Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60183 vezes)

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Offline Barata Tenno

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #175 Online: 05 de Agosto de 2009, 06:58:01 »
Cachorro tem espirito? Cachorros evoluem acada geração? Existem cachorros com Mozart em Jupiter? ou cachorros não raciocinam? Macacos raciocinam?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Spitfire

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #176 Online: 05 de Agosto de 2009, 07:06:57 »
Macacos me mordam...

Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #177 Online: 05 de Agosto de 2009, 07:27:08 »
Cachorro tem espirito? Cachorros evoluem acada geração? Existem cachorros com Mozart em Jupiter? ou cachorros não raciocinam? Macacos raciocinam?
Eu sou da opinião que esses animais mais desenvolvidos tenham um princípio de racionalidade rudimentar ou latente. Nesse caso teriam vida propriamente dita. Mas se não for o caso, são apenas máquinas orgânicas programadas para desempenhar determinada tarefa e depois morrerem.

Quando vemos aqueles vídeos horríveis daqueles animais em que são retiradas as peles com eles ainda vivos, a única razão para nos compadecermos deles é porque julgamos que aqueles animais são seres capazes de sofrer, ou seja, instintivamente intuímos que possuam princípios racionais ou inteligentes que se ressintam daquelas agressões, como nós, humanos, nos ressentiríamos. Mas se esse princípio racional não existir neles, teríamos tanta razão para nos compadecermos por aqueles animais quanto nos compadeceríamos por um rádio relógio em que retirássemos a carcaça com ele funcionando.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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Offline Gaúcho

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #178 Online: 05 de Agosto de 2009, 07:52:38 »
Para se sofrer não é necessário racionalizar sobre a dor, basta apenas ter um sistema nervoso periférico...
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Offline Barata Tenno

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #179 Online: 05 de Agosto de 2009, 09:05:38 »
Então animais também tem espíritos e são imortais, e devem evoluir, cachorro quemorreatropelado e porque fez xixino tapete numa vida passada, se for torturado por crianças travessas e porquemorderamo dono numa outra encarnacao....
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Offline pablito

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #180 Online: 05 de Agosto de 2009, 17:07:51 »
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Mas se esse princípio racional não existir neles, teríamos tanta razão para nos compadecermos por aqueles animais quanto nos compadeceríamos por um rádio relógio em que retirássemos a carcaça com ele funcionando.

Apenas uma pergunta: este comentário significa que a DE não tá nem aí pro sofrimento animal* e, ainda por cima, o justifica com uma pretensa "ausência de espírito"?

*especificamente, formas cruéis de tratamento e abate.

Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #181 Online: 05 de Agosto de 2009, 20:38:38 »
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Mas se esse princípio racional não existir neles, teríamos tanta razão para nos compadecermos por aqueles animais quanto nos compadeceríamos por um rádio relógio em que retirássemos a carcaça com ele funcionando.

Apenas uma pergunta: este comentário significa que a DE não tá nem aí pro sofrimento animal* e, ainda por cima, o justifica com uma pretensa "ausência de espírito"?
Se fosse um fato para a DE que animais não tivessem alma, sim. Mas a DE não resolve o problema da alma dos animais, embora sugira que a de alguns animais pelo menos possam ser pré-condições de almas que serão um dia humanas.

Eu, por exemplo, sou da opinião que alguns animais possuem alma e outros não.

De qualquer forma, na dúvida, a DE não pode sugerir nada, a não ser que se respeite as coisas que não se conhece.

Um abraço.
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Offline Mr. Mustard

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #182 Online: 06 de Agosto de 2009, 09:38:14 »
Mas a DE não resolve o problema da alma dos animais, embora sugira que a de alguns animais pelo menos possam ser pré-condições de almas que serão um dia humanas.

De qualquer forma, na dúvida, a DE não pode sugerir nada, a não ser que se respeite as coisas que não se conhece.

"... Pré-condições de almas que serão um dia humanas..."

Cara, de onde você tira essas coisas?

Offline Mussain!

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #183 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:05:09 »
Ora... Da hilária doutrina espírita. hehhe
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 11:05:20 por Mussain! »

Offline Mr. Mustard

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #184 Online: 06 de Agosto de 2009, 10:58:31 »
Ora... Do hilária doutrina espírita. hehhe

Pois é! Eu tenho conhecimento da doutrina espírita (não detalhadamente), mas isto está passado dos limites! Como um animal, que pode ou não ter alma, um dia fica na fila de espera para que sua alma evolua para a alma humana... AAAAaAAAAaahhhhhhh!!!

