Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60184 vezes)

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Offline Anne

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #200 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:34:38 »
Anne,

Eu pensei um pouco para responder essa questão, pois ela não é óbvia.

O que caracterizaria algo com vida seria a capacidade de ser racional, ainda que fosse somente uma racionalidade rudimentar. Na realidade, as únicas coisas que são relevantes em termos de seres viventes são os seres racionais. Fora disso, o que existiria seria apenas uma existência mecânica que, penso eu, não poderia ser caracterizado como vida. E o que caracterizaria 1 vida seria um conjunto mínimo que representasse uma única individualidade racional. O homem, sem o Espírito, portanto, seria apenas uma máquina orgânica, que um dia vai parar de funcionar e se desintegrar. A única vida existente na realidade seria a do Espírito.

Um abraço.

Então, na sua conscepção as plantas são matéria morta? Sim, porque elas não racionalizam... :o

São "máquinas orgânicas"...

Segundo sua concepção, nem tudo q nasce tem vida?

Para "racionalizar" é necessário um cérebro condicionalmente capaz, e para possuir um cérebro e necessário nascer materialmente. Neste caso então, devo pré-supor q os espíritos não racionalizam antes de encarnar ou reencarnar?

Sendo assim, como um espírito pode chegar a perfeição (moralmente falando) se ele não possui atributos necessários para se auto-avaliar?

Para armazenamento de informação é necessário um lugar específico, os espíritos possuem esse lugar específico? O q seria? Qual seria? Q mecanismos ele necessita e usa para efetuar tal procedimento?





Offline Mr. Mustard

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #201 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:35:16 »
A batida afetou minha alma?

Não. Mas se você tiver os dois braços e pernas amputados, logo, você se tornará um gênio. Lembra da piada do queijo suiço? Onde há mais queijo, menos queijo?

Offline pablito

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #202 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:01:11 »
Citar
Os animais não são racionais (em tese), então não são almas propriamente ditas.

Pode parecer a "pergunta de tostines" mas, os animais não têm alma porque não são racionais ou não são racionais porque não têm alma?
De outro modo, a alma seria a fonte da racionalidade ou fruto da racionalidade?

Offline Tex Willer

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #203 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:14:45 »
Pelo visto, a Neurociência perde tempo investigando, por exemplo, como simples variações genéticas alteram neurotransmissores, afetando o comportamento emocional, cognição, etc.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #204 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:40:23 »
Pelo visto, a Neurociência perde tempo investigando, por exemplo, como simples variações genéticas alteram neurotransmissores, afetando o comportamento emocional, cognição, etc.

Resumindo...prá que estudar?

O que será que o Leafar diz aos seus filhos?  Conformem-se crianças?

Percebem o caráter pernicioso dessa crendice nefasta?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

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Offline Correio

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #205 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:42:45 »
Citação de: pablito
Pode parecer a "pergunta de tostines" mas, os animais não têm alma porque não são racionais ou não são racionais porque não têm alma?
De outro modo, a alma seria a fonte da racionalidade ou fruto da racionalidade?

Até onde entendi, os animais possuem sim alma, porém em estágio muito primitivo. Estas Almas em evolução passarão um dia à racionalidade, ou seja, são os animais de ontem os homens de amanhã.
Mas lembrando que este assunto não está completo na obra espírita e, portanto, estamos falando de opiniões pessoais sujeitas a erros e tudo mais que tenham direito (inclusive os famosos Bullshith.... ::) ).
É chover no molhado, mas, sem alma não há raciocínio. O cérebro é um instrumento para a alma interagir no meio físico e quanto mais complexo este for, com mais liberdade a alma interage neste meio. Isto explica as limitações à alma causadas por lesões ou falhas na estrutura cerebral assim como as limitações físicas dos corpos animais e suas almas também simples se ajustarem bem a estes corpos.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #206 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:46:51 »
Citação de: pablito
Pode parecer a "pergunta de tostines" mas, os animais não têm alma porque não são racionais ou não são racionais porque não têm alma?
De outro modo, a alma seria a fonte da racionalidade ou fruto da racionalidade?

