Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60189 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #325 Online: 13 de Agosto de 2009, 15:48:17 »
Nesse tópico a DE está me lembrando algo que, quanto mais se mexe nele mais fede...

2

É uma salada de conceitos, ad hocs e achismos. Igualzinho ao pensamento espiritóide. Tudo se afirma, nada se prova e comenta-se tudo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #326 Online: 13 de Agosto de 2009, 16:43:29 »
Mas vc acha que eu pratico trollismo ou proselitismo? Poderia mostrar algum post em que eu esteja me comportando deste jeito?

O Tópico "Contradições da Bíblia" está recheado deles, mas aqui tem um: ../forum/topic=2755.1275.html#msg454691

Vc acha que o fato de discutir as minhas idéias e as de vcs eu estou trollando ou fazendo proselitismo, ou de má fé, ou sei lá. Se assim fosse, os moderadores teriam me alertado. Eu estou apenas expondo as idéias. Como disse, não quero convencer ninguém, apenas dar minha opinião. Não é pra isso que servem os fóruns? Para o debate de idéias? Pense como ficaria monótono se os teístas não estivessem por aqui para se oporem aos ateístas. Não teria tanta graça.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #327 Online: 13 de Agosto de 2009, 16:47:58 »
Não teria tanta graça.

Isto é o que você acha. Eu não concordo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 13 de Agosto de 2009, 22:07:31 »
Não é pra isso que servem os fóruns? Para o debate de idéias? Pense como ficaria monótono se os teístas não estivessem por aqui para se oporem aos ateístas. Não teria tanta graça.

Concordo em parte Famado. Mas o que queremos é justamente debater!
Tambem não tem graça quando um teista vem aqui e ignora perguntas ou foje pela tangente e fica só martelando a mesma coisa já refutada.
Queremos argumentos novos, não os velhos furados... E queremos que os teistas analisem nossas refutações com honestidade e não façam de conta que não viram ou insistem em "relativisar" e distorcer as coisas para tentar responder.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #329 Online: 14 de Agosto de 2009, 13:32:43 »
Citação de: pablito
Antes de mais nada, obrigado ao Leafar pela sinceridade.
Agradeceria ao Correio também, mas a piada foi sem graça ...

Sem graça? O Senhor não entendeu? Criei uma resposta com todo requinte cientifico para dar um ar de seriedade, do jeitinho que os céticos gostam....Francamente  :x
Citação de: Gigaview
De fato, o espiritismo está sendo muito mal defendido por aqui. Assim não tem nem graça. Os argumentos do Leafar e do Correio são muito fraquinhos mesmo.

De fato! Não há argumentos satisfatórios para os Senhores. Não há evidências da nossa parte. Nossa lógica é porca, pobre e digna de compaixão, ou de aversão, na melhor das hipóteses.
Estamos discutindo o quê? Todos os espíritas são uns tapados iludidos e cegos pela fé? Que a DE não passa de um amontoado de lixo que quando em funcionamento somente gera mais porcarias? Por favor, o que estamos discutindo agora? :?
Ahh...Desejam ciência? Apenas em minhas piadas sem graça os Senhores obterão algum naco cientifico, e da mais baixa qualidade, para a infelicidade geral!
Para mim e concluo que seja o mesmo no caso do Senhor Rafael, a lógica espírita é suficientemente boa para muitos mistérios da vida, suas dores e alegrias. Cientificamente? Prefiro Dirac, Schrödinger, Maxwell, Plank, Lattes......Qual o problema? :hein:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #330 Online: 14 de Agosto de 2009, 13:55:37 »
Nenhum, desde que não usem a palavra "ciência" precedendo a palavra "espírita".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #331 Online: 14 de Agosto de 2009, 14:35:15 »

[2]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 14 de Agosto de 2009, 17:31:49 »

[2]

[3]
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #333 Online: 14 de Agosto de 2009, 17:34:24 »
Citação de: Correio
Não há argumentos satisfatórios para os Senhores. Não há evidências da nossa parte. Nossa lógica é porca, pobre e digna de compaixão, ou de aversão, na melhor das hipóteses.

