Autor Tópico: a macro-evolução foi provada ?  (Lida 53986 vezes)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
Re: a macro-evolução foi provada ?
« Resposta #325 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:02:32 »
Por que você não lê os artigos originais e tira suas conclusões?

Os sites crentes precisam mastigar tudo pra você?

Eu citei meia dúzia de links e abstracts, e você não leu nenhum!!! E pior, fica falando que a TE não tem evidências boas, mas quando eu te dou a chance de provar isso você corre.

Realmente, você não quer discutir... quer converter! Isso já virou proselitismo descarado.

Ainda estou esperando você parar de fugir e começar a retrucar os artigos que indiquei.

me mostre um dos animais, que cresceu um novo membro.....

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #326 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:05:28 »
Eu apenas fiz uma constatação baseado em sua incapacidade de raciocinar fora de sua crença pré-estabelecida, ou seja, sua posição fundamentalista.

Deixa eu lhe perguntar : qual é seu objetivo aqui, neste tópico, fora da sua aparente necessidade de se autoafirmar como " mais inteligente " ?
Bom, primeiro eu não preciso me afirmar como mais inteligente. Não ouso me comparar com a Nina, o Buckaroo e outros foristas daqui.
Segundo, apesar de não ser mais inteligente que os citados foristas, eu não tenho a limitação que voce tem imposta pelos pré-conceitos que sua crença lhe traz.

E por fim, meu objetivo é aprender com os demais foristas, com suas brilhantes refutações aos seus argumentos religiosos.
Ao contrário de voce, eu não venho com idéias errôneas pré-concebidas e a inflexibilidade religiosa e tenho lhe dado bons conselhos quanto a desonestidade das fontes que voce cita e quanto a necessidade de aplicar o método científico. Mas voce, em sua intransigencia quanto a analisar imparcialmente os fatos os ignora.

Bom, quem sabe voce começe a debater e tente contra-argumentar os artigos que a Nina postou, pelo menos...

você repete este mesmo  lero lero o tempo todo. Já entendi sua opinião. Sou intransingente, inflexivel, e tudo mais.
Já que você aparentemente tem esta necessidade, de expressar o que acha de mim, por que não diz logo tudo de uma vez, e depois para ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #327 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:06:15 »
Agora ele já passou de fixista absoluto para criacionista turbo-macroevolucionista-arbitrário-que-não admite-a-qualificação-"macro", me parece. Talvez já seja um avanço.

Isto é o que você tá dizendo. Eu não vejo uma mudança de posição.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #328 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:07:32 »
The creationist assumes that real, substantive increases in information (that is, specifying for an increase in what might be called ‘functional complexity’) will never arise without intelligent cause.

'Assumir' (como pré-condição) é um verbo que não combina nem um pouco com pouco com ciência.

O verbo em inglês to assume é supor em português, assumir é falso cognato. E se faz muita suposição em ciência. Por exemplo, as leis de Newton, na época dele, eram apenas suposições. Não existia nenhum teorema, conta ou qualquer coisa que desse como resultado que F=ma. E partindo dessa suposição, ele calculou a trajetória dos corpos, e comparou esse cálculo que depende de uma suposição com o resultado das experiências. Como a previsão funcionou, a suposição foi aceita.

A macro-evolução também se baseia apenas em suposições. Ninguem tem provas .

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:10:33 »

E qual é a razão de você discartar os sites criacionistas " ad-hoc " ?

Porque não são trabalhos científicos, mas a opinião de um camarada que despeja um balde de citações fora de contexto e com conceitos errados. E não é assim que se faz uma pesquisa, nem uma revisão de literatura. Em um trabalho científico se procede mais ou menos assim: em um trabalho que você lê, o autor disse que fulano de tal fez isso ou disse aquilo. O que se deve fazer? Buscar nas referências onde está a pesquisa de fulano de tal e depois lê-la. Há muito tempo estava fazendo uma pesquisa sobre prevalência de cárie em portadores de manchas negras. Em um artigo dizia que um autor em sua pesquisa não encontrou relação entre uma coisa e outra. Fomos atrás do artigo original e, surpresa, o autor dizia justamente o contrário! Procure um trabalho científico criacionista, se é que haja um, poste aqui. Mostre a metodologia, os resultados encontrados e as conclusões.

