Anne,
Eu pensei um pouco para responder essa questão, pois ela não é óbvia.
O que caracterizaria algo com vida seria a capacidade de ser racional, ainda que fosse somente uma racionalidade rudimentar. Na realidade, as únicas coisas que são relevantes em termos de seres viventes são os seres racionais. Fora disso, o que existiria seria apenas uma existência mecânica que, penso eu, não poderia ser caracterizado como vida. E o que caracterizaria 1 vida seria um conjunto mínimo que representasse uma única individualidade racional. O homem, sem o Espírito, portanto, seria apenas uma máquina orgânica, que um dia vai parar de funcionar e se desintegrar. A única vida existente na realidade seria a do Espírito.
Um abraço.
Então, na sua conscepção as plantas são matéria morta? Sim, porque elas não racionalizam...
Sim, no contexto em que estamos discutindo. Quando alguém sofre um acidente grave e deixa de haver atividade cerebral, o que dizemos? Que está morto, embora o seu corpo ainda funcione. E isso é porque o "eu" do sujeito não está mais lá. Podemos entender que a alma não esteja mais lá. Nada que não possua um "eu" com inteligência, ainda que rudimentar, pode ser considerado com vida. É uma máquina. Se eu construísse um robô orgânico, que eu pudesse programar e controlar, que fosse capaz de se alimentar, se reproduzir, etc..., eu diria que está vivo?
São "máquinas orgânicas"...
Segundo sua concepção, nem tudo q nasce tem vida?
Tudo que nasce e raciocina, ainda que rudimentarmente, tem vida. Senão é máquina. Falta o "eu".
Para "racionalizar" é necessário um cérebro condicionalmente capaz, e para possuir um cérebro e necessário nascer materialmente. Neste caso então, devo pré-supor q os espíritos não racionalizam antes de encarnar ou reencarnar?
A Alma não precisa de cérebro para raciocinar.
Sendo assim, como um espírito pode chegar a perfeição (moralmente falando) se ele não possui atributos necessários para se auto-avaliar?
Respondido anteriormente.
Para armazenamento de informação é necessário um lugar específico, os espíritos possuem esse lugar específico? O q seria? Qual seria? Q mecanismos ele necessita e usa para efetuar tal procedimento?
Não sei. Como eu já disse, o Espiritismo não resolve o problema da natureza da alma. Só diz que ela não é material, e nem é lógico que fosse. Talvez seja o perispírito que armazene isso tudo, mas o perispírito em si é apenas matéria e não é a informação. Ele pode se desintegrar e se formar novamente em outro mundo, e a informação se transfere, porque está associada à alma e não ao material de que se forma o perispírito. É como se eu dissesse que eu preciso de papel para armazenar um poema, mas o papel não é o poema. O papel pode ser destruído e o poema pode ser transferido, por exemplo, para outro papel, ou uma mídia, sem que se perca.
Um abraço.