se pode falar em evolução?
Na Terra pode haver retrogradação. Mas não é que os espíritos retrogradaram, mas apenas foram substituídos por outros espíritos menos adiantados quando a geração mudou. Um exemplo disso é a Grécia de Sócrates e pós Sócrates. Muitos progressos que também existiam na época de Roma se perderam com a introdução do Cristianismo e a Inquisição, ou seja, houve um retrocesso temporário.

E em que momento houve o transpasse do tal degrau? Em Hiroshima? No Camboja do Khmer Vermelho? Na Rússia de Stálin? Em Guantánamo da era Bush? Em 11 de Setembro de 2001? No Senado do Sarney?
Não dá pra marcar uma data fixa. Os acontecimentos apenas se deram numa rampa forte. O progresso intelectual (ou técnico, como queira) se deu fortemente nos últimos 200 anos. Já a moral foi diferente. Se olharmos para o mundo do final do século XIX, quando a escravidão havia sido completamente erradicada do planeta, houve um forte declínio na geração seguinte, com a ascenção do facismo e do comunismo, que juntos causaram uma verdadeira hecatombe moral. Aliás, Hitler chegou a escravizar 7,5 milhões de civis na Europa ocupada. Então eu acho que o fundo do poço foi atingido na segunda guerra mundial. Antes dela, a moral da humanidade só piorava. E depois dela, a humanidade vem melhorando gradativamente. Eu marcaria o início da "tempestade anunciada" em 1914, com a explosão da primeira guerra mundial, acusaria o seu pior momento na segunda grande guerra e marcaria o seu fim, ao menos simbolicamente, com a reunificação do mundo logo após a queda do muro de Berlim em 1989 ou 1990. Não é que não tenhamos ainda problemas, longe disso, e eles demorarão algum tempo ainda para acabarem. Mas o tempo da barbárie definitivamente acabou, os poucos regimes opressores que ainda existem não vão durar mais muito tempo, pois estão isolados, decadentes e pressionados por todos os lados, e as nossas lutas daqui pra frente se darão num nível mais alto, mais filosófico e intelectual. Em outras palavras, o futuro da humanidade daqui para frente é brilhante para aqueles que quiserem tomar parte nele:

"Rejubilai-vos, pois, todos vós que aspirais à felicidade e que desejais participem dela os vossos irmãos, como vós mesmos: o dia chegou! A Terra trepida de alegria, porquanto vai assistir ao começo do reinado da paz que o Cristo, o divino Mestre, prometeu, reinado cujos fundamentos ele desceu a assentar." (Obras Póstumas, A Nova Geração, 30/01/1866)

Mas antes da paz, o temporal:

Todas as frontes se anuviam e a calma aparente de que gozais apenas serve para acumular maior quantidade de elementos destruidores.

Algumas vezes, antes da tempestade que destrói os frutos dos suores de um ano, surgem precursores que permitem se tomem as precauções necessárias a evitar, tanto quanto possível, as devastações. Desta vez, assim não será. Parecerá que o céu, depois de estar sombreado, se aclara; as nuvens fugirão; em seguida, de súbito, todos os furores, por longo tempo comprimidos, se desencadearão com inaudita violência.

Ai dos que não hajam preparado para si um abrigo! Ai dos fanfarrões que forem ao encontro do perigo com o braço desarmado e o peito descoberto! Ai dos que afrontarem o perigo empunhando a taça! Que terrível decepção os espera! A taça que empunham não lhes chegará aos lábios, antes que eles sejam atingidos!

À obra, pois, espíritas, e não esqueçais que todos deveis ter prudência e previdência. Tendes um escudo, sabei servir-vos dele. Tendes uma âncora de salvação, não a desprezeis.
(Obras Póstumas, Acontecimentos, 16/08/1867)

É claro que "moralmente" deixamos muito a desejar no século XX.

:!:Alerta de contradição: Como assim evoluímos muito nos últimos 100/150 anos mas o século XX deixou a desejar? Evoluímos ou não evoluímos? Não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Tecnicamente sempre evoluímos nos últimos 200 anos. Mas moralmente houve um período de declínio, não porque os espíritos tenham retrogradado, mas porque a geração anterior, composta de espíritos melhores, foi substituída por uma ou mais gerações compostas, em maioria, por maus espíritos. O progresso moral e intelectual não necessariamente andam juntos. Entretanto, se você comparar 1880 com 1940, houve declínio moral. Mas se você comparar 1880 com 2009, houve grande avanço. Entendeu a ideia?

Mas mesmo isso havia sido previsto, isto é, que as coisas melhorariam moralmente, mas antes de melhorar, iam piorar, e muito. É o que chamaram de a grande "tempestade anunciada".