Olha, se você prestar atenção, você já está admitindo a TE, está apenas com medo de dar o próximo passo e aceitá-la por inteiro. Aceitar isso não é deixar de crer em Deus, não se preocupe. Talvez você seja um pouco marginalizado dentro de seu grupo social, já que deve haver uma grande pressão para que não se desvie do "caminho correto" e isso é mais verdade em congregações fundamentalistas. As Testemunhas de Jeová evitam qualquer tipo de contato com apóstatas, por exemplo. Mas aprenda e guarde segredo por algum tempo. Depois você decide se "sai do armário".

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #330 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:11:52 »

Mas isso é consequência da definição. Existe a teoria da evolução, que parte de suposições, é testada por experimentos, confirmada, e usada para desenvolvimento tecnológico. Aí você define macro-evolução como a situação na teoria da evolução onde a escala de tempo é tão grande que não é possível fazer experiências. Assim é óbvio que nunca vai ter provas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:52:15 »
você repete este mesmo  lero lero o tempo todo. Já entendi sua opinião. Sou intransingente, inflexivel, e tudo mais.
Mas não ganho de voce em termos de lero-lero... Mas já é um começo que voce reconheça sua intransigencia.

Já que você aparentemente tem esta necessidade, de expressar o que acha de mim, por que não diz logo tudo de uma vez, e depois para ?
Não é nenhuma necessidade não, só tento te fazer ver o óbvio... Mas não se preocupe, vou sempre relembrá-lo quando voce esquecer e citar de novo aqueles sites desonestos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #332 Online: 26 de Agosto de 2009, 19:59:34 »

Eu citei meia dúzia de links e abstracts, e você não leu nenhum!!! E pior, fica falando que a TE não tem evidências boas, mas quando eu te dou a chance de provar isso você corre.

Realmente, você não quer discutir... quer converter! Isso já virou proselitismo descarado.

Ainda estou esperando você parar de fugir e começar a retrucar os artigos que indiquei.

Bebeu?

Do que você tá falando? Eu postei textos sobre especiação, você "está fugindo deles como o diabo da cruz"*!!!!

*Vamos ver se falando sua língua você entende o vexame que está passando.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #333 Online: 26 de Agosto de 2009, 20:15:15 »
alguem tem aquelas fotos mostrando esqueletos de pernas atrofiadas em cobras?

Ou remanescentes de pernas no esqueleto de baleias? Queria entender como o itacare pode explicar isso
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #334 Online: 26 de Agosto de 2009, 20:27:10 »
Não é nenhuma necessidade não, só tento te fazer ver o óbvio...

Não precisa. Muito obrigado.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 26 de Agosto de 2009, 20:34:31 »
Ancestral da baleia:
http://www.geocities.com/paleontologicas/repbal.html

Orgão vestigial na baleia moderna:
http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=12422&sid=ea862614f6550d0f7ff3b5dadbe67774

Aqui um link em linguagem bem simples, sobre TE, para o Angeloitacaré:
http://www.vascobio.itaporanga.net/evidencia.html

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #336 Online: 26 de Agosto de 2009, 20:50:51 »
O verbo em inglês to assume é supor em português, assumir é falso cognato. E se faz muita suposição em ciência. Por exemplo, as leis de Newton, na época dele, eram apenas suposições. Não existia nenhum teorema, conta ou qualquer coisa que desse como resultado que F=ma. E partindo dessa suposição, ele calculou a trajetória dos corpos, e comparou esse cálculo que depende de uma suposição com o resultado das experiências. Como a previsão funcionou, a suposição foi aceita.

O babylon e o google dizem que pode ser 'assumir' também: http://dizionario.babylon.com/assume

In logic, more specifically in the context of natural deduction systems, an 'assumption' is made in the expectation that it will be discharged in due course via a separate argument.

O problema é nunca explicar de onde vem essa suposição. Ou melhor, existem vários e vários problemas em aceitar uma hipótese não verificável :D
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #337 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:02:30 »
The creationist assumes that real, substantive increases in information (that is, specifying for an increase in what might be called ‘functional complexity’) will never arise without intelligent cause.