Quanto a isso, estou de pleno acordo. Irretocável.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 14 de Agosto de 2009, 17:48:39 »
Para mim e concluo que seja o mesmo no caso do Senhor Rafael, a lógica espírita é suficientemente boa para muitos mistérios da vida, suas dores e alegrias. Cientificamente? Prefiro Dirac, Schrödinger, Maxwell, Plank, Lattes......Qual o problema?

Lógica espíriita? Que lógica é essa?

Se você entendesse Dirac, Schrödinger, Maxwell, Plank, Lattes...você teria um conhecimento da ciência e do método científico que lhe faria concluir que o espiritismo não explica mistério algum. Logo, você não está dizendo coisa com coisa, como sempre.

Correio, melhor continuar contando piadas, prometo que vou tentar rir da próxima vez.

:)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #335 Online: 14 de Agosto de 2009, 21:18:24 »
Para mim e concluo que seja o mesmo no caso do Senhor Rafael, a lógica espírita é suficientemente boa para muitos mistérios da vida, suas dores e alegrias. Cientificamente? Prefiro Dirac, Schrödinger, Maxwell, Plank, Lattes......Qual o problema?

Como eu já disse de outras vezes: a lógica que decorre dos axiomas espíritas. São duas análises em separado: A lógica e a base axiomática. E o tempo todo batem num querendo atingir o outro, invalidando os vossos argumentos.

Felizmente parece que arrumamos um professor de lógica no fórum. E parece que está indo bem. Já não era sem tempo...   :D

../forum/topic=21042.0.html#msg466032

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 14 de Agosto de 2009, 22:28:11 »
quer dizer que a frase "de onde vem a premissas não é um problema da lógica" te encantou né... só que tem um porém...que manés talvez não percebam

Estabelece-se uma premissa e um axioma, qualquer que seja, e pode-se fazer uma sequência de argumentos formalmente lógicos, mesmo que sejam errados.

Por exemplo, eu posso falar que deus existe e é super-poderoso e rosa. Aí começar a fazer um monte de argumentos lógicos corretos e não quer dizer que deus exista, seja superpoderoso ou rosa.

Então... você ficou contente por absolutamente nada. Você poderia ter feito uma premissa "A merda voa" ou "espiritismo é lógico" e a na verdade você continuaria falando as mesmas besteiras que fala sempre.

Para você não ficar contente demais, nem a lógica está do seu lado.. além das premissas serem inverificáveis

Portanto.. você está falando absolutamente nada
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #337 Online: 14 de Agosto de 2009, 22:54:14 »
Para o bebê, não. Ele não vê nada, pois não tem consciência. A importância desses traumas é nulo para ele. E não importaria absolutamente se ele nunca fosse adquirir essa consciência, pois então ele seria simples máquina. Mas não é o que ocorre.
Eu tava vendo discovery aquele programa dos psicopatas (que um médico classifica o nível de maldade). E teve um psicopata que quando era bebê teve uma infecção e teve que ficar isolado no hospital, nem a mãe podia chegar perto pra segurar. E o médico disse que isso foi uma das coisas que levou o psicopata a ser psicopata.

Os cientistas tavam pesquisando o quanto um trauma em bebês pode afetar a pessoa na vida adulta. E chegaram a conclusão de que quanto mais novo maior o trauma.  Essa história de bebê não sentir nada, não ter traumas é a maior furada.  :no:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 14 de Agosto de 2009, 23:41:17 »
Felizmente parece que arrumamos um professor de lógica no fórum. E parece que está indo bem. Já não era sem tempo...
Dá uma passadinha lá....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 15 de Agosto de 2009, 01:17:46 »

Como eu já disse de outras vezes: a lógica que decorre dos axiomas espíritas. São duas análises em separado: A lógica e a base axiomática. E o tempo todo batem num querendo atingir o outro, invalidando os vossos argumentos.

Felizmente parece que arrumamos um professor de lógica no fórum. E parece que está indo bem. Já não era sem tempo...   :D

../forum/topic=21042.0.html#msg466032

Um abraço.

Repito: Lógica espírita? Que lógica é essa?