Até onde entendi, os animais possuem sim alma, porém em estágio muito primitivo. Estas Almas em evolução passarão um dia à racionalidade, ou seja, são os animais de ontem os homens de amanhã.
Mas lembrando que este assunto não está completo na obra espírita e, portanto, estamos falando de opiniões pessoais sujeitas a erros e tudo mais que tenham direito (inclusive os famosos Bullshith.... ::) ).
É chover no molhado, mas, sem alma não há raciocínio. O cérebro é um instrumento para a alma interagir no meio físico e quanto mais complexo este for, com mais liberdade a alma interage neste meio. Isto explica as limitações à alma causadas por lesões ou falhas na estrutura cerebral assim como as limitações físicas dos corpos animais e suas almas também simples se ajustarem bem a estes corpos.


Putz...

Hoje é mesmo o dia do Ad Hoc.

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Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #207 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:49:42 »
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É chover no molhado, mas, sem alma não há raciocínio.

Se é para ficar "achando",  acho que nenhum espírita fanático tem alma.
 :hihi:
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Offline pablito

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #208 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:59:51 »
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O cérebro é um instrumento para a alma interagir no meio físico [...]Isto explica as limitações à alma causadas por lesões [...]
Nesse caso, o que você chama de alma é o mesmo que ‘capacidade cognitiva’, não é?
Sendo assim, como demonstrar que essa ‘capacidade cognitiva dependente do cérebro’ é algo “além” do próprio cérebro?

Offline Contini

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #209 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:03:55 »
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Isto explica as limitações à alma causadas por lesões ou falhas na estrutura cerebral assim como as limitações físicas dos corpos animais e suas almas também simples se ajustarem bem a estes corpos.
Não, não explica. Em alguns casos documentados houve mudança total de personalidade (não é a mesma coisa que mudança de humor).

Mas para que essa"hipótese" possa ser considerada, tem que se provar primeiro a existencia dos alegados espíritos, e em segundo lugar, se existentes que eles correspondam as hipoteses espíritas.

Sem essa prova isso é só viagem na maionese.
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Offline Correio

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #210 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:20:59 »
Citação de: Gigaview
Se é para ficar "achando",  acho que nenhum espírita fanático tem alma.

E há crime nisto Senhor Giga? Achar, pensar que, suspeitar e até mesmo duvidar são nossas únicas opções quando o assunto é complexo demais. E falando em assunto:

Citar
Qual o assunto que mais lhe interessa?
Qual o assunto que mais lhe interessa?
Além da vida in vitro feita nas coxas
E vivida às pressas

A empresa da guerra
A mais-valia da morte
A última sentença
A violência nas ruas
O bio terrorismo

A soja transgênica
Clonagem da mente
Dos órgãos vitais
A nova ciência
Moral decadente
Tradição milenar
Outra tendência

Suicídio, livre arbítrio
Aborto consentido, eutanásia
A dívida congênita
O quinto partido, o tempo
Das máquinas

Monarquia playback
A república inventa
O eclipse lunar,
a decadência moral

A calota polar, o império dos egos
O vidente cego, o cachimbo de Édipo
A paixão de Romeu, colapso dos mares
Crianças sem lares, a ausência de Deus

A assembléia dos loucos,
O juízo dos lobos
A vontade dos céus
A escala econômica em que o crime compensa

Qual o assunto que mais você pensa?

Sexo, amor, culpa ou inocência
A dieta do Papa, o segredo de Fátima
A última penitência

Bom dia Vietnã, boa noite Bagdá
Adeus Sherazade

Qual o assunto que mais lhe interessa?
Qual a verdade em que mais você pensa?

O fim da natureza
E o final da história
Glória, glória, glória?

Apenas uma canção invento agora
Um poema
A madrugada é silêncio, a dor acalenta

Esquece o início de tudo e o fim dos tempos
Deita no colo de tua amada
Onde da misteriosa expansão do nada
O universo se alimenta

Qual o assunto em que mais você pensa?
Qual é a verdade em que mais você sente?
Qual a mentira em que mais acredita?
Qual é o nome que você mais grita?
Qual é a força que mais te enfraquece?
Qual é a fome que mais te alimenta?
Qual é o prato que mais te apetece?
Qual é o mapa que mais te orienta?
Qual é o jogo que mais você ganha?
Qual é o ganho que mais te enriquece?
Qual é a perda que mais você chora?
Qual é a casa em que mais você mora?
Qual é a frase que mais você fala?
Qual é a fala que mais você cala?
Qual é o assunto que mais você teme?
Qual é o tema que mais ignora?