'Assumir' (como pré-condição) é um verbo que não combina nem um pouco com pouco com ciência.

Evidências. Existem sim, e não é necessário observar um membro nascendo em laboratório para obtê-las.

A evidência fóssil já seria suficiente, mas os criacionistas não as aceitam. Se meia dúzia de livros de 10 ou 20 anos atrás, que contrariam todos os milhares de outros livros na Biologia, falarem "fósseis não são evidência da evolução", eles se prenderão a essa meia dúzia de livros, dirão que os autores são "renomados cientistas" (muitos dos quais, acreditam na evolução). Isso se essa meia dúzia de livros não tiver uns 50% de origem criacionista.

O fóssil não explica tudo, a ciência não sabe exatamente como um dinossauro com proto-asas que não serviam pra voar funcionava... e não precisa saber pra provar que eles existiam. Os criacionistas não se darão por contentes até que voltemos ao passado com um filme, em Full HD, completo e sem cortes da jornada da população de um dinossauro que tornou-se ave.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #338 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:06:32 »

Hahá!

Achei que você estava confundindo com regeneração, mas tá aí. Boa leitura.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u580751.shtml
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #339 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:53:44 »

E qual é a razão de você discartar os sites criacionistas " ad-hoc " ?

Porque não são trabalhos científicos, mas a opinião de um camarada que despeja um balde de citações fora de contexto e com conceitos errados. E não é assim que se faz uma pesquisa, nem uma revisão de literatura. Em um trabalho científico se procede mais ou menos assim: em um trabalho que você lê, o autor disse que fulano de tal fez isso ou disse aquilo. O que se deve fazer? Buscar nas referências onde está a pesquisa de fulano de tal e depois lê-la. Há muito tempo estava fazendo uma pesquisa sobre prevalência de cárie em portadores de manchas negras. Em um artigo dizia que um autor em sua pesquisa não encontrou relação entre uma coisa e outra. Fomos atrás do artigo original e, surpresa, o autor dizia justamente o contrário! Procure um trabalho científico criacionista, se é que haja um, poste aqui. Mostre a metodologia, os resultados encontrados e as conclusões.

só para citar alguns trabalhos :

Scientific Papers

http://www.asa3.org/ASA/topics/Evolution/index.html

Summary of Scientific Evidence for Creation (Part I & II)

http://www.icr.org/module=articles&action=view&ID=177

este é um exemplo :

http://www.allaboutcreation.org/scientific-evidence-supporting-creation-faq.htm

From astronomy we have Galactic Redshifts and “Hubble’s Law,” the phenomenon whereby galaxies appear to be moving away from the Earth at speeds roughly proportional to their distance. This observation suggests that our universe is expanding outward. Scientists have extrapolated this expansion backwards through time and found that our universe appears to have popped into existence suddenly, from nowhere and for reasons unknown. It appears that our universe had a definite beginning. This is scientific evidence supporting creation.

From biology we have DNA and the genetic code with its inherent language convention. Where did this digital information come from? Our universal experience is that digital codes are the products of intelligence. The fact that the blueprints for every living creature are encoded in their DNA is compelling evidence that they were initially created by an intelligent agent. This is strong scientific evidence supporting creation.

Olha, se você prestar atenção, você já está admitindo a TE

em momento algum neguei a microevolução.

, está apenas com medo de dar o próximo passo e aceitá-la por inteiro.

vou para onde a evidência me leva. Não sei tudo, e se encontro fatos novos, posso mudar de posição sim. E você ? este tópico , . como os outros , porém, tem demonstrado mais, que o modelo criacionista continua sendo melhor.

Aceitar isso não é deixar de crer em Deus, não se preocupe. Talvez você seja um pouco marginalizado dentro de seu grupo social, já que deve haver uma grande pressão para que não se desvie do "caminho correto" e isso é mais verdade em congregações fundamentalistas.

absolutamente nada a ver. Estou muito bem socializado , muito obrigado  :ok:

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #340 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:56:43 »

Hahá!

também vi um documentário ontem, aonde um tubarão marinho nadou um rio adentro, milhares de quilómetros, e vive hoje em água doce. mas continua um tubarão....

