Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209263 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Eleições 2010
« Resposta #1725 Online: 05 de Outubro de 2010, 13:38:12 »
Vocês falam dos evangélicos, mas a maioria com quem conversei vai votar na Dilma.
E a Assembléia de Deus, maior denominação evangélica brasileira, fechou com ela.

Certo.

Mas eles já haviam votado nela no primeiro turno? Ou votaram em Marina? Este é que o ponto central.

Ontem, fui fazer compras no Sam's Club e na conversa com o "caixa", ele me disse que votou na Marina no primeiro turno e que votaria no Serra no segundo turno, porque a Dilma é "uma incógnita".

E o engraçado é que ele votou para o Lula nas eleições anteriores.

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1726 Online: 05 de Outubro de 2010, 13:39:46 »
Provavelmente porque você está na Bahia, calvino, o Nordeste é todo da Dilma. Já no Sul e no Sudeste eu não sei quanto do voto evangélico migrou para o Serra ou a Marina.

Sim, no geral é.

Mas foi menos do que o molusco e a "puppet" esperavam.
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #1727 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:02:28 »
Eu não tenho tanta certeza que a diferença foram os votos dos evangélicos, vide Crivella e outros.

Ainda prefiro pensar que foi um voto pela proposta e pela agenda da sustentabilidade. Lembrando que mesmo nas pesquisas, a maiora da classe baixa vota em Dilma e é nesta classe onde se concentram a maioria dos evangélicos. Marina tem mais votos entre os de maior escolaridade.

Se vocês perceberem bem, a votação à câmara até que acompanhou. Estados tipicamente ruralistas, como MT, MS e RS não elegeram nenhum deputado federal do PV e nestes Estados a votação de Marina é pífia. Se bem que pelo menos no RS, a proporção de evangélicos é bem menor que no restante do país.

No próprio RS podemos analisar um exemplo. Lá tem a cidade com o maior contingente evangélico do Brasil (mais de 80%) - Quinze de Novembro. Dos 3000 eleitores, apenas 105 votaram em Marina (4%). Lá Dilma ganhou de 49% a 45%.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1728 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:03:30 »
Desculpe uiliníli, eu acabei não lendo seu post inteiro.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2010, 14:08:30 por HFC »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #1729 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:21:45 »
Pobres institutos de pesquisa :)

Lembrem-se que cada pesquisa é um instantâneo das intenções de voto. É importante analisar a série histórica, não apenas a última pesquisa. Já se viu que as intenções de voto mudam muito mais rápido quanto menos tempo falta para a eleição -- e muita gente deixa para decidir na última hora.
Então, de toda a divulgação de pesquisa que eu já li, eu entendo que eles não levam em conta esses fatores explícitamente, ou seja eles não informam algumas das possíveis condições que podem afetar a acurácia das pesquisas em comparação com a eleição oficial.
O que eles divulgam é somente a margem de erro, nos dando a entender que ela é a margem com relação a eleição já considerado todas as possibilidades e interferências.

E isso eu estou percebendo que não parece ser o caso.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #1730 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:22:10 »
Peraí, a Dilma é a favor da descriminalização, mas é contra o aborto por razões morais?
E qual o problema nisso ? Você não consegue discernir que são duas questões diferentes ?

Eu não espero a opinião da Dilma sobre se ela faria um aborto se ela estivesse grávida, eu espero a sua opinião na qualidade de candidata a presidente sobre se ela seria a favor ou contra a descriminalização do aborto.
Em nenhuma das duas entrevistas, ela disse que seria contra a descriminalização do aborto.

O que eu tenho visto nos últimos dias é a Dilma preferindo ser uma metamorfose ambulante.
Onde ? Mostre um canto onde ela fala ser contra a descriminalização do aborto.

Afinal, vale sua fala em favor da descriminalização ou vale a sua oposição moral ao aborto? Por que ela está se esforçando tanto para tranquilizar os católicos e evangélicos com essa oposição? Então ela não vai tentar descriminalizar o aborto? Ou vai e está enganando eles?
Para mim é só você que está defendendo que não são duas questões diferentes. Desculpe  não é só você - você, o Arcanjo e o spam da internet direcionado a religiosos e pseudo-moralistas.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Atheist

• Visitante
« Resposta #1731 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:31:42 »
Pobres institutos de pesquisa :)

Lembrem-se que cada pesquisa é um instantâneo das intenções de voto. É importante analisar a série histórica, não apenas a última pesquisa. Já se viu que as intenções de voto mudam muito mais rápido quanto menos tempo falta para a eleição -- e muita gente deixa para decidir na última hora.