Kardec depositava fichas demais na lógica. Ela é importante sem dúvida e tê-la é um requisito mínimo. Mas quem a estuda não demora a descobrir que ela não tem tanto poder assim como dizem. Não pode ser usada para atestar a falsidade ou verdade de um fato natural. A validade de uma proposição depende do sistema de axiomas que se tem como ponto de partida. Assim, o que é falso num sistema pode ser verdadeiro em outro. E você não sabe, a priori, quais são os axiomas que a Natureza “adota” em determinado campo, sem falar nas proposições indecidíveis que todo sistema axiomático fatalmente carrega (Teorema de Gödel). Nas palavras do filósofo da ciência, Karl Popper:

Contudo, há não muito tempo sustentava-se que a Lógica era uma Ciência que manipula os processos mentais e suas Leis – as leis do nosso pensamento. Sob esse prisma, não se podia encontrar outra justificação para a Lógica, a não ser na alegação de que não nos é dado pensar de outra maneira. Uma inferência lógica parecia justificar-se pelo fato de ser sentida como uma necessidade de pensamento, um sentimento de que somos compelidos a pensar ao longo de certas linhas. No campo da Lógica, talvez se possa dizer que essa espécie de psicologismo é, hoje, coisa do passado. Ninguém sonharia em justificar a validade de uma inferência lógica, ou defendê-la contra possíveis dúvidas, escrevendo ao lado, na margem, a seguinte sentença: “protocolo: revendo essa cadeia de inferências, no dia de hoje, experimentei forte sensação de convicção”. (A Lógica da Pesquisa Científica)

A lógica é uma ferramenta, apenas. Com ela pode-se dizer se um raciocínio foi bem encadeado e se um sistema é consistente ou não, isto é, se não se contradiz. Mesmo que passem por este teste, ainda não está garantido que a Natureza não se comporte através de outro arranjo. Os gregos antigos fizeram inúmeras especulações acerca de como o universo funcionava. A maioria, palpites errados.

http://ateus.net/artigos/critica/espiritismo_ciencia_e_logica.php

Entendeu????

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 15 de Agosto de 2009, 01:30:48 »
quer dizer que a frase "de onde vem a premissas não é um problema da lógica" te encantou né... só que tem um porém...que manés talvez não percebam

Estabelece-se uma premissa e um axioma, qualquer que seja, e pode-se fazer uma sequência de argumentos formalmente lógicos, mesmo que sejam errados.

Por exemplo, eu posso falar que deus existe e é super-poderoso e rosa. Aí começar a fazer um monte de argumentos lógicos corretos e não quer dizer que deus exista, seja superpoderoso ou rosa.

Então... você ficou contente por absolutamente nada. Você poderia ter feito uma premissa "A merda voa" ou "espiritismo é lógico" e a na verdade você continuaria falando as mesmas besteiras que fala sempre.

Para você não ficar contente demais, nem a lógica está do seu lado.. além das premissas serem inverificáveis

Portanto.. você está falando absolutamente nada

Exato. Vemos que ele também sabe nada de lógica.

O nosso amigo aí em cima está preso num poço de areia movediça e segue afundando. Que pena...
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 01:33:00 por Gigaview »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #341 Online: 15 de Agosto de 2009, 08:31:35 »
Kardec depositava fichas demais na lógica. Ela é importante sem dúvida e tê-la é um requisito mínimo. Mas quem a estuda não demora a descobrir que ela não tem tanto poder assim como dizem. Não pode ser usada para atestar a falsidade ou verdade de um fato natural. A validade de uma proposição depende do sistema de axiomas que se tem como ponto de partida. Assim, o que é falso num sistema pode ser verdadeiro em outro. E você não sabe, a priori, quais são os axiomas que a Natureza “adota” em determinado campo, sem falar nas proposições indecidíveis que todo sistema axiomático fatalmente carrega (Teorema de Gödel). Nas palavras do filósofo da ciência, Karl Popper:

Contudo, há não muito tempo sustentava-se que a Lógica era uma Ciência que manipula os processos mentais e suas Leis – as leis do nosso pensamento. Sob esse prisma, não se podia encontrar outra justificação para a Lógica, a não ser na alegação de que não nos é dado pensar de outra maneira. Uma inferência lógica parecia justificar-se pelo fato de ser sentida como uma necessidade de pensamento, um sentimento de que somos compelidos a pensar ao longo de certas linhas. No campo da Lógica, talvez se possa dizer que essa espécie de psicologismo é, hoje, coisa do passado. Ninguém sonharia em justificar a validade de uma inferência lógica, ou defendê-la contra possíveis dúvidas, escrevendo ao lado, na margem, a seguinte sentença: “protocolo: revendo essa cadeia de inferências, no dia de hoje, experimentei forte sensação de convicção”. (A Lógica da Pesquisa Científica)

A lógica é uma ferramenta, apenas. Com ela pode-se dizer se um raciocínio foi bem encadeado e se um sistema é consistente ou não, isto é, se não se contradiz. Mesmo que passem por este teste, ainda não está garantido que a Natureza não se comporte através de outro arranjo. Os gregos antigos fizeram inúmeras especulações acerca de como o universo funcionava. A maioria, palpites errados.

