Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60185 vezes)

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #225 Online: 07 de Agosto de 2009, 18:34:09 »
Pelo visto, a Neurociência perde tempo investigando, por exemplo, como simples variações genéticas alteram neurotransmissores, afetando o comportamento emocional, cognição, etc.
Não, não perde tempo. O homem também pode cooperar no melhoramento dos corpos, ao mesmo tempo em que exercita a inteligência.

Se a Neurociência estuda que características da mente, como capacidade de raciocínio (entre outras coisas), são provenientes de processos cerebrais, sendo que o Espiritismo diz que não (provêm de algo inacessível, imaterial, etc), perdem tempo sim.
Mas desconfio que os neurocientistas desconsideram essa hipótese.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #226 Online: 07 de Agosto de 2009, 18:41:23 »

Sim, no contexto em que estamos discutindo. Quando alguém sofre um acidente grave e deixa de haver atividade cerebral, o que dizemos? Que está morto, embora o seu corpo ainda funcione. E isso é porque o "eu" do sujeito não está mais lá. Podemos entender que a alma não esteja mais lá. Nada que não possua um "eu" com inteligência, ainda que rudimentar, pode ser considerado com vida. É uma máquina. Se eu construísse um robô orgânico, que eu pudesse programar e controlar, que fosse capaz de se alimentar, se reproduzir, etc..., eu diria que está vivo?

Quando alguém sofre um acidente de deixa de haver atividade cerebral não dizemos que esteja morto, mas que há morte cerebral, que é um pouco diferente. Morte é cessar os sinais vitais.
Ok, do ponto de vista biológico. Mas quando o "eu" desaparece, a vida não faz mais sentido e, por isso, os aparelhos são desligados para que os sinais vitais cessem definitivamente. A vida que estamos falando aqui é da vida relevante, racional. Essa é a que interessa. E mesmo a vida maquinal, sem inteligência, só faz sentido se existir em função da vida racional.

Se você conseguisse construir um robô orgânico que se alimentasse e se reproduzisse, então ele estaria vivo sim. Pegando o gancho, se esse robô fosse dotado de uma inteligência artificial que o permitisse raciocinar e tomar suas próprias decisões, então ele teria uma alma?
:saco:
Se ele tiver livre-arbítrio, capaz inclusive de ter sentimentos, de se ofender, se magoar, etc... Vamos esperar a construção desse robô primeiro e depois discutimos. A minha opinião é que essa construção é impossível.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #227 Online: 07 de Agosto de 2009, 22:13:38 »
Entendi.

E em uma situação onde, por exemplo, eu bato com a cabeça e mudo minha personalidade? Nada de loucura, apenas mudanças de personalidade mesmo.

A batida afetou minha alma?
Exemplo? Phineas Gage?

../forum//topic,12452.msg230745/topicseen.html#msg230745

Eu gostaria de ver um exemplo de alguém que sofreu uma batida na cabeça e mudou suas crenças, por exemplo. Era católico antes da batida e virou hinduísta após, votava no Lula antes e no Serra depois, ou era capitalista antes e tornou-se comunista depois, etc... Por maiores que sejam os danos no cérebro, essas coisas não mudam.

Um abraço.

Engraçado... se o que define a consciência é a existência do espírito (segundo o espiritualismo), para que o cérebro? Curioso também que, quando o cérebro perde suas funções (morte cerebral), o espírito também, por educação, se afasta supostamente do corpo físico... Mas que identidade de funções!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #228 Online: 07 de Agosto de 2009, 23:26:34 »
Anne,

Eu pensei um pouco para responder essa questão, pois ela não é óbvia.

O que caracterizaria algo com vida seria a capacidade de ser racional, ainda que fosse somente uma racionalidade rudimentar. Na realidade, as únicas coisas que são relevantes em termos de seres viventes são os seres racionais. Fora disso, o que existiria seria apenas uma existência mecânica que, penso eu, não poderia ser caracterizado como vida. E o que caracterizaria 1 vida seria um conjunto mínimo que representasse uma única individualidade racional. O homem, sem o Espírito, portanto, seria apenas uma máquina orgânica, que um dia vai parar de funcionar e se desintegrar. A única vida existente na realidade seria a do Espírito.