Que papo doido!   :crazy: :crazy: :crazy:

Offline pablito

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #185 Online: 06 de Agosto de 2009, 11:05:32 »
Citar
[...]alguns animais pelo menos possam ser pré-condições de almas[...]

Como assim?
O animal, por algum mérito qualquer, poderia criar/desenvolver uma alma?
Mas, as almas não precedem os corpos?

Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #186 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:16:00 »
Citar
[...]alguns animais pelo menos possam ser pré-condições de almas[...]

Como assim?
O animal, por algum mérito qualquer, poderia criar/desenvolver uma alma?
Mas, as almas não precedem os corpos?
Há um erro de digitação. A sua pergunta seria essa:

"Mas, as almas não procedem dos corpos?"?

Resposta: segundo o Espiritismo, não. A alma teria uma outra origem que não o corpo material. Como eu já disse, seriam duas coisas completamente distintas. A alma apenas se serviria do corpo, mas não teria origem no corpo. Talvez nós mesmos já tenhamos usado corpos de animais em um passado distante.

Se a pergunta não era essa, por favor esclareça.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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Offline pablito

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #187 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:22:54 »
Não tem erro de digitação não. É "precedem" (existir antes) mesmo.

Do modo como você falou que talvez animais pudessem ser "pré-condições de almas", tinha entendido que sua hipótese era que uma alma surgiria num animal. Nesse sentido, a alma dependeria do corpo (do animal, no caso) para surgir.

Mas parece-me que você apenas levantou a hipótese, então, de que talvez alguma alma apenas possa ter-se utilizado de um corpo animal e não propriamente desenvolvido-se nele.

O que seriam "pré-condições de alma"?


Offline Diegojaf

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #188 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:34:20 »
Puuuuuuuutz...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #189 Online: 06 de Agosto de 2009, 19:34:04 »
Não tem erro de digitação não. É "precedem" (existir antes) mesmo.

Do modo como você falou que talvez animais pudessem ser "pré-condições de almas", tinha entendido que sua hipótese era que uma alma surgiria num animal. Nesse sentido, a alma dependeria do corpo (do animal, no caso) para surgir.

Mas parece-me que você apenas levantou a hipótese, então, de que talvez alguma alma apenas possa ter-se utilizado de um corpo animal e não propriamente desenvolvido-se nele.

O que seriam "pré-condições de alma"?


Ok.

O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional. Os animais não são racionais (em tese), então não são almas propriamente ditas. Mas podem ser algo em formação que se tornarão almas, no dia em que "comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal".

É isso que eu quis dizer com "pré-condições de alma". Eu não fui muito feliz no uso do termo, mas a ideia era essa.

Um abraço.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 19:36:38 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #190 Online: 07 de Agosto de 2009, 00:49:47 »
O que acho engraçado é que os espíritas descrevem a "realidade" espiritual conforme seus próprios gostos e critérios nada criteriosos. É uma bagunça tão grande que nem eles se entendem. Vejam o Leafar, por exemplo, que aparece aqui expondo pontos de vista que nem são plenamente aceitos por outras escolas espíritas, quanto mais pelos céticos.

Animais têm alma? Chame médiuns Emmanuelistas, Roustainguistas e  Ortodoxos e deixem cada qual descrever a sua "realidade" espiritual. Verão que não há consenso, porque essa "realidade" não é comum. É apenas um bullshit inventado e cada qual inventa do seu jeito. Simples.

Vocês andam dando corda demais ao Leafar...

Vejam as diferentes linhas espiritas e tirem suas conclusões.

1. Ortodoxos: É o kardecismo considerado tradicional, que não permite interpretações do “Pentateuco” de Allan Kardec diferente de como julgam ser o correto. Não tolera a presença de outros espiritismos, considera-os grupos espiritualistas, apenas.

2. Roustainguistas: São orientados por João Batista Roustaing, um advogado contemporâneo de Kardec. Diferentemente dos tradicionais, ensinam que o corpo de Jesus não era real, apenas aparente. Existe forte oposição entre ambos os grupos, inclusive na literatura há obras aceitas e rejeitadas.

