Supondo que uma outra hipótese, a criacionista fundamentalista, seja válida. Então pode-se analisá-la:
Gênesis 1
1 ¶ No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
A terra aqui não seria a Terra, mas o mundo ou universo. Interessante é a noção de abismo. citando o West aqui do fórum, como mostrado no tópico sobre a Teoria das Hidroplacas:
É que o abismo a que se refere o Gênesis não é um abismo como nós costumamos imaginar, como sendo um grande buraco ou cavidade no chão. O abismo, a que se refere a bíblia, de onde teriam se originado as águas do dilúvio se encontra no espaço circundando totalmente o mundo.
Veja que Deus não cria a água, mas se move sobre ela. Pode se dizer que a terra criada seria na verdade a água, daí o motivo da terra não possuir forma... Então a primeira coisa a existir no universo inteiro foi a água, um oceano infinito de onde brotou tudo que existe.
3 ¶ E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Deus fez a luz, mas qual a fonte da luz??? Ele vai criar os luzeiros bem depois. Ele fez uma separação entre a luz e as trevas, sendo o dia a luz e a noite as trevas. Você acreditar nisso é o mesmo que desconsiderar que o que define o dia e a noite é o movimento de rotação da Terra e que o dia é a face iluminada pelo sol e a noite é uma região de sombra!
6 ¶ E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Interessante que os céus já tinham sido criados... Mas pode ter sido apenas uma introdução. Veja novamente que a água é o elemento formador primordial. A expansão seria algo como uma bolha que separa a água superior (de onde vinham as águas da chuva) da inferior que seriam os mares. Note que pelo desenrolar a terra terá um formato chato no final...
9 ¶ E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
Note que as águas se juntaram em um canto e aparece uma porção seca. Água em cima, água em baixo, uma bolha e um pedaço do fundo seco. Terra plana!
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Aqui todas as plantas foram criadas. Pode-se pensar como as plantas poderiam ter existido sem a fotossíntese. Mas a luz já havia sido criada! O sol serve apenas para marcar o dia, mas, pelo texto, não há necessidade dele para haver a luz do dia...
14 ¶ E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
Veja. Os luminares: O sol, a lua e as estrelas foram colocados na expansão, ou seja, na superfície da grande bolha, abaixo das águas do Abismo.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Você acreditar nisso é desconhecer que a lua não é um luminar! É no máximo um espelho, já que reflete a luz do sol e não tem luz própria. Nem todas as estrelas também podem ser consideradas como luminares, já que, como a lua, são refletores da luz do sol e não possuem luz própria. São planetas como Marte, Vênus e Júpiter.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Mas a criação da luz e das trevas, separando dia e noite, já não tinha ocorrido antes? Se foi na verdade agora, então volta o problema das plantas...
20 ¶ E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Tudo tem origem na água... Todos os seres da água foram criados primeiro. Peixes são chamados de répteis, baleia deixou de ser mamífero...
4 ¶ E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Interessante é notar que há uma distinção entre os animais domésticos (gado) e os selvagens (feras). Então um boi sempre foi domesticado...
26 ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Se o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, então Deus tem a forma de uma pessoa? masculina ou feminina? Por que foram criados homem e mulher juntos e depois, no próximo capítulo, primeiro o homem e depois a mulher?
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 ¶ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 ¶ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Antropocentrismo...
Então, Angelo, como você vê esse texto e o analisa?