Um abraço.

Então, na sua conscepção as plantas são matéria morta? Sim, porque elas não racionalizam... :o
Sim, no contexto em que estamos discutindo. Quando alguém sofre um acidente grave e deixa de haver atividade cerebral, o que dizemos? Que está morto, embora o seu corpo ainda funcione. E isso é porque o "eu" do sujeito não está mais lá. Podemos entender que a alma não esteja mais lá. Nada que não possua um "eu" com inteligência, ainda que rudimentar, pode ser considerado com vida. É uma máquina. Se eu construísse um robô orgânico, que eu pudesse programar e controlar, que fosse capaz de se alimentar, se reproduzir, etc..., eu diria que está vivo?

São "máquinas orgânicas"...

Segundo sua concepção, nem tudo q nasce tem vida?
Tudo que nasce e raciocina, ainda que rudimentarmente, tem vida. Senão é máquina. Falta o "eu".

Para "racionalizar" é necessário um cérebro condicionalmente capaz, e para possuir um cérebro e necessário nascer materialmente. Neste caso então, devo pré-supor q os espíritos não racionalizam antes de encarnar ou reencarnar?
A Alma não precisa de cérebro para raciocinar.

Sendo assim, como um espírito pode chegar a perfeição (moralmente falando) se ele não possui atributos necessários para se auto-avaliar?
Respondido anteriormente.

Para armazenamento de informação é necessário um lugar específico, os espíritos possuem esse lugar específico? O q seria? Qual seria? Q mecanismos ele necessita e usa para efetuar tal procedimento?
Não sei. Como eu já disse, o Espiritismo não resolve o problema da natureza da alma. Só diz que ela não é material, e nem é lógico que fosse. Talvez seja o perispírito que armazene isso tudo, mas o perispírito em si é apenas matéria e não é a informação. Ele pode se desintegrar e se formar novamente em outro mundo, e a informação se transfere, porque está associada à alma e não ao material de que se forma o perispírito. É como se eu dissesse que eu preciso de papel para armazenar um poema, mas o papel não é o poema. O papel pode ser destruído e o poema pode ser transferido, por exemplo, para outro papel, ou uma mídia, sem que se perca.

Um abraço.

Não pedi para "resolver o problema da natureza da alma", apenas suscito a uma questão extremamente óbvia se partirmos do pré-suposto caracterizado em suas afirmações:

O espírito reencarna até atingir um estado de perfeição moral e não física, isso quando deus não dá uma mãozinha e os purifica.

Sendo assim, é contundente se imaginar como o espírito é capaz de armazenar informções, e se há o espiritismo afirmando q os espiritos existem e possuem atributos morais, deveria no mínimo respaldar algo q afirmam com tanta seriedade por seus adeptos/seguidores. Sem o mínimo de indício ou evidência, qualquer afirmativa se torna um slogam vasio.

Chego finalmente a conclusão, q o espíritismo é mais um slogam vasio dentre tantos outros q afirmam q as criações imaginárias a q se segue são verdade, mesmo com todas os indícios e evidências apontando o contrário.

Vc cita um exemplo um tanto esdrúxulo (perdoe-me a expressão, mas não encontro outra palavra q seja adequada para caracterizar), é possível "tranferir" um poema de um papel q foi ou será destruído, desde q este seja memorizado, para memorizar é necessário o cérebro, o poema não é material como o papel, mas necessita de algo material para não ser esquecido...