3. Científicos: Também chamados de Laicos. No século XIX,, foram liderados pelo professor Angeli Torteroli. Formavam uma frente de oposição aos chamados Místicos. Entre outras coisas, procuravam desassociar o espiritismo do cristianismo.

4. Místicos: Liderados por Bezerra de Menezes, um dos primeiros presidente da FEB e considerado por muitos o Kardec brasileiro, supervalorizam o lado religioso da Doutrina Espírita. Consideram-se os cristãos verdadeiros.

5. Ubaldistas: Grupo influenciado pelos livros do famoso médium italiano Pietro Ubaldi. Chamado de “reencarnação de São Pedro”, Ubaldi morou vários anos no Brasil. Apesar de reencarnacionista, era panteísta, e propôs nas suas obras uma evolução cósmica do kardecismo.

6. Armondistas: Grupo liderados por Edgar Armond, fundador da Aliança Espírita Evangélica. Armond também é um importante colaborador para o desenvolvimento do espiritismo no Brasil. Por ter sido esotérico, é acusado pelos ortodoxos de orientalizar Kardec.

7. Emmanuelistas: Grupo conduzido pelos ensinamentos de Emmanuel, o espírito guia de Chico Xavier. Entre outras contradições com o kardecismo, crêem na existência de animais no plano de vida espiritual.

8. Ramatisistas: A escola ramanista segue os ensinamentos do espírito guia Ramatis, por meio do médium Hercílio Mães. Pregam que Jesus é, na verdade, um anjo que serve de médium ao Cristo Planetário. São vegetarianos e esotéricos.

9. Paganizantes: Sob a liderança de Carlos Imbassahy, rejeitam a expressão “espiritismo cristão” e negam qualquer fundamentação bíblica do espiritismo. É de Imbassahy a seguinte afirmação: “Nem a Bíblia prova coisa nenhuma nem temos a Bíblia como probante [...] O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo”.

10. Dialéticos: É a escola espírita dialética, cujo mestre latino foi o argentino Manuel S. Porteiro. Entre outras particularidades, a doutrina porteriana busca provar a evolução biológica e espiritual até o homem.

11.Transcomunicadores: Grupo que forma a ANT — Associação Nacional de Transcomunicadores, ou, como se auto-intitulam, “comunicantes”. Diferentes da prática mediúnica, esses neo-espíritas buscam a comunicação com o mortos por meio de equipamentos eletrônicos.

12. Espiritualistas: São os espíritas que crêem não existir no homem apenas matéria, o que absolutamente não implica na necessidade de crerem nas manifestações dos espíritos. Há grande confusão no uso desse adjetivo entre os espíritas.

Movimento de reforma

1) Grupo Espírita Bezerra de Menezes: Criado em 1992, tem como objetivo, declarado no site que disponibiliza na internet: www.novavoz.org.br, uma ferrenha manifestação contra as FEB´s e todos os demais grupos espíritas acima mencionados: acusando-os de sincretismo, brigas internas, disputas doutrinárias, etc. O objetivo das instituições espíritas associadas é a formação da União Espírita Reformista em oposição à FEB – Federação Espírita Brasileira. O objetivo é deixar o movimento espírita e formar uma nova seita denominada Renovação Cristã.

Grupos neo-espíritas

1) Umbandistas[vi]: É o espiritismo à moda brasileira. Origem: mistura de crenças espiritualistas dos escravos bantos (África), dos indígenas brasileiros e do catolicismo romano. Tudo isso encontrou no Brasil um terreno já fertilizado pelo espiritismo kardecista. Os umbandistas também fazem uso da mediunidade, crêem na reencarnação, praticam a caridade, e outras similaridades.

2) Legionários (A Legião da Boa Vontade: O nome completo do fundador é Alziro Elias Davi Abraão Zarur, considerado por eles a reencarnação de Allan Kardec. Para a LBV, Allan Kardec não concluiu sua obra e, por isso, Alziro Zarur veio completá-la.

3) Racionalistas (Racionalismo Cristão) – Seita espírita fundada em 1910 pelo português Luiz de Matos, inimigo do kardecismo. Acusam o espiritismo de ter-se tornado mais uma seita cristã entre tantas, e propõem um espiritismo regido apenas pelas leis naturais.

