Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207926 vezes)

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2425 Online: 21 de Novembro de 2015, 14:08:23 »
Como assim?
« Última modificação: 21 de Novembro de 2015, 14:51:00 por Digão »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2426 Online: 21 de Novembro de 2015, 14:50:25 »
Meio como um "particionamento" da memória. Em vez de ser um limite de memória disponível para um processo (que deve ser o mais comum), haver efetivamente uma restrição de memória também para "todo o resto", que deixa a memória "do outro" (no caso, a(s) VM(s)) de lado, mesmo que não esteja sendo usada.

Embora deva ser teoricamente possível, parece que não é algo que deva ser comumente usado.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #2427 Online: 21 de Novembro de 2015, 14:51:31 »
Aqui diz que no caso do VMware a memória reservada para a máquina virtual não é alocada toda de uma vez, e sim aos poucos conforme ela vai rodando.
https://www.vmware.com/support/ws55/doc/ws_performance_mem_host.html

Pode ser que essa memória aumente e diminua ou apenas aumente. Para dificultar um pouco de se descobrir isso no Windows, o gerenciador de tarefas não mostra a memória efetivamente ocupada pela máquina virtual (driver locked):
http://serverfault.com/questions/19935/virtual-machine-memory-usage-not-appearing-in-taskmanager

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #2428 Online: 21 de Novembro de 2015, 15:09:50 »
Se entendi bem a questão, para o sistema operacional um processo não tem restrição de quanta memória pode usar. Ele pode alocar ou deslocar memória disponível livremente, e essa ocupação não é afetada pelo fato do processo estar ou não em primeiro plano (interagindo com o usuário). Essa coisa de especificar quanta memória RAM vai (potencialmente) ocupar é coisa de máquina virtual mesmo, que o processo da máquina virtual opta por respeitar.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2015, 15:12:09 por Digão »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2429 Online: 21 de Novembro de 2015, 15:13:39 »
Aqui diz que no caso do VMware a memória reservada para a máquina virtual não é alocada toda de uma vez, e sim aos poucos conforme ela vai rodando.
https://www.vmware.com/support/ws55/doc/ws_performance_mem_host.html

Pode ser que essa memória aumente e diminua ou apenas aumente. Para dificultar um pouco de se descobrir isso no Windows, o gerenciador de tarefas não mostra a memória efetivamente ocupada pela máquina virtual (driver locked):
http://serverfault.com/questions/19935/virtual-machine-memory-usage-not-appearing-in-taskmanager

Era justamente o VMware que eu estava usando, e pelo que eu monitorei realmente a memória só ficou dividida durante a execução da máquina virtual.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2430 Online: 23 de Novembro de 2015, 23:04:22 »
Fui fazer um favor e me estrepei, meu vizinho comprou um Toshiba Satellite antigão: A105-S2211, no site só tem drivers para XP e Vista, ele me trouxe com o SEVEN  instalado dizendo que não funciona um monte de coisa, até onde eu verifiquei NÃO funciona o wi-fi, o som e o touchpad.
No site da TOSHIBA não tem drivers para o SEVEN e em fóruns muitas pessoas reclamam que algumas coisas da TOSHIBA não funcionam sem o driver correto, como eu to meio enferrujado vim aqui pedir socorro.
Alguma sugestão?

Coisas que já fiz:

1.REINSTALEI os drivers;
2.Restaurei o sistema;
3. Instalei os drivers em modo de compatibilidade.

Nenhuma deu certo.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2432 Online: 24 de Novembro de 2015, 14:31:38 »
http://linuxmint.com/ ::)

Imagina o dia que todas essas distros se unirem para dar suporte a uma única, unificando a procura e instalação de aplicativos por exemplo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2433 Online: 24 de Novembro de 2015, 14:42:23 »
Instalação de aplicativos não tem problema de fragmentação. Cada distro tem seu sistema de pacotes, mas em todas elas eu consigo instalar o GIMP, por exemplo, sem problemas.