Vc m parece ser um homem inteligente, criativo e determinado, separe isso tudo da religião e verá como sua vida muda, vc muda, o mundo muda com novas visões sobre ele, e quando a visão é realista, as certezas e afirmativas são irrefutáveis. Ser ateu não resolve a vida de ninguém, mas dá o mínimo de paz e dignidade q um ser humano precisa para sobreviver e conviver com ele mesmo, não digo por outros, pois não sei como se sentem em relação a isso, falo por experiência própria. Viver de achismos e incertezas é muito complicado e não acrescenta em nada o intelecto. Ter fé não significa q vc é fraco, significa q vc pode estar equivocado em seus conceitos. Vou encerrar por aqui, pois vejo q a questão primordial não será respondida e detesto pingpong. Mesmo assim, muito obrigada pela atenção.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #229 Online: 08 de Agosto de 2009, 09:59:30 »
Não pedi para "resolver o problema da natureza da alma", apenas suscito a uma questão extremamente óbvia se partirmos do pré-suposto caracterizado em suas afirmações:

O espírito reencarna até atingir um estado de perfeição moral e não física, isso quando deus não dá uma mãozinha e os purifica.
A evolução não se dá somente com a reencarnação e a alma pode evoluir também no estado de espírito. As encarnações são apenas fases do processo evolutivo e chega um momento em que as encarnações não são mais necessárias. E Deus não purifica os espíritos, apenas dá os meios e cria as condições favoráveis para que isso ocorra. A purificação é tarefa e mérito de cada um individualmente, e vai demorar mais ou menos tempo de acordo com a boa ou má vontade do indivíduo.

Sendo assim, é contundente se imaginar como o espírito é capaz de armazenar informções, e se há o espiritismo afirmando q os espiritos existem e possuem atributos morais, deveria no mínimo respaldar algo q afirmam com tanta seriedade por seus adeptos/seguidores. Sem o mínimo de indício ou evidência, qualquer afirmativa se torna um slogam vasio.
Eu já citei casos como os de Morzine que denotam a existência de seres espirituais (ainda que naquele caso específico fossem maus espíritos).

Chego finalmente a conclusão, q o espíritismo é mais um slogam vasio dentre tantos outros q afirmam q as criações imaginárias a q se segue são verdade, mesmo com todas os indícios e evidências apontando o contrário.
O lado de vocês não tem evidência alguma apontando o contrário. Apenas suposições e indícios. E indícios por indícios, eles são muito mais numerosos e favoráveis para o nosso lado. Então, minimamente a dúvida é razoável, e não essa "certeza cética" que professam.

Vc cita um exemplo um tanto esdrúxulo (perdoe-me a expressão, mas não encontro outra palavra q seja adequada para caracterizar), é possível "tranferir" um poema de um papel q foi ou será destruído, desde q este seja memorizado, para memorizar é necessário o cérebro, o poema não é material como o papel, mas necessita de algo material para não ser esquecido...
O exemplo era só para caracterizar que existe algo além da matéria. O Sol, como todo o seu poder, não é capaz de destruir, por exemplo, um poema de Drummond. E não necessariamente precisa-se de matéria para preservar um conhecimento. Se amanhã desaparecessem todas as evidências materiais dos conhecimentos matemáticos, por exemplo, esses conhecimentos deixariam de existir? Sempre se poderá conceber tudo novamente, e será do mesmo jeito, pois não há duas maneiras diferentes de se enunciar o Teorema de Pitágoras.

Vc m parece ser um homem inteligente, criativo e determinado...
Muitos por aqui discordam. Já fui chamado de despreparado/idiota/retardado/mal intencionado, só para citar alguns exemplos.

...separe isso tudo da religião e verá como sua vida muda, vc muda, o mundo muda com novas visões sobre ele, e quando a visão é realista, as certezas e afirmativas são irrefutáveis. Ser ateu não resolve a vida de ninguém, mas dá o mínimo de paz e dignidade q um ser humano precisa para sobreviver e conviver com ele mesmo, não digo por outros, pois não sei como se sentem em relação a isso, falo por experiência própria. Viver de achismos e incertezas é muito complicado e não acrescenta em nada o intelecto. Ter fé não significa q vc é fraco, significa q vc pode estar equivocado em seus conceitos.
Você agora me pareceu um crente pregando, só que ao invés de dizer "Converta-se a Jesus!", você diz "Desconverta-se de Jesus, que a sua vida vai mudar!". :D