4) Outros grupos espíritas esotéricos e/ou sincretistas[vii] – Ordem Rosa-cruz, Cabala, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, A Esfera, Ordem dos Iluminados, Ordem Esotérica do Mentalismo, Gnosticismo, Logosofia; Cultura Racional Superior, Quimbanda, Candomblé, Xangô, Babaçuê, Pajelança, Catimbó, etc.

Dessa forma, fica demonstrado inequivocamente que pelo menos por essa argumentação os espíritas não podem se defender. Ou melhor dizendo, não podem afirmar que são a verdadeira religião devido à sua evidente unidade. Entre os espíritas, não há unidade de grupos nem de doutrinas, tal como ocorre nas demais seitas.


« Última modificação: 07 de Agosto de 2009, 00:54:54 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline West

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #191 Online: 07 de Agosto de 2009, 03:10:29 »
O que acho engraçado é que os espíritas descrevem a "realidade" espiritual conforme seus próprios gostos e critérios nada criteriosos. É uma bagunça tão grande que nem eles se entendem. Vejam o Leafar, por exemplo, que aparece aqui expondo pontos de vista que nem são plenamente aceitos por outras escolas espíritas, quanto mais pelos céticos.

Animais têm alma? Chame médiuns Emmanuelistas, Roustainguistas e  Ortodoxos e deixem cada qual descrever a sua "realidade" espiritual. Verão que não há consenso, porque essa "realidade" não é comum. É apenas um bullshit inventado e cada qual inventa do seu jeito. Simples.

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Vejam as diferentes linhas espiritas e tirem suas conclusões.

1. Ortodoxos: É o kardecismo considerado tradicional, que não permite interpretações do “Pentateuco” de Allan Kardec diferente de como julgam ser o correto. Não tolera a presença de outros espiritismos, considera-os grupos espiritualistas, apenas.

2. Roustainguistas: São orientados por João Batista Roustaing, um advogado contemporâneo de Kardec. Diferentemente dos tradicionais, ensinam que o corpo de Jesus não era real, apenas aparente. Existe forte oposição entre ambos os grupos, inclusive na literatura há obras aceitas e rejeitadas.

3. Científicos: Também chamados de Laicos. No século XIX,, foram liderados pelo professor Angeli Torteroli. Formavam uma frente de oposição aos chamados Místicos. Entre outras coisas, procuravam desassociar o espiritismo do cristianismo.

4. Místicos: Liderados por Bezerra de Menezes, um dos primeiros presidente da FEB e considerado por muitos o Kardec brasileiro, supervalorizam o lado religioso da Doutrina Espírita. Consideram-se os cristãos verdadeiros.

5. Ubaldistas: Grupo influenciado pelos livros do famoso médium italiano Pietro Ubaldi. Chamado de “reencarnação de São Pedro”, Ubaldi morou vários anos no Brasil. Apesar de reencarnacionista, era panteísta, e propôs nas suas obras uma evolução cósmica do kardecismo.

6. Armondistas: Grupo liderados por Edgar Armond, fundador da Aliança Espírita Evangélica. Armond também é um importante colaborador para o desenvolvimento do espiritismo no Brasil. Por ter sido esotérico, é acusado pelos ortodoxos de orientalizar Kardec.

7. Emmanuelistas: Grupo conduzido pelos ensinamentos de Emmanuel, o espírito guia de Chico Xavier. Entre outras contradições com o kardecismo, crêem na existência de animais no plano de vida espiritual.

8. Ramatisistas: A escola ramanista segue os ensinamentos do espírito guia Ramatis, por meio do médium Hercílio Mães. Pregam que Jesus é, na verdade, um anjo que serve de médium ao Cristo Planetário. São vegetarianos e esotéricos.

9. Paganizantes: Sob a liderança de Carlos Imbassahy, rejeitam a expressão “espiritismo cristão” e negam qualquer fundamentação bíblica do espiritismo. É de Imbassahy a seguinte afirmação: “Nem a Bíblia prova coisa nenhuma nem temos a Bíblia como probante [...] O espiritismo não é um ramo do cristianismo como as demais seitas cristãs. Mas a nossa base é o ensino dos espíritos, daí o nome espiritismo”.