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #341 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:58:03 »
O fóssil não explica tudo, a ciência não sabe exatamente como um dinossauro com proto-asas que não serviam pra voar funcionava... e não precisa saber pra provar que eles existiam. Os criacionistas não se darão por contentes até que voltemos ao passado com um filme, em Full HD, completo e sem cortes da jornada da população de um dinossauro que tornou-se ave.

a questão é que não há provas, que o modelo criacionista não possa ter ocorrido, em vez da TE.

gostei muito deste artigo. Para quem quiser ler....

http://creation.com/variation-information-and-the-created-kind
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 22:00:39 por AngeloItacare »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #342 Online: 26 de Agosto de 2009, 22:22:18 »

a questão é que não há provas, que o modelo criacionista não possa ter ocorrido, em vez da TE.

Existem mais evidências à favor da TE do que a favor do criacionismo. O criacionismo sequer é uma teoria, seu principal aspecto, o criador, não tem explicação científica.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #343 Online: 26 de Agosto de 2009, 22:25:52 »

Existem mais evidências à favor da TE do que a favor do criacionismo. O criacionismo sequer é uma teoria, seu principal aspecto, o criador, não tem explicação científica.

Nossa, este negócio de teoría deve ser muito convincente mesmo......até que vem uma mais convincente, e substitue a atual..... 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 26 de Agosto de 2009, 22:30:50 »
Sim, esse negócio de teoria é sim muito convincente. Teorias assim resultam em descobertas e aplicações concretas.
Lembra? PC, Luz elétrica, antibióticos, etc... nasceram de teorias fundamentadas pelo método científico.
E tambem atualmente só existe a TE para explicar o desenvolvimento da vida na terra, não existe nenhuma outra teoria.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #345 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:09:08 »
o texto diz isto ? parece que você não compreendeu direito. O surgimento de novas variedades se dá entre as mesmas espécies , ou seja entre lobo e cão etc., no texto mencionado descrito como genera :

http://en.wikipedia.org/wiki/Genus

ou seja, variações entre as mesmas familias. Especiação pode ocorrer entre estas familias. O site dá justamente exemplos aqui :

http://creation.com/speedy-species-surprise

o que negamos , é sim, a macro-evolução, descrita no texto da seguinte forma :

protozoa have become pelicans, palm trees and people.Thus it must have involved processes which, via natural causes, increased the genetic information in the biosphere.

mais uma vez  (veja se agora entende direito ):

In reply, it should be pointed out that the difference is all about genetic information. The ‘big picture’ of evolution is that protozoa have become pelicans, palm trees and people. Thus it must have involved processes which, via natural causes, increased the genetic information in the biosphere.

Novamente: Nenhum biólogo evolutivo diz que "amebas viram cavalos" ou "protoazoas" viram pelicanos. Isso é uma descaracterização grosseira do que é a Ancestralidade Comum Universal, do Gradualismo Filogenético e da Especiação. Não existe essa história de "O organismo evoluiu de um filo para outro", isso não é aceito por Biólogo Evolutivo algum.

O que é aceito é que organismos de uma mesma espécie apresentam variedades entre si ( eu estou usando o termo variedade como um apanhado que significa "diferentes populações com diferenças entre si", sejam raças, sejam sub-espécies, sejam apenas diferentes populações ), variedades essas que ao longo do tempo e sob pressão seletiva podem se especiar ( e a especiação pode ocorrer de diversas formas, seja por separação geográfica, por especialização ecológica, por efeito do fundador ), tornando-se duas espécies diferentes. Isso é o que vocês devem chamar de "Micro-Evolução". Porém, como eu ( e outros. O Buckaroo já deve ter dito isso ao menos 5 vezes ) já coloquei n + K vezes, não há diferenças no mecanismo entre "Micro-Evolução' e "Macro-Evolução".