Eu não quero mudar a minha vida, pois eu sou muito bem resolvido pessoal, profissional e financeiramente. Quando eu fui para o Espiritismo foi pela razão pura e simples, e não porque eu precisava dele. Dizem que alguns procuram a religião pela dor, mas esse definitivamente não foi o meu caso. Eu já era muito bem resolvido quando enveredei por essa seara, há mais ou menos uns quatro para cinco anos: já era casado, já tinha filhos, tinha um bom emprego e estava a ponto de me formar na faculdade, o que mais tarde melhoraria ainda mais a minha vida material.

Muito pelo contrário, a minha dedicação ao Espiritismo até toma parte de um tempo que eu poderia estar dedicando a outros lazeres ou trabalhos e, se eu fosse considerar só a vida material pura e simples, o Espiritismo acaba me trazendo mais inconvenientes do que vantagens. Não pense você, por exemplo, que é fácil para mim ficar defendendo Allan Kardec da acusação de racismo. Essa defesa é arriscada, me traz e ainda pode me trazer muitos inconvenientes mundanos por causa de certas hipocrisias humanas, defensora das conveniências. Então, a minha defesa baseia-se unicamente em convicção, e não em necessidade de paz, ou conforto, etc..., porque o que ocorre é justamente o contrário (sempre do ponto de vista da vida material, claro).

Quando eu resolvi ler Kardec, na realidade era para dar uma última chance ao que eu conhecia como Espiritismo, pois o que eu conhecia dele, do jeito que me foi ensinado por outros espíritas (da minha família mesmo), tinha coisas interessantes, mas era racionalmente inaceitável em vários pontos. O centro que eu às vezes ia quando criança, levado pela minha avó, era de uma morbidez impressionante. Era mal pintado, com cores escuras (um azul bem escuro), as luzes eram fracas e eram quase que totalmente apagadas durante os estudos, o que tornava o ambiente ainda mais deprimente. E como se isso não bastasse, mais tarde eu descobriria que o diretor desse centro não tinha uma moral irreprochável. Por outro lado, o meu pai que era e ainda é adepto da LBV me ensinava outras coisas que eu também julgava espíritas, pois eu cria que a LBV fosse espírita. Esse foi, portanto, o tipo de ambiente espírita a que fui exposto e no qual fui educado.

Mas tinha pontos que eu concordava nos ensinos, o que me levou a não rejeitar o Espiritismo completamente. Então, há pouco mais de 4 anos atrás, eu resolvi ler Kardec (que era a origem de tudo) para tirar as discordâncias a limpo e me posicionar definitivamente com relação ao Espiritismo, pois como me havia sido ensinado, não estava bom. A minha leitura foi extremamente crítica. Eu queria encontrar os pontos de discordância e verificar as razões em que Kardec se apoiava para enunciá-las. E qual foi a minha grande surpresa ao descobrir que as minhas discordâncias não estavam lá. Kardec nunca tinha enunciado tudo aquilo que eu instintivamente considerava um absurdo. Na maioria dos casos, ele até reprovava. Mais tarde eu descobriria que essas coisas tinham vindo de ensinos de obras como as de Roustaing, Ramatis, Edgard Armond, LBV , Pietro Ubaldi, e outros, e estavam sendo ensinados juntos com o Espiritismo como se fossem ensinamentos espíritas.

E conforme eu ia lendo, eu achava as respostas lógicas, óbvias mesmo. É como se eu já imaginasse a resposta ao ler a pergunta (em OLE), porque para qualquer pessoa de bom senso não poderia haver resposta melhor (pensava eu). Então, de indiferença e até certa aversão que eu tinha, eu passei a nutrir uma profunda admiração a Kardec e aos Espíritos que ditaram as respostas e as comunicações. Eu nunca tive dúvidas com relação ao futuro da Humanidade, e isso era instintivo em mim; eu nunca fui derrotista, daqueles que imaginam um futuro negro pela frente. Mas a DE me forneceu fundamentos nos quais eu pude sustentar essa minha fé no futuro do Homem.