10. Dialéticos: É a escola espírita dialética, cujo mestre latino foi o argentino Manuel S. Porteiro. Entre outras particularidades, a doutrina porteriana busca provar a evolução biológica e espiritual até o homem.

11.Transcomunicadores: Grupo que forma a ANT — Associação Nacional de Transcomunicadores, ou, como se auto-intitulam, “comunicantes”. Diferentes da prática mediúnica, esses neo-espíritas buscam a comunicação com o mortos por meio de equipamentos eletrônicos.

12. Espiritualistas: São os espíritas que crêem não existir no homem apenas matéria, o que absolutamente não implica na necessidade de crerem nas manifestações dos espíritos. Há grande confusão no uso desse adjetivo entre os espíritas.

Movimento de reforma

1) Grupo Espírita Bezerra de Menezes: Criado em 1992, tem como objetivo, declarado no site que disponibiliza na internet: www.novavoz.org.br, uma ferrenha manifestação contra as FEB´s e todos os demais grupos espíritas acima mencionados: acusando-os de sincretismo, brigas internas, disputas doutrinárias, etc. O objetivo das instituições espíritas associadas é a formação da União Espírita Reformista em oposição à FEB – Federação Espírita Brasileira. O objetivo é deixar o movimento espírita e formar uma nova seita denominada Renovação Cristã.

Grupos neo-espíritas

1) Umbandistas[vi]: É o espiritismo à moda brasileira. Origem: mistura de crenças espiritualistas dos escravos bantos (África), dos indígenas brasileiros e do catolicismo romano. Tudo isso encontrou no Brasil um terreno já fertilizado pelo espiritismo kardecista. Os umbandistas também fazem uso da mediunidade, crêem na reencarnação, praticam a caridade, e outras similaridades.

2) Legionários (A Legião da Boa Vontade: O nome completo do fundador é Alziro Elias Davi Abraão Zarur, considerado por eles a reencarnação de Allan Kardec. Para a LBV, Allan Kardec não concluiu sua obra e, por isso, Alziro Zarur veio completá-la.

3) Racionalistas (Racionalismo Cristão) – Seita espírita fundada em 1910 pelo português Luiz de Matos, inimigo do kardecismo. Acusam o espiritismo de ter-se tornado mais uma seita cristã entre tantas, e propõem um espiritismo regido apenas pelas leis naturais.

4) Outros grupos espíritas esotéricos e/ou sincretistas[vii] – Ordem Rosa-cruz, Cabala, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, A Esfera, Ordem dos Iluminados, Ordem Esotérica do Mentalismo, Gnosticismo, Logosofia; Cultura Racional Superior, Quimbanda, Candomblé, Xangô, Babaçuê, Pajelança, Catimbó, etc.

Dessa forma, fica demonstrado inequivocamente que pelo menos por essa argumentação os espíritas não podem se defender. Ou melhor dizendo, não podem afirmar que são a verdadeira religião devido à sua evidente unidade. Entre os espíritas, não há unidade de grupos nem de doutrinas, tal como ocorre nas demais seitas.




O que eu acho engraçado (na verdade impressionante, pra ser mais exato) é a forma como os espíritas  falam dessas coisas como se fossem algo tão certo e evidente como os mais comezinhos fatos do dia-a-dia. Como eles conseguem falar de espíritos, perispititos, etc e tal, como se fala da última rodada do brasileirão.

Realmente incrível o poder de auto-ilusão proporcionado pelas religiões.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #192 Online: 07 de Agosto de 2009, 07:55:34 »
O que acho engraçado é que os espíritas descrevem a "realidade" espiritual conforme seus próprios gostos e critérios nada criteriosos. É uma bagunça tão grande que nem eles se entendem. Vejam o Leafar, por exemplo, que aparece aqui expondo pontos de vista que nem são plenamente aceitos por outras escolas espíritas, quanto mais pelos céticos.