Eu acho mesmo é que as pesquisas estão sendo feitas em locais errados e pouco representativos. São ouvidos 2mil eleitores em várias capitais. A divisão é proporcional ao número de eleitores? Provavelmente, mas é feita em todos os bairros? Bom, estatística...

Atheist

• Visitante
« Resposta #1732 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:35:03 »
Peraí, a Dilma é a favor da descriminalização, mas é contra o aborto por razões morais?
E qual o problema nisso ? Você não consegue discernir que são duas questões diferentes ?

Eu não espero a opinião da Dilma sobre se ela faria um aborto se ela estivesse grávida, eu espero a sua opinião na qualidade de candidata a presidente sobre se ela seria a favor ou contra a descriminalização do aborto.
Em nenhuma das duas entrevistas, ela disse que seria contra a descriminalização do aborto.

O que eu tenho visto nos últimos dias é a Dilma preferindo ser uma metamorfose ambulante.
Onde ? Mostre um canto onde ela fala ser contra a descriminalização do aborto.

Afinal, vale sua fala em favor da descriminalização ou vale a sua oposição moral ao aborto? Por que ela está se esforçando tanto para tranquilizar os católicos e evangélicos com essa oposição? Então ela não vai tentar descriminalizar o aborto? Ou vai e está enganando eles?
Para mim é só você que está defendendo que não são duas questões diferentes. Desculpe  não é só você - você, o Arcanjo e o spam da internet direcionado a religiosos e pseudo-moralistas.

Não vejo problema em a Dilma ser a favor da descriminalização e ao mesmo tempo ser contra o aborto em si. Acho isso perfeitamente plausível. Uma coisa são questões pessoais, outra são os rumos democráticos e laicos que se deve reger um país. Agora, penso que as questões pessoais precisam ser completamente deixadas de lado em uma eleição, assim como em uma discussão. O que importa são os planos para o país (ou deveriam ser).

Por isso votei na Marina. Não me importa que ela seja homofóbica, evangélica, contra-aborto, criacionista. O que importa são as propostas dela.

Pena que agora preciso votar nulo. Nenhum dos dois tem proposta.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #1733 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:36:28 »

Certo.

Mas eles já haviam votado nela no primeiro turno? Ou votaram em Marina? Este é que o ponto central.

A maioria já havia votado na Dilma.
Entre os que haviam votado na Marina, uns 80% estão indo para o lado do Serra.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #1734 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:53:34 »
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1735 Online: 05 de Outubro de 2010, 14:55:52 »
Ué, mas... na véspera todos os institutos apontavam para uma indefinição. O Datafolha dava 51% pra Dilma, mas como havia margem de erro não dava para cravar que acabaria na primeira rodada.

Pelo menos foi a informação que eu vi; não estava acompanhando tão de perto assim para saber se algum dos diretores dos institutos afirmou que não iria pro segundo turno.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1736 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:17:07 »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #1737 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:17:43 »
Façam como o FHC...

http://arturcut.wordpress.com/2010/10/04/fernando-henrique-vota-em-branco-ontem-confira-foto-do-flagrante/

Editado, a imagem é gigante...

Comentário no blog "[...] E claro que ele votou em branco para senador pois só havia um candidato do PSDB para senador [...]"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1738 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:17:59 »
[...]

Aguarde!

Pode ser que um dos candidatos finalmente apresente uma proposta nesta campanha do segundo turno.
Foto USGS

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #1739 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:18:42 »
Façam como o FHC...

http://arturcut.wordpress.com/2010/10/04/fernando-henrique-vota-em-branco-ontem-confira-foto-do-flagrante/

Isso que a fotografa e o jornal fizeram não é crime?

Acho que sim. Não sei se ele se pronunciou a respeito.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1740 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:19:32 »
É uma indiscrição ilegal, sim; mas curiosamente a foto pertence ao grupo Folha... :-P

Atheist

• Visitante
« Resposta #1741 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:20:02 »
Ué, mas... na véspera todos os institutos apontavam para uma indefinição. O Datafolha dava 51% pra Dilma, mas como havia margem de erro não dava para cravar que acabaria na primeira rodada.