O motivo é simples ( vou de novo supersimplificar a visão da Síntese Darwinista ): Uma vez aceito que duas populações ( digamos X1 e X2 ) de uma mesma espécie possam se diferenciar a ponto de formar cada uma, uma nova espécie ( chamarei essas duas novas espécies de Y1 e Y2 ), é razoável supor essas novas espécies possam, com o tempo, formar novas variedades . Suponha que em Y1 ocorram duas variedades ( Que chamarei de Y1-1 e Y1-2 ), e que em Y2 existam três ( Y2-1, Y2-2 e Y2-3). Assim, suponha que assim como ocorreu com suas ancestrais, essas variedades conseguiram se especiar, formando as espécies ZY1-1 ( Originária de Y1-1) e ZY1-2 ( Originária de Y1-2), assim como surgirão KY2-1 ( Originária de Y2-1 ), KY2-2 ( Originária de Y2-2 ) e KY2-3 ( Originária de Y2-3). Assim, devido a diferenças que surgiram, temos dois novos gêneros , que são o gênero Z e o gênero K.

E suponha que essas 5 novas espécies de dois gênero também desenvolvam duas variedades cada, que são chamadas de:

ZY1-1(1) e ZY1-2(2) ( Da espécie ZY1-1,Gênero Z )
ZY1-2 (1) e ZY1-2(2) ( Da espécie ZY1-2,Gênero Z )

KY2-1(1) e KY2-1(2) ( Da espécie KY2-1,Gênero K )
KY2-2(1) e KY2-2(2) ( Da espécie KY2-2, Gênero K)
KY2-3(1) e KY2-3(2) ( Da espécie KY2-3, Gênero K )

E que essas 10 populações se especiem, formando 10 novas espécies, sendo 4 no gênero Z e 6 no gênero K. Suponha que uma uma das espécies que surgiu seja XKY2-1 ( Originada da Variedade KY2-1(1) da espécie KY2-1). E siga o processo adiante.

Note que nesse exemplo ( e na natureza ), não ocorreu nenhum "salto" fazendo com que Y torne-se XKY2-1. Tudo o que ocorreu foram uma série de processos de especiação, devido a formação de diferentes variedades que sob efeito de pressões seletivas diferentes acumuladas ao longo do tempo. E o acúmulo dessas diferenças, a longo prazo, é o que vai formar aquilo que chamamos de Famílias, Ordens, Classes, Filos, Reinos, Domínios. Não vai ocorrer, jamais, o "Salto" de Y para XKY2-1, e sim, uma série de alterações acumuladas que podem até ser dispostas em uma árvore filogenética, sendo que em parênteses, está a variedade da espécie:

X (X2) -> Y2 (Y2-1) -> KY2-1 ( KY2-1(1) -> XKY2-1

Em síntese: Você aceita tudo aquilo que é preciso para se tornar um Darwinista. Só falta sair do armário  :hihi:
"Make Money, Not War."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #346 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:13:37 »

gostei muito deste artigo. Para quem quiser ler....

http://creation.com/variation-information-and-the-created-kind

De novo com esses lixos de site?

Já te disse:
Se voce quer saber sobre biologia, procure um biólogo e não um religioso.
Se voce quer saber sobre geologia, procure um geólogo e não um religioso.
Se voce estiver doente, bom...Fique a vontade para procurar um religioso, mas eu sugiro um médico.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #347 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:21:03 »

Hahá!

também vi um documentário ontem, aonde um tubarão marinho nadou um rio adentro, milhares de quilómetros, e vive hoje em água doce. mas continua um tubarão....

Hahahahaha

Realmente, quem não quer ver, não vê.

Meu amigo, o peixe teve uma característica revertida... ele não foi desovar em água doce como o salmão ou buscar comida variada como tubarões.

Fala sério... isso já é desonestidade intelectual mesmo. Que vergonha...  :vergonha:

Daqui a pouco criacionistas honestos vão pedir que você por favor pare de se chamar criacionista.

:no:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #348 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:25:53 »

Nossa, este negócio de teoría deve ser muito convincente mesmo......até que vem uma mais convincente, e substitue a atual.....  

Se alguma explicação melhor surgir, certamente ela será amplamente aceita no meio científico, como aconteceu com Einstein. Houveram muitas alterações na Teoria da Evolução desde Darwin, tanto que alguns preferem chamá-la de Síntese evolutiva moderna.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #349 Online: 27 de Agosto de 2009, 07:05:05 »
De novo com esses lixos de site?
Já te disse:

Também, já te disse : pegue sua opinião, e diria agora de fazer com ela, o que um prezado senador recentemente sugeriu para outro na tribuna. Mas , por educação : guarde ela , pois ela não me interessa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!