Qual o assunto que mais lhe interessa?
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Contini

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #211 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:25:56 »
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E há crime nisto Senhor Giga?
Não há crime como n/ao há mérito.
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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #212 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:31:16 »
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E há crime nisto Senhor Giga?
Não há crime como n/ao há mérito.

Ótimo então, estamos conversados!
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #213 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:46:03 »
Correio, o assunto ainda não saiu do nível de uma farofa requentada, recheada de ad hocs vergonhosos e afirmações sem fundamento. Portando, está longe de ser complexo na forma que está sendo abordado.

Não gostou? Então apareça com fatos e não use nossos cérebros como pinicos de idéias estapafurdias.

Valeu pelo forró da Elba.

 :)
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Offline Derfel

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #214 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:37:04 »
Citação de: Leafar
O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional.

Me tira uma dúvida: nossa personalidade, a pessoa que somos, é a nossa alma que nos da essas características?
A nossa personalidade vem da alma. Mas o corpo contribui com outras características.

A alma seria o elemento ativo, gerador de características. Já o corpo seria o elemento passivo, que limita as manifestações da alma. Por exemplo, num louco, seria o corpo que geraria a loucura. Sendo o corpo debilitado, a alma não consegueria controlá-lo adequadamente, donde a loucura. Por outro lado, um gênio teria suas características provindas da alma, pois o corpo, em sendo somente uma máquina, não poderia criar por si mesmo a genialidade. Mas o corpo pode, contudo, impedir a manifestação da genialidade da alma, como no caso da loucura.

Um abraço.

Mas existem "loucos" que são geniais. Van Gogh foi um, John Nash foi outro. Aliás, parece que a genialidade está um pouquinho ligada a "loucura". Mas, o que você quer dizer com louco? Um esquizofrênico? E quanto a Síndrome de Savant? Se a genialidade vem da alma e e ela não pode ser totalmente desenvolvida por causa de uma falha do cérebro, então como explicar esses casos? Se a esquizofrenia pode ser controlada por medicação, então essa medicação pode ser uma libertadora para a alma poder se manifestar direito? Isso justificaria o uso do LSD como proposto por Timothy Leary?
:saco:

Offline Gigaview

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #215 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:57:30 »
Citação de: Leafar
O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional.

Me tira uma dúvida: nossa personalidade, a pessoa que somos, é a nossa alma que nos da essas características?
A nossa personalidade vem da alma. Mas o corpo contribui com outras características.

A alma seria o elemento ativo, gerador de características. Já o corpo seria o elemento passivo, que limita as manifestações da alma. Por exemplo, num louco, seria o corpo que geraria a loucura. Sendo o corpo debilitado, a alma não consegueria controlá-lo adequadamente, donde a loucura. Por outro lado, um gênio teria suas características provindas da alma, pois o corpo, em sendo somente uma máquina, não poderia criar por si mesmo a genialidade. Mas o corpo pode, contudo, impedir a manifestação da genialidade da alma, como no caso da loucura.

Um abraço.

Mas existem "loucos" que são geniais. Van Gogh foi um, John Nash foi outro. Aliás, parece que a genialidade está um pouquinho ligada a "loucura". Mas, o que você quer dizer com louco? Um esquizofrênico? E quanto a Síndrome de Savant? Se a genialidade vem da alma e e ela não pode ser totalmente desenvolvida por causa de uma falha do cérebro, então como explicar esses casos? Se a esquizofrenia pode ser controlada por medicação, então essa medicação pode ser uma libertadora para a alma poder se manifestar direito? Isso justificaria o uso do LSD como proposto por Timothy Leary?
:saco:


Ok. Excelente colocação. Por outro lado...

Espíritos desencarnados estão livres das limitações físicas, portanto são livres para exercerem plenamente suas potencialialidades. Como se explica então que obras psicografadas sejam de tão baixa qualidade, inferiores ao trabalho produzido em vida com todas as limitações impostas pelo uso de uma carcaça limitadora? Como se explicam então as bobagens e porcarias repletas de erros ditas pelos espíritos de Aristóteles, Galileu, Joana D'Arc, Napoleão, dentre outros? Por que são tão infantis, genéricos ou dissimulados? Aonde está a inteligência do gênio? Por que os espíritos de Van Gogh, Toulose Lautrec, Renoir escolhem tão mal as suas côres e se limitam a imitar as técnicas e as telas pintadas em vida? Para onde foi a genialidade criativa que habitava seus corpos limitados?