Vou encerrar por aqui, pois vejo q a questão primordial não será respondida e detesto pingpong. Mesmo assim, muito obrigada pela atenção.
Obrigado você também. :ok:

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #230 Online: 09 de Agosto de 2009, 20:14:58 »
Olá,
Sklogw perguntou:
Engraçado... se o que define a consciência é a existência do espírito (segundo o espiritualismo), para que o cérebro? Curioso também que, quando o cérebro perde suas funções (morte cerebral), o espírito também, por educação, se afasta supostamente do corpo físico... Mas que identidade de funções!!!

E, aproveitando a pergunta dele (que achei pertinente), repito uma que fiz antes:
[Correio escreveu]:O cérebro é um instrumento para a alma interagir no meio físico [...]Isto explica as limitações à alma causadas por lesões [...]
Nesse caso, o que você chama de alma é o mesmo que ‘capacidade cognitiva’, não é?
Sendo assim, como demonstrar que essa ‘capacidade cognitiva dependente do cérebro’ é algo “além” do próprio cérebro?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #231 Online: 09 de Agosto de 2009, 20:35:46 »
Citação de: pablito
Nesse caso, o que você chama de alma é o mesmo que ‘capacidade cognitiva’, não é?
Sendo assim, como demonstrar que essa ‘capacidade cognitiva dependente do cérebro’ é algo “além” do próprio cérebro?

Perdão, mas não sei o que é capacidade cognitiva. Fui buscar na net mas, penso não ter entendido bem. Poderia por gentileza explicar para mim? :vergonha:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #232 Online: 09 de Agosto de 2009, 20:58:01 »
Olá,
Sklogw perguntou:

E, aproveitando a pergunta dele (que achei pertinente), repito uma que fiz antes:
[Correio escreveu]:O cérebro é um instrumento para a alma interagir no meio físico [...]Isto explica as limitações à alma causadas por lesões [...]

Eu não saberia dizer como provar ou desprovar isso do ponto de vista neurológico.

Talvez gêmeos idênticos, com diferentes personalidades e diferentes vocações e/ou inteligências possam ser uma linha de pesquisa, já que geneticamente seriam idênticos (estou correto?).

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #233 Online: 09 de Agosto de 2009, 21:02:37 »
Citação de: pablito

Perdão, mas não sei o que é capacidade cognitiva. Fui buscar na net mas, penso não ter entendido bem. Poderia por gentileza explicar para mim? :vergonha:

Capacidade cognitiva seria a capacidade mental, racional, inteligente, etc...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 09 de Agosto de 2009, 21:34:08 »
Eu não saberia dizer como provar ou desprovar isso do ponto de vista neurológico.

Claro que não. Só faltava essa mesmo, dar piruadas em assuntos científicos.

Mas acredito que seja capaz de mil e uma explicações de natureza espiritual-energética-cósmica-holística.

Alíás, para isso não precisa nem de conhecimento, só é preciso um pouco de criatividade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #235 Online: 09 de Agosto de 2009, 22:47:38 »
Cara, vê se se toca. Essas sessões de hipnose que você deve andar fazendo para desprovar o Espiritismo não devem estar lhe fazendo bem... Eu dou "piruadas" em assuntos científicos na hora que eu quiser. Agora vê... Quer monopolizar a ciência...  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:03:08 »
Cara, vê se se toca. Essas sessões de hipnose que você deve andar fazendo para desprovar o Espiritismo não devem estar lhe fazendo bem... Eu dou "piruadas" em assuntos científicos na hora que eu quiser. Agora vê... Quer monopolizar a ciência...  :histeria:

Então vamos consultar um dos seus livrinhos de cabeceira (LE, q. 188) by Kardec:

O Sol não seria um mundo habitado por seres corporais, mas um local de reunião de Espíritos superiores que, de lá, irradiam seus pensamentos para outros mundos (...) Todos os sóis parecem estar numa posição idêntica" (..)"Considerando do ponto de vista de constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade.