Um problema comum é usar a mentalidade Windows de instalação: "colocar o CD/baixar do site e instalar". No linux você tem o gerenciador de pacotes, que, antes da era dos smartphones e appstores, era um conceito totalmente alienígena pra quem costumava usar baixaki e banquinha da Santa Ifigênia.

O mais complicado da fragmentação é a  configuração de hardware.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2434 Online: 24 de Novembro de 2015, 16:41:01 »

Mas os drivers não são todos compatíveis entre as distros?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2435 Online: 24 de Novembro de 2015, 16:49:08 »

Mas os drivers não são todos compatíveis entre as distros?

Os drivers na verdade são módulos do kernel, mas cada distro tem seu jeitinho especial de lidar com os módulos. Todas elas deixam você fazer do jeito puro, que é compilar você mesmo o kernel, mas se você usar o sistema de pacotes e de configuração de cada distro, tem que aprender um diferente toda vez. E se você tem algum problema de hardware, tem que encontrar alguém que tenha o mesmo hardware e a mesma distro que você. Isso é um porre.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2436 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:46:40 »
No synaptic (gerenciador gráfico de pacotes do Debian) de vez em quando eu esbarro com uma ou outra coisa que seria pretensamente um sistema de pacotes universal de linux. Fico curioso em saber em que pé isso está, ainda que não curioso a ponto de ter pesquisado a respeito.

Seria um bocado interessante se funcionasse, seria meio como uma quase "vanilização" universal do linux, com as distros sendo opções de configuração e estética.

Depois só faltava fazerem um esquema de geração global de "temas" de todos QT, GTK e etc.

:emoticon do homer babando:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2437 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:49:30 »
No synaptic (gerenciador gráfico de pacotes do Debian) de vez em quando eu esbarro com uma ou outra coisa que seria pretensamente um sistema de pacotes universal de linux. Fico curioso em saber em que pé isso está, ainda que não curioso a ponto de ter pesquisado a respeito.

Seria um bocado interessante se funcionasse, seria meio como uma quase "vanilização" universal do linux, com as distros sendo opções de configuração e estética.

Depois só faltava fazerem um esquema de geração global de "temas" de todos QT, GTK e etc.

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2438 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:54:50 »
Acabei de me deparar com isso:

Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2439 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:17:31 »

O Linux não precisa competir. Se o kernel pode evoluir colaborativamente, as distros também poderiam.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2440 Online: 24 de Novembro de 2015, 22:56:36 »
Sim. Independentemente dos sistemas incompatíveis de pacotes, os mantenedores em diversas distros devem estar sempre colaborando em melhoras e reparos de bugs.

Apenas é atraente (e talvez utópica, impraticável) a idéia de haver um sistema universal de pacotes, teoricamente tornando mais fácil instalar qualquer coisa em qualquer distro, por serem "magicamente" compatíveis.

E o manpower peoplepower também seria aplicado em coisas mais importantes do que diferentes maneiras de empacotar e distribuir a mesma coisa. Nas coisas empacotadas em si.

Acho de qualquer forma válido se questionar se não é um desperdício de peoplepower as pessoas ficarem investindo seu tempo num monte de distros que acabam desaparecendo em um ano ou dois.

Zero Install (0install): Cross-platform packaging and distributions software. It is available for Arch Linux, Debian, Knoppix, Mint, Ubuntu, Fedora, Gentoo, OpenSUSE, Red Hat and Slackware.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_software_package_management_systems#Linux

Rather than the normal method of downloading a software package, extracting it, and installing it before it can be used (with the accompanying use of destructive updates and privilege escalation), packages distributed using Zero Install need only be run. The first time software is accessed, it is downloaded from the Internet and cached; subsequently, software is accessed from the cache. Programs are accessed by the fully qualified name of their URL; for example, one would not run "myeditor textfile.txt", but "http://www.example.org/edit textfile.txt". Inside the cache, each application unpacks to its own directory, as in Application Directory systems.

[...]