Essa previsão chama-se “tirar o coelho da cartola” (ou um 'deus ex machina'), ou seja, se a previsão de evolução falhar, basta dizer que antes de melhorar piora – e como nunca melhora,  basta repetir esse bordão infinitamente.
Eu aceitaria esse seu argumento se os textos que falam da "tempestade" não existissem. No link abaixo há algumas dessas comunicações, todas dadas no século XIX:

http://www.opiniaoespirita.org/acontecimentos_ak.htm

A idéia espírita de evolução é uma piada.
Progresso por meio exclusivo da purgação é uma bobagem sado-masô.
Confundir progresso técnico com avanço ético/moral é cegueira.
Isso é resultado de uma análise superficial da questão. Eu aprofundaria a questão, mas o assunto não é curto e o post ficaria longo. Então encerro. Mas de qualquer forma, os espíritas não são responsáveis pelas coisas serem do jeito que são, mas apenas tentamos dar uma explicação para a realidade, explicação essa toda baseada no fato de que a vida não se encerra com a morte, de que a vida na Terra é regulada pelo mundo espiritual e que esse mundo é regido por leis absolutamente boas e justas.

Um abraço.

PS: Editei só para corrigir um erro de português e não houve mudança no post.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 21:28:05 por Leafar »

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #170 Online: 02 de Agosto de 2009, 12:05:37 »
E Tom e Jerry jamais vão conseguir pegar o PIPOSQUART, "fujão"!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 02 de Agosto de 2009, 17:17:00 »
explicação essa toda baseada no fato de que a vida não se encerra com a morte, de que a vida na Terra é regulada pelo mundo espiritual e que esse mundo é regido por leis absolutamente boas e justas.
que são dogmas da religião espírita, uma vez que não existe uma única evidencia de nenhuma dessas alegações.

Ou seja, para todo o bullshit deste post fazer algum sentido, alguma destas alegações fantasiosas deveria ser verdade.

E é claro que o assunto tem que ser extenso, sendo objetivo não se consegue disfarçar o racismo , non-sense e ingenuidade desta religião.
Como qualquer religião, se fabricam explicações misticas para se confortar as angustias e medos humanos.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #172 Online: 04 de Agosto de 2009, 16:28:44 »
Mas moralmente houve um período de declínio, não porque os espíritos tenham retrogradado, mas porque a geração anterior, composta de espíritos melhores, foi substituída por uma ou mais gerações compostas, em maioria, por maus espíritos.

Você percebe que este é um "deus ex machina"?

Quando a promessa de evolução não se cumpre, simplesmente se alega que os espíritos superiores foram para Marte e espíritos inferiores vieram à Terra, que eles são capazes de progressos técnicos mas incapazes de avanço moral. E, de novo, se atrasa o cumprimento de uma "evolução" do mundo.

E a contradição de afirmar (pois você afirmou) que houve uma "evolução" nos últimos 150/200 anos se mantém.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #173 Online: 04 de Agosto de 2009, 19:50:27 »

Vc tinha razão, um tanto repetitivo.
Explique mais detalhadamente isso:

"Assim, os mundos visível e invisível se interpenetram e se alternam incessantemente, se assim nos podemos exprimir, e se alimentam mutuamente; ou, melhor dizendo, na realidade esses dois mundos não constituem senão um só, em dois estados diferentes. "

Quer dizer duas coisas: primeiro que não existem vários universos. O universo é um só e se compõe da parte material e espiritual, e os dois se interagem continuamente. Claro que a vida que realmente importa é a do espírito, pois a vida material é apenas transitória. E segundo que os espíritos se revezam na vida corporal e no mundo espiritual, ou seja, enquanto uma geração está encarnada, outra ou outras encontram-se no mundo dos espíritos. Conforme rodam as gerações, rodam os espíritos.
[/quote]

Ou seja, existem dois mundos dentro de um mesmo universo: Um espiritual e um material.

Leafar, vc poderia definir, segundo a sua concepção, a palavra vida?

« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 20:03:40 por ANNE »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #174 Online: 04 de Agosto de 2009, 21:58:55 »
Anne,

Eu pensei um pouco para responder essa questão, pois ela não é óbvia.

O que caracterizaria algo com vida seria a capacidade de ser racional, ainda que fosse somente uma racionalidade rudimentar. Na realidade, as únicas coisas que são relevantes em termos de seres viventes são os seres racionais. Fora disso, o que existiria seria apenas uma existência mecânica que, penso eu, não poderia ser caracterizado como vida. E o que caracterizaria 1 vida seria um conjunto mínimo que representasse uma única individualidade racional. O homem, sem o Espírito, portanto, seria apenas uma máquina orgânica, que um dia vai parar de funcionar e se desintegrar. A única vida existente na realidade seria a do Espírito.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!