Você acha mesmo que quem acredita nesse nível de besteira, como você, tem legitimidade para emitir uma opinião sobre qualquer assunto científico?

Ou não acredita?

Leafar, siga o conselho do Agnóstico e vai procurar a sua turma num fórum espiritual-holístico-quântico-alternativo. Aqui não cola...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #237 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:23:34 »
Obrigado Caro colega Leafar.  :D
Bom, para explicar o mecanismo espírito-mente, foram desenvolvidas, a partir de 1850, diversas teorias. Estas teorias se enquadram em uma denominação comum: “Doutrina dos espíritos”.
Assim, “Doutrina dos espíritos” é um conjunto de teorias dos sistemas espiritual e material. Este conjunto não é unitário, mas sim uma sucessão de diversas teorias, umas complementares das outras.
Desenvolveram-se das crenças já existentes, particularmente da cristandade e crenças em fantasmas.
Demonstrando-se que estes conceitos eram suficientes para explicação do mundo espiritual, mas, incapazes para uma explicação adequada e coerente para o mundo material, ou seja, a realidade explicita, nasceu uma insistente busca por mais informações e uma nova “visão” espírita, própria, e muitas vezes em choque direto com a original.
Praticamente nesta nova “visão”, sobretudo a moderna, procedeu de um modo inverso daquele procedimento costumeiro. Em vez de estabelecer primeiramente magnitudes e depois procurar as relações, fez-se o contrario.
Em muitos processos de estudos um elemento tem que submeter-se a um conjunto quase sempre complicados mas, que se repetem muitas vezes, a fim de aplicar a outros elementos diferentes para correlacioná-los.
Sabe-se na realidade que este esquema do mundo material, com matéria consistindo em corpúsculos, e com radiação consistindo em ondas, é a base para a descrição dos fenômenos físicos. Eu penso em corpo e espírito como corpúsculos, onde um com massa e ambos com carga elétrica, e interagindo entre si através de forças elétricas. Acredito num intercambio de espírito entre matéria e radiação, no sentido que o espírito possua frequência angular, cedendo uma certa quantidade de energia, durante a existência com a matéria. Quantidade precisa em cada caso particular, conforme a intensidade da energia.
Vejamos como exemplo, o fenômeno complicado da radiação emitida por um “corpo negro”, ou seja, por um radiador perfeito. Temos então:
a)   a energia da radiação emitida não é uniforme, posto que apresenta um valor máximo numa determinada freqüência;
b)   a energia total emitida pelo corpo negro varia segundo a quarta potencia da temperatura.

Aqui aplicamos E=KT onde K é a constante de Boltzman. Porém eu percebi que isto não esta correto, já que um espírito, a principio é incapaz de emitir ou absorver energia de um modo continuo, mas sim de modo discreto no plano físico, ou seja, em forma de múltiplos inteiros de uma quantidade definida, quantidade que depende da freqüência do corpo físico. Desta maneira, a energia de um corpo não pode variar de um modo continuo, mas sim, formado por um numero inteiro e positivo de energia independente do espírito. Ahh, sim, a alma não pesa nada no plano físico! Nossa, depois desta, que tal umas boas gargalhadas? :P

Ps.: Isto acima é uma piada, apenas para melhorar o clima!

Boa noite pessoal :)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #238 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:28:34 »
Sr. Oierroc ou Correio,

A alma pesa 21 gramas?

O Leafar ou Rafael não quis responder.

Grato.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #239 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:30:40 »
Você acha mesmo que quem acredita nesse nível de besteira, como você, tem legitimidade para emitir uma opinião sobre qualquer assunto científico?
Ok. Então nenhum cientista religioso tem mais respaldo para falar em nome da ciência. Newton, Maxwell, que foram também religiosos pelo menos em alguma parte de suas vidas (senão em toda ela), estão todos desqualificados pela nova autoridade científica que se apresenta. Ah coitados... :histeria:

E se eu tenho legitimidade ou não para às vezes me manifestar em nome da ciência, infelizmente não é você que arbitra. Novamente, vê se se toca...

