Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207925 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2400 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:51:05 »
Agora, qual o problema de fazer "Skylake i5" "Nehalem i7" "Sandy Bridge i3"? Eles já usam esses nomes internamente, mesmo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2401 Online: 05 de Novembro de 2015, 22:24:32 »
Agora, qual o problema de fazer "Skylake i5" "Nehalem i7" "Sandy Bridge i3"? Eles já usam esses nomes internamente, mesmo.

O problema é que não tem como saber apenas pelo nome qual é a última versão.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2402 Online: 05 de Novembro de 2015, 23:29:45 »

O problema é que não tem como saber apenas pelo nome qual é a última versão.

Problema que é pior ainda quando é só "Core i5" "Core i7"…

No caso que eu sugeri, pelo menos dá pra saber que sãop versões diferentes.

E convenhamos, quem além dos nerds de fórum de informática que se referem aos processadores como "Q6650LX"? Nessa nomenclatura fica fácil: o primeiro dígito é a geração, os outros são mais ou menos crescentes com a "parrudez" do processador. As letras são detalhes como "este é pra laptop", "esse esquenta menos" "esse pode fazer overclock"
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2403 Online: 05 de Novembro de 2015, 23:35:48 »
Aparentemente você está pesquisando Intel. Sabe me dizer qual o melhor processador da Intel em termos de custo/benefício com o valor máximo de 800 reais?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2404 Online: 06 de Novembro de 2015, 00:29:49 »
Aparentemente você está pesquisando Intel. Sabe me dizer qual o melhor processador da Intel em termos de custo/benefício com o valor máximo de 800 reais?

Não. Estou totalmente por fora de preço.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2405 Online: 06 de Novembro de 2015, 06:22:03 »
Há algum tempo eu tinha postado um site americano que tinha listas comparativas de custo x capacidade de processamento de uma série de processadores. Não me lembro o nome agora e nem faço idéia do quanto se mantém atualizado. Ou se as diferenças de preço se mantém significativamente no Brasil.

Achei no google de novo:

https://www.cpubenchmark.net/cpu_value_available.html

"esse pode fazer overclock"

O que faz de um processador "overclockável" e outro não? Achava que fosse sempre algo que "não se devia" fazer, mas que, supondo que vá se fazer, pode se usar qualquer um, contanto que o resfriamento for adequado. Talvez o limite seja esse mesmo, facilidade em se instalar algo para resfriar?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2406 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:54:08 »
O que faz de um processador "overclockável" e outro não? Achava que fosse sempre algo que "não se devia" fazer, mas que, supondo que vá se fazer, pode se usar qualquer um, contanto que o resfriamento for adequado. Talvez o limite seja esse mesmo, facilidade em se instalar algo para resfriar?

Na época dos jumpers, era isso mesmo: você podia fazer overclock com qualquer[/i[] processador. O problema seria o processador sobreviver a ele.

Agora, na prática, os processadores já tem um overclock "nativo" e têm a capacidade de diminuir o clock se esquentarem demais ou se estiverem gastando muita energia https://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_frequency_scaling.

Os clocks acessíveis ao processador agora não ficam mais nos jumpers da placa mãe, mas sim no próprio processador. Até porque hoje em dia eu aposto que os caras fazem só um tipo de processador e diminuem o clock pra vender mais barato.

Cada geração da intel tem uma série especial que tem tudo destravado pra overclock.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2407 Online: 07 de Novembro de 2015, 00:09:09 »
Ah. Achava que houvesse algo na BIOS que permitsse qualquer overclock arbitŕario para qualquer processador, independentemente do que ele mesmo se especificasse, se fizesse isso de forma "regulada" em vez de ser só uma recomendação pela engenharia da coisa, mas sem "freios" forçando isso.

Achava também que a alternação dinâmica de freqüência fosse algo independente do processador, da mesma forma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2408 Online: 08 de Novembro de 2015, 11:42:58 »
Os HDs têm geralmente/sempre mais de um disco rígido já há algum tempo.

Eles são internamente um RAID em um drive só, ou escrevem sequencialmente em cada disco (supondo ser só uma partição), até encher, e depois vão para o próximo?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2409 Online: 08 de Novembro de 2015, 12:03:49 »

Eles são internamente um RAID em um drive só, ou escrevem sequencialmente em cada disco (supondo ser só uma partição), até encher, e depois vão para o próximo?

Eu sempre pensei que trabalha como um raid, quebrando os dados gravados para guardar cada pedaço em cada disco, pois é mais eficiente e aproveita o giro dos discos, já que não tem como os discos girarem independentemente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2410 Online: 08 de Novembro de 2015, 12:18:35 »
É, faz todo sentido. Além de ser mais lento, discos independentes em um único HD também teriam que ter toda a tecnologia de controle equivalente a um HD de um disco para cada disco, enquanto se os discos são só um único "meta disco", a coisa é bem mais simples.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2411 Online: 08 de Novembro de 2015, 15:15:57 »
Dica para nos H@xxo®z linuznerdZ:

http://www.funtoo.org/Package:Mozplugger

Dá para usar o mpv como player do youtube, dentre outros sites, talvez.

O que penso serem as vantagens: mais leve até que o player de HTML5 (ao menos é quando usado externamente*), e você tem um controle bem mais refinado sobre o tempo, em vez de apenas 0.0010, 0.5, 1.0, 2.0, 15.

Desvantagem: não tem um controle imediatamente acessível para a qualidade do vídeo. Não vi ainda onde isso fica setupado, há o risco de ser sempre um defozão do site sem possibilidade de controle. :/

* também existe uma extensão que facilita se fazer isso, com botão para abrir a página ou link no mpv, externo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2412 Online: 08 de Novembro de 2015, 15:37:29 »

https://en.wikipedia.org/wiki/Cylinder-head-sector
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2413 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:33:55 »
Estou fazendo um monte de atualizações pendentes relacionadas a uma das maiores transições em Debian. Rezem por mim.

Se algo der errado, estou considerando ir para Arch ou Slackware, ou talvez até Ubuntu... :/

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2414 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:52:22 »
Estou fazendo um monte de atualizações pendentes relacionadas a uma das maiores transições em Debian. Rezem por mim.

Se algo der errado, estou considerando ir para Arch ou Slackware, ou talvez até Ubuntu... :/
O Ubuntu é baseado no Debian.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2415 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:59:47 »
Sim, por isso, até. Mas tem alguma distância já, é de todas as coisas baseadas em Debian a mais distinta/"incompatível". E talvez algumas das diferenças (como o sistema de inicialização/boot) o tornem ao menos momentaneamente preferível, ao mesmo tempo em que preserva maior familiaridade para um ex-usuário* de Debian. Mas não sei realmente.

* engraçado como a popularização do termo "usuário de drogas" faz parecer haver sempre um duplo-sentido quando "usuário" é usado em outro assunto...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2416 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:25:01 »
Vai de gentoo/arch logo. Nada melhor que rolling release.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2417 Online: 12 de Novembro de 2015, 14:29:37 »
Felizmente e meio surpreendentemente deu tudo certo.

Se for mudar vai ser quando as coisas escangalharem mesmo.

Curiosidade meio tenebrosa: no synaptic, um programa gráfico de manuseio de pacotes, a atualização dava mais uns 700MB. No aptitude, menos 200MB.

Talvez em parte tenha sido pela primeira ter dado problema e mas já baixado os pacotes, porque a listagem não parecia tão diferente, ainda que a primeira fosse desinstalar o MPD, e a segunda não.

Ainda assim o sistema é abençoado por Tutatis e nada deu errado.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2418 Online: 20 de Novembro de 2015, 23:38:20 »
Microsoft Windows 1.0 with Steve Ballmer (1986)

<a href="https://www.youtube.com/v/sforhbLiwLA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/sforhbLiwLA</a>

US$ 99 e nenhum software no mercado disponível para instalação. Steve Balmer literalmente chegou a CEO no grito.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 23:43:06 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2419 Online: 21 de Novembro de 2015, 05:14:25 »
Steve Balmer literalmente chegou a CEO no grito.

<a href="https://www.youtube.com/v/f__n8084YAE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/f__n8084YAE</a>
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2420 Online: 21 de Novembro de 2015, 10:38:31 »
Dúvida: quando instalo uma máquina virtual e dedico certa quantidade de memória RAM a ela, essa memória volta a ficar à disposição do sistema "oficial" enquanto a máquina virtual não está em uso ou fica ociosa e totalmente dedicada à máquina virtual mesmo quando ela não está em uso?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2421 Online: 21 de Novembro de 2015, 12:47:00 »
Acho que pode variar de software para software. Se não for explicitado em algum manual, deve dar para notar num monitor de memória. Se, com ela começando a rodar, já ocupa a memória reservada, sem aumentar nem baixar conforme você usa programas dentro da máquina virtual.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2422 Online: 21 de Novembro de 2015, 12:49:42 »
Dúvida: quando instalo uma máquina virtual e dedico certa quantidade de memória RAM a ela, essa memória volta a ficar à disposição do sistema "oficial" enquanto a máquina virtual não está em uso ou fica ociosa e totalmente dedicada à máquina virtual mesmo quando ela não está em uso?
Eu nunca ouvi falar de servomemória, então acho que libera o sistema para funcionar.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #2423 Online: 21 de Novembro de 2015, 13:51:13 »
Uma máquina virtual é um processo como outro qualquer, e como tal só ocupa memória RAM enquanto está em execução.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!