Entendeu????
Entendi e concordo com o que está escrito acima.

Me responda então: no Espiritismo, o que você considera ruim? o conjunto de axiomas ou a lógica desenvolvida a partir deles? Mas lembre-se que para analisar a lógica, deve-se fixar os axiomas.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #342 Online: 15 de Agosto de 2009, 09:04:34 »
Para o bebê, não. Ele não vê nada, pois não tem consciência. A importância desses traumas é nulo para ele. E não importaria absolutamente se ele nunca fosse adquirir essa consciência, pois então ele seria simples máquina. Mas não é o que ocorre.
Eu tava vendo discovery aquele programa dos psicopatas (que um médico classifica o nível de maldade). E teve um psicopata que quando era bebê teve uma infecção e teve que ficar isolado no hospital, nem a mãe podia chegar perto pra segurar. E o médico disse que isso foi uma das coisas que levou o psicopata a ser psicopata.
Sou obrigado a crer nisso, só pelo critério da autoridade, ou tem algo mais?

Os cientistas tavam pesquisando o quanto um trauma em bebês pode afetar a pessoa na vida adulta. E chegaram a conclusão de que quanto mais novo maior o trauma.  Essa história de bebê não sentir nada, não ter traumas é a maior furada.  :no:
Eu me referi a bebês recém saídos do útero. Mas a medida que a idade avança ele vai adquirindo mais e mais consciência de si mesmo e da vida à sua volta e aí sim considero esses traumas bastante possíveis, mas não por causa da idade, mas pela aquisição da consciência.

Mas para criança abaixo de, por exemplo, 6 meses (eu não sei em que idade a consciência desabrocha no ser humano), eu não creio que guardem lembranças, boas ou ruins. E vai precisar mais do que a palavra de um médico para me convencer. Mesmo porque a maioria dos recém nascidos que sofrem maus tratos não se tornam psicopatas.

E mais:  O que é que significa "mais novo" para esse médico? Recém saído do útero? 6 meses de idade? 1 ano? 2 anos?

Um abraço.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #343 Online: 15 de Agosto de 2009, 11:50:55 »
O cara não quer acreditar na palavra de um médico, mas na palavra de  fantasmao ele acredita na hora... Nas fotos de lençol então......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
"
« Resposta #344 Online: 15 de Agosto de 2009, 12:31:53 »

Entendeu????
Entendi e concordo com o que está escrito acima.

Me responda então: no Espiritismo, o que você considera ruim? o conjunto de axiomas ou a lógica desenvolvida a partir deles? Mas lembre-se que para analisar a lógica, deve-se fixar os axiomas.

Se a lógica é uma ferramenta, apenas e com ela pode-se dizer se um raciocínio foi bem encadeado e se um sistema é consistente ou não, isto é, se não se contradiz, então não existe mesmo lógica no espiritismo. Veja essa citação de Kardec:

Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará (A Gênese).

Isso é um tiro no pé da DE. Como pode uma lógica "repensar" seus axiomas a partir de novas descobertas? Isso mostra que o espiritismo NUNCA vai admitir uma reconsideração de seus dogmas porque vai desmororar e, em nome da coerência, se cercará de ad hocs para defender-se e justificar-se. Portanto, além de ilógica a DE é desonesta por natureza.

Além disso, a lógica é utilizada no espiritismo como meio de prova ou refutação de hipóteses sem o mínimo compromisso com a verificação de que existe concordância com a realidade observada na natureza. Vale apenas a crença na palavra dos espíritos superiores para "provar" que existe "lógica" e "raciocínios" bem encadeados. Portanto, se não há validade nas proposições o sistema de axiomas que se tem como ponto de partida não vale nada, e a lógica não serve para coisa alguma. Bullshit.