Animais têm alma? Chame médiuns Emmanuelistas, Roustainguistas e  Ortodoxos e deixem cada qual descrever a sua "realidade" espiritual. Verão que não há consenso, porque essa "realidade" não é comum. É apenas um bullshit inventado e cada qual inventa do seu jeito. Simples.
Ué, e não tenho eu o direito a ter opinião? Os espíritas também podem ter as deles e podem divergir em alguns pontos. Mas, um sistema não pode prevalecer sobre outro senão sob a condição de ser mais lógico, e só a opinião pública pode julgar com soberania. A minha opinião é apenas mais uma que disputa espaço no conjunto. Demonstrem-me os erros lógicos e eu certamente me corrijo, pois eu não tenho a intenção de ficar seguindo conscientemente o erro. Mas há espíritas que não fazem assim, ou seja, que renunciam explicitamente à lógica.

Há sim, muitos sistemas espiritualistas divergentes do Espiritismo, assim como há alguns partidos contrários dentro do próprio Movimento Espírita. A opinião pública é que deve avaliar o valor de cada um desses sistemas ou sub-sistemas e verificar de que lado se encontra a lógica. É o melhor meio de formar opinião.

O Espiritismo não pode fugir a essa lei, à lei da elaboração. Plantado num solo ingrato, forçoso é que o cerquem as ervas más e os maus frutos. Mas, também, todos os dias o terreno é desbravado, os maus ramos são arrancados ou cortados; o campo se destorroa insensivelmente e, quando o viajante, fatigado das lutas da vida, encontrar a fartura e a paz à sombra de um fresco oásis, se dessedentará e enxugará o suor, nesse reino lenta e sabiamente preparado. Aí o rei é Deus, o dispensador generoso, o igualitário judicioso, que bem sabe ser doloroso, mas fecundo, o trajeto que o viajor seguirá; penoso, mas necessário. O Espírito formado na escola do trabalho dela sai mais forte e mais apto para as grandes coisas. Aos que desfalecem, ele diz: coragem e, como suprema esperança, lhes deixa entrever, mesmo aos mais ingratos, um ponto de chegada, ponto salutar, caminho assinalado pelas reencarnações.

Ride das declamações vãs; deixai que falem os dissidentes, que berrem os que não podem consolar-se de não serem os primeiros; todo esse arruído não impedirá que o Espiritismo prossiga imperturbavelmente o seu caminho. Ele é uma verdade e, qual rio, toda verdade tem que seguir seu curso.
(Obras Póstumas - Marcha Gradativa do Espiritismo, Dissidências e Obstáculos, 27/04/1866)

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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Offline Gaúcho

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #193 Online: 07 de Agosto de 2009, 08:03:44 »
Citação de: Leafar
O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional.

Me tira uma dúvida: nossa personalidade, a pessoa que somos, é a nossa alma que nos da essas características?
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Offline Contini

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #194 Online: 07 de Agosto de 2009, 08:47:24 »
O que acho engraçado é que os espíritas descrevem a "realidade" espiritual conforme seus próprios gostos e critérios nada criteriosos. É uma bagunça tão grande que nem eles se entendem. Vejam o Leafar, por exemplo, que aparece aqui expondo pontos de vista que nem são plenamente aceitos por outras escolas espíritas, quanto mais pelos céticos.

Animais têm alma? Chame médiuns Emmanuelistas, Roustainguistas e  Ortodoxos e deixem cada qual descrever a sua "realidade" espiritual. Verão que não há consenso, porque essa "realidade" não é comum. É apenas um bullshit inventado e cada qual inventa do seu jeito. Simples.
Ué, e não tenho eu o direito a ter opinião? Os espíritas também podem ter as deles e podem divergir em alguns pontos. Mas, um sistema não pode prevalecer sobre outro senão sob a condição de ser mais lógico, e só a opinião pública pode julgar com soberania. A minha opinião é apenas mais uma que disputa espaço no conjunto. Demonstrem-me os erros lógicos e eu certamente me corrijo, pois eu não tenho a intenção de ficar seguindo conscientemente o erro. Mas há espíritas que não fazem assim, ou seja, que renunciam explicitamente à lógica.

Há sim, muitos sistemas espiritualistas divergentes do Espiritismo, assim como há alguns partidos contrários dentro do próprio Movimento Espírita. A opinião pública é que deve avaliar o valor de cada um desses sistemas ou sub-sistemas e verificar de que lado se encontra a lógica. É o melhor meio de formar opinião.