Vamos ver os ad hocs que vêm por aí...
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Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #216 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:15:03 »
Entendi.

E em uma situação onde, por exemplo, eu bato com a cabeça e mudo minha personalidade? Nada de loucura, apenas mudanças de personalidade mesmo.

A batida afetou minha alma?
Exemplo? Phineas Gage?

../forum//topic,12452.msg230745/topicseen.html#msg230745

Eu gostaria de ver um exemplo de alguém que sofreu uma batida na cabeça e mudou suas crenças, por exemplo. Era católico antes da batida e virou hinduísta após, votava no Lula antes e no Serra depois, ou era capitalista antes e tornou-se comunista depois, etc... Por maiores que sejam os danos no cérebro, essas coisas não mudam.

Um abraço.
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Offline Contini

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #217 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:23:30 »
Era tranquilo e pacifista e virou violento e brigão, serve?
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Offline Tex Willer

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #218 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:34:35 »


Ok. Excelente colocação. Por outro lado...

Espíritos desencarnados estão livres das limitações físicas, portanto são livres para exercerem plenamente suas potencialialidades. Como se explica então que obras psicografadas sejam de tão baixa qualidade, inferiores ao trabalho produzido em vida com todas as limitações impostas pelo uso de uma carcaça limitadora? Como se explicam então as bobagens e porcarias repletas de erros ditas pelos espíritos de Aristóteles, Galileu, Joana D'Arc, Napoleão, dentre outros? Por que são tão infantis, genéricos ou dissimulados? Aonde está a inteligência do gênio? Por que os espíritos de Van Gogh, Toulose Lautrec, Renoir escolhem tão mal as suas côres e se limitam a imitar as técnicas e as telas pintadas em vida? Para onde foi a genialidade criativa que habitava seus corpos limitados?

Vamos ver os ad hocs que vêm por aí...

Essa eu respondo.

A genialidade fica novamente limitada pelo cérebro (que é apenas um instrumento de manifestação da alma, tipo uma anteninha, tem pouco a ver com as características de inteligência, comportamento, etc) do médium  que recebe os espíritos. Pode até entrar em conflito com o espírito do médium (que pode não ser tão evoluído quanto os espíritos geniais), pois é o o hospedeiro original e predomina, nivelando o talento por baixo.

Moleza. :)
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Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #219 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:37:34 »
Anne,

Eu pensei um pouco para responder essa questão, pois ela não é óbvia.

O que caracterizaria algo com vida seria a capacidade de ser racional, ainda que fosse somente uma racionalidade rudimentar. Na realidade, as únicas coisas que são relevantes em termos de seres viventes são os seres racionais. Fora disso, o que existiria seria apenas uma existência mecânica que, penso eu, não poderia ser caracterizado como vida. E o que caracterizaria 1 vida seria um conjunto mínimo que representasse uma única individualidade racional. O homem, sem o Espírito, portanto, seria apenas uma máquina orgânica, que um dia vai parar de funcionar e se desintegrar. A única vida existente na realidade seria a do Espírito.

Um abraço.

Então, na sua conscepção as plantas são matéria morta? Sim, porque elas não racionalizam... :o
Sim, no contexto em que estamos discutindo. Quando alguém sofre um acidente grave e deixa de haver atividade cerebral, o que dizemos? Que está morto, embora o seu corpo ainda funcione. E isso é porque o "eu" do sujeito não está mais lá. Podemos entender que a alma não esteja mais lá. Nada que não possua um "eu" com inteligência, ainda que rudimentar, pode ser considerado com vida. É uma máquina. Se eu construísse um robô orgânico, que eu pudesse programar e controlar, que fosse capaz de se alimentar, se reproduzir, etc..., eu diria que está vivo?

São "máquinas orgânicas"...

Segundo sua concepção, nem tudo q nasce tem vida?
Tudo que nasce e raciocina, ainda que rudimentarmente, tem vida. Senão é máquina. Falta o "eu".