A ciência não considera teorias bonitinhas que fazem sentido porque apelam para o bom senso das pessoas ou foram propostas por pessoas de capacidade intelectual elevada e bem intencionadas. Elas são jogadas no lixo se forem inverificáveis. O espiritismo, por outro lado, acredita na voz de "espíritos superiores" bem intencionados e cria hipóteses “ad hoc” inverificáveis para sustentar pontos nebulosos da sua doutrina. Se você não aceita ou não entende, por definição o erro está com você, que ainda não atingiu um grau de desenvolvimento que lhe permita entender a verdade e a beleza da lógica espiritóide.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #345 Online: 15 de Agosto de 2009, 14:44:06 »
Se a lógica é uma ferramenta, apenas e com ela pode-se dizer se um raciocínio foi bem encadeado e se um sistema é consistente ou não, isto é, se não se contradiz, então não existe mesmo lógica no espiritismo.
É só mostrar as contradições, oras! Mas não vale dizer que os axiomas são falsos heim, porque aí você estará contestando os axiomas, e não a lógica. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Veja essa citação de Kardec:

Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará (A Gênese).

Isso é um tiro no pé da DE. Como pode uma lógica "repensar" seus axiomas a partir de novas descobertas?
Axiomas (ou dogmas) não podem ser repensados. Se forem provados falsos o sistema não se sustenta mais. Mas quando foi mesmo que algum axioma (dogma) espírita foi refutado? O Espiritismo se propõe a repensar os seus ensinos não axiomáticos, e não os axiomas. Qualquer um que sequer duvide da existência dos espíritos ou da sobrevivência da alma não pode se declarar espírita, e se o fizer não será nada mais do que incoerente.

Isso mostra que o espiritismo NUNCA vai admitir uma reconsideração de seus dogmas porque vai desmororar e, em nome da coerência, se cercará de ad hocs para defender-se e justificar-se. Portanto, além de ilógica a DE é desonesta por natureza.
Qualquer sistema filosófico precisa de axiomas, inclusive os ditos científicos. E a ciência sem filosofia, nada é. Ter dogmas ou axiomas não é desonestidade.

Além disso, a lógica é utilizada no espiritismo como meio de prova ou refutação de hipóteses sem o mínimo compromisso com a verificação de que existe concordância com a realidade observada na natureza.
Tá copiando demais do site do Cyrix. Esses argumentos são batidos. Os argumentos espíritas se ajustam tanto à realidade já obviamente conhecida como ao conjunto de axiomas.

Vale apenas a crença na palavra dos espíritos superiores para "provar" que existe "lógica" e "raciocínios" bem encadeados.
Não, não vale. Nenhum espírito é considerado um revelador predestinado e tudo o que escrevem deve passar por crivo. É isso que ensina o Espiritismo, mas se todos os espíritas assim agem é outra história.

Portanto, se não há validade nas proposições o sistema de axiomas que se tem como ponto de partida não vale nada, e a lógica não serve para coisa alguma. Bullshit.
É só provar o axioma falso então...

A ciência não considera teorias bonitinhas que fazem sentido porque apelam para o bom senso das pessoas ou foram propostas por pessoas de capacidade intelectual elevada e bem intencionadas. Elas são jogadas no lixo se forem inverificáveis.
Mentira! As hipóteses inverificáveis vão para a geladeira da ciência, e não para o lixo. O que vai para o lixo é o que é verificável e já foi provado falso.

O espiritismo, por outro lado, acredita na voz de "espíritos superiores" bem intencionados e cria hipóteses “ad hoc” inverificáveis para sustentar pontos nebulosos da sua doutrina.
Não importa. Se os ad hoc são possíveis ou factíveis, os "pontos nebulosos" continuam no páreo.

A visão popperiana da ciência poderia ser chamada de dedutivista. Para ele e seus seguidores, a ciência começa com a formulação de hipóteses, que não precisam de justificativa experimental para poderem ser seriamente consideradas. Para Popper, uma hipótese, uma vez formulada, permitiria a entrada no domínio da lógica interna a uma teoria, onde ela seria transformada em previsões do comportamento da natureza. Caso essas previsões fossem confirmadas, a hipótese sobreviveria; caso contrário, ela teria que ser sacrificada.