Um abraço.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #240 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:34:05 »
Novamente, vê se se toca...

True := Novamente, vê se se toca...
While True
   Loop Infinito
End-While

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #241 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:37:10 »
Fisicamente? Impossível! A alma além de possuir medidas desproporcionais à escala de observação humana, e não somente à nossa escala, mas mesmo à imaginação, falar de peso é um absurdo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:40:29 »
Ok. Então nenhum cientista religioso tem mais respaldo para falar em nome da ciência. Newton, Maxwell, que foram também religiosos pelo menos em alguma parte de suas vidas (senão em toda ela), estão todos desqualificados pela nova autoridade científica que se apresenta. Ah coitados... :histeria:

E se eu tenho legitimidade ou não para às vezes me manifestar em nome da ciência, infelizmente não é você que arbitra. Novamente, vê se se toca...

Um abraço.

Ora...ora...o "cético" Leafar querendo se comparar a Newton e Maxwell. Menos, Leafar, menos....

Leafar, você acredita mesmo que:

O Sol não seria um mundo habitado por seres corporais, mas um local de reunião de Espíritos superiores que, de lá, irradiam seus pensamentos para outros mundos (...) Todos os sóis parecem estar numa posição idêntica" (..)"Considerando do ponto de vista de constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade.

????

Responda.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #243 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:41:22 »
A alma não pode ter peso, nem aqui, nem no mundo espiritual. Não é matéria. É similar a perguntar quanto é que pesa uma ideia. Absurdo.

Todas as elocubrações sobre a constituição do Espírito se referem ao perispírito, e não à Alma.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #244 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:50:02 »
"Considerando do ponto de vista de constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade.

Ué!? E não podemos aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade? O Senhor já ouviu falar em células fotovoltaicas? Não seria uma visão do "futuro" cortesia dos espíritos? E seres imateriais vivendo no sol, qual o problema? Os seres de Krypton também poderiam, apesar de não ser muito confortável, eu acho. ::)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 10 de Agosto de 2009, 00:07:23 »
"Considerando do ponto de vista de constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade.

Ué!? E não podemos aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade? O Senhor já ouviu falar em células fotovoltaicas? Não seria uma visão do "futuro" cortesia dos espíritos? E seres imateriais vivendo no sol, qual o problema? Os seres de Krypton também poderiam, apesar de não ser muito confortável, eu acho. ::)

Claro que sim, afinal o sol é um local de reunião de Espíritos superiores que, de lá, irradiam seus pensamentos para outros mundos. São os pensamentos dos espíritos sabichões que fazem funcionar as nossas células fotovolcaicas. Os mesmos pensamentos que irradiam baboseiras como esta enviada pelos espiritos superiores de Kardec:

Segundo os espíritos, de todos os mundos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria ainda baixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos...LE -Cap. IV, 188

Usamos protetores solares para nos protegermos dos pensamentos de espiritos superiores?  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 10 de Agosto de 2009, 00:10:04 »
A alma não pode ter peso, nem aqui, nem no mundo espiritual. Não é matéria. É similar a perguntar quanto é que pesa uma ideia. Absurdo.

Todas as elocubrações sobre a constituição do Espírito se referem ao perispírito, e não à Alma.

Prove!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 10 de Agosto de 2009, 00:36:49 »
Isto acima é uma piada, apenas para melhorar o clima!

A discussão está tão surrealista (não é Leafar???)  que se você não avisa iria tomar o seu comentário como verdadeiro.

Alíás, quando discuto com espiritas, tenho uma enorme dificuldade de saber se estão brincando ou falando sério.

:)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #248 Online: 10 de Agosto de 2009, 07:42:08 »

E isso sem falar que a Alma, em sendo imaterial como proposto acima, poderia existir sob quais condições físicas. Logo, a citação de OLE é factível.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #249 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:34:49 »
Leafar, porque os animais sofrem?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!