Para "racionalizar" é necessário um cérebro condicionalmente capaz, e para possuir um cérebro e necessário nascer materialmente. Neste caso então, devo pré-supor q os espíritos não racionalizam antes de encarnar ou reencarnar?
A Alma não precisa de cérebro para raciocinar.

Sendo assim, como um espírito pode chegar a perfeição (moralmente falando) se ele não possui atributos necessários para se auto-avaliar?
Respondido anteriormente.

Para armazenamento de informação é necessário um lugar específico, os espíritos possuem esse lugar específico? O q seria? Qual seria? Q mecanismos ele necessita e usa para efetuar tal procedimento?
Não sei. Como eu já disse, o Espiritismo não resolve o problema da natureza da alma. Só diz que ela não é material, e nem é lógico que fosse. Talvez seja o perispírito que armazene isso tudo, mas o perispírito em si é apenas matéria e não é a informação. Ele pode se desintegrar e se formar novamente em outro mundo, e a informação se transfere, porque está associada à alma e não ao material de que se forma o perispírito. É como se eu dissesse que eu preciso de papel para armazenar um poema, mas o papel não é o poema. O papel pode ser destruído e o poema pode ser transferido, por exemplo, para outro papel, ou uma mídia, sem que se perca.

Um abraço.
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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #220 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:46:39 »
Citar
Os animais não são racionais (em tese), então não são almas propriamente ditas.

Pode parecer a "pergunta de tostines" mas, os animais não têm alma porque não são racionais ou não são racionais porque não têm alma?
De outro modo, a alma seria a fonte da racionalidade ou fruto da racionalidade?
Os animais não teriam alma porque não são racionais. Eu digo "não teriam" porque pode haver sim algum sinal de racionalidade latente nos animais. Essa questão não é considerada resolvida pelos espíritas e há muita discussão e divergências a respeito.

E a alma seria a fonte da racionalidade e não fruto dela. É ela que pensa...
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« Resposta #221 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:52:51 »
Citação de: Leafar
O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional.

Me tira uma dúvida: nossa personalidade, a pessoa que somos, é a nossa alma que nos da essas características?
A nossa personalidade vem da alma. Mas o corpo contribui com outras características.

A alma seria o elemento ativo, gerador de características. Já o corpo seria o elemento passivo, que limita as manifestações da alma. Por exemplo, num louco, seria o corpo que geraria a loucura. Sendo o corpo debilitado, a alma não consegueria controlá-lo adequadamente, donde a loucura. Por outro lado, um gênio teria suas características provindas da alma, pois o corpo, em sendo somente uma máquina, não poderia criar por si mesmo a genialidade. Mas o corpo pode, contudo, impedir a manifestação da genialidade da alma, como no caso da loucura.

Um abraço.

Mas existem "loucos" que são geniais. Van Gogh foi um, John Nash foi outro. Aliás, parece que a genialidade está um pouquinho ligada a "loucura". Mas, o que você quer dizer com louco? Um esquizofrênico? E quanto a Síndrome de Savant? Se a genialidade vem da alma e e ela não pode ser totalmente desenvolvida por causa de uma falha do cérebro, então como explicar esses casos? Se a esquizofrenia pode ser controlada por medicação, então essa medicação pode ser uma libertadora para a alma poder se manifestar direito? Isso justificaria o uso do LSD como proposto por Timothy Leary?
:saco:

A limitação do corpo não precisa ser integral, mas apenas parcial. Cada caso é um caso. Cada um recebe o corpo que precisa para as provas terrestres e essas limitações não ocorrem ao acaso. Se um corpo é totalmente limitado, vegetativo, a encarnação seria inútil. É claro que ocorrem às vezes alguns estados vegetativos, especialmente em recém nascidos. Mas a prova não é, então, para o ser que vegeta, mas para os que estão em volta, como os pais ou os parentes.