O Espiritismo não pode fugir a essa lei, à lei da elaboração. Plantado num solo ingrato, forçoso é que o cerquem as ervas más e os maus frutos. Mas, também, todos os dias o terreno é desbravado, os maus ramos são arrancados ou cortados; o campo se destorroa insensivelmente e, quando o viajante, fatigado das lutas da vida, encontrar a fartura e a paz à sombra de um fresco oásis, se dessedentará e enxugará o suor, nesse reino lenta e sabiamente preparado. Aí o rei é Deus, o dispensador generoso, o igualitário judicioso, que bem sabe ser doloroso, mas fecundo, o trajeto que o viajor seguirá; penoso, mas necessário. O Espírito formado na escola do trabalho dela sai mais forte e mais apto para as grandes coisas. Aos que desfalecem, ele diz: coragem e, como suprema esperança, lhes deixa entrever, mesmo aos mais ingratos, um ponto de chegada, ponto salutar, caminho assinalado pelas reencarnações.

Ride das declamações vãs; deixai que falem os dissidentes, que berrem os que não podem consolar-se de não serem os primeiros; todo esse arruído não impedirá que o Espiritismo prossiga imperturbavelmente o seu caminho. Ele é uma verdade e, qual rio, toda verdade tem que seguir seu curso.
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 Evidencias??
 Ou limite essas confjecturas não embasadas, só polui o tópico.
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Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #195 Online: 07 de Agosto de 2009, 09:20:57 »
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Ué, e não tenho eu o direito a ter opinião? Os espíritas também podem ter as deles e podem divergir em alguns pontos.

Não. Não tem, pelo menos neste fórum, quando você coloca o espiritismo no mesmo nível da Ciência e da Filosofia. Se não há consenso sobre a realidade espiritual a sua opinião, pelo menos para mim, não vale absolutamente nada. A sua opinião é uma visão pessoal de uma fantasia e não tenho interesse algum de compartilhar a sua mitologia pessoal.

Se existisse uma realidade espiritual única, não haveria dúvida, portanto não haveriam opiniões sobre os elementos dessa realidade, como a existência da reencarnação ou da existência de alma de animais, por exemplo. Espíritas relatam o mundo espiritual com riqueza de detalhes e é no mínimo estranho persistirem pontos de vista tão heterogêneos. Portanto, se não há consenso existe apenas fantasia. O sací-pererê, papai-noel, dentre outros levam vantagem nesse sentido pois têm mais consenso sobre suas realidades imaginárias do que o próprio espiritismo. Afinal quem duvida que o gorro do sací é vermelho e que o papai-noel utiliza um trenó de renas?

Parece também ridículo pleitear a veracidade de uma fantasia perante outra fantasia, como os ortodoxos costumam fazer, insinuando uma superioridade risível.
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Offline Derfel

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #196 Online: 07 de Agosto de 2009, 09:38:43 »
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Grupos neo-espíritas

1) Umbandistas[vi]: É o espiritismo à moda brasileira. Origem: mistura de crenças espiritualistas dos escravos bantos (África), dos indígenas brasileiros e do catolicismo romano. Tudo isso encontrou no Brasil um terreno já fertilizado pelo espiritismo kardecista. Os umbandistas também fazem uso da mediunidade, crêem na reencarnação, praticam a caridade, e outras similaridades.


Umbanda é realmente espírita? Como um derivado do Kardecismo? ou, como resultado do sincretismo religioso, incorpora elementos desse? Como contém elementos do catolicismo então pode ser também católica? Parece que a Umbanda surgiu mais estruturada em 1905, mas seus elementos estavam presentes no Brasil muito antes, sendo anterior ao kardecismo.

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4) Outros grupos espíritas esotéricos e/ou sincretistas[vii] – Ordem Rosa-cruz, Cabala, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, A Esfera, Ordem dos Iluminados, Ordem Esotérica do Mentalismo, Gnosticismo, Logosofia; Cultura Racional Superior, Quimbanda, Candomblé, Xangô, Babaçuê, Pajelança, Catimbó, etc.

A Ordem Rosa-Cruz não surgiu no séc. XVII? Além do mais, acho que não é uma religião, mas uma "sociedade secreta".
A Cabala não é a vertente mística do judaísmo? O que tem a ver com a Doutrina Espírita?
O Gnosticismo não era já utilizada em 160 dC? O que ela tem a ver com a Doutrina Espírita?
Quimbanda, Babaçuê e Candomblé não são religiões afro-brasileiras, anteriores mesmo à Doutrina Espírita?
Xangô não é um Orixá e não uma religião? O que tem a ver com a DE?
Pajelança não é o xamanismo de uma forma geral, que envolve as mais diversas religiões ameríndias? Não é MUITO mais antiga que a DE?
Catimbó nãoé uma mistura de magia da Europa com a pajelança? Além de ser também muito anterior a DE não é uma religião.