Popper começa seu livro "A Lógica da Pesquisa Científica" citando Novalis: "hipóteses são redes: apenas aquele que as lança pegará". Para Popper, as hipóteses científicas seriam elos de uma rede teórica jogada sobre a realidade. Feito isso, o passo seguinte seria tentar, o mais arduamente possível, descobrir falhas nessa rede. Se estas falhas são encontradas, uma nova rede, melhor e mais completa, deve ser feita. Segundo ele, a ciência progride por meio de tentativas e erros, conjecturas e refutações, analogamente à teoria da evolução das espécies proposta por Darwin.

Os dedutivistas acreditam que uma teoria nunca pode ser tomada como verdadeira; ela pode apenas ser a melhor possível num dado momento. Do ponto de vista lógico, a visão dedutivista é mais segura que a indutivista, uma vez que ela se apóia na idéia de que observações singulares podem desprovar leis gerais.

../forum/topic=20827.25.html#msg459423

Se você não aceita ou não entende, por definição o erro está com você, que ainda não atingiu um grau de desenvolvimento que lhe permita entender a verdade e a beleza da lógica espiritóide.
Isso é uma via de mão dupla, olha só:

Se você não aceita ou não entende, por definição o erro está com você, que ainda não atingiu um grau de desenvolvimento que lhe permita entender a verdade e a beleza da lógica ceticóide.

Ou você vai dizer que o erro não está em mim ao não aceitar as vossas posturas céticas?

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #346 Online: 15 de Agosto de 2009, 14:45:58 »
O cara não quer acreditar na palavra de um médico, mas na palavra de  fantasmao ele acredita na hora... Nas fotos de lençol então......
Só faltou escrever: Incréu! ::)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #347 Online: 15 de Agosto de 2009, 15:18:49 »
Sou obrigado a crer nisso, só pelo critério da autoridade, ou tem algo mais?
Tem... Ele usava branco. ::)
O médico é especialista em psicopatas, e só isso já basta pra você saber que ele sabe mais do assunto que você, que ele fez mais anos de medicina que você, e como ele é um médico respeitado... ele fez estudos que comprovam isso. Estudos nos critérios cientificos.
Eu me referi a bebês recém saídos do útero. Mas a medida que a idade avança ele vai adquirindo mais e mais consciência de si mesmo e da vida à sua volta e aí sim considero esses traumas bastante possíveis, mas não por causa da idade, mas pela aquisição da consciência.

Mas para criança abaixo de, por exemplo, 6 meses (eu não sei em que idade a consciência desabrocha no ser humano), eu não creio que guardem lembranças, boas ou ruins. E vai precisar mais do que a palavra de um médico para me convencer. Mesmo porque a maioria dos recém nascidos que sofrem maus tratos não se tornam psicopatas.

E mais:  O que é que significa "mais novo" para esse médico? Recém saído do útero? 6 meses de idade? 1 ano? 2 anos?

Um abraço.
Você não precisa crer. Eles conduzem estudos que comprovam isso. E não é só um espirito dizendo isso e aquilo, são vários médicos e pesquisadores que fazem estudos sobre o assunto.

E como são esses estudos Fabi?
Se alguém disser acetilcolina é a causa da fibromialgia (uma doença bastante estudada pela medicina). Eu não posso só afirmar, eu tenho que provar. E como? Com um estudo...

Que é pegar um grupo de pessoas com fibromialgia e outro grupo de pessoas normais, sem fibromialgia.  E comparar os dois grupos em certas situações. Se eu tiver certa, o grupo de pessoas com fibromialgia vai ter niveis anormais de acetilcolina se comparado ao outro grupo. E claro que um estudo assim pode demorar anos até ser concluido.

Não sei como é um psiquiatria, mas deve ser +ou- assim, eles separam as pessoas em grupos pra depois comparar e aí chegar a conclusão de que traumas em bebês afetam a vida adulta.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #348 Online: 15 de Agosto de 2009, 16:35:28 »

:histeria: :histeria: :histeria:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 15 de Agosto de 2009, 16:45:17 »
É... falta não só lógica, mas metodo científico pra ele! E eu insisti para ele pesquisar sobre isso para não ficar pagando mico...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!