Meh. Meio esquisito isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2441 Online: 29 de Novembro de 2015, 17:57:50 »
<a href="https://www.youtube.com/v/JXQQzW99cAI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/JXQQzW99cAI</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/I333oAGSOwk" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/I333oAGSOwk</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/Wpv-Qb-dB6g" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/Wpv-Qb-dB6g</a>

Estão tentando também fazer um qwerty/arduino (ou algo assim) adaptado à estenografia. Me pergunto se touch-tablets já não seriam hábeis para isso e talvez mais interessantes como forma de promover a adoção desse sistema, já que é algo que as coisas mais provavelmente comprariam por outros motivos.

Achava que isso fosse algo mais universal, ou, no máximo, mudando de idioma para idioma... mas as pessoas usam dicionários pessoais. :hein:

Semi-OT: Se temos a tecla "ç", por que nunca foi feita uma tecla "qu"? Isso seria muito útil até para outros idiomas... para digitar só o "q" isolado, "alt-graph + QU". Eu sou sempre crítico dos erros de ortografia institucionalizados no espanhol, mas eles até não deixam de ter alguma razão em trocar o "qu" por "c" em alguns casos.

Talvez o principal problema seria que os Beavis e Buttheads no Brasil chamariam a tecla de "cú".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2442 Online: 07 de Janeiro de 2016, 12:37:17 »
Para os linuxistas não linuxiitas:

https://github.com/cisco/openh264/releases

Baixando o arquivo correspondente e descompactando em /usr/lib/mozilla/plugins ou onde quer que seja o equivalente em sua distribuição, o browser fica com uns/um codecs(s) a mais, podendo tocar vídeos do youtube em baixa resolução (240p) mesmo em html5.

Acho que teoricamente essa instalação ocorreria automaticamente, mas as políticas de algumas distribuições devem ter desativado isso, ou é um bug, porque tive que fazer manualmente.

Ah, deve ter que ativar algumas coisas relacionadas a h264 em about:config, também.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2443 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:54:54 »
Você está cansado de ter dificuldade ao editar direito a longos comandos em uma linha só em terminais bash?

Seus problemas acabaram!

bash: hotkey to put current commandline to text-editor

* in bash-shell You can capture the current commandline to a text-editor:

* simply press: CTRL+x+e

* Your current commandline will pe put into Your default text-editor (export EDITOR=vim)

http://www.commandlinefu.com/commands/view/3181/bash-hotkey-to-put-current-commandline-to-text-editor

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2444 Online: 11 de Janeiro de 2016, 10:58:26 »
Eu troquei meu hardware (processador, placa-mãe e memória) e mantive a instalação anterior do meu Windows 10 e ele funcionou sem problemas, bastando instalar os drivers da nova placa.

Minha dúvida é:

Preciso formatar e reinstalar tudo para que o Windows funcione bem? Ele recompila pelo menos o kernel pro hardware novo ou algo do tipo que justifique reinstalar tudo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2445 Online: 11 de Janeiro de 2016, 11:03:35 »
Windows recentemente recompila qualquer coisa? :hein:

...teoricamente (ou "linuxalmente") deveria ser o kernel a perceber em que hardware está e usar os drivers de acordo... o que acho que poderia fazer é verificar se esses ítens estão sendo reconhecidos em algum lugar. Se não, ainda teoricamente/moralmente não deveria ser preciso reinstalar nada além de drivers específicos que diferirem ou mudar algumas configurações (como para usar toda a memória, se houver memória adicional que fique sobrando agora).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2446 Online: 11 de Janeiro de 2016, 17:06:54 »
Windows não recompila nada. Você tem o código fonte do windows?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2447 Online: 11 de Janeiro de 2016, 17:13:48 »

Quando digo recompilar, imaginava  alguns drivers específicos ou trechos do kernel que o próprio Windows poderia compilar ao ser instalado, e não o usuário.

Vários jogos por exemplo exigem que compiladores C++ estejam instalados para que os jogos possam ser instalados. Eles são usados para quê?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2448 Online: 11 de Janeiro de 2016, 17:15:01 »
Jogo não é o Windows.

O que o windows reconfigura são os drivers, mas isso é diferente de compilar kernel.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2449 Online: 11 de Janeiro de 2016, 17:20:36 »

E você acha que ele iria falar aqui?   ::)  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!