Como isso tudo pode ser NEO-espírita? Talvez o problema seja com meus conceitos... O que seria então espírita? O que seria religião? Senão daqui a pouco coloca-se tudo em um mesmo saco como um balaio de gatos.

:saco:


Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #197 Online: 07 de Agosto de 2009, 10:00:38 »
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Grupos neo-espíritas

1) Umbandistas[vi]: É o espiritismo à moda brasileira. Origem: mistura de crenças espiritualistas dos escravos bantos (África), dos indígenas brasileiros e do catolicismo romano. Tudo isso encontrou no Brasil um terreno já fertilizado pelo espiritismo kardecista. Os umbandistas também fazem uso da mediunidade, crêem na reencarnação, praticam a caridade, e outras similaridades.


Umbanda é realmente espírita? Como um derivado do Kardecismo? ou, como resultado do sincretismo religioso, incorpora elementos desse? Como contém elementos do catolicismo então pode ser também católica? Parece que a Umbanda surgiu mais estruturada em 1905, mas seus elementos estavam presentes no Brasil muito antes, sendo anterior ao kardecismo.

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4) Outros grupos espíritas esotéricos e/ou sincretistas[vii] – Ordem Rosa-cruz, Cabala, Teosofia, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, A Esfera, Ordem dos Iluminados, Ordem Esotérica do Mentalismo, Gnosticismo, Logosofia; Cultura Racional Superior, Quimbanda, Candomblé, Xangô, Babaçuê, Pajelança, Catimbó, etc.

A Ordem Rosa-Cruz não surgiu no séc. XVII? Além do mais, acho que não é uma religião, mas uma "sociedade secreta".
A Cabala não é a vertente mística do judaísmo? O que tem a ver com a Doutrina Espírita?
O Gnosticismo não era já utilizada em 160 dC? O que ela tem a ver com a Doutrina Espírita?
Quimbanda, Babaçuê e Candomblé não são religiões afro-brasileiras, anteriores mesmo à Doutrina Espírita?
Xangô não é um Orixá e não uma religião? O que tem a ver com a DE?
Pajelança não é o xamanismo de uma forma geral, que envolve as mais diversas religiões ameríndias? Não é MUITO mais antiga que a DE?
Catimbó nãoé uma mistura de magia da Europa com a pajelança? Além de ser também muito anterior a DE não é uma religião.

Como isso tudo pode ser NEO-espírita? Talvez o problema seja com meus conceitos... O que seria então espírita? O que seria religião? Senão daqui a pouco coloca-se tudo em um mesmo saco como um balaio de gatos.

:saco:



Espírita no sentido (amplo) de espiritualista. O espiritismo codificado é kardecismo (DE), embora os ortodoxos não gostem do termo. A partir daí talvez fique um pouco mais claro, a despeito de toda confusão implícita, que é uma das idéias que se procura evidenciar.



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Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #198 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:19:39 »
Citação de: Leafar
O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional.

Me tira uma dúvida: nossa personalidade, a pessoa que somos, é a nossa alma que nos da essas características?
A nossa personalidade vem da alma. Mas o corpo contribui com outras características.

A alma seria o elemento ativo, gerador de características. Já o corpo seria o elemento passivo, que limita as manifestações da alma. Por exemplo, num louco, seria o corpo que geraria a loucura. Sendo o corpo debilitado, a alma não consegueria controlá-lo adequadamente, donde a loucura. Por outro lado, um gênio teria suas características provindas da alma, pois o corpo, em sendo somente uma máquina, não poderia criar por si mesmo a genialidade. Mas o corpo pode, contudo, impedir a manifestação da genialidade da alma, como no caso da loucura.

Um abraço.
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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #199 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:26:39 »
Entendi.

E em uma situação onde, por exemplo, eu bato com a cabeça e mudo minha personalidade? Nada de loucura, apenas mudanças de personalidade mesmo.

A batida afetou minha alma?
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