Um abraço.
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Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #222 Online: 07 de Agosto de 2009, 17:57:54 »
Pelo visto, a Neurociência perde tempo investigando, por exemplo, como simples variações genéticas alteram neurotransmissores, afetando o comportamento emocional, cognição, etc.
Não, não perde tempo. O homem também pode cooperar no melhoramento dos corpos, ao mesmo tempo em que exercita a inteligência.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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Offline Derfel

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #223 Online: 07 de Agosto de 2009, 18:22:06 »



Sim, no contexto em que estamos discutindo. Quando alguém sofre um acidente grave e deixa de haver atividade cerebral, o que dizemos? Que está morto, embora o seu corpo ainda funcione. E isso é porque o "eu" do sujeito não está mais lá. Podemos entender que a alma não esteja mais lá. Nada que não possua um "eu" com inteligência, ainda que rudimentar, pode ser considerado com vida. É uma máquina. Se eu construísse um robô orgânico, que eu pudesse programar e controlar, que fosse capaz de se alimentar, se reproduzir, etc..., eu diria que está vivo?


Quando alguém sofre um acidente de deixa de haver atividade cerebral não dizemos que esteja morto, mas que há morte cerebral, que é um pouco diferente. Morte é cessar os sinais vitais.
Se você conseguisse construir um robô orgânico que se alimentasse e se reproduzisse, então ele estaria vivo sim. Pegando o gancho, se esse robô fosse dotado de uma inteligência artificial que o permitisse raciocinar e tomar suas próprias decisões, então ele teria uma alma?
:saco:

Offline Leafar

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Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #224 Online: 07 de Agosto de 2009, 18:32:31 »
Citação de: Leafar
O que caracteriza uma alma é a sua individualidade e capacidade racional.

Me tira uma dúvida: nossa personalidade, a pessoa que somos, é a nossa alma que nos da essas características?
A nossa personalidade vem da alma. Mas o corpo contribui com outras características.

A alma seria o elemento ativo, gerador de características. Já o corpo seria o elemento passivo, que limita as manifestações da alma. Por exemplo, num louco, seria o corpo que geraria a loucura. Sendo o corpo debilitado, a alma não consegueria controlá-lo adequadamente, donde a loucura. Por outro lado, um gênio teria suas características provindas da alma, pois o corpo, em sendo somente uma máquina, não poderia criar por si mesmo a genialidade. Mas o corpo pode, contudo, impedir a manifestação da genialidade da alma, como no caso da loucura.

Um abraço.

Mas existem "loucos" que são geniais. Van Gogh foi um, John Nash foi outro. Aliás, parece que a genialidade está um pouquinho ligada a "loucura". Mas, o que você quer dizer com louco? Um esquizofrênico? E quanto a Síndrome de Savant? Se a genialidade vem da alma e e ela não pode ser totalmente desenvolvida por causa de uma falha do cérebro, então como explicar esses casos? Se a esquizofrenia pode ser controlada por medicação, então essa medicação pode ser uma libertadora para a alma poder se manifestar direito? Isso justificaria o uso do LSD como proposto por Timothy Leary?
:saco:


Ok. Excelente colocação. Por outro lado...

Espíritos desencarnados estão livres das limitações físicas, portanto são livres para exercerem plenamente suas potencialialidades. Como se explica então que obras psicografadas sejam de tão baixa qualidade, inferiores ao trabalho produzido em vida com todas as limitações impostas pelo uso de uma carcaça limitadora? Como se explicam então as bobagens e porcarias repletas de erros ditas pelos espíritos de Aristóteles, Galileu, Joana D'Arc, Napoleão, dentre outros? Por que são tão infantis, genéricos ou dissimulados? Aonde está a inteligência do gênio? Por que os espíritos de Van Gogh, Toulose Lautrec, Renoir escolhem tão mal as suas côres e se limitam a imitar as técnicas e as telas pintadas em vida? Para onde foi a genialidade criativa que habitava seus corpos limitados?

Vamos ver os ad hocs que vêm por aí...
E o que é que obriga a alma a ser melhor no mundo espiritual do que era no mundo corporal? E se a habilidade da pintura, por exemplo, não estivesse limitada pelo corpo? A limitação não é obrigatória em todos os casos, a limitação pode ser parcial (por exemplo, limitar exatas e não limitar as artes) e, acima de tudo, a alma pode não ser nenhum gênio além do que demonstrava ser na Terra. Tudo isso, como eu já disse, não é ao acaso, mas depende das circunstâncias e do porquê que uma alma encarna na Terra.

Um abraço.
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