Pelo menos foi a informação que eu vi; não estava acompanhando tão de perto assim para saber se algum dos diretores dos institutos afirmou que não iria pro segundo turno.

51%, margem de erro de dois pontos é 49, não 46. Mesmo caso para os votos da Marina.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1742 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:20:39 »
Façam como o FHC...

Na opinião de alguns deste fórum, a fonte supra seria chamada de "imparcial". :biglol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1743 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:21:52 »
Façam como o FHC...

Isso que a fotografa e o jornal fizeram não é crime?

É crime sim!

E quem reproduz a imagem é responsável solidário.
Foto USGS

Atheist

• Visitante
« Resposta #1744 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:24:50 »
[...]

Aguarde!

Pode ser que um dos candidatos finalmente apresente uma proposta nesta campanha do segundo turno.

Existe um ponto que me incomoda em particular (claro, cada um defende o que é seu). É sobre um novo plano de carreira docente federal que está tramitando. Deveria já ter sido encaminhado ao Congresso, mas decidiram aguardar as eleições e pelo visto, como o governo vai ganhar de lavada nas votações, vão deixar para apresentar ano que vem.

Trocando em miúdos, novos docentes que entrarem, vão entrar ganhando a mesma coisa, não importa se são doutores ou só graduados. E para progredir, deverão ministrar pelo menos 12 horas semanais na graduação (em sala de aula) e ainda fazer pesquisa, orientar alunos, dar pareceres, escrever projetos, dar aulas na pós-graduação, etc... Quem conseguir isso tudo, levará cerca de 28 anos para atingir o teto. Embora tenha algumas coisas interessantes na proposta, o caminho é que as universidades federais virem colégios.

Acho que vou ter que votar no Serra, mesmo sem querer.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1745 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:26:38 »

51%, margem de erro de dois pontos é 49, não 46. Mesmo caso para os votos da Marina.

Sim, mas aí entra o que eu disse antes: a tendência de voto muda muito rápido conforme o dia da eleição se aproxima. O importante da pesquisa não é cravar a porcentagem direitinha (embora isso tenha acontecido em quase todos os demais casos) e sim apontar a tendência. E a tendência é que Dilma estava em queda na última semana.

Atheist

• Visitante
« Resposta #1746 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:29:08 »

Sim, mas aí entra o que eu disse antes: a tendência de voto muda muito rápido conforme o dia da eleição se aproxima. O importante da pesquisa não é cravar a porcentagem direitinha (embora isso tenha acontecido em quase todos os demais casos) e sim apontar a tendência. E a tendência é que Dilma estava em queda na última semana.

Na penúltima semana. Na última já tinha estabilizado. Neste sentido é claro, os institutos estavam prevendo a subida da Marina, embora tenha sido bem maior do que o previsto. Acho que ela capturou muito voto dos indecisos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1747 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:31:14 »
Muita gente deixa pra decidir literalmente na frente da urna (eu fiz isso pra Governador, por exemplo). Não tem como pesquisa detectar pra onde vai essa decisão aleatória :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1748 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:35:38 »
Existe um ponto que me incomoda em particular (claro, cada um defende o que é seu). É sobre um novo plano de carreira docente federal que está tramitando. Deveria já ter sido encaminhado ao Congresso, mas decidiram aguardar as eleições e pelo visto, como o governo vai ganhar de lavada nas votações, vão deixar para apresentar ano que vem.

Trocando em miúdos, novos docentes que entrarem, vão entrar ganhando a mesma coisa, não importa se são doutores ou só graduados. E para progredir, deverão ministrar pelo menos 12 horas semanais na graduação (em sala de aula) e ainda fazer pesquisa, orientar alunos, dar pareceres, escrever projetos, dar aulas na pós-graduação, etc... Quem conseguir isso tudo, levará cerca de 28 anos para atingir o teto. Embora tenha algumas coisas interessantes na proposta, o caminho é que as universidades federais virem colégios.

Acho que vou ter que votar no Serra, mesmo sem querer.

Como é que é?

A titulação não vai mais servir para p... nenhuma no que concerne ao mérito do salário inicial do professor?

De quem é este projeto?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1749 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:37:09 »
Muita gente deixa pra decidir literalmente na frente da urna (eu fiz isso pra Governador, por exemplo). Não tem como pesquisa detectar pra onde vai essa decisão aleatória :)

Método dbohriano para a escolha "científica" de governador